domingo, 31 de março de 2019

Tergo [curta]

Um robot de limpeza, ignorado e aparentemente desprezado por todos, parece ganhar a consciência necessária de que algo deve mudar. Mas... será o seu destino tão ambicioso quanto as suas potenciais intenções?

sábado, 30 de março de 2019

Pennywise: The Story of It

Os criadores dos documentários "You're So Cool Brewster: The Story of Fright Night" e "Unearthed & Untold: The Path to Pet Sematary" pegaram agora num novo clássico do terror. Este "Pennywise: The Story of It" vai mostrar-nos o que se passou nos bastidores da criação da minisérie It dos anos 90.


sexta-feira, 29 de março de 2019

Estreia hoje a série Hanna na Amazon


Depois do filme, poderemos agora acompanhar as aventuras da aparentemente inocente mas extremamente letal Hanna em versão série, com a estreia de Hanna na Amazon Prime Video.

A série conta com um elenco de luxo (Mireille Enos, Joel Kinnaman, Esme Creed-Miles) e não parece ter poupado na produção - pelo trailer, parece que estamos perante episódios que nada ficam atrás de qualquer grande produção de Hollywood.

... Depois do fim-de-semana já vos direi. :)



quinta-feira, 28 de março de 2019

Estreias da semana

Captive State - Cercados
Realizador: Rupert Wyatt
Actores: John Goodman, Vera Farmiga, Ashton Sanders


Destination: Wedding - Destino: Casamento
Realizador: Victor Levin
Actores: Winona Ryder, Keanu Reeves, DJ Dallenbach


Dumbo
Realizador: Tim Burton
Actores: Colin Farrell, Michael Keaton, Danny DeVito


Kursk
Realizador: Thomas Vinterberg
Actores: Matthias Schoenaerts, Colin Firth, Léa Seydoux




Outras Estreias
  • A Pereira Brava
  • Fevereiros
  • Mirai
  • Tripla Ameaça

quarta-feira, 27 de março de 2019

The Sinner


Depois de na primeira temporada se ter acompanhado um misterioso caso em que uma mãe assassina brutalmente um desconhecido na praia aparentemente sem qualquer motivo, a segunda temporada de The Sinner faz-nos mergulhar num novo caso misterioso com uma criança que mata duas pessoas no quarto de um motel.

Mantendo um ambiente perturbador - em grande parte devido à presença do jovem Elisha Henig no papel do enigmático Julian, acompanhando sem receios veteranos como Bill Pullman - vemos uma jovem detective local recorrer à ajuda de um detective veterano para lidar com este caso. Meta-se um estranho culto e a habitual dose de "esqueletos no armário" ao barulho, e ficamos com os ingredientes para seguirmos uma estranha viagem inquietante com várias reviravoltas.

A temporada peca talvez por nos dar um desfecho demasiado rápido no final (que começa a poder ser antecipado algum tempo antes) e onde todas as peças caem  nos seus lugares de forma demasiado "perfeita". Mas, não é por isso que deixa de estar à altura da primeira temporada.


terça-feira, 26 de março de 2019

Leaving Neverland


Leaving Neverland é o mais recente e polémico documentário sobre o muito adorado rei da pop, Michael Jackson, e que volta a levantar a questão dos abusos sexuais feitos a crianças.

Quase uma década após a morte de Michael Jackson aos 50 anos, este documentário está a ser severamente criticado pelos fãs do artista, uma vez que funciona como uma prolongada denúncia feita por duas pessoas (Wade Robson e James Safechuck) que, enquanto crianças, tiveram o "privilégio" de se tornarem amigos íntimos daquela que era visto como uma pessoa inatingível.

De forma bastante explícita e ao longo de mais de quatro horas (partidas em duas partes), assistimos ao seu relato de como o seu fascínio por Michael Jackson se tornou numa oportunidade de sonho - de o conhecerem pessoalmente - e de se irem aproximando cada vez mais da estrela, ao ponto desse "carinho" se começar a tornar em algo cada vez mais físico e sexual.

Ficará ao critério de cada um decidir se estas duas pessoas, uma delas até tendo servido de testemunha a favor de Jackson nos casos que enfrentou no passado, estarão a tentar fazer o correcto - mesmo que tardiamente. Ou se será apenas uma tentativa de tentar facturar mais alguns milhões de forma fácil. Independentemente dessa decisão... dará sempre material suficiente para se pensar, especialmente para quem tiver crianças naquelas idades.

segunda-feira, 25 de março de 2019

Trailers de 2ª [2019-03-25]

Temos nova ronda de trailers para vos mostrar, para ajudar a superar a 2ª-feira que é sempre problemática para alguns:


















domingo, 24 de março de 2019

The Weight of Light: A Collection of Solar Futures


Hoje não vamos falar de "curtas" filmadas, mas sim escritas. Este The Weight of Light: A Collection of Solar Futures é uma antologia, disponível gratuitamente, que resulta do desafio lançado pela Arizona State University a vários escritores, para que imaginassem como poderia ser um futuro focado na energia solar.

A ideia é que estas histórias possam servir para nos inspirar e dar esperança para um futuro que seja menos "negro" do que aquele que estamos constantemente a antecipar, resultante das alterações que temos provocado no último século devido às emissões poluentes.

The Weight of Light é completamente gratuito e pode ser descarregado nos formatos ePub, HTML, iBook, e Mobi.

sábado, 23 de março de 2019

Os efeitos especiais de The Wandering Earth

The Wandering Earth é o maior filme sci-fi a chegar-nos da China (até ao momento), retratando a louca aventura de tentar reposicionar o nosso planeta numa órbita mais distante para sobreviver a um Sol em expansão, e hoje podemos espreitar como foram feitos alguns dos seus efeitos.

Curiosamente, o vencedor do Fantasporto deste ano foi também um filme sci-fi chinês sobre o Sol, mas que optou pela estratégia oposta. Em Last Sunrise temos o Sol a apagar-se.

sexta-feira, 22 de março de 2019


Após mais de um ano de preparação fica completamente concluída a aquisição da 21st Century Fox pela Disney, um negócio de 71 mil milhões de dólares que torna o império da Disney ainda mais poderoso.

Com (mais) esta aquisição a Disney, que já detém a Lucasfilm e a Marvel, passa a somar ao seu catálogo as produções da Fox (que no cinema incluem filmes como Avatar, e na TV séries como os Simpsons), incluindo a Twentieth Century Fox, Fox Searchlight Pictures, Fox 2000 Pictures, Fox Family, Fox Animation; grupos Twentieth Century Fox Television, FX Productions, e Fox21; canais FX; National Geographic; Star India; e ainda as participações da Fox na Hulu e outros grupos (como a Endemol Shine).

O que isto quer dizer é que a Disney, que já era um colosso na área, torna-se num elemento ainda mais poderoso, reforçando os conteúdos com que poderá contar para o seu futuro serviço de streaming Disney+ que, para todos os efeitos, se poderá considerar o primeiro rival de peso da Netflix. Em antecipação a isto, a Disney já foi eliminando parcerias e licenciamentos (os conteúdos Marvel e Star Wars têm desaparecido da Netflix, por exemplo) e está a apostar que muitos actuais clientes Netflix estejam dispostos a segui-los para a sua nova casa.

Tudo se irá resumir ao que a Disney estará disposta a oferecer aos clientes... e a que preço. Se se vier a ter um serviço Disney+ que dê acesso a todo este catálogo a um preço competitivo com a Netflix, vai ser uma situação interessante de se ver. Se a aposta for em lançar uma dezena de serviços individualizados (Marvel, Star Wars, Fox, etc.)... não me parece que venha a ter grande sucesso. Mas por outro lado, importa relembrar a importância de manter um mercado saudável onde exista concorrência competitiva. Pois se apenas dominar um serviço, qualquer que ele seja, será apenas uma questão de tempo até que os preços comecem a subir e a qualidade do serviço a diminuir.

quinta-feira, 21 de março de 2019

Sabrina regressa a 5 de Abril

Depois de ter reiniciado a sua vida com a nova série Chilling Adventures of Sabrina na Netflix, poderemos ver que mais confusões se irão gerar com a chegada da segunda parte da série, que chega a 5 de Abril a este serviço de streaming.


A série As Arrepiantes Aventuras de Sabrina reimagina as origens e aventuras de Sabrina, a Bruxinha Adolescente, num formato mais obscuro e centrado numa história de amadurecimento que oscila entre o terror, o oculto e, claro, a feitiçaria.

A Parte 2 da série vê Sabrina a explorar o seu lado mais obscuro, curiosa por aprender mais sobre a sua ascendência, enquanto se esforça por manter as suas amizades no mundo mortal. Ao nível romântico, Sabrina está presa num triângulo amoroso com o bruxo sexy Nicholas Scratch e o mortal Harvey Kinkle.

Enquanto isso, O Senhor do Mal, a Madame Satan e o Padre Blackwood continuam a conjurar o caos na casa Spellman e em Greendale. E não são os únicos a tentar tornar o mundo num inferno. Tudo está ameaçado quando o trabalho do diabo está a ser realizado...desde relações, identidades, intenções verdadeiras.

Estreias da semana

Us - Nós
Realizador: Jordan Peele
Actores: Lupita Nyong'o, Elisabeth Moss, Winston Duke


Welcome to Acapulco - Bem-Vindos a Acapulco
Realizador: Guillermo Iván
Actores: William Baldwin, Michael Madsen, Bradley Gregg


Gabriel
Realizador: Nuno Bernardo
Actores: José Condessa, Sérgio Praia, Carlos Areia


Dumplin' - Miss XL
Realizador: Anne Fletcher
Actores: Danielle Macdonald, Jennifer Aniston, Odeya Rush


A Kid Like Jake - Uma Criança Como Jake
Realizador: Silas Howard
Actores: Claire Danes, Ann Dowd, Octavia Spencer




Outras Estreias
  • Uma Nação, Um Rei

quarta-feira, 20 de março de 2019

Netflix vai "actualizar" filme Bird Box e remover imagens de tragédia real


Já estamos habituados a que as apps tenham actualizações regulares, e agora a Netflix vai fazer o mesmo com o seu filme Bird Box.

O filme Bird Box, que nos apresenta um mundo onde os habitantes enfrentam uma ameaça que os pode deixar loucos assim que a vêem (e portanto, tendo que andar de olhos fechados durante a maior parte do tempo). O problema é que, lá pelo meio, são usadas imagens reais de um trágico acidente ferroviário que ocorreu em 2013 no Canadá, para representar um ataque nuclear.

O acidente, provocado pelo descarrilamento de um comboio com 74 carruagens de crude, que causou uma imensa explosão, vitimando 47 pessoas e obrigando a demolir inúmeros edifícios, foi uma tragédia nacional que poucos querem ver relembrado nestas circunstâncias. No entanto, apesar das críticas, a Netflix disse que não iria alterar um filme já concluído. Coisa que afinal parece ter reconsiderado, agora dizendo que irá fazer uma edição ao filme de modo a retirar as imagens em questão.

Esperemos que os motivos por trás desta decisão sejam efectivamente a de estarem solidários com a população afectada por esta tragédia, e não uma forma de "promover o filme", depois de ter passado o seu "hype" inicial.

Stranger Things S3 [trailer]

Temos que esperar até 4 de Julho para ver a 3ª temporada de Stranger Things, mas pelo trailer parece ficar claro que se mantêm os ingredientes "de sucesso".

terça-feira, 19 de março de 2019

The Disappearance of Madeleine McCann


Já estreou na Netflix o documentário sobre o mais famoso desaparecimento / rapto no nosso país (e provavelmente no mundo): The Disappearance of Madeleine McCann.

O caso Maddie está longe de estar esquecido ou terminado e este documentário serve para nos relembrar disso mesmo. Tendo sido um caso que exaltou paixões e dividiu a população em duas facções (os que acreditavam ter sido um rapto; os que acreditavam ter sido morta pelos pais) é um documentário que não evitará alguma polémica; mas que tem a destreza para acompanhar o caso a "par e passo" ao longo de todos os desenvolvimentos, e que poderá contribuir para opiniões mais bem (in)formadas.

Mesmo quem começar por ver o documentário convicto da culpa dos pais, não deixará de encontrar paralelos preocupantes com o caso de Amanda Knox (também com documentário disponível na Netflix) e onde somos confrontados com visões enviesadas dos investigadores. No mínimo, seremos obrigados a pensar se todas as "certezas" que nos foram dadas ou insinuadas pelas autoridades, não terão sido apenas as suspeitas, sem qualquer suporte em factos, que gostariam de ter visto confirmadas.

Tendo apenas acompanhado o caso pelas "capas dos jornais", não pude deixar de chegar a certo ponto em que fui confrontado com a questão de que entre teorias cada vez mais complicadas, ou a simplicidade de outras explicações... era inevitável ir para a opção mais simples dos acontecimentos. Mas, ficará ao critério de cada um chegar às suas próprias conclusões após ver este documentário que acaba em tom inspirador de que a Maddie continuará viva algures, e com a imagem de como poderá ser neste momento.


segunda-feira, 18 de março de 2019

Trailers de 2ª [2019-03-18]

Temos nova ronda de trailers para vos mostrar, para ajudar a superar a 2ª-feira que é sempre problemática para alguns:














domingo, 17 de março de 2019

Deep Space 9 convertido para Full HD usando A.I.


Um fã decidiu aplicar o sistema de upscaling AI Gigapixel para melhorar a baixa resolução do clássico Star Trek: Deep Space Nine, e o resultado é prometedor.

Tentar rever algumas séries antigas resulta muitas vezes numa grande desilusão, ao vermos que as imagens que guardamos na memórias têm na realidade uma resolução e qualidade que agora se considera "sofrível". Mas, nada como usar um pouco de tecnologia para ajudar.

Um fã decidiu pegar no sistema AI Gigapixel, treinado para melhorar a qualidade de imagens, e aplicá-lo à conversão de um episódio do Deep Space Nine para Full HD 1080p. Considerando que esta era uma série que tinha sido gravada em vídeo (com qualidade equivalente a 480p), todas as ajudas são bem vindas.

O resultado é surpreendentemente eficaz, embora existam cenas onde as melhoras são mais notórias - e, mais importante, resulta numa imagem bastante melhor que o upscaling normalmente apresentado pelos próprios televisores. O único senão é o tempo que o processo de conversão demora (a correr num computador doméstico), que já o fez perder um par de dias apenas para converter os primeiros 5 minutos deste episódio.

... Esperemos que o processo em breve possa ser aplicado aos próprios televisores, já que bem iremos precisar disso para os televisores 8K (até que cheguem conteúdos efectivamente gravados ou gerados nessa resolução).


sábado, 16 de março de 2019

Rakuten TV chega a Portugal com filmes de cinema em 4K


O Rakuten TV já está disponível em Portugal, oferecendo uma proposta diferente no streaming de filmes, com acesso a filmes que passaram recentemente nos cinemas com qualidade 4K, e prometendo qualidade 8K para o futuro.

A Rakuten, gigante japonês do comércio online, expandiu o seu serviço de streaming Rakuten TV na Europa. Ao contrário de serviços como a Netflix, Amazon Prime Video ou o mais recente HBO Portugal (sendo que este último bem podia aproveitar a dica para também melhorar a qualidade para os 4K), o Rakuten TV não aposta no pagamento de mensalidades, mas sim na disponibilização de acesso fácil a um vasto catálogo de filmes, incluindo filmes que estrearam recentemente no cinema.

Por exemplo, já por lá podemos encontrar filmes como Bohemian Rhapsody, Venom, First Man, A Star is Born, ou The Predator - todos em UHD 4K - com preços que variam entre os €3.99 e os €4.99. Um valor que me parece bastante aceitável considerando que uma ida ao cinema em família representaria vários múltiplos disso (para não falar da elevada probabilidade de levar com alguém a comer pipocas ruidosamente mesmo ao nosso lado), com o filme a ficar disponível para se ver quantas vezes se quiser durante um período de 48 horas.


Para quem acreditar na longevidade do serviço, é também possível comprar os filmes que se quiser manter, com um preço de cerca de 14 euros - também em qualidade Ultra HD 4K. Com cada compra e aluguer vamos também acumulando pontos, que posteriormente poderão ser utilizados para alugar ou comprar filmes.


O serviço apresenta opções de aluguer e compra para várias qualidades (SD, HD, UHD), mas pelo menos por agora está a praticar um preço único para todas as qualidades - algo que esperamos que não seja apenas um chamariz, e se possa manter para o futuro.

E falando de futuro, a Rakuten - ou não se tratasse de uma empresa japonesa - vai também já referindo que estará na linha da frente para começar a fornecer os filmes em resolução 8K assim que ficarem disponíveis.

sexta-feira, 15 de março de 2019

The Inventor: Out for Blood in Silicon Valley na HBO Portugal a 19 de Março


É já no próximo dia 19 de Março que fica disponível na HBO Portugal o documentário "The Inventor: Out for Blood in Silicon Valley" que relata a ascensão e queda da Theranos - uma das empresas "unicórnio" de Silicon Valley que chegou a estar avaliada em 9 mil milhões de dólares, mas que se veio a revelar uma fraude de proporções inimagináveis.



Em 2004, Elizabeth Holmes deixou Stanford para abrir uma empresa que iria revolucionar a saúde. Em 2014, a Theranos foi avaliada em 9 mil milhões de dólares, fazendo de Holmes, comparada a Steve Jobs, a mais jovem mulher bilionária do mundo. Apenas dois anos depois, a Theranos foi citada como uma “fraude maciça” pela SEC, e uma empresa sem valor.

O documentário apresenta entrevistas com: John Carreyrou, que primeiro divulgou a história no Wall Street Journal e escreveu "Bad Blood"; os jornalistas Ken Auletta (The New Yorker) e Roger Parloff (Forbes), que escreveram perfis de Holmes; os denunciantes de Theranos, Tyler Shultz e Erika Cheung; os ex-funcionários de Theranos, Dave Philippides, Douglas Matje, Ryan Wistort e Tony Nugent; o economista comportamental Dan Ariely; e Dr. Phyllis Gardner, professor de medicina na Universidade de Stanford.

Brilhante, determinada e segura de si, Elizabeth Holmes abandonou a Universidade de Stanford aos 19 anos, e fundou a Theranos no ano seguinte, com o objetivo de “democratizar a saúde”. A invenção mais inovadora e radical da empresa foi um dispositivo portátil chamado The Edison, que Holmes alegou que poderia diagnosticar rapidamente e de forma barata, uma série de infeções e doenças, usando apenas amostras de sangue retiradas do dedo. O dispositivo revolucionaria os cuidados com a saúde, reduzindo os custos de diagnóstico e fornecendo aos médicos e pacientes uma detecção precoce, potenciando o salvamento de vidas.

Holmes arrebatou Silicon Valley e Wall Street nos anos seguintes, arrecadando centenas de milhões de dólares em capital de risco e recrutando notáveis como os ex-Secretários de Estado George Shultz e Henry Kissinger, os ex-Senadores Sam Nunn e Bill Frist e o ex-Secretário da Defesa James Mattis, para pertencerem ao conselho da empresa. Entre os seus investidores estavam o fundador da Oracle, Larry Ellison, Rupert Murdoch e a atual Secretária da Educação, Betsy DeVos.

Em 2013, Holmes fez uma parceria com a Walgreens para apresentar o seu dispositivo de teste de sangue portátil em farmácias. Logo depois, a empresa foi avaliada em 9 mil milhões de dólares, com a Forbes apelidando Holmes, como a mais jovem mulher bilionária.

Depois tudo colapsou.

Usando imagens inéditas e gráficos 3D especialmente criados para o efeito, o realizador Gibney entra nos bastidores, revelando como a invenção de Holmes foi atormentada por problemas desde o início, como a Theranos manipulou os resultados dos testes e defraudou os investidores, e o quão rígidos eram os acordos de partilha de informação, que impediam os funcionários de dizer a verdade.

Elizabeth Holmes era uma brilhante contadora de histórias, transmitindo inteligência e confiança. Durante anos, refutou os rumores negativos sobre o seu dispositivo de teste de sangue e descartou as insinuações dos funcionários. Além dos seus membros influentes, Holmes tinha defensores bastante poderosos como o seu advogado David Boies, e o investidor de capital de risco Tim Draper, que em março de 2018 informou: "Derrubamos outro grande ícone", como resposta ao crescente escrutínio da imprensa e reguladores. Logo depois, os promotores federais acusam Holmes e o seu COO, Ramesh "Sunny" Balwani, por conspiração para cometer fraude.

THE INVENTOR: OUT FOR BLOOD IN SILICON VALLEY é uma Produção Jigsaw para a HBO Documentary Films; escrito e realizado por Alex Gibney; produtores, Jessie Deeter, Erin Edeiken e Alex Gibney; editor, Andy Grieve; produtor executivo, Graydon Carter. Para a HBO: produtores executivos, Nancy Abraham e Sara Bernstein.

quinta-feira, 14 de março de 2019

Avengers: Endgame [trailer]

Agora que já ficamos a conhecer a Captain Marvel, resta a curiosidade de saber como é que os nossos super-heróis se irão safar do apocalipse que fez desaparecer metade da população no Universo. O último trailer de Avengers: Endgame não diz como isso será feito (lá terá que ser uma viagem no tempo?) mas não esconde que a super-poderosa Captain Marvel terá um papel importante.


Estreias da semana

Replicas
Realizador: Jeffrey Nachmanoff
Actores: Keanu Reeves, Alice Eve, Thomas Middleditch


Ladrões de Tuta e Meia
Realizador: Hugo Diogo
Actores: Rui Unas, Leonor Seixas, Melânia Gomes


Marnies Welt - Marnie e os Amigos
Realizador: Wolfgang Lauenstein, Christoph Lauenstein
Vozes: Diana Pereira, Vanessa Oliveira, Quimbé


Dragon Ball Super Broly
Realizador: Tatsuya Nagamine
Vozes: Masako Nozawa, Ryou Horikawa, Bin Shimada


Rosie - Uma Família Sem Teto
Realizador: Paddy Breathnach
Actores: Sarah Greene, Moe Dunford, Ellie O'Halloran




Outras Estreias
  • O Poder da Palavra

quarta-feira, 13 de março de 2019

The Widow


Por puro acaso fui dar com este The Widow na Amazon Prime Video, uma série com Kate Beckinsale como protagonista no papel de uma viúva que perde o seu marido num desastre de avião, mas que descobre uma foto, anos mais tarde onde ele aparece vivo.

A procura pela verdade vai levá-la até África e fazê-la mergulhar numa trama cada vez mais complexa onde se vai revelando uma teia de segredos que vai ligando personagens que aparentemente não tinham qualquer relação entre si. Embora com o risco de por vezes carregar demasiado nas "coincidências" e "conspirações", a série acaba por resultar bastante bem - e não faltando alguns daqueles momentos de tensão que apenas se deseja experimentar a olhar para um ecrã de TV.

Dos criadores de The Missing, não seria de esperar outra coisa. :)


terça-feira, 12 de março de 2019

Aladdin [trailer]

Novo trailer de Aladdin, o clássico de animação da Disney agora em imagem real, realizado por Guy Ritchie e protagonizado por Will Smith, Mena Massoud e Naomi Scott.


Captain Marvel


A Marvel precisava de uma resposta para combater o sucesso do filme da Wonder Woman da DC, e foi buscar aquela que poderá ser uma das mais poderosas super-heroínas de todos os tempos: a Captain Marvel.

Com Brie Larson como protagonista, a par de um Samuel L. Jackson rejuvenescido digitalmente, e com o par Anna Boden e Ryan Fleck com realizadores, este filme apresenta-nos o típico filme de "origens" da Marvel, em que ficamos a conhecer esta poderosa personagem e como ganhou os seus super-poderes (em modo invertido, pois começamos com ela já com poderes, mas sem memória do seu passado, que vai sendo descoberto ao longo do filme).

Com a dose adequada de cenas de acção e piadas um pouco ao estilo do "Guardians of the Galaxy", é um filme que tem tudo para se tornar mais um sucesso da Marvel, e que peca apenas pelo "cansaço" que o ritmo de lançamentos destes filmes tem tido. Nesta fase, e com o desfecho de Infinity War a estrear já no próximo mês, o filme acaba por se tornar quase mais um "episódio" de uma cine-novela, que pode reduzir um pouco o seu impacto.

Destaque técnico para o rejuvenescimento digital de Samuel L. Jackson... que demonstra como será possível que mesmo actores com 90 anos possam continuar a entrar em filmes com o seu rosto de qualquer idade... :)



segunda-feira, 11 de março de 2019

Trailers de 2ª [2019-03-11]

Temos nova ronda de trailers para vos mostrar, para ajudar a superar a 2ª-feira que é sempre problemática para alguns:















domingo, 10 de março de 2019

Weird City

O YouTube tem mais uma série original - com direito aos episódios iniciais gratuitos - que vale a pena espreitar. Este Weird City, criado por Jordan Peele e Charlie Sanders, apresenta-nos uma sátira na forma de uma cidade no futuro onde foi criada uma linha - literalmente - para separar os que "têm" dos que "não têm".


sábado, 9 de março de 2019

OnePlus desafia fãs a filmarem curta-metragem com OnePlus 6T


Depois das ideias para apps 5G a OnePlus desafia agora os fãs a tornarem-se cineastas, usando um OnePlus para filmar uma curta-metragem, que lhes pode valer 10 mil dólares e material adicional.

A OnePlus está a disponibilizar uma série de masterclasses em vídeo onde um profissional partilhará técnicas de filmagem, e os interessados terão que ir fazendo os "trabalhos de casa" para demonstrarem as suas capacidades. A par disto, terão também que submeter as suas ideias para o filme que desejam realizar.

Os dez candidatos finalistas receberão um OnePlus 6T para filmarem os seus projectos, e será esse seu trabalho que lhes dará acesso a competirem pelos prémios finais:
  • 1º prémio: 10 mil dólares, dois OnePlus, gimbal
  • 2º prémio: 4 mil dólares, dois OnePlus
  • 3º prémio: 2 mil dólares, um OnePlus
Se acharem que têm jeito para as filmagens, quem sabe se não poderá ser o início de uma promissora carreira que vos levará até Hollywood? :)

(Como sempre, não esquecer que as ideias enviadas para este desafio implicam a cedência de todos os direitos à OnePlus...)


sexta-feira, 8 de março de 2019

Brightburn [trailer]

E se uma criança chegada do espaço, com super-poderes, não se tornasse tão "bonzinha" quanto o Super-Homem mas, em vez disso, se virasse para o lado vingativo? É isso mesmo que poderemos ver neste Brightburn.

quinta-feira, 7 de março de 2019

Ultraman [trailer]

A Netflix muito tem investido em anime, e em resultado disso vamos ter um filme do Ultraman em CGI - que, pelo que se pode ver, está muito bem encaminhado.

Chega a 1 de Abril.


Estreias da semana

Captain Marvel - Capitão Marvel
Realizador: Anna Boden, Ryan Fleck
Actores: Brie Larson, Samuel L. Jackson, Gemma Chan


Snu
Realizador: Patrícia Sequeira
Actores: Inês Castel-Branco, Pedro Almendra, Eric Da Silva


Drunk Parents - Uns Pais do Pior
Realizador: Fred Wolf
Actores: Salma Hayek, Alec Baldwin, Joe Manganiello


Las Herederas - As Herdeiras
Realizador: Marcelo Martinessi
Actores: Ana Brun, Margarita Irún, Ana Ivanova




Outras Estreias
  • As Boas Intenções
  • Na Fronteira
  • John McEnroe: O Domínio da Perfeição

quarta-feira, 6 de março de 2019

Fórmula 1 chega à Netflix a 8 de Março


Os fãs da Formula 1 deverão fazer os planos para uma maratona em frente ao televisor no próximo dia 8 de Março, data em que fica disponível a série documental de 10 episódios: "Fórmula 1: A Emoção de um Grande Prémio".


Fórmula 1: A Emoção de um Grande Prémio é uma emocionante série de 10 episódios e é a primeira a oferecer acesso exclusivo e intimista à maior competição de corridas do mundo. Dos criadores de Senna & Amy, esta série irá revelar a verdadeira história do desporto - não só na luta para ser o primeiro, mas também na luta pelo coração, alma e controlo deste negócio multimilionário.

A Fórmula 1 está a passar por uma enorme revolução desde a sua aquisição, em Janeiro de 2017, pela Liberty Media. Todos os olhos estão postos neste desporto, ou não estivesse ele a passar por uma reinvenção para construir o automobilismo com sustentabilidade e colocar paixão no seu coração. Esta série tem um acesso sem precedentes aos principais pilotos, directores e proprietários, dando-lhe uma visão mais profunda sobre as suas vidas pessoais, sacrifícios e mudanças daqueles que se dedicaram todo o seu amor ao desporto mais rápido do mundo.

Começa em Melbourne, onde o mundo dos altos riscos, adrenalina e paixão inerentes à Fórmula 1 é lançado. É a partir daí que a série de move com as suas equipas após cada corrida; do Bahrain para o Canadá, Áustria, Singapura, de Austin para o Brasil, antes de culminar na luta final da época em Abu Dhabi, onde as pontuações irão ser acertadas.

Esta série tem como produtores executivos James Gay Rees (Senna), vencedor de um Óscar e Paul Martin da produtora Box to Box Films. Sophie Todd é a showrunner.

terça-feira, 5 de março de 2019

Beyond the Curve


Consegui convencer-me a suportar o documentário "Behind the Curve" sobre os proponentes da "Terra Plana", e não foi fácil aguentar até ao fim, perante as barbaridades que por lá iam sendo ditas. Mas afinal, mais valia terem dito que bastava avançar até aos minutos finais, onde temos uma conclusão épica.

Para demonstrar que a Terra era plana (depois de uma experiência falhada anterior) tiveram uma excelente ideia de colocar alguns painéis com furos, a uma altura constante usando o nível da água como referência, e onde o objectivo seria tentar ver alguém a segurar uma luz. Se a Terra fosse plana, a luz teria que ficar ao mesmo nível dos furos; se fosse curva, a luz teria que ser segurada ligeiramente mais alta.


É imperdível ver estes senhores tentarem lidar com a realidade da sua própria experiência os ter desmascarado... (mas obviamente, que de nada serviu, rapidamente se apressando a dizer que tinham havido irregularidades - tal com "endireitam" a Terra, também "dobram" as regras da realidade, enfim...)


segunda-feira, 4 de março de 2019

Trailers de 2ª [04-03-2019]

Temos nova ronda de trailers para vos mostrar, para ajudar a superar a 2ª-feira que é sempre problemática para alguns:

















domingo, 3 de março de 2019

Vencedores Fantasporto 2019


Já são conhecidos os vencedores dos prémios Fantasporto 2019. Nesta 39ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto, o grande vencedor é o Last Sunrise de Wen Ren, um dos primeiros filmes sci-fi chineses, que nos mostra como reagiria a humanidade no caso do Sol se apagar.

Lista completa dos vencedores:

JURI INTERNACIONAL CINEMA FANTÁSTICO
GRANDE PRÉMIO MELHOR FILME - LAST SUNRISE- WEN REN - CHINA
PRÉMIO ESPECIAL DO JURI - IN FABRIC – PETER STRICKLAND - UK
MELHOR REALIZAÇÃO -  JULIAN RICHARDS for REBORN and DADDY’S GIRL
MELHOR ACTOR - CHRISTOPHER RYGH in THE HEAD HUNTER (USA/PORT)
MELHOR ACTRIZ - GEORGIA CHARA in LIVING SPACE- AUSTRALIA
MELHOR ARGUMENTO - RODRIGO ARAGÃO for A MATA NEGRA (BRAZIL)
MELHORES EFEITOS ESPECIAIS - HIS MASTER’S VOICE – GYORGY PALFI (HUNGARY)
MELHOR CURTA-METRAGEM FANTASPORTO - MY FIRST TIME – ASAF LIVNI (ISRAEL)
Special Mention of the Fantasy Jury: THE FARE – D.C.HAMILTON (USA)


29ª SEMANA DOS REALIZADORES
PRÉMIO MELHOR FILME SEMANA DOS  REALIZADORES 2019 - WEREWOLF- ADRIAN PANEK – 88’- POLÓNIA/ALEM/HOL
PRÉMIO ESPECIAL DO JURI SR - WAITING FOR SUNSET – CARLO CATU – 90’ FILIPINAS
MELHOR REALIZADOR SR - NANCY – CHRISTINA  CHOE- 85’ – EUA /USA
MELHOR ARGUMENTO SR - BÁLINT HEGEDUS AND KAROLY MESZÁROS  –  X-THE EXPLOITED - HUNGARY
MELHOR ACTOR SR - DANTE RIVERO – WAITING FOR SUNSET – FILIPINAS/ THE PHILLIPES
MELHOR ACTRIZ SR - AI-AI DE LAS ALAS-  SCHOOL SERVICE – FILIPINAS e  INA RAYMUNDO – KUYA WES - FILIPINAS


SECÇÃO ORIENT EXPRESS 2019
MELHOR FILME OE - THE WITCH: PART 1- THE SUBVERSION– HOON-JUNG PARK  - COREIA DO SUL
PRÉMIO ESPECIAL OE - SCHOOL SERVICE – LOUIE IGNACIO LAGDAMEO- FILIPINAS


PRÉMIO CINEMA PORTUGUÊS 2019
MELHOR FILME  PORTUGUÊS 2019 - THE HEAD HUNTER  - JORDAN DOWNEY  -  EUA/PORT
MELHOR ESCOLA DE CINEMA PORTUGUESA - ETIC/EPI
Menção Especial do Juri para filme de Escola (Criatividade) - CINZAS – CÉLIA FRAGA – ESAP


PRÉMIOS NÃO OFICIAIS
PRÉMIO DA CRÍTICA - PAINTING LIFE - BIJU KUMAR DAMODARAN- ÍNDIA
PRÉMIO DO PÚBLICO - THE PANAMA PAPERS- ALEX WINTER - USA

sábado, 2 de março de 2019

Rotten Tomatoes suspende comentários em filmes que ainda não estrearam


Para evitar ser utilizado como plataforma de ataque, o Rotten Tomatoes optou por suspender os comentários e avaliações de filmes que ainda nem estrearam - desta vez devido a uma nova vaga de ataques direccionados à protagonista do Captain Marvel.

Ao que parece, nos EUA parece causar uma enorme "comichão" haver filmes com protagonistas femininas que não têm problema em expressar as suas opiniões (à semelhança do que já tinha acontecido o Star Wars: The Last Jedi), e o Rotten Tomatoes não quer ser utilizado como arma nestas batalhas campais, onde milhares de "comichosos" davam pontuações negativas ao filme, sem sequer o terem visto, apenas como forma de protesto.

Cá para mim, era simplesmente obrigá-los a ver 10 sessões seguidas do Branca de Neve de João César Monteiro, que assim, não tendo que ver imagens da protagonista, podia ir mais ao encontro das suas sensibilidades...

sexta-feira, 1 de março de 2019

The Umbrella Academy


Com o "corte de relações" com a Marvel (Disney) - mais interessante em restringir os seus conteúdos ao seus próprio serviço de streaming - a Netflix tem explorado outras vertentes do vasto universo da banda desenhada, com este The Umbrella Academy a ser resultado disso.

Pegando numa saga da Dark Horse Comics, The Umbrella Academy apresenta-nos um estranho grupo de irmãos e irmãs com super-poderes, nascidos de forma misteriosa (todos no mesmo dia) e que são acolhidos e educados por um estranho personagem que os parece preparar para um objectivo importante no futuro. Infelizmente, essa mesma educação austera faz com que muitos deles acabem por se afastar do seu suposto rumo, e a história inicia-se com a necessidade deles se reencontrarem e voltarem a trabalhar em equipa; quando um deles revela que viajou até ao futuro e descobriu que o mundo irá ser destruído na semana seguinte.

Com uma produção de luxo que nada fica a dever às séries da Marvel (ou quaisquer outras), The Umbrella Academy traz-nos um variado conjunto de personagens, alguns deles mais fascinantes que outros, mas onde todos fazem o seu trabalho. Junte-se ao grupo um par de caçadores temporais que é enviado para tentar impedir o irmão que regressou do futuro, e que vai complicar o processo de tentarem perceber o que estará na origem do apocalipse, e temos a receita feita para uma excelente série que só peca por terminar com uma já antecipada saída bem ao estilo de todas as histórias que envolvem viagens no tempo (eu já vinha a temer isso desde o meio da série, mas pronto... não é por isso que deixei de gostar).

Espreitem, e ficamos a aguardar pela parte seguinte... :)


Related Posts with Thumbnails