segunda-feira, 18 de abril de 2011
Peter Jackson a 48fps
Ahh... como eu gosto de ver alguns "pesos-pesados" da Indústria a implementarem aquilo que eu venho a dizer desde que o cinema digital se popularizou.
Depois de James Cameron, é a vez de Peter Jackson que vem confessar que está a filmar The Hobbit, não só em 3D, como a 48fps!
Penso que por aqui o mais antigo rant que tenho sobre isto é de 2007, por altura da estreia do Beowulf.
É que o mais absurdo, é que esta subida de framerate nem sequer é acompanhado de forma directa pelo aumento do tamanho do ficheiro digital: já que com um framerate superior, existem menos variações de frame para frame, permitindo uma compressão superior.
Ou seja, um ficheiro de vídeo digital a 24fps ou a 48fps não implica que o espaço ocupado passe para o dobro.
Venha de lá o cinema a 48fps - ou mais - que os espectadores agradecem (desde que os cinemas não comecem a cobrar uma taxa "48" em cima da taxa "3D" que já cobram!)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Mas o estar a filmar 3D a 48fps não quer dizer que na realidade são apenas 24fps para cada olho?
ResponderEliminar@microft
ResponderEliminarNão, neste caso são 48fps x 2.
Os sistemas de projecção 3D há muito que usam framerates bem superiores (144fps no caso do Real D por exemplo), para evitar flickering e desconforto visual - no entanto, não fazem milagres: se o original foi filmado a 24fps, estão apenas a repetir frames.
Mas o PJ não está a filmar em digital, está mesmo a gastar o dobro da fita :)
ResponderEliminar@Telmo
ResponderEliminarÉ digital pois, câmaras RED 5k. Olha logo quem... :)
É curioso que na faculdade tive uma discussão sobre isto com um professor meu, que era absolutamente contra a ideia de 48 ou 60 fps e me disse "mais do que 24 frames é um absurdo, a frame extra do PAL só está lá para incomodar".
ResponderEliminarOra, se uma frame a mais incomoda muita gente 48 frames incomodam muito mais...
@Marabyte
ResponderEliminarO próprio Peter Jackson refere ter lá muitos "puristas" da película a 24fps, mas que rapidamente se renderam às evidências.
Tendo eu tido o privilégio de ver uma demo do Super Hi-Vision (8K de resolução a 60fps) posso garantir que é esse o futuro... embora aquilo até cause impressão, tal é o realismo! :)
Tens razão, fiz confusão!
ResponderEliminarSe o cinema a 48fps implicar novos projectores acho que os cinemas não vão alinhas nisso.
ResponderEliminarA não ser que o Avatar 2 seja em 48fps, o lucro de bilheteira paga logo isso =P
Penso que no caso dos projectores digitais já preparados para projectar 3D (como os RealD que por cá são bem comuns - salas Lusomundo, etc.) não deverá haver problemas. Eles já projectam a 144fps - quando muito cobram-lhes um "update" do software.
ResponderEliminar:)