sábado, 30 de abril de 2011

Battle: Los Angeles

Não é segredo que sou fã de filmes de ficção científica, e então quando metem acção e aliens ao barulho... nem me importo muito que sejam rotulados de "maus". Ou seja, fui ver este Battle: Los Angeles sem grandes expectativas, e pedia apenas para que não abusassem tanto como no Skyline.

Este filme conta com nomes bem conhecidos do público: Aaron Eckhart, Michelle Rodriguez e Bridget Moynahan; e chega-nos pelas mãos de Jonathan Liebesman (realizador de filmes como The Killing Room, The Texas Chainsaw Massacre: The Beginning e do Darkness Falls que tanto gostei na altura.)

Neste Battle: LA, o aspecto da invasão alien acaba por ser secundária, já que todo o filme se assume desde logo como um filme militar de guerra urbana, onde o inimigo poderia muito bem ser qualquer outro (na década de 80 seriam os soviéticos - mas pronto, assim evitam ferir qualquer país/governo no planeta.)

Pelo meio, muitas cenas desnecessárias: como o sempre habitual soldado em pânico; ou uma tentativa de nos dar a conhecer a "profunidade" de alguns personagens... que não funciona lá muito bem.

Se em Black Hawk Down, somos mesmo arrastados para o horror do conflito e para a mente de um soldado; aqui é mais na "onda" do passatempo pipoqueiro que apenas aspira ser sério, mas onde os nossos "rambos" são capazes de partir tudo e todos - mesmo que sejam uma avançada raça alienígena que viajou anos luz pelo espaço. (Ao menos desta vez não fazem upload de virus para os computadores deles - embora também estes tenham poupado nos CPUs e usado drones que funcionam à base da "cloud".)

Penso que funcionaria melhor se se assumisse desde logo como puro filme de acção (como nos anos 80), onde se dispensava por completo qualquer aprofundamento dos personagens. Era partir tudo e pronto...

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Transformers: Dark of the Moon [Trailer]

Depois de muitos e variados teasers, eis que chega finalmente o primeiro trailer "completo" do Transformers: Dark of the Moon.

Agora sem Megan Fox, parece-me que o filme poderá finalmente elevar os Transformers a outro nível... vamos lá ver!

Espreitem o trailer e digam o que vos parece.


Retroactive

Vencedor do Fantasporto em 1998, este Retroactive apresenta-nos um James Belushi no papel de mau da fita, numa história que nos apresenta as viagens no tempo de forma um pouco diferente do habitual...

Quando uma negociadora de reféns consegue boleia com um estranho casal, dá origem a uma sequência de acontecimentos que acaba em tragédia. No entanto, um estranho laboratório no meio do deserto onde se fazem experiências para regressar atrás no tempo vai dar um sem número de "twists" à história, em busca de um final perfeito - que infelizmente parece não ser tão simples de se conseguir como se pensava.


quinta-feira, 28 de abril de 2011

Get Real DVDs


A mais recente campanha para promover a compra de DVDs e Blurays versus descarregar os filmes da Internet...

Não deixa de ser caricato que estas mesmas empresas estejam também muito interessadas em disponibilizar os seus filmes nos serviços de streaming, quer seja o Netflix, YouTube, ou nos seus próprios sites.

Bem sei que a banda larga não chega a todo o lado mas... será que alguém lhes quer dizer que, no tempo em que demora a ver os clips promocionais e avisos que nos são impingidos nos DVDs e Blurays, muita gente conseguirá já ter sacado um filme inteiro em HD? ;P

Harry Potter and The Deathly Hallows: Part 2 [Trailer]


Já chegou o trailer da segunda, e última, parte de uma das sagas mais bem sucedidas dos últimos tempos:
Harry Potter and The Deathly Hallows Part 2.

Considerando que quase adormeci a ver a parte 1... não posso dizer que esteja com muitas expectativas para esta parte final. ;P

Estreias da Semana

Thor
Director: Kenneth Branagh
Writers: Ashley Miller (screenplay), Zack Stentz (screenplay), and 6 more credits »
Stars: Chris Hemsworth, Anthony Hopkins and Natalie Portman



Limitless - Sem Limites
Director: Neil Burger
Writers: Leslie Dixon (screenplay), Alan Glynn (novel)
Stars: Bradley Cooper, Anna Friel and Abbie Cornish


Arthur et la guerre des deux mondes - Artur 3 - A Guerra dos 2 Mundos
Director: Luc Besson
Writers: Luc Besson, Céline Garcia
Stars: Selena Gomez, Freddie Highmore and Mia Farrow


Director: Manoel de Oliveira
Writer: Manoel de Oliveira (screenplay)
Stars: Pilar López de Ayala, Filipe Vargas and Ricardo Trêpa


La solitudine dei numeri primi - A Solidão dos Números Primos

Mother and Child - Mães e Filhas

Le quattro volte - As Quatro Voltas

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Festival de Cinema Imersivo


O Planetário no Centro Multimeios de Espinho vai acolher o IFF 2011, o Immersive Film Festival, que é como quem diz: o Festival de Cinema Imersivo.

Um festival de cinema que se diferencia dos demais por se dedicar exclusivamente a filmes que oferecem uma imagem envolvente a 180º, projectadas na cúpula do planetário, e que nos irão fazer estar "dentro" do filme.

De 29 de Abril a 1 de Maio, se estiverem por perto, não percam a oportunidade de se deixarem rodear por sons som e imagens, neste Festival de Cinama Imersivo! :)

P.S. Só é pena que não tenham uns projectores de 8k.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Dailies

James Cameron compra 50 câmaras RED


Depois de revolucionado o cinema 3D Digital, James Cameron preferiu agora usar a tecnologia de uma empresa que tem atraído cada vez mais realizadores: as câmaras EPIC-M da RED. E como sempre, se vai fazer algo... faz em grande, ao encomendar 50 destas câmaras digitais capazes de gravar vídeo com resolução 5K (deixando para trás os habituais 4K do cinema digital de "alta-qualidade."
Considerando que cada uma destas câmaras custa quase $60,000 USD, o total ascende a quase 3 milhões de dólares - a não ser que tenha conseguido um bom desconto para quantidade! ;)


YouTube com Filmes On-Demand

Parece que o Google se preparar para o grande ataque ao Netflix e ao iTunes, com a chegada iminente de um serviço de streaming de filmes ao YouTube.
Desde que o Google consiga fazer aquilo que os concorrentes não têm sido capazes de fazer: uma oferta deste serviço a nível mundial, em vez de estarem limitados a zonas geográficas específicas (leia-se: não disponíveis em Portugal)... poderá ser mesmo um marco histórico na história da distribuição de filmes.


Lindsay Lohan: 120 dias de Cadeia

Não é a primeira vez que Lindsay Lohan anda às "cabeçadas" com a justiça, mas desta vez um Juíz achou que a "menina" já passou todas as marcas e merece agora ir passar 120 dias de cadeia efectiva para acalmar os ânimos.


Another Earth Trailer

E para terminar, o trailer de um filme que tem maravilhado todos os que o vêem: Another Earth. Um filme sobre a descoberta de um novo planeta, em tudo semelhante ao nosso, mas também muito mais que isso.




segunda-feira, 25 de abril de 2011

28 Filmes de Ficção para este Verão

Se andam com falta de ficção nas vossas vidas, preparem-se, pois este Verão de 2011 promete estar bem recheado de filmes que nos vão fazer gastar dinheiro nas bilheteiras (e em pipocas).

Ora vejam esta lista de 28 filmes de ficção e fantasia para este Verão.


Dylan Dog: Dead of Night
Um negociador que tem que lidar com vampiros, zombies, e lobisomens - baseado num comic.

I'm Not Jesus Mommy
Uma criança clonada... que se vem descobrir ter sido clonada a partir de DNA retirado do Manto de Turin, o sangue de Cristo.

Priest
Os vampiros vivem em reservas. Mas um rapto vai fazer com que um padre quebre todas as regras...

The Big Bang
Antonio Banderas é um detective privado, e vai ter que investigar um caso no qual uns cientistas estão a tentar recriar o Big Bang.

E ainda:

Thor
Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides
The Tree of Life
X-Men: First Class
Super 8
The Troll Hunter
Green Lantern 
Transformers: The Dark of the Moon 
Zookeeper
Harry Potter and the Deathly Hallows Part 2 
Captain America: The First Avenger
Another Earth 
Cowboys & Aliens
The Smurfs 
The Future 
The Change-Up 
Rise of the Planet of the Apes 
Don't Be Afraid of the Dark
Conan the Barbarian 
Fright Night 
Spy Kids 4: All The Time in the World
Final Destination 5 
Suing The Devil 
Untitled 3-D Shark Thriller 

domingo, 24 de abril de 2011

Efeitos Visuais de The Walking Dead


Curiosos por saber um pouco mais sobre o processo de criação do mundo apocalípticos repleto de zombies que vimos em The Walking Dead?
Espreitem o seguinte vídeo, que revela alguns dos segredos que tornam umas filmagens cheias de paineis verdes e roupas azuis, no espectáculo visual que chega a nossas casas - cortesia dos efeitos visuais digitais.

sábado, 23 de abril de 2011

50 Documentários para Ver antes de Morrer


Porque nem só de ficção vive o Homem, eis uma excelente lista de 50 Documentários para Ver antes de Morrer que nos chega do Yahoo Movies.

1920s

  • Nanook of the North (1922) de Robert Flaherty
  • Man with a Movie Camera (1929) de Dziga Vertov

1930s

  • A Land Without Bread (1933) de Luis Bunuel
  • Triumph of the Will (1935) de Leni Riefenstahl

1950s

  • Night and Fog (1955) de Alain Renais

1960s

  • The Up Series (1964-2005) de Paul Almond, Michael Apted
  • Endless Summer (1966) de Bruce Brown
  • Dont Look Back (1967) de D.A. Pennebaker
  • Titicut Follies (1967) de Frederick Wiseman
  • Salesman (1968) de Albert Mayles, David Mayles and Charlotte Zwerin
  • The Sorrow and the Pity (1969) de Marcel Ophuls

1970s

  • Gimme Shelter (1970) de Albert Mayles, David Mayles and Charlotte Zwerin
  • Woodstock (1970) de Michael Wadleigh
  • Grey Gardens (1975) de Albert Mayles, David Mayles, Ellen Hovde, and Muffie Meyer
  • Hearts and Minds (1975) de Peter Davis
  • Harlan County U.S.A. (1976) de Barbara Kopple

1980s

  • Sans Soleil (1983) de Chris Marker
  • Stop Making Sense (1984) de Jonathan Demme
  • The Times of Harvey Milk (1984) de Robert Epstein
  • Shoah (1985) de Claude Lanzmann
  • Sherman's March (1986) de Ross McElwee
  • The Emperor's Naked Army Marches On (1987) de Kazuo Hara
  • Who Killed Vincent Chin? (1987) de Christine Choy and Renee Tajima-Pena
  • The Thin Blue Line (1988) de Errol Morris
  • For All Mankind (1988) de Al Reinert
  • Roger & Me (1989) de Michael Moore

1990s

  • Hearts of Darkness: A Filmmaker's Apocalypse (1991) de George Hickenlooper and Fax Bahr
  • Madonna: Truth or Dare (1991) de Alek Keshishian
  • Brother's Keeper (1992) de Joe Berlinger and Bruce Sinofsky
  • Crumb (1994) de Terry Zwigoff
  • Hoop Dreams (1994) de Steve James
  • When We Were Kings (1996) de Leon Gast
  • Hands on a Hard Body (1998) de S. R. Bindler

2000s

  • The Gleaners and I (2000) de Agnes Varda
  • Spellbound (2002) de Jeffrey Blitz
  • Capturing the Friedmans (2003) de Andrew Jarecki
  • The Fog of War (2003) de Errol Morris
  • Los Angeles Plays Itself (2003) de Thom Andersen
  • Fahrenheit 9/11 (2004) de Michael Moore
  • Super Size Me (2004) de Morgan Spurlock
  • Grizzly Man (2005) de Werner Herzog
  • March of the Penguins (2005) de Luc Jacquet
  • Murderball (2005) de Henry Alex Rubin and Dana Adam Shapiro
  • An Inconvenient Truth (2006) de Davis Gugenheim
  • The King of Kong: A Fistful of Quarters (2007) de Seth Gordon
  • Taxi to the Dark Side (2007) de Alex Gibney
  • Man on Wire (2008) de James Marsh
  • Waltz With Bashir (2008) de Ari Folman

2010s

  • Exit Through the Gift Shop (2010) de Banksy
  • Inside Job (2010) de Charles H. Ferguson

sexta-feira, 22 de abril de 2011

The Mechanic (1972) e (2010)


Eis que mais um remake chegou às nossas salas: The Mechanic, de Simon West e com Jason Statham no papel principal.

É um remake de um clássico de outros tempos, The Mechanic de 1972, na altura com um igualmente mediático herói vingador no papel principal: Charles Bronson.

A história é praticamente a mesma: um assassino profissional é contratado para abater o seu "patrão/amigo"... e, como forma de amenizar o que fez, sente-se na obrigação de começar a ensinar o ofício ao filho dele.


Não há grandes surpresas, e embora a maioria dos retoques feitos para modernizar o filme sejam essencialmente cosméticos - há também a tentativa de aprofundar um pouco mais a "consciência" do nosso herói assassino. (No original, Charles Bronson interpretava um assassino muito mais desprovido de sentimentos, por estranho que possa parecer, quando se considera que o novo personagem é interpretado por Jason Statham... :)

Quem vir o original certamente terá vontade de fazer fast-forward por um par de vezes, em cenas completamente escusadas (como os devaneios da sua "amada")... Mas, no essencial, continua a ser um filme de acção onde não faltam explosões e perseguições à moda antiga (sem nada de efeitos digitais a ajudar.)

Dois filmes, uma mesma história na sua origem... que mostram o quanto mudou em quatro décadas de cinema de acção, e o quanto permanece na mesma.




quinta-feira, 21 de abril de 2011

A Solução para o 3D: Óculos 2D

Fartos de verem filmes em 3D? Sem dúvida que em muitos casos, o ideal seria vê-lo em 2D, com o seu brilho em níveis decentes - no entanto, e uma vez que cada vez mais se torna "moda" lançar os filmes unicamente em 3D, eis uma solução que vale a pena considerar: óculos 2D para filmes 3D!

Estes óculos fazem exactamente o oposto do que fazem os óculos 3D passivos que usamos no cinema para ver o efeito 3D.

Em vez de usar lentes com polarização diferente, para que cada olho veja a imagem correspondente - nestes óculos 2D, usam-se duas lentes com a mesma polarização, para que ambos os olhos vejam a mesma imagem; ao mesmo tempo que a imagem secundária é bloqueada.

Isto evita que se veja tudo "desfocado" com as imagens sobrepostas, como se vê quando se olha para o filme 3D sem óculos.

Bem sei que é um pouco estúpido ir ao cinema ver um filme 3D -e pagando mais por isso! - para depois vermos apenas "metade do filme" (a nível de luminosidade), mas... fica aqui a dica.

(Se tiverem vários óculos em casa, podem sempre fazer um pouco de bricolage e alterarem-nos vocês mesmo. Com dois óculos 3D poderão fazer 2 óculos 2D - não estragam nada - e basta apenas trocar as lentes da forma correcta.)

Estreias da Semana

Battle: Los Angeles - Invasão Mundial: Batalha Los Angeles

Director: Jonathan Liebesman
Writer: Christopher Bertolini
Stars: Aaron Eckhart, Michelle Rodriguez and Bridget Moynahan


Scream 4 - Gritos 4

Director: Wes Craven
Writers: Kevin Williamson, Kevin Williamson (characters)
Stars: Neve Campbell, Courteney Cox and David Arquette


Last Night - A Última Noite

Director: Massy Tadjedin
Writer: Massy Tadjedin
Stars: Keira Knightley, Sam Worthington and Eva Mendes


Jane Eyre

Director: Cary Fukunaga
Writers: Charlotte Brontë (novel), Moira Buffini (screenplay)
Stars: Mia Wasikowska, Michael Fassbender and Jamie Bell


The Hole (3D) - Medos (3D)

Director: Joe Dante
Writer: Mark L. Smith
Stars: Chris Massoglia, Haley Bennett and Nathan Gamble

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Trailer Interactivo de Super 8 no Portal 2

O jogo Portal 2 serviu de desculpa para o lançamento de um trailer interactivo do misterioso Super 8 de J.J.Abrams e Steven Spielberg.
Se querem ver um pouco mais sobre o que se encontra no interior do comboio que tem o acidente e transporta "algo" no seu interior... fiquem com o vídeo já a seguir. (Ou então "joguem-no" vocês, caso tenham comprado o Portal 2! :)

The Kings Speech

Finalmente, lá tive oportunidade de ver o óscarizado The King's Speech. Um filme de Tom Hooper que conta com um elenco de luxo:  Colin Firth, Geoffrey Rush e Helena Bonham Carter.

Uma coisa é ir ver um filme sem se saber nada sobre ele e sair surpreendido; outra coisa é ir ver um filme que se sabe ser "bom"... e não sair de lá desiludido.

E é mesmo esse o caso neste The King's Speech; um filme que nos conta um pouco do que se passou nos bastidores da ascenção do Rei George VI de Inglaterra, e da sua batalha contra a sua gaguês e medo de falar em público.

Uma batalha onde foi necessário encontrar um estranho aliado, na forma de um terapeuta da fala pouco convencional... mas cujos resultados se reveleram essenciais para o decurso da História como a conhecemos.

É daqueles filmes que dá gosto ver, e que nos faz esquecer que estamos a olhar para "actores"... Assim sim, vale a pena ver cinema. :)

terça-feira, 19 de abril de 2011

Dailies

Vídeos "virais" de Super 8


Não fosse Super 8 um projecto de J.J.Abrams, e até se poderia estranhar os enigmáticos vídeos "virais" que começam a surgir para criar buzz em redor deste filme.
Como é costume, os vídeos servem apenas para criar mais perguntas do que para dar respostas...
O que é certo é que será filme para se ver no dia de estreia. :)


Urban Legends

Uma nova série do canal SyFy, onde em cada episódio nos são apresentadas três histórias baseadas em mitos urbanos - e das quais apenas uma é verdade.
No primeiro episódio temos os ladrões de rins do Rio de Janeiro, um homem que ficou debaixo de um rolo compressor, e uma mulher internada num asilo por engano durante cinco anos.
Uma série narrada pelo nosso bem conhecido David Hewlett.

Game of Thrones 

Game of Thrones já estreou... e... venham mais episódios. O primeiro episódio abre o apetite para o que virá a seguir, e embora a história meta muitos personagens ao barulho, penso que esta adaptação para a TV até se está a portar bastante bem.
O que vai custar é esperar uma semana entre cada episódio... Seria série para se ver em modo maratona, com todos os episódios de seguida.
Esperemos que as audiências sejam suficientes para evitar uma morte prematura.


Todos os Efeitos de Wonders of the Universe

É o que diz no título. Wonders of the Universe em todo o seu esplendor visual.



Curtas do Cinema
  • Falling Skies de Steven Spielberg - os ETs desta vez não são bonzinhos... chega a 19 de Junho
  • Fringe em versão "comics" - o último episódio de Fringe foi "tripante", em versão comics... parece-me que não irá agradar a todos, e a história continuou a arrastar-se sem avançar nada de jeito... Por este andar qualquer dia estão a inventar tanto como:
  • Supernatural Anti-Titanic - Supernatural continua com episódios de partir a rir, e no último temos um anjo que regressa atrás no tempo para salvar o Titanic - só para não ter que ouvir a Celine Dion! :)

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Peter Jackson a 48fps


Ahh... como eu gosto de ver alguns "pesos-pesados" da Indústria a implementarem aquilo que eu venho a dizer desde que o cinema digital se popularizou.

Depois de James Cameron,  é a vez de Peter Jackson que vem confessar que está a filmar The Hobbit, não só em 3D, como a 48fps!

Penso que por aqui o mais antigo rant que tenho sobre isto é de 2007, por altura da estreia do Beowulf.

É que o mais absurdo, é que esta subida de framerate nem sequer é acompanhado de forma directa pelo aumento do tamanho do ficheiro digital: já que com um framerate superior, existem menos variações de frame para frame, permitindo uma compressão superior.
Ou seja, um ficheiro de vídeo digital a 24fps ou a 48fps não implica que o espaço ocupado passe para o dobro.

Venha de lá o cinema a 48fps - ou mais - que os espectadores agradecem (desde que os cinemas não comecem a cobrar uma taxa "48" em cima da taxa "3D" que já cobram!)

domingo, 17 de abril de 2011

Rise of the Planet of the Apes [Trailer]

James Franco pode ter-se libertado do "calhou" em 127 Horas, mas está prestes a meter-se numa embrulhada bem maior.

Este Rise of the Planet of the Apes volta atrás no tempo para nos contar as origens da saga Planet of the Apes, que - tenho que confessar - é um dos filmes míticos dos quais guardo recordações bem queridas de infância.

Não sei que idade teria quando o vi pela primeira vez, mas sei que me ficaram gravadas na memória as imagens iniciais, da queda da nave e posterior afundamento - e claro, o final do filme.

No entanto, só anos mais tarde (ah pois, não havia internet, e mesmo os vídeos eram raros! ;P) é que pude ver o filme com olhos de ver, e claro está: continuei a adorar o filme. (Quanto aos outros que se seguiram... nem vou falar).

Não tenho grandes esperanças para esta "prequela", cujo único intuito é obviamente capitalizar mais um pouco à custa da fama do original... mas é certo que lá estarei para ver que tal está.


sábado, 16 de abril de 2011

Cowboys and Aliens [Trailer 2]


Já podemos espreitar o segundo trailer do mais recente projecto de Jon Favreau, que mistura o western com a ficção científica em: Cowboys & Aliens.

Um filme que deverá chegar em Agosto a Portugal... e que promete ser um sucesso nas salas de cinema. :)


COWBOYS & ALIENS - Trailer 2 (HD) por Ante-Cinema

via [ante-cinema]

sexta-feira, 15 de abril de 2011

The Killing

Se estão fartos de séries policiais, onde a cada episódio se resolvem crimes e mistérios, encontrarão neste The Killing uma proposta diferente.

Ao contrário dessas séries com episódios "semanais" que começam e acabam, The Killing apresenta-nos uma história policial onde se tenta descobrir o assassino de uma jovem rapariga, mas cujo enredo se irá desenrolar durante toda a série. Cada episódio representa mais um dia na investigação, que - esperamos nós - nos leve ao verdadeiro culpado e aos motivos que originaram o crime.

Tendo visto os episódios iniciais (e confesso que pensava que iria ser mais uma série com crimes semanais), tenho que admitir que fiquei aliviado por se tratar de algo diferente.

A dupla principal parece não ter o carisma de outras "vedetas", mas ao fim de dois episódios começamos logo a gostar deles.

Por último refira-se que esta série é um "remake" de uma série dinamarquesa que teve um enorme sucesso, suficiente para chamar a atenção dos produtores americanos - e como tal, há também quem diga que o melhor será espreitar o original. (E uma vez que a série original já teve uma segunda season... acho que vou seguir o conselho.)

Se gostam de crime e mistério, com um pouco de política à mistura, não deixem de espreitar este The Killing.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Estreias da Semana

Tekken
Director: Dwight H. Little
Writer: Alan B. McElroy (screenplay)
Stars: Jon Foo, Kelly Overton and Cary-Hiroyuki Tagawa

Arthur 3: The War of the Two Worlds - Arthur e a Guerra dos Dois Mundos
Director: Luc Besson
Writers: Luc Besson, Céline Garcia
Stars: Selena Gomez, Freddie Highmore and Jimmy Fallon

Black Heaven - L'autre Monde
Director: Gilles Marchand
Writers: Gilles Marchand (screenplay), Dominik Moll (screenplay)
Stars: Grégoire Leprince-Ringuet, Louise Bourgoin and Melvil Poupaud


Rio
Director: Carlos Saldanha
Writer: Don Rhymer (screenplay)
Stars: Jesse Eisenberg, Anne Hathaway and George Lopez

Exit through the Gift Shop -  Banksy - Pinta a Parede
Director: Banksy
Stars: Banksy, Thierry Guetta and Space Invader

London Boulevard - Crime e Redenção
Director: William Monahan
Writers: William Monahan (screenplay), Ken Bruen (novel)
Stars: Colin Farrell, Keira Knightley and Ray Winstone

A Cidade dos Mortos + Waiting for Paradise

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Shaolin

Embora conte com a participação de Jackie Chan, não esperem vê-lo como protagonista neste Shaolin, pois o seu papel é meramente secundário.

Nas infindáveis batalhas feudais na China, um Senhor da Guerra vai sentir na pele o que é estar no outro lado da situação, tendo que procurar refúgio num templo Shaolin.

Pode dizer-se que este filme poderá ser considerado quase um "épico", pois consegue aparentar ter uma dimensão muito maior do que tem na realidade.

No meio de uma história bastante previsível, podem encontrar as habituais (e fabulosas) sequências de lutas de artes marciais - e onde Jackie Chan acaba por dar a sua "perninha", como seria óbvio. E, ao contrário de outros filmes do género, não fica sequer a sensação de "arrastamento" que por vezes faz com que um filme com mais de 2h se torne quase insuportável.


terça-feira, 12 de abril de 2011

Dailies

Star Trek no Netflix

Mais um motivo para nos fazer desesperar com a inexistência do Netflix no nosso país. É que a partir de Julho esta rede de vídeo online vai passar a contar com todos os episódios de todas as séries Star Trek já feitas: Star Trek, Star Trek: The Next Generation, Star Trek: Deep Space Nine, Star Trek: Voyager, e Star Trek: Enterprise.

[trekmovie]

Exposição SyFy em Lisboa

 De 11 a 25 de Abril, das 10h00 às 00h00 no Cinema S. Jorge em Lisboa, não deixem de visitar a Exposição Syfy onde podem encontrar objectos originais e fotografias assinadas pelos protagonistas dos filmes mais emblemáticos de todos os tempos. Como por exemplo:
Algumas máscaras que caracterizam alguns elementos do filme “O Planeta dos Macacos” (1968), a espada utilizada por Schwarzenegger nas cenas de luta do filme “Conan, o Bárbaro” (1982), as famosas mãos usadas por Robert Englund como Freddy Krueger no “Pesadelo em Elm Street” (1984), E a mão articulada por Jonny Deep para dar vida à personagem de “Eduardo Mãos de Tesoura” (1990).
(ENTRADA GRATUITA)


Filme do 24 chega em 2012

Se dúvidas houvesse que Jack Bauer supera todas as adversidades, eis que a produção do filme do 24 parece estar agora garantida para uma estreia em 2012. Pelo menos, se pudermos acreditar nos tweets do produtor Brian Grazer.
Jack Bauer em 100 minutos de acção non-stop? Vai ser bonito...


Público Insuflável

Certamente já se interrogaram como é que nos filmes por vezes temos cenas onde se vêem milhares de pessoas. É certo que o normal é arranjarem-se extras para "encher" a imagem, mas por vezes, há formas bem mais originais de o fazer, como é o caso deste público insuflável!
Em muitos filmes, muitas das pessoas que vocês pensam estar a encher os estádios ou demais locais... não passam de bonecos de plástico!
E olhem que já foram usados em muitos filmes que certamente já viram: como Angels & Demons, The Changeling, American Gangster, etc. :)

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Hobo With a Shotgun

Não me surpreende que este Hobo With a Shotgun tenha entrada directa para "cult movie". O filme tem feito furor por onde passa... e agora que o vi, percebo porquê.

Efectivamente, nada tem a ver com o "Machete" com quem partilha a origem (nos trailers exibidos no GrindHouse). Não só pelo carisma do nosso bem conhecido Rutger Hauer, como também talvez pela forma mais "próxima" do tema do filme, que aborda a corrupção sem limites e a indiferença da sociedade.

Desengane-se quem pensar que vai ver um filme cómico.
Sim, há vários momentos que mereceriam gargalhadas e aplausos numa sala de cinema recheado de fãs deste tipo de filmes, mas... muitos outros momentos há em que algumas pessoas serão tentadas a abandonar a sala.

Se cabeças a estourar e tripas a voar não fazem o vosso género, é melhor passarem este filme à frente...

De resto, é um filme altamente recomendável, com pormenores deliciosos como a banda sonora e um argumento com momentos verdadeiramente "palhaçada" (mas propositados para esse efeito.)

domingo, 10 de abril de 2011

The Black Hole

Não se assustem com o nome. Na realidade, este The Black Hole trata-se de um filme da Disney do distante ano de 1979. Uma década onde miúdos e graúdos ainda deliravam com filmes do Herbie (e muitos outros).

Porque estou a falar neste filme? É simples... é porque há muito tempo que estou com vontade de o rever, mas... a cópia que tinha em VHS há muito que se perdeu "sabe-se lá onde".

No entanto, a vontade permanece, embora tenha quase a certeza que o filme será uma palhaçada total que não resistiu ao passar do tempo, e que só me pareceu "bom" na época, perante os "óculos" do olhar de uma criança fascinada por ficção científica e onde qualquer filme com naves espaciais e robots ficava imediatamanete gravado na memória para toda a eternidade. :)


sábado, 9 de abril de 2011

Sidney Lumet R.I.P.

Mais um grande senhor da 7ª arte que nos deixa. Sidney Lumet, que ao longo de mais de 50 anos nos deixou muitas dezenas de filmes, entre os quais se podem destacar títulos como: 12 Angry Men, Dog Day Afternoon, Network, Before the Devil Knows You're Dead, Deathtrap, The Verdict, Murder on the Orient Express, Serpico... e tantos outros.

Deixa-nos aos 86 anos, vítima de linfoma, mas nunca deixará de ser relembrado, sempre que qualquer um de nós vir os seus filmes no grande ecrã.

Sidney Lumet: 25 de Junho 1924 - 9 de Abril 2011

Green Lantern já Mexe


Tenho que confessar que sou um fã do Green Lantern, e como tal... sou suspeito para falar. Depois da "cagada" que assistimos com o Silver Surfer, que merecia um filme bem melhor; vamos lá ver se a concorrência consegue fazer melhor com este Green Lantern.

Pelas imagens, parece-me que estão bem encaminhados.



[via Cineblog]

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Rutger Hauer está de Volta


É um dos filmes que mais buzz tem gerado no momento: Hobo With a Shotgun, mais um dos filmes (também já tivemos o Machete) que teve origem num trailer falso exibido no Grindhouse.

Diz quem já viu que está infinitamente superior a Machete, e claro - com Rutger Hauer - não podia deixar de o ser.
Vamos lá se/quando chega às salas nacionais!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

"Bats in the Belfry" na SciFiWorld

Lembram-se da fabulosa curta de animação nacional de João Alves (que tive oportunidade de conhecer pessoalmente no último Fantasporto), Deadeye Jack in Bats in the Bellfry?

Pois bem, o João tem agora a sua obra à prova na SciFiWorld e agradece todos os que puderem dar uma ajudinha.

Têm apenas que dar um saltinho até aqui para votar nele. (Têm que se registar na SciFiWorld, caso ainda não sejam "clientes" - mas, olhem que vale a pena, e comparem esse "esforço" com o que o João fez para, sozinho, conseguir realizar esta fantástica curta!)

... Por mim, já estou à espera é do próximo trabalho do João! :)

Estreias da Semana

Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro

Director: José Padilha
Writers: José Padilha (screenplay), José Padilha (story), and 3 more credits »
Stars: Wagner Moura, Irandhir Santos and André Ramiro


A Espada e a Rosa

Director: João Nicolau
Writers: João Nicolau, Mariana Ricardo
Stars: Manuel Mesquita, Luís Lima Barreto and Nuno Pino Custódio


Just Go with It - Engana-me Que Eu Gosto

Director: Dennis Dugan
Writers: Allan Loeb (screenplay), Timothy Dowling (screenplay), and 4 more credits »
Stars: Adam Sandler, Jennifer Aniston and Brooklyn Decker


Road to Nowhere - Sem Destino

Director: Monte Hellman
Writer: Steven Gaydos
Stars: Shannyn Sossamon, Tygh Runyan and Cliff De Young


And Soon the Darkness - E a Noite a Cair

Director: Marcos Efron
Writers: Jennifer Derwingson (screenplay), Marcos Efron (screenplay), and 2 more credits »
Stars: Amber Heard, Karl Urban and Odette Annable


Hop

Director: Tim Hill
Writers: Cinco Paul (screenplay), Ken Daurio (screenplay), and 3 more credits »
Stars: Russell Brand, James Marsden and Elizabeth Perkins



Quinze Pontos na Alma

Director: Vicente Alves do Ó
Writer: Vicente Alves do Ó (screenplay)
Stars: Ivo Canelas, Maya Booth and Filipe Vargas


In a Better World - Num Mundo Melhor

Director: Susanne Bier
Writer: Anders Thomas Jensen (screenplay)
Stars: Mikael Persbrandt, Trine Dyrholm and Markus Rygaard

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Efeitos Digitais de Tron Legacy


Curiosos por saber um pouco mais sobre a criação do ambiente digital de Tron Legacy?

Nada como espreitar directamente para a origem, e espreitar este post de Josh Nimoy onde ficamos a saber o "horror" com que ele ficou ao ver filmes de hackers usar ecrãs de computadores com coisas completamente absurdas e nada relacionadas com hacking; coisa que ele evitou em Tron:

In Tron, the hacker was not supposed to be snooping around on a network; he was supposed to kill a process. So we went with posix kill and also had him pipe ps into grep. I also ended up using emacs eshell to make the terminal more l33t. The team was delighted to see my emacs performance — splitting the editor into nested panes and running different modes. I was tickled that I got emacs into a block buster movie. I actually do use emacs irl, and although I do not subscribe to alt.religion.emacs, I think that's all incredibly relevant to the world of Tron. 



terça-feira, 5 de abril de 2011

Dailies

Coronel Português no Stargate Universe

Não é a primeira vez que vemos Portugal aparecer no Stargate, mas... sbiam que o nosso Col. Young do Stargate Universe é... acoreano?

É isso mesmo, não é por acaso que se chama Louis Ferreira.


Na verdade, o seu nome de baptismo é mesmo o nacionalíssimo Luís Ferreira, e nasceu na Ilha Terceira em 1967.

Pronto, assim já podemos contar com o apoio de todo o arquipélago quando for necessário fazer barulho para que o SGU não acabe! ;)


Blade Runner em Série na TV?


Ridley Scott e seu irmão Tony parecem estar empenhados em trazer Blade Runner de volta aos ecrãs, numa série chamada The Sector.
O projecto parece não ter falta de nomes sonantes a dar credibilidade nos bastidores, como Simon Mirren (Criminal Minds), Anne Thomopoulos (Rome), Rola Bauer (The Pillars of the Earth), David W Zucker (The Good Wife) e Jonas Bauer (Impact). Vamos lá ver é se não foi apenas uma partida de 1 de Abril!



Chaos

Há uma nova série nos ecrãs de televisão, e chama-se Chaos. Um novato que entra para a CIA é destacado para espiar os membros de um departamento estranho, para rapidamente descobrir que lá dentro: nada é o que parece.

Uma série de acção que mistura aventura e comédia e que conta com alguns rostos bem conhecidos.
Se terá futuro no meio de tantas séries de acção... isso é que será mais difícil prever.


Curtas do Cinema

  • Star Trek 2 irá ainda mais longe, com a tripulação a ter que enfrentar um desafio superior ao do primeiro filme do "reboot".
  • Todd MacFarlane quer fazer nova adptação de Spawn - mas num filme de orçamento reduzido, para não estar sujeito ao controlo dos Produtores.
  • Novo Superman reboot vai ser mais realista - quando Super-Homem pegar num carro por uma ponta, vai ser mesmo fisicamente realista (ou seja... vamos ver o carro empenar-se todo? Vai ser bonito...)

Related Posts with Thumbnails