sexta-feira, 31 de maio de 2013

Tsintty - Uma Curta Nacional


É bom ver que mesmo perante todas as adversidades, continua a haver em Portugal quem se dedica de alma e coração a levar os seus projectos por diante - sem qualquer tipo de apoios. Este "There Is Something I Need To Tell You" (ou Tsintty em versão resumida) é uma curta com autoria e realização de Rui Pedro Sousa, e que chegou agora à fase final da produção e se vai aventurar nos ecrãs dos festivais nacionais e internacionais.

A curta acompanha a história de três casais, e o facto de abordar os relacionamentos homossexuais não ajudou à obtenção de apoios (aliás, alguns deles foram recusados precisamente por esse motivo, dizendo que era um investimento "de risco" - imagino que esses senhores não tenham estado envolvidos no financiamento do filme que venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes!)

Da nossa parte, não podemos fazer muito a não ser ajudar a divulgar este projecto, e recomendar que façam o mesmo - sendo que podem sempre demonstrar o vosso apoio com um simples e nada doloroso "like" na sua página do Facebook.

Fiquem com o trailer de "TSINTTY - There Is Something I Need To Tell You".




E como sempre... não podia faltar um making-of para nos dar a perspectiva por trás das câmaras.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Estreias da Semana

The Hangover Part III - A Ressaca - Parte III
Realizador: Todd Phillips
Actores: Bradley Cooper, Heather Graham, Jamie Chung, John Goodman, Justin Bartha, Ken Jeong, Zach Galifianakis


Quartet - Quarteto
Realizador: Dustin Hoffman
Actores: Billy Connolly, Maggie Smith, Michael Gambon, Pauline Collins, Sheridan Smith, Tom Courtenay


Epic - O Reino Secreto
Realizador: Chris Wedge
Vozes: Amanda Seyfried, Aziz Ansari, Beyoncé Knowles, Christoph Waltz, Colin Farrell, Jason Sudeikis, Judah Friedlander
Vozes (versão portuguesa): António Vaz Mendes, Fernando Alvim, Ivo Bastos, Jorge Mota (I), Pedro Mendonça, Ricardo Sá, Rui Oliveira, Rui Reininho, Susana Sá


Outras Estreias

  • Da-reun na-ra-e-suh - Noutro País
  • Dupa dealuri - Para lá das Colinas




quarta-feira, 29 de maio de 2013

Oz the Great and Powerful

Poucos se lembrariam de associar Sam Raimi a um filme "prequela" de um dos maiores clássicos do cinema, mas no entanto, assim é no caso deste Oz the Great and Powerful.

Confesso que teria ficado mais satisfeito a ver Sam Raimi ao leme de um remake/reboot do igualmente clássico Zardoz, mas certamente que a coisa não seria tão adequada para as criancinhas. :)

Neste Oz the Great and Powerful revisitamos o mítico mundo de Oz, que continua a depender de tornados para lá se conseguir chegar, só que desta vez o aventureiro é um ilusionista a roçar o charlatão e que inicialmente apenas aceita a profecia de ter que eliminar uma bruxa má que aterroriza o reinado para se poder tornar o seu rei (e ter acesso a todos os seus tesouros). Claro que depois de umas (óbvias) reviravoltas, lá acaba por se tornar num verdadeiro herói... embora para sempre destinado a ficar "por trás das cortinas".

É um filme que não esconde a sua orientação para os mais pequenitos (nem a vontade de "vender" o 3D!) mas que não deixa de servir como entretenimento suficiente para os mais graúdos que os quiserem acompanhar. E de resto, é da maneira que podem espreitar que tal James Franco, Mila Kunis e Rachel Weisz se comportam no fantástico mundo de Oz.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Dailies

Séries de regresso


Se estão com falta de coisas para ver, relembro que estão a regressar inúmeras séries populares (em que "populares" quer dizer "as que eu vejo"! :)

The Glades e Longmire já recomeçaram (4ª e 2ª season respectivamente), e The Killing, Burn Notice, Falling Skies, Major Crimes e True Blood são algumas das que regressam durante estas próximas semanas.

... Juntem-se os grandes filmes de Verão que estão para chegar nas próximas semanas... e lá se vai todo o tempo livre, e mais algum!


Três filmes numa história Infinita

Para promover o novo Samsung Galaxy S4 a TMN e a Samsung convidaram três realizadores nacionais (João Nuno Pinto, Marco Martins e Leonel Vieira) a imaginarem três filmes com a sua visão sobre esta pequena grande maravilha da tecnologia. Daí resultaram três filmes que têm a particularidade de formarem uma história infinita, e que começarão amanhã a ser exibidos na TV, internet, e... por todo o lado.


The World's End Trailer


Simon Pegg e Nick Frost estão de regresso em The World's End para mais um filme cómico e apocalíptico onde terão que salvar o mundo... à sua maneira bem peculiar.




Curtas do Cinema

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Hansel and Gretel Witch Hunters

Do realizador que nos trouxe os zombies nazis na neve (Dead Snow) chega-nos agora uma versão modernizada do célebre conto infantil imortalizado pelos irmãos Grimm: Hansel and Gretel Witch Hunters.

Em vez de par vulnerável de irmão e irmã, desta vez estamos perante uma dupla que se tornou exímia na caça às bruxas e que viaja de povoação em povoação a fazer o seu serviço. Contando com a participação de Jeremy Renner, Gemma Arterton, e Famke Janssen, este filme não se leva muito a sério (ou não tivesse o realizador que tem). Mas, nem todos os filmes têm que ser sérios, e por vezes quer-se apenas uma boa dose de divertimento com muita acção à mistura, e onde os "bons" ganham sempre - mesmo se não falta sequer a habitual perda de uma personagem querida.

É um filme que se faz descaradamente à hipótese de se vir a tornar numa "franchise", com uma (ou mais) sequelas, o que até nem seria nada mau face a muitas outras que por aí andam (e até com potencial para se poder tornar numa série de TV - que certamente teria espaço nesta altura onde cada vez mais iremos ficar dependentes de distribuição via internet).

domingo, 26 de maio de 2013

Pacific Rim [e os Dois Pilotos por Robot]


O Pacific Rim é um dos filmes mais aguardados (e imperdíveis) deste ano, mas quem já espreitou os trailers poderá ter achado estranho porque motivo cada um dos robots gigantes que irá combater as criaturas monstruosas necessita de dois pilotos - que ainda por cima têm que estar "sincronizados mentalmente" com ambos os pilotos a terem acesso completo a todos os pensamentos e memórias um do outro.

Guillermo del Toro explica-nos o porquê desta necessidade, com a "carga neuronal" de pilotar estas máquinas a ser demasiado para um único cérebro, e assim ter dois que funcionam como hemisférios esquerdo e direito dos Jaegers. (os robots gigantes).

Em Julho saberemos até que ponto esta opção é essencial para a história (face a ter um único piloto) - mas não posso deixar de achar curioso que um amigo meu tenha escrito uma história de ficção científica há uns anos atrás... e onde também nos era apresentadas umas naves alienígenas que precisavam de dois pilotos "ligados mentalmente" para serem controladas...

Se fosse nos EUA, imagino que fosse coisa que desse logo direito a processo nos tribunais! :)

sábado, 25 de maio de 2013

Escape from Planet Earth

Os fãs de filmes de animação para toda a família com um toque de aventuras espaciais e aliens (dos simpáticos) têm agora mais um filme para adicionar à colecção: Escape from Planet Earth

Num planeta extra-terrestre, um dupla de irmãos forma uma equipa de sucesso: um escondido no posto de comando, servindo de "inteligência"; o outro, o herói público e musculado que todos adoram. Os conflitos entre as suas diferentes formas de ser faz com que em breve esta parceria se dissolva, e o herói se aventure sozinho num tenebroso planeta de onde nunca nenhum explorador regressou: a Terra.

Quando cá chega, vai descobrir um plano maquiavélico que conta a com a assistência forçada de extra-terrestres capturados para dominar o Universo... e vai necessitar da ajuda do seu irmão a quem não dava grande valor.

Contando com a voz de actores bem conhecidos, como Brenda Fraser, Jessica Alba, Sarah Jessica Parker, Ricky Gervais, é uma aventura divertida, mas que não apresenta nada de inovador ou original - nem a nível da história nem a nível da "técnica". Portanto... é filme para ver e... venha o próximo.



sexta-feira, 24 de maio de 2013

Nymphomaniac vai Mostrar Cenas de Sexo Transformadas Digitalmente


Lars von Trier prepara-se para novamente causar polémica com o seu mais recente filme, Nymphomaniac, onde poderemos ver actores bem conhecidos envolvidos em cenas de sexo explícito. No entanto, tal como noutros filmes sabemos que aquilo que estamos a ver não pode ser real e se deve à magia dos efeitos digitais, também aqui se passa o mesmo.

Para Nymphomaniac, Lars con Trier colocou os actores famosos a fazerem cenas onde simulavam ter relações sexuais; e depois filmou as mesmas cenas com duplos que... concretizaram mesmo o acto. O resultado final, depois de combinadas as partes respectivas, vai apresentar actores bem conhecidos, como Uma Thurman, Shia LaBeouf, Charlotte Gainsbourg, Stellan Skarsgard, Christian Slater em situações que em que habitualmente não os veríamos.

Só de pensar que daqui por mais uma dúzia de anos (ou menos), será possível recriar-se inteiramente qualquer actor de forma completamente digital e virtualmente indistinguível de uma pessoa real... Depois todo este tipo de coisas tornar-se-á obsoleta, e um actor poderá entrar em qualquer tipo filme que deseje, cedendo apenas os direitos de utilização da sua "imagem". (E nem terá que se deslocar ou sair de casa! :)

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Man of Steel [Trailer]


Já temos mais um trailer do Man of Steel de Zack Snyder e Christopher Nolan - uma dupla que logo à partida faria prever um filme imperdível... e que se vai confirmando por estes pequenos bocadinhos que podemos ir vendo nos trailers.

Neste último trailer, vemos um pouco mais da "simpatia" do General Zod (em grande interpretação por Michael Shannon).

E agora... é só ir riscando os dias no calendário que faltam até 27 de Junho - e não esquecer que poderemos ver este filme em IMAX! :)

Estreias da Semana

Fast & Furious 6 - Velocidade Furiosa 6
Realizador: Justin Lin
Actores: Dwayne Johnson, Paul Walker, Vin Diesel

Great Expectations - Grandes Esperanças
Realizador: Mike Newell
Actores: Helena Bonham Carter, Jason Flemyng, Jeremy Irvine, Ralph Fiennes, Robbie Coltrane

The Reluctant Fundamentalist - O Fundamentalista Relutante
Realizador: Mira Nair
Actores: Kate Hudson, Kiefer Sutherland, Liev Schreiber, Riz Ahmed


Outras Estreias

  • Natural Selection - Selecção Natural
  • The Loneliest Planet - Um Planeta Solitário
  • Arrugas




quarta-feira, 22 de maio de 2013

A Good Day to Die Hard

Depois do anterior "desastre", confesso que não estava com grande apetite para ver de que forma teriam conseguido afundar a saga "Die Hard" para níveis ainda mais impensáveis... mas, talvez por ter tão poucas (nenhumas?) expectativas, a verdade é que fiquei surpreendido com este A Good Day to Die Hard.

A escolha do realizador(John Moore - Beyond Enemy Lines, Max Payne) não inspirava assim grande confiança, mas o que é certo é que neste filme a história segue em verdadeiro cruise control à prova de erros. Desta vez, o nosso John McClane viaja até à Rússia para tentar ajudar o seu filho que foi preso lá... mal sabendo que ele é um agente da CIA que está infiltrado para tentar salvar a vida a um prisioneiro que parece ter informações que todos querem recuperar.

A dupla pai e filho funciona bastante bem, e o filme não se tenta levar demasiado a sério (o que é sempre positivo quando chegamos ao quinto filme de uma série). Temos também umas sequências de acção de cortar a respiração - a cena inicial de perseguição automóvel seria suficiente para, por si só se sair da sala de cinema com a "barriga cheia".

Para os fãs de Die Hard que perderam a esperança com o anterior filme, este é uma boa forma de mostrar que ainda há esperança em manter o "bom nome" da saga. Talvez no próximo se faça a passagem de testemunho definitiva do "pai" para "filho", e nessa altura veremos se há hipóteses de sobrevivência para um Die Hard sem Bruce Willis, mas até lá... este pode congratular-se por não ser o pior Die Hard!

terça-feira, 21 de maio de 2013

ZON Lusomundo Abre Sala IMAX no C.C. Colombo


Boas notícias para os amantes de cinema. Depois de anos a vermos grandes lançamentos de filmes em formato IMAX lá fora, vamos finalmente poder ver cinema "em grande", com a abertura da primeira sala de cinema IMAX Digital 3D da ZON no C.C. Colombo.

A partir do dia 20 de Junho Lisboa poderá assim juntar-se à lista de cidades com acesso a esta experiência visual arrebatadora que nos transporta para "dentro" da imagem graças ao ecrãs de maiores dimensões que preenchem o campo de visão dos espectadores.

Os ecrãs IMAX têm dimensões mínimas de 22x16 metros, mas podem atingir dimensões muito superiores. É pena a ZON Lusomundo não disponibilizar a medida do ecrã nesta sala - embora a menção de que a sala está em construção uma sala nova concebida para efeito nos faça esperar que saibam tirar o melhor partido disto, em vez de simplesmente "remodelarem" uma das salas existentes.



Embora o sistema IMAX seja habitualmente associado uma resolução superior, que permite que os espectadores possam ficar mais próximos da tela, no caso do IMAX digital estamos perante um caso em que efectivamente se "andou para trás". Muitos cinemas IMAX Digitais usam apenas projectores 2K(!) que é o quase o equivalente a um projector FullHD, e ficando atrás de projectores 4K usados em cinemas "normais". A IMAX tem também projectores 4K e está a trabalhar em projectores Laser que deverão ficar disponíveis no final do ano... mas parece-me que por cá teremos os normais projectores de 2K ou 4K... que os colocam ao nível de qualquer outro cinema moderno. (Claro que o formato e dimensão da tela e disposição das cadeiras também faz diferença... mas é um retrocesso face ao IMAX em película de 70mm, que tem uma resolução equivalente a 12000x8700.)


O filme de estreia será o novo Parque Jurássico remasterizado, mas logo na semana seguinte os espectadores poderão ver o novo Man of Steel de Zack Snyder! (Se estiver a planear uma visita a Lisboa... sincronizem a coisa para poderem ir espreitar este filme nesta nova sala.)


Está igualmente prometida a construção de mais uma sala IMAX no Porto (esperemos que não demore muito!)

segunda-feira, 20 de maio de 2013

The Last Stand

Arnold Schwarzenegger pode já ir a caminho dos 70 anos, mas parece que o regresso ao grande ecrã em The Expendables o fez recordar o gosto pela magia do cinema, e regressa em força neste The Last Stand (e com mais filmes agendados para os próximos anos, incluindo um potencial novo filme "Terminator" e o regresso a um dos seus icónicos papeis: Conan).

Neste The Last Stand, realizado por Jee-woon Kim (Tale of Two Sisters), Schwarzenegger intepreta um sheriff de uma pequena povoação próxima da fronteira com o México, e onde a vida é calma e serena... e onde "nada se passa".

Mas, em breve as coisas vão mudar, pois foi um perigoso fugitivo em fuga segue imparável em sua direcção, deixando um rasto de morte e destruição no seu percurso e ultrapassando todas as barreiras criadas pelo FBI. Caberá a um simples sheriff e os seus inexperientes ajudantes fazer aquilo que outros não conseguiram, enfrentando um autêntico exército privado.


É um filme que faz lembrar os filmes de acção dos anos 80, e peca até talvez pelo excesso de piadas que vão sendo mandadas ao longo do filme - quer quanto à idade e forma física do "velhote" Schwarzenegger ; quer pelos momentos à Johnny Knoxville. A certo ponto até me fez recordar um mítico episódio do A-Team, onde também eles têm que defender uma pequena povoação contra um gang de motoqueiros! :)

É um filme que servirá de entretenimento garantido para os fãs dos filmes de acção que não liguem muito aos pormenores (mais literalmente, a quem deixar passar o uso de um corvette como rampa de lançamento de um SUV, ficando apenas com uns riscos no capot), e que peca apenas por um confronto final que ia bem encaminhado mas depois termina de uma forma... demasiado abrupta.

domingo, 19 de maio de 2013

Abe [Curta]


Muitas vezes as as histórias não precisam de esticar-se por mais de duas horas de filme para serem contadas. Embora por cá as curtas não tenham a exposição que merecem (melhor seria gastarem os 20 minutos de seca que nos dão com publicidade antes de vermos um filme no cinema - pelo qual pagamos! - tivessem por hábito passar uma ou duas curtas) felizmente a internet veio possibilitar que qualquer criador possa chegar ao mundo inteiro.

Eis mais uma excelente curta de ficção que nos coloca algumas questões bem interessantes: Abe.




E têm também disponível um vídeo que mostra o vídeo "original" antes de ser processado, e o resultado final.

sábado, 18 de maio de 2013

Atlantic Rim [Trailer]


Sempre que um mega-blockbuster promete ser bem sucedido, não faltam empresas que se entretêm a aproveitar-se do seu nome para apanhar uns pobres incautos que se deixem baralhar com as semelhanças. A Asylum é uma empresa especializada neste tipo de filmes de baixo orçamento que tenta o "sucesso" à custa da boleia nos sucessos dos outros, e com a chegada iminente de Pacific Rim, tem já preparado o seu... Atlantic Rim!

Não sei se conseguirão encontrar semelhanças: robots gigantes, check! monstros vindos do fundo do mar, check!

O mais surpreendente é que mesmo dentro do "mau" que estes filmes costumam ser... o trailer até acabar por estar bastante engraçado! Ora espreitem! (Mas depois não deixem de comparar com o "verdadeiro", e para isso nada melhor que espreitarem o mais recente e espectacular trailer do Pacific Rim.)

Pacific Rim [Trailer]


Já temos novo trailer para Pacific Rim... e isto está a ficar cada vez melhor a cada novo bocadinho que nos vão mostrando. Está visto que a moda dos mechs vai chegar a Hollywood, e por mim... já era mais que tempo! Ainda bem que agora já temos tecnologia para tornar "realidade" todas estas histórias com a espectacularidade que merecem.

... Podem já começar a fazer o Pacific Rim 2! :)

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Kirk vs Gorn [Star Trek]


A vantagem de ser fascinado por séries de ficção científica, é ter visto muitos dos episódios do Star Trek enquanto os olhos de criança nos tornavam imunes à "realidade" do que era apresentado no ecrã. Naquela altura, viamos apenas aquilo que a nossa imaginação nos fazia ver; mas não é por isso que deixa de ser interessante repescar alguns momentos épicos, como a mítica batalha entre Kirk e a criatura Gorn, no episódio Arena que foi originalmente exibido em 1967.

Lembro-me de ter visto este episódio, mas confesso que não tinha mesmo noção de que a coisa estava assim tão épica.

Esqueçam todos os duplos acrobáticos que já viram em todos os filmes de acção; esqueçam todos os efeitos digitais que transformam uma luta corpo a corpo numa violenta carnificina; nada se compara a esta sequência do combate entre Kirk e o Gorn... que poderão ver já a seguir!

(Isto é um daqueles casos, em que é tão mau, tão mau... que dá volta à escala e passa a ser bom! :)




Décadas mais tarde William Shatner e Gorn reencontraram-se para promover o Star Trek em versão jogo.

The Fall, Jo, Harry [Séries TV]

Quando surge uma série... surgem logo duas ou três. Hoje trago-vos três séries que têm em comum o facto de serem sobre detectives, e de terem como protagonistas três pessoas que podemos considerar "veteranos" da TV e do cinema: Gillian Anderson, Jean Reno, e Sam Neill. (E também... o facto de todas se passarem fora dos EUA, o que sempre dá uma certa variedade).

Belfast, Paris, Auckland... é só escolherem:


The Fall


Em The Fall, Gillian Anderson interpreta a uma detectiva que é chamada para resolver um caso de múltiplas mortes em Belfast, depois da polícia local ter sido incapaz de encontrar o serial killer responsável.



Jo


Em Jo, temos Jean Reno no papel de Jo Saint-Clair, um polícia com uma personalidade um pouco diferente, e que com a sua equipa vai resolver crimes que vão acontecendo em Paris.




Harry

Em Harry, o papel principal cabe a Oscar Kightley que interpreta um detective que tenta lidar com os problemas pessoais ao mesmo tempo que tem que resolver um grande caso em Auckland, sendo Sam Neil o seu chefe e mentor.


quinta-feira, 16 de maio de 2013

Riddick [Trailer]


Ainda temos que esperar até depois do Verão para revermos Riddick neste novo... Riddick. O nosso anti-herói parece finalmente regressar a um ambiente mais próximo do filme original - o mítico Pitch Black - onde a escuridão passará a ter maior peso na história; e onde até poderemos desculpar algumas cenas um pouco à Resident Evil que se vislumbram no trailer (assim como outras à Aliens, e outros cenas claramente inspiradas noutro filmes). Mas tudo está perdoado... desde que o resultado seja satisfatório.

É que nenhum outro herói se sente tão à vontade para dominar a escuridão como Riddick, e isso por si só é tema mais que capaz de aguentar muitas mais histórias... até se esgotar a fórmula (e depois ser repescada em remakes passados uns anos :)

E mais assustador do que relembrar que o Pitch Black é um filme do ano 2000, é constatar que o segundo filme - The Chronicles of Riddick - já vai quase com 10 anos em cima! Raios, que o tempo passa a voar...

Agents of SHIELD [Trailer] [Updated]


Se ficaram horrorizados com o desaparecimento do Agente Coulson, podem ficar descansados pois vai ser reposta a justiça. Clark Gregg voltará a dar vida ao agente Phil Coulson da SHIELD numa série criada por Joss Whedon para a TV, que deverá estrear no final do ano: Agents of S.H.I.E.L.D.

Esta série trará as aventuras da Marvel para o pequeno ecrã, pela perspectiva dos agentes da S.H.I.E.L.D. que terão que utilizar toda a sua inteligência (e tecnologia) para lidar com os casos insólitos que lhes vão aparecer pela frente.para colocar em ação uma pequena, mas bem treinada equipa de agentes com a missão de resolver os casos mais estranhos e misteriosos.

Vamos lá ver se será série que se aguenta... ou sucumbe à "maldição" de Joss Whedon.

[Actualizado: agora com o trailer oficial completo! :]

Estreias da Semana

The Great Gatsby - O Grande Gatsby
Realizador: Baz Luhrmann
Actores: Carey Mulligan, Isla Fisher, Jason Clarke, Joel Edgerton, Leonardo DiCaprio, Tobey Maguire

Admission - Aprovado
Realizador: Paul Weitz
Actores: Michael Sheen, Paul Rudd, Sonya Walger, Tina Fey, Wallace Shawn

Deadfall - A Sangue Frio
Realizador: Stefan Ruzowitzky
Actores: Charlie Hunnam, Eric Bana, Kris Kristofferson, Kwasi Songui, Olivia Wilde, Patrick Kerton, Sissy Spacek

República de Mininus
Realizador: Flora Gomes
Actores: Bruno Mauro Armindo Nhavene, Danny Glover, Hedviges Mamudo, Joyce Simbine Saiete, Melanie de Vales Rafael


Outras Estreias

  • Rabbit Hole - O Outro Lado do Coração (de 2010!?!)
  • The Music Never Stopped
  • The Guard
  • À perdre la raison - Os Nossos Filhos
  • República de Mininus

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Warning Sign

De vez em quando dá-me para repescar alguns filmes da década de 80 que - das duas uma: ou me passaram "ao lado" despercebidos; ou então ficaram já completamente apagados da minha memória e nem me recordo de os ter visto (o que logo à partida não é bom sinal). Neste caso, não pude resistir à premissa e ao cartaz deste Warning Sign de 1985.

É um filme cuja fórmula ainda hoje é utilizada, mas que na altura seria sem dúvida muito mais fresca e pertinente, ao abordar a questão da alteração genética e das armas biológicas (e que deu a conhecer a muita gente o símbolo de "biohazard").

Não sei se terá sido este o primeiro filme do género (imagino que não), mas para quem viu filmes mais recentes encontrará aqui bastantes pontos bem conhecidos e recorrentes. Uma base onde se fazem trabalhos secretos onde um vírus é libertado acidentalmente; os protocolos de quarentena que encerram a base com a maior parte das pessoas no interior; as "mutações" com as pessoas a ficarem violentas; um grupo no exterior interessado em ajudar, enquanto outros só estão preocupados em "abafar" a situação.

Com um grupo de actores que ainda hoje são bem conhecidos da maioria dos espectadores (mas aqui com umas décadas a menos do que estarão habituados), não é um filme que fique para a história do cinema. Mas, ainda assim é engraçado espreitar para se ver como se faziam este tipo de filmes na década de 80, e compará-lo com os trabalhos de câmara e montagem dos seus congéneres mais modernos.


terça-feira, 14 de maio de 2013

Dailies

Take com nova Imagem


A Take aproveitou o festival de Cannes para estrear um novo formato e design. A nossa revista digital de cinema está mais moderna e com melhor aspecto que nunca, e fica apta a conquistar cada vez mais leitores; não só pelos seus conteúdos... como também pelo seu visual (porque sabemos que os olhos "também comem"!)

Parabéns à equipa pelo novo design... e ver quem sairá de Cannes com um sorriso nos lábios. Têm favoritos?


Vertigo contou Animação Feita por Computador

Hoje em dia, as imagens geradas por computador são tão comuns que já nem pensamos nisso. E não pensamos também nos desafios que existiam antes dos computadores permitirem aquilo que fazem hoje. Surpreendentemente, um dos primeiros filmes (ou mesmo o primeiro) a recorrer a animações feitas por computador foi... Vertigo de Alfred Hitchcock.

Para o genérico inicial, as suas espirais hipnóticas foram feitas com recurso a um computador mecânico da 2ª Guerra Mundial com quase 400Kg de peso, concebido para tiro ao alvo.


Jack Bauer e 24 de Regresso em 2014


O "indestrutível" Jack Bauer vai regressar aos ecrãs em 2014 com uma nova temporada de "24" - que no entanto surgirá num novo formato com apenas 12 episódios e que se chamará "24: Live Another Day". Este formato obrigará a que se perca a imagem de marca da série, em que tudo acontecia em tempo real ao longo de 24h, passando a representar um episódio por dia, mas com os acontecimentos a poderem "saltar horas" durante cada dia - e assim dando maior liberdade para que se desenvolvam as histórias.

É Jack Bauer... venha de lá mais 24, mesmo em versão resumida com 12h.


Cosmos vai ter "Remake"


Também em 2014 teremos outro regresso mítico: a icónica série Cosmos, na altura com Carl Sagan, e que foi responsável por colocar várias gerações de pessoas a sonhar com as maravilhas do Universo, vai regressar em 2014, agora com Neil deGrasse Tyson como apresentador... e um inesperado Seth MacFarlane como produtor.

Penso que o mais seguro será não o tentar comparar com o original, que terá sempre a aura especial que só Carl Sagan tinha, e olhar para o novo Cosmos como uma nova abordagem que não será concorrente do original mas sim um complemento, diferente.


Little Favour


Cada vez mais artistas recorrem ao crowdfunding para financiar os seus projectos, e agora temos uma curta "Little Favour" ni Indiegogo que vai juntar Benedict Cumberbatch e Nick Moran. Infelizmente, o preço de £50 para ter acesso ao filme fica fora do meu orçamento (se fosse £10-15, ainda ia) - mas felizmente, o projecto já angariou bem mais do que objectivo pretendido: queriam £25,000 já conseguiram mais de £75,000.


Compra e venda de filmes em 2ª mão em alta


O tempo é de crise e por isso é também altura de repensar se realmente faz sentido manter uma volumosa colecção de filmes acumulados ao longo dos anos. Bem sei que para muitas pessoas (eu incluído), ter prateleiras de DVDs é algo que nos é bem querido, mas... tirando uma ou outra excepção... quantos destes filmes é que realmente pretendem voltar a ver no futuro previsível? E quando sentirem vontade, não procurarão vê-lo com a melhor qualidade possível - leia-se: Blu-ray/alta-definição?

Não admira portanto que se encontrem milhares de filmes em DVD nos Anúncios Lisboa do OLX (na secção dedicada ao filmes DVD)... Mas isso não quer dizer que não seja um excelente negócio! Pelo preço de um bilhete de cinema (ou menos), podem comprar um DVD de um filme que nunca viram, e muito provavelmente poderão voltar a vende-lo pelo mesmo preço depois de o terem visto. É uma táctica que nos dá a possibilidade de ver filmes sem constrangimentos (a não ser levar as "secas" habituais dos avisos legais que não dão para passar à frente) e a custo final... zero.

É aproveitar enquanto se pode... pois com a tendência actual a fugir para o streaming, cada vez vamos perdendo mais o controlo sobre o que podemos fazer com os filmes que compramos.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Dark Skies

Depois de Legion e Priest, Scott Stewart senta-se novamente na cadeira de realizador (e escritor) neste Dark Skies. Um filme que acompanha uma família aparentemente normal... mas que começa a ser alvo de fenómenos estranhos.

Vindo do produtor de Paranormal Activity e Insidious, é um filme que não nos traz grandes surpresas. A receita é a mesma, trocando-se apenas alguns "ingredientes". Neste caso, em vez de um espírito ou fantasma, desta vez temos aliens no papel de malfeitores que atormentam a família - sabe-se lá com que objectivo (como dizem no próprio filme, tentar perceber o motivo seria como a um rato de laboratório tentar perceber porque motivo os cientistas o usam como cobaia).

Como eu até engraço com a "fórmula"... achei piada ao filme, mas não deixa de se ficar com a sensação de facilitismo de optar por uma receita bem conhecida. Por este andar, qualquer dia substituem os demónios e os aliens por... um tubarão; só para ver se continua a resultar. ;P

Para quem procurar algo de novo, é melhor continuar a procurar; para quem já imaginar o que vai sair daqui mas mesmo assim continuar a achar piada ao conceito... não dará o seu tempo por perdido.

domingo, 12 de maio de 2013

Gravity [Trailer]


Demorou, mas finalmente temos o primeiro teaser trailer que nos mostra o que poderemos esperar do mais recente trabalho de Alfonso Cuarón, que depois de Children of Men aponta a sua câmara para bem alto. Em Gravity teremos dois astronautas (George Clooney e Sandra Bullock) que depois de um acidente ficam à deriva no espaço, aparentemente sem qualquer esperança em serem salvos.

Se pensam que andar à deriva no oceano seria suficientemente stressante... imaginem o que será estar à deriva no vácuuo do espaço, com uma reserva de oxigénio sempre a diminuir... e onde a inércia e as leis da física tomam toda uma nova dimensão quando não temos forma de controlar os nossos movimentos.

Vai ser arrepiante, está mais que garantido! :)

(Só por causa deste teaser trailer, agora vou ter que rever o Mission to Mars e a célebre sequência do Tim Robbins a ficar perdido no espaço. :)

sábado, 11 de maio de 2013

First Person vs Third Person


Já sabemos que os jogos e o cinema (e TV) se vão misturando cada vez mais, e aproveitando - e reciclando - elementos uns dos outros. No caso deste First Person vs Third Person, trata-se de um vídeo inspirado pelo jogo Splinter Cell, e que nos apresenta a acção de perspectivas diferentes (como o nome indica); tanto em visão subjectiva, pelos olhos do personagem, como em visão exterior.

Não seria digno de registo... não fosse o facto de estar feito de forma verdadeiramente exemplar, ao nível do que se poderia esperar num filme "de Hollywood". (No final do post poderão ver o "making-of").



Como sempre... tão ou mais interessante é espreitar como é que as coisas foram feitas. Fiquem com os bastidores destes First Person vs Third Person.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Os Três Duques - Séries de Outros Tempos


Hoje trago-vos uma série de outros tempos que fará disparar os neurónios adormecidos de todos os que por cá andavam na década de 80: a mítica e inesquecível "Os Três Duques" (The Dukes of Hazzard). Uma série que tinha como personagens principais os dois irmãos Duke, Bo e Luke, e a sua inconfundível prima Daisy Duke (meninas, se alguma vez tiveram curiosidade em saber porque motivo se chamavam "daisy dukes" a este tipo de calções... está aqui a explicação, e que também serve para mostrar o impacto que esta série teve na altura).

Mas, há outro "personagem" essencial nesta série... o famoso General Lee, o Dodge Charger de 1969 que acabava por ser o herói da acção na maior parte dos episódios, fazendo todo o tipo de acrobacias e saltos que nos deixavam colados ao televisor (e que fez também com que os produtores da série tivessem que percorrer os EUA em busca destes carros - pois em cada episódio tinham que se mandar vários para a sucata - fazendo com que o modelo agora seja quase uma raridade.)

Sobre o que era a série? Bem... isso será mais difícil de explicar (e as décadas que me separam do último episódio que vi também não ajuda). Mas só de ouvir o genérico inicial, muitas das memórias voltam, e mesmo os "maus da fita" como o Sheriff e os seus tiques, ocupam um lugar especial na memória. Se estiverem com curiosidade, o melhor é pesquisarem pelo YouTube que deverão encontrar alguns episódios - mas alerto desde já para que é bem provável que a série agora não tenha "grande piada".





Para ficarem com uma ideia de como eram feitas as coisas no tempo "pré-digital", e para verem que realmente esta série era um tormento para os automóveis... fiquem com uma selecção dos famosos saltos do General Lee:



quinta-feira, 9 de maio de 2013

Estreias da Semana

Olympus Has Fallen
Realizador: Antoine Fuqua
Actores: Aaron Eckhart, Angela Bassett, Ashley Judd, Dylan McDermott, Gerard Butler, Morgan Freeman, Radha Mitchell


To the Wonder - A Essência do Amor
Realizador: Terrence Malick
Actores: Ben Affleck, Charles Baker, Javier Bardem, Jeff Anderson (I), Olga Kurylenko, Rachel McAdams


Beat Girl
Realizador: Mairtín de Barra
Actores: Craig Daniel Adams, Louise Dylan, Michael Higgs, Miles Richardson, Percelle Ascott


Outras Estreias

  • Photo
  • Renoir
  • Den skaldede frisør - Só Precisamos de Amor
  • Além de Ti
  • De l'autre Côté du Périph - Incompatíveis e Não Só...
  • Lawrence of Arabia - Lawrence da Arábia

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Ray Harryhausen R.I.P.


Morreu Ray Harryhausen, mestre dos efeitos especiais que durante décadas nos transportou para mundos imaginários projectados no grande ecrã. Um senhor cujo trabalho inspirou directa e indirectamente várias gerações de pessoas, algumas das quais se vieram a tornar realizadores e a criar os seus próprios mundos imaginários que continuam a fascinar espectadores por todo o mundo.

Os seus pequenos modelos e efeitos em animação stop-motion poderão agora parecer bastante rudimentares e grosseiros, face ao que se pode fazer digitalmente... mas acreditem que isso não lhe tira nenhum mérito. Muito pelo contrário, posso garantir-vos que alguns dos filmes que ainda hoje - e para sempre - recordo com grande admiração e sensação de espanto são efectivamente filmes com o toque de Ray Harryhousen (mesmo se na altura não o soubesse). Falo de filmes como Jason and the Argonauts, que vi no cinema Águia D'Ouro - ao lado do Batalha, onde anos mais tarde vi também o Clash of the Titans.

E depois na era dos videoclubes e do VHS, não deixei de espreitar outros dos seus filmes fantásticos, como os do Sinbad e outros clássicos da ficção científica das décadas de 50 e 60...

Caro Ray... obrigado pelos sonhos que nos deste!


Ray Harryhousen: 29 de Junho de 1920 - 7 de Maio de 2013


Parker

Jason Statham está de regresso ao seu estilo de personagem favorito: o de bandido que se mantem absolutamente fiel às suas regras. Em Parker, é responsável por um assalto que não corre exactamente como estava planeado - sendo em seguida atraiçoado pela sua equipa, que o abandona como morto.

Obviamente, a morte não é coisa que detenha Jason Statham, e ele sobrevive... O seu objectivo será encontrar os seus "colegas", e relembrar que há compromissos e regras que têm que ser seguidas à risca.

É um filme sem nenhuma surpresa, e onde a possível diferença caberá ao papel de uma agente imobiliária que vê neste personagem o seu possível "bilhete" para mudar de vida - papel que é interpretado por Jennifer Lopez. Taylo Hackford, o realizador que já nos trouxe filmes como Ray, Proof of Life e The Devil's Advocate, parece aqui fazer apenas o papel "técnico" que se exige... já que pouco espaço há para "emoções" no papel quase robótico de Statham. Mas... será precisamente isso que as pessoas esperam quando vão ver um dos seus filmes.

Statham é novamente o herói quase sobre-humano capaz de manter a sua integridade perante todas as adversidades... e não me admirava nada que este Parker viesse a dar origem a outros "episódios", tal como aconteceu com "Transporter". Os ingredientes estão lá todos... agora é só ver se a receita funciona...


terça-feira, 7 de maio de 2013

Dailies

Hollywood recorre a algoritmos de análise de Scripts


Fazer um filme já não é o que era, e para os escritores e argumentistas, agora não só têm que lidar com as manias e vontades dos produtores... como estar sujeitos à fria análise feita por metódicos algoritmos que contabilizam todos os elementos e avaliam a sua probabilidade de sucesso ou insucesso.

Por um lado será compreensível que os estúdios queiram garantir o seu retorno... por outro lado... não será isto um verdadeiro atentado à criatividade? Se querem que sejam as máquinas a decidir a fórmula de fazer dinheiro, então que as deixem escrever as histórias (em parte, já é o que fazem algumas empresas... a Netflix analisou as preferências dos seus espectadores para criar uma série com todos os elementos necessários).

No entanto, há também escritores que acham positivas as recomendações que estes sistemas produzem... Pelo que me parece inevitável que, a bem ou a mal, se tornem em mais uma ferramenta com potencial para ser bem (ou mal) usada.


Spoiler para The Amazing Spider Man 2


Já se pode antever um "major spoiler" (ok, não é assim tão grande pois já era esperado, mas pronto) para o próximo The Amazing Spider Man 2 que chegará em 2014. A escolha de roupa para a Gwen Stacy (interpretada por Emma Stone) e interesse amoroso de Peter Parker segue à risca a icónica edição #122 dos comics do Spider-Man #122... em que a mesma morre, tornando-se num marco no percurso do nosso super-herói.


Attack on Titan


Já vos tinha falado deste Attack on Titan, e passados cinco episódios... não posso frisar o quanto deverão espreitar esta série que continuamente nos surpreende pela sua crueza e visceralidade. Esqueçam tudo o que viram até agora... Se querem uma dose contínua de momentos "Ned Stark a perder a cabeça" no Game of Thrones, é só darem uma oportunidade a esta série. :)

E por falar em Game of Thrones...


Game of Thrones

Depois de alguns episódios a "encher chouriços" (e a cortar mãos), Game of Thrones volta finalmente aos grandes episódios neste "The Climb" (6º episódio da 3ª season). Um episódio onde literalmente assistimos à escalada da "Wall", que decorrer (quase) sem incidentes - e onde as manobras de bastidores se intensificam em preparação para uma eventual batalha de proporções épicas que estará para acontecer. (Só faltaram os dragões para o retrato de família ficar mais completo...)


Scandal


Em Scandal, também as coisas começam a ficar "entornadas", com a nossa resolvedora de problemas a estar novamente no centro dos problemas, com o presidente dos EUA a seu lado enquanto a primeira dama anuncia na televisão nacional de que o seu marido lhe é infiel.

... Vamos lá ver se isto é coisa que ainda possa ser resolvida... ou se nem por isso.


The Mentalist chega ao fim da 5ª season

O nosso The Mentalist encerra a 5ª season com um episódio onde se pisca o olho às possíveis capacidades sobre-humanas de Red John, com o nosso vilão a continuar a estar sempre um passo à frente de Patrick Jane. Terminamos o episódio com uma lista de suspeitos reduzida a apenas sete nomes:


  1. Bret Stiles (Malcolm McDowell): O líder do "culto"  Visualize
  2. Gale Betram (Michael Gaston): O director do CBI
  3. Raymond Haffner (Reed Diamond): Agente do CBI
  4. Reede Smith (Drew Powell): Agente do FBI
  5. Bob Kirkland (Kevin Corrigan): Agente da Homeland Security
  6. Sheriff Thomas McAllister (Xander Berkeley): Um sheriff que ajudou o Jane e o CBI num dos episódios
  7. Brett Partridge (Jack Plotnick): Analista forense do CBI

Aceitam-se apostas... :)


segunda-feira, 6 de maio de 2013

The Numbers Station

Se acompanham os temas "misteriosos" e "secretos", certamente já terão passado pelas enigmáticas emissões de rádio onde apenas se escuta uma voz a debitar uma sequência de números aparentemente sem sentido. Este The Numbers Station pega nesse tema e transforma-o num thriller protagonizado por John Cusack e Malin Akerman.

Jonh Cusack é um agente cuja frieza na concretização das suas operações (eliminações) é posta em causa quando um trabalho corre mal e hesita em eliminar uma jovem inocente. Atribuído como "ama-seca" a uma operadora numa destas estações de números remota, para que pudesse recuperar - vai ter que lidar com uma ameaça que pretende utilizar a estação para transmitir ordens para eliminar as chefias das principais agências de segurança.

É um filme que poderia ter sido muito melhor explorado... pois o ambiente de "bunker" com inimigos no exterior a tentar entrar poderia muito bem ter sido usado para criar um ambiente claustrofóbico, que aqui nunca se fez sentir. O objectivo do filme parece ser unicamente o acompanhar da "consciência" do nosso assassino - tese que no final parece ficar confirmada pelo longo discurso do "mau da fita" exactamente no mesmo sentido. Não foi tempo desperdiçado... mas não é um filme que ficará guardado na memória por muito tempo.



domingo, 5 de maio de 2013

Wish I was Here no Kickstarter


Fico feliz por ver - aos poucos - algumas figuras mais bem conhecidas começarem a fugir às "garras" dos produtores de Hollywood, e a recorrerem às pessoas que verdadeiramente (e ultimamente) são responsáveis pelo seu ganha-pão para concretizarem os seus projectos: os fãs e espectadores.

Desta vez trata-se de Zach Braff, actor e também realizador (lembram-se do Garden State?) que recorre ao Kickstarter para tornar possível o seu novo Wish I Was Here e que com ainda 19 dias pela frente já superou o objectivo de conseguir 2 milhões de dólares.


... Ainda é cedo para que os grandes estúdios se sintam ameaçados por este nova forma de produzir filmes, e que deixa o controlo criativo na mão dos seus criadores - e não de um produtor que acha que o filme não tem potencial atractivo para o público alvo, e que por isso será necessário adaptá-lo conforme achar melhor (quem tem o dinheiro é que manda...) Mas, se a moda começa a pegar - algo que me parece inevitável - vai ser bonito ver as tácticas que os grandes estúdios e "poderes instituídos" irão arranjar para se agarrem ao passado... da mesma forma que a indústria musical também se vai queixando que a pirataria está a dar cabo do negócio....

Ah, e aqui temos a prova mais que evidente que as pessoas são capazes de *pagar* por algo que ainda nem sequer viram e que ainda nem existe. Não fica lá muito bem na figura de pintar a internet e os seus utilizadores como um grande bando de gatunos que só querem piratar, pois não?

Os donativos vão dos $10 aos $10000 (sendo que este último dava direito a entrar no filme como actor e já esgotou - mas ainda têm opções para entrar como "extras".)


Related Posts with Thumbnails