Transformers vai dar origem a "universo" de filmes
Boas notícias para os fãs dos Transformers, a Paramount tem intenções de criar muitos mais filmes baseados neste universo, que sirvam não só de continuação ao que já foi feito como permitam expandir muito mais a temática destes extra-terrestres transformáveis - um pouco ao estilo do que a Marvel tem feito com os seus super-heróis.
... Até que os filmes deixem de render nas bilheteiras, penso que nada os irá parar...
Alien Nation vai regressar aos ecrãs com remake
Se pensavam que só nos louco anos 80 é que se podia ter direito a uma série onde um polícia humano tinha como parceiro um extra-terrestre, preparem-se pois isso vai voltar a acontecer em pleno séc. XXI. Alien Nation vai ter direito a remake, e onde supostamente será também abordada a questão de como (e porquê) estes extra-terrestres vieram para a Terra.
Infelizmente, nada mais se sabe por enquanto... nem datas de estreia nem quem poderão ser os actores a pegar nos papéis interpretados por Mandy Patinkin (o polícia alien) e James Caan (o humano).
Capitão Falcão está a chegar
Estamos a menos de um mês da chegada aos cinemas do primeiro super-herói português, o nosso bem conhecido e incomparável Capitão Falcão. A estreia está marcada para 23 de Abril, e vamos todos contribuir para que seja um sucesso indo vê-lo, claro! :)
Spectre já tem teaser trailer
E como um teaser nunca vem só, também já temos direito a ver (pouco) do que o próximo filme de James Bond nos irá trazer. Spectre só chega em Novembro... mas espero bem que seja o filme onde tenhamos direito ao regresso dos famosos gadgets do 007 que têm estado desaparecidos das últimas edições...
Quem vai atravessando os anos acompanhados pelos filmes, depressa começa a considerar da família as icónicas introduções iniciais dos vários estúdios e companhias. A Walt Disney Pictures é um desses casos, e hoje trago-vos um vídeo que ao longo de 10 minutos nos faz recordar a evolução que o seu logo teve ao longo das décadas, assim como as versões especiais com variações que foi tendo para alguns filmes em particular.
Não sei se fico mais impresisonado com o facto de todas as variações demorarem mais de 10 minutos... ou se pelo facto de muitos destes filmes que tanto adoramos já terem mais de uma década.
Ruairí Robinson já nos trouxe um filme sobre as aventuras de uma equipa de astronautas em Marte (The Last Days on Mars), mas parece empenhado em aumentar o grau de "monstruosidade" nos seus filmes, como se pode antever por esta curta em formato pseudo-trailer/teaser, com o qual espera conseguir atrair atenções suficiente para a passar a longa-metragem com produção de luxo.
Vamos lá ver se o consegue... Senão pode sempre recorrer ao crowfunding, que cá estaremos para contribuir! :)
Actualização: Neill Blomkamp já mostrou interesse em tornar este projecto realidade, entrando como produto executivo.
Sempre que se fala de Star Wars, imaginamos automaticamente a dura batalha dos rebeldes contra o Império. Mas desta vez temos algo diferente, nesta curta de animação - TIE Fighter - temos este universo visto "pelo outro lado".
Esta curta demorou vários anos a fazer, e embora possa surpreender alguns pelas capacidades demonstradas, baseia-se nas "regras" do Star Wars, como a nave que faz desviar os torpedos (usando os seus geradores de gravidade). Mas nem precisamos de explicações detalhadas... é para ver e apreciar - e desta vez aceitar que a vitória pertence ao lado dos "maus"! :)
Depois da moda dos vampiros glamorosos, parece que entramos em época onde são os zombies que mandam - e nem Arnold Schwarzenegger escapa a esta epidemia. Em Maggie, temos uma história que aprofunda um pouco mais a questão "o que fariam se alguém que amassem tivesse ficado infectada e a caminho de se transformar em zombie"?
E o resultado... parece merecer ser visto. Mais um filme a adicionar à lista a não perder para este ano. :)
Podemos estar perto do dia 1 de Abril, mas não é mentira: os X-Files vão mesmo regressar aos nossos ecrãs para mais 6 episódios (que esperamos serem apenas os primeiros de muitos mais.)
Depois de um interregno de 13 anos, vamos voltar a ver a nossa dupla de investigadores favorita a lidar com os casos "inexplicáveis" - e já está garantido o regresso de David Duchovny e Gillian Anderson (não seria X-Files sem eles, pois não?) assim como do criador da série Chris Carter.
Por agora ainda não se sabem detalhes - mas espera-se que estes seis episódios regressem às origens dos X-Files, onde a cada semana tínhamos um novo mistério para nos fascinar, em vez de tentar perseguir e resolver as questões das conspirações. (E por mim, bem que podiam fazer um remake do episódio "Darkness Falls", onde a escuridão se tornou num elemento de ainda maior terror que o habitual. :)
As gravações têm início este Verão, mas ainda não há data anunciada para a sua estreia.
Estamos numa época onde cada filme tem que ser mais espectacular que o anterior, e interrogo-me se não começaremos a entrar já em exageros que vão para além de tudo o que se possa imaginar.... Mas isso não parece incomodar Tom Cruise que este Verão regressa em Mission: Impossible - Rogue Nation.
Interstellar tinha originalmente um final pouco feliz
Para um filme que procurou ser cientificamente correcto, o final de Interstellar deixou muita gente a coçar a cabeça. Mas a ideia original para o final do filme era bem diferente, e iria deixar os espectadores a sair da sala de cinema com a sensação de nossa insignificância neste vasto universo. Na versão escrita por Jonathan Nolan, o wormhole iria colapsar, não havendo lugar ao "final feliz" que vimos na salas (e que foi escrito pelo seu irmão, Christopher Nolan).
... Que tal seria um regresso aos filmes onde o herói morre no fim... e potencialmente sem ter conseguido nada?
Season 3 do House of Cards foi produzida a 6K
Para a terceira season de House of Cards o Netflix recorreu às mais recentes câmaras Red com resolução 6K; mas não se limitou a isso. É muito frequente os filmes e séries fazerem as gravações em resoluções elevadas, mas depois reduzirem a resolução na pós-produção para reduzirem os custos na aplicação dos efeitos. Por exemplo, um filme pode ser gravado em 4K; mas depois ter os efeitos feitos apenas em 2K. Mas o Netflix fez questão de tratar tudo à resolução máxima, uma opção que também se faz sentir a nível do espaço ocupado...
Um episódio de uma hora em resolução Ultra HD 4K ocupa cerca de 2.5TB de espaço. Mas no caso destes "masters" originais em resolução 6K, cada hora passa a ocupar cerca de 5.5TB! (uma boa solução para evitar a pirataria... :)
Sherlock "victoriano" para o especial de Natal
A mais recente adaptação de Sherlock para o pequeno ecrã trouxe-nos um Sherlock moderno na era actual, mas para um episódio especial de Natal o nosso Sherlock e Watson modernos irão regressar à época Victoriana dos 1800, e certamente dar um gostinho a todos os que continuam a achar que é essa a verdadeira época de ouro de "Sherlock".
Deitam-se assim por terra as teorias que diziam que estas imagens poderiam ser dos nossos personagens fantasiados por qualquer motivo, mas continuarem a estar nos tempos modernos. O pior que pode acontecer é que este episódio resulte tão bem que passe a ter uma série dupla, com uma variante nos tempos modernos, e outra alguns séculos atrás. ;)
Agents of S.H.I.E.L.D. deu um salto a Portugal (quase)
Se viram (ou vierem a ver) o 12º episódio da 2ª season de Agents of SHIELD, não deixarão de achar alguma piada a que o mesmo seja supostamente passado em Faro, Portugal (e também em Chaves). Mas como sempre, a equipa não veio realmente até Faro embora em muitas cenas se vejam referências a cartazes em Português e à bandeira nacional - elementos suficientes para enganar os estrangeiros, mas que não enganam os Portugueses: a começar pela suposta imagem de Faro que afinal é Ponta Delgada (e o "português" que se ouve... bem... é melhor taparem os ouvidos.)
Mas não deixa de ser simpático ver o nosso país referenciado. :)
Lembram-se do TSINTTY? Os seus criadores têm um novo projecto para uma curta chamada Limbo, e contam com a ajuda de todos para a tornarem realidade.
A história é baseada no conto La Morte, de 1887, escrita por Guy de Maupassant, e a mostra-nos os acontecimentos pela perspectiva de um escritor chamado Miguel e das memórias que tem da sua amada Susana após a sua morte inesperada.
Todos os euros contam e serão agradecidos pela equipa, e é mais uma oportunidade para demonstrarem que mesmo na era dos "downloads" e "partilhas", é possível contribuir para que quem se dedica à criação de conteúdos o possa continuar a fazer. Ainda por cima, tratando-se de pessoas que já nos deram provas de que sabem o que fazem. Vamos lá contribuir com o que cada um puder dispensar, e garantir que este Limbo... não fica no limbo. Eu já contribuí, agora fica nas vossas mãos- :)
É fácil "crucificar" os pais que se esquecem dos filhos nos carros, e que em casos extremos resultam na morte das crianças. Mas a verdade é que infelizmente é algo que pode acontecer a qualquer pessoa que entre no modo de "auto-piloto" que faz com que repita as acções habituais do seu dia a dia, e se esqueça das excepções.
Quem é que já não terá conduzido a caminho de casa ou do trabalho, a pensar "noutras coisas", e ficar surpreendido por já ter chegado ao destino sem saber bem como é que lá chegou (e ainda mais frequente se estiverem a falar ao telemóvel)? Um fenómeno que se torna ainda mais provável se se combinarem factores como o stress, problemas familiares ou profissionais, falta de descanso, etc.
A seguinte curta pretende servir como alerta para que ninguém tenha que ficar assombrado por tal situação
O Attack on Titan tem sido (mais) uma das séries anime que tem conquistado uma legião de fãs, sendo baseada numa já popular série manga japonesa, e está prestes a ter um filme "live action". Filme do qual já podemos ver algumas curtas imagens que nos dão uma ideia do que esperar.
Embora nalgumas partes se fique com a habitual sensação de "monster movie japonês/power rangers style", há outras que parecem traduzir de melhor forma o estilo visual da série... e... o que é certo é que nenhum fã irá deixar de ver. :)
Actualização: troquei pelo novo trailer sem os "overlays" japoneses.
Se gostam de "horror movies" há um filme que está a fazer furor nos festivais e que merece ser colocado na lista de filmes a não perder: o It Follows.
A premissa do filme é exactamente a que lhe serve de título, há "algo misterioso" que insiste em perseguir as vítimas de forma inexorável, e que pode ser transmitido de pessoa para pessoa. Aqui não temos demónios que se materializam magicamente a qualquer momento, mas simples pessoas que podem ser o "it" e que caminham vagarosamente em direcção ao seu alvo... E embora a descrição possa não parecer nada de especial, o resultado prático resulta bastante bem. :)
Já temos mais um TV spot que revela mais uns poucos segundos de Avengers: Age of Ultron que não tinham sido ainda revelados.
Podemos ver o Capitão América a fazer uma manobra "radical" com a sua mota (assim como ficará explicada a forma de o seu escudo "regressar" automaticamente até ele), e vemos também como, com uma ajudinha de Thor, esse mesmo escudo se pode tornar numa arma bem mais poderosa que o normal. :)
A data de estreia de Age of Ultron vai-se aproximando, e terá direito a exibição em IMAX, tanto na sala em Lisboa como na nova sala IMAX no Mar Shopping.
Depois de Divergent chega-nos o segundo capítulo desta saga ao cinema: Insurgent.
Tal como já tínhamos referido anteriormente, é difícil não ver esta série com uma estranha sensação de déjà-vu; com a sua temática que nos faz relembrar outra histórias com elementos semelhantes.
Insurgent dá continuidade à história logo após os acontecimentos de Divergent, com os Dauntless a tentarem reagrupar-se para organizarem um ataque contra Jeanine, e para o qual vão precisar da ajuda dos factionless. Tudo isto enquanto Jeanine descobre e tenta abrir um misterioso artefacto que contém uma mensagem dos "fundadores" - mas que só pode ser aberto por um divergente que seja capaz de superar provas que mostrem a sua capacidade de ter elementos de todas as facções.
O filme acaba por se centrar mais nessas próprias simulações do que no resto, usando-as para os momentos (visualmente) mais espectaculares do filme - e que dão jeito para criar uns trailers atractivos. Enquanto outros aspectos ficam completamente esquecidos (como o controlo que Jeanine mantém sobre os Dauntless, mesmo à distância, e que acaba por quase nem ser abordado nem explicado).
Sinceramente, acaba por parecer mais uma tentativa de fazer "render o peixe", facto que depois é praticamente confirmado pela decisão de dividir o último capítulo da trilogia em dois filmes - uma moda que parece ser cada vez mais habitual, e que tem feito com que as trilogias tenham afinal quatro filmes... e quatro bilhetes de cinema a pagar em vez de três.
O Pixels vai ser um filme "palhaçada", mas não será por isso que deixaremos de o ver, sendo obrigatório para todos os geeks que cresceram a jogar todos os jogos "clássicos" que nos permanecem na memória.
Agora já temos o primeiro trailer que nos mostra um pouco mais do que se passará neste filme em que uma raça de extra-terrestres se sente ameaçada depois de ter visto as emissões dos videojogos, e que decide usá-los contra nós. Parece-me um misto da receita do "Ghostbusters" em versão com videojogos à mistura... e até pode ser que resulte melhor do que se imagine.
Os momentos iniciais e finais de um filme são de importância crítica, e este vídeo que se segue torna a sua relação ainda mais evidente colocando os frames iniciais e finais de diversos filmes, lado a lado.
Por vezes temos uma colagem deliberada entre o início e o fim, outras vezes parecem ser imagens quase antagónicas, mas em todos eles temos a imagem como forma de transmitir uma ideia ou emoção (cabendo a cada decidir se isso foi feito da melhor maneira, ou se nem por isso.)
Se estão curiosos quais aos filmes que são, estão listados mais abaixo.
Cinemas AMC vão fazer maratona de 11 filmes da Marvel
Em antecipação para a chegada Avengers: Age of Ultron, os cinemas AMC (nos EUA) vão fazer uma maratona de 11 filmes da Marvel lançados desde 2008 por ordem de estreia, com os resistentes a poderem ser dos primeiros a ver o Age of Ultron que terá exibição especial no final do evento.
Quem conseguir resistir às cerca de 30h de exibição contínua receberá também uma medalha comemorativa - mas claro que terão que pagar o preço de admissão (cerca de $65) fora os "mantimentos" para sobreviverem à maratona.
Expendables vão virar mini-série de TV?
Sylvester Stallone parece achar que os seus Expendables têm muito mais que contar do que já foi mostrado nos filmes, e prepara-se para fazer chegar esta equipa de veteranos aos ecrãs de TV em versão mini-série. Ainda não há grandes detalhes sobre a mesma, nem sequer se teremos direito a ver os actores que vimos nos filmes... e para ser franco, se nem sequer contar com a sua participação (e o factor nostalgia) será que alguém está interessado em ver isto?
Furious 7 - trailer
Furious 7 vai ser um filme que irá levar para além do limite toda e qualquer expectativa de realismo (quem quer ver realismo quando se pode ter carros a saltar de um arranha-céus para o outro?) e já temos novo trailer para o demonstrar. Venham de lá os carros voadores... que depois disto só mesmo se conseguirem colocar os carros em órbita (nunca digam nunca! :)
Nathan Fillion e Alan Tudyk são dois actores com provas mais que dadas, mas que estão também para sempre associados à mítica série Firefly e que lhes garantiu um estatuto especial junto dos fãs. Fãs esses que agora poderão demonstrar o seu apreço e apoio, para tornar realidade esta nova série Con Man.
Tal como outros antes deles fizeram, Nathan Fillion e Alan Tudyk estão a recorrer ao crowdfunding para produzir esta série Con Man (derivada de "Comic Con Man") que será bem ao agrado de todos os que se sentem atraídos por esta temática, e para a qual poderão contribuir com valores a partir dos 5 dólares. Claro que o ideal será investirem pelo menos $25 (nem que se juntem com alguns amigos para atingir esse valor) e que vos dará acesso à série em streaming... mas se o dinheiro não for problema, ainda têm alguns lugares vagos na modalidade de "Mogul", que por 25 mil dólares até vos dá direito a irem à festa de aniversário de ambos.
... Importa também referir que a série já está "garantida", estando prestes a superar os 2 milhões (quando o valor pretendido era apenas de 425 mil dólares.)
Se gostam de histórias de ficção, há uma curta que terão que manter debaixo de olhos: The Shaman de Marco Kalantari.
Num futuro desolado por décadas de guerra, uma estranha classe de pessoas com poderes especiais, usam esses poderes (que anteriormente eram usados para curar pessoas) como armas de combate.
... Pode ser uma "curta"... mas os efeitos e produção parecem nada ficar a dever às "longas"!
As campanhas de crowdfunding vieram permitir a concretização de inúmeros projectos que, de outra forma, nunca veriam a luz do dia. Este Le Gouffre é um desses projectos... e mostra-nos o que daí pode surgir quando tudo corre bem.
Quando dois amigos se deparam com um abismo aparentemente intransponível, começam a construir uma ponte... e não são necessárias palavras para nos contar uma história que nos faz desejar que os responsáveis por este projecto nos tragam muitos outros trabalhos no futuro. (Para os quais poderão ajudar, se acharem que eles merecem... :)
E igualmente fascinante... o processo de making of:
O 7º filme da saga Fast & Furious aproxima-se, e promete cenas ainda mais épicas, onde se inclui uma sequência onde vários carros são lançados de um avião (já nem falo de saltar de um prédio para outro.) Desde logo surgiram as dúvidas sobre se a cena teria sido real ou criada digitalmente... e agora podemos descobrir que foi mesmo "a sério".
A seguinte featurette mostra-nos os bastidores do processo de criação desta sequência, onde os carros (adaptados) foram lançados de um avião, com a equipa de filmagem a voar atrás deles.
Por muitos efeitos que existam, ainda há coisas em que nada chega à realidade. :)
O Netflix tarda em chegar ao nosso país, mas isso não o impede de ir produzindo e adicionado novas séries ao seu catálogo. Uma das que está para chegar é do nosso bem conhecido super-herói Daredevil, que já teve direito a adaptação para o cinema.
Com a crescente moda de séries de super-heróis, que vai aumentando de época para época, vamos lá ver que tal esta se safa...
Os espectadores do Norte há muito que esperavam pela chegada de uma sala IMAX ao norte do país, e agora parece estar oficialmente confirmado que isso irá acontecer já no próximo dia 2 de Abril, com a estreia de Furious 7 (tal como já tínhamos referido anteriormente).
Vai ser uma estreia que permitirá ampliar ainda mais a "espectacularidade" deste filme, e ao qual se seguirão certamente muitos outros filmes de visionamento obrigatório.
Demorou... mas finalmente não será necessário fazer 600Km para se poder ir ver um filme em IMAX - e já só vamos imaginado que esta nova sala tenha (ou venha a poder receber no futuro) a mais recente tecnologia de projecção IMAX com dois projectores Laser 4K para criar uma imagem realmente à altura do que se espera num filme IMAX (já que não podemos ter uma sala como a do IMAX de Sidney, onde felizmente já tive a oportunidade de ver uns filmezões! :)
Alex Garland, escritor de The Beach, 28 Days Later e Sunshine, está de regresso aos ecrãs com uma nova história que vai fascinar os fãs da ficção científica e abordar o sempre interessante tema da inteligência artificial. Em Ex Machina (escrito e realizado por ele) iremos ver a que limites poderá chegar a inteligência e também a moralidade... artificial e humana.
Se gostam de filmes com mega-desastres, a dose deste ano está quase a chegar com San Andreas, que conta com uma dose recheada de rostos conhecidos: Dwayne Johnson, Carla Gugino, Ioan Gruffudd, Paul Giamatti, entre outros.
Mais uma oportunidade para vemos como os efeitos digitais têm evoluído, e de como os especialistas vão dar bom uso aos pixeis para criar imagens que visualizam o tipo de coisa que provavelmente nunca aconteceriam na vida real (ou pelo menos, que se espera nunca ver acontecer! :)
Neill Blomkamp regressou às suas origens para nos trazer Chappie, e o resultado vai certamente contagiar e fazer sonhar o público.
Tetra Vaal foi o primeiro trabalho (uma curta) de Neill Blomkamp, e que nos mostrava um polícia robot a patrulhar as ruas de Joanesburgo na África do Sul; e que agora pode ser expandido para este Chappie. A história é a de um robot no qual é implantado um novo programa que lhe dá a capacidade de ter consciência, tornando-o num "ser vivo" artificial, e que podemos associar a filmes como Short Circuit, ou o mais recente Autómata.
Pelo meio temos um estranho grupo que quer raptar o criador destes robots para poder concretizar um roubo milionário; e um hostil engenheiro/soldado/inventor rival que deseja o fracasso destes robots humanóides de modo a poder demonstrar as capacidades do seu robot de combate (que mais parece um ED-209 do Robocop.)
São muitas as questões abordadas e levantadas por Chappie, que "nasce" como uma criança que tem que ser ensinada e educada (e que não está propriamente no melhor "ambiente familiar", ao evoluir no meio de um grupo de criminosos); e que em breve descobre que - ao contrário do que a sua anatomia mecânica e digital poderia fazer prever - também está em contagem decrescente para morrer, tendo que lidar com essa mortalidade quase humana.
Há quem critique o filme por apenas abordar superficialmente todas as questões em que toca, mas não me parece que seria possível fazer mais que isso considerando a profundidade de todos os temas abordados... que caberá a cada um aprofundar por si mesmo, depois de sair da sala de cinema. E afinal... que melhor fim do que esse se poderia pedir para qualquer filme?
Temos finalmente um trailer que começa a nos dar uma melhor ideia do que esperar deste Tomorrowland, e pelo que se pode ver, estamos perante um filme que tem tudo para se tornar num clássico dos tempos modernos - naquele estilo de filmes épicos que nos fazem sonhar na nossa infância e adolescência, quando se imagina que tudo aquilo que temos na realidade se poderia transformar em algo "mais"... nos nossos mundos imaginários.
Realizador dos Piratas das Caraíbas quer fazer filme sobre corrida de carros sem condutor
Gore Verbinski parece querer fazer uma pausa nos filmes de piratas, e prepara-se para regressar a um género que esteve em voga no passado e que se torna bem actual: um filme sobre uma corrida de carros sem condutor (em tons de acção e comédia).
Poderá ser a faísca que fará reviver filmes estilo Herbie e The Cannonball Run... :)
J.J. Abrams vai produzir filme sobre a vida de Thomas Edison?
Não estando isento de muitas tácticas "duvidosas", Thomas Edison é um dos nomes incontornáveis na criação do mundo moderno, e parece estar prestes a ter a sua vida retratada num filme com produção da Bad Robot de J.J. Abrams. Certamente não ficaram de fora as rivalidades com George Westinghouse e Nikolai Tesla, e vai ser interessante que tipo de abordagem eles farão a essas questões que ainda agora causam o extremar de posições entre apoiantes de uns e outros.
Take 38 já disponível
Se estavam com falta de notícias cinematográficas e relacionadas, já podem por a leitura em dia com a chegada da 38ª edição da Take, como sempre recheada de artigos e notícias para todos os gostos e de leitura obrigatória.
3ª Edição Cinema Bloggers Awards (#CBA2015)
No próximo dia 13 de Março a partir das 21h30 vai iniciar-se o evento dos Cinema Bloggers Awards no Auditório do Cineclube de Telheiras. Este evento vai na sua 3ª Edição e refere-se a uma cerimónia anual que tem como objectivo homenagear e distinguir o melhor do Cinema que estreia nas salas nacionais, sendo que são bloggers portugueses a votar e premiar.
Este ano teremos no evento a exibição das seguintes curtas-metragens:
"Cigano" de David Bonneville (18' / Drama)
"Schadenfreude - De Morrer a Rir" de Leonardo Dias (6' / Terror - Comédia)
"Mad World" de Bernardo Fernandes - Estreia (15' / Documentário)
A entrada é gratuita e aberta ao público.
Fox aprova série "Lucifer"
Como seria se Lúcifer, o mais famoso "anjo caído", desistisse de ser o senhor do Inferno e optasse por viver na Terra de forma mais discreta? É isso que veremos nesta nova série da Fox, e onde aparentemente Lucifer irá ajudar a polícia a resolver crimes(???) Pois... é melhor esperarmos para ver o que sai dali. Mas já estou a imaginar um misto de Castle-Supernatural...
Jason Momoa como Aquaman
Momoa tem sido bastante requisitado. Depois de se ter estrado no Baywatch e passado pelo Stargate, Momoa já foi Conan (sem esquecer também o seu papel em Game of Thrones) e agora prepara-se para encarnar outro super-heróis: Aquaman, desta vez pela mão de Zack Snyder, que já revelou a primeira imagem dele neste papel.
Festival de animação e efeitos especiais Trojan Horse despede-se de Portugal
E para terminar, más notícias... O festival de animação e efeitos especiais Trojan Horse was a Unicorn que este ano terá lugar entre os dias 15 e 19 de Setembro, em Tróia; deverá no próximo ano rumar para outro país devido à falta de apoios obtidos por cá.
Triste sina esta em que, à semelhança de muitos dos nossos melhores profissionais e jovens, até os festivais nacionais têm que emigrar. (E o Festroia também "se foi!)
Já são conhecidos os vencedores dos prémios Fantasporto 2015. Nesta 35ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto, o grande vencedor é... Liza The Fox Fairy de Karoly Meszaros, Hungria.
Júri Internacional Cinema Fantástico
Grande prémio melhor filme: “Liza, The Fox Fairy“ de Karoly Meszaros, Hungria
Prémio especial do Júri: “Wolfcop“ de Lowell Dean, Canadá
Melhor realização: Romain Basset por “Horsehead”, França
Melhor actor: Rupert Evans por “The Canal”, Reino Unido
Melhor actriz: Georgia Bradley por “Hungerford”, Reino Unido
Melhor argumento: Jong-Ho Lee por “Mourning Grave”, Coreia do Sul
Melhores Efeitos especiais: “Liza, The Fox Fairy“, Hungria
Melhor curta-metragem: “Habana” de Edouard Salier, França / Cuba
25ª Semana dos Realizadores
Prémio melhor filme: “Memories On Stone” de Shawkat Amin Korki, Alemanha / Iraque
Prémio especial do júri: “El Rayo (Hassan’s Way)” de Ernesto de Nova e Fran Araújo, Espanha
Melhor Realizador: Shim Sung Bo por “Hae Moo”, Coreia do Sul
Melhor argumento: Shawkat Amin Korki e Mehmet Aktas por “Memories On Stone”, Alemanha / Iraque
Melhor actor: Richard Gomez por “The Janitor”, Filipinas
Melhor actriz: Maxine Peake por “Keeping Rosy”, Reino Unido
Secção Oficial Competitiva Orient Express
Melhor filme: “Hae Moo” de Shim Sung Bo, Coreia do Sul
Prémio Especial: “Children’s Show” de Roderick Cabrido, Filipinas
Prémio Cinema Português
Melhor filme português: “Renaissance” de Nuno Noivo e João Fanfas, Portugal
Melhor escola de cinema portuguesa: Universidade Lusófona de Lisboa
Menção especial do Júri (criatividade): “Bestas” de Rui Neto e Joana Nicolau, Portugal
PRÉMIOS NÃO OFICIAIS
Prémio da crítica - “Pseudonym” de Thierry Sebban, França
Menção honrosa: “Memories On Stone” de Shawkat Amin Korki, Alemanha / Iraque
Prémio do público - “Landmine Goes Click” de Levan Bakhia, Georgia
Prémios de Carreira 2015
Fernando Vendrell, produtor e realizador
Catriona MacColl, actriz, Reino Unido
Prémios especiais Fantasporto
Manuela Mendes da Silva, pintora
Vencedores concursos cartaz e spot TV
Ricardo Figueira, jornalista
Já temos filme vencedor do Fantasporto 2015, que este ano cabe a Liza the Fox Fairy.
Um filme húngaro com muito japonês à mistura e com um fantasma inspirado num Elvis poderia parecer uma receita para o desastre, mas o resultado acaba por ser um misto de "Amélie" com um humor negro à "Siam Sunset" que resulta bastante bem.
Liza é um enfermeira que vive obcecada por encontrar o amor da sua vida, e que acredita que virá a acontecer num estabelecimento de fast-food. Mas cada novo candidato que vai encontrando vai tendo um destino fatal, e rapidamente o número de vítimas atrai as atenções das autoridades.
Uma história de encantar, com muitos efeitos especiais de alto nível, e que não deixa de ser um dos grandes filmes da 35ª edição do Fantasporto.
15.15 - HAEMOO de Shim Sung-Bo, 111’ (Coreia do Sul), SR/OE – VO leg Port
Drama - A tripulação de um navio de pesca decide aceitar uma perigosa missão. Sobre o drama dos clandestinos, este primeiro filme aborda também as tensões entre homens num espaço fechado. Candidato pela Coreia aos Óscares.
17.15 – HUNGERFORD de Drew Casson, 79’ (UK), CF
ANTESTREIA MUNDIAL / WORLD PREMIERE
Fantástico / Sci-Fi - O seu trabalho de casa é filmar uma semana da sua vida. No início dá pouca importância aos actos esporádicos de violência que são infelizmente usuais nas cidades como a dele. Zombies? Monstros? Drew Casson no seu 1º filme.
19.15 – MEMORIES ON STONE de Shawkat Amin Korki, 97’ (Alemanha/Iraque), SR
Drama - Dois curdos amigos de infância, Hussein e Alan dirigem e produzem um filme sobre o genocídio do povo curdo no Iraque na campanha Anfal, em 1988. Pode o amor ao cinema sobreviver em circunstâncias tão difíceis? Uma surpreendente num dos filmes fundamentais do festival. Selecção do Festival de Karlovy Vary.
21.15 – LIZA, THE FOX FAIRY de Karoly Meszaros, 99’ (Hungria), CF
ANTESTREIA MUNDIAL / WORLD PREMIERE
Comédia/Fantástico - Nada prepara Liza para o homem que vive na sua casa. Inovador e iconoclasta, este filme húngaro apresenta um nível de produção e efeitos especiais pouco usuais no cinema europeu.
Antecedido por…
HABANA de Edouard Salier, 22’ (França/Cuba), CF
Num futuro próximo, Havana está ocupada por forças estrangeiras e à beira da guerra civil
Pequeno Auditório:
15.00 – HASSAN’S WAY / EL RAYO de Ernesto de Nova, 85’ (Espanha), SR
Documentário - O regresso a casa de um emigrante. Hassan compra um tractor e enfrenta o mundo sozinho. Uma odisseia épica com um dos temas mais actuais do momento.
17.00 – LANDMINE GOES CLICK de Levan Bakhia, 108’ (Georgia), SR
ANTESTREIA MUNDIAL / WORLD PREMIERE
Drama /Thriller - O choque de culturas numa história poderosa. Um turista americano pisa uma mina numa montanha na Geórgia. Imobilizado, assiste a actos terríveis.
19.00 – THE CANAL de Ivan Kavanagh, 92’ (Irlanda), CF
Horror - David, arquivista de filmes, suspeita que a sua mulher Alice o trai com um dos seus clientes. A sua angústia aumenta quando descobre, ao visionar um dos filmes que ia arquivar, que a sua casa foi cenário de um crime horrendo em 1902. Cada vez mais confuso, acaba por seguir Alice, descobrindo que a aventura com Alex é real.
21.00 - WOLFCOP de Lowell Dean, 79’ (Canadá), CF
APRESENTADO POR MEMBROS DA EQUIPA / PRESENTED BY MEMBERS OF THE CAST&CREW
Comédia/ Horror - Enquanto uma série de estranhos e violentos eventos acontecem, um polícia com problemas de alcoolismo investiga-os juntamente com o seu parceiro, chega à conclusão que se transformou num lobisomem.
13.30 – HEAVENLY SWORD de Gun Ho Jang, 85’ (EUA), P&P
ANTESTREIA MUNDIAL / WORLD PREMIERE
Aventura/Animação Hiperrealista - Nariko deve usar uma espada: a Espada Celestial que não foi feita para ela mas sim para uma poderosa divindade.Com a voz de Anna Torv, a célebre Olívia da série de ficção científica “Fringe”.
15.00 – P-51 DRAGON FIGHTER de Mark Atkins, 85’ (EUA), P&P
Acção/Fantástico - Em plena II Guerra Mundial, os Aliados estão prestes a expulsar os nazis do Norte de África. Desesperados, os nazis recorrer à sua arma secreta – dragões.
16.45 – JORGE Y ALBERTO CONTRA LOS DEMONIOS NEOLIBERALES dos Los Hermanos Quintana, 86’ (Brasil e Argentina) P&P
ANTESTREIA MUNDIAL / WORLD PREMIERE
Comédia/Fantástico - Histórias de monstros à solta, cheio de situações inesperadas. Muito humor e horror, à moda da América do Sul.
18.30 – BEAUTIFUL PEOPLE de Brini Amerigo, 80’ (Itália), P&P – VO Ingl
Horror/Fantástico - Numa mansão numa floresta, a vida pacífica e rotineira de um médico e investigador científico é perturbada por um ataque de três homens mascarados. Durante uma interminável noite de terror e violência, o impensável acontece: a casa é invadida por monstros inumanos. Quem é o verdadeiro monstro. Selecção do festival de Horror de Montreal.
21.00- ENTREGA DE PRÉMIOS E SESSÃO DE ENCERRAMENTO FANTASPORTO 2015
PATCH TOWN de Craig Goodwill, 89’ (Canadá), P&P
Fantástico - Jon, um homem que trabalha numa fábrica de bebés, sonha reunir-se com a sua mãe adoptiva que o abandonou há muito. Mas vê-se numa luta de vida ou morte contra o infame Apanhador de Crianças. Filme vencedor do Prémio do Melhor Filme Canadiano no Festival de Toronto.
Pequeno Auditório:
15.15 – FESTIVAL BLACK AND WHITE 2014, 73’ - VO
Scattered in the Wind de Lori Felker, 5’30’ (EUA)
Peleosol 80 South de Jonathan Doweck e Amir Yatziv, 17’30’’ (Israel)
La Pionniere de Daniela Abke, 13’ (Alemanha)
Animo Resistente de Simone Massi, 4’30’’ (Itália)
The Lizards de Vincent Mariette, 14’(França)
Foley Artist de Toni Bestard, 18’ (Espanha)
17.15 – CINANIMA 2014, 80’ - VO
O Duque da Ribeira das Crianças da Oficina da Anilupa, 12’ (Portugal)
Foi o Fio de Patrícia Figueiredo, 5’ (Portugal)
El Canto de Inês Sedan, 8’ 30’’ (França)
O Som do Toque de Jean-Charles e Mbotti Malolo, 14’30’’ (França)
A Bicicleta do Elefante de Olesya Shchurina, 8’ 42’’ (França)
Eu Espero de Claire Sichez, 5’ (França)
Não Sabemos Viver Sem o Cosmos de Konstantin Bronzit, 15’20’’ (Russia)
Coda de Alan Holly, 9’ (Irlanda)
21.00 - FANTAS CLASSICS: HOMENAGEM ORSON WELLES
CITIZEN KANE de Orson Welles, 119’ (EUA) – VO leg Port
23.15 - FANTAS CLASSICS: 80º ANIVERSÁRIO TOP HAT
TOP HAT de Mark Sandrich, 101’ (EUA) – VO leg Port
13.30 –CRAZY BITCHES de Jane Clark, 100’ (EUA), CF
APRESENTADO POR MEMBROS DA EQUIPA / PRESENTED BY MEMBERS OF THE CAST&CREW
Horror/Comédia - Um fim-de-semana de um grupo de jovens amigas torna-se num pesadelo quando, uma a uma, elas vão sendo mortas pela sua própria vaidade. Mulheres bonitas a rodos.
15.30 – THE DEAD II: INDIA de Howard J. Ford, Jonathan Ford, 98’ (UK), CF – VO
Thriller/Horror - Nesta sequela feroz a clássico de terror “The Dead”, uma terrível epidemia assola a Índia vinda de África. Um engenheiro mecânico americano (Joseph Millson, da série de TV 24) é informado que a sua namorada grávida está presa perto dos bairros de lata de Mumbai (Bombaim). Para a salvar terá que enfrentar todos os perigos.
17.30 – THE SECOND REIGN OF NIGHT de Antoni Solé, 80’ (Espanha), P&P
ANTESTREIA MUNDIAL / WORLD PREMIERE
Thriller Sobrenatural - Um professor universitário tem de traduzir uma placa antiga. À medida que a tradução avança, as consequências são mortíferas. De quem é a culpa, quem o pode ajudar? O realizador foi co-produtor da trilogia “ The Tulse Luper Suitcases “de Peter Greenaway. Esta é a sua primeira longa-metragem.
19.00 – THE STRANGER de Guillermo Amoedo, 93’ (Chile), P&P
Horror - Um homem persegue a mulher para a matar e assim erradicar uma doença perigosa de que sofrem ambos. Mas a sua missão fica complicada quando descobre que ela teve um filho antes de morrer. Filme produzido por Eli Roth (Cabin Fever) que financia esta segunda longa-metragem do seu co-argumentista de “The Green Inferno”. Selecção do Festival de Sitges.
21.15 – FEAR CLINIC de Robert Hall, 95’ (EUA), CF
ANTESTREIA EUROPEIA / EUROPEAN PREMIERE
Fantástico - O Dr. Andover tenta curar pacientes que sofrem de fobias incapacitantes, colocando-os no interior de uma invenção sua que induz e controla alucinações. Robert Englund (Freddy da série “Nightmare on Elm Street” ) empresta a sua cara e talento a mais um cientista louco.
23.00 – SUSPENSION de Jeffery Lando, 88’ (Canadá)
ANTESTREIA MUNDIAL / WORLD PREMIERE
APRESENTADO POR MEMBROS DA EQUIPA / PRESENTED BY MEMBERS OF THE CAST&CREW
Horror - No aniversário dos ataques assassinos do seu pai, a jovem Emily, de 17 anos, passa a noite em casa, tratando como sempre do seu irmão mudo, de nome Jeremy. Mal sabe que a seguir vem uma noite de horror e loucura- o pai fugiu da prisão para doentes mentais e está a chegar a casa.
00.45 – MEXICO BARBARO de Isaac Ezban, Laurette Flores Bornn, Jorge Miguel Grau, Ulises Guzman, Edgar Nito, Lex Ortega, Gigi Saul Guerrero, Aaron Soto, 113’ (México), P&P – VO leg Ingl
Horror - Oito segmentos, oito diferentes visões, muito particulares, de oito realizadores sobre o tema genérico ‘México Bárbaro’. O México sempre foi bárbaro, desde os seus antepassados e os seus sacrifícios humanos até à barbárie dos dias de hoje. Este filme é um adaptação pela voz de diferentes realizadores, de lendas tradicionais da cultura popular mexicana. Selecção do London Frightfest Film Festival.
Pequeno Auditório:
15.15 – PRÉMIO CINEMA PORTUGUÊS - ESCOLAS DE CINEMA- VO Port
EPI/ETIC (LISBOA)
Litrosa da Morte de Ricardo Simões, 10’
4º Quarto de Jéssica Esteves, 10’
Vê Lá Companheiro de Serhii Korchevskyii, 15 ‘
Sonho Sem Vontade de Tomás Abrantes, 3’
UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE LISBOA
Bestas de Rui Neto e Joana Nicolau, 12’ 05’’
OOBE de Joana Maria Sousa e Manuel Carneiro, 6’55’’
Puto de Fabiana Tavares e Bernardo Carvalho, 11’12’’
A Outra Vida de Joana Filipe e João Silva, 10’53’’
Rastos de Pó de Rui Neto, 4’44’’
Água de Manuel Carneiro, 13’ 05’’
17.15 – PRÉMIO CINEMA PORTUGUÊS – MELHOR FILME: CURTAS 2 – VO Port
Doce Lar de Nuno Baltazar, 14’17’’
Renaissance de Nuno Noivo e João Fanfas, 16’27’’
Os Amantes de Sara Marques Moita, 9’35’’
Meia de Leite de José Artur Campos, 25’
Bestas de Rui Neto e Joana Nicolau, 12’ 05’’
OOBE de Joana Maria Sousa e Manuel Carneiro, 6’ 55’’
O Retrato de Claudia Clemente, 10’16’’
21.00 – RETROSPECTIVA FRED ASTAIRE & GINGER ROGERS
SWING TIME de George Stevens, 103’ (EUA) – VO leg Port
23.00 – RETROSPECTIVA FERNANDO VENDRELL
EM SEGUNDA MÃO de Catarina Ruivo, 114’ (Portugal) – VO Port
Antestreia
Axasteoque
Bela Lugosi Is Dead
Brain-Mixer
Cine 31
Cine Blog
Cinema Notebook
Cinema PTgate
cinerama
Depois do Cinema
Duelo Ao Sol
Filmes Portugueses
FilmSpot
My One Thousand Movies
Portal Cinema
Split Screen
TV Dependente