domingo, 1 de janeiro de 2012

Seeking Justice

Para começar bem o ano, nada como espreitar um filme que chegou esta semana às nossas salas de cinema: Seeking Justice com Nicolas Cage, realizado por Roger Donaldson (responsável por filmes como Sleeping Dogs, Cocktail, Thirteen Days, Dante's Peak, The Recruit, The Bank Job).

Admito que entrei na sala de cinema à espera de ver um filme ao bom velho estilo dos filmes de vingança à lá Charles Bronson... e até certo ponto, tudo parecia ir nesse sentido.

Um casal "normal", o marido (Nicolas Cage) sendo professor numa escola problemática, a mulher (January Jones) uma violoncelista numa orquestra, vai vivendo a sua vida como todos os outras pessoas... até ao dia em que ela é atacada violentamente e violada.

Entra então em cena um estranho personagem que diz representar um grupo de cidadãos preocupados com o rumo da sociedade e a impunidade com que os criminosos actuam, e que se oferece para resolver o assunto. Em troca pede apenas que ele fique disponível para lhes fazer um favor no futuro...

É o primeiro passo de um dilema moral que vai ser recorrente ao longo do filme...

SPOILERS AHEAD

Rapidamente se percebe que o filme vai descambar para outros caminhos. Afinal, o favor que lhe é pedido é que ele mate um outro alegado criminoso - que afinal se vem a descobrir ser um repórter que investigava esta sociedade secreta que faz justiça pelas próprias mãos... ou melhor dizendo, utilizando as mãos de pessoas inocentes colocadas em situações de decisão "impossíveis".

A partir do momento em que a linha é atravessada, o filme transforma-se num filme de "desespero" onde tudo vale e tudo serve para sobreviver e tentar resolver o problema.

SPOILERS END

Supreendentemente, Nicolas Cage consegue estar bastante bem neste papel de "pessoa normal" atormentada pela força das circunstâncias... embora a certo ponto me pareça um pouco irrealista o desprendimento que teve das regras "sociais"... mas, é filme, e funciona bem... e é isso que interessa!

Podem ir ver... mas não fiquem com ideias de aplicar justiça pelas próprias mãos... que neste ano de 2012 bem sabemos que vamos ter muitas vezes vontade de fazer isso mesmo! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails