sábado, 30 de novembro de 2013

Os extras absurdos em plano de fundo nos filmes


Quando vemos um filme, o nosso olhar centra-se (normalmente) no protagonista e no centro da acção (tirando o nosso caso em que também se passa grande parte do tempo a olhar para as legendas - coisa que só damos conta quando deixamos de as ter ou deixamos de olhar para elas). Mas frequentemente se encontram coisas curiosas quando se começa a prestar mais alguma atenção ao que se passa no resto da imagem.

Temos aqui alguns exemplos de extras que nem sequer se preocupam em fazer aquilo que era suposto estarem a fazer: como um varredor que nem sequer pousa a vassoura no chão, pessoas a cortar comida sem sequer tocarem na comida, pessoas que caem num combate... com um oponente imaginário, e outras situações igualmente absurdas.

... É por estas e por outras que por vezes vale a pena rever um filme... desta vez prestando atenção ao que o realizador não queria que se visse (e que terá passado despercebido até à edição final. :)

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

The Mortal Instruments: City of Bones

Os filmes "sobrenaturais" com adolescentes estão na moda, e The Mortal Instruments: City of Bones não deixa de tentar a sua sorte nesta categoria. A realização está a cargo de Harald Zwart, que nos trouxe o remake de Karate Kid, e como protagonista temos a jovem Lily Collins, que vai descobrir que tem uma capacidades... incomuns.

Quando Clary começa a ver acontecimentos estranhos que mais ninguém vê, pensa estar a ficar maluca. Mas a verdade é que a sua mãe a tem mantido afastada de um enorme segredo de família. Existe toda uma "realidade paralela", invisível às pessoas comuns, e onde diferentes facções lutam pela manutenção do equilíbrio entre o bem e o mal.

O filme tem elementos engraçados... mas acaba por não se conseguir fazer distinguir de tudo o resto que já se viu. Parece mais uma história que vai buscar uns elementos ali, outros elementos acolá, junta um grupo de teenagers para atrair as espectadoras adolescentes... e pronto.

Dá para entreter... mas certamente não se tornará num filme memorável que nos venha à cabeça quando daqui por um ano quisermos pensar em algo deste género para servir como exemplo.


quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Estreias da Semana

The Hunger Games: Catching Fire - The Hunger Games: Em Chamas
Realizador: Francis Lawrence
Argumento: Simon Beaufoy, Michael Arndt
Actores: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth


Shadow Dancer - Dança de Sombras
Realizador: James Marsh
Argumento: Tom Bradby
Actores: Clive Owen, Andrea Riseborough, Gillian Anderson


Frozen - O Reino do Gelo
Realizador: Chris Buck, Jennifer Lee
Argumento: Jennifer Lee, Chris Buck
Actores: Kristen Bell, Idina Menzel, Josh Gad


The English Teacher - Um Novo Final
Realizador: Craig Zisk
Argumento: Dan Chariton, Stacy Chariton
Actores: Julianne Moore, Michael Angarano, Greg Kinnear


Breathe In - Um Novo Fôlego
Realizador: Drake Doremus
Argumento: Drake Doremus, Ben York Jones
Actores: Guy Pearce, Felicity Jones, Amy Ryan


Vive La France - Viva a França!
Realizador: Michaël Youn
Argumento: Michaël Youn (screenplay), Dominique Gauriaud (screenplay)
Actores: Michaël Youn, José Garcia, Isabelle Funaro


Outras Estreias

  • Riscado
  • Tusen Ganger God Natt (A Thousand Times Good Nnight)
  • The Story of Film: An Odyssey - A História do Cinema: Uma Odisseia
  • La vie d'Adèle - A Vida de Adèle: Capítulos 1 e 2
  • Terra de Ninguém

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Chucky volta a assustar nas paragens de autocarros


Para promover o novo Curse of Chucky, o pessoal da publicidade resolveu voltar à mesma fórmula que já tinha resultado anteriormente: pregar uns valentes sustos a quem está descansadamente à espera de um autocarro.

Poderá dar para rir ao ver o vídeo que se segue... mas desafio qualquer pessoa a dizer se provavelmente não faria o mesmo se visse um boneco diabólico a correr atrás de si com uma faca bem afiada? Tinham a certeza que alí iriam ficar descansadamente para pedir explicações ou averiguar de que se tratava?

... POIS! :)

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Making a Scene


O The New York Time decidiu levar à letra a sua secção cinematográfica e recorreu a Janusz Kaminski, director de fotografias Oscarizado, responsável por filmes como Saving Private Ryan (e praticamente todos os outros filmes de Steven Spielberg) para criar 11 curtas com alguns dos nomes mais sonantes de Hollywood. E o resultado é este Making a Scene.

A demonstração de que 1 minuto em cinema é mais que suficiente para fazer passar a mensagem.


E o making of making a scene! :)

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A dificuldade de encontrar um bom filme [Infográfico]


Se dão convosco a pensar que é cada vez mais difícil verem um filme que realmente sobressaia de todos os outros, e se isso poderá significar que o problema está em vocês, por serem mais exigentes do que eram dantes - se calhar... o problema não é vosso, mas é mesmo dos filmes.

Um utilizador do reddit decidiu analisar 300 argumentos de 5 companhias diferentes, e rapidamente parece emergir um padrão de que... é mesmo difícil dar com um bom filme!

Dos 300 argumentos, apenas 8 receberam um pontuação de recomendado, com 203 a irem directamente para o "lixo", e 89 a ficarem "sob consideração". Depois, temos um monte de estatísticas interessantes, sobre se os heróis/vilões são homens/mulheres, o número de páginas, o género, em que locais se passam as histórias, e ainda problemas comuns: como "a história começar demasiado tarde no filme" (o problema mais frequente), "estereótipos em excesso", e outras coisas que tal.

Cliquem na imagem para a ver em grande... e.... não sei se fique feliz ou preocupado por ver o que género mais comum é o "horror/slasher" (com 49 argumentos), e o Sci-fi surgir apenas com 13 argumentos nestes 300.


domingo, 24 de novembro de 2013

Azarkant


Curtas há muitas... mas de vez em quando lá surge uma pérola que parece condensar todos aquilo que nós gostamos nuns poucos minutos de excelência. Se são fãs de filmes do estilo Alien e Lost in Space, com uma pitada de Prometheus e Event Horizon, e uns salpicos de Halo e Dead Space; não vão querer perder este fabuloso Azarkant.

Uma equipa de astronautas enviada numa missão de exploração a um distante planeta vão encontrar uma imensa nave abandonada em órbita de um estranho planeta.

... O resto, como se costuma dizer, têm que ver! :)

Só é pena que sejam apenas 8 minutos de filme... Bem que poderia ser uma longa metragem!)


sábado, 23 de novembro de 2013

As Aventuras de Dog Mendonça e Pizza Boy com novo Trailer


Já temos novo trailer para a banda desenhada de Filipe Melo, Juan Cavia e Santiago Villa. Nas Fantásticas Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy III - Requiem temos o nosso bem conhecido distribuidor de pizzas, um lobisomem de meia-idade, um demónio de seis mil anos no corpo de uma menina e uma cabeça de gárgula decepada que novamente têm que salvar o mundo... pela terceira e última vez (dizem-nos, mas nós não queremos acreditar.)


O final da trilogia de Filipe Melo, ilustrada pelos argentinos Juan Cavia e Santiago Villa já está nas bancas (e o meu também já chegou, finalmente... pois também não perdi a oportunidade para apoiar o projecto na fase do crowdfunding.)

Aliás... avaliando a reacção aos trailers, acho que mal esta fase de lançamento do livro esteja encerrada, seria altura de começarem a pensar numa aventura de Dog Mendonça e Pizza Boy... em animação! O pessoal ajuda! Vamos lá a mais uma campanha de crowdfunding para mostrar que é possível. :)

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Percy Jackson: Sea of Monsters

O nosso já conhecido Percy Jackson, filho meio-humano de Neptuno está de regresso em Percy Jackson: Sea of Monsters para mais uma dose de aventuras. Desta vez Christopher Columbus cedeu a cadeira de realizador a Thor Freudenthal e isso também se faz notar.

O filme não tem grande ilusões ou pretensões (ou deveria dizer aspirações?) a ser mais que um típico teen-action-movie, se bem que desta vez caí nalguns exageros que ainda por cima são arrastados por mais tempo do que deviam... mas pronto..

Desta vez a ameaça é a ressurreição de Chonos, o Titã que deu origem aos deuses do Olimpo e que foi morto pelos seus próprios filhos; assim como a descoberta que Percy tem um meio-irmão... que é um ciclope algo desastrado (mas de bom coração, e a braços com uma crise de auto-estima).

As coisas começam logo a ser estranhas pelo nome do filme: afinal, para um filme chamado Sea of Monsters, a parte passada no "mar" acaba por ser quase um rodapé da história e sem grande propósito global. E o filme acaba por sofrer um pouco desse mal ao longo de toda a história... temos uma barreira defensiva que durou milhares de anos, mas que depois é quebrada por um touro mecânico de forma fácil; temos a ressureição de Cronos, que devia ser o ponto alto mas que parece apenas mais um parágrafo na história; e assim por diante.

Eu não tenho problemas em confessar que gosto de action-movies juvenis (ou não fosse eu um fã inconfessável dos Goonies)... mas depois de ter ficado entusiasmado com o primeiro filme do Percy Jackson, tinha muitas mais expectativas para este Sea of Monsters. Assim, mais me parece material que seria de esperar num tele-filme de domingo.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Estreias da Semana

The Counselor - O Conselheiro
Realizador: Ridley Scott
Argumento: Cormac McCarthy
Actores: Michael Fassbender, Brad Pitt, Penélope Cruz


The Last Exorcism Part II - O Último Exorcismo Parte II
Realizador: Ed Gass-Donnelly
Argumento: Damien Chazelle (screenplay), Ed Gass-Donnelly (screenplay),...
Actores: Ashley Bell, Andrew Sensenig, Spencer Treat Clark



7 Pecados Rurais
Realizador: Nicolau Breyner
Argumento: Henrique Cardoso Dias, Frederico Pombares
Actores: Pedro Alves, João Paulo Rodrigues, Alda Gomes


Parkland
Realizador: Peter Landesman
Argumento: Peter Landesman, Vincent Bugliosi (book)
Actores: Zac Efron, Billy Bob Thornton, Ron Livingston


A Glimpse Inside the Mind of Charles Swan III - Dentro da Cabeça de Charles Swan III
Realizador: Roman Coppola
Argumento: Roman Coppola
Actores: Charlie Sheen, Jason Schwartzman, Bill Murray


Outras Estreias

  • Virgem Margarida
  • Stories We Tell - Histórias Que Contamos
  • Camille Redouble - A Segunda Vida de Camille
  • L'Inconnu du Lac - O Desconhecido do Lago
  • 2001: A Space Odyssey - 2001: Odisseia no Espaço


quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Planes

Quando a formula funciona, há que repetir a dose - e é precisamente isso que a Disney fez com Planes. Passado no universo de Cars, Planes troca as pistas em terra pelo céus, e os simpáticos carros por simpáticos aviões.

Desta vez o protagonista é um pequeno avião que responsável por espalhar insecticida pelos campos, mas que tem uma paixão pela velocidade e sonha em chegar às corridas. Como sempre, temos que ter sempre um pequeno "senão" nos nossos heróis, e desta vez o nosso pequeno avião tem a particularidade de... ter medo das alturas.

Sempre com uma atitude positiva, o pequeno avião vai conquistando amigos no circuito de competição, e mostrar que é possível vencer sem recorrer a tácticas ilegais... mesmo quando tudo parece estar perdido. A amizade acaba por ser a principal mensagem... e de que tudo é possível com uma pequena ajuda dos (bons) amigos.

É um filme simpático, cujo principal problema poderá ter sido chegar-nos depois do "Cars" - em muitos aspectos este poderia ser um filme bem mais interessante que o Cars, caso tivesse chegado primeiro. Mas, mesmo chegando depois e sofrendo do problema da reciclagem de ideias... não irá desapontar quem gostou dos filmes anteriores.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

2 Guns

Baltasar Kormákur volta a apostar nos filmes sobre polícias e bandidos e onde as fronteiras o legal e o ilegal são bastante duvidosas. Em 2 Guns temos dois pesos pesados de Hollywood, Denzel Washington e Mark Wahlberg, que juntos vão ter que fazer frente a um grupo de inimigos bastante diversificado.

Ambos estão a tentar infiltrar-se num cartel, mas o que não sabem é que ambos são agentes à paisana: um a trabalhar para a DEA, outro a trabalhar para os serviços secretos da Marinha. Quando ambos são incentivados a roubar um banco, sem saberem que se trata de um depósito de dinheiro secreto da CIA, vão ter que se aliar para conseguirem chegar ao fundo da questão... e descobrirem até que ponto é que podem confiar nas pessoas que pensavam poder confiar.

Não chega ao nível de um Training Day ou Man on Fire... mas uma vez que é um filme inspirado numa graphic novel, também não se poderá ser demasiado exigente (sem qualquer desrespeito às graphic novels, muitas das quais têm bastante mais qualidade que muitos filmes de Hollywood.)

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Prisoners

Hugh Jackman pode ter largado as garras de Wolverine, mas neste Prisioners realizado por Denis Villeneuve, continua a não ter problemas em procurar a justiça pelas próprias mãos.

Dois casais têm as suas vidas reviradas quando as suas duas filhas desaparecem sem deixar rasto. A única pista aponta para uma estranha autocaravana que estava estacionada na rua, e que se vem a descobrir ser conduzida por um homem com alguns problemas mentais e que parece incapaz de responder às perguntas que lhe são feitas. Mas... isso é algo que não convence um dos pais das crianças, que o rapta para tentar obter as respostas por que tanto procura.

A esta receita adiciona-se um detective conhecido por nunca ter deixado nenhum caso por resolver (Jake Gyllenhaal), e temos os ingredientes necessários para mais um filme de raptos que nos força a repensar as fronteiras entre o bem e o mal, a justiça e injustiça... e até que ponto é que as pré-concepções sobre a culpa ou inocência deverão servir de justificação para o que se deseja fazer.

O filme tem uma excelente cotação no IMDB (8.1) e por isso já estava à espera de algo acima da média. O filme não desiludiu... embora, depois de dar uns toques nesse sentido, não tenha chegado a ter um final ao nível do The Pledge.

domingo, 17 de novembro de 2013

Castello Cavalcanti de Wes Anderson [Curta]


Bem... não é todos os dias que temos direito a cá fazer passar uma curta de um realizador internacionalmente reconhecido como é o caso de Wes Anderson, mas é o que se passa hoje com este "Castello Cavalcanti". Trata-se de uma curta com cerca de 7 minutos que foi patrocinada pela Prada (não se preocupem que não se trata de um spot publicitário disfarçado de filme) e com Jason Schwartzman como protagonista.

Um piloto famoso despista-se numa prova em Itália em 1955 na pequena vila de Castello Cavalcanti, e depressa o "desastre" se torna num feliz acaso. É o habitual Wes Anderson no seu melhor, e que aqui demonstra que sabe manobrar tão bem numa curta como o faz nas suas longas metragens.

sábado, 16 de novembro de 2013

Gollum em tamanho real da WETA


Se são fãs "a sério" do Lord of the Rings e estão sem ideias sobre o que comprar para este Natal, a Weta não tem falta de coisas onde podem gastar dinheiro. Uma das mais recentes é uma estátua em tamanho real do Gollum - onde o "tamanho real" se refere ao tamanho de um Hobbit (antes do anel o ter transformado - ou melhor dizendo: deformado - nesta estranha criatura).

Ainda assim, é um boneco para 60cm de altura, que quando colocado agachado no topo da sua rocha vai para os 1,40m de altura total. Não será propriamente uma peça para decoração em qualquer casa... mas ficará a matar num "home cinema" de alguém que leve bem a sério a sua paixão pelo cinema... e que não tenha grandes problemas em comprar prendas com alguns zeros à direita.

É que este Gollum custa a módica quantia de $2999 dólares (cerca de 2250€)... o que irá seguramente limitar bastante o número de potenciais interessados.

Sem dúvida que ficaria bem colocado ao lado da Cortana que já comprei na Weta... mas mesmo que tivesse um preço aceitável, não é o tipo de boneco que me atraia minimamente. Mais rapidamente optaria por Smaug o dragão! :)



sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Tudo o que está de Errado com Back to the Future


É sempre um pouco polémico criticar-se um fílme tão icónico como Back to the Future, o clássico dos anos 80 que nos deu a conhecer Marty MacFly e o louco Doc. Brown e as suas aventuras pelo tempo. (Ainda me recordo como se fosse hoje do "desespero" que foi chegar ao fim do primeiro filme para ver a mensagem a dizer que iríamos ter outro filme a dar-lhe continuação, só de imaginar o tempo que ainda faltava para isso!)

Mas, mesmo sabendo-se que é raro o filme que não tenha alguns "erros", e que isso em nada invalida que os filmes continuem a ter o seu estatuto de "clássico", não invalida que fiquemos a conhecê-los. O seguinte vídeo mostra-nos algumas das coisa que estão mal com o Back to the Future: algumas das coisas certamente já se teriam apercebido... e outras que nem por isso.

... E agora, à custa disto, fiquei com vontade de rever a trilogia!

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Estreias da Semana

La Vénus à la Fourrure - Vénus de Vison
Realizador: Roman Polanski
Argumento: David Ives (play), Roman Polanski (screenplay)
Actores: Emmanuelle Seigner, Mathieu Amalric


Insidious Chapter 2  - Insidious: Capítulo 2
Realizador: James Wan
Argumento: Leigh Whannell (screenplay), James Wan (story)
Actores: Rose Byrne, Patrick Wilson, Lin Shaye


Collider
Realizador: Jason Butler
Argumento: Nuno Bernardo
Actores: Teresa Tavares, Iain Robertson, Lucy Cudden


The Family - Malavita
Argumento: Luc Besson
Writers: Luc Besson (screenplay), Michael Caleo
Actores: Robert De Niro, Michelle Pfeiffer, Tommy Lee Jones


The Way, Way Back - O Verão da Minha Vida
Realizador: Jim Rash, Nat Faxon
Argumento: Nat Faxon, Jim Rash
Actores: Steve Carell, Liam James, Allison Janney


Outras Estreias 

  • The Fifth Estate - O Quinto Poder
  • The Armstrong Lie - A Mentira de Armstrong
  • Any Day Now - Talvez Um Dia...
  • Hetjur Valhallar - Þór  - Thor: O Martelo dos Deuses


quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Filmes num minuto em GIFs animados


Já se sentiram tentados a rever um filme para refrescarem a memória, mas não estão com disposição para gastarem 2h da vossa vida a fazê-lo? Então que tal recorrerem a GIFs animados que recontam o filme em apenas 1 minuto?

Não sei quem é que terá tido a ideia inicial (nem tão pouco posso confirmar que seja a melhor forma de o fazer), mas o que é certo é que não faltam aderentes a esta técnica dos filmes em GIFs de 1 minuto.

Não será certamente o sistema mais recomendável para quem possa sofrer de epilepsia, mas o que é certo é que para quem já tiver visto o filme, estas versões psicadélicas aceleradas podem mesmo ser tudo o que é necessário para fazer com que um filme que já estivesse a ficar meio esquecido seja novamente reavivado na memória.

Em jeito de exemplo, deixo ficar o clássico 2001 - Odisseia no Espaço, mas têm muitos outros filmes disponíveis: como Aliens, Avatar, I Am Legend, Blade Runner, The Fifth Element, Top Gun, etc.


P.S. Caso não tenham ainda visto qualquer um destes filmes... então recomendo que da primeira vez o vejam da forma tradicional, senão não só não perceberão nada como provavelmente ficarão a ver coisas "a mais" que poderão estragar o visionamento do filme.




terça-feira, 12 de novembro de 2013

Almost Human


Estão cheio de vontade de ver o novo Robocop mas não querem esperar até 2014? Precisam mais que uma dose única de polícias robóticos e preferiam ter versão semanal? Pois bem, estamos com sorte, Almost Human é a mais recente série produzida por J.J. Abrams e está quase a estrear na Fox (nos EUA estreia já este fim-de-semana).

Nesta série, que está cheia de caras conhecidas - a começar pelos protagonistas Karl Urban e Michael Ealy - temos um polícia no futuro que depois de sobreviver a um ataque (em que ganha uma certa antipatia pelos andróides usados pela própria polícia, por seguirem unicamente a lógica fria e calculista), volta a ser obrigado a andar com um parceiro robótico. Só que depois de um "incidente", vai-lhe ser atribuído um andróide bem diferente dos demais... e acabamos por ficar com um duo em que temos uma máquina com emoções humanas a acompanhar um humano com partes sintéticas (a sua perna foi substituída por uma versão robótica depois de a ter perdido no tal ataque.)


Esta série foi criada por J.H. Wyman, e no leque de produtores (para além de J.J. Abrams) encontramos outras pessoas que estão envolvidas em séries como Person of Interest, Revolution, Fringe, The Killing, etc. Só por isso já dá para ter uma ideia do que se pode esperar... mas nada como espreitarem o seguinte trailer que serve de aperitivo para esta série que se revela imperdível desde já.

Nos EUA a série vai começar em grande com dose dupla neste fim de semana: primeiro episódio no dia 17, seguido do segundo no dia 18.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Começa hoje o Cinanima 2013

Começa hoje mais uma edição do Cinanima, um festival dedicado ao cinema de animação que se realiza em Espinho e que é um dos mais antigos e prestigiados do nosso país. Nesta 37ª edição podemos contar com mais uma dose numerosa de filmes, com estilos de animação para todos os gostos; e ainda actividades paralelas nas oficinas.

Haverão sessões para que os interessados possam descobrir coisas como a rotoscopia, a sincronização da voz com os bonecos animados, como criar uma banda desenhada, e criação de personagens em 2D e 3D. Enfim... mil e uma formas de justificarem a vinda ao Cinanima deste ano, tanto por causa dos filmes como pelo que poderão aprender fora deles.

Para os que não tiverem disponibilidade para acompanhar o festival (que se realiza de 11 a 17 de Novembro, relembro que podem fazer "batota" e dar cá um salto apenas no próximo domingo (17), dia em que poderão ver todos os filmes premiados.

Os preços para as sessões competitivas são de 3,50€ com as restantes sessões a ficarem-se por uns módicos 2,50€ (e havendo ainda preços reduzidos para jovens, idosos e desempregados, de 2€ e 1,50€ respectivamente para as diferentes sessões.)

domingo, 10 de novembro de 2013

Junk Head 1


Hoje em dia é quase inconcebível pensar que uma única pessoa consiga fazer uma "grande produção" sem o apoio de toda uma equipa de especialistas nas diferentes áreas. E se isso é verdade para um filme em imagem real, ainda mais será para um filme de animação stop-motion, em que cada segundo de filme demorará bastante mais a fazer.

Mas isso não impediu uma pessoa de dedicar 4 anos da sua vida para criar um filme de animação de 30 minutos que tem um aspecto incrível!

Este Junk Head 1 conta-nos uma história sobre um futuro distante, 1200 anos após uma guerra entre clones e humanos ter resultado no refúgio dos clones para as profundezas do planeta. Agora, os humanos vão enviar uma sonda para explorar o que por lá se está a passar. Num verdadeiro espírito "indie", o seu criador - conhecido pelo seu pseudónimo YAMIKEN - alugou uma sala de cinema no Japão onde irá exibir o filme durante um único dia, e onde os espectadores só pagam à saída... e se quiserem! Quem não gostar não terá que pagar o preço do bilhete.

... Olhem se a moda pegasse para todos os outros filmes...

Fiquem com o trailer, seguido dos primeiros 10 minutos do filme... para abrir o apetite.

Actualização: já está disponível a versão integral deste Junk Head 1.




sábado, 9 de novembro de 2013

O bebé robot de Twilight que foi retirado do filme


Se pensam que a bebé CGI de Bella e Edward em Twilight tinha um aspecto completamente artificial e nada natural, esperem só até descobrir o que quase se arriscaram a ter no filme! Inicialmente estava previsto que a bebé fosse feita usando um modelo animatrónico... que tinha um aspecto verdadeiramente arrepiante - e que melhor ficaria num qualquer filme do Chucky.

Não terá sido por acaso que a boneca foi rapidamente baptizada de Chuckesmee (combinação de Chucky e Rensemee) - e não demorou muito mais até que os produtores, realizadores, elenco, e todo o resto do pessoal (exceptuando talvez os criadores da boneca) fossem obrigados a reconhecer que... a coisa não iria funcionar como pretendido, e optaram pela solução de recurso, das imagens digitais (que por muito estranhas que fosse, sempre foram melhores que esta boneca horripilante, que certamente iria ser causadora de muitos pesadelos em milhares de teenagers pelo planeta fora - e possivelmente contribuir para o decréscimo da natalidade daqui nas décadas vindouras.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Ender's Game

É um dos filmes mais aguardados do ano (e de sempre?), Ender's Game chega às salas de cinema Portuguesas, e vai fazer as delícias dos fãs de ficção científica. Embora se trate de um filme que é uma adaptação de vários livros lançados na década de 80 e 90, era uma saga que me tinha passado completamente despercebida até recentemente. Por isso, vi o filme sem ter qualquer "expectativa" do que dali poderia sair.

Por um lado, ainda bem... já que todos os filmes de ficção que vi depois de ter lido os livros que lhes deram origem são sempre... "estranhos" (ou literalmente "maus"!)

Em Ender's Game temos um planeta Terra que quase foi dizimado por uma raça extra-terrestre com aparência de insectos, e agora toda a população tem como missão exterminar esta raça de extra-terrestres antes que eles nos exterminem a nós. A esperança da humanidade é depositada na mão de crianças, que são treinadas desde cedo em ambientes de combate simulado e estratégia, para que ultimamente liderem a batalha que nos levará à vitória.

Ender é uma dessas crianças, e que se distingue das demais e vai ser o escolhido para essa missão. Pelo caminho tem que lidar com as questões da família (da irmã que adora e do seu irmão com tendências violentas); os colegas que o olham com desprezo e dos quais terá que ganhar o respeito; os bullies que tentam intimidá-lo... e por fim, a responsabilidade de liderar a sua equipa num assalto final que poderá significar o fim ou a sobrevivência de toda a raça humana - e tudo isto sem esquecer... que estamos a falar de crianças.

O filme resulta bastante bem como introdução a todo este universo (tanto o jovem Asa Butterfield como o veterano Harrison Ford estão excelentes nos seus papéis) mas sente-se que a história foi imensamente "condensada" para caber num único filme. É melhor ter sido assim do que o oposto (esticar desnecessariamente a coisa para encher três ou quatro filmes)... e de resto, todo e qualquer filme que me faz sair da sala de cinema com a vontade de querer saber mais sobre os livros que lhe deram origem, é para mim sinal suficiente de que a coisa está bem feita. :)




quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Robocop [Trailer]


Estava prometido para hoje... e  cumpriram. Temos novo poster e trailer do remake do mítico Robocop. Nesta versão que nos chegará em Fevereiro de 2014, e realizada pelo bem apropriado José Padilha (que nos trouxe "Tropa de Elite"), vamos ter um Murphy que parece ser mais humano que nunca...

Confesso que inicialmente não estava a imaginar o novo protagonista Joel Kinnaman (que poderão ver na série The Killing) neste papel de RoboCop... mas pelo que podemos ver no trailer, parece que está bem integrado. De qualquer forma, isto vai ser sempre um filme que "Dead or alive... you're going to watch!" :)


Estreias da Semana

Ender's Game - O Jogo Final
Realizador: Gavin Hood
Argumento: Gavin Hood (screenplay), Orson Scott Card (book)
Actores: Asa Butterfield, Hailee Steinfeld, Harrison Ford

Won't Back Down - Nunca Desistas
Realizador: Daniel Barnz
Argumento: Brin Hill, Daniel Barnz
Actores: Viola Davis, Maggie Gyllenhaal, Ving Rhames

Penthouse North - Presa na Escuridão
Realizador: Joseph Ruben
Argumento: David Loughery
Actores: Michelle Monaghan, Andrew W. Walker, Kaniehtiio Horn

Disconnect - Desligados
Realizador: Henry Alex Rubin
Argumento: Andrew Stern
Actores: Jason Bateman, Hope Davis, Frank Grillo

Last Vegas - Despedida de Arromba
Realizador: Jon Turteltaub
Argumento: Dan Fogelman
Actores: Robert De Niro, Morgan Freeman, Michael Douglas


Outras Estreias

  • Sudoeste
  • Um Fim do Mundo
  • Até Amanhã Camaradas
  • Alceste à Bicyclette - De Bicicleta Com Moliére

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Dailies

CW vai ter série com super-herói da DC: Hourman


A CW parece estar a ficar contagiada pelas séries com super-heróis da DC Comics e depois de Arrow (e quase garantidamente um novo Flash) vai optar por... o Hourman!

E perguntam vocês: mas quem é o Hourman? E perguntam muito bem. Com tantos super-heróis de alto calibre no universo DC, a CW optou por um dos que é menos conhecido. Este "super-herói" é uma pessoa normal que fica com super-poderes depois de ingerir uma dose de um produto "especial"... mas que dura apenas uma hora. Poderemos equipará-lo à poção do Asteríx. :P

Para dar maior variedade, a série deverá dar também uso ao seu filho, que irá ter a capacidade de ver uma hora no futuro. Vamos lá ver o que dali sai...


Sherlock Season 3 já tem 1ª imagem oficial


Já falta pouco para ficarmos a saber como Sherlock Holmes escapou à sua própria morte. E... é só isso. É curtinho mas esta série merece destaque e menção especial. (E por falar nisso, acho que até é uma boa altura para se reverem todos os - lamentavelmente poucos - episódios já feitos!)


Helix [Trailer]


Ainda falta um pouco para o final do ano, mas 2014 vai começar em grande com este Helix (de Ron Moore que nos trouxe o reboot da Battlestar Galactica). O ambiente futurista num laboratório isolado no Ártico e onde uma estranha epidemia parece estar a contagiar tudo e todos atira-nos imediatamente para um "The Thing"... Vai ser interessante ver como é que a coisa se vai aguentar ao longo dos episódios.



Trailer de Robocop chega amanhã



Em jeito de despedida... relembro que é já amanhã que poderemos ver o primeiro trailer do novo Robocop!


Curtas do cinema e TV

terça-feira, 5 de novembro de 2013

The Hobbit: The Desolation of Smaug [Trailer]


Começamos a entrar na recta final do ano, o que significa que já podemos começar a cortar os dias que faltam para a chegada da segunda parte do The Hobbit de Peter Jackson, The Hobbit: The Desolation of Smaug. Embora se tenha que esperar pela chegada aos cinemas para o podermos ver em glorioso framerate elevado, por agora podemos ir abrindo o apetite com o mais recente trailer.

São três minutos que nos permitem antever mais alguns detalhes engraçados... e prometem cenas de acção épicas, como já é habitual na saga. (Se quiserem mais, relembro que a versão expandida do The Hobbit: An Unexpected Journey já está disponível em Blu-ray.)


segunda-feira, 4 de novembro de 2013

A Geografia do Terror - Onde os filmes aconteceram


Hoje, em vez de filmes ou séries, trago-vos um curioso site que nos mostra a localização de filmes de terror: The Geography of Horror. (Sim, eu sei que "horror movies" engloba bem mais que os filmes de terror, mas não havendo nenhuma tradução que eu me sinta confortável a usar, fica assim... e vocês entendem na mesma).

Em vez de ficarmos a saber onde os filmes foram rodados, este mapa mostra-nos - dentro do possível - as localizações onde os filmes acontecem. Digo "dentro do possível" pois por vezes os filmes acontecem em cidades inventadas, e nesse caso são utilizadas as localizações mais aproximadas no mundo real.

Não há falta de filmes por onde escolher, estando os filmes organizados por décadas, e onde muitas delas certamente irão relembrar-vos de velhos conhecidos! Um site a manter no arquivo de referência... e que sempre pode servir para alguns curiosos quiz shows sobre os locais onde alguns velhos clássicos se passaram.

domingo, 3 de novembro de 2013

The Chase [Curta]


Este The Chase é mais um excelente exemplo de como uma única pessoa, com dedicação, consegue fazer o tipo de trabalho que habitualmente associamos a numerosas equipas de profissionais a trabalhar durante longos meses.

A história é a de um assassino contratado para um trabalho, mas onde - como sempre - as coisas não correm exactamente como planeadas.

O seu criador, Tomás Vergara, que aprendeu sozinho a "brincar" com a animação em 3D, deixou o seu trabalho a tempo inteiro para trabalhar neste projecto, que demorou cerca de 8 meses a ser concluído. O orçamento para o filme foram uns modestos $700... o que nos faz pensar se realmente se justifica gastar centenas de milhões de dólares nalgumas grandes produções de Hollywood.

Vamos lá ver se Tomás se fica por esta experiência, ou se daqui por algum tempo começaremos a ver mais frequentemente o seu nome noutros filmes de animação...

sábado, 2 de novembro de 2013

R.I.P.D. Bloopers


O R.I.P.D. não tem grande coisa a seu favor, mas agora temos um curto segmento de bloopers que quase nos faz ter vontade de mudar de opinião. Bem... na verdade não, mas o que é certo é que são bem mais divertidos que o filme (e tem a vantagem adicional de não desperdiçar mais de uma hora do vosso tempo. Fiquem com este concentrado de divertimento durante a rodagem do filme:

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Despicable Me 2

O mais popular "mal-disposto" da história do cinema está de volta, e em Despicable Me 2, Gru volta a cativar as audiências com a sua forma de estar bem peculiar. A realização volta a estar a cargo da dupla Pierre Coffin e Chris Renaud, com o argumento a recorrer novamente à dupla Cinco Paul e Ken Daurio.

Gru está agora mais "caseiro", tendo abandonado as suas lides de super-vilão para dar um uso mais benéfico ao seu exército de "minions". No entanto, há outros super-vilões em acção, e Gru vai ser recrutado para usar o seu conhecimento na área e ajudar a identificar uma nova ameaça que pretende dominar o mundo.

Pode dizer-se que o filme cumpre com que seria de esperar de uma sequela, mas acaba por não explorar "a fundo" aquilo que se gostaria de ver... ou seja, a dualidade latente de Gru, que aqui acaba por se resumir a pouco mais que um "inconsciente apaixonado". Quem está sempre em grande são os "minions"... e por mim, no próximo filme poderia passar-se o Gru para personagem secundário, e deixar o protagonismo a cargo destes pequenitos amarelos! :)

Related Posts with Thumbnails