sábado, 30 de abril de 2011

Battle: Los Angeles

Não é segredo que sou fã de filmes de ficção científica, e então quando metem acção e aliens ao barulho... nem me importo muito que sejam rotulados de "maus". Ou seja, fui ver este Battle: Los Angeles sem grandes expectativas, e pedia apenas para que não abusassem tanto como no Skyline.

Este filme conta com nomes bem conhecidos do público: Aaron Eckhart, Michelle Rodriguez e Bridget Moynahan; e chega-nos pelas mãos de Jonathan Liebesman (realizador de filmes como The Killing Room, The Texas Chainsaw Massacre: The Beginning e do Darkness Falls que tanto gostei na altura.)

Neste Battle: LA, o aspecto da invasão alien acaba por ser secundária, já que todo o filme se assume desde logo como um filme militar de guerra urbana, onde o inimigo poderia muito bem ser qualquer outro (na década de 80 seriam os soviéticos - mas pronto, assim evitam ferir qualquer país/governo no planeta.)

Pelo meio, muitas cenas desnecessárias: como o sempre habitual soldado em pânico; ou uma tentativa de nos dar a conhecer a "profunidade" de alguns personagens... que não funciona lá muito bem.

Se em Black Hawk Down, somos mesmo arrastados para o horror do conflito e para a mente de um soldado; aqui é mais na "onda" do passatempo pipoqueiro que apenas aspira ser sério, mas onde os nossos "rambos" são capazes de partir tudo e todos - mesmo que sejam uma avançada raça alienígena que viajou anos luz pelo espaço. (Ao menos desta vez não fazem upload de virus para os computadores deles - embora também estes tenham poupado nos CPUs e usado drones que funcionam à base da "cloud".)

Penso que funcionaria melhor se se assumisse desde logo como puro filme de acção (como nos anos 80), onde se dispensava por completo qualquer aprofundamento dos personagens. Era partir tudo e pronto...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails