sábado, 31 de janeiro de 2015

7 Coisas que não sabias sobre o Matrix


Parece incrível relembrar que The Matrix é um filme do século passado, e que se tornou num autêntico fenómeno mundial (com estreia mundial simultânea) com as suas cenas de acção inéditas acompanhadas pela misteriosa pergunta - na altura sem resposta - "o que é a Matrix?"

Mais de uma década depois, é tempo de revisitarmos esta saga, agora para descobrir algumas curiosidades sobre o filme que provavelmente não sabias: como o facto de muitas das cenas de combate terem sido re-escritas devido a uma cirurgia à coluna que Keanu Reeves fez antes das filmagens, e que impediu que ele fizesse todos os pontapés que estavam inicialmente previstos.


sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Que é feito de Phoebe Cates

A nossa rubrica "Que é feito de..." tenta dar a conhecer a vida de algumas vedetas que têm estado um pouco mais afastadas do público, e hoje dedica-se a mais uma que dispensa apresentações.


A 7ª arte está repleta de caras bonitas, e hoje relembramos uma que na década de 80 e 90 se ia encarregando de "partir corações" entre as audiências: Phoebe Cates.

Phoebe Cates foi um daqueles casos cujo sucesso se fez notar logo desde o início, com uma estreia no cinema em 1982 logo como protagonista no filme Paradise; e logo seguida de outros sucessos entre os adolescentes como Fast Times at Ridgemont High e Private School. Mas seria em 1984 que tudo se consolidaria, ao entrar no mítico Gremlins, com o qual garantiu a sua "imortalidade cinematográfica"; ao qual voltou na década seguinte com Gremlins 2, e ainda com o igualmente célebre Drop Dead Fred de 1994. Mas daí para a frente foi desaparecendo dos filmes e a sua última aparição foi no filme de 2001 Anniversary Party, onde contracena com o seu marido, filho e filha.

Curiosamente, Phoebe é também um dos poucos casos em Hollywood cujo casamento parece ser capaz de resistir por mais de 1 ou 2 anos - é casada desde 1989 com o actor Kevin Kline.


quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Fantastic Four [teaser trailer]


O verão de 2015 vai trazer-nos uma nova dose de Fantastic Four, com um novo elenco e nova história sobre a sua origem (e que o seu realizador diz contar com influência dos filmes de Cronenberg.)

Só sabemos uma coisa... vai ser filme para dar uso à sala IMAX que vamos ter no Porto. :)

(Mas não deixará de ser estranho ver Jamie Bell como The Thing...)


Estreias da Semana

Mortdecai - O Excêntrico Mortdecai
Realizador: David Koepp
Actores: Johnny Depp, Olivia Munn, Gwyneth Paltrow


Wild Card - Jogo Duro
Realizador: Simon West
Actores: Jason Statham, Sofía Vergara, Angela Kerecz


Theory of Everything - A Teoria de Tudo
Realizador: James Marsh
Actores:  Felicity Jones, Emily Watson, Harry Lloyd


Whiplash - Nos Limites
Realizador: Damien Chazelle
Actores: Miles Teller, J.K. Simmons, Melissa Benoist


quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Wild Card

O tempo dos grandes "action heros" poderá já ter passado, mas há alguns actores que poderemos considerar como sendo os seus dignos sucessores. É esse o caso de Jason Statham, que se volta a juntar a Simon West para este Wild Card.

Tendo-se iniciado com Con Air, e mais recentemente realizado filmes como The Expendables 2 e The Mechanic (também com Statham), não podemos dizer que Simon West seja um novato nesta coisa dos filmes de acção. E por isso mesmo torna-se mais complicado perdoar o tipo de coisas que falham redondamente neste filme.

Wild Card é um filme feito à medida para os fãs de Jason Statham... mas onde pouco ou nenhum cuidado foi dado à história.

Na teoria, este é um filme sobre um guarda-costas em Las Vegas que tem problemas com o jogo; e que se vai meter em problemas com um mafioso em busca de vingança. Mas na prática podemos resumir o filme a "três sequências de luta, com mais algumas coisas atiradas lá para o meio para ocupar o resto do tempo".

Não há muita coisa que faça sentido neste filme, nem tão pouco as tentativas de dar qualquer "profundidade" ao personagem. A única coisa que funciona, e bem, são as excelente coreografias das cenas de luta, e uma ou outra cena onde se consegue elevar ligeiramente a sensação de "desconforto" em situações potencialmente complicadas.

Poderá bastar para os fãs de Jason Statham que só o queiram ver a "partir tudo"... mas penso que se deveria exigir mais. Foi uma oportunidade perdida para se ter um filme que pudesse ficar melhor posicionado na carreira de ambos - quer do protagonista, que do realizador.


terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Dailies

Novo Fantastic Four vai buscar inspiração a Cronenberg


Está a ser preparado um reboot aos Fantastic Four, e parece que desta vez vamos ter algo "completamente diferente" do habitual. Segundo parece, Josh Trank quer apostar em algo "fantástico" que vá recuperar o género fantástico de filmes como Scanners e The Fly de Cronenberg - e onde estes quatro super-heróis terão que lidar com as transformações que os seus corpos sofreram. Vamos lá ver que tal é que isso resulta... mesmo com isso a implicar levarmos novamente com uma história a explicar as suas origens.


A evolução de Ultron ao longo das décadas


O próximo filme dos Vingadores vai dar a conhecer uma das suas maiores ameaças de sempre: Ultron. Mas a verdade é que este personagem robótico já preenche os livros de BD há várias décadas. E há também que se tenha dado ao trabalho de compilar todas as diferentes versões e mutações que este assustador ser mecanizado já sofreu.

Pela parte que me toca, fico feliz pela sua chegada servir também para nos trazer um dos meus super-heróis favoritos: o Visão, que foi criado por Ultron para destruir os Vingadores, mas que depois acaba por se juntar à equipa.


X-Men podem ter série de TV


Há muito que se tem tentado trazer os X-Men para a TV, numa série live-action, e agora que séries de super-heróis estão em alta parecem estar reunidas as condições para que isso aconteça. Séries como Arrow, The Flash, Agents of SHIELD, e Gotham, têm obtido bons resultados junto da audiência, e isso torna mais provável que tal venha a acontecer... se a Marvel deixar.


Phaser original do Star Trek vai a leilão

Se são fãs a sério do Star Trek, não vão querer perder a possibilidade de terem um dos poucos phasers sobreviventes da série original (ao que parece, apenas restam dois). Infelizmente, o preço base de licitação de 60 mil dólares irá afastar 99.999% dos interessados - e importa relembrar... que não se trata de um phaser que funcione! :)

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

IMAX chega ao norte do país


Embora com considerável atraso após a abertura de uma sala IMAX em Lisboa, a NOS cumpre finalmente com o prometido e prepara-se para abrir uma sala IMAX também no norte do país, no Centro Comercial Mar Shopping.

Uma sala que tem abertura agendada para Abril deste ano (e que deverá ter como filme de estreia o Fast and Furious 7, último filme de Paul Walker) e que já surge listada no site oficial do IMAX para o nosso país.

As salas IMAX caracterizam-se por ter uma tela de maiores dimensões que ocupa maior parte do campo visual, e acompanhados por um sistema sonoro que complementa a dimensão da imagem. Em Lisboa a salta tem feito sucesso entre os fãs do cinema - e não me parece difícil imaginar que o mesmo aconteça por cá. Afinal, com a maioria dos espectadores a ter ecrãs cada vez maiores em casa, há necessidade de ir também ajustado a experiência do "cinema fora de casa"  de modo a que se justifique pagar os preços sempre crescentes dos bilhetes de cinema.

Uma coisa é certa... não deixaremos de estar presentes na abertura desta sala no Mar Shopping, e a lá regressar sempre que lá estrear outro filme.

domingo, 25 de janeiro de 2015

Solus [curta]


Não há falta de épicas longas-metragens sobre a exploração espacial que nos marcam para toda a vida, mas nem sempre são necessárias 2h ou mais de filme para nos fazerem pensar no assunto - como esta curta Solus nos demonstra.

Em apenas 4 minutos, este Solus transporta-nos numa solitária viagem pela galáxia, em busca de algo que... poderá estar para além do que é possível alcançar. Criada por Zac Dixon, é mais um exemplo do que é possível fazer-se hoje recorrendo apenas a ferramentas ao alcance de qualquer um.

Solus foi buscar inspiração aos velhos jogos arcade de 8 bits (inicialmente estava planeado ser mesmo em gráficos vectoriais ao estilo "Asteroids") e aos jogos de scrolling lateral - e o que é certo é que, depois de ter optado por uns gráficos mais modernos e preenchidos, e sendo acompanhado por uma fantástica banda sonora... o resultado é mais que eficaz.

Dediquem os 4 minutos seguintes a este Solus, que não se vão arrepender. :)


sábado, 24 de janeiro de 2015

Os 10 filmes que podes ter perdido em 2014... mas não devias


Enquanto vamos aguardando pelos grandes filmes de 2015, é também a altura ideal para se olhar para o ano que passou e vermos alguns filmes que nos poderão ter passado despercebidos (ou que simplesmente descartamos como "não tendo interesse").
  1. Obvious Child
  2. Enemy
  3. Jodorowsky's Dune
  4. Only Lovers Left Alive
  5. Joe
  6. Locke
  7. A Most Wanted Man
  8. The Rover
  9. Edge of Tomorrow 
  10. Starred Up

Porque por vezes, as melhores surpresas chegam-nos precisamente de algo inesperado. :)

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Que é feito de Corey Feldman?

A nossa rubrica "Que é feito de..." tenta dar a conhecer a vida de algumas vedetas que têm estado um pouco mais afastadas do público, e hoje dedica-se a mais uma que dispensa apresentações.

Corey Feldman pode ser um mais um rosto entre muitos para as gerações mais recentes, mas para quem vibrava com a magia do cinema nos anos 80 este é um senhor (na altura míudo) que terá ficado gravado permanentemente na memória.

Gremlins, The Goonies, The Lost Boys, Stand by Me, são apenas alguns dos muitos filmes e séries em que entrou - mas que seriam, por si só, capazes de garantir o seu lugar como influenciador dos sonhos de todas as gerações que devoravam estes filmes.

Desde então confesso que tenho andado "desencontrado" dos seus trabalhos, embora ele continue a fazer filmes e séries - e também dedique boa parte do seu tempo a uma carreira musical e também a actividades de defesa dos animais e do ambiente. Mais recentemente teve envolvido num tema mais polémico, ao revelar na sua autobiografia que ele e alguns amigos, foram molestados sexualmente quando eram crianças, por algumas pessoas "poderosas" de Hollywood e que ainda se mantêm em actividade - e alertando para que os pais de outras "crianças-vedetas" tivessem muito cuidado com os ambientes que por lá se vivem.

... Um caso que nos relembra que muitas vezes há um lado bastante mais sombrio por trás do lado "iluminado" e visível do ecrã.


quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

The Walking Dead - Season 5 [trailer]


The Walking Dead tem sido uma das séries mais mediáticas dos últimos anos (mesmo se nalgumas seasons se tenha "espalhado"), e em Fevereiro regressa aos nossos televisores para nos mostrar uma nova etapa na aventura do nosso grupo de sobreviventes.

... Desde que não decidam acampar novamente numa "casa na pradaria" acho que ficaremos bem servidos...


Estreias da Semana

American Sniper - Sniper Americano
Realizador: Clint Eastwood
Actores: Bradley Cooper, Sienna Miller, Kyle Gallner


Blackhat: Ameaça na Rede
Realizador: Michael Mann
Actores: Chris Hemsworth, Viola Davis, Tang Wei


Night Will Fall - A Noite Cairá
Realizador: André Singer
Com: Alfred Hitchcock, Sidney Bernstein, Billy Wilder


Der Anständige - The Decent One - O Homem Decente
Realizador: Vanessa Lapa
Com: Tobias Moretti, Sophie Rois, Antonia Moretti


Le Dernier des Injustes - O Último dos Injustos
Realizador: Claude Lanzmann


quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Before I Go to Sleep

O tema da amnésia tem sido usado em filmes ao longo das décadas para nos trazer histórias de todos os tipos, e neste Before I Go to Sleep encontramos uma Nicole Kidman que apenas é capaz de manter memórias por um dia, esquecendo-se novamente de tudo sempre que vai dormir.

Realizado por Rowan Joffe (argumentista de The American e 28 Weeks Later), Before I Go to Sleep junta Nicole Kidman e Colin Firth numa história que nos mantém agarrados do início ao fim. Desde logo se descobre que as coisas "não batem certo", dando origem a uma investigação que tem que recomeçar praticamente do zero a cada novo dia, ajudada apenas por um diário em vídeo que ela própria faz para lhe servir de memória.

Mas há memórias que começam a ressurgir... e novas dúvidas se levantam sobre se serão igualmente de confiança.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Dailies

Fox encomenda episódio piloto de Minority Report


Parece que poderemos ver em breve as aventuras da polícia "Pre-crime" no ecrã dos nossos televisores, caso a Fox decida que o episódio piloto de Minority Report justifica a passagem a série de TV. Os eventos serão passados 10 anos após o filme, mas o melhor é não termos muitas esperanças, considerando que ainda recentemente deram por terminado o Almost Human, também sobre "polícias no futuro".


Danny Boyle está a preparar um 28 Months later?


Depois do genial 28 Days Later tivemos o 28 Weeks Later, e agora parece que se estão a alinhar as coisas para vermos que tal este mundo pós-apoclíptico será 28 meses mais tarde. Por mim, já estou a imaginar que logo a seguir virá um 28 Years Later... seguido das obrigatórias prequelas: 28 days sooner e afins.


Jennifer Lawrence e Francis Lawrence juntam-se a Cameron em The Dive


Jennifer Lawrence e o realizador Francis Lawrence (The Hunger Games) voltarão a reecontrar-se em The Dive, filme produzido por James Cameron e que reconta a trágica história da dupla de mergulho livre Francisco “Pipin” Ferraras e a sua esposa Audrey Mestre, que morreu ao tentar bater o seu próprio recorde de profundidade (170m).

É bem conhecido o fascínio de James Cameron pelas profundezas do oceano... e é inevitável que este filme se venha a tornar num novo "Le Grand Bleu"... e seja de cortar a respiração.


The Man in the High Castle


A Amazon vai-se aventurando cada vez mais na produção de séries, e na lista de candidatos para este ano temos um curioso The Man in the High Castle, uma série baseada no livro de 1962 e que nos apresenta um mundo alternativo, onde Alemanha e Japão vencem a 2ª Guerra Mundial e repartem entre si o domínio do território norte-americano. Como sempre, há um pequeno grupo de rebeldes que não aceita que a guerra tenha tido este desfecho...

Vamos lá ver se é aprovada para ter direito a season completa


The Expanse

O canal SyFy está a regressar às origens, com a produção de séries SyFy capazes de atrair a atenção, e já temos trailer para o The Expanse, onde acompanharemos um detective interplanetário que vai descobrir uma conspiração que parece ser mais vasta do que se poderia imaginar.



Curtas do cinema

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

The Horribly Slow Murderer with the Extremely Inefficient Weapon [curta]


Poderá ser a curta com o mais longo nome de sempre, mas o que é certo é que já se tornou numa curta "de culto", disfarçada como um dos mais longos trailers: The Horribly Slow Murderer with the Extremely Inefficient Weapon.

Comédia, horror, desespero, vingança, tudo se combina esta curta onde temos um pobre desgraçado que é perseguido por uma estranha personagem que parece disposta a massacrá-lo e atormentá-lo... com uma colher.

Nunca mais olharão para uma colher da mesma forma... e arrisco-me a dizer que será a forma ideal para traumatizarem qualquer pequenito que se recuse a comer a sopa (ou então não. :)


domingo, 18 de janeiro de 2015

A aparência e a realidade [curta]


Há quem diga que todas as pessoas vivem por trás de uma "máscara social". Esta Appearance and Reality é uma curta que aborda precisamente essa questão, de como alguém que passeia pela rua poderá, por trás do seu semblante indiferente, esconder alegrias e tristezas que esconde de quem o olha.

Um triste e realista retrato da nossa sociedade, que por vezes parece desincentivar a expressão de emoções públicas?

sábado, 17 de janeiro de 2015

What Lives Inside quer o teu monstro mais aterrador


A Intel e a Dell estão à procura do monstro mais original e assustador para figurar no filme "What Lives Inside", e isso dá-te a oportunidade de ficares instantaneamente famoso a nível mundial (ou nem por isso).

Tudo o que tens que fazer é enviar um desenho do monstro que imaginares - quer tenhas jeito para isso ou não - e com um pouco de sorte e/ou inspiração, poderás dizer aos teus amigos que o monstro que surgir neste filme realizador por Robert Stromberg (Malificent) e que conta com actores como
 stars Colin Hanks ("Fargo", TV), J.K. Simmons ("Whiplash") e Catherine O’Hara ("Best In Show").

Toca a dar uso aos lápis, canetas, tablets, ou o que decidirem usar!


sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Nomeados para os Oscars 2015


Já são conhecidos os nomeados para os Oscars 2015, que com algumas estranhas ausências (LEGO movie na lista de melhores filmes de animação, por exemplo) acaba por ser aquilo que se estava à espera:



Best picture

  • American Sniper
  • Birdman
  • Boyhood
  • The Grand Budapest Hotel
  • The Imitation Game
  • Selma
  • The Theory of Everything
  • Whiplash


Actor in a leading role

  • Steve Carell — Foxcatcher
  • Bradley Cooper — American Sniper
  • Benedict Cumberbatch — The Imitation Game
  • Michael Keaton — Birdman
  • Eddie Redmayne — The Theory of Everything


Actress in a leading role

  • Marion Cotillard — Two Days, One Night
  • Felicity Jones — The Theory of Everything
  • Julianne Moore — Still Alice
  • Rosamund Pike — Gone Girl
  • Reese Witherspoon — Wild


Actor in a supporting role

  • Robert Duvall — The Judge
  • Ethan Hawke — Boyhood
  • Edward Norton — Birdman
  • Mark Ruffalo — Foxcatcher
  • J.K. Simmons — Whiplash


Actress in a supporting role

  • Patricia Arquette — Boyhood
  • Laura Dern — Wild
  • Keira Knightley — The Imitation Game
  • Emma Stone — Birdman
  • Meryl Streep — Into the Woods


Animated feature film

  • Big Hero 6
  • The Boxtrolls
  • How to Train Your Dragon 2
  • Song of the Sea
  • The Tale of the Princess Kaguya


Cinematography

  • Birdman — Emmanuel Lubezki
  • The Grand Budapest Hotel — Robert Yeoman
  • Ida — Lukasz Zal and Ryszard Lenczewski
  • Mr. Turner — Dick Pope
  • Unbroken — Roger Deakins


Costume Design

  • The Grand Budapest Hotel
  • Inherent Vice
  • Into the Woods
  • Maleficent
  • Mr. Turner

Directing

  • Birdman — Alejandro G. Iñárritu
  • Boyhood — Richard Linklater
  • Foxcatcher — Bennett Miller
  • The Grand Budapest Hotel — Wes Anderson
  • The Imitation Game — Morten Tyldum

Documentary feature

  • Citizenfour
  • Finding Vivian Maier
  • Last Days in Vietnam
  • The Salt of the Earth
  • Virunga

Documentary short subject

  • Crisis Hotline: Veterans Press 1
  • Joanna
  • Our Curse
  • The Reaper (La Parka)
  • White Earth

Film editing

  • American Sniper
  • Boyhood
  • The Grand Budapest Hotel
  • The Imitation Game
  • Whiplash

Foreign language film

  • Ida — Poland
  • Leviathan — Russia
  • Tangerines — Estonia
  • Timbuktu — Mauritania
  • Wild Tales — Argentina

Makeup and hairstyle

  • Foxcatcher
  • The Grand Budapest Hotel
  • Guardians of the Galaxy

Music original score

  • The Grand Budapest Hotel — Alexandre Desplat
  • The Imitation Game — Alexandre Desplat
  • Interstellar — Hans Zimmer
  • Mr. Turner — Gary Yershon
  • The Theory of Everything — Jóhann Jóhannsson

Music original song

  • "Everything is Awesome" — The Lego Movie
  • "Glory" — Selma
  • "Grateful" — Beyond the Lights
  • "I'm Not Gonna Miss You" — Glen Campbell... I'll Be Me
  • "Lost Stars" — Begin Again

Production design

  • The Grand Budapest Hotel
  • The Imitation Game
  • Interstellar
  • Into the Woods
  • Mr. Turner

Short film animated

  • The Bigger Picture
  • The Dam Keeper
  • Feast
  • Me and My Moulton
  • A Single Life

Short film live action

  • Aya
  • Boogaloo and Graham
  • Butter Lamp (La Lampe Au Beurre De Yak)
  • Parvaneh
  • The Phone Call

Sound editing

  • American Sniper
  • Birdman
  • The Hobbit: The Battle of the Five Armies
  • Interstellar
  • Unbroken

Sound mixing

  • American Sniper
  • Birdman
  • Interstellar
  • Unbroken
  • Whiplash

Visual effects

  • Captain America: The Winter Soldier
  • Dawn of the Planet of the Apes
  • Guardians of the Galaxy
  • Interstellar
  • X-Men: Days of Future Past

Writing adapted screenplay

  • American Sniper — Jason Hall
  • The Imitation Game — Graham Moore
  • Inherent Vice — Paul Thomas Anderson
  • The Theory of Everything — Anthony McCarten
  • Whiplash — Damien Chazelle

Writing original screenplay

  • Birdman — Alejandro G. Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris, Jr., and Armando Bo
  • Boyhood — Richard Linklater
  • Foxcatcher — E. Max Frye and Dan Futterman
  • The Grand Budapest Hotel — screenplay by Wes Anderson, story by Wes Anderson and Hugo Guinness
  • Nightcrawler — Dan Gilroy

Taken 3

No mundo do cinema, poucas são as excepções à regra de que cada sequela de um filme bem sucedido será sempre "a piorar". Infelizmente, Taken 3 não é uma delas.

Em 2008, o primeiro Taken apresentou-nos um Liam Neeson no papel de implacável justiceiro capaz de fazer tudo para proteger a sua filha, e o público rendeu-se à história de Luc Besson com muita acção à mistura. O sucesso garantiu que a aventura continuasse quatro anos mais tarde, com Taken 2, onde teria que lidar com as consequências dos actos no primeiro filme; e agora temos o terceiro (e espera-se, último) filme, onde Bryan Mills é incriminado pela morte da sua ex-mulher, tendo que escapar às autoridades enquanto tenta descobrir os verdadeiros responsáveis.

O problema é que a fórmula que tão bem resultou no primeiro filme (e ainda razoavelmente bem no segundo), aqui mostra-se já estar mais que gasta. E ainda por cima fica-se com a sensação de que se trata de um filme onde pouca preocupação há em fazer mais que a colagem das sequências como manda a "receita": momento familiar, momento dramático, acção, repete.

Para quem está habituado a ver as últimas produções de Luc Besson, não será nada de novo (muito pelo contrário), mas este Taken 3 seria algo que já deveria ter sido despromovido a telefilme e não a filme "de cinema". (Mas já vimos descalabros idênticos - ou até superiores - com Transporter, e isso não impediu que virasse uma série televisiva; pelo que não me surpreendia que em breve tivéssemos também "Taken TV series", que até acaba por ser insinuado no filme, com o seu grupo de amigos sempre a convidá-lo para ir fazer mais um trabalhinho. Com jeito até poderia acabar por se tornar no A-Team deste novo século... afinal, já tivemos Liam Neeson a fazer precisamente isso.)


quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Avengers: Age of Ultron [trailer]


Já vamos riscando os dias que faltam para a estreia de Avengers: Age of Ultron, e por agora temos um novo trailer que vai expandindo ligeiramente aquilo que já tinha sido revelado no trailer original.

O trailer continua a centrar-se na reactivação de Ultron e também na luta em que Hulk parece ter ficado em modo enraivecido e completamente fora de controlo (falta sabermos o que terá originado isso) e onde veremos a armadura Hulk Buster de Iron Man a ser posta em uso.

Vemos também alguns vilões adicionais de serviço que deverão vir complicar a vida aos nossos super-heróis (como se Ultron não fosse já uma "dor de cabeça" suficiente)...


Estreias da Semana

Taken 3
Realizador: Oliver Megaton
Actores: Liam Neeson, Famke Janssen, Maggie Grace


The Imitation Game - O Jogo da Imitação
Realizador: Morten Tyldum
Actores: Benedict Cumberbatch, Keira Knightley, Matthew Goode


Laggies - Encalhados
Realizador: Lynn Shelton
Actores: Keira Knightley, Sam Rockwell, Chloë Grace Moretz


Miss Julie
Realizador: Liv Ullmann
Actores: Jessica Chastain, Colin Farrell, Samantha Morton


Avis de Mistral - Um Verão na Provença
Realizador: Roselyne Bosch
Actores: Jean Reno, Anna Galiena, Chloé Jouannet


quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Justice League: Throne of Atlantis

Quase um ano depois do War chega-nos a sua continuação neste Justice League: Throne of Atlantis. Um filme que volta a mostrar-nos a equipa de superheróis da DC Comics ainda em processo de ambientação mútua, e com o fio condutor a ser a historia de origem de Aquaman (aqui em versão Arthur Curry).

Tenho que confessar que a minha familiaridade com Aquaman se resume a épocas anteriores, dos comics dos anos 70 e 80, pelo que já me sinto como um "peixe fora de água" (expressão apropriada) ao tentar acompanhar todos os reboots, e actualizações e derivações que vão sendo feitas ao longo das décadas. Seja como for, não há surpresas de maior, e na sua essência estamos perante as histórias habituais e muitas vezes recicladas dos super-heróis.

Começamos com uma Justice League onde apenas o Cyborg parece estar empenhado em cumprir as suas funções, com os restantes membros a revelarem não estarem muito preocupados com isso; e um Arthur Curry que deambula pelo mundo (terrestre) em busca de explicações sobre quem seja e porque motivo tem poderes peculiares.

Enquanto isso, no reino submarino levantam-se forças que tentam incitar à guerra com o mundo da superfície, usando todo o tipo de tácticas para provocar o conflito.


É uma história que mesmo não trazendo nada de "inovador" nos deixa a pensar no espectáculo visual que seria se fosse transformada em versão com imagem real - mas isso é coisa que para quem gosta dos "comics" enquanto "comics" acaba por não ter grande importância.

O que é importante é que passamos 1h bem entretidos, e lá pelo meio vamos vendo a consolidação dea Justice League enquanto grupo de super-heróis (e como sempre, não deixem de ver tudo até ao final dos créditos, pois novamente temos uma cena que poderá servir como indício para o que há-de vir a seguir.)

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Que é feito de David Hasselhoff?

A nossa rubrica "Que é feito de..." tenta dar a conhecer a vida de algumas vedetas que têm estado um pouco mais afastadas do público, e hoje dedica-se a uma que também dispensa apresentações.

David Hasselhoff é um nome que ainda agora será imediatamente reconhecido por público de diferentes gerações. Para uns será (agora e sempre) o mítico Michael Knight acompanhado por KITT em Knight Rider; para outros será Mitch Buchannon, o salva-vidas de Baywatch; e mais recentemente, haverá quem pense nele como um dos júris do programa Got Talent.

Na verdade, David Michael Hasselhoff já andava pelas televisões bem antes destes programas, com a década de 70 a ser preenchida pela participação ocasional em séries e filmes (chegou até a entrar em dois episódios do Barco do Amor, em 80 e 81). Mas foi em 1982 que Hasselhoff se tornou num ídolo mundial graças à serie Knight Rider, acompanhado do seu icónico companheiro KITT. Depois de terminada a série, outra série de sucesso se seguiu e que se prolongou por mais de uma década - Baywatch - consagrando o seu estatuto de estrela de forma indelével. A par disso também foi perseguindo a sua carreira como cantor, e até participou em espectáculos da Broadway - não tendo também problemas em fazer papéis cómicos (onde muitas vezes goza com a sua própria imagem), e que tem resumido as suas aparições mais recentes em séries e filmes.



segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Chappie [trailer]


Neill Blomkamp já tem mais um sucesso garantido para 2015, o filme inspirado na curta Tetra Vaal que escreveu e realizou em 2004, e com a qual iniciou a sua carreira como realizador: Chappie.

Um robot militar que se torna consciente traz-nos um misto de Short Circuit e Robocop, sendo que nem sequer falta um autêntico duelo contra um "ED209", se bem que agora com efeitos que nos fazem sentir envergonhados ao olhar para a animação stop-motion do Robocop (o original e não o remake).

Espreitem o trailer... e esperemos que em Março já o possamos ver nos nossos cinemas.

domingo, 11 de janeiro de 2015

Dentro da imaginação de uma criança


Estamos habituados a que os filmes tornem "visível" todo o tipo de mundos imaginados; e por isso hoje trago-vos um pequeno exemplo do que isso poderá representar. Um vídeo que se limita a tentar mostrar o que se pode passar num mundo visto através dos olhos de uma criança - e talvez inspirar-nos a que, no que diz respeito à imaginação, nunca deixemos de ser uma. :)

(Embora na verdade aqui estejamos perante algo que mais será: o mundo imaginado por um adulto de como será o mundo imaginado pelos olhos de uma criança.)

sábado, 10 de janeiro de 2015

Google Spotlight Stories - o futuro do cinema a 360º?


Imaginem estar a ver um filme no vosso smartphone ou tablet, mas que de repente o personagem olha horrorizado para algo que está fora do ecrã. Tradicionalmente, o filme faria um corte e mostrar-nos-ia o que seria; mas... e se pudessem simplesmente rodar o smartphone para verem o que lá estava - ou então não? É isso que o Google anda a explorar com as Spotlight Stories, e que poderá servir como antevisão do futuro do cinema e das séries de TV.


O Spotlight Stories é mais um daqueles "projectos malucos" do Google, de onde saem coisas como os carros sem condutor ou a internet via balões; mas que são necessários para nos mostrar o que se pode tornar realidade, e se calhar, bem antes do que imaginávamos ser possível.

Vídeos gravados a 360º não são nada de novo e já existem há bastante tempo, mas normalmente limitam-se a meras gravações de acontecimentos, mais ou menos espectaculares, concebidos para serem revistos como curiosidade técnica. Criar um "filme" neste formato é algo que levanta todo um novo conjunto de problemas - ou não fosse o cinema uma arte que se baseia precisamente em nos mostrar um ponto de vista bem específico, como imaginado pelo realizador.

[protótipo de câmara 360º - depois substituída por apenas quatro com lentes "fisheye"]

Num filme onde cada espectador tem a liberdade de poder olhar para qualquer lado a qualquer momento, como se garante que o utilizador está a olhar para o local "certo" e não perde algo importante que esteja a acontecer? E já nem me refiro aos aspectos técnicos de deixar de haver espaço "atrás da câmara" onde toda a equipa de produção se esconde a cada cena filmada.


Os puristas do cinema não precisam ter receio. Estes Spotlight Stories não são uma ameaça ao cinema tradicional, da mesma forma que actualmente vemos conviver jogos que dão aos jogadores um "mundo virtual" por onde podem fazer o que bem lhes apetecer, com outros que nos levam em missões onde temos que seguir o "guião" pré-estabelecido sem nos desviarmos do objectivo.

No entanto, sabendo-se que produtos como os Oculus Rift estão prestes a chegar ao mercado, é fácil prever que este tipo de conteúdos vá sofrer uma procura imensa - nem que seja pelo factor novidade. Nem sequer é fácil prever o que este novo formato vá permitir fazer, pois neste momento ainda se está numa fase experimental onde se vai explorando as possibilidades. Imaginem um filme que nem sequer podem ver sozinhos, pois é necessário a ajuda de um amigo para garantir que conseguem "ver o que se passa" em vosso redor continuamente? Ou então filmes interactivos que vão depender de vocês para conseguirem detectar atempadamente algo que se está a passar algures em vosso redor?

Uma coisa parece ser certa... se ainda vos parece caricato ver alguém a falar sozinho pela rua fora (a falar para um auricular bluetooth), imaginem só o que será quando virem uma multidão de pessoas no cinema a "abanar as cabeças", olhando cada uma para onde bem lhe apetecer! :)


Esta primeira curta imersiva e interactiva em imagem real do Spotlight Stories, chamada "Help!", deverá ficar disponível lá para o meio de 2015.



[publicado originalmente no Aberto até de Madrugada]

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Séries Sci-Fi para 2015


Depois de termos espreitado os 66 filmes mais aguardados para 2015, é agora tempo de vermos algumas das série que garantidamente merecerão o nosso tempo à frente do televisor. (E não será fácil, considerando que continuamos a já ter muitas para acompanhar actualmente.)

  • Agent Carter - as aventuras da Marvel acompanhando a agente que tem que lidar com um Capitão América que todos pensam ter morrido
    Hindsight - uma mulher regressa aos anos 90 onde vai reviver a sua vida... mas sabendo tudo o que sabia no "futuro".
  • The Librarians - a série que vem dar continuidade a quem não perdia o Warehouse 13.
  • Eye Candy - um génio dos computadores persegue um assassino em série em Nova Iorque
  • Helix - a série regressa e troca a base no Ártico por uma ilha... vamos ver se não "afunda"
  • 12 Monkeys - esta dispensa apresentações... e podem ir ver o filme só porque sim! :)
  • Last Man on Earth - o que faria o último homem à face da Terra?... Não muito, mas o suficientemente para ter uma série sobre isso...
  • CSI: Cyber - mais uma série para a família CSI, agora cobre a cibercriminalidade
  • Dig - uma investigação descobre uma conspiração que parece recuar milénios até aos tempos bíblicos...
  • Wayward Pines - M. Night Shyamalan está de regresso, com um agente secreto que dá por si numa estranha povoação onde a simpatia dos locais esconde algo mais sinistro.
  • Daredevil - mais um super-herói dos comics que também vai ter direito a série
  • The Messengers - quando algo cai do céu e choca com o nosso planeta, um grupo de estranhos morre... e ressuscita. O que estará por trás disto, e qual a ligação entre estes estranhos?
  • iZombie - uma série de zombies "diferentes". Uma zombie vai trabalhar para a polícia, onde usa a sua capacidade de comer cérebros das vítimas assassinadas para reviver as suas memórias e resolver os crimes.
  • Twin Peaks - como prometido, 25 anos depois a série regressa.
  • Westworld - também não é preciso apresentar, pois não? Ide ver o filme caso não o tenham feito. :)
  • Childhood's End - o clássico de Arthur C. Clarke será imperdivel na TV, sobre a vida na Terra depois de uma raça de extra-terrestres pacíficos nos dá tudo o que poderíamos esperar... mas com um preço inesperado: a nossa identidade.
  • Shannara - se gostam do Lord of the Rings... marquem esta.
  • Dark Matter - aventuras numa nave onde a tripulação acorda sem memória de quem são ou o que lá fazem... será preciso dizer mais?
  • The Expanse - uma história de detectives passada no espaço... basta isso.
  • The Magicians - um jovem vai para uma escola de magia e descobre que a magia afinal é mesmo real.
  • Supergirl - Depois de um Smallville que durou uma década, voltamos a ter na TV uma super-heroína da família de Kal-El.
  • Krypton - bem a propósito da série acima referida, esta é sobre o avô do nosso Super-Homem, no planeta Krypton ainda longe da sua destruição, e que tenta recuperar a honra da sua família.
  • Teen Titans - os jovens heróis da DC em versão "real" na TV... não vai ser simples... mas vamos esperar para ver.
  • Humans - Num futuro em que todas as famílias têm um robot humanóide em casa, um que foi comprado em segunda-mão começa a ser motivo para preocupações.
  • Evil Dead - o clássico de Sam Raimi revive na TV...

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

The Lazarus Effect [trailer]


Será impossível não nos relembrarmos do clássico Flatliners, cheio de rostos agora bem conhecidos, quando ouvimos falar deste The Lazarus Effect - um filme em que  um grupo de estudantes de medicina tenta ressuscitar pacientes mortos.

Como seria de esperar, os pacientes parecem regressar com algumas "alterações" indesejadas.


Estreias da Semana

Rosewater - Uma Esperança de Liberdade
Realizador: Jon Stewart
Actores: Gael García Bernal, Shohreh Aghdashloo, Jason Jones


Autómata
Realizador: Gabe Ibáñez
Actores: Antonio Banderas, Birgitte Hjort Sørensen, Melanie Griffith


Birdman
Realizador: Alejandro González Iñárritu
Actores: Michael Keaton, Emma Stone, Zach Galifianakis


Dying of the Light
Realizador: Paul Schrader
Actores: Nicolas Cage, Anton Yelchin, Alexander Karim


Unbroken - Invencível
Realizador: Angelina Jolie
Actores: Domhnall Gleeson, Garrett Hedlund, Jack O'Connell


Adieu au Langage - Adeus à Linguagem
Realizador: Jean-Luc Godard
Actores: Jessica Erickson, Héloise Godet, Zoé Bruneau


Maya the Bee Movie - Abelha Maia
Realizador: Alexs Stadermann
Actores: Kodi Smit-McPhee, Richard Roxburgh, Noah Taylor


quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Ant-Man [Teaser trailer]


Depois do teaser em tamanho miniatura, chega-nos finalmente o primeiro teaser em formato visível sobre o "micro-herói" da Marvel: Ant-Man.

Para um teaser, os quase dois minutos de vídeo permitem já ver bastante, pelo que me parece que isto já deveria ser considerado um trailer a sério. E pelo menos já podemos ver a passagem de testemunho do fato do Ant-Man do seu criador original Dr. Hank Pym, interpretado por Michael Douglas.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Os 66 filmes mais aguardados para 2015


O ano de 2015 está recheado de filmes que já estão na lista de visionamento obrigatório, e hoje trago-vos "apenas" 66 filmes que já nos dão uma média de mais de um filme por semana que merecem uma ida ao cinema.

Sim, é uma lista descaramente copiada do site io9, mas... não é por isso que deixa de ser menos útil.
(As datas de estreia referidas são as dos EUA, mas esperemos que por cá não fujam muito a esta referência - temos até alguns que estreiam por cá antes deles.)

Janeiro
  • [REC] 4: Apocalypse 
  • The Woman in Black 2: Angel of Death 
  • Predestination 
  • Blackhat 
  • Paddington 
  • Strange Magic 
  • Project Almanac
  • Alien Outpost

Fevereiro
  • Jupiter Ascending 
  • Seventh Son 
  • Kingsmen: The Secret Service 
  • What We Do In The Shadows 
  • Hot Tub Time Machine 2 
  • The Lazarus Effect 

Março
  • Chappie
  • Cinderella 
  • Paranormal Activity: The Ghost Dimension 
  • The Divergent Series: Insurgent 
  • Spring
  • Home 
  • It Follows
  • White God 

Abril
  • Ex Machina 
  • The Moon and the Sun 
  • Unfriended 
  • The Water Diviner 
  • The Age of Adaline 

Maio
  • Avengers: Age of Ultron 
  • Mad Max: Fury Road 
  • Tomorrowland 
  • Spy 
  • San Andreas 

Junho
  • Insidious: Chapter 3 
  • Jurassic World 
  • Inside Out 
  • Ted 2 

Julho
  • Terminator: Genisys 
  • Minions 
  • The Gallows 
  • Ant-Man 
  • Pan 
  • Pixels 
  • Poltergeist 
  • Selfless 

Agosto
  • Fantastic Four 
  • The Man From U.N.C.L.E. 
  • Criminal 
  • Sinister 2 
  • Hitman: Agent 47 
  • Regression 
  • Crouching Tiger, Hidden Dragon 2: The Green Legend 

Setembro
  • Kitchen Sink 
  • The Visit 
  • Maze Runner: The Scorch Trials 
  • Hotel Transylvania 2 
  • The Disappointments Room 
  • Victor Frankenstein 
  • Olympus Has Fallen 2 
  • The Jungle Book 
  • Crimson Peak 
  • Jem and the Holograms 
  • The Last Witch Hunter 
  • Scouts Vs. Zombies 

Novembro
  • Spectre 
  • Friday the 13th 
  • The Hunger Games: Mockingjay Part 2 
  • The Martian 
  • The Good Dinosaur 
  • Midnight Special 

Dezembro
  • Krampus 
  • Star Wars Episode VII: The Force Awakens 
  • Mission Impossible 5 

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Primeiro teaser de Ant-Man chega em formato miniatura


A opção da Marvel em dedicar um filme a Ant-Man poderá ainda não ter sido bem percebida pelos fãs, mas depois do trabalho feito em Guardians of the Galaxy acho que merecem o benefício da dúvida. Por agora, a Marvel vai brincando connosco, lançando o primeiro teaser do filme em formato miniatura.

Noutros tempos, talvez a ideia de ter um vídeo com umas dezenas de pixeis de largura pudesse parece suficiente. Mas nos tempos que correm, tudo o que for abaixo de resolução Ultra HD já começa a ser manifestamente insuficiente. ;P

Ainda assim, se forem fãs do Ant-Man e da sua capacidade de reduzir o seu tamanho (e também aumentá-lo para tamanho gigante), podem sempre tentar descortinar o que se passa neste micro-reduzido teaser trailer. Pelo menos... é da maneira que não terão que se preocupar com a quantidade de dados que irão gastar a vê-lo.

Actualização: já temos o teaser trailer em tamanho visível.

domingo, 4 de janeiro de 2015

Fortress [curta]


A curta de hoje - Fortress - é mesmo ao nosso gosto, num futuro onde as máquinas de guerra são mais poderosas que nunca, elas continuam a lutar mesmo depois de todos os soldados e população já terem sido completamente exterminados, perpetuando a estupidez da guerra para além da longevidade humana.

Restaria o consolo de eventualmente toda esta maquinaria sucumbir ao passar do tempo, e o nosso planeta voltar a fazer "reset" ao longo de mais alguns milhoões de anos, apagando todos os vestígios destes erros, e dar oportunidade a um novo ciclo.

sábado, 3 de janeiro de 2015

MacGyver Intro... sem música


MacGyver é uma série icónica que permanece bem viva na memória de várias gerações - e que hoje seria profundamente ridicularizada, como muitas outras séries dos anos 80. Independentemente de todas as suas façanhas, há um elemento que perdura bem vivo entre todos os que a viram: a sua música.

E hoje trago-vos uma curiosa experiência... de como seria o genérico inicial de MacGyver sem música!

Servirá como perfeito exemplo de como a música é essencial em filmes e séries. :)




sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Fury

Eu sou fã de filmes de guerra, e quanto mais "claustrofóbicos" melhor (ando desesperado por que regresse a "moda" dos filmes de submarinos). Não havendo submarinos, um tanque de guerra também funciona... e temos este Fury para mostrar o que vale.

Escrito e realizado por David Ayer (que escreveu o Training Day) já se esperava um filme cheio de momentos tensos, e felizmente é o caso. Fury acompanha a tripulação de um tanque norte-americano na sua incursão pela Alemanha na última fase da 2ª Guerra Mundial, tendo que combater os superiores Panzer alemães.

O filme acaba não exagerar na dose de batalha tanque vs tanque que muitos esperariam, optando por se centrar no que é a própria guerra e o "fim da inocência" que representa... Vencedores e vencidos... todos acabam por arriscar perder a sua própria humanidade.

Um grande filme sobre guerra, que merece figurar ao lado de todos os outros que nos mostram que a guerra, seja ela qual for, é bem diferente de qualquer tentativa de representação "heróica" que por vezes se tenta fazer passar.


quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Estreias da Semana

The Seventh Son - O Sétimo Filho
Realizador: Sergey Bodrov
Actores: Jeff Bridges, Julianne Moore, Ben Barnes


Into the Woods - Caminhos da Floresta
Realizador: Rob Marshall
Actores: Anna Kendrick, Chris Pine, Johnny Depp


The Disappearance of Eleanor Rigby: Her - O Desaparecimento de Eleanor Rigby: Ela
Realizador: Ned Benson
Actores: Jessica Chastain, James McAvoy, Viola Davis


Pasolini
Realizador: Abel Ferrara
Actores: Willem Dafoe, Maria de Medeiros, Riccardo Scamarcio


My Old Lady - Uma Senhora Herança
Realizador: Israel Horovitz
Actores: Maggie Smith, Kevin Kline, Kristin Scott Thomas

Related Posts with Thumbnails