terça-feira, 2 de setembro de 2014

100 anos de cinema com referências cruzadas



É praticamente impossível que qualquer filme actual consiga escapar a uma qualquer referência a outro(s) filme(s). Umas vezes essas referências são perfeitamente visíveis (espreitem o vídeo que se segue para verem as muitas influências do Matrix), outras vezes nem tanto. Mas agora com este Culturegraphy, visualizá-las torna-se muito mais simples... e esclarecedor.

Este Culturegraphy visualiza as referências entre filmes, permitindo explorar e descobrir aspectos que à partida seriam complicados de descobrir (o segundo vídeo mostra-nos o sistema em acção). Por exemplo, torna-se imediatamente aparente quando um filme tem um impacto imediato, criando referências logo no mesmo ano; ou quando isso apenas acontece décadas mais tarde. Podemos também ver se essas referências têm predominância nalguns géneros cinematográficos (ficção científica, comédia, etc).

Vale a pena passar alguns (longos) minutos a brincar com este Culturegraphy. Mas por agora fiquem com os vídeos para perceberem melhor do que se trata.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails