terça-feira, 19 de março de 2019

The Disappearance of Madeleine McCann


Já estreou na Netflix o documentário sobre o mais famoso desaparecimento / rapto no nosso país (e provavelmente no mundo): The Disappearance of Madeleine McCann.

O caso Maddie está longe de estar esquecido ou terminado e este documentário serve para nos relembrar disso mesmo. Tendo sido um caso que exaltou paixões e dividiu a população em duas facções (os que acreditavam ter sido um rapto; os que acreditavam ter sido morta pelos pais) é um documentário que não evitará alguma polémica; mas que tem a destreza para acompanhar o caso a "par e passo" ao longo de todos os desenvolvimentos, e que poderá contribuir para opiniões mais bem (in)formadas.

Mesmo quem começar por ver o documentário convicto da culpa dos pais, não deixará de encontrar paralelos preocupantes com o caso de Amanda Knox (também com documentário disponível na Netflix) e onde somos confrontados com visões enviesadas dos investigadores. No mínimo, seremos obrigados a pensar se todas as "certezas" que nos foram dadas ou insinuadas pelas autoridades, não terão sido apenas as suspeitas, sem qualquer suporte em factos, que gostariam de ter visto confirmadas.

Tendo apenas acompanhado o caso pelas "capas dos jornais", não pude deixar de chegar a certo ponto em que fui confrontado com a questão de que entre teorias cada vez mais complicadas, ou a simplicidade de outras explicações... era inevitável ir para a opção mais simples dos acontecimentos. Mas, ficará ao critério de cada um chegar às suas próprias conclusões após ver este documentário que acaba em tom inspirador de que a Maddie continuará viva algures, e com a imagem de como poderá ser neste momento.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails