quarta-feira, 8 de maio de 2013

Ray Harryhausen R.I.P.


Morreu Ray Harryhausen, mestre dos efeitos especiais que durante décadas nos transportou para mundos imaginários projectados no grande ecrã. Um senhor cujo trabalho inspirou directa e indirectamente várias gerações de pessoas, algumas das quais se vieram a tornar realizadores e a criar os seus próprios mundos imaginários que continuam a fascinar espectadores por todo o mundo.

Os seus pequenos modelos e efeitos em animação stop-motion poderão agora parecer bastante rudimentares e grosseiros, face ao que se pode fazer digitalmente... mas acreditem que isso não lhe tira nenhum mérito. Muito pelo contrário, posso garantir-vos que alguns dos filmes que ainda hoje - e para sempre - recordo com grande admiração e sensação de espanto são efectivamente filmes com o toque de Ray Harryhousen (mesmo se na altura não o soubesse). Falo de filmes como Jason and the Argonauts, que vi no cinema Águia D'Ouro - ao lado do Batalha, onde anos mais tarde vi também o Clash of the Titans.

E depois na era dos videoclubes e do VHS, não deixei de espreitar outros dos seus filmes fantásticos, como os do Sinbad e outros clássicos da ficção científica das décadas de 50 e 60...

Caro Ray... obrigado pelos sonhos que nos deste!


Ray Harryhousen: 29 de Junho de 1920 - 7 de Maio de 2013


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails