Filme que acompanha uma família da alta-classe alemã durante a 2ª Guerra Mundial e o Holocausto nos campos de concentração, este The Boy in the Striped Pajamas é um filme que não deixará ninguém indiferente.
O chefe de família sendo um oficial que fica encarregado de um campo de extermínio, a família muda-se para uma vivenda remota nos arredores do "local de trabalho". E é aí que o percurso dos seus dois filhos toma rumos diferentes. A filha, mais velha, embarca nos ideais nazis; ao mesmo tempo que o filho, mais novo, continua a sonhar os sonhos habituais de infância e acaba por fazer contacto com um estranho rapaz de "pijama às riscas".
O filme vai-se desenrolando de forma lenta mas que nos prende a atenção, e - embora a certo ponto se torne previsível o que irá acontecer - isso em nada detrai o resultado final global.
A única coisa que me irritou profundamente de início, foi ter uma família alemã a falar um inglês quase artistocrático, que por inúmeras vezes me "tirou" do ambiente que se pretendia criar. Era uma das coisas que deveria ter sido mantida, para maior realismo, e evitar o recorrente sentimento que estamos apenas a ver uma "encenação".
De qualquer forma, é um filme "obrigatório".
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
The Boy in the Striped Pajamas
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O filme é muito bom.
ResponderEliminarO filme é bom, mas ao mesmo tempo um pouco irreal já que seria bastante difícil os rapazes manterem tantos encontros sem serem detectados!
ResponderEliminarAfinal ele nem se escondiam :)