domingo, 17 de março de 2019

Deep Space 9 convertido para Full HD usando A.I.


Um fã decidiu aplicar o sistema de upscaling AI Gigapixel para melhorar a baixa resolução do clássico Star Trek: Deep Space Nine, e o resultado é prometedor.

Tentar rever algumas séries antigas resulta muitas vezes numa grande desilusão, ao vermos que as imagens que guardamos na memórias têm na realidade uma resolução e qualidade que agora se considera "sofrível". Mas, nada como usar um pouco de tecnologia para ajudar.

Um fã decidiu pegar no sistema AI Gigapixel, treinado para melhorar a qualidade de imagens, e aplicá-lo à conversão de um episódio do Deep Space Nine para Full HD 1080p. Considerando que esta era uma série que tinha sido gravada em vídeo (com qualidade equivalente a 480p), todas as ajudas são bem vindas.

O resultado é surpreendentemente eficaz, embora existam cenas onde as melhoras são mais notórias - e, mais importante, resulta numa imagem bastante melhor que o upscaling normalmente apresentado pelos próprios televisores. O único senão é o tempo que o processo de conversão demora (a correr num computador doméstico), que já o fez perder um par de dias apenas para converter os primeiros 5 minutos deste episódio.

... Esperemos que o processo em breve possa ser aplicado aos próprios televisores, já que bem iremos precisar disso para os televisores 8K (até que cheguem conteúdos efectivamente gravados ou gerados nessa resolução).


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails