sábado, 21 de janeiro de 2012

The Girl with the Dragon Tattoo

Já estreou nas salas nacionais o mais recente trabalho de David Fincher, e que nos apresenta uma dupla improvável em papeis também talvez improváveis: Daniel Craig e a jovem Rooney Mara (irmã da Kate Mara) num remake de um filme bem recente, The Girl with the Dragon Tattoo (o original é de 2009).

Baseado numa trilogia de um escritor e jornalista sueco, Stieg Larsson, conhecida por Millenium e publicada após a sua morte em 2004, a história teve tanto sucesso que rapidamente foi adaptada para o cinema... e Hollywood não resistiu a refazer o serviço para um mercado onde muitos não estariam dispostos a ver um filme nórdico.

(Infelizmente, tenho admitir que também eu não vi - ainda - os filmes originais, mas foi mesmo por falta de oportunidade. E vai ser algo que agora passou para o topo da lista de prioridades! :)

Este primeiro filme aborda um jornalista em descrédito depois de ter perdido um caso por difamação contra um poderoso empresário sueco e que é contratado por um idoso para tentar resolver um mistério que perdura há 40 anos. Pelo caminho, vai ter que recorrer à ajuda de uma estranha assistente com dotes para a informática e para descobrir todo o tipo de informação.

Inicialmente, tenho que admitir que fiquei um pouco "chocado" ao tentar ver actores ingleses fazer o papel de suecos (tal como no The Boy in the Striped Pajamas se ver uma família Nazi a falar inglês)... mas depressa isso passa para segundo plano e somos absorvidos pela história, ela própria excelente, e aqui excelentemente transposta para o ecrã sob a direcção de David Fincher.

É realmente um grande filme, e não me refiro aos mais de 160 minutos de duração. Altamente recomendado, e com a vantagem adicional de não terminar "a meio" de uma história que será depois continuada... Aqui o espectador entra e sai da sala de cinema "de barriga cheia" e plenamente satisfeito!

Agora é só esperar pelo próximos desta trilogia que tem um quarto livro inacabado, e esboços preliminares para um possível quinto livro.

  • The Girl with the Dragon Tattoo
  • The Girl Who Played with Fire
  • The Girl Who Kicked the Hornets' Nest


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails