terça-feira, 30 de setembro de 2014

Scorpion [Série TV]


Temos uma nova série de hackers, e desta vez é inspirada em eventos reais. Mas não deixem que isso vos engane... pois a inspiração é mesmo apenas isso mesmo - e bastará verem o primeiro episódio para se aperceberem de como as liberdades criativas atiram este tema para lá do ridículo. E a melhor parte... é que isso poderá não retirar o mérito dá série.

Scorpion é sobre um grupo de pessoas sobre-dotadas, cada uma na sua área-específica, mas que têm tido dificuldade em ganhar o seu dinheiro (de forma legítima, diga-se). Mas em breve serão recrutados por uma agência governamental para resolverem todo o tipo de problemas e ameaças.

O primeiro episódio serve de apresentação (rápida) aos personagens, e onde terão que salvar dezenas de voos que estão em risco devido a um problema de software com o sistema de gestão de tráfego aéreo... e onde por motivos ultra-rebuscados acabam por ter que fazer o download de um backup que está num avião e que tem que voar "baixinho" e passar um cabo ethernet para um carro que segue na pista por baixo dele. (Sim é absurdo, e nem queiram saber a sequência de coisas absurdas que se passam até aí chegar.)

Mas a melhor parte é que não é mais do que todo o tipo de coisas absurdas que vemos em muitas outras séries (a começar pelos "let's enhance that" de séries como o CSI e outras), e sinceramente... não me pareceu estragar o "ambiente" da série, que logo neste primeiro episódio piloto parece já mostrar alguma da sua química entre a equipa.

Se quiserem ver coisas realistas vejam documentários (e mesmo assim, com o devido cuidado, pois já nem os documentários são o que deviam ser), mas quanto a séries de ficção... Scorpion parece-me oferecer a dos suficiente de divertimento geek que muitos procuram - desde que lhe dêem o desconto adequado de irrealismo. :)


segunda-feira, 29 de setembro de 2014

The Purge: Anarchy

Se no primeiro The Purge acompanhamos a noite de sobrevivência de uma família durante a noite em que todos os crimes são permitidos por lei; em The Purge: Anarchy acompanhamos um pouco do que se passa lá fora nas ruas.

Mais que nunca, este filme parece ter ido buscar inspiração aos filmes dos anos 80, embora tenta meter lá pelo meio algumas tentativas de aprofundar as questões do filme, como a moralidade e justiça do "sistema", e também do incitamento a que já basta e que é necessário fazer alguma coisa para mudá-lo.

Desta vez temos um casal em processo de divórcio que está a ser caçado por um grupo de "mascarados"; uma mãe e filha que são obrigadas a sair do refúgio da sua casa; e ainda um vingador solitário que pretende aproveitar a noite para se vingar do homem que matou o seu filho. Um grupo que acabará por se juntar e tentar sobreviver a esta noite, também percorrida por um estranho grupo bem organizado que leva a cabo uma autêntica "limpeza".

Embora não fosse de esperar, este filme acaba por resultar de forma bem mais interessante que o original; e aproveita para mostrar bem a diferença como as várias classes enfrentam este dia sem regras. Se este filme tivesse nos 80's teria certamente sido elevado a um daqueles "clássicos" que inspirariam dúzias de remakes. Hoje em dia, temo que irá passar bastante mais despercebido.



domingo, 28 de setembro de 2014

Entangled [Curta]


As leis da física que conhecemos passam a ser regidas por regras bem mais estranhas quando se entra no mundo do infinitamente pequeno, com as partículas quânticas. Partículas que podem ter múltiplos estados simultaneamente, que parecem estar interligadas de forma instantânea mesmo quando estão afastadas anos luz de distância, etc.

Esta curta - Entangled - aborda precisamente essa questão, para um resultado... inesperado.

sábado, 27 de setembro de 2014

10 erros frequentemente repetidos no cinema


Já sabemos que não podemos acreditar em tudo o que vemos nos filmes, mas tirando todas aquelas situações obviamente irrealistas, continuam a haver muitas cenas frequentes que a maioria das pessoas poderá acreditar serem realistas. Aqui estão 10 delas que vos ajudarão a ficar mais bem informados...

Fico muito satisfeito em ver que o mito de alguém "explodir" se ficar exposto ao vácuo do espaço está nesta lista (sendo que ainda recentemente abordamos essa questão), mas penso que está a faltar um dos clichés mais populares, de que um carro que cai por uma ribanceira abaixo (ou que simplesmente bate contra uma parede ou outro carro), explode imediatamente.

Ainda assim, é uma lista que conta com coisas bem populares, como as "cinturas de asteróides", tiros nas fechaduras, as armas com silenciadores, etc. O tipo de cultura geral ideal para estragarem a ilusão de qualquer filme quando os estiverem a ver com amigos... :)

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Jupiter Ascending [trailer]


O adiamento inesperado e sem justificação de Jupiter Ascending fez suspeitar que algo de complicado se estivesse a passar nos bastidores do filme que marca o regresso dos Wachowski ao grande ecrã. Mas agora temos um novo trailer... e pelo que se pode ver, demorem o tempo que for necessário... pois nós continuamos a querer vê-lo! :)

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

John Wick [Trailer]


Os filmes de vingança parecem estar a ficar novamente na moda (ahh, ricos tempos áureos dos Death Wish de Charles Bronson - que qualquer dia deverão estar a merecer um remake, digo eu), e está para breve a chegada deste John Wick com Keanu Reeves como protagonista.

Keanu Reeves é John Wick, um assassino profissional reformado que vai ser forçado a regressar ao activo; e tendo como realizador Chad Stahelski - um coordenador de duplos que trabalhou em Matrix, Rambo, e muitas dezenas de outros filmes - já se está a ver que acção não vai faltar.


Estreias da Semana

The Equalizer - Sem Misericórdia
Realizador: Antoine Fuqua
Actores: Denzel Washington, Chloë Grace Moretz, Marton Csokas


Lullaby - A Última Canção
Realizador: Andrew Levitas
Actores: Garrett Hedlund, Richard Jenkins, Jennifer Hudson


Are You Here - Amigos Para O Que Der e Vier
Realizador: Matthew Weiner
Actores: Owen Wilson, Zach Galifianakis, Amy Poehler


Os Gatos Não Têm Vertigens
Realizador: António-Pedro Vasconcelos
Actores: José Afonso Pimentel, Nicolau Breyner, Maria do Céu Guerra


Sarah Préfère la Course - Sara Prefere Correr
Realizador Chloé Robichaud
Actores: Sophie Desmarais, Jean-Sébastien Courchesne, Geneviève Boivin-Roussy


quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Dailies

Steven Soderbergh reeditou Raiders of the Lost Ark a preto e branco


Ver cinema é algo habitualmente simples... tão simples que muitas vezes nem nos lembramos de todo o trabalho que se esconde por trás das imagens projectadas na tela. Steven Soderbergh quis expor isso de forma um pouco mais visível, e resolveu pegar no clássico Raiders of the Lost Ark (Os Salteadores da Arca Perdida) e reeditá-lo como filme a preto e branco e com uma nova banda sonora, que permitirá focar a atenção na forma como cada cena foi enquadrada.

O resultado é obrigatório de ver! :)


Stephen King e JJ Abrams juntam-se com Kennedy


Stephen King e JJ Abrams vão juntar-se para criarem uma mini-série de 9h baseada na história "11/22/63" de King, onde um professor viaja no tempo para tentar impedir o assassinato de  John F. Kennedy. Embora não tenham sido referidas datas, trata-se de mais uma produção que será produzida por um "canal digital" (Hulu), e que demonstra bastante bem o peso que a distribuição digital vai ganhando face aos canais tradicionais de televisão.


Séries de regresso


Caso tenham andado distraídos, importará relembrar que muitas séries estão de regresso, e acompanhadas também por outras novas. Só para mencionar algumas: Person of Interest, Marvels Agents of SHIELD, Scorpion, The Blacklist, Sleepy Hollow, Gotham, Chicago Fire, Bones, Scandal, Hawai Five-O, Castle; e nas próximas semanas regressam outras como: Homeland, Vampire Diaries, Supernatural, The Flash, Arrow, Grimm, The Walking Dead, entre outras. Ufa! Haja tempo para ver tudo! :)



Curtas do cinema

  • Taken 3 será Tak3n?
  • Vince Vaughn e Colin Farrell serão os protagonistas da próxima season de True Detective


terça-feira, 23 de setembro de 2014

Netflix revela-te os finais de 30 séries e filmes


Os spoilers. Encarados com horror por alguns, procurados avidamente por outros. E agora o Netflix ajuda-te a reviver (ou ficar a conhecer) os finais de 30 séries e filmes, mas avisando-te previamente que depois de os veres... nunca mais poderás voltar a trás.

Se te sentes preparado para tal só tens que dar um salto a este Spoil Yourself, em que cada spoiler te será revelado ao estilo roleta russa, pois não saberás o que te espera por trás da porta com o grande aviso de spoiler alert - e surpreendentemente... desta vez até nos deixam ver estes curtos clips em Portugal!

Se estás curioso sobre os filmes e séries que estão incluídos, aqui ficam:


Séries TV

  • Battlestar Galactica Season 4 (series finale)
  • Bojack Horseman Season 1
  • Breaking Bad Season 4
  • Breaking Bad Season 5 (two different scenes)
  • Desperate Housewives Season 8
  • Grey's Anatomy Season 7
  • Hell on Wheels Season 2
  • House of Cards Season 2 (two different scenes)
  • Lost Season 6 (series finale)
  • Orange is the New Black Season 2
  • Pretty Little Liars Season 4
  • Revenge Season 3 (two different scenes)
  • Scandal Season 3
  • Skins Season 2
  • Twin Peaks

Filmes


  • A Single Man
  • American Psycho
  • Devil
  • Forrest Gump
  • Ghostbusters
  • Gladiator
  • Good Morning, Vietnam
  • Jane Eyre
  • Kill Bill Volume 2
  • My Girl
  • Old Yeller
  • Primal Fear
  • Reservoir Dogs
  • Rocky
  • The Fifth Element
  • The Graduate
  • The Hunger Games
  • The Usual Suspects
  • World War Z

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Z Nation


Se não perdem um episódio de Walking Dead mas não estão dispostos a esperar mais um mês para começarem a ver a nova season (e esperar que não seja como a dos "zombies na pradaria") poderão gostar de saber que há uma nova série de zombies que tem dado que falar: Z Nation, produzida pelo canal SyFy.

Em equipa que ganha não se mexe, ou seja... a história não peca pela sua originalidade. Estamos perante um mundo "pós-apocalipse zombie" onde restam alguns grupos de sobreviventes - e como sempre, temos um sobrevivente especial que carrega a possível cura contra o vírus zombie, e que terá que ser protegido e levado até um centro de investigação onde possa ser analisado. O problema é que isso implica atravessar os EUA da costa leste até à costa oeste.

A série tem alguns aspectos que demonstram a sua produção "low-cost", como o facto de nos apresentarem uma refinaria que de refinaria nada tem; e uma estação secreta no ártico (ou lá perto), que depois mais se parece um armazém como qualquer outro  (para não falar de que a série se passa um ano após a "introdução", mas nesse espaço de tempo a missão de fazer chegar "a cura" ao outro lado do país parecer não ter percorrido qualquer território, estando ainda na proximidade de Nova Iorque). Mas há muitos outros que estão bem apanhados... incluindo... bebés zombie! :)

Vamos ver que tal a coisa evolui, sendo que desde já temos um grupo de sobreviventes bem heterogéneo e nos qual existem já alguns segredos que irão servir como "lenha" para o que há-de vir.


domingo, 21 de setembro de 2014

Shadow of Mordor [curta]


Quando vemos um filme como Lord of the Rings, pouca atenção damos aos orcs que pouco mais são que "carne para canhão", sendo desbastados aos milhares pelos nossos heróis. Mas já pensaram no que seria o dia a dia de uma destas criaturas? É precisamente isso que podemos ver nesta pequena e fantástica curta Shadows of Mordor, que serve de introdução ao futuro jogo com o mesmo nome.


Quanto ao jogo... vai ser assim:

sábado, 20 de setembro de 2014

A magia dos efeitos digitais


Hoje em dia estamos tão habituados a que os filmes (e não só) tenham efeitos especiais tão avançados, que se torna impossível distinguir onde terminam as imagens reais e começam os pixeis gerados por computador. Mas se para um espectador pouco ou nada interessa de como isso é conseguido... para "nós" é sempre interessante espreitar as ferramentas que permitem isso.

O vídeo que se segue é uma montagem que mostra alguns dos trabalhos que foram feitos usando algumas das ferramentas digitais da The Foundry, e onde podemos entrar filmes bem conhecidos, como Gravity, The Hobbit, Pacific Rim, Iron Man, The Lego Movie; anúncios publicitários; e também jogos de computador - como Assassin's Creed.

... Eu sei que custa imaginar todo o trabalho que se esconde por trás de um simples frame que passa velozmente projectado na tela do cinema - mas assim já ficam a perceber porque motivos depois se encontram centenas de pessoas nos créditos, que passaram meses a tornar realidade estas imagens.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Maleficent

Tem sido interessante assistir às tácticas usadas por Hollywood e não só para contornar a falta de ideias. Das sequelas dos filmes passamos para os remakes; depois vieram as prequelas; e depois os reboots. E agora em Maleficent regressamos à popular história da "Bela Adormecida"... mas por uma perspectiva diferente.

Este filme de estreia de Robert Stromberg como realizador (mas que já conta com quase uma centena de filmes em que trabalhou nos efeitos especiais - incluindo The Hunger Games e Pan's Labyrinth) apresenta-nos Angelina Jolie no papel de Maleficent, uma fada bem disposta e alegre, que a certa altura é traída e transforma-se completamente, aplicando uma maldição sobre a filha do Rei.

Surpreendentemente, a coisa resulta bastante bem, embora rapidamente se descubra qual vai ser o "twist" final...

Depois de muitos filmes que tentaram reviver o género da Fantasia nos tempos recentes e que deixaram bastante a desejar, aqui está um que irá cativar miúdos e graúdos, e que demonstra que Angelina Jolie ainda está em plena forma para dar corpo e voz a todo o tipo de personagens.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

A Walk Among the Tombstones [Trailer]


Liam Neeson já superou a centena de trabalhos no seu currículo, e já interpretou personagens de todas as espécies e estilos; mas nos últimos anos parece ter encontrado o seu "sweet spot" no papel de vingador implacável, e em breve regressará aos ecrãs nacionais nesse papel, em A Walk Among the Tombstones.

Aqui, temos Liam Neeson no papel de um detective privado não autorizado, combatendo fantasmas do passado (ex-polícia, alcoólico), e que é contratado por um traficante de droga para descobrir quem raptou a sua mulher.

... E nem sequer falta a cena do telefone... :)

Estreias da Semana

The Maze Runner - Correr ou Morrer
Realizador: Wes Ball
Actores: Will Poulter, Dylan O'Brien, Thomas Sangster


Jersey Boys
Realizador: Clint Eastwood
Actores: Christopher Walken, Vincent Piazza, Freya Tingley


Stretch
Realizador:  Joe Carnahan
Actores:  Chris Pine, Jessica Alba, Patrick Wilson


Begin Again - Num Outro Tom
Realizador: John Carney
Actores: Keira Knightley, Mark Ruffalo, Adam Levine





Outras Estreias
  • The Spirit of '45
  • O Lobo Atrás da Porta
  • I Love Kuduro
  • Mauvais Sang - Má Raça
  • Nijntje De Film - Miffy - O Filme
  • Ocho Apellidos Vascos - Namoro à Espanhola
  • Boy Meets Girl - Paixões Cruzadas


quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Her

Finalmente tive oportunidade de ver o Her de Spike Jonze, filme que muita curiosidade me tinha causado e que conta com Joaquin Phoenix como protagonista a par de Scarlett Johansson... apenas como voz.

Este é um filme que está perfeitamente enquadrado nos tempos que correm, em que se procura incessantemente criar "assistentes digitais" que sejam tudo aquilo que queremos; e onde acabamos por dar mais atenção aos nossos equipamentos electrónicos do que as pessoas que nos rodeiam.

Neste filme acompanhamos a vida pouco colorida de Theodore, um escritor que escreve cartas para outras pessoas, e que tenta encontrar o sentido da vida enquanto vai adiando o processo de divórcio pedido pela sua (quase ex) mulher. Mas um certo dia Theodore instala um novo sistema operativo revolucionário com base numa inteligência artificial... e a sua vida muda.

O seu sistema operativo, com o qual interage principalmente através da voz, revela ser uma mulher divertida, aventureira, que o compreende, que partilha os seus sonhos e que lhe faz surpresas... e Theodore acaba por se apaixonar por esta entidade digital.

O problema é que, tal como com as pessoas reais, também o processo de conhecer esta "paixão digital" depressa começa a revelar falhas... e nem tudo é tão perfeito como ele desejaria - ou pelo menos, à sua medida. Até se chegar ao desfecho que não será novidade... mas será uma constatação da realidade humana no seu mais profundo sentido.

Um grande filme de Joaquin Phoenix, que aqui passa a maior parte do tempo com uma câmara mesmo em frente ao rosto; e que embora tenha uma progressão lenta e pausada... dá-nos igualmente tempo para pensar no tempo que dedicamos aos "gadgets" ignorando as pessoas reais à nossa volta.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Douglas Trumbull promove o cinema 3D a 120fps


No cinema, Douglas Trumbull é um nome que dispensa apresentações, tendo trabalhado nos efeitos especiais de clássicos como "2001: A Space Odyssey" e "Blade Runner", e realizado o icónico "Silent Running"; e décadas mais tarde, este veterano continua a ser uma força motriz que levar levar o cinema para o futuro. A sua proposta, o sistema MAGI de cinema 4K 3D a 120fps!

A questão do framerate no cinema tem sido um tema sensível, com muitos puristas a criticarem as tentativas de se mexer nos famosos 24fps que têm sido o standard há quase um século. Realizadores como Peter Jackson já nos trouxeram alguns filmes a 48fps (que foram criticados por parecerem "vídeo"), mas Trumbull diz que saltando para os 120fps se passa para algo inteiramente diferente, e que a vantagem é que esta tecnologia poderá ser facilmente adaptada aos projectores digitais já existentes na maioria dos cinemas.

Ora... eu nem preciso que me convençam: há décadas que critico que se mantenha no cinema um framerate que surgiu pelas limitações físicas (e económicas) dos tempos da película; sendo que agora com o cinema digital não há sentido para que não se dê um salto na qualidade e realismo da imagem. A 120fps o cinema passará a ter um aspecto completamente diferente, é certo... mas é o mesmo que compararmos o cinema "actual" com as filmagens a preto e branco de baixo frame rate dos filmes mudos de outros tempos.

Fala-se que James Cameron poderá adoptar esta tecnologia para os próximos Avatar, sendo que por agora Trumbull vai mostrar a sua curta UFOTOG (que foi exibida na IBC 2014) a Jon Landau, produtor de Avatar na esperança de lhe conseguir demonstrar que este é mesmo o caminho a seguir.

Com o cinema a queixar-se continuamente da queda dos espectadores, é preciso investir em tecnologia como esta que proporcione experiências cinematográficas bem diferentes das que se possam ter em casa (embora espere também que os formatos 120fps rapidamente cheguem até nós - e bem que isso poderia começar pelo suporte do YouTube para formatos HFR - high-framerate!)

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Richard Kiel R.I.P.

Richard Kiel pode ser um nome que não será imediatamente reconhecido pelo público, mas será praticamente impossível que não reconheçam este - literalmente - gigante do cinema. Com quase 2.20m de altura, Richard Kiel será para sempre associado ao seu personagem Jaws com o qual ganhou fama mundial graças aos dois filmes do 007 em que participou (The Spy Who Loved Me e Moonraker.)

A sua estatura e feições tornaram-no num verdadeiro "capanga indestrutível" ao serviço do vilão, e a sua participação no seguindo filme demonstra que o público ficou fascinando com ele (embora depois, ao demonstrar que afinal também era "bom"... tenha desiludido os espectadores).

Kiel morreu a poucos dias de completar mais um aniversário... mas tal como muitos outros nomes do cinema, será recordado para sempre por todos os que viram os seus filmes.


Richard Kiel: 13 Setembro de 1939 - 10 Setembro de 2014


domingo, 14 de setembro de 2014

Where Are They Now? [Curta]


Garfield, He-Man, Roger Rabbit... são alguns dos personagens animados que guardamos nas nossas memórias. Mas... e se tal como os actores de carne e osso, também eles tivesse que lidar com a realidade da vida depois da sua época áurea? O que seria feito deles? É precisamente isso que aborda esta curta "Where Are They Now?" que vos trago hoje.


sábado, 13 de setembro de 2014

O trailer honesto de Godzilla


Ja sabemos que os trailers podem enganar muito, e no caso dos responsáveis pelos "Honest Trailers" o seu propósito é colocar o "dedo na ferida" e dizer aquilo que muitos pensam mas não dizem publicamente - sendo que desta vez o tratamento é aplicado ao mais recente Godzilla.

Mesmo considerando que Godzilla até foi um filme interessante, e que repescou elementos dos "monster movies" clássicos, não deixa de ser divertido ver o filme "reduzido" à sua honestidade. :)


sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Espalha o terror entre os teus amigos com a Yorn e o MOTELx


O MOTELx já está a assustar os portugueses em mais uma edição deste festival dedicado aos filmes de terror, e a Yorn tem uma campanha bem engraçada com o qual pretende espalhar o terror pelos teus amigos.

Só tens que introduzir o número "da vítima" e de seguida escolher uma de várias mensagens "aterrorizantes" (bem... não há nenhuma verdadeiramente assustadora), e depois só tens que aguardar para ouvir o resultado.

... Uma campanha bem apanhada e bem enquadrada na temática do festival. :)

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Zack Snyder revela Batmobile de Batman vs Superman


Sendo Batman um dos super-heróis que mais gadgets utiliza, o seu Batmobile é sempre um dos pontos altos de qualquer filme, e agora já podemos ver em detalhe o que o próximo Batman de Zack Snyder irá conduzir em Batman vs. Superman.

Se o Tumbler da triologia de Christopher Nolan já era um Batmobile que impunha respeito, este novo Batmobile de Snyder torna-se ainda mais imponente, parecendo sair directamente da louca imaginação de um mestre dos comics (como é o caso). Isto é um Tumbler levado ao extremo, mais se aproximando de uma nave espacial sobre rodas repleta de armamento capaz de enfrentar um exército.

... Esperemos que não seja um daqueles filmes onde todos estes magníficos exemplares de tecnologia são destruídos em poucos segundos, sem sequer serem usados, deixando os nossos heróis desprevenidos....

Estreias da Semana

The Giver - O Dador de Memórias
Realizador: Phillip Noyce
Actores: Alexander Skarsgård, Taylor Swift, Meryl Streep


What If - O Amor É Estúpido
Realizador: Michael Dowse
Actores: Daniel Radcliffe, Zoe Kazan, Rafe Spall


The Physician - O Físico
Realizador: Philipp Stölzl
Actores: Tom Payne, Ben Kingsley, Stellan Skarsgård


As Above, So Below - O Reflexo do Medo
Realizador: John Erick Dowdle
Actores: Ben Feldman, Edwin Hodge, Perdita Weeks


Os Maias - Cenas da Vida Romântica
Realizador: João Botelho
Actores: Filipe Vargas, Rita Blanco, Maria Flor


quarta-feira, 10 de setembro de 2014

X-Men: Days of Future Past

Um dos mais famosos grupos de super-heróis está de regresso, e desta vez até temos viagens ao passado. Refiro-me a X-Men: Days of Future Past, e o resultado é... ambíguo.

Tradicionalmente, quando se tem que recorrer a viagens no tempo é sinal de que já se esgotaram todas as ideias lógicas. Mas tratando-se X-Men de uma adaptação para o cinema de um vasto universo da Marvel que se estende por décadas, as coisas são um pouco diferentes. Aliás, este Days of Future Past é uma adaptação da uma das melhores histórias nos comics, publicada nos anos 80, e que ainda se manterá na memória de muitos que já perdiam muito do seu tempo livro agarrados a estes livros.

Começamos com um futuro apocalíptico, onde os robots Sentinela estão a perseguir e exterminar todos os mutantes (e também todos os humanos que foram considerados como potencialmente poderem vir a ter descendentes mutantes, num holocausto global) e revelando-se imparáveis, mesmo para os poderosos super-heróis. A única solução consiste em regressar no tempo e evitar as acções que levam Mystique a ser apanhada pelo governo e ter os seus poderes dissecados e aplicados aos robots, que graças a isso se adaptam a todo o tipo de adversários.

Cabe a Wolverine regressar ao passado e tentar convencer um professor Xavier bem diferente do que conhecemos; libertar um Magneto que está preso; e convencer a Mystique a não perseguir o mesmo caminho que resultaria naquele futuro. Pelo meio é-nos explicado porque motivo as alterações no passado não produzem efeitos imediatos no futuro (há sempre que abordar esse aspecto); mas o filme até se safa bastante bem ao não nos apresentar demasiadas "considerações técnicas" sobre as viagens no tempo.

As cenas de acção são intensas, mas surpreendentemente até se podem considerar em dose comedida e bem distanciada, com muito tempo de ecrã a ser dedicado aos dilemas existenciais do jovem Prof. Xavier. Mas não é por isso que deixamos de considerar este X-Men um dos melhores filmes da série (ou mesmo o melhor) - tendo também a vantagem adicional de "limpar a timeline" de todos os filmes anteriores, revivendo personagens que tinham sido mortos.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

How to Train Your Dragon 2

How to Train Your Dragon foi um das mais agradáveis surpresas de 2010, e quatro anos depois a história repete-se com a chegada de How to Train Your Dragon 2.


Novamente acompanhamos as aventuras de Hiccup e Toothless, que agora tentam explorar o que se passa em redor do seu território para tentar descobrir e salvar mais dragões - só que numa das suas excursões descobrem um grupo anda a capturar dragões para criar um exército invencível; e pelo meio descobrem também uma estranha personagem com um jeitinho especial para lidar com eles... e que vimos a descobrir ser um "dom de família".

Sempre repleto de uma boa dose de humor, sem deixar de abordar alguns temas e momentos mais dramáticos, How to Train Your Dragon 2 é um filme que irá agradar a miúdos e graúdos e que demonstra que é possível fazerem-se "continuações" que estão à altura do original. Vamos lá ver se no próximo filme (prometido para 2017) conseguem continuar no bom caminho.


segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Wer

Já houve tempo em que os filmes sobre lobisomens estavam mais na moda, mas sendo isto das modas uma coisa cíclica, é natural que os lobisomens voltem a ter maior destaque, com a saturação dos vampiros e zombies. Wer poderá por isso ser um dos filmes que marca esse regresso...

Será difícil fazer um filme de lobisomens que fuja a alguns dos estereótipos criados por clássicos o "Lobisomem americano em Londres" ou o "The Howling" (ambos de 1981, curiosamente); e este Wer nem sequer tenta fugir muito à linha que se espera de um filme destes.

Uma família americana de férias em França é brutalmente atacada por uma criatura que os desfaz completamente. O suspeito é um estranho sujeito, que apesar da sua estatura incomum parece ser completamente inofensivo... até que as coisas começam a revelar-se serem mais do que aparentam.

Como protagonistas temos rostos bem conhecidos das séries de televisão, como A.J. Cook (a "cara bonita" de Criminal Minds), Sebastian Roché, e Vik Sahay (o eterno Lester de "Chuck").

Sem surpresas, Wer servirá para relembrar por momentos o género "Lobisomem", embora não consiga esconder uma produção que mais se aproxima de telefilme do que filme para cinema.

domingo, 7 de setembro de 2014

O espectro colorido da Pixar


Penso que não há ninguém neste mundo que não engrace com os filmes da Pixar (mesmo se uns menos que outros), e hoje trago-vos uma curta montagem que nos mostra o espectro colorido dos seus vários filmes, e que permite criar um autêntico arco-íris de cores.

(A referência Roy G. Biv é uma mnemónica que os americanos e ingleses usam para se lembrarem das cores do arco-íris: Red, Orange, Yellow, Green, Blue, Indigo, Violet.)


sábado, 6 de setembro de 2014

As 10 melhores cenas improvisadas do cinema


A maior parte das produções cinematográficas implica um trabalho altamente minucioso onde tudo é planeado à exaustão e todos sabem o que irão ter que fazer antes sequer dos primeiros actores pousarem pés no set. Mas por vezes, cabe aos actores melhorarem o filme com cenas improvisadas "no calor do momento". Hoje trago-vos as 10 melhores cenas de improvisão segundo o CineFix.

A lista inclui filmes como: Bridesmaids, Apocalypse Now, Iron Man, The Jazz Singer, Caddyshack, Goodfellas, The Breakfast Club, This Is Spinal Tap, A Clockwork Orange e... um muito merecido destaque para o rei do improviso, o nosso querido Robin Williams que infelizmente já não se encontra entre nós.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Sean Astin: the Goonie a Hobbit


Sean Astin é um actor cujo nome poderão não identificar imediatamente, mas cujo rosto não deixa margens para dúvidas. Trata-se do inconfundível Samwise 'Sam' Gamgee, o fiel amigo de Frodo. O que poderão não saber é que a sua carreira se estende por várias décadas, tendo entrado num dos mais icónicos filmes dos 80 (e de sempre)... os Goonies.

Sim, se revirem os Goonies (e é sempre recomendável rever os Goonies pelo menos uma vez por ano), vão reparar que um dos míticos Goonies é o nosso popular hobbit (que mais recentemente podemos ver também em The Strain).



Também não se admirem se a sua voz vos parecer familiar... já que Sean Astin dá muitas vezes a voz a personagens em filmes e séries de animação (era o Raphael na mais recente série das Ninja Turtles), e também em jogos de computador.

Enfim... um goonie que se tem safado bastante bem. :)


quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Ascension [Trailer]


Chega em Novembro mais uma mini-série do SyFy que irá prender a atenção de todos os que gostam de... sci-fi! Ascension apresenta-nos uma realidade alternativa onde uma gigantesca nave que foi planeada durante a guerra fria para garantir a sobrevivência da raça humana em caso de holocausto nuclear, foi efectivamente lançada com 600 pessoas com destino a outro planeta.

Passados 50 anos, a nave aproxima-se do ponto de "não-retorno", a partir do qual não poderão considerar o regresso à Terra, e terão também que enfrentar o primeiro homicídio a bordo.


Estreias da Semana

Into the Storm - Dentro da Tempestade
Realizador: Steven Quale
Actores: Richard Armitage, Jeremy Sumpter, Nathan Kress


Deliver Us from Evil - Livrai-nos do Mal
Realizador: Scott Derrickson
Actores: Olivia Munn, Eric Bana, Joel McHale


Magic in the Moonlight - Magia ao Luar
Realizador: Woody Allen
Actores: Emma Stone, Colin Firth, Marcia Gay Harden


One Chance - O Sonho de Uma Vida
Realizador: David Frankel
Actores: Jemima Rooper, Julie Walters, James Corden


Un Beau Dimanche - Um Belo Domingo
Realizador: Nicole Garcia
Actores: Louise Bourgoin, Pierre Rochefort, Dominique Sanda


Grigris
Realizador: Mahamat-Saleh Haroun
Actores: Souleymane Démé, Anaïs Monory, Cyril Gueï

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

As 100 cenas mais icónicas do Cinema


Há filmes que são absolutamente memoráveis do princípio ao fim, mas em quase todos eles há uma cena icónica que invariavelmente lhe serve de "resumo perfeito". São aquelas cenas que frequentemente são usadas até à exaustão em montagens, e que servem também de imagens perfeitas para posters, wallpapers, etc.

O seguinte vídeo compila as 100 cenas mais icónicas de todo o cinema... e arrisco-me a dizer que a maioria das pessoas não terá qualquer dificuldade em identificá-las na totalidade (ou ficar bem perto disso. :)

São menos de 5 minutos imperdíveis... e que irão fazer tirar do baú inúmeras memórias.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

100 anos de cinema com referências cruzadas



É praticamente impossível que qualquer filme actual consiga escapar a uma qualquer referência a outro(s) filme(s). Umas vezes essas referências são perfeitamente visíveis (espreitem o vídeo que se segue para verem as muitas influências do Matrix), outras vezes nem tanto. Mas agora com este Culturegraphy, visualizá-las torna-se muito mais simples... e esclarecedor.

Este Culturegraphy visualiza as referências entre filmes, permitindo explorar e descobrir aspectos que à partida seriam complicados de descobrir (o segundo vídeo mostra-nos o sistema em acção). Por exemplo, torna-se imediatamente aparente quando um filme tem um impacto imediato, criando referências logo no mesmo ano; ou quando isso apenas acontece décadas mais tarde. Podemos também ver se essas referências têm predominância nalguns géneros cinematográficos (ficção científica, comédia, etc).

Vale a pena passar alguns (longos) minutos a brincar com este Culturegraphy. Mas por agora fiquem com os vídeos para perceberem melhor do que se trata.



segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Lucy

Já estamos habituados a que Luc Besson nos traga autênticas super-heroínas para o grande ecrã (Nikita, The 5th Element, Colombiana, etc.) e Lucy é mais um filme para juntar à colecção.


Scarlett Johansson é Lucy, uma rapariga que se vê inesperadamente envolvida com um grupo de pessoas pouco recomendável e acaba por ser utilizada para transportar uma nova droga sintética contra a sua vontade. Só que essa droga vai soltar-se no seu organismo e provocar alterações profundas e que lhe dão poderes sobrenaturais.

É um filme onde o trailer nos mostra precisamente o tipo de coisa que podemos esperar, mas que falha na tentativa de ser um filme mais "profundo" - para além de se arriscar a credibilizar erradamente o mito de que "só usamos 10% do nosso cérebro". Imagino a quantidade de miúdos (e alguns graúdos) que poderá sair do filme com essa noção mais gravada no cérebro... mas resta-me esperar que eles usem os 10% do seu cérebro para pesquisar o assunto e descobrirem que não é bem assim. :)

Ainda assim, é um bom filme sci-fi para divertir; e isso implica que se tenha que aceitar algumas suposições erradas para justificar o desenvolvimento do filme.

Related Posts with Thumbnails