quinta-feira, 31 de julho de 2014

Estreias da Semana

Hercules - Hércules
Realizador: Brett Ratner
Actores: Dwayne Johnson, Irina Shayk, John Hurt


Step Up: All In - Step Up 5 - Todos Dançam
Realizador: Trish Sie
Actores: Ryan Guzman, Briana Evigan, Stephen Boss


La Jalousie - Ciúme
Realizador: Philippe Garrel
Actores: Louis Garrel, Anna Mouglalis, Emanuela Ponzano


Ruas Rivais
Realizador: Márcio Loureiro
Actores: Bruno Leça, Ruben Valle, Fábio Lopes





Outras Estreias
  • Bethlehem - Belém
  • Hundraåringen som klev ut genom fönstret och försvann  - O Centenário Que Fugiu Pela Janela e Desapareceu
  • Kvinden i Buret - O Guardião das Causas Perdidas
  • Când se lasa seara peste Bucuresti sau metabolism - Quando a Noite Cai em Bucareste ou Metabolismo


quarta-feira, 30 de julho de 2014

The Hobbit: The Battle of the Five Armies [Trailer]


Já se começa a tornar numa tradição que por altura do Natal se receba uma nova aventura épica passada na Middle-Earth, e este ano não será excepção com a chegada de mais um capítulo de The Hobbit: The Battle of the Five Armies.

Embora ainda seja um teaser trailer (o primeiro trailer "completo" apenas deverá chegar depois do Verão, pois parece que ainda falta muito "tratamento digital" para tornar as imagens filmadas na visão épica que poderemos ver no cinema), já dá para ficar com uma pequena ideia do que nos espera neste filme que muitos desejariam ter visto logo de seguida ao filme anterior.

... Mas esta moda de partir os filmes em dois ou três... bem... pode ser que passe!


terça-feira, 29 de julho de 2014

Air [trailer]


Bastaria dizerem-me que era um filme passado num bunker com sobreviventes num futuro pós-apocalíptico para que passasse logo a figurar na minha lista de filmes a não perder, mas parece-me que este Air vai ser mesmo um filme de nos fazer suster a respiração.

Depois da atmosfera se ter tornado irrespirável, o que resta da humanidade está congelada num bunker, para serem acordados quando for possível repovoar o nosso planeta. Só que em breve os dois encarregados responsáveis por esta instalação vão ter que lidar com um problema... de falta de ar!

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Mad Max: Fury Road [Trailer]


Ainda no outro dia falávamos do poster deste novo Mad Max: Fury Road, ansiosos por saber o que nos aguardava, e eis que já nos fizeram a vontade: já temos trailer... e que trailer!

Se receavam que este novo Mad Max se fosse deixar contagiar pelos efeitos digitais que simplificam tornar realidade tudo aquilo que se deseje, parece que poderão ficar descansados. Este Fury Road atira-nos imediatamente para o tempo dos filmes anteriores, em que tudo era feito "à moda antiga" e por isso tendo uma crueza visual que se destaca ainda mais nestes tempos modernos.

O nosso Mad Max vai estar em grandes apuros... mas isso é algo que já estaria implícito num filme com o seu nome no título. Bem vindo de novo Max, sem dúvida que vais fazer com que várias novas gerações fiquem curiosas por ir ver os teus filmes anteriores. :)


domingo, 27 de julho de 2014

Brisbane Nuclear Olympics


A curta de hoje é mesmo curta, mas nem por isso deixará de nos fazer pensar durante bastante mais tempo que a sua duração.

Como seria a vida num futuro não muito distante, onde as cidades continuassem a competir pela realização dos Jogos Olímpicos - mesmo estando sob um inverno nuclear; epidemias; a sofrer com a subida do nível do mar; condições atmosféricas ciclónicas; racionamento de água potável; e outras desgraças que poderão estar bem mais próximas de se tornarem realidade do que aquilo que gostaríamos de imaginar.

Será mesmo este o futuro que queremos?

sábado, 26 de julho de 2014

Tudo o que está errado com The Matrix Reloaded


Depois do sucesso de The Matrix em 1999, o público desesperou durante vários anos até finalmente poder ver The Matrix Reloaded em 2003. Como sempre, há quem tenha gostado, há quem tenha detestado, mas nada disso invalida que muitas coisas tenham sido realmente "mal feitas". O seguinte vídeo mostra-nos nada mais nada menos que 171 coisas que poderão querer reconsiderar sempre que pensarem em falar bem do filme.

(Confissão: mesmo com todos os erros mencionais - e não concordando com todos-  não me importei de o ver! ;P)


sexta-feira, 25 de julho de 2014

Halo: Nightfall [Trailer]


Já podemos espreitar um pouco do que nos espera em Halo: Nightfall, a série live-action que irá dar a conhecer na televisão o Universo que milhões de jogadores já conhecem das suas Xbox - e que conta com o nome de Ridley Scott como produtor executivo.

A saga Halo assenta numa história fascinante e que há muito se esperava ver adaptada para o cinema ou televisão, e onde o personagem principal é o célebre Master Chief,  um super-soldado "Spartan" com a sua armadura high-tech e acompanhado por Cortana, uma inteligência-artificial que também faz parte integrante do desenrolar da aventura.

Em Nightfall, iremos acompanhar um agente chamado Jameson Locke, que irá também fazer parte do futuro jogo Halo 5: Guardians, embora por agora poucos detalhes se conheçam. Sendo uma série para TV, teremos que desculpar algumas coisas (embora séries como Game of Throne, e até os mais recentes The Strain e Extant mostrem que é possível ter produções "de luxo" na TV). Neste trailer de Halo: Nightfall há cenas que me parecem muito bem conseguidas e com o ambiente que se pretendia... mas também algumas que têm um aspecto que ainda deixa a desejar.

Esperemos que quando finalmente chegar aos nossos televisores, a coisa já esteja melhor conseguida.


quinta-feira, 24 de julho de 2014

Mad Max: Fury Road [Poster]


Mad Max é um daqueles títulos que marcou várias gerações, e que há muito deveria ter sido revisitado. Finalmente, esse dia vai-se aproximando, agora com uns mais "frescos" Tom Hardy e Charlize Theron como protagonistas. Mad Max Fury Road vai marcar o regresso de George Miller a este universo (o mesmo realizador dos filmes originais, mas que nos últimos tempos tem andado em registos bem diferentes: Happy Feet, e Babe), mas teremos que esperar até 2015 para vermos o que dali irá sair.

Para já temos que ir revisitando velhas memórias - o que não irá ser difícil olhando-se para o poster, que por si só nos faz ter vontade de rever os originais (bem, pelo menos os dois primeiros filmes... já que o terceiro, fica um pouco "à parte").

E vocês... que expectativas têm para este regresso ao mundo apocalíptico de Mad Max, e que o poster parece posicionar entre o primeiro e o segundo filme, ainda com o icónico carro de Max "intacto"?

Actualização:temos trailer!

Estreias da Semana

Snowpiercer - Expresso do Amanhã
Realização Bong Joon-ho
Com Chris Evans, Jamie Bell, John Hurt


Sex Tape - O Nosso Video Proibido
Realização Jake Kasdan
Com Cameron Diaz, Jason Segel, Rob Lowe


The Immigrant - A Imigrante
Realização James Gray
Com Jeremy Renner, Marion Cotillard, Joaquin Phoenix


Qu'est-ce Qu'on a Fait au Bon Dieu - Que Mal Fiz Eu a Deus?
Realização Philippe de Chauveron
Com Christian Clavier, Chantal Lauby, Ary Abittan




Outras Estreias
  • Ohayô - Bom Dia
  • Akibiyori - O Fim do Outono
  • Higanbana - Flor do Equinócio

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Divergent

Alguns poderão achar que há algumas semelhanças entre o universo de Divergent e Hunger Games, mas a verdade é que filmes que segregam a sociedade em diferentes castas/facções não são nada de novo e há muito que são tema prolífico para os escritores de ficção. Em Divergent temos um mundo onde os cidadãos têm que se enquadrar numa de cinco facções, criadas com o intuito de evitar as guerras e destruição da sociedade... mas que depressa se descobre que afinal isso parece ser mais difícil de conseguir na prática do que na teoria.

A nossa heroína é uma das jovens que tem dificuldade em se alinhar com qualquer uma das facções, e que acaba por descobrir ser uma "divergente" - pessoas de espírito livre capaz de escapar ao conformismo e manipulação, e que por isso são perseguidas pela sociedade como indesejadas. No entanto, vai ser essa sua capacidade que irá permitir evitar um massacre, quando uma das facções tenta passar a ser a facção governante.

Embora existam alguns aspectos marcadamente adolescentes (público ao qual se destina primariamente), Divergent acaba por ser uma boa surpresa, mesmo não trazendo propriamente nada de novo. As críticas sociais são muitas; o desejo de saber quem se é, independentemente do que os pais e amigos acham, também se alinhará com o que muitos jovens sentirão "na pele"; são coisas que também os mais velhos já terão visto e acompanhado noutras obras na sua adolescência - mas que não invalidam que não voltem a surgir ciclicamente a cada nova geração.

Se gostaram do filme, gostarão também de saber que o próximo capítulo - Insurgent - já está em filmagens, com estreia agendada para o próximo ano. O que poderão não gostar de saber é que esta trilogia também seguiu a moda de fazer render o último capítulo, apostando no terceiro filme dividido em duas partes: Allegiant: Part I e Part II (para 2016 e 2017 respectivamente).

terça-feira, 22 de julho de 2014

Transcendence

Sendo fã assumido de ficção, não deixei que as más críticas a Transcendence me demovessem. Um filme sobre a chamada "singularity" - o ponto em que a inteligência artificial superará (e de forma cada vez mais acelerada) a capacidade intelectual humana.

Tratando-se do filme de estreia como realizador de Walter Pfister (que já trabalhou em filmes como The Dark Knight e Inception como director de fotografia), já seria de esperar que se desse algum "desconto" quanto a possíveis erros. E neste caso, penso que a opção de usar actores bem conhecidos, como Johnny Depp, Rebecca Hall, e Paul Bettany, acabou por funcionar "contra" o filme.

Johnny Depp é um cientista pioneiro no campo da inteligência artificial, que depois de ser ferido mortalmente por um grupo "anti-tecnologia", tem como última hipótese de sobrevivência passar o seu cérebro/consciência para o computador.

Mas depressa a sua capacidade acrescida de raciocínio digital começa a expandir-se, tornado possíveis coisas "impossíveis"... e começando a criar dúvidas quanto a poder estar a ir "longe demais".

A premissa é interessante e daria pano para mangas, mas no filme acaba por ser tratada de forma nada aprofundada e acelerada, como se o interesse fosse apenas chegar às cenas de acção, quando o próprio governo é chamado a intervir para lidar com esta "ameaça".

Como filme de ficção, deverá sempre ser visto. Mas infelizmente, não é filme do qual se saia com a satisfação de ter visto um "grande filme", nem que tão pouco nos faz querer pensar no assunto. Esperava algo bastante melhor.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

NOS lança filmes com audiodescrição no Videoclube


Tentem ver um filme com olhos fechados... rapidamente se aperceberão o quanto a ausência de diálogos vos deixa literalmente "às escuras". No entanto é essa a experiência que milhares de pessoas com deficiências visuais enfrentam diariamente, e que a NOS vem agora tentar ajudar.

A partir de agora os clientes NOS com deficiência visual têm acesso, através do Videoclube, a filmes com audiodescrição no Videoclube. São mais de 30 filmes portugueses disponíveis, que podem ser encontrados na categoria sob a secção "Cinema em Português com Audiodescrição."

Para além dos diálogos, os filmes incluídos nesta secção contêm uma locução que descreve cada cena em termos de cenários, figurinos, expressões faciais, linguagem corporal, entrada e saída de personagens, etc. Dando um relato auditivo de todas as coisas de relevo que se passam no ecrã, e permitindo que também as as pessoas com deficiência visual possam "rever" estes filmes clássicos com uma nova perspectiva.

Entre os filmes disponíveis encontramos títulos como: Alice, Porto da Minha Infância, O Milagre Segundo Salomé, Kiss Me, O Querido Lilás, 5 Dias 5 Noites, Odete e Atrás das Nuvens, sendo de esperar que no futuro a NOS possa alargar este serviço a outros filmes, incluindo os últimos êxitos estrangeiros.

domingo, 20 de julho de 2014

Futurama recriado em CGI 3D


Matt Groening poderá mais rapidamente associado aos Simpsons, mas para os fãs da ficção científica será igualmente associado ao fantástico Futurama e as aventuras do jovem Fry que fica congelado durante mil anos e terá que enfrentar a vida no futuro distante.

Agora, temos um artista que se inspirou na série e nos apresenta como poderia ser o Futurama caso trocasse a animação de aspecto tradicional por imagens criadas por computador (CGI). E o resultado... aprova!

Venha de lá uma seríe em CGI, ou até uma longa-metragem, que cá estaremos para a receber de braços, e olhos, abertos. :)

sábado, 19 de julho de 2014

Nos Bastidores do Dawn of the Planet of the Apes


Quem for ver o mais recente capítulo da saga do Planeta dos Macacos, que acaba de chegar ao nosso país - Dawn of the Planet of the Apes - dificilmente estará a pensar em quanto daquilo que está a ver é real ou não, mas para as pessoas que foram responsáveis por criar os efeitos digitais do filme... a coisa foi um verdadeiro terror.

A primeira imagem dá-nos uma pequena ideia do trabalho envolvido em transformar as imagens filmadas naquelas que poderão ver projectadas na tela do cinema; e houve uma cena em particular (a do tanque de guerra), em que foram necessárias mais de 1000 versões até finalmente se chegar ao resultado pretendido pelo realizador.

... Imaginem o que seria fazerem algo, e após 900 tentativas continuarem a dizer-vos... "ah, mas falta ainda aquele bocadinho ali..." Definitivamente, acho que é preferível estarmos "deste lado" do ecrã e não termos que nos preocupar em como é que aquilo surgiu. Deixemos isso a cargo da "magia do cinema"! :)



sexta-feira, 18 de julho de 2014

Dawn of the Planet of the Apes

A "macacada" está de regresso aos cinemas nacionais, que é como quem diz, o mais recente capítulo da saga "Planet of the Apes" iniciada em 1968. Este Dawn of the Planet of the Apes dá seguimento ao filme anterior, retomando a história 10 anos no futuro.

Neste futuro, os macacos vão vivendo pacificamente na sua sociedade criada no meio da floresta, sem contacto com os humanos há anos. Humanos esses que foram praticamente dizimados por um vírus, e inde os sobreviventes tentam também reconstruir tudo o que se perdeu. Para isso irão precisar de entrar no território dominado pelos macacos para reactivar uma barragem e gerar energia... algo que irá despoletar uma sequência de acontecimentos, de parte a parte, que irá resultar em trágicos desentendimentos e conflitos.

A moral da história é que não só os humanos terão a sua parte "animal"... como também os animais se calhar terão uma parte demasiado "humana" (algo que, para que nem sequer fique apenas subjacente, é expressamente dito no próprio filme - a tal mania dos americanos quererem explicar as coisas bem demais, para que não restem margens para dúvidas).

O resultado é um filme que mistura amizade, família, confiança, liderança, traição, e onde a "macacada" poderia muito bem ser sinónimo de muitas outras coisas. Um último reparo para as "homenagens" que vão sendo feitas ao filme original; não só pelas cenas a cavalo, como pelas "esculturas" que são feitas pelos macacos em jeito de advertência, e outros elementos que vão surgindo ao longo do filme.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Estreias da Semana

Dawn of the Planet of the Apes - Planeta dos Macacos: A Revolta
Realizador: Matt Reeves
Actores: Andy Serkis, Judy Greer, Terry Notary

Planes: Fire & Rescue - Aviões: Equipa de Resgate
Realizador: Roberts Gannaway
Actores: Julie Bowen, Dane Cook

InAPPropriate Comedy - Comédia InAPPropriada
Realização Vince Offer
Actores: Rob Schneider, Michelle Rodriguez, Adrien Brody


The Zero Theorem - O Teorema Zero
Realizador: Terry Gilliam
Actores: Christoph Waltz, Matt Damon, Ben Whishaw




Outras Estreias

  • Un château En Italie - Um Castelo em Itália
  • Ida
  • Omar

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Need for Speed

Scott Waugh já entrou em dezenas de filmes como duplo, e já nos trouxe filmes que nos mostram a vida militar um pouco mais próxima da realidade. Por isso, realizar num filme de acção baseado numa das mais populares sagas de videojogos de corridas poderia não ser inesperado.

Este Need for Speed vem demonstrar novamente que transferir jogos para o cinema nem sempre (quase nunca?) resulta; embora curiosamente o filme pareça estar a agradar a maioria do público. (O horror: estarei a tornar-me num daqueles críticos cujas opiniões são completamente opostas à do "público"?)

Não me parece haver qualquer dúvida que este Need for Speed só se tornou realidade graças ao sucesso de filmes como o Fast & Furious. E novamente estamos perante uma história que parece saída de uma caixa de cereais: grupo de amigos em dificuldades corre para ir ganhando dinheiro; durante uma corrida com o "irritante menino rico" ele provoca um acidente que mata uma pessoa; o nosso "herói" leva com as culpas e vai para a cadeia; quando sai parte em busca de vingança, que será levada a cabo numa corrida secreta.

Basicamente é isso; e embora não faltem bólides no ecrã, lamento dizer-vos que as cenas de corridas e de perseguição nem sequer chegam a ser verdadeiramente cativantes ou impressionantes - e não é pelo facto de no início prestarem homenagem ao Bullit que isso contribui para o resultado final. Há também outras coisas que parecem completamente disparatadas, como quando ele cede o volante do potente Mustang à rapariga que o acompanhava - como se fosse um "grande momento" - mas esquecendo-se que na verdade, tinha sido ela a conduzir o carro quando lho foi entregar (portanto... qual a novidade?)

Se há coisa que o filme faz bem, e há que lhe dar crédito, é precisamente aquilo que o realizador já nos tinha mostrado nos seus filmes anteriores: o ambiente de camaradagem entre o grupo que rodeia o nosso herói. E aí, há que admiti-lo, consegue fazê-lo de forma superior ao que temos em filmes como Fast & Furious. Penso também que Aaron Paul e Dominic Cooper no papel do seu rival não terão sido propriamente as melhores opções para os personagens que interpretam... mas novamente, se calhar sou eu que estou a ser demasiado esquisito.

Não é que eu estivesse à espera de uma obra prima, vindo de um filme que é uma adaptação de um videojogo, e não é que o filme seja completamente mau; mas... posso dizer que é precisamente o tipo de filme que estava à espera... e neste caso, isso não é assim um elogio tão grande quanto gostaria que pudesse ser.


terça-feira, 15 de julho de 2014

Big Hero 6 [trailer]


A Disney parece estar destinada a ter mais um filme de animação de sucesso, depois de todos aqueles com que já conta no seu historial. Big Hero 6 chegará aos ecrãs mais para o final do ano, mas pelo que podemos ver no trailer, irá ser responsável por nos trazer mais um icónico e adorável herói para juntar à família.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Blue Ruin

Por vezes há filmes que nos passam despercebidos e se tornam em autênticas pérolas que conseguem um lugar especial nas nossas memórias; Blue Ruin arrisca-se a ser um desses casos.

Este filme não conta com nenhum actor ou realizador particularmente famoso ou conhecido; e a sua história parece ser idêntica a tantas outras... mas a verdade é que nos é apresentada de uma forma cativante que nos deixa colados ao ecrã e continuamente a imaginar como reagiríamos se tivéssemos em tal situação.

De início vamos acompanhando a vida de um autêntico "sem-abrigo" (que no entanto tem abrigo, no seu automóvel em estado decadente), uma pessoa que passado algum tempo parece adquirir um novo propósito na sua vida quando as autoridades o informam de que o assassino dos seus pais vai ser posto em liberdade. A partir daí começa uma história de vingança e sobrevivência, onde pelo meio vamos descobrindo as rivalidades familiares que levaram à destruição destas famílias.

Ao contrário dos filmes de vingança onde o vingador se torna num super-herói; em Blue Ruin estamos perante um vingador que não está claramente habilitado a tal tarefa, e isso torna-o bastante mais humano e alguém com o qual qualquer pessoa se poderá identificar.

Bem... acreditem em mim, se tiverem oportunidade espreitem este filme! :)

domingo, 13 de julho de 2014

Ambiancé - o mais longo filme - já tem teaser (de 72 minutos)


O cinema enquanto arte dá por vezes origem a alguns experimentalismos um pouco desmedidos. Filmes de longa duração não são nada de novo - mas este Ambiancé pretende superá-los a todos.

Se pensavam que filmes comerciais com mais de 14h, ou fillmes experimentais com 240h, eram um completo disparate exagerado, então vão ter um novo candidato a quem aplicar todos os adjectivos que quiserem "ventilar". É que este Ambiancé é um filme com 720h de duração (sim, são 30 dias de filme ininterrupto), e para nos dar um "gostinho" do que nos espera, lançou agora um "curto" teaser... com apenas 72 minutos.


sábado, 12 de julho de 2014

Os efeitos de Game of Thrones


Game of Thrones é uma das mais mediáticas séries da actualidade, e enquanto devoramos cada episódio não é fácil reparar onde é que terminam as imagens reais e começa a magia dos efeitos digitais. O vídeo que vos trago hoje irá ajudar a que olhem para a série com outros olhos... e a dar valor a todo o trabalho que Game of Thrones dá aos responsáveis pelos efeitos visuais, e que até em cenas aparentemente "banais" por vezes não escapam a ter que se eliminar ou adicionar coisas na imagem.

Aliás, mesmo sabendo-se que muitas das coisas são "efeitos", não deixa de ser de destacar a qualidade com que os mesmos são feitos... e que nada ficam a dever aos que são feitos nas grandes produções cinematográficas. (Aliás, até me arrisco a dizer que são melhores do que em muitas delas!)

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Exodus: Gods And Kings [Trailer]


Já temos trailer para o próximo filme de Ridley Scott, que segue-se a Noah para trazer de novo os acontecimento bíblicos para o grande ecrã (nada de novo, considerando os grandes épicos de Hollywood da década de 50).

Em Exodus: Gods And Kings teremos Christian Bale como Moisés e Joel Edgerton como faraó, recontando a história do Êxodo, e onde certamente o episódio de afastar as águas do Mar Vermelho irá adquirir novas proporções graças aos modernos efeitos visuais.

... Mesmo assim, espero é que ele se dedique ao Prometheus 2. :)


Sabotage

Arnold Schwarzenegger parece ter decidido regressar aos velhos tempos de action hero e em Sabotage fá-lo com o reputado David Ayer (escritor de Training Day) na cadeira de realizador.

Em Sabotage, Schwarzenegger é John 'Breacher' Wharton, o líder de uma brigada anti-droga repleta de "durões" (e de caras conhecidas: Sam Worthington, Joe Manganiello, Josh Holloway, Terrence Howard, Max Martini, entre outros), que decide aproveitar uma rusga para tentar meter ao bolso 10 milhões de dólares de um cartel. Só que depois de terem escondido o dinheiro, quando regressam ao local ele já lá não está - e meses mais tarde os membros da equipa começam a ser abatidos um a um.

Com outros actores, o filme poderia ter sido levado um pouco mais a sério, mas com Schwarzenegger como protagonista, o resultado é bastante mais carregado de nostalgia. Algo para o qual contribuirão as inúmeras referências a filmes antigos, como o célebre Commando, que se vão descobrindo ao longo do filme.

O suposto "twist e double twist" final não é grande twist, sendo previsível a "quilómetros" de distância... mas pronto, sempre serve para matar saudades dos filmes de acção e de relembrar os tempos áureos de Schwarzenegger.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Trailer alargado de Guardians of the Galaxy


Já temos um trailer alargado de Guardians of the Galaxy, que vai aquecer este Verão e poderá tornar-se numa das melhores surpresas - positivas - do ano.

Em Portugal, este filme tem data de estreia agendada para 7 de Agosto.

Estreias da Semana

Third Person - Na Terceira Pessoa
Realizador: Paul Haggis
Actores:  Liam Neeson, Mila Kunis, James Franco


22 Jump Street - Agentes Universitários
Realizador: Phil Lord, Chris Miller
Actores: Jonah Hill, Channing Tatum


Night Moves
Realizador: Kelly Reichardt
Actores: Dakota Fanning, Jesse Eisenberg, Alia Shawkat





Outras Estreias
  • Fasle Kargadan - A Temporada do Rinoceronte
  • Svecenikova Djeca - The Priest's Children - As Crianças do Sacerdote

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Noah

Darren Aronofsky já nos habituou a trazer fílmes épicos para o grande ecrã, e em Noah volta a fazê-lo.

Retratando o episódio do grande dilúvio do Velho Testamento (sem esquecer que as histórias de um grande dilúvio são transversais a praticamente todas as religiões e civilizações antigas), somos levado para um tempo em que os descendentes de Adão e Eva extremaram posições, e onde Noé fica encarregue de construir uma arca que guardará o início de uma nova era.

Não tendo lido o Velho Testamento, não faço ideia quão fiel ou aproximado o filme é dos relatos bíblicos (embora nalguns documentários tenha ouvido que há cenas que foram criticadas por grupos religiosos... e que na verdade se limitavam a reproduzir o que estava descrito nos textos - incluindo a fase em que Noah se afasta e passa os dias bêbedo). Mas ignorando todo esse aspecto e carga religiosa e olhando para o filme como um épico tal qual encaramos qualquer outro grande épico mitológico, o filme resulta e bem.

Pela parte positiva, destaque para a sequência da criação do Universo, que converte o Génesis "religioso" num retrato cientificamente correcto; pelo lado negativo, algumas cenas em "chroma-key" onde se nota perfeitamente o "recorte" dos personagens (e animais) e que não seriam de esperar num filme com produção desta magnitude. Mas, não é por isso que deverão evitá-lo, nem tão pouco por estar conotado com uma história bíblica.


terça-feira, 8 de julho de 2014

Dailies

AMC investe 600 milhões em cadeiras reclináveis para as suas salas


Com a proliferação de ecrãs gigantes e resoluções Ultra HD cada vez mais acessíveis, a ida ao cinema começa a ser uma proposta que tem que vir acompanhada por outras benesses. Para a cadeia de cinemas AMC, isso significou uma aposta em espaçosos e avantajados cadeirões reclináveis.


Estes cadeirões virão acompanhados de um preço ligeiramente superior, e fazem com uma sala perca entre 50 a 70% dos lugares, mas a AMC diz que entre ter salas vazias, e cheias com um número inferior de espectadores dispostos a pagar mais $1 ou $2 para ficarem bem "sentados", a resposta é simples.

Já nem pedia tanto... mas acho que era tempo de alguns cinemas ganharem vergonha na cara e continuarem a cobrar os bilhetes ao preço normal, quando as suas cadeiras estão todas rotas, gastas, rasgadas (já para não falar em "imundas").


Del Toro já fala sobre Pacific Rim 2


Ainda estamos a anos de distância, mas Guillermo del Toro já vai falando sobre as intenções que tem para o próximo filme do Pacific Rim, dizendo que irá ser bastante diferente; com os traços de família criados pelo original, mas "diferente".

Antes do filme chegar às salas, deveremos ter ainda oportunidade de rever este universo numa série de animação onde se deverá explorar muita da tecnologia e bastidores deste universo, coisas que no filme tiveram que ser simplesmente "mencionadas" sem o aprofundamento que seria desejado, como a tecnologia "drift" e o processo de treino dos candidatos a pilotos.


Robotech quer regressar à vida via Kickstarter

Os fãs dos "Mecha" têm motivos para festejar. Agora é o momento em que poderão contribuir directamente para que se torne possível mais uma série: Robotech Academy.





Transformers em stop-motion animation feito por fã

Michael Bay pode encher o grande ecrã com explosões de dimensões inimagináveis, mas isso não impede que os fãs de Transformers se identifiquem com o curto vídeo que se segue, e que de certo modo até é mais fiel às suas origens. Fiquem com este fantástico exemplo de animação stop-motion (com uns "pózinhos" de efeitos adicionais) feito por Harris Loureiro.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Netflix quer pagar-te para veres TV o dia todo


Se passam o dia a sonhar com o momento em que podem regressar a casa para verem as vossas séries e filmes favoritos, que tal se pudessem fazer disso o vosso "ganha pão"? Poderá parecer daqueles emails de spam que prometem dinheiro fácil, mas neste caso é mesmo verdade.

O Netflix está à procura de um "tagger"; uma pessoa que terá como responsabilidades ver filmes e séries e atribuir determinadas palavras chaves ao que vai acontecendo de forma a que o Netflix possa depois usar esses dados para fazer as  recomendações mais acertadas aos seus clientes.

Não me parece ser um trabalho fora do alcance de qualquer pessoa que já passe várias horas por dia a ver as suas séries e filmes; com a vantagem de poder trabalhar a partir de casa e com horário flexível; havendo no entanto um pequeno "inconveniente"... que é o facto de estarem à procura de alguém no Reino Unido.

Esperemos que o Netflix chegue rapidamente a Portugal, e depois se lembre de contratar um "tagger" por cá. Até lá... ide fazendo a preparação para este trabalho, que é como quem diz: vejam muitas séries e filmes! :)


domingo, 6 de julho de 2014

Beyond [Curta]


Beyond é uma curta de ficção científica que nos apresenta uma jovem chamada Arya, que graças ao seu código genético único tem a capacidade de se teletransportar. Tal transforma-a na exploradora perfeita para investigar novos mundos... só que por trás dessa exploração também ela procura respostas quanto à sua origem.

Este filme foi feito sem o apoio de qualquer equipa de produção, apenas com o realizador e a actriz, com 3 dias de filmagens... e muitos mais dias de pós-produção, onde foram aplicados todos os efeitos. A câmara utilizada foi uma Canon c100, usando principalmente lentes Canon 24mm IS prime e 100mm Macro IS 2.8 (caso fiquem com ideias de também se aventurarem na realização de uma curta... :)

sábado, 5 de julho de 2014

A triste realidade por trás dos efeitos especiais


O filme Life of Pi impressionou-nos com os seus efeitos especiais, mas tornou-se também num caso emblemático para as dificuldades que todos aqueles que trabalham nos bastidores passam, com o estúdio responsável pelos efeitos do filme a ter declarado falência poucos dias antes do filme receber o Oscar pelos melhores efeitos visuais.

Infelizmente não é caso único, de 2003 a 2013 foram mais de 20 as empresas de efeitos que fecharam ou foram à falência. O seguinte documentário mostra-nos a perspectiva que fica longe do olhar do público, contada pelos profissionais que passam a sua vida a tornar realidade as imagens que irão maravilhar as audiências nas salas de cinema.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Que é feito do "Karate Kid"?

Ralph Macchio pode não ser um nome tão imediatamente reconhecido como outras grandes estrelas de Hollywood, mas para todos aqueles que no Verão de 1984 deliraram com o filme Karate Kid, é um rosto que nunca mais esquecerão.

Ralph Macchio foi o actor que deu corpo ao jovem personagem principal de Karate Kid, e ao qual ficou (e ficará) associado para o resto da vida. Até ao final da década Macchio ainda voltaria ao mesmo papel, em Karate Kid 2 e 3, e pelo meio ainda entrou em filmes como Crossroads - que terá certamente contribuído para que muitos jovens se aventurassem a tocar guitarra - e Distant Thunder, sobre os traumatizados veteranos do Vietname.

Desde então Macchio tem tido trabalhos regulares no cinema e televisão (em séries como Ugly Betty, por exemplo), mas longe do mediatismo que atingiu na década de 80. Afinal... não é fácil para jovens actores se "livrarem" da associação aos papéis que os tornaram famosos - e muito menos quando se repete a dose três vezes.


quinta-feira, 3 de julho de 2014

Estreias da Semana

Draft Day - Dia D
Realizador: Ivan Reitman
Actores: Kevin Costner, Jennifer Garner, Tom Welling


Blended - Umas Férias Inesperadas
Realizador: Frank Coraci
Actores: Adam Sandler, Drew Barrymore, Wendi McLendon-Covey


Violette
Realizador: Martin Provost
Actores: Emmanuelle Devos, Sandrine Kiberlain, Olivier Gourmet


En Solitaire - Em Solitário
Realizador: Christophe Offenstein
Actores: Guillaume Canet, François Cluzet, Karine Vanasse


quarta-feira, 2 de julho de 2014

JLA Adventures: Trapped in Time


Enquanto aguardamos pelo prometido filme da Justice League que irá juntar os diversos heróis da DC em imagem real, temos que nos ir contentando com as versões animadas, como é o caso deste JLA Adventures: Trapped in Time.


Neste filme, a Legion of Doom, encabeçada por Lex Luthor tenta congelar os oceanos para ganhar território na costa que se expandiria, mas a intervenção dos nossos super-heróis faz com que o mesmo vá ficar congelado num glaciar, que séculos mais tarde vai figurar num museu. Nesse futuro, uma dupla de jovens aspirantes a heróis vai inadvertidamente soltá-lo, e ele regressa ao passado com uma nova "arma" com a qual espera ter a vitória assegurada.

Infelizmente, ao contrário dos bons exemplos - como Son of Batman - este JLA Adventures: Trapped in Time é mesmo muito fraquinho, tanto a nível de história, como do pseudo twist final (que se prevê a "quilómetros" de distância), como também da dupla de jovens heróis protagonistas (Dawnstar e Karate Kid).

A não ser que sejam mesmo fãs do universo DC e estejam dispostos a ver "tudo o que vier à rede"... é um filme que não sentirão falta de não ver.

Como curiosidade, este é um dos vídeos que está disponível no YouTube para ser visto de forma completa... por €3.99.

terça-feira, 1 de julho de 2014

Dailies

Fox cancela Hieroglyph antes da exibição 
(depois de ter encomendado 13 episódios)


Más notícias para todos os que aguardavam ansiosamente para ver uma série passada no Egipto antigo, a série Hieroglyph parecia bem encaminhada (e garantida) depois da Fox ter encomendado 13 episódios - mas bastou ter o primeiro episódio concluído (mas não exibido) para mudarem de ideias e cancelarem tudo.

Fazer uma série destas não deverá ficar barato... e ao que parece os resultados "criativos" não foram atingidos como se pretendiam.


The Leftovers


A mais recente série de Damon Lindelof já começou, e The Leftovers leva-nos para uma pequena povoação que - tal como resto do mundo - tenta lidar com o desaparecimento misterioso e inexplicável de cerca de 2% da população. Se gostam de séries onde as coisas sejam explicadas, o melhor será passar ao lado deste The Leftovers, uma vez que aqui o objectivo parece ser apenas acompanhar a forma como as diferentes pessoas (e grupos que se formam) reagem a tal situação inexplicável.

De certo modo, acaba por parecer quase uma "experiência" à "Under the Dome" (que também já recomeçou para a sua 2ª season)....


NBC exigiu um Constantine não fumador


Os fãs mais puristas estão desolados. Constantine pode ser um personagem que nos comics fumava cigarro atrás de cigarro (ao ponto do seu cancro se tornar num dos elementos principais da história), mas na adaptação para a TV a NBC foi intransigente: não se fuma!

Por um lado percebo que se queira fazer esquecer as décadas em que os cigarros foram passados como sendo "cool"; mas por outro lado, se haveria personagem apropriado para fumar no ecrã, não seria um que teria ficado com cancro no pulmão por tanto fumar?


Into the Storm [Trailer]

Se estão com saudades de grandes "disaster movies", está para breve a chegada deste Into the Storm, que coloca os tornados como épicos protagonistas para fazer voar tudo pelo ecrã. (Sinceramente... já me estava a interrogar quanto tempo demoraria algo deste tipo a regressar aos ecrãs - uma vez que aquela "amostra" de filme que foi o Pompeii não esteva à altura do que se esperava de um vulcão a sério...)

Related Posts with Thumbnails