Mostrar mensagens com a etiqueta IMAX. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta IMAX. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 15 de março de 2017

Vê 15 minutos de Ghost in the Shell no IMAX hoje


É já hoje que os fãs de Ghost in the Shell terão a oportunidade exclusiva para verem 15 minutos do filme nas salas IMAX da NOS, tanto no Colombo como no MarShopping.

O filme Ghost in the Shell é um clássico do anime e que inspirou inúmeros filmes ao longo dos anos (até o nosso bem conhecido Matrix), e as expectativas para ver esta adaptação com personagens reais (e muito CGI é certo) são ultra-elevadas.

Por agora, temos que nos contentar com 15 minutos de filme... o resto, só a partir de 30 de Março.


quinta-feira, 9 de março de 2017

NOS vai mostrar 15 minutos de Ghost in the Shell em IMAX


Será já no próximo dia 15 de Março que decorrerá, nos cinemas NOS IMAX Colombo e cinemas NOS IMAX MarShopping, um evento exclusivo para os fãs de Ghost in the Shell, que estreia em Portugal a 30 de Março.

Este evento dará a todos os fãs a oportunidade exclusiva para verem as primeiras imagens do filme, realizado por Rupert Sanders e com Scarlett Johansson no papel principal, em IMAX 3D.

Para além desta experiência exclusiva, quem estiver presente neste evento receberá também um poster de edição limitada do filme e, não menos importante, um convite para assistir ao filme, antes da estreia, numa sessão IMAX 3D.

... Facilmente se pode imaginar que irá ser uma "mini-sessão" bastante concorrida! :)


terça-feira, 15 de novembro de 2016

Dailies

Westworld renovada para 2ª season


Sem grandes surpresas, a série-fenómeno-do-momento, Westworld, tem já garantido o regresso para a sua segunda temporada. A série que nos tem intrigado sobre o que significa ser humano, e se uma personalidade artificial poderá acabar por ser mais humana que uma pessoa real, continua a cativar-nos episódio após episódio, e ainda há muitos mistérios por explicar.

Supostamente os escritores da série terão planeado logo desde o início que a história fosse contada ao longo de 5 seasons; e da forma que as coisas têm corrido, parece-me que não será difícil que essas cinco seasons se concretizem.


Morena Baccarin como protagonista de Legal



Podemos ver Morena Baccarin em Gotham, mas parece que em breve poderemos vê-la como protagonista da nova série Legal, no papel de uma advogada que se dedica a proteger os polícias de Nova Iorque de acusações injustas. Por agora ainda só será apenas o episódio piloto, mas sendo um tema que está na ordem do dia e que vem mostrar o "outro lado da questão", de que os polícias não serão todos corruptos nem racistas, e que também são pessoas como todas as outras, parece-me ter boas probabilidades de merecer a aprovação.


The Inhumans da Marvel vai estrear em IMAX


A Marvel continua a apostar em trazer as suas séries de BD para o cinema e TV, e agora temos o caso algo incomum de ter uma estreia de uma série de TV no grande, grande, ecra: que é como quem diz, em IMAX.

Os primeiros dois episódios de The Inhumans - que acompanham o grupo de pessoas que ganharam super-poderes como resultado de experiências, e que agora vivem fora do planeta como uma raça de extra-terrestres - irão ser exibidos em salas IMAX durante duas semanas antes da estreia na TV.

... Será um indicador de que no futuro poderemos começar a ver séries de TV em salas IMAX? Não me importava... mas tinham que nos dar acesso ilimitado à sala por um preço fixo mensal/anual. ;P

quarta-feira, 1 de junho de 2016

IMAX prepara salas de cinema VR


Não é só em nossas casas que a promessa da realidade virtual tem feito mexer as coisas; também a gigante IMAX, famosa pelas suas salas com ecrãs ultra-grandes, se prepara para lançar salas de cinema criadas especificamente para VR.

A IMAX sabe que a realidade virtual abrirá as portas a toda uma nova geração de conteúdos de entretenimento e não quer arriscar-se a "perder o comboio", preparando-se para abrir salas de cinema VR. Embora sistemas como os HTC Vive, Oculus Rift e, mais para o final do ano, o PlayStation VR comecem a entrar em nossas casas, a empresa aposta em disponibilizar uma experiência VR de maior qualidade do que a que é possível actualmente nestes sistemas "económicos".

O facto preço é um dos elementos que se torna crítico num produto destinado a ser vendido ao grande público, mas que pode ser atenuado numa aplicação comercial onde o mesmo vá ser utilizado por centenas ou milhares de pessoas. Estas sessões de cinema IMAX VR seriam sessões específicas, de curta duração, mais parecidas com as experiências que se podem ter em parques temáticos - em vez de se tratarem de "longas-metragens" (o que também ajudará a minimizar os potenciais efeitos de enjoo que o VR pode causar.)

É uma aposta que vai no sentido de coisas como as salas 4DX, que adicionam movimento e outros efeitos físicos e visuais; embora neste caso sejam aplicados aos filmes convencionais e não a mini-experiências. Resta apenas saber se o mercado estará disposto a pagar regularmente um preço certamente elevado por estas mini-sessões VR... ou se estará mais sensibilizado para investir num sistema que possa usar em casa quantas vezes quiser, mesmo que por agora tenha qualidade inferior (e sabendo-se que a rápida evolução se encarregará de fazer com que num par de anos se tenha no mercado sistemas com muito mais qualidade a preços provavelmente muito mais atractivos.)

Não me parece que haja uma grande janela de oportunidade para que salas de cinema VR possam ter o seu sucesso... antes de se arriscarem a ser desnecessárias por podermos ter isso em casa.

terça-feira, 12 de maio de 2015

Dailies

X-Files já tem data de regresso: 24 de Janeiro de 2016


A série que nos colou aos ecrãs da TV já tem data oficial de estreia. 24 de Janeiro de 2016 marcará o regresso de Fox Mulder e Dana Scully às aventuras sempre com um cheirinho de inexplicável... onde por vezes as coisas podem ser explicadas (mas na maior parte das vezes não).

Não será fácil concretizar todas as expectativas dos fãs... mas estamos confiantes de que não nos deixarão ficar mal. (No pior caso, temos sempre a série original... :)


Avengers: Infinity War será filmado com câmaras IMAX


Ainda falta muito para vermos Avengers: Infinity War nos cinemas, mas já temos boas notícias: este filme (em duas partes) irá ser filmado integralmente com câmaras IMAX. Uma opção que se tornará cada vez mais popular, agora que a transição para o IMAX digital simplifica grandemente todas as limitações do IMAX em película (mesmo que o digital não se aproxime, ainda, da qualidade "analógica").

Seria bom era ver que isto também representasse uma aposta nos conteúdos em HDR, e - mais importante ainda - no aumento do framerate e abandono dos pré-históricos 24fps!


Powers renovado para 2ª temporada


A série Powers da Sony/Playstation apresentou-nos o nosso bem conhecido Sharlto Copley no papel de um super-heróis que perdeu os poderes, tendo agora que trabalhar como detective num mundo onde outros super-heróis e vilões são comuns. A primeira temporada acaba de forma que "não podia ficar assim", e felizmente já foi aprovada a sua continuação para uma segunda season. Venha ela.


Agent Carter também terá 2ª season


E já que estamos numa de renovações, também a série Agent Carter da Marvel pode ficar descansada, com a agente Peggy Carter a ter direito a regressar aos nossos ecrãs. Uma boa aposta da Marvel para sossegar aqueles que dizem que não é dado tempo de antena suficiente às personagens femininas - embora esperemos que as coisas não se fiquem por aqui. Afinal... também na série a nossa agente tem frequentemente que lidar com os seus colegas de trabalho que a consideravam "menos capaz" por ser mulher - embora no final da season isso seja assunto que já pareça ter ficado resolvido; o que certamente permitirá passar para outros assuntos na próxima season.


Sense8 trailer

A misteriosa série que junta o criador de Babylon 5 (J. Michael Straczynski) e os irmãos Wachowski - Sense8 - já tem trailer... e se já estávamos com boas expectativas só de ler a sinopse, com o trailer ainda mais ficamos.

Em Sense8, oito desconhecidos por todo o mundo ficam subitamente ligados mentalmente uns aos outros e... vamos ver o que daí sai. Uma boa dose de caras conhecidas, incluindo nomes mais recentes, e também alguns veteranos.


quarta-feira, 15 de abril de 2015

Furious 7 [IMAX]


Já chegou às nossas salas o mais recente e rocambolesco filme da saga Fast & Furious, que tem maravilhado os fãs dos automóveis ao longo da última década, e que é acompanhado por uma coisa má e outra boa: a má, por ser um filme que ficará associado à morte de Paul Walker; a boa, por marcar a chegada de uma sala IMAX ao norte do país - que foi precisamente onde fui ver este filme.

A nível do filme, Furious 7 eleva a acção para níveis "surreais", não faltando sequer a presença de veteranos como Kurt Russel e Jason Statham (desta vez no papel de super-vilão aparentemente invulnerável, em busca de vingança pelo que foi feito ao seu irmão). É literalmente um daqueles action movies para ver sem pensar muito, onde grandes sequências de porrada não resultam sequer em olhos pisados ou sangue...  mas pronto, tem que se manter a coisa numa classificação para todas as idades. :P

Ainda assim, a coisa resulta de forma bastante equilibrada (ignorando-se todos os exageros dignos de filmes de super-heróis), e por uma vez que seja, não temos cenas de acção onde o exagero das shaky-cams faz com que não se perceba nada do que se passa - embora aqui também possa ter também entrado em consideração o facto de estar a ver a versão IMAX, que é sobre o que irei falar a seguir.


FINALMENTE! TEMOS IMAX NO NORTE CARAGO!

Demorou, mas aí está ele. A NOS cumpriu o prometido e abriu a sala IMAX no Mar Shopping - ainda com cheiro a tinta fresca no hall de acesso à sala - e o resultado não desaponta. Não é uma sala IMAX da dimensão que existe noutras cidades (Sydney, por exemplo), mas é mais que suficiente para quem deseje ver filmes com garantia de qualidade de imagem e som. Na verdade, esta sala IMAX faz-nos desejar que todas as salas de cinema normais fossem assim, e que o "IMAX" fosse reservado para as verdadeiras salas gigantes com as telas hemisféricas.

Tendo ouvido vários relatos de que o som estava exageradamente alto, tenho que dizer que... não achei exagerado. Sim, o som está alto e por vezes chega a níveis que considero "no limite" do aceitável, mas são em situações esporádicas. (Tem também a grande vantagem de acabar logo com a ideia de qualquer espectador que se ache no direito de atender um telefonema durante a sessão! ;P

A nível da qualidade de imagem, nota-se efectivamente que faz falta a passagem para uma resolução 4K, mas é com agrado ver que estamos a ver uma imagem 100% focada, que nas salas normais por vezes parece estar apenas a 50% (ou menos). E a nível de brilho e luminosidade... bem... bastará dizer que quem vier ao IMAX dificilmente regressará às salas do Arrábida 20 até que se decidam a investir nas lâmpadas dos projectores, que parecem estar em final de vida há anos ou em modo "económico" (se calhar dá jeito para não se ver tanto as telas manchadas.)

No entanto, no IMAX do Mar Shopping há também uma grande falha - que certamente dependerá da posição em que ficarem. Da fila de onde estava (um pouco acima da fila central), eram perfeitamente visíveis manchas azuladas de ambos os lados do ecrã devido à iluminação azul dos degraus das escadas. É um efeito subtil mas que se tornava bem visível nas cenas mais escuras, e onde o "azulão" adulterava as cores que se deveriam ver.

Seria simpático que a iluminação dos degraus fosse atenuada durante a projecção, ou revista de modo a não causar reflexos na tela. (Até fico um pouco perplexo por tal acontecer numa sala que ostenta o certificado de qualidade IMAX, mas pronto...)

Em suma... lá vai a NOS ganhar mais um espectador habitual para esta sala. Pelo que agora só falta: aplicar o mesmo desconto de 2 bilhetes pelo preço de 1 para os clientes NOS; ou criar um cartão de "espectador frequente" que por uma anuidade fixa desse direito a visitas ilimitadas (ou em quantidade generosa, 1 por semana, por exemplo) ao IMAX (ou outras salas NOS.)

Fica lançado o desafio... :) Isso, e fazer o upgrade quanto antes para os projectores laser 4K.


sexta-feira, 10 de abril de 2015

IMAX faz sucesso no norte com todas as sessões praticamente esgotadas


A NOS demorou a trazer o IMAX para o norte do país, mas a abertura (finalmente) da sala IMAX no Mar Shopping tem estado a superar todas as expectativas - e sendo facilmente comprovada pela dificuldade em conseguirem arranjar um bilhete que seja.

A abertura da sala IMAX com o filme Furious 7 tem resultado em sessões esgotadas atrás de sessões esgotadas (13 sessões esgotadas nos primeiros cinco dias) e com as restantes a terem taxa de ocupação da sala acima dos 90%. Números que fazem desta sala a mais bem sucedida de sempre dos cinemas NOS (e que ajudam a comprovar aquilo que sempre dissemos: dêem-nos uma sala IMAX que quem gosta de cinema vai aderir! :)

Portanto, não há que enganar... o IMAX no norte de Portugal é um sucesso; e agora só é preciso ter um pouco de paciência para conseguirem arranjar bilhete.

Depois de Furious 7, eis os filmes que poderão ser vistos "em grande" no IMAX do Mar Shopping:

  • Avengers Age of Ultron (3D)
  • Tomorrowland
  • Jurassic World (3D)
  • Everest (3D)
  • Mission: Impossible – Rogue Nation
  • Terminator Genisys (3D)
  • CrimsonPeak
  • 007 Spectre
  • Star Wars – The Force Awakens (3D)

sexta-feira, 13 de março de 2015

IMAX do Mar Shopping abre portas a 2 de Abril com o Furious 7


Os espectadores do Norte há muito que esperavam pela chegada de uma sala IMAX ao norte do país, e agora parece estar oficialmente confirmado que isso irá acontecer já no próximo dia 2 de Abril, com a estreia de Furious 7 (tal como já tínhamos referido anteriormente).

Vai ser uma estreia que permitirá ampliar ainda mais a "espectacularidade" deste filme, e ao qual se seguirão certamente muitos outros filmes de visionamento obrigatório.

Demorou... mas finalmente não será necessário fazer 600Km para se poder ir ver um filme em IMAX - e já só vamos imaginado que esta nova sala tenha (ou venha a poder receber no futuro) a mais recente tecnologia de projecção IMAX com dois projectores Laser 4K para criar uma imagem realmente à altura do que se espera num filme IMAX (já que não podemos ter uma sala como a do IMAX de Sidney, onde felizmente já tive a oportunidade de ver uns filmezões! :)


segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

IMAX chega ao norte do país


Embora com considerável atraso após a abertura de uma sala IMAX em Lisboa, a NOS cumpre finalmente com o prometido e prepara-se para abrir uma sala IMAX também no norte do país, no Centro Comercial Mar Shopping.

Uma sala que tem abertura agendada para Abril deste ano (e que deverá ter como filme de estreia o Fast and Furious 7, último filme de Paul Walker) e que já surge listada no site oficial do IMAX para o nosso país.

As salas IMAX caracterizam-se por ter uma tela de maiores dimensões que ocupa maior parte do campo visual, e acompanhados por um sistema sonoro que complementa a dimensão da imagem. Em Lisboa a salta tem feito sucesso entre os fãs do cinema - e não me parece difícil imaginar que o mesmo aconteça por cá. Afinal, com a maioria dos espectadores a ter ecrãs cada vez maiores em casa, há necessidade de ir também ajustado a experiência do "cinema fora de casa"  de modo a que se justifique pagar os preços sempre crescentes dos bilhetes de cinema.

Uma coisa é certa... não deixaremos de estar presentes na abertura desta sala no Mar Shopping, e a lá regressar sempre que lá estrear outro filme.

terça-feira, 21 de maio de 2013

ZON Lusomundo Abre Sala IMAX no C.C. Colombo


Boas notícias para os amantes de cinema. Depois de anos a vermos grandes lançamentos de filmes em formato IMAX lá fora, vamos finalmente poder ver cinema "em grande", com a abertura da primeira sala de cinema IMAX Digital 3D da ZON no C.C. Colombo.

A partir do dia 20 de Junho Lisboa poderá assim juntar-se à lista de cidades com acesso a esta experiência visual arrebatadora que nos transporta para "dentro" da imagem graças ao ecrãs de maiores dimensões que preenchem o campo de visão dos espectadores.

Os ecrãs IMAX têm dimensões mínimas de 22x16 metros, mas podem atingir dimensões muito superiores. É pena a ZON Lusomundo não disponibilizar a medida do ecrã nesta sala - embora a menção de que a sala está em construção uma sala nova concebida para efeito nos faça esperar que saibam tirar o melhor partido disto, em vez de simplesmente "remodelarem" uma das salas existentes.



Embora o sistema IMAX seja habitualmente associado uma resolução superior, que permite que os espectadores possam ficar mais próximos da tela, no caso do IMAX digital estamos perante um caso em que efectivamente se "andou para trás". Muitos cinemas IMAX Digitais usam apenas projectores 2K(!) que é o quase o equivalente a um projector FullHD, e ficando atrás de projectores 4K usados em cinemas "normais". A IMAX tem também projectores 4K e está a trabalhar em projectores Laser que deverão ficar disponíveis no final do ano... mas parece-me que por cá teremos os normais projectores de 2K ou 4K... que os colocam ao nível de qualquer outro cinema moderno. (Claro que o formato e dimensão da tela e disposição das cadeiras também faz diferença... mas é um retrocesso face ao IMAX em película de 70mm, que tem uma resolução equivalente a 12000x8700.)


O filme de estreia será o novo Parque Jurássico remasterizado, mas logo na semana seguinte os espectadores poderão ver o novo Man of Steel de Zack Snyder! (Se estiver a planear uma visita a Lisboa... sincronizem a coisa para poderem ir espreitar este filme nesta nova sala.)


Está igualmente prometida a construção de mais uma sala IMAX no Porto (esperemos que não demore muito!)

domingo, 6 de maio de 2012

Prometheus Bate Recorde de Pré-Vendas IMAX


Está mais que visto que o Prometheus é um dos filmes mais aguardados de sempre, com o filme a bater o recorde de pré-venda de bilhetes num cinema IMAX em Londres, com quase meio milhão de dólares de bilhetes vendidos!

Tenho apenas que referir que não me surpreende nada. Tivesse eu um IMAX decente aqui por perto, e certamente lá estaria igualmente a "depositar" uns euros em troca de um bilhete para a estreia. Mas infelizmente, IMAX é coisa que por cá não nos assiste (e mesmo o IMAX que aqui tivemos bem perto em Espinho... tinha na verdade que ser chamado um "mini-IMAX" bem longe da experiência que se esperaria ter.)

Se ainda não viram o trailer mais recente... de que estão à espera? :)



quinta-feira, 26 de junho de 2008

The Dark Knight

As filmagens do mais recente filme do Batman, The Dark Knight, deram uso à mais avançada tecnologia de captura de imagens, nomeadamente as câmaras IMAX.



Infelizmente, apenas algumas cenas cruciais foram filmadas com estas câmaras. Com uma película quase 10x maior que o tradicional 35mm, são depois digitalizadas a 8k (8 mil píxeis de resolução horizontal - contra os habituais 2k na maioria dos filmes e os 4k dos filmes de "topo.")

O resultado é... um realismo raramente visto no cinema.

Enquanto outros filmes (Spiderman, Iron-Man, Hulk, etc.) apostam no CGI cada vez mais avançado, Christopher Nolan fugiu o mais possível disso, filmando tudo "à moda antiga."

Incluindo uma cena em que Bale está no topo da Sears Tower, um dos prédios mais altos do mundo. É mesmo Bale que está lá, não é nenhum dulpo nem nenhum efeito especial.

Infelizmente, a maioria de nós nunca chegará a ver o The Dark Knight em Imax...
O facto de termos o único Imax da Península Ibérica (em Espinho) de pouco nos serve, com uma tela microscópica que é uma afronta aos verdadeiros Imax (como tive a oportunidade de ver em Sydney.)

Mas de qualquer maneira, mesmo numa sala de cinema convencional, a experiência de ver este Dark Knight promete ser mais intensa que nunca.

... Já devia era ter estreado! :)


Estreia em Portugal a 24 de Julho.

via [Wired]

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Cinema Digital 3D em Portugal

Tenho que admitir que fiquei surpreendido.
Sabiam que temos 16 salas de cinema digital em Portugal capazes de projectar filmes em 3D?

Pois é... surpreendente. Pelo menos é o aparece no site da RealD, que nos permite ver o Beowulf em 3D.

Não percam a oportunidade! :)

De louvar o esforço da Lusomundo em manter as suas salas de cinema com a última tecnologia!
Acho que é da forma que vou começar a penalizar as salas UCI do Arrábida (que visito quase semanalmente desde que abriram), que têm estado cada vez pior: desde filmes desfocados, lâmpadas de projecção em fim de vida, e até telas de projecção completamente "cagadas"! - completamente inadmissível para sessões se paga mais de 5 euros por bilhete! (Depois culpem a pirataria pela falta de clientes!)

De qualquer maneira, as salas Lusomundo digitais ainda não chegam à experiência IMAX 3D que pude ver em Sidney, mas... já dá pra matar saudades.
E quem me vier dizer que o IMAX aqui de Espinho conta como IMAX... leva um tiro na cabeça! Que raio de IMAX é este que tem um ecrã mais pequeno que a maioria das salas de cinema do país!?! :( Já era tempo de termos um IMAX a sério.

Related Posts with Thumbnails