terça-feira, 21 de maio de 2013

ZON Lusomundo Abre Sala IMAX no C.C. Colombo


Boas notícias para os amantes de cinema. Depois de anos a vermos grandes lançamentos de filmes em formato IMAX lá fora, vamos finalmente poder ver cinema "em grande", com a abertura da primeira sala de cinema IMAX Digital 3D da ZON no C.C. Colombo.

A partir do dia 20 de Junho Lisboa poderá assim juntar-se à lista de cidades com acesso a esta experiência visual arrebatadora que nos transporta para "dentro" da imagem graças ao ecrãs de maiores dimensões que preenchem o campo de visão dos espectadores.

Os ecrãs IMAX têm dimensões mínimas de 22x16 metros, mas podem atingir dimensões muito superiores. É pena a ZON Lusomundo não disponibilizar a medida do ecrã nesta sala - embora a menção de que a sala está em construção uma sala nova concebida para efeito nos faça esperar que saibam tirar o melhor partido disto, em vez de simplesmente "remodelarem" uma das salas existentes.



Embora o sistema IMAX seja habitualmente associado uma resolução superior, que permite que os espectadores possam ficar mais próximos da tela, no caso do IMAX digital estamos perante um caso em que efectivamente se "andou para trás". Muitos cinemas IMAX Digitais usam apenas projectores 2K(!) que é o quase o equivalente a um projector FullHD, e ficando atrás de projectores 4K usados em cinemas "normais". A IMAX tem também projectores 4K e está a trabalhar em projectores Laser que deverão ficar disponíveis no final do ano... mas parece-me que por cá teremos os normais projectores de 2K ou 4K... que os colocam ao nível de qualquer outro cinema moderno. (Claro que o formato e dimensão da tela e disposição das cadeiras também faz diferença... mas é um retrocesso face ao IMAX em película de 70mm, que tem uma resolução equivalente a 12000x8700.)


O filme de estreia será o novo Parque Jurássico remasterizado, mas logo na semana seguinte os espectadores poderão ver o novo Man of Steel de Zack Snyder! (Se estiver a planear uma visita a Lisboa... sincronizem a coisa para poderem ir espreitar este filme nesta nova sala.)


Está igualmente prometida a construção de mais uma sala IMAX no Porto (esperemos que não demore muito!)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails