terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Dailies

Top Gear de Regresso


O trio mais mediático das séries automobilísticas está de regresso, para a 18ª temporada de Top Gear.

Tenho que admitir que estava com receio que a equipa estivesse a ficar demasiado desgastada (o especial passado na Índia foi muito fraquinho, e a acusar isso mesmo) - mas parece que o tempo de repouso lhes fez bem, e este primeiro episódio da 18ª season começa bastante bem e a deixar antever mais uma excelente season à altura do que se espera deste programa.




Best Take

É com especial prazer que vejo que os nossos colegas do Ante-Cinema (Fernando Ribeiro e Fábio Oliveira) dão agora o salto para a produção com a Best Take. Uma empresa que presta diferentes serviços dentro das áreas do cinema, vídeo, tv e spots publicitários. A empresa estreia-se no mercado este mês, mas conta já com um com um curriculum de trabalhos já realizados que podem ser consultados no site oficial da produtora:


Chuck Chegou ao Fim


Se novas séries se estreiam, outras se despedem, como é o caso de Chuck. Depois de 5 anos, as aventuras de um espião improvável, o seu peculiar grupo de amigos, e a sua ainda mais improvável namorada, temos direito a um episódio final duplo onde tudo parece correr mal e Chuck perde a sua amada - sendo depois confrontado com uma situação onde tem que fazer uma difícil decisão...

Vão deixar saudades... e espero poder ver Zachary Levi, Yvonne Strahovski, e o resto da equipa em novos projectos rapidamente. E até o nosso duo inesquecível Vik Sahay e Scott Krinsky, que bem poderiam fazer um spinoff à custa dos seus personagens Lester Patel e Jeff Barnes!


True Blood Season 5 Teaser Buried




Game of Thrones Season 2 Trailer




Curtas do Cinema

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Touch

O nosso bem conhecido Jack Bauer Kiefer Sutherland  está de regresso aos ecrãs, e embora não seja numa série com a tradição de 24, arrisca-se a ser uma nova série que irá criar nova legião de fãs: Touch (criada por Tim Kring, criador de séries como Heroes e Crossing Jordan).

Pai de um filho autista que não diz uma única palavra, o seu mundo muda por completo quando sequências indecifráveis de números desenhadas pelo seu filho, e que recorrentemente lhe aparecem pela frente, começam a fazer sentido e a dar seguimento a sequências de eventos que evitam tragédias.

Sim, estamos perante uma série que mete ao barulho os "seven degrees of separation", os padrões fractais matemáticos, as coincidências, e a previsão de acontecimentos futuros... tudo misturado com uma boa dose de carga emocional e personagens "torturados" pelas suas memórias do passado.

O primeiro episódio serve de introdução perfeita a tudo isto, e chegamos ao fim quase com a sensação de que estivemos a ver uma longa metragem - não por ser "comprido", mas pelo seu conteúdo. Altamente recomendado, e espero que chegue cá a Portugal rapidamente!


domingo, 29 de janeiro de 2012

Filmagens de War Horse


O mais recente trabalho de Steven Spileberg, War Horse, é um filme que contém cenas chocantes que irão arrepiar a audiência (tem estreia agendada para 23 de Fevereiro no nosso país).

A magia dos efeitos especiais permite tornar realidade, mas numa cena em particular em que o cavalo fica preso em arame farpado durante uma batalha nas trincheiras, o método utilizado por o da animatrónica, com quatro pessoas a ficarem escondidas por debaixo do "boneco" e a controlarem os movimentos que... quando vistos no cinema, irão comover os espectadores.

Actualização: infelizmente os vídeos que mostravam esta parte do "making of" foram removidos do youTube... :( Pelo que têm que se entreter com o trailer.


sábado, 28 de janeiro de 2012

Star Wars Uncut


Lembram-se do Star Wars Uncut, um projecto que visava recriar o clássico de George Lucas recorrendo à assistência de fãs por todo o mundo, que deveriam contribuir com clips de 15 segundos das partes do filme?

Pois bem... demorou, mas eis que finalmente o projecto está finalizado... e se não tiverem nada melhor para fazer, eis o Star Wars, numa versão original que certamente vos vai arrancar muitas gargalhadas! :)

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Hostel Part 3

Bem sei que já estarão desse lado a abanar a cabeça... mas quem é que dá hipóteses a um terceiro filme de uma saga como Hostel?... Eu dei, e olhem que não estou arrependido.

Neste Hostel: Parte 3,Eli Roth cede o lugar na cadeira de realizador a Scott Spiegel (From Dusk Till Dawn 2: Texas Blood Money, Intruder) e a acção transfere-se da Europa Central para o centro do pecado nos EUA... Las Vegas!

Uma despedida de solteiro vai rapidamente sair dos eixos, quando um dos membros do grupo desaparece sem deixar rasto. Pelo meio, vamos dar com um Elite Hunting Club que aqui até tem palco para exibições onde se fazem apostas quanto ao desfecho dos tormentos efectuados sobre os cativos.

E a verdade é que a receita funciona bem e não se torna "mais do mesmo". Quando muito, até peca pela falta de cenas "torturantes", que aqui nem são muitas nem se esticam por demasiado tempo.

Para um "part 3" o resultado é mais que convicente, e como tal... merece o vosso tempo.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Fantasporto 2012 no Google Calendar


Como vem sendo sendo hábito, eis que novamente fazemos "serviço público" disponibilizando o programa do Fantasporto 2012 em formato electrónico para que possam adicioná-lo ao Google Calendar ou em qualquer dispositivo móvel que possuam.



Quero lembrar-vos que, como é tradição, o programa do Fantasporto pode sofrer alterações de última hora, pelo que... não deixem de confirmar o programa in loco.



Para os adicionarem aos vossos calendários, basta irem à vossa página do Google Calendar e, nos "outros calendários" escolherem "adicionar por URL", e introduzirem os links que se encontram ali em cima.

Para os possuidores de iPhones e Android, podem também fazê-lo, permitindo-vos aceder ao programa comodamente a partir do vosso smartphone, com todas as actualizações a serem feitas de forma automática. :)

Estreias da Semana

Underworld 4 Awakening: O Despertar (3D)
Realização: Bjorn Stein, Mans Marlind
Argumento: John Hlavin, Len Wiseman
Actores: John Hlavin, Michael Ealy, Scott Speedman


J. Edgar
Realização: Clint Eastwood
Argumento: Dustin Lance Black
Actores: Armie Hammer, Dermot Mulroney, Josh Lucas, Leonardo DiCaprio, Naomi Watts


Man on a Ledge - Um Homem no Limite
Realização: Asger Leth
Argumento: Pablo F. Fenjves
Actores: Ed Harris, Elizabeth Banks, Jamie Bell, Sam Worthington


Outras Estreias

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

In Time

Antes de começar a falar sobre este In Time de Andrew Niccol (que escreveu e realizou filmes como The Truman Show, S1m0ne, e claro - o incontornável Gattaca), tenho que fazer um pré-aviso: este filme é uma fábula, e como tal, temos que estar preparados para esquecer e deixar passar muitos elementos que se esperariam de um filme de ficção científica cientificamente correcta.

A premissa é simples: se habitualmente se diz que tempo é dinheiro, neste In Time assistimos exactamente ao oposto: o dinheiro é o próprio tempo.

A humanidade evoluiu a tal ponto em que todos podem ser imortais, e as pessoas param de envelhecer aos 25 anos, altura em que começa a contagem decrescente do seu ano extra de vida. A partir daí há que trabalhar para ganhar tempo extra, que pode ser transferido de pessoa para pessoa, mas há também que pagar por tudo... em tempo que é descontado no tempo restante de cada um.

Quando um desconhecido aparece numa zona pobre da cidade, habituada a sobreviver a correr e sempre com os minutos contados, com mais de 100 anos no seu contador... vai despoletar uma sequência de eventos que vai mudar tudo.

Crítica forte à sociedade de consumo, à economia global, à justiça e a muitas mais coisas, o filme comporta-se bem e é recomendado. Mas sendo pena que se tenham que deixar de lado muitas questões que absurdamente parecem ter ficado esquecidas... Desde a aparente ausência de simples telemóveis ou sistemas de "troca de créditos" à distância; à questão mais básica de como dificilmente alguém aceitaria ver um contador com 1h de vida (ou menos) no seu braço, sem entrar em modo de desespero total e - com a sua morte anunciada - recorresse a todo e qualquer meio necessário para arranjar mais tempo: desde matar e roubar o tempo a outroas pessoas, a roubar o tempo nos bancos... ou simplesmente a ter tendências psicopatas e começar a matar quem bem lhe apetecesse...

Mesmo assim, fica bem na colecção ao lado de Gattaca, embora não esteja ao seu nível...

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Nomeados para os Óscares 2012


Já são conhecidos os candidatos aos óscares dos melhores filmes de 2011, e onde se destacam Hugo (com 11 nomeaçõe) e The Artist (com 10).


Actor in a Leading Role

  • Demián Bichir in "A Better Life"
  • George Clooney in "The Descendants"
  • Jean Dujardin in "The Artist"
  • Gary Oldman in "Tinker Tailor Soldier Spy"
  • Brad Pitt in "Moneyball"


Actor in a Supporting Role

  • Kenneth Branagh in "My Week with Marilyn"
  • Jonah Hill in "Moneyball"
  • Nick Nolte in "Warrior"
  • Christopher Plummer in "Beginners"
  • Max von Sydow in "Extremely Loud & Incredibly Close"


Actress in a Leading Role

  • Glenn Close in "Albert Nobbs"
  • Viola Davis in "The Help"
  • Rooney Mara in "The Girl with the Dragon Tattoo"
  • Meryl Streep in "The Iron Lady"
  • Michelle Williams in "My Week with Marilyn"


Actress in a Supporting Role

  • Bérénice Bejo in "The Artist"
  • Jessica Chastain in "The Help"
  • Melissa McCarthy in "Bridesmaids"
  • Janet McTeer in "Albert Nobbs"
  • Octavia Spencer in "The Help"


Animated Feature Film

  • "A Cat in Paris" Alain Gagnol and Jean-Loup Felicioli
  • "Chico & Rita" Fernando Trueba and Javier Mariscal
  • "Kung Fu Panda 2" Jennifer Yuh Nelson
  • "Puss in Boots" Chris Miller
  • "Rango" Gore Verbinski


Art Direction

  • "The Artist" Production Design: Laurence Bennett; Set Decoration: Robert Gould
  • "Harry Potter and the Deathly Hallows Part 2" Production Design: Stuart Craig; Set Decoration: Stephenie McMillan
  • "Hugo" Production Design: Dante Ferretti; Set Decoration: Francesca Lo Schiavo
  • "Midnight in Paris" Production Design: Anne Seibel; Set Decoration: Hélène Dubreuil
  • "War Horse" Production Design: Rick Carter; Set Decoration: Lee Sandales


Cinematography

  • "The Artist" Guillaume Schiffman
  • "The Girl with the Dragon Tattoo" Jeff Cronenweth
  • "Hugo" Robert Richardson
  • "The Tree of Life" Emmanuel Lubezki
  • "War Horse" Janusz Kaminski


Costume Design

  • "Anonymous" Lisy Christl
  • "The Artist" Mark Bridges
  • "Hugo" Sandy Powell
  • "Jane Eyre" Michael O'Connor
  • "W.E." Arianne Phillips


Directing

  • "The Artist" Michel Hazanavicius
  • "The Descendants" Alexander Payne
  • "Hugo" Martin Scorsese
  • "Midnight in Paris" Woody Allen
  • "The Tree of Life" Terrence Malick


Documentary (Feature)

  • "Hell and Back Again" - Danfung Dennis and Mike Lerner
  • "If a Tree Falls: A Story of the Earth Liberation Front" - Marshall Curry and Sam Cullman
  • "Paradise Lost 3: Purgatory" - Charles Ferguson and Audrey Marrs
  • "Pina" - Wim Wenders and Gian-Piero Ringel
  • "Undefeated" - TJ Martin, Dan Lindsay and Richard Middlemas


Documentary (Short Subject)

  • "The Barber of Birmingham: Foot Soldier of the Civil Rights Movement" Robin Fryday and Gail Dolgin
  • "God Is the Bigger Elvis" Rebecca Cammisa and Julie Anderson
  • "Incident in New Baghdad" James Spione
  • "Saving Face" Daniel Junge and Sharmeen Obaid-Chinoy
  • "The Tsunami and the Cherry Blossom" Lucy Walker and Kira Carstensen


Film Editing

  • "The Artist" Anne-Sophie Bion and Michel Hazanavicius
  • "The Descendants" Kevin Tent
  • "The Girl with the Dragon Tattoo" Kirk Baxter and Angus Wall
  • "Hugo" Thelma Schoonmaker
  • "Moneyball" Christopher Tellefsen


Foreign Language Film

  • "Bullhead" Belgium
  • "Footnote" Israel
  • "In Darkness" Poland
  • "Monsieur Lazhar" Canada
  • "A Separation" Iran


Makeup

  • "Albert Nobbs" Martial Corneville, Lynn Johnston and Matthew W. Mungle
  • "Harry Potter and the Deathly Hallows Part 2" Edouard F. Henriques, Gregory Funk and Yolanda Toussieng
  • "The Iron Lady" Mark Coulier and J. Roy Helland


Music (Original Score)

  • "The Adventures of Tintin" John Williams
  • "The Artist" Ludovic Bource
  • "Hugo" Howard Shore
  • "Tinker Tailor Soldier Spy" Alberto Iglesias
  • "War Horse" John Williams


Music (Original Song)

  • "Man or Muppet" from "The Muppets" Music and Lyric by Bret McKenzie
  • "Real in Rio" from "Rio" Music by Sergio Mendes and Carlinhos Brown Lyric by Siedah Garrett


Best Picture

  • "The Artist" Thomas Langmann, Producer
  • "The Descendants" Jim Burke, Alexander Payne and Jim Taylor, Producers
  • "Extremely Loud & Incredibly Close" Scott Rudin, Producer
  • "The Help" Brunson Green, Chris Columbus and Michael Barnathan, Producers
  • "Hugo" Graham King and Martin Scorsese, Producers
  • "Midnight in Paris" Letty Aronson and Stephen Tenenbaum, Producers
  • "Moneyball" Michael De Luca, Rachael Horovitz and Brad Pitt, Producers
  • "The Tree of Life" Nominees to be determined
  • "War Horse" Steven Spielberg and Kathleen Kennedy, Producers


Short Film (Animated)

  • "Dimanche/Sunday" Patrick Doyon
  • "The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore" William Joyce and Brandon Oldenburg
  • "La Luna" Enrico Casarosa
  • "A Morning Stroll" Grant Orchard and Sue Goffe
  • "Wild Life" Amanda Forbis and Wendy Tilby


Short Film (Live Action)

  • "Pentecost" Peter McDonald and Eimear O'Kane
  • "Raju" Max Zähle and Stefan Gieren
  • "The Shore" Terry George and Oorlagh George
  • "Time Freak" Andrew Bowler and Gigi Causey
  • "Tuba Atlantic" Hallvar Witzø


Sound Editing

  • "Drive" Lon Bender and Victor Ray Ennis
  • "The Girl with the Dragon Tattoo" Ren Klyce
  • "Hugo" Philip Stockton and Eugene Gearty
  • "Transformers: Dark of the Moon" Ethan Van der Ryn and Erik Aadahl
  • "War Horse" Richard Hymns and Gary Rydstrom


Sound Mixing

  • "The Girl with the Dragon Tattoo" David Parker, Michael Semanick, Ren Klyce and Bo Persson
  • "Hugo" Tom Fleischman and John Midgley
  • "Moneyball" Deb Adair, Ron Bochar, Dave Giammarco and Ed Novick
  • "Transformers: Dark of the Moon" Greg P. Russell, Gary Summers, Jeffrey J. Haboush and Peter J. Devlin
  • "War Horse" Gary Rydstrom, Andy Nelson, Tom Johnson and Stuart Wilson


Visual Effects

  • "Harry Potter and the Deathly Hallows Part 2" Tim Burke, David Vickery, Greg Butler and John Richardson
  • "Hugo" Rob Legato, Joss Williams, Ben Grossman and Alex Henning
  • "Real Steel" Erik Nash, John Rosengrant, Dan Taylor and Swen Gillberg
  • "Rise of the Planet of the Apes" Joe Letteri, Dan Lemmon, R. Christopher White and Daniel Barrett
  • "Transformers: Dark of the Moon" Scott Farrar, Scott Benza, Matthew Butler and John Frazier


Writing (Adapted Screenplay)

  • "The Descendants" Screenplay by Alexander Payne and Nat Faxon & Jim Rash
  • "Hugo" Screenplay by John Logan
  • "The Ides of March" Screenplay by George Clooney & Grant Heslov and Beau Willimon
  • "Moneyball" Screenplay by Steven Zaillian and Aaron Sorkin Story by Stan Chervin
  • "Tinker Tailor Soldier Spy" Screenplay by Bridget O'Connor & Peter Straughan


Writing (Original Screenplay)

  • "The Artist" Written by Michel Hazanavicius
  • "Bridesmaids" Written by Annie Mumolo & Kristen Wiig
  • "Margin Call" Written by J.C. Chandor
  • "Midnight in Paris" Written by Woody Allen
  • "A Separation" Written by Asghar Farhadi

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Panic Button

De forma meio acidental, eis que me veio parar às mãos este Panic Button... que para ser sincero, tem um nome que não se encaixa lá muito bem no assunto abordado.

Um grupo de quatro pessoas, vencedoras de um concurso organizado por uma rede social, embarca a bordo de um avião privado rumo a grande aventura. Infelizmente, não vai ser o tipo de aventura que elas estavam à espera.

A bordo, vão ser sujeitas a uma série de provas que rapidamente irão descobrir não serem muito do seu interesse; e que cada vez mais os levam ao desespero.

O filme é uma crítica bastante pertinente à vida online que actualmente se tem; com muitas pessoas a revelarem demasiadas informações para "todo o mundo" ver - assim como o oposto; o de pensarem que aquilo que fazem na internet é privado, mas que na realidade deixa um rasto que poderá ser usado para... sabe-se lá o quê!

Para um filme de orçamento reduzido, o resultado é bastante bom... mesmo se o desfecho final possa depois não estar à altura do "percurso" efectuado. Seja como for, é filme que recomendo que seja visto... em particular pelos fãs do Facebook! :)

The Double

Richard Gere está de volta, neste thriller de espionagem à moda antiga que tenta ser original... The Double.

Realizado por Michael Brandt, que se estreia na cadeira de realizador depois de assinar histórias e argumentos de filmes como Wanted, 2 Fast 2 Furious, 3:10 to Yuma; em The Double assistimos à reactivação de um agente retirado da CIA depois do assassinato de um Senador com a assinatura de um velho espião inimigo que nunca foi capturado e que estava desaparecido há décadas.

Logo de início temos a velha fórmula do "veterano" obrigado a trabalhar com um "rookie" em ascenção, e que vai colocando perguntas incómodas que parecem ser ignoradas pelo veterano.

Não sei se seria suposto as revelações serem "surpresa"; mas a verdade é que quando surgem, são já perfeitamente "adivinháveis" e esperadas... E onde nem mesmo a suposta "reviravolta" final nos deixa surpreendidos.

Uma história que não pode chegar aos calcanhares dos verdadeiros clássicos da espionagem, mas que poderá ser um bom filme de domingo para quem estiver com saudades da espionagem do tempo da guerra fria.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Brake [Trailer]


Filmes passados em cabines telefónicas, em caixas multibanco, dentro de um caixão... e agora... na mala de um carro. Em Brake poderemos ver Stephen Dorff no papel de um agente dos serviços secretos que tem que resistir à tortura pelos seus captores.

Assim logo à partida arriscar-me-ia a dizer que o twist final vai ser que aquilo não passou de um teste para verificar se ele estava apto a continuar ao serviço, mas isso seria incrivelmente básico demais e espero que não sigam por aí.

sábado, 21 de janeiro de 2012

The Girl with the Dragon Tattoo

Já estreou nas salas nacionais o mais recente trabalho de David Fincher, e que nos apresenta uma dupla improvável em papeis também talvez improváveis: Daniel Craig e a jovem Rooney Mara (irmã da Kate Mara) num remake de um filme bem recente, The Girl with the Dragon Tattoo (o original é de 2009).

Baseado numa trilogia de um escritor e jornalista sueco, Stieg Larsson, conhecida por Millenium e publicada após a sua morte em 2004, a história teve tanto sucesso que rapidamente foi adaptada para o cinema... e Hollywood não resistiu a refazer o serviço para um mercado onde muitos não estariam dispostos a ver um filme nórdico.

(Infelizmente, tenho admitir que também eu não vi - ainda - os filmes originais, mas foi mesmo por falta de oportunidade. E vai ser algo que agora passou para o topo da lista de prioridades! :)

Este primeiro filme aborda um jornalista em descrédito depois de ter perdido um caso por difamação contra um poderoso empresário sueco e que é contratado por um idoso para tentar resolver um mistério que perdura há 40 anos. Pelo caminho, vai ter que recorrer à ajuda de uma estranha assistente com dotes para a informática e para descobrir todo o tipo de informação.

Inicialmente, tenho que admitir que fiquei um pouco "chocado" ao tentar ver actores ingleses fazer o papel de suecos (tal como no The Boy in the Striped Pajamas se ver uma família Nazi a falar inglês)... mas depressa isso passa para segundo plano e somos absorvidos pela história, ela própria excelente, e aqui excelentemente transposta para o ecrã sob a direcção de David Fincher.

É realmente um grande filme, e não me refiro aos mais de 160 minutos de duração. Altamente recomendado, e com a vantagem adicional de não terminar "a meio" de uma história que será depois continuada... Aqui o espectador entra e sai da sala de cinema "de barriga cheia" e plenamente satisfeito!

Agora é só esperar pelo próximos desta trilogia que tem um quarto livro inacabado, e esboços preliminares para um possível quinto livro.

  • The Girl with the Dragon Tattoo
  • The Girl Who Played with Fire
  • The Girl Who Kicked the Hornets' Nest


sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

The Finder

Ao jeito de spin-off milagroso, baseado num personagem que surgiu num único episódio da série Bones, surge esta nova série The Finder.

Nela, o protagonista Walter Sherman (interpretado por Geoff Stults) é um ex-militar que tem o dom peculiar de conseguir encontrar tudo aquilo que procura; e sendo por isso mesmo contactado pelos mais variados tipos de pessoas que têm algo a encontrar...

A acompanhá-lo está uma equipa que conta com o noss bem conhecido Michael Clarke Duncan, uma U.S. Marshal, e uma jovem problemática que está a cumprir serviço comunitário.

Claro que todas as séries têm que ter um "lado-B"... e aqui, temos o pequeno pormenor de que esta habilidade especial do protagonista é devido a um tumor que tem no cérebro e que ele não quer retirar, mas que preocupa todos os que se preocupam com ele. Ainda é cedo para ver que tal toda esta equipa se combina, e que química é que se conseguirá gerar, mas... para quem gostar de séries light e com um tom "feel good", vale a pena espreitar este The Finder.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Estreias da Semana

The Girl with the Dragon Tattoo - Millennium 1 - Os Homens Que Odeiam As Mulheres
Realizador: David Fincher
Argumento: Steven Zaillian, Stieg Larsson
Actores: Christopher Plummer,  Daniel Craig,  Robin Wright (V),  Rooney Mara



Warrior - Combate entre Irmãos
Realizador: Gavin O'Connor
Argumento: Gavin O'Connor
Actores: Bryan Callen,  Jennifer Morrison,  Joel Edgerton,  Nick Nolte,  Tom Hardy



The Descendants - Os Descendentes
Realizador: Alexander Payne
Argumento: Alexander Payne
Actores: Amara Miller,  Beau Bridges (I),  George Clooney,  Judy Greer,  Nick Krause,  Shailene Woodley



Our Idiot Brother - O Idiota do nosso irmão
Realizador: Jesse Peretz
Argumento: David Schisgall,  Evgenia Peretz
Actores: Bob Stephenson,  Elizabeth Banks,  Nick Sullivan,  Paul Rudd (I),  Peter Hermann

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Alcatraz

Conforme combinado, já espreitei os dois primeiros episódios da nova série de J.J.Abrams e que conta com um dos escritores que trabalhou em LOST, e que pretende captar a nossa atenção misturando umas centenas de prisioneiros e dezenas de guardas da prisão de Alcatraz que terão desaparecido misteriosamente em 1963 e que agora vão reaparecendo no presente, um por um: Alcatraz.

E... dois episódios depois... não posso dizer que esteja inteiramente convencido.

A série parece-se demasiado com uma colagem de outras séries já existentes, e parece lutar com a procura de uma identidade própria... Coisa que não é ajudada pela existência de um actor icónico de Lost (Jorge Garcia), nem pela banda sonora que em certas alturas nos transporta automaticamente para a famosa série da ilha; nem tão pouco pela actriz principal, que mais parece saída da série Haven e com uns pozinhos da Olivia de Fringe.

Na melhor tradição de J.J.Abrams, já nos começaram a atirar alguns mistérios para a frente, e a presença de um chefe (Sam Neil) bastante dúbio também fazem antever boas perspectivas... desde que não seja o tipo de coisa que fique eternamente por explicar, como também tem acontecido.

Mesmo assim, vai ser série que continuarei a ver, ou não fosse eu um fã deste género de coisas... Mas, não ficarei surpreendido se a qualquer momento formos informados que a série levou uma machadada e pronto.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Dailies

Alcatraz


Da mente de alguns dos responsáveis por séries como Lost e Kyle XY, chega-nos agora este Alcatraz. Mais uma série misteriosa onde alguns condenados de Alcatraz desaparecidos reaparecem 50 anos depois.

Muitas caras conhecidas, como Sam Neil e Jorge Garcia (o Hurley de Lost), e... amanhã já vos conto que tal isto é.
Actualização: dois primeiros episódios já vistos e... - Alcatraz.


Sherlock 


O novo Sherlock actualizado da BBC chegou... e novamente chegou ao fim da sua curta 2ª season com três episódios. Episódios que continuam a demonstrar o porquê de se ter tornado num sucesso imediato, e que felizmente já têm uma 3ª season garantida.

Tal como aconteceu na primeira season, este último episódio é excelente, e vemos um Sherlock que quase é levado ao limite e que enfrenta uma decisão "impossível"... Não vos vou estragar a surpresa - que obviamente será "elementar", mas vou aguardar pela explicação detalhada no início da próxima season.

Destaque especial para a interpretação de Martin Freeman, que neste episódio tem também mais algum espaço para nos demonstrar o seu talento.


The River

E em Fevereiro, chega-nos uma nova série: The River. Em que uma equipa se aventura no Amazonas em busca de um explorador desaparecido... Sem dúvida que vai dar possibilidade para abordar muitos mistérios... esperemos que seja bem sucedida.




Leverage

Também Leverage chegou ao fim da sua 4ª season, e já tem encontro marcado com o público para a sua 5ª season. Esta série onde Timothy Hutton é o líder de um grupo de pessoas com capacidades especiais poderia ser descrita como um A-Team em versão "Heist movie", e talvez seja por isso que tem resistido tão bem.

Os dois últimos episódios estão particularmente bem conseguidos, com o penúltimo a oferecer até uma homenagem ao mítico Assalto ao Arranha-Céus de Bruce Willis; e o último... bem... terão que ver, pois é tudo ao monte! :)

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Globos de Ouro 2011

Já são conhecidos os vencedores Globos de Ouro 2011,

Prémio Cecil B. DeMille - Morgan Freeman

Melhor Filme - Drama - 'The Descendants'
Melhor Atriz - Drama - Meryl Streep – 'Iron Lady'
Melhor Ator - Drama - George Clooney – 'The Descendants'

Melhor Filme - Comédia ou Musical  - 'The Artist'
Melhor Atriz - Comédia ou Musical - Michelle Williams – 'My Week With Marilyn'
Melhor Ator - Comédia ou Musical - Jean Dujardin – 'The Artist'

Melhor Filme de Animação - 'The Adventures Of Tintin'
Melhor Filme Estrangeiro - 'A Separation' (Irão)

Melhor Atriz Secundária - Octavia Spencer – 'The Help'
Melhor Ator Secundário - Christopher Plummer – 'Beginners'

Melhor Realizador - Martin Scorsese – 'Hugo'

Melhor Argumento - Woody Allen - 'Midnight In Paris'

Melhor Banda-sonora Original - Ludovic Bource - 'The Artist'

Melhor Canção Original - "Masterpiece" – 'W.E.'
Melhor Série TV - Drama - 'Homeland'
Melhor Atriz em Série TV - Drama - Claire Danes – 'Homeland'
Melhor Ator em Série TV - Drama - Kelsey Grammer – 'Boss'

Melhor Série TV - Comédia ou Musical - 'Modern Family'
Melhor Atriz em Série TV - Comédia ou Musical - Laura Dern – 'Enlightened'
Melhor Ator em Série TV - Comédia ou Musical - Matt LeBlanc – 'Episodes'

Melhor Mini-série ou filme para TV - 'Downton Abbey'
Melhor Atriz em Mini-série ou filme para TV - Kate Winslet – 'Mildred Pierce'
Melhor Ator em Mini-série ou filme para TV - Idris Elba – 'Luther'
Melhor Atriz Secundária em Série, Mini-série ou filme para TV - Jessica Lange – 'American Horror Story'
Melhor Ator Secundário em Série, Mini-série ou filme para TV - Peter Dinklage – 'Game Of Thrones'

[via Take]

domingo, 15 de janeiro de 2012

The Hunger Games [Trailer]


Sendo baseado numa trilogia de livros este The Hunger Games poderá parecer suspeitamente semelhante a filmes como Battle Royale (baseado num livro que surgiu quase 10 anos antes dos Hunger Games), mas... metendo estados totalitários e jovens seleccionados à força para participarem num concurso onde apenas um pode sobreviver... é certo que não o vamos perder.

Até lá, fiquem com o trailer:


sábado, 14 de janeiro de 2012

Sherlock Holmes: A Game of Shadows

Guy Ritchie volta à carga, com a fórmula vencedora do anterior Sherlock Holmes mais bem afinada, este Sherlock Holmes: A Game of Shadows tinha por obrigação ser melhor que o seu predecessor.

E felizmente... é o caso!

Sherlock Holmes volta ao activo com o seu fiel companheiro Dr.Watson, e tem que enfrentar o mais temível arqui-inimigo do detective britânico: o Prof. Moriarty.

Como disse, Guy Ritchie volta a usar a mesma fórmula estreada no filme anterior (novamente assistimos ao peculiar comportamento de Sherlock, assim como a sua capacidade preditiva nos combates corpo a corpo... e com um twist final para que não seja sempre "a mesma coisa"), e agora acompanhada por algumas cenas engraçadas com câmaras de enquadramento fixo centradas nos rostos em momentos de acção, e também em super-slow-motion que, no entanto, são um bocado abusadas demais (entender-se-ia se fosse um filme de John Woo... mas aqui, não havia necessidade de tanto.)

Seja como for, isso em nada impede que este filme seja melhor que o anterior, e que agradará tanto aos fãs como também aos que tinham ficado "indecisos" no primeiro Sherlock de Guy Ritchie.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

SciFi World em Português


Numa altura em que muitas revistas de cinema encerram portas, é com especial prazer que vos informo que novos projectos estão a surgir... e logo numa das área que me é mais querida: a Scifiworld está prestes a chegar até nós em Português de Portugal! (E como não podia deixar de ser, também está no Facebook e Twitter.)


Nascido em 2005, o grupo Scifiworld desde cedo se distinguiu dos demais em Espanha. O seu trabalho de excelência tornou-o presença obrigatória nos principais festivais ibéricos do género fantástico. A revista mensal, que primeiro surgiu em formato digital, é vendida em papel há três anos e meio. Desde então a Scifiworld tem lançado com frequência livros e DVD que deram a redescobrir a história e os clássicos do terror espanhol.

Como parte da celebração do seu sexto aniversário, a revista vai expandir o seu portal para Portugal no endereço http://www.thescifiworld.com/PT. Este satélite terá versões traduzidas dos artigos da revista e do site espanhol e novos textos escritos por uma equipa nacional de colaboradores.

O projecto é coordenado por Nuno Reis, que no último ano desempenhou o cargo de correspondente da revista em Portugal. No seu currículo conta com muitos anos de cinema fantástico, incluindo a função de programador no Fantasporto - Festival Internacional de Cinema Fantástico do Porto. Em 2010 Nuno Reis arrecadou o troféu de Melhor Iniciativa do Ano pelo primeiro Encontro de Blogues de Cinema que organizou nesse mesmo festival através do blogue Antestreia e ainda o título de Melhor Blogger do Ano na cerimónia dos prestigiados Take Cinema Notebook Blog Awards, organizados pela revista de cinema Take e pelo blogue Cinema Notebook.
A versão portuguesa do portal irá nascer no início do ano de 2012, mesmo a tempo de cobrir o Fantasporto.

Mais novidades para breve...

Trespass

Pode chegar-nos de um veterano como Joel Schumacher e contar com nomes como Nicolas Cage e Nicole Kidman, mas infelizmente este Trespass não tem nada de especial a destacar.

Uma família aparentemente bem sucedida é feita refém por um grupo de homens encapuçados que lhes pretende roubar o dinheiro.

O confronto de força de vontades vai subindo de tom, com inúmeras manobras pelo meio mas que, havendo reféns à mistura, seriam obviamente pouco ou nada eficazes. Depois, atiram-se umas surpresas lá para o meio, e uma "pitada" de loucura ou coisa que tal para tentar dar um sabor diferente ao filme... Mas sinceramente, não me convenceu.

É pena... que com estes actores e realizador, tinhamos uma combinação excelente para que daqui tivesse saido um grande filme... mas assim sendo, talvez por culpa do argumento fraquinho, saiu apenas mais um filme mediano que se arrisca a ser esquecido assim que os créditos finais comecem a passar.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Bilhetes m.Ticket Vodafone na ZON Lusomundo


Certamente já sentiram o horror de chegar ao cinema em cima da hora e... depararem-se com filas intermináveis que impossibilitam por completo a entrada a tempo na sala - mesmo descontando os 10 ou 15 minutos de publicidade que nos são impingidos actualmente.

Não seria bom poder comprar os bilhetes remotamente e ter acesso directo ao cinema sem a chatice das filas? Agora é possível nos cinemas ZON Lusomundo graças ao m.Ticket da Vodafone. E olhem que é algo bem necessário, pois - não me perguntem porquê - mas estes cinemas têm o serviço de bilheteira mais lento que alguma vez vi... certamente por culpa do "multitasking" que para além dos bilhetes faz com que os funcionários também tenham que tratar das bebidas, pipocas, ter que esperar que as pessoas escolham os seus lugares priveligiados, etc. etc.

O m.Ticket está disponível em versão App para iPhones e Android, ou ser acedido via web, e permite fazer a compra de bilhetes para qualquer sessão em qualquer cinema Lusomundo. Sim, podem até escolher os lugares pretendidos... e o pagamento processa-se via MB Phone Vodafone ou Cartão de Crédito... e para os clientes Vodafone a coisa torna-se ainda mais atractiva pois os bilhetes são 0,75€ mais baratos que os bilhetes de Estudante.

Depois de efectuado o pagamento, receberão um SMS por cada bilhete, com um código único que deverão usar nos leitores m.Ticket no cinema.


A ideia parece-me excelente e tem tudo para que se torne num sucesso... Mas faltam ainda alguns pormenores: como por exemplo, no caso de clientes Zon que têm condições ainda mais atractivas (2 bilhetes pelo preço de 1) e que aqui não podem ser utilizadas (actualização: a App já suporta as promoções dos clientes ZON! :) ou então, na falta de uma opção de pagamento debitado directamente no saldo do cliente Vodafone (ou na conta da Zon, no caso de clientes que fizessem tal  registo.)

Talvez com o tempo isso venha a ser implementado... Mas sem isso, esta App será interessante para quem não for cliente Zon... o que é pena, pois sendo cliente Zon que semanalmente continua a ir ao cinema, bem que me agradaria dar-lhe muito uso.

Com a actualização que finalmente passa a permitir usufruir dos descontos do cartão ZON, esta é uma das Apps que mais me dá vontade de regressar ao cinema... (especialmente sabendo-se que uma das minhas principais críticas era precisamente o imenso tempo que se perdia na fila para comprar bilhetes! :)

Estreias da Semana

The Darkest Hour - A Hora mais Negra
Realizador: Chris Gorak
Argumento: Jon Spaihts
Actores: Emile Hirsch, Joel Kinnaman, Max Minghella, Olivia Thirlby, Rachael Taylor


Tucker and Dale vs Evil - Tucker & Dale Contra o Mal
Realizador: Eli Craig
Argumento: Eli Craig, Morgan Jurgenson
Actores: Alan Tudyk, Jesse Moss, Katrina Bowden, Tyler Labine


Moneyball - Jogada de Risco
Realizador: Bennett Miller
Argumento: Aaron Sorkin, Steven Zaillian
Actores: Brad Pitt, Jonah Hill, Kathryn Morris, Philip Seymour Hoffman, Robin Wright (V)

Outras Estreias

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Warrior


Realizado (e também escrito) Gavin O'Connor (e até entra também no filme como actor), este Warrior é sem dúvida um filme poderoso e onde Joel Edgerton, Tom Hardy e Nick Nolte fazem o seu trabalho de forma sublime.


Uma família complicada desintegrada por um pai alcoólico volta a reencontrar-se "à força". Um filho solitário regressado da guerra guardando o rancor por toda a sua vida; outro filho, agora professor numa escola, com uma vida de sonho que está prestes a desmoronar-se perante as dificuldades financeiras... E o único recurso de ambos... vender o corpo (não dessa forma) para tentarem ganhar um torneio de luta brutal, onde o prémio são 5 milhões de dólares.

Os filmes com combates têm sempre algo que apela aos mais básicos instintos animais de sobrevivência que há em nós... e isso vê-se pela forma como as pessoas (público/espectadores) reagem assim que as lutas começam; mas ainda assim, este filme não usa isso como "batota" para tornar o filme memorável. Pelo contrário... as lutas acabam por ser apenas o condimento a uma história excepcional que, quanto a mim, poderá servir de moratória quanto ao que de mais essencial existe na alma humana e que será capaz de enfrentar e vencer todas as adversidades... o amor.

Altamente recomendado, e especialmente a todos aqueles que o puderam logo de lado por ser um "filme de lutas"...

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Dailies

Benedict Cumberbatch em Star Trek 2

O nome Benedict Cumberbatch poderá ser desconhecido do grande público, mas será certamente inesquecível para todos os que já espreitaram a nova série de Sherlock Holmes adaptada aos tempos modernos. E em breve o mesmo acontecerá para muitos mais milhões de espectadores, pois o actor foi escolhido por J.J.Abrams para integrar o elenco do próximo filme Star Trek.

Enquanto uns apontam que Benedict será o vilão de serviço, J.J. Abrams prefere deixar o mistério no ar e não revela mais pormenores...

Starbuck em Riddick

E já que estamos numa de "aquisições", também a nossa bem conhecida Katee Sackhoff (a Starbuck da recente versão de Galactica) vai entrar no terceiro filme da saga Riddick, onde intepretará uma mercenária que persegue o nosso anti-herói.


Zon e Vodafone Revolucionam Compra de Bilhetes


Vai ser amanhã que vamos ficar a conhecer um novo serviço "revolucionário" na compra de bilhetes de Cinema em Portugal, e que nos chega numa parceria Zon Lusomundo e Vodafone.
Desde que não seja um serviço de compra de bilhetes que depois obrigue na mesma a ir à bilheteira... Bem... vamos ver...


Chronicle

E mais um clip sobre o filme em que o desejo por super-poderes rapidamente vai descambar e mostrar que é melhor ter cuidado com o que se deseja... Chronicle.




Curtas do Cinema

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Straw Dogs (2011)

No outro dia espreitei o original pela primeira vez... e já o fazia em jeito de preparação para assistir a este remake de Straw Dogs de 2011.

Realizado por Rod Lurie (The Last Castle) e com James Marsden, Kate Bosworth e Alexander Skarsgård nos principais papéis, o filme passa da Inglaterra rural para o interior profundo norte-americano... e onde um casal regressa à terra natal da "respectiva", para aí ter que enfrentar alguns velhos conhecimentos e hábitos que parecem perdurar.

O filme não traz nada de novo ao original, e perante a púdica audiência norte-americana, nem tão só um mamilo desnudado é visto ao longo de todo o filme. Também a cena de violação é despachada sem grande impacto... pelo que... tudo se resume apenas a dar uma nova roupagem ao velho clássico e à eterna questão de se ser julgado pelo que se é ou se parece ser.

domingo, 8 de janeiro de 2012

ATM [Trailer]


Já vimos filmes passados em caixões, e até em cabines telefónicas... por isso mesmo, porque não um passado numa caixa "multibanco"? É isso mesmo que propõe este ATM. Um simples visita à máquina para levantar dinheiro depressa se vai tornar numa luta pela sobrevivência, quando três colegas têm que enfrentar a ameaça de um desconhecido.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Real Steel

Já ia para este filme preparado para não ver um filme onde os robots fossem o elemento essencial da história... mas não é por isso que este Real Steel de Shawn Levy, com Hugh Jackman e o jovem Dakota Goyo como dupla principal, deixa de ser uma boa proposta para uma tarde bem passada.

Um filme que nos chega inspirado por "Steel" do prolífico Richard Matheson (já tinha dado um episódio de Twilight Zone, como muitas das suas histórias), e onde num futuro não muito distante, os combates de boxe passam a ser combatidos por robots.

Mas... o essencial da história não são os robots mas sim as pessoas. E aqui temos um pai que se reencontra com um filho (e vice-versa), e o reencontro com a própria humanidade, num mundo que se poderá ter perdido demasiado na "robotização" da sua sociedade.

É uma fórmula garantida de sucesso. Pai, filho, combates emotivos (embora previsíveis)... enfim. É daquelas coisas que já sabemos no que vai dar, mas que se gosta de ver e rever. :)

E guardem bem o nome do jovem Dakota Goyo na memória... pois vai certamente continuar a dar que falar nas próximas décadas.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Natures Weirdest Moments


Porque nem só de ficção vive o homem, também os documentários fazem parte do meu consumo regular de produções televisivas. E para quem gosta de ficar a conhecer um pouco mais sobre o estranho mundo em que vivemos, surge agora uma série sobre a Natureza que irão gostar de espreitar.

Neste Nature's Weirdest Events, ficamos a conhecer episódios e acontecimentos bizarros que por muito estranhos que pareçam... têm origens naturais.

No primeiro episódio ficamos a conhecer coisas como sapos que explodem, bichos da seda baralhados, pragas de proporções bíblicas... e muito mais.

Uma série da BBC que recomendo a todos os que gostarem destas coisas. :)


(Não sei se o vídeo abaixo vai durar muito, já que tem o episódio completo... mas pronto.)

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Estreias da Semana

Sherlock Holmes: A Game of Shadows - Sherlock Holmes: Jogo de Sombras
Realizador: Guy Ritchie
Argumento: Kieran Mulroney
Actores: Jared Harris, Jude Law, Noomi Rapace, Rachel McAdams, Robert Downey Jr.


The Double - O Espião Fantasma
Realizador: Michael Brandt
Argumento: Derek Haas, Michael Brandt
Actores: Martin Sheen, Odette Annable, Richard Gere, Stana Katic, Topher Grace


Cave of Forgotten Dreams - A Gruta dos Sonhos Perdidos
Realizador: Werner Herzog
Argumento: Werner Herzog


Outras estreias:

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

The Ides of March

Realizado por George Clooney, chega-nos mais um filme sobre integridade humana (e/ou falta dela) que serve igualmente de crítica à sociedade actual - mas cuja questão fundamental será talvez algo bem mais profundo e que nos acompanha ao longo dos milénios.

Neste The Ides of March, encontramos um elenco de luxo: Ryan Gosling, George Clooney, Philip Seymour Hoffman, Paul Giamatti, Evan Rachel Wood, Marisa Tomei, etc. E acompanhamos um jovem e idealista gestor de campanha para umas eleições presidenciais.

De um início idílico, rapidamente vamos sendo arrastados para os jogos de manipulação e intrigas que habitualmente se associam a estas andanças, e onde os segredos de uns se revelam as armas de outros...

Brilhantemente executado, somos imediatamente arrastados para o interior dos dilemas do personagem principal, que graças a esses acontecimentos é obrigado a tirar um curso instantâneo sobre a dura realidade em que vivemos... E deixando-nos com um olhar que serve de introspecção a cada um de nós: e se fossemos nós, o que faríamos?

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Dailies

Sherlock Holmes de Regresso

Bem a tempo da chegada do mais recente filme do mais famoso detective britânico às nossas salas de cinema esta semana, eis que na TV estreia igualmente a segunda season da reintepretação de um Sherlock mais moderno, e fã dos SMS.

Logo à partida posso deduzir que este segundo pacote de 3 episódios de 90 minutos vai saber - à semelhança do que aconteceu com o primeiro - a muito pouco.

Mas... é da maneira que assim se pode começar já a "exigir" uma terceira temporada à BBC.

Actualização: já pude ver, e aprova... como os anteriores. O episódio começa exactamente onde o anterior terminava... e a partir daí... é sempre a abrir. :)


007 Skyfall


Ainda muito pouco se sabe sobre o próximo filme da saga 007 que se irá chamar Skyfall; mas isso não impediu que pouco menos de 300 dias da sua estreia, o site oficial 007.com já ofereça um contador decrescente e prometa ir revelando mais informações ao longo dos próximos meses.

Embora com Ralph Fiennes e Javier Bardem a acompanharem Daniel Craig... já se pode imaginar que não vai sair coisa boa! :)


Looper mistura Viagens no Tempo com Bruce Willis

Recheado de caras conhecidas (Joseph Gordon-Levitt, Bruce Willis, Emily Blunt, Piper Perabo, etc.), este Looper parece ter tudo para se tornar num dos melhores filmes com viagens no tempo à mistura.

Assim por alto, a coisa funciona da seguinte forma: os loopers são assassinos que trabalham para a máfia, e que matam pessoas que são enviadas do futuro para o passado - evitando assim complicações "no futuro". Mas, para que tudo fique devidamente arrumado, algumas dessas vítimas são os próprios assassinos, na sua versão futura. E é quando um desses assassinatos falha que tudo se vai complicar, com as duas versões "temporais" da mesma pessoa (Joseph Gordon-Levitt e Bruce Willis) a terem que se desenrascar da melhor forma...


Séries em Regresso

E com o novo ano, muitas séries voltam para nos acompanhar nos serões. Nos próximos 8 dias vamos poder dar as boas-vindas a:
  • A Gifted Man
  • Star Wars: The Clone Wars
  • Supernatural
  • Secret Circle
  • Vampire Diaries
  • Nikita 
  • Once Upon A Time
  • Californication
  • Castle
  • 30 Rock
  • Person of Interest
  • Bones
  • The Mentalist 
  • Grimm
  • Fringe


Upside Down Trailer


E para terminar, um filme de fazer virar a cabeça. Em Upside Down temos Kirsten Dunst e Jum Sturgess, que vivem em dois mundos opostos virados de pernas para o ar: os de "cima", e os "de baixo". Uma história de amor sem pés nem cabeça... mas que só pelo visual vai merecer ser visto! :)

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Three Inches


Este Three Inches é um episódio piloto de uma série que infelizmente (ou não) não recebeu a aprovação para se concretizar. E rapidamente se descobre porquê, já que se trata de uma série com super-heróis da 2ª divisão, à semelhança da Alphas, quando comparado com séries como Heroes.

O nosso "herói" principal ainda vive com a mãe aos 26 anos, ainda não se declarou à sua amada de infância, e tem um amigo que continuamente lhe relembra da necessidade de arranjarem a sua própria casa. Depois de levar com um relâmpago, o personagem principal ganha o poder de movimentar qualquer objecto com a mente... mas apenas por uma distância de três polegadas (e sim, eles lá inventam uma desculpa para que ele não possa continuamente mexer algo por 3+3+3+3+3+... polegadas até ao infinito.)


Para além dele, surge também uma equipa, com outros estranhos personagens com poderes curiosos: desde um que consegue ver o futuro; outra que consegue imitar qualquer som; uma manipuladora de sentimentos; e um "mal-cheiroso" humano...

O canal optou por escolher Alphas para a passagem a série... e mal por mal, acho que este mereceria ter tido a mesma hipótese (embora nenhum deles seja obviamente uma série que se destaque de forma especial)... embora aqui fosse vocacionado para um público mais "tween".

domingo, 1 de janeiro de 2012

Seeking Justice

Para começar bem o ano, nada como espreitar um filme que chegou esta semana às nossas salas de cinema: Seeking Justice com Nicolas Cage, realizado por Roger Donaldson (responsável por filmes como Sleeping Dogs, Cocktail, Thirteen Days, Dante's Peak, The Recruit, The Bank Job).

Admito que entrei na sala de cinema à espera de ver um filme ao bom velho estilo dos filmes de vingança à lá Charles Bronson... e até certo ponto, tudo parecia ir nesse sentido.

Um casal "normal", o marido (Nicolas Cage) sendo professor numa escola problemática, a mulher (January Jones) uma violoncelista numa orquestra, vai vivendo a sua vida como todos os outras pessoas... até ao dia em que ela é atacada violentamente e violada.

Entra então em cena um estranho personagem que diz representar um grupo de cidadãos preocupados com o rumo da sociedade e a impunidade com que os criminosos actuam, e que se oferece para resolver o assunto. Em troca pede apenas que ele fique disponível para lhes fazer um favor no futuro...

É o primeiro passo de um dilema moral que vai ser recorrente ao longo do filme...

SPOILERS AHEAD

Rapidamente se percebe que o filme vai descambar para outros caminhos. Afinal, o favor que lhe é pedido é que ele mate um outro alegado criminoso - que afinal se vem a descobrir ser um repórter que investigava esta sociedade secreta que faz justiça pelas próprias mãos... ou melhor dizendo, utilizando as mãos de pessoas inocentes colocadas em situações de decisão "impossíveis".

A partir do momento em que a linha é atravessada, o filme transforma-se num filme de "desespero" onde tudo vale e tudo serve para sobreviver e tentar resolver o problema.

SPOILERS END

Supreendentemente, Nicolas Cage consegue estar bastante bem neste papel de "pessoa normal" atormentada pela força das circunstâncias... embora a certo ponto me pareça um pouco irrealista o desprendimento que teve das regras "sociais"... mas, é filme, e funciona bem... e é isso que interessa!

Podem ir ver... mas não fiquem com ideias de aplicar justiça pelas próprias mãos... que neste ano de 2012 bem sabemos que vamos ter muitas vezes vontade de fazer isso mesmo! :)

Related Posts with Thumbnails