quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

As mais épicas explosões nos filmes


Nada como despedirmos-nos do ano de 2014 com um valente estouro... ou, à moda de Hollywood, como uma soberba compilação de explosões épicas dos mais variados filmes das últimas décadas.

Quanto mais não seja, irão certamente sentir um súbito desejo de rever alguns dos filmes que por aqui vão estourar já de seguida. :)

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Cinematografia dos filmes de 2014


O ano de 2014 esteve cheio de bons filmes, mas muitas vezes no meio de toda a história acabamos por nem ter oportunidade de apreciar alguns dos momentos mais "cinematográficos". Felizmente há sempre alguém com olhar mais atento que nos poupa o trabalho, neste caso condensando cenas de dezenas de filmes em cerca de 3 minutos de magia do cinema.

Caso estejam curiosos, são cenas retiradas dos seguintes filmes: Interstellar, Nightcrawler, Locke, Godzilla, Under the Skin, Birdman, Snowpiercer, Foxcatcher, Inherent Vice, Fury, God Help the Girl, Double, Gone Girl, White Bird in a Blizzard, Interstellar, Nymphomaniac, Nightcrawler, The Grand Budapest Hotel, Wild, Unbroken, Fury, The Rover, Under the Skin, The Theory of Everything, Mr. Turner, Mommy, Into the Woods, Birdman, Snowpiercer, Blue Ruin, The Imitation Game, Edge of Tomorrow, Captain America 2: The Winter Soldier, Guardians of the Galaxy, Whiplash, Ida, The Babadook, American Sniper, Unbroken, Frank, Chef, The Grand Budapest Hotel, Inherent Vice, The Imitation Game, Mr. Turner, Rosewater, Jimi: All Is by my Side, Palo Alto, The Raid 2, Cold in July, Horns, Filth, Adieu au langage, Whiplash, 300: Rise of an Empire, A Most Wanted Man, Noah, Boyhood.


segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Lucid Dreams of Gabriel - uma experiência em HDR/HFR da Disney


A Disney está continuamente a explorar novas tecnologias, e uma delas é como se pode fazer cinema digital em HDR e HFR. Este Lucid Dreams of Gabriel é o resultado de uma dessas experiências, mostrando-nos imagens em HDR que não seriam possíveis usando-se técnicas tradicionais, e até mistura de elementos com diferentes framerates numa mesma cena.

Não se esqueçam de usar o modo full-screen e de confirmarem que estão a ver o vídeo em modo 48fps para apreciarem o efeito.

domingo, 28 de dezembro de 2014

Mouse-X [Curta]


O que nos torna únicos? Este Mouse-X coloca um curioso e enigmático personagem numa autêntica caixa de experiências. Anderson acorda num prédio sem qualquer ideia de como lá chegou... e descobre que nos outros quartos existem milhares e milhares de clones seus, também sem qualquer ideia de como lá chegaram.

Será que ele conseguirá escapar e superar os seus clones... ou será que também ele é apenas um clone?


sábado, 27 de dezembro de 2014

Exodus: Gods and Kings ganha video promocional de 11h


Longe vão os tempos dos filmes de duração extra-longa nos cinemas (lembram-se do Ghandi?) mas Ridley Scott parece ter querido prestar homenagem a esses tempos neste vídeo promocional do seu recente Exodus: Gods and Kings.

É que a 20th Century Fox disponibilizou um vídeo que nada mais é que o famoso arbusto ardente, com textos da bíblia a passarem em scroll... com a duração de 11h!

Não sei se isto funcionará mais a favor do filme do que como desincentivo, mas se por acaso sofrerem de insónia e precisarem de algo para passar no ecrã durante 11h independentemente do conteúdo, pode ser uma excelente opção (ou nem por isso).

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

The Interview

O The Interview é um dos filmes mais quentes deste final de ano de 2014, devido ao ciberataque à Sony e à ameaça de ataques terroristas caso o filme estreasse. Depois de muitas reviravoltas, o filme lá acabou por estrear, em simultâneo com o lançamento digital - e onde a Sony fez o favor de ajudar a que o filme fosse facilmente partilhado.

O filme já está no topo dos filmes mais pirateados deste Natal, a caminho do milhão de downloads nas primeiras 24h, mas o que nos interessa por agora é saber: justifica-se toda esta polémica em torno do filme?

Para quem tem estado numa ilha deserta, o filme é sobre dois repórteres que vão entrevistar o líder Norte-Coreano Kim Jong-un, mas que são contactados pela CIA para que o eliminem. O facto de ser um filme com Seth Rogen já deverá ser suficiente para indicar o "tom" do mesmo, e para além de escrever e realizar o filme, também contracena com James Franco à frente das câmaras.

Tudo isto para chegar à parte em que tenho que dizer que... Não, não é um filme que mereça toda a polémica e mediatismo que foi gerado. Trata-se apenas e somente de mais um filme de comédia "idiota" (sem qualquer desrespeito para quem apreciar este tipo de comédia) e que nem sequer nessa área se conseguirá afirmar como sendo um filme particularmente bom.

... Será muito melhor pegarem no vosso tempo, e verem, reverem, e voltarem a ver, o Life of Brian ou qualquer outro clássico dos Monty Python, que também tem humor "idiota"... mas do bom!


quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

San Andreas [teaser]


Estão com saudades de um "disaster movie" de proporções épicas? Então preparem-se para este San Andreas que chegará no início da época de Verão em 2015.

Dwayne Johnson, Carla Gugino, Paul Giamatti, e até Kylie Minogue são alguns dos rostos bem conhecidos que irão fazer parte deste filme de onde não se espera nada a não ser muitas cenas hiper-absurdas para lá do inconcebível... mas que mesmo assim não resistiremos de querer ver. Que se pode dizer? É a atracção pelos efeitos efeitos especiais que nos permitem visualizar o que seriam estes mega-desastres (que esperamos nunca ter que ver na vida real!)

Estreias da Semana

Mr. Turner
Realizador: Mike Leigh
Actores: Timothy Spall, Roger Ashton-Griffiths, Jamie Thomas King


Horrible Bosses 2 - Chefes Intragáveis 2
Realizador: Sean Anders
Actores: Jason Sudeikis, Jason Bateman, Charlie Day


Marie Heurtin - A Linguagem do Coração
Realizador: Jean-Pierre Améris
Actores: Isabelle Carré, Ariana Rivoire, Brigitte Catillon


3 Coeurs - Três Corações
Realizador: Benoît Jacquot
Actores: Charlotte Gainsbourg, Benoît Poelvoorde, Chiara Mastroianni


quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

I Origins

Mike Cahill, que já nos trouxe o Another Earth, volta a maravilhar-nos com uma nova história que nos inspira a sonhar: I Origins.

Um cientista que procura desvendar o processo de criação e evolução dos olhos acaba por encontrar uma rapariga por quem se apaixona "à primeira vista", tendo que a encontrar apenas pelos seus olhos (pois usava uma máscara quando se encontraram pela primeira vez).

Sem querer estragar o que se passa, digo apenas que a certa altura somos direccionados para uma questão que volta a reacender a velha questão sobre se os olhos serão mesmo uma janela para a "alma"... e qual o nosso objectivo neste mundo.

Uma excelente história que nos prende do início ao fim do filme, e que nos relembra que um filme de "ficção" não tem que estar recheado de acção ou monstros extra-terrestres para nos cativar. :)

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Pixels - um filme que vai dar vida aos jogos dos anos 80


Hollywood parece estar contagiada pela ideia de adaptar jogos de vídeo para filmes - depois de décadas a ser "ao contrário" - e para 2015 prepara-se para nos trazer este Pixels.

Um filme onde extra-terrestres captam as emissões dos jogos de vídeo e consideram-nas como um acto de guerra, e dirigem-se ao nosso planeta adoptando as formas que viram nessas transmissões; ou seja, a dos personagens de inúmeros jogos clássicos dos anos 80.



Sim, é uma ideia que poderia parecer ter saído de uma piada do dia 1 de Abril, mas que é mesmo a sério, tendo sido inspirada pela excelente curta com o mesmo nome que percorreu a Internet há alguns anos atrás, e que coloco no final.

Este filme irá ser realizado por Chris Columbus, nome que dispensa apresentações (realizador do Home Alone, Mrs. Doubtfire, Bicentennial Man, alguns dos filmes do Harry Pottter, e escritor do mítico The Goonies).


segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

The Hobbit: The Battle of the Five Armies

Já chegou finalmente o último capítulo da adaptação de The Hobbit por Peter Jackson para o cinema, com este: The Hobbit: The Battle of the Five Armies.

O filme começa imediatamente no ponto em que o anterior tinha terminado, e leva-nos até à conclusão desta aventura, com toda a parte do grande combate que muitos esperavam ver no filme anterior. É uma fórmula que até poderá resultar bem para quem fizer uma maratona de "The Hobbit" vendo os filmes seguidos... mas que no cinema, com um ano de intervalo entre eles, a sensação com que se fica é de que esta adaptação foi excessivamente alargada para além do que seria desejável.

O problema é que se acaba por ter uma situação de 8 e 80 "dupla". Nos filmes anteriores temos apresentações e explicações excessivamente demoradas e pouco tempo de acção; neste temos acção exagerada, mas sem quaisquer explicações.

Embora isto possa não importar a quem vá ver o filme pelo seu imponente espectáculo visual (e uma vez mais ver o que é um filme de cinema em HFR onde podemos ver o que se passa mesmo nas cenas movimentadas - nota: já era tempo de todos os filmes passarem a ser em 48fps ou mais!) não deixará de ficar para a história com um filme desequilibrado, e onde tudo parece ter sido editado "à pressão". (Até os momentos de comic-relief começam a ser repetitivos e constrangedores passado as 3 ou 4 primeiras vezes.)


Nem mesmo as épicas batalhas, com mais e melhores efeitos, acabam por ter impacto emocional à altura do visual - e longe de nos deixarem impressionados, como acontecia nos primeiros filmes da trilogia do Senhor dos Anéis.

Enfim... serviu para comprovar os temores de todos os que tinham ficado preocupados com o prolongamento do The Hobbit para três filmes. Muito provavelmente, estes três filmes condensados num só (ou dois, que fosse), teria resultado muito melhor. Assim... será talvez melhor indicado para a tal maratona em que possam ver em casa, logo colado ao filme anterior.


domingo, 21 de dezembro de 2014

Wanderers [curta]


Tenho-vos trazido algumas curtas sobre a exploração espacial, e a de hoje é mais uma que demonstra o quanto é possível fazer-nos sonhar com apenas uns poucos minutos. Para além do seu visual impressionante, esta Wanderers tem ainda a particularidade de ser narrada... por Carl Sagan.

Esta curta Wanderers, de Erik Wernquist, recorre a locais do nosso sistema solar recriados com base em imagens reais (quando possível), e mostra-nos um futuro em que o Humanidade já chegou a todos esses recantos. A acompanhar o espectáculo visual, a narração de Carl Sagan, obtida de registos antigos em que lia o seu obrigatório livro Pale Blue Dot de 1994.

Mesmo já com uma série Cosmos protagonizada por um seu justo sucessor (Neil deGrasse Tyson), a verdade é que para quem cresceu a acompanhar a série original com Carl Sagan... não há nada que se lhe compare.

Se tiverem curiosidade sobre cada uma das cenas, podem dar um salto à galeria de imagens onde Erik explica qual o local retratado e o tratamento e imagens originais que usou para as criar.

sábado, 20 de dezembro de 2014

The Next Step [making-of]


Com a magia dos efeitos especiais não há nada que não possa ser feito no ecrã. Mas há um diferente tipo de magia quando se trata de filmar uma cena num único take contínuo, como foi feito neste vídeo publicitário The Next Step.

Um actor percorre todo múltiplos cenários sem cortes nem interrupções, e isso é feito à custa de um gigantesco palco móvel que vai passando por ele sem que ele saia do sítio. Um pequeno exemplo de como a magia do cinema e televisão nem sempre depende dos efeitos digitais para ser conseguida. :)




Into Dusk [Trailer]


Muitas curtas são feitas com intenções de servirem como rampa de lançamento que atraia investidores para permitir produção de uma longa-metragem; e esta Into Dusk não é diferente.

Num mundo futurista, num misto de Blade Runner e Star Wars, temos uma jovem em aparente estado terminal. Até onde alguém estará disposto a ir para salvar ou prolongar a sua vida? É essa a temática desta curta... e que não nos importaríamos de ver expandida para a tal desejada longa-metragem.


sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Project Almanac [Trailer]


Andamos em onda de filme de viagens no tempo, e hoje trago-vos este Project Almanac. Um filme onde uma máquina do tempo descoberta por um grupo de jovens é usada para brincadeiras aparentemente inofensivas... até que rapidamente se descobre que as suas implicações podem alterar completamente o mundo e por a sua própria existência em risco.

Não será um filme que nos fará dar um nó na cabeça como Predestination, mas... é de viagens no tempo, pelo que se espera que não seja uma completa perda de tempo! :)

Inside Out [trailer] [Pixar]


A Pixar vai-nos trazer um novo filme "original" em 2015 (não é fácil libertarem-se da tentação de fazerem sequelas e mais sequelas, com maior garantia de retorno financeiro), mas este Inside Out parece ser desde já uma aposta ganha.

O filme dá vida aos pensamentos e emoções que se passam no interior da cabeça de uma pequena rapariga... e já se preveêm o tipo de situações que irão acontecer.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Vice [trailer]


Bruce Willis está prestes a regressar às salas de cinema, e com um filme cheio de acção que poderá fazer relembrar histórias como  I Robot, Surrogates e Westworld. Em Vice temos uma ilha povoada por pessoas artificiais (robots) e que se torna num autêntico parque de diversões onde todas as fantasias são possíveis.

Mas quando um(a) dos robots começa a lembrar-se dos abusos a que já foi sujeita... a diversão vai ser diferente.

Estreias da Semana

The Hobbit: The Battle of the Five Armies - O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos
Realizador: Peter Jackson
Actores: John Bell, Martin Freeman, Ian McKellen


Big Hero 6 - Os Novos Heróis
Realizador: Don Hall
Actores: : Ryan Potter, Scott Adsit, Jamie Chung


Night at the Museum: Secret of the Tomb - À Noite no Museu: O Segredo do Faraó
Realizador: Shawn Levy
Actores: Ben Stiller, Ricky Gervais, Dan Stevens


Mommy - Mamã
Realizador: Xavier Dolan
Actores: Anne Dorval, Antoine-Olivier Pilon, Suzanne Clément



quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Ascension


O canal SyFy está novamente a apostar no sci-fi, e Ascension é uma mini-série que o demonstra perfeitamente. A ideia: centenas de pessoas partiram para o espaço nos anos 60, rumo a outro planeta; mas passados 50 anos, já com a segunda geração de residentes a bordo, filhos dos passageiros originais, há uma morte misteriosa que terá que ser resolvida.

É um conceito engraçado, que nos oferece bastantes coisas que podem ser exploradas - do "generation gap" dos adolescentes e seus pais, às diferentes "classes" de trabalhadores a bordo, e claro: terem que lidar com um assassinato, algo desconhecido para as forças de segurança a bordo.

Ainda assim, começam a surgir algumas coisas estranhas que nos fazem suspeitar de que algo mais se passa; e enquanto isso, na Terra, há também que continue a investigar esta missão ultra-secreta e a querer divulgá-la ao mundo. Mas depois, no final desta primeira parte, temos uma revelação que ajuda a explicar muito do que nos fazia "torcer o nariz" quanto a tudo isto (e também origina outras perguntas, que certamente serão respondidas na 2ª e 3ª parte de Ascension.

O spoiler segue depois do vídeo, para não estragar a surpresa a quem não quiser ver.







!!!SPOILER ALERT!!!


A nave não está no espaço, mas sim na Terra, sem o conhecimento dos que estão a bordo. :)

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Fox arruína a Buffy com remasterização em 16:9


Não é fácil fazer com que as novas gerações revejam séries do século passado. Aos primeiros segundos de uma imagem em formato 4:3 muitas pessoas poderão sentir logo vontade de "fugir" para uma série mais recente - e agora a Fox comprova a falta de sensibilidade (ou puro bom senso) na remasterização da popular série Buffy.

Há muitos anos vi um documentário onde os realizadores desabafavam as atrocidades que as cadeias de TV cometiam ao adaptarem os seus filmes panorâmicos para a formato televisivo. Em vez de simplesmente optarem por adicionar as barras pretas optavam pelo pan-and-scan, e muitas vezes indo ao cúmulo de re-editarem o filme inserindo novas cenas.

Nesta adaptação da Buffy, a coisa parece ter ido pegar em todos os "pecados capitais" das conversões:


Aqui temos uma cena que seria suposto ser passada à noite, mas que alguém terá decidido transformar em dia, removendo a aplicação do filtro.


Aqui temos uma cena que ganha definição HD melhorada... tão melhorada que até se vê parte de um dos assistentes da produção que deveria ter ficado fora do enquadramento.

E por falar em enquadramento...


 Cá está uma cena em que o responsável pela conversão terá achado que era melhor reenquadrar a cena, fazendo zoom sob parte da imagem e deixando de fora tudo o resto.


...Como o próprio Joss Whedon diz, mais caricato só mesmo o facto do Firefly ter sido filmado em 16:9... e a Fox ter cortado a imagem para 4:3 durante a sua exibição.




segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Actores do Star Wars que aparecem "por todo o lado"


Um dos fenómenos que acontece frequentemente quando revemos filmes com algumas décadas, é o de reconhecermos alguns actores secundários que entretanto ficaram famosos. Mas por vezes também acontece algo ainda mais curioso: o de termos actores que já nem reconhecemos ao fazerem papéis mais recentes. E isso acontece com alguns dos actores secundários do Star Wars.


Deixo apenas um dos exemplos. Julian Glover fazia o papel de general Veers no The Empire Strikes Back. E as suas ligações ao "lado negro" esticaram-se também para as aventuras de Indiana Jones, onde era colaborador com os Nazis em Indiana Jones and the Last Crusade (onde escolheu erradamente o cálice sagrado, como merecia).


Mas se por esta altura estão a pensar que este actor já desapareceu dos nossos ecrãs... que tal se vos disser que continua activo e bem conhecido (mesmo que não o saibam) por todos os que não perdem um episódio de Game of Thrones?



É que Julian é o actor que dá corpo ao Maester Pycelle em Game of Thrones, e que como já demonstrou por várias vezes... não é bem aquilo que aparenta ser. :)


Eu não fazia ideia que estávamos perante um actor do mítico Star Wars, e vocês?

domingo, 14 de dezembro de 2014

A Tale of Momentum & Inertia [curta]


Karma, justiça cósmica, chamem-lhe o que quiserem. Por vezes a impetuosidade humana faz-nos lidar com o desconhecido de forma bélica, e nesta pequena curta isso é representado de forma sublime neste A Tale of Momentum & Inertia com um imenso gigante de pedra que depressa reduz umas pequenas criaturas à sua insignificância.

Curta... "mas grossa"! :)

sábado, 13 de dezembro de 2014

As 212 mil mortes da trilogia Lord of the Rings em apenas 7 minutos


Lembram-se daqueles filmes que fazem paródia ao número de mortes noutros filmes, com um contador que vai subindo vertiginosamente à custa de filmes como Rambo? Pois bem... esqueçam tudo o que viram até hoje... pois com o Lord of the Rings entra-se numa nova escala.

Se nalguns filmes ter uma centena de mortes já é revelador da sua violência, em LOTR não se está a falar de uma centena, nem de um milhar, nem sequer de 10 mil mortes. Na verdade, mesmo que dissessem 100 mil mortes continuariam longe da dimensão da devastação das suas batalhas.

Segundo alguém que aparentemente se terá dado ao trabalho de as contar, a trilogia do Lord of the Rings conta com 212470 mortes, que estão compiladas no vídeo de 7 minutos que se segue.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Mad Max: Fury Road [trailer]


Já temos novo trailer de Mad Max: Fury Road e... continuamos surpreendidos por ver um filme de 2015 que parece manter-se fiel ao estilo visual "dos 80", onde todo o tipo de acidentes e acrobacias eram feito sem recurso aos efeitos digitais.

... Não que este novo filme não use a abuse dos computadores para tornar possíveis as incríveis cenas que nos vai apresentar - mas mesmo quando se tratam de automóveis apocalípticos a serem sugados por um tornado no meio de uma tempestade de areia, a coisa tem um "realismo" que certamente irá pausar quem estiver a pensar meter uma mão cheia de pipocas na boca nesse momento. :)

Iron Sky: The Coming Race [trailer]


Se pensavam que nada podia bater a ideia de um grupo de Nazis refugiado na Lua que vimos em Iron Sky, esperem só para ver o que eles nos reservam em Iron Sky: The Coming Race.

Os Nazis (e Adolf Hitler) regressaram à Terra... mais propriamente ao centro da Terra, onde parecem estar mais transformados que nunca e onde têm dinossauros sob o seu controlo. É impossível que isto possa correr mal! :)

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

O Principezinho [trailer]


Uma das mais marcantes histórias de todos os tempos - o Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry - está prestes a ser adaptada (mais uma vez) para um filme, e já temos o primeiro trailer.

Esta adaptação em animação chega-nos pelas mãos de Mark Osborne (Kung Fu Panda) e escrita por Irena Brignull (The Boxtrolls), e não se limita a ser uma simples transposição da célebre história mas sim sobre a magia que envolve alguém que a descobre pela primeira vez.

Tal como a história original... vai ser obrigatório ver.

Estreias da Semana

Exodus: Gods and Kings - Exodus - Deuses e Reis
Realizador: Ridley Scott
Actores: Christian Bale, Joel Edgerton, Sigourney Weaver


Maps to the Stars - Mapas Para as Estrelas
Realizador: David Cronenberg
Actores: John Cusack, Robert Pattinson, Julianne Moore


Gemma Bovery
Realizador: Anne Fontaine
Actores: Gemma Arterton, Jason Flemyng, Fabrice Luchini


Is the Man Who Is Tall Happy? - É Feliz o Homem Que É Alto?
Realizador: Michel Gondry
Actores: Michel Gondry, Noam Chomsky





Outras Estreias
  • The Kid - O Garoto de Charlot (versão digital restaurada)
  • The Gold Rush - A Quimera do Ouro (versão digital restaurada)
  • Bai Ri Yan Huo - Black Coal, Thin Ice - Carvão Negro, Gelo Fino
  • Manoel de Oliveira - O Velho do Restelo, Douro Faina Fluvial, O Pintor e a Cidade, Painéis de S. Vicente de Fora

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

The Maze Runner

Primeiro filme de uma bem sucedida trilogia de livros, The Maze Runner chegou ao cinema e deixou-nos com vontade de ver mais.

Antes de avançarmos, uma palavra merecida para o seu realizador, Wes Ball. Wes Ball pode ser um nome desconhecido da maioria, mas para quem tiver boa memória lembrar-se-á que este é o senhor que nos trouxe aquela fantástica curta em CGI chamada Ruin. É bom ver que alguém em Hollywood lhe decidiu dar uma oportunidade para saltar para as longa-metragens, e ainda bem que o fez.

The Maze Runner é um filme onde um grupo de jovens (sem memória de como lá chegaram) vive no centro de um estranho labirinto que muda de forma a cada dia, e que vai tentando ser mapeado pelos "runners", que nele se aventuram a cada dia, antes que as portas se fechem ao início da noite - e onde estranhas criaturas matam aqueles que tentam explorar demasiado.

Mas a chegada de um jovem "diferente", logo seguido por uma inesperada raparia (a única) são sinais de que as coisas estão a mudar. Uns acreditando que poderá ser a pessoa que os conseguirá fazer sair do labirinto, outros achando que são uma ameaça ao "equilíbrio" atingido.

Embora seja inevitável que nalguns momentos a coisa nos faça lembrar o Lord of the Flies, isso acabar por não ser mais que um mero detalhe num filme que nos deixa curiosos por saber o que se passa. E felizmente, ao contrário de filmes como o "Cube", aqui temos a oportunidade de o saber - embora o resto esteja prometido para o próximo ano, com o Maze Runner: Scorch Trials e previsivelmente outro que se lhe seguirá (nos livros também já temos duas prequelas... pelo que, se calhar, também esses passarão a filme.)

Um bom filme de aventura, e ainda mais quando consideramos que é a estreia nas longas-metragens de Wes Ball.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Dailies

Próximo filme do 007 será "Spectre"


O próximo filme de James Bond já tem nome oficial: Spectre; e chegará em Novembro de 2015. O filme continuará a contar com Daniel Craig como Bond, a quem se juntarão rostos bem conhecidos, como Monica Bellucci, Christoph Waltz, Dave Bautista e Andrew Scott (o Moriarty da série Sherlock). Quanto ao veículo de serviço, ficará a cargo de um Aston Martin DB10 feito especialmente para o filme.

... Esperemos que desta vez o filme seja mais fiel aos originais, e venha com dose extra-forte dos gadgets que têm estado ausentes das filmes mais recentes. :P



The Wire remasterizado para HD e 16:9 "pior" que o original?


A série The Wire vai reeditar as primeiras seasons em HD e 16:9, numa opção que está a levantar algumas dúvidas. O problema é que tudo foi feito assumindo uma exibição em formato 4:3, e a transferência para 16:9 nem sempre resulta da melhor forma. Para além de elementos que terão que ser removidos e tratados (poderão ver-se membros da equipa de produção, material de iluminação, etc.) toda a composição é profundamente alterada.

Por muito que custe actualmente ver uma série em 4:3... há coisas a que simplesmente não se pode "dar a volta".


James Cameron diz que próximos Avatar vão ser de ficar de queixo caído


Ainda falta muito tempo até podermos ver os próximos filmes do Avatar, mas James Cameron parece não ter dúvidas de que serão filmes que nos irão deixar ficar de queixo caído. Uma coisa parece ser certa, o realizador fã das novas tecnologias parece achar que o cinema a 60fps é "demasiado", e vai optar por fazer a gravação destes novos filmes a apenas 48fps.


Um filme... na vertical

Dizem as "regras" que filmes devem ser gravados na horizontal, ao ponto de muitas apps nos smartphones exibirem avisos de que o deverão fazer (para evitar os vídeos verticais). Mas como sempre, há quem não ligue muito a regras e esteja a preparar um filme inteiramente filmado na vertical.



segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Descobre todos os filmes neste videoclip musical


Hoje trago-vos um desafio que também serve de homenagem ao tempo em que o cinema não era algo acompanhado por dezenas de minutos de publicidade antes do filme começar, e em que terão que tentar identificar todos os filmes referenciados por este videoclip.

Noutros tempos, a ida ao cinema era algo bem diferente da actual. As filas para a bilheteira eram idênticas (mas normalmente havia apenas uma bilheteira em vez de uma dúzia), e depois de sermos conduzidos até ao lugar por um "arrumador", lá começava a seca de se esperar pelo filme... com a tela coberta por pesadas cortinas, com alguns cartazes publicitários por lá espalhados.

Como não havia também smartphones ou tablets, o entretenimento tinha que ser mais social: e no meu caso, isso implicava quase sempre um desafio de "quiz show" sobre cinema. Quem tinha sido o realizador do filme X? Em que filmes tinha entrado o actor Y em conjunto com o actor Z? E assim por diante...

Mas hoje o desafio torna-se mais fácil, pois é igualmente visual. O videoclip da música All Over dos Cruisr é uma autêntica ode a filmes clássicos, antigos e modernos... e servirá para fazerem competições com os vossos amigos para ver quem identifica a maior quantidade de filmes que aqui são referidos.


domingo, 7 de dezembro de 2014

L3.0 [Curta]


Se gostaram do Wall-E não vão querer perder este L3.0, uma curta sobre um pequeno adorável robot que tenta encontrar amigos num mundo aparentemente deserto, até ao dia em que uma borboleta entra na sua vida... E passado pouco tempo irá servir para nos revelar um final inesperado.

... Muito bom mesmo. :)

sábado, 6 de dezembro de 2014

7 coisas que não sabias sobre Die Hard


Die Hard é um daqueles filmes intemporais, e que está na lista obrigatória de filmes para ver e rever na época de Natal. Por isso, nada melhor que ficarem a conhecer algumas curiosidades sobre este clássico, e que poderão ser usadas para mostrarem a vossa sabedoria cinéfila.

Por exemplo, dizerem aos vossos companheiros de visualização que a cara realisticamente assustada de Alan Rickman enquanto cai não foi fruto das suas excelentes capacidades de representação, mas sim da "brincadeira" que o realizador lhe pregou... deixando-o cair quando ele não estava à espera (estava combinado ser na chegada a "zero" na contagem decrescente, mas em vez disso, para obterem uma reacção mais "real", deixaram-no cair quando chegou ao "um". :)

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Terminator Genisys [trailer]


Já temos finalmente trailer do filme Terminator Genisys que irá aquecer o Verão de 2015, e aparentemente baralhar completamente toda a linha temporal da saga Terminator - mas afinal... é o risco que se corre nas histórias que metem viagens no tempo.

Pelo que se pode perceber, quando um soldado é enviado do futuro para proteger Sarah Connor, já ela terá tratado da saúde ao "primeiro" terminator, com a ajuda do segundo terminator. Mas ainda assim terão que enfrentar um T-1000 (aparentemente com alguns updates), e... não faltam umas cenas que parecem ser homenagem a todos os filmes anteriores: desde os saltos com motos a cambalhotas com camiões.

Bem... é irrelevante que o filme seja bom ou mau. É um daqueles filmes para ver seja de que maneira for! :)

Pan [trailer]


Nenhuma história está a salvo das reciclagens de Hollywood, e isso significa que também Peter Pan terá direito a uma prequela onde o aguardam muitas aventuras e um inesperado amigo: o "capitão Gancho" (antes de ser capitão). O vilão de serviço desta vez cabe a um malvado pirata interpretado por Hugh Jackman.


quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Comic Con Portugal arranca amanhã na Exponor


É já este fim-de-semana (de 5 a 7 de Dezembro) que a Exponor acolhe a Comic Con Portugal, um evento que será de visita obrigatória para todos os fãs da banda-desenhada, séries de TV e cinema; e onde não irão faltar rostos bem conhecidos do público português.

É a oportunidade ideal para verem algumas das vossas estrelas favoritas ao vivo, com a presença confirmada de Natalie Dormer de Game of Thrones, Seth Gilliam de The Walking Dead, Paul Blackthorne de Arrow, Clive Standen de Vikings, o elenco de Da Vinci's Demons, e ainda destaque especial para Morena Baccarin, pois claro.

A isto junta-se um painel de luxo de convidados da secção de banda desenhada - ou não fosse esta uma "Comic" Con - com a presença de Brian K. Vaughan, Carlos Pacheco, Randy Stradley, Miguelanxo Prado, Marcos Martin, Javier Rodríguez, Gregory Lockard, Pia Guerra, Ian Boothby, Claudio Castellini, e um sem número de artistas nacionais: Ricardo Cabral, Miguel Montenegro, Daniel Maia, Daniel Henriques, André Araújo, Mário Freitas, entre outros.

Também não ficam esquecidos os mais pequenos, com eventos e actividades que irão garantir que ficam fãs deste evento logo desde o primeiro momento.

Este fim-de-semana, encontramos-nos por lá! :)

Estreias da Semana

Dumb and Dumber To - Doidos À Solta de Novo
Realizador: Bobby Farrelly, Peter Farrelly, Joey McFarland
Actores: Jim Carrey, Jeff Daniels, Jennifer Lawrence


Famel Top Secret
Realizador: Jorge Monte Real
Actores: Vítor Norte


The Penguins of Madagascar - Os Pinguins de Madagáscar
Realizador: Simon J. Smith
Actores:  Benedict Cumberbatch, John Malkovich, Peter Stormare


Variações de Casanova
Realizador: Michael Sturminger
Actores: John Malkovich, Fanny Ardant, Veronica Ferres





Outras Estreias
  • Double Play: James Benning and Richard Linklater
  • Cavalo Dinheiro

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

God Bless America

Não sei como é que este God Bless America me passou despercebido, mas o que interessa é que o equilíbrio do Universo foi reposto, pois já o vi e é a minha vez de recomendar que o vejam quanto antes.

Escrito e realizado por Bobcat Goldthwait (Willow Creek, Sleeping Dogs Lie), este filme é uma sátira que continua a aplicar-se a 100% à sociedade moderna que divulga e promove a mediocridade, com programas estúpidos, discussões estúpidas, e estupidifica as pessoas de um modo global.

Frank, interpretado por Joel Murray (irmão de Bill Murray) é uma pessoa "normal" que decide fazer alguma coisa quanto a esta sociedade absurda quando lhe é diagnosticado um cancro no cérebro e pouco tempo de vida. Dá então início a uma autêntica peregrinação por onde vai deixar um rasto de morte, e à qual se junta uma inesperada cúmplice de 16 anos, igualmente farta daquilo em que a sociedade se tornou.

Um filme daqueles que deveria ser obrigatório nas escolas... e não pelo aspecto de querer resolver tudo à força da bala!


terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Dailies

The Walking Dead


The Walking Dead tem estado tão "enchouriçado" que até já me começa a fazer ter mais vontade de ver o - claramente assumido como despretensioso - Z Nation. E neste mid-season break, temos novamente uns poucos segundos de interesse, com uma morte que os escritores imaginavam ser suficientes para justificar a seca que nos deram até aqui. Não... não chegou. Esperemos que a coisa melhore (mas não estou com grandes esperanças).


The Librarians


Depois dos filmes "The Librarian", é agora tempo de vermos estas aventuras ao estilo Indiana Jones transferidas para o pequeno ecrã, e onde não faltam caras bem conhecidas. Para além do protagonista dos filmes (que agora será mais conhecido pelo Falling Skies) e que entrará nalguns episódios, temos a presença de Rebecca Romijn e Christian Kane (Leverage).

A série tem estreia marcada para o canal SyFy já no próximo dia 8.


House of Cards regressa no final de Fevereiro


A terceira season de House of Cards já tem data marcada: 27 de Fevereiro. Uma data que poderão querer reservar para dar início às habituais maratonas que se tornam possíveis com a disponibilização imediata de toda a season no Netflix, livrando-nos do "sofrimento" de ter que aguardar semana após semana por cada novo episódio.

Já que estamos a falar do Netflix, também lá vai ficar disponível a série britânica Black Mirror.


Serenity à escala 1:250


À procura de uma auto-prenda para o Natal? Dispostos a investir $349 na vossa paixão por Firefly? Então agora têm a oportunidade para terem um modelo à escala da famosa nave espacial, que podem ver detalhadamente também pelo interior, graças às partes amovíveis. Infelizmente, está fora do meu orçamento... mas que dá vontade... dá. :)



Uma análise tipográfica e visual a Alien


Alien é um "daqueles" filmes que ainda hoje nos consegue criar uma sensação especial de terror, e por isso mesmo é ainda mais agradável visitar esta análise visual e tipográfica de muitos dos seus elementos que terão passado completamente despercebidos mesmo a quem tiver visto e revisto o filme dezenas de vezes.

... De certeza que vão reparar em mais coisas da próxima vez que o revirem (a época de Natal é sempre uma boa época para isso!)

Related Posts with Thumbnails