sexta-feira, 15 de março de 2019

The Inventor: Out for Blood in Silicon Valley na HBO Portugal a 19 de Março


É já no próximo dia 19 de Março que fica disponível na HBO Portugal o documentário "The Inventor: Out for Blood in Silicon Valley" que relata a ascensão e queda da Theranos - uma das empresas "unicórnio" de Silicon Valley que chegou a estar avaliada em 9 mil milhões de dólares, mas que se veio a revelar uma fraude de proporções inimagináveis.



Em 2004, Elizabeth Holmes deixou Stanford para abrir uma empresa que iria revolucionar a saúde. Em 2014, a Theranos foi avaliada em 9 mil milhões de dólares, fazendo de Holmes, comparada a Steve Jobs, a mais jovem mulher bilionária do mundo. Apenas dois anos depois, a Theranos foi citada como uma “fraude maciça” pela SEC, e uma empresa sem valor.

O documentário apresenta entrevistas com: John Carreyrou, que primeiro divulgou a história no Wall Street Journal e escreveu "Bad Blood"; os jornalistas Ken Auletta (The New Yorker) e Roger Parloff (Forbes), que escreveram perfis de Holmes; os denunciantes de Theranos, Tyler Shultz e Erika Cheung; os ex-funcionários de Theranos, Dave Philippides, Douglas Matje, Ryan Wistort e Tony Nugent; o economista comportamental Dan Ariely; e Dr. Phyllis Gardner, professor de medicina na Universidade de Stanford.

Brilhante, determinada e segura de si, Elizabeth Holmes abandonou a Universidade de Stanford aos 19 anos, e fundou a Theranos no ano seguinte, com o objetivo de “democratizar a saúde”. A invenção mais inovadora e radical da empresa foi um dispositivo portátil chamado The Edison, que Holmes alegou que poderia diagnosticar rapidamente e de forma barata, uma série de infeções e doenças, usando apenas amostras de sangue retiradas do dedo. O dispositivo revolucionaria os cuidados com a saúde, reduzindo os custos de diagnóstico e fornecendo aos médicos e pacientes uma detecção precoce, potenciando o salvamento de vidas.

Holmes arrebatou Silicon Valley e Wall Street nos anos seguintes, arrecadando centenas de milhões de dólares em capital de risco e recrutando notáveis como os ex-Secretários de Estado George Shultz e Henry Kissinger, os ex-Senadores Sam Nunn e Bill Frist e o ex-Secretário da Defesa James Mattis, para pertencerem ao conselho da empresa. Entre os seus investidores estavam o fundador da Oracle, Larry Ellison, Rupert Murdoch e a atual Secretária da Educação, Betsy DeVos.

Em 2013, Holmes fez uma parceria com a Walgreens para apresentar o seu dispositivo de teste de sangue portátil em farmácias. Logo depois, a empresa foi avaliada em 9 mil milhões de dólares, com a Forbes apelidando Holmes, como a mais jovem mulher bilionária.

Depois tudo colapsou.

Usando imagens inéditas e gráficos 3D especialmente criados para o efeito, o realizador Gibney entra nos bastidores, revelando como a invenção de Holmes foi atormentada por problemas desde o início, como a Theranos manipulou os resultados dos testes e defraudou os investidores, e o quão rígidos eram os acordos de partilha de informação, que impediam os funcionários de dizer a verdade.

Elizabeth Holmes era uma brilhante contadora de histórias, transmitindo inteligência e confiança. Durante anos, refutou os rumores negativos sobre o seu dispositivo de teste de sangue e descartou as insinuações dos funcionários. Além dos seus membros influentes, Holmes tinha defensores bastante poderosos como o seu advogado David Boies, e o investidor de capital de risco Tim Draper, que em março de 2018 informou: "Derrubamos outro grande ícone", como resposta ao crescente escrutínio da imprensa e reguladores. Logo depois, os promotores federais acusam Holmes e o seu COO, Ramesh "Sunny" Balwani, por conspiração para cometer fraude.

THE INVENTOR: OUT FOR BLOOD IN SILICON VALLEY é uma Produção Jigsaw para a HBO Documentary Films; escrito e realizado por Alex Gibney; produtores, Jessie Deeter, Erin Edeiken e Alex Gibney; editor, Andy Grieve; produtor executivo, Graydon Carter. Para a HBO: produtores executivos, Nancy Abraham e Sara Bernstein.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails