quinta-feira, 31 de março de 2011

Estreias da Semana

Sucker Punch - Mundo Surreal
Director: Zack Snyder
Writers: Zack Snyder (screenplay), Steve Shibuya (screenplay),
Stars: Emily Browning, Vanessa Hudgens and Abbie Cornish


Loong Boonmee raleuk chat - O Tio Boonmee Que se Lembra das Suas Vidas Anteriores
Director: Apichatpong Weerasethakul
Writer: Apichatpong Weerasethakul
Stars: Thanapat Saisaymar, Sakda Kaewbuadee and Matthieu Ly



Big Mommas: Like Father, Like Son - O Agente Disfarçado: Tal Pai Tal Filho
Director: John Whitesell
Writers: Matthew Fogel (screenplay), Don Rhymer (story),
Stars: Martin Lawrence, Brandon T. Jackson and Jessica Lucas


Winx Club 3D: Magic Adventure - Winx Club: A Aventura Mágica 3D
Director: Iginio Straffi
Writer: Iginio Straffi (screenplay)
Stars: Tedd Dillon


Whip It - Sobre Rodas
Director: Drew Barrymore
Writers: Shauna Cross (screenplay), Shauna Cross (novel)
Stars: Ellen Page, Drew Barrymore and Kristen Wiig


The Resident - Perigo à Espreita
Director: Antti Jokinen
Writers: Antti Jokinen, Robert Orr
Stars: Hilary Swank, Jeffrey Dean Morgan and Lee Pace

quarta-feira, 30 de março de 2011

Wonders of the Universe


Porque nem só de ficção vive o Homem, hoje trago-vos uma interessante série da BBC sobre o Universo. Este Wonders of the Universe é apresentada pelo Prof. Brian Cox, e faz lembrar a mítica série Cosmos de Carl Sagan (uma lembrança que não acontece por acaso, e que tem direito a homenagem num dos episódios.)

Como sempre, é impossível não ficar fascinado com a visão que nos é apresentada sobre o Universo, e que aqui é acompanhada por comparações com coisas mais "terrestres".

A única coisa que dá um aspecto um pouco estranho, é a edição da série, com múltiplas sequências onde, após acabar de falar o que tem para falar, se nota um segundo ou dois de silêncio "incómodo"...

Mesmo assim, vale a pena espreitar. :)

terça-feira, 29 de março de 2011

Dailies

Akira infectado por Twilight?

Que queiram fazer uma versão live action do clássico de animação Akira, até se pode compreender... embora seja algo que inevitavelmente vá levantar grandes críticas por todos aqueles que - como eu - ficaram maravilhados pela história e técnica de animação do original de Katsuhiro Ôtomo.


O que é mais díficil compreender é estarem a considerar o Robert Pattinson (Twilight) para o papel principal!
Nem tudo está perdido pois supostamente ainda está tudo por decidir, e os nomes de que se falam são: Robert Pattinson, Andrew Garfield e James McAvoy para interpretar Tetsuo. E Garrett Hedlund, Michael Fassbender, Chris Pine, Justin Timberlake e Joaquin Phoenix para interpretar Kaneda.
(Embora, sinceramente...  pense que nenhum dos nomes desta lista se adequa a estes papéis...)

Mas fala-se também de que a Warner Bros estará a alterar (leia-se: assassinar) por completo a história original, optando por uma adaptação que poderá pouco ou nada ter a ver com o original... pfff


Cristiana Oliveira engorda 15Kg

Lembram-se da estrela de "Pantanal"? Uma novela que impressionava pelas suas belas imagens (em vários sentidos)? :P

Pois bem, provelmente irão mudar de ideias se virem Cristiana Oliveira actualmente. A actriz engordou 15Kg para interpretar um papel numa nova novela.

Portanto, é este o resultado.

Antes... e depois...




Amy Adams é a nova Lois Lane

Já temos actriz para interpretar Lois Lane no próximo Superman, e será Amy Adams.
Boa escolha, má escolha? Há quem ache que é a actriz perfeita para o papel... Mas não vai ser fácil agradar a todos.



Primeiro Trailer de Capitão América

E para verem que tal está Captain America: The First Avenger, fiquem com o primeiro trailer completo.




Curtas do Cinema

segunda-feira, 28 de março de 2011

The Hole

O grande Joe Dante está de regresso com uma história de Mark L. Smith (Vacancy), neste The Hole. É um filme de 2009 que só agora vamos ter oportunidade de ver nas salas de cinema Portuguesas.

Quando uma família se muda para uma nova casa, um par de irmãos encontra um estranho buraco na cave, fechado a sete chaves, e aparentemente sem fundo.

Não estrago nada se vos disser que este é um filme à "Sphere", já que o buraco vai concretizar os pesadelos de quem ousar olhar para ele, mas aqui orientado para um público juvenil.

O que está interessante é que Joe Dante não poupou no clima e ambiente aterrorizador, que - tivesse eu os meus 10-15 anos, certamente tornaria este filme num dos meus favoritos imediatamente.
É bom ver um filme juvenil que não trata as crianças "como crianças", e que até oferece interessantes lições de moral lá pelo meio.


domingo, 27 de março de 2011

Tron "The Next Day"


Uma curta que serve para abrir o apetite para um possível Tron 3 a dar continuação a Tron Legacy.
Fiquem com estes 10 minutos de Tron... The Next Day.

Soylent Green

No outro dia tive vontade de rever este clássico de 1973 de Richard Fleischer, Soylent Green com Charlton Heston no papel principal.

Um filme que, não percebo bem como, está na calha para um remake em 2012!
Para um filme que vive principalmente da grande surpresa que é revelada no final (e que há várias décadas que deixou de ser supresa...) não sei por onde é que vão pegar nisto - a não ser talvez dizer a toda a gente para se esquecer do que viu/sabe; e ver novamente o filme apenas para pagar os bilhetes aos preços absurdos que se praticam hoje em dia.

Mas voltanto ao original, é interessante ver o quanto deste filme permanece tão actual - ou deverei dizer, mais actual que nunca.
Um planeta onde a fome e o excesso de população fazem com que água e comida sejam um precioso bem apenas ao alcance dos mais ricos e poderosos.

Pensava que o filme não tivesse envelhecido "bem", mas... estranhamente, continua a atrair-nos para o seu interior e fazer-nos pensar.

Suponho que todos vocês já o tenham visto, caso contrário... Talvez seja melhor taparem as orelhas e fecharem os olhos à espera do remake, e depois compararem com o original! :)

sábado, 26 de março de 2011

Star Wars por Simon Pegg and Nick Frost


Sketch hilariante feito durante as filmagens de Paul, onde Simon Pegg e Nick Frost tentam recriar a famosa cena do C3PO e R2D2 quando aterram no deserto em Star Wars.

A não perder. :)

All-Star Superman

Se estão com saudades de ver o mítico Homem de Aço, então podem/devem espreitar este All-Star Superman de Sam Liu.

Com base nos comics All Star da DC Comics, este filme faz relembrar os bons velhos clássicos do Superman; aqui numa aventura de grande calibre que nos faz pensar porque motivo não há mais filmes/histórias assim.

Mesmo se algumas coisas possam ser exageradas (afinal, estamos a falar de "comics") este All-Star Superman é um filme recomendado para todos os fãs de Super-Homem; e quem dera que o raio do "reboot" dos filmes em live-action tivesse aprendido alguma coisa com estas histórias, em vez de ter sido o que foi. ;P

sexta-feira, 25 de março de 2011

Gulliver's Travels

Não sendo grande entusiasta de comédias "estúpidas", lá me decidi a dar uma hipótese a Jack Black neste Gulliver's Travels de Rob Letterman.

Jack interpreta Gulliver, uma eterna "criança em corpo de homem" que trabalha no departamento de entrega de correio de uma grande empresa, sem nunca ter tido coragem sequer para conversar com a sua "apaixonada" que lá trabalha.

Por acidente, acaba por se ver promovido a correspondente de viagens, e parte à aventura num estranho recanto do triângulo das bermudas... onde vai parar a Lilliput, a estranha terra povoada pelas pessoas pequeninas.

O filme é uma adaptação para os tempos modernos do bem conhecido clássico, e tem os seus pontos altos - e muitos pontos "baixo" e "assim-assim". É o que se pode esperar de uma comédia de Jack Black, e mesmo não sendo grande apreciador deste tipo de coisas, não impede que seja filme que vos faça dar algumas gargalhadas...

quinta-feira, 24 de março de 2011

Estreias da Semana

Monsters - Zona Interdita
Director: Gareth Edwards
Writer: Gareth Edwards
Stars: Scoot McNairy and Whitney Able


Directors: Anthony Bell, Ben Gluck
Writers: Chris Denk (screenplay), Steve Moore (screenplay)
Stars: Hayden Panettiere, Christina Ricci and Justin Long


Morning Glory - Manhãs Gloriosas
Director: Roger Michell
Writer: Aline Brosh McKenna
Stars: Rachel McAdams, Harrison Ford and Diane Keaton


Hall Pass - Rédea Solta
Directors: Bobby Farrelly, Peter Farrelly
Writers: Pete Jones (screenplay), Peter Farrelly (screenplay)
Stars: Owen Wilson, Jason Sudeikis and Christina Applegate


Director: Javier Fesser
Writer: Javier Fesser
Stars: Nerea Camacho, Carme Elias and Mariano Venancio


Justin Bieber: Never Say Never

quarta-feira, 23 de março de 2011

Elizabeth Taylor R.I.P.

Hoje despede-se de nós uma grande senhora de Hollywood, nada mais nada menos que Elizabeth Taylor, figura incontornável nas telas durante várias décadas.

Pelo caminho deixa filmes marcantes como Cleopatra 
(1963), Who's Afraid of Virginia Woolf? (1966), Cat on a Hot Tin Roof (1958), Giant (1956), entre muitos mais filmes e séries.

Como curiosidade, o escritor do seu obituário para o NY Times... morreu ele próprio há quase seis anos atrás.

 Elizabeth Taylor 27 Fevereiro 1932 - 23 Março 2011

I Am Number Four

O mais recente trabalho de D.J. Caruso já chegou às salas Portuguesas, e eu não pude deixar de ir espreitar este I Am Number Four.

Tendo lido algumas críticas bastante "duras" sobre este filme, tenho que confessar que ia com muito poucas (nenhuma) expectativas.

O filme é "simplex", um grupo de dez jovens extra-terrestres foi enviado para o nosso planeta quando o seu planeta estava a ser invadido, para que mais tarde os pudessem proteger com as suas capacidades especiais. No entanto, o planeta foi dizimado, e agora os seus inimigos chegaram à Terra para os destruir.

É certo que muitas das comparações deste "I Am Number Four" com o Twilight são merecidas... Se trocarem os vampiros por extra-terrestres, o "núcleo" da história acaba por ser exactamente a mesma coisa. E há também muita coisa que fica por explicar, e que torna óbvia a vontade de tornar este filme numa "saga" em trilogia ou mais até...

Tendo dito isto, é um filme que até se torna interessante e engraçado, desde que seja visto na vertente de entretenimento puro e duro, sem que "pense muito" em tudo o que não bate certo.

terça-feira, 22 de março de 2011

Artur Agostinho R.I.P.

Locutor, actor, jornalista... conhecido por praticamente todos os Portugueses, Artur Agostinho morreu hoje aos 90 anos.

Com uma carreira multifacetada, mas sempre próxima do "público", Artur Agostinho era, acima de tudo, um grande comunicador.
Talvez por isso tenha sido escolhido para apresentar o primeiro concurso da televisão portuguesa, o "Quem Sabe, Sabe"; mas tendo também entrado em vários filmes, séries e novelas.

Diz quem sabe, que mesmo fora dos olhares indiscretos da TV, Artur Agostinho era uma excelente pessoa, cuja despedida será certamente sentida por todos nós.

Artur Agostinho: 25 Dezembro 1920 - 22 Março 2011

Blinky


Blinky conta-nos a história de uma prenda de Natal de sonho - e mais não se pode dizer, porque isto merece ser visto. :)
Uma espectacular curta a não perder, escrita e realizada por Ruairi Robinson.


Blinky™ from Ruairi Robinson on Vimeo.

Dailies

Stargate Universe em Grande

Novamente parece confirmar-se que, quando uma série está prestes a chegar ao fim, termina na "pior altura". O Stargate Universe está em grande, com o episódio da semana passada a ser um dos melhores de sempre.
Nem quero acreditar que os produtores não queiram apostar na continuação da série... que nos irá deixar, depois de mais de uma década, sem um "stargate" na televisão. (E pior ainda, sem uma série "espacial" moderna...)

Sundance chega à Europa

O bem conhecido festival Sundance vai chegar à Europa já em 2012, segundo as palavras do seu fundador Robert Redford, e será acolhido pela cidade de Londres.

A primeira edição do festival neste lado do Atlântico irá realizar-se de dia 26 a 29 de Abril de 2012, três meses depois do Sundance anericano, que acontece anualmente em Janeiro na cidade de Utah.

Breakout Kings
O nosso "querido" Robert Knepper vai voltar a interpretar o papel de T-Bag que tanta fama lhe deu em Prison Break, numa nova séries chamada Breakout Kings.
Nesta série, uma estranha equipa composta por US Marshals, mas também por vários criminosos, tenta capturar prisioneiros evadidos.
Actualização: Já vi este espisódio, e é bom voltar a rever o "T-Bag" sempre no seu melhor/pior. :)

V em Perigo?

A 2ª season de V chegou ao fim, e terminou em grande, como convém. O que não convém nada é que o número de espectadores tenha decrescido face à 1ª season, pondo em causa uma possível 3ª season. Ora bolas... logo agora que o heróis original tinha feito a sua aparição...


Joseph Gordon-Levitt em Batman

Está revelado o mistério sobre o que iria fazer Joseph Gordon-Levitt no próximo filme do Batman, The Dark Knight Rises.

Joseph vai interpretar o papel de Alberto Falcone, filho do chefe da Máfia, Carmine Falcone.

Portanto, quem esperava que ele fosse fazer um papel de super-vilão... pode ficar descansado... e começar a apontar as armas para outros lados.


The Hobbit já começou a Produção!

O épico The Hobbit de Peter Jackson já começou finalmente a ser produzido. A história passa-se 60 anos antes dos acontecimentos relatados em The Lord of the Rings, e conta-nos a aventura de Bilbo Baggins.
Os dois filmes serão filmados em 3D Digital... e vamos lá ver se conseguem voltar a espantar os espectadores da mesma forma que a trilogia do Senhor dos Anéis o fez anteriormente. :)


Curtas
  • Também incerto anda o futuro de The Event, audiências fracas podem nem garantir uma 2ª season
  • Também Terra Nova de Steven Spielberg, foi adiado para o Outuno, supostamente para conseguirem melhorar os efeitos visuais CGI. (Estarão à espera de novos drivers para as placas gráficas? :P
  • Em busca do guião original de Casino Royale

segunda-feira, 21 de março de 2011

The Tunnel com Apoio da Paramount

Lembram-se de The Tunnel, o filme que por ser distribuído via Torrents esteve em risco de nem figurar no IMDB? Pois bem... para além de ser distribuído gratuitamente via BitTorrent o filme vai ter edição em DVD distribuida pela "gigante" Paramount Pictures!

Esperemos que seja a primeira de muitas experiência que mostrem que os torrents não são o "bicho papão" que muitos apregoam, e que na realidade são apenas mais uma forma de distribuição... que deveria ser aproveitada pelos produtores e distribuidores em seu benefício, em vez de tentarem inutilmente combater as mudanças da sociedade em que vivemos.

Não digo que vá comprar o filme em DVD, mas certamente irei contribuir, nem que seja comprando qualquer coisa da sua loja online...

domingo, 20 de março de 2011

A Perfect Getaway

Tenho que admitir que este A Perfect Getaway me tinha passado despercebido, e não fosse a menção do Tiago Ramos do Splitscreen, nem saberia o que tinha perdido.
Ainda por cima, é um filme do David Twohy, que eu tanto aprecio, e que conta com Milla Jovovich, Steve Zahn, Timothy Olyphant e Kiele Sanchez nos papeis principais.

Ora bem, de que trata então este filme?

Um casal em lua de mel parte para uma viagem no paradisíaco Hawaii, mas rapidamente começa a ser atormentado pela suspeita de que poderão estar a lidar com um casal de psicopatas assassinos.

Sim, a premissa não é nada original... mas acreditem que vale a pena ver! :)

Quando muito, o filme apenas peca por tentar explicar exageradamente o que acontece (saberão quando lá chegarem), na habitual tendência americana de pensar que os espectadores não têm sequer dois neurónios na cabeça.

Vejam, e depois digam-me o que acharam. :)

sábado, 19 de março de 2011

Primal

Mantendo-me em território australiano, eis que passamos do "western" ao survival horror. Neste Primal, um grupo de amigo viaja até uma zona remota onde existem umas pinturas rupestres, apenas para serem confrontados com algo que por lá permanece desde tempos pré-históricos.

Seguindo a linha habitual neste tipo de filmes, não há grandes surpresas a partir do momento em que uma das raparigas se transforma numa criatura primordial com um propósito que é mantido em segredo até ao fim do filme (e que pisca o olho ao universo Hentai).

Poderá dizer-se que é apenas "mais um" para agraciar a colecção deste tipo de filme, mas... considerando que muitos deles são mesmo terríveis, este merece destaque por até se conseguir diferenciar dos demais.

Destaque especial para a caracterização, que está muito bem conseguida.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Red Hill

Conseguem imaginar o que seria rodar um western na Austrália... mas passado nos dias de hoje? Pois bem, não têm que imaginar: basta verem este Red Hill escrito e realizado por Patrick Hughes e que tem no papel principal o nosso bem conhecido Ryan Kwanten. (Se não estão a ver quem é, talvez se lembrem melhor se vos disser que é o Jason Stackhouse de True Blood, que aqui regressa ao seu natural sotaque de origem.)

No dia em que um agente se prepara para começar funções numa pequena povoação, um perigoso criminoso escapa da cadeia e regressa em busca de vingança.

Não havendo nada de especial a assinalar, o filme avança pausadamente e sem grandes surpresas, mas oferecendo uma boa reimaginação sobre o clássico género western transposto para os dias de hoje.
Nem que seja apenas por isso, vale a pena dar-lhe uma oportunidade.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Estreias da Semana

Micmacs - Uma Brilhante Confusão
Director: Jean-Pierre Jeunet
Writers: Jean-Pierre Jeunet (scenario), Guillaume Laurant (scenario), Stars: Dany Boon, André Dussollier and Nicolas Marié


The Company Men - Homens de Negócios

Director: John Wells
Writer: John Wells
Stars: Ben Affleck, Chris Cooper and Tommy Lee Jones


The Mechanic - O Profissional

Director: Simon West
Writers: Richard Wenk (screenplay), Lewis John Carlino (screenplay)
Stars: Jason Statham, Ben Foster and Donald Sutherland


Potiche - Minha Rica Mulherzinha

Director: François Ozon
Writers: Pierre Barillet (play), Jean-Pierre Grédy (play)
Stars: Catherine Deneuve, Gérard Depardieu and Fabrice Luchini


Gnomeo & Juliet - Gnomeu e Julieta

Director: Kelly Asbury
Writers: William Shakespeare (play), Kelly Asbury (screenplay)
Stars: James McAvoy, Emily Blunt and Maggie Smith


I Am Number Four - Sou o Número Quatro

Director: D.J. Caruso
Writers: Alfred Gough (screenplay), Miles Millar (screenplay)
Stars: Alex Pettyfer, Timothy Olyphant and Dianna Agron


Tomorrow When the War Began - Guerreiros do Amanhã

Director: Stuart Beattie
Writers: John Marsden (novel), Stuart Beattie
Stars: Caitlin Stasey, Rachel Hurd-Wood and Lincoln Lewis


Copacabana

Director: Marc Fitoussi
Writer: Marc Fitoussi
Stars: Isabelle Huppert, Aure Atika and Lolita Chammah

quarta-feira, 16 de março de 2011

Iron Invader vs 51 [SyFi]

Tratando-se de telefilmes produzidos pelo canal SyFy (raios, continuo a não achar piada nenhuma a este novo nome), já se sabe que tipo de coisa se pode esperar. Portanto, se o que procuram são filmes "de qualidade", o melhor é ficarem já por aqui e virarem as vossas atenções para outro lado.

Dito isto, nada nos impede de gostar de filmes de ficção, mesmo quando são de baixo orçamento e têm histórias nada originais e que estão repletas dos habituais clichés.
Portanto, com isso bem presente... até se pode considerar que este dois filmes, Iron Invader e 51, são bem engraçados.

51

Em 51, temos um grupo de jornalistas que visitam a mítica Área 51 em busca dos seus segredos, enquanto o oficial responsável lhes tenta fazer ver que fora alguns segredos militares "normais", nada de extra-terrestre existe por lá.

Foi bom ver Bruce Boxleitner (o mítico Sheridan de Babylon V) na TV - agora mais reconhecível pela geração mais nova por ter reaparecido em Tron Legacy - embora obviamente este filme não possa/deva ser considerado qualquer "ponto alto" na sua carreira.

Como seria de esperar, rapidamente a visita à base corre mal, quando alguns dos extra-terrestres lá aprisionados resolvem tentar fugir. Algumas inspirações/homenagens a filmes bem conhecidos, como Aliens, e... é isso.



Iron Invader


Iron Invader, apresenta-nos Kavan Smith no papel principal (e que até demonstra um ar da sua graça, acho que já seria tempo de alguém lhe dar uma oportunidade em papeis mais sérios num produção "de jeito") num filme onde um estranho organismo extra-terrestre cai no nosso planeta e que tem a particularidade de conseguir dar vida a peças metálicas.
Obviamente, temos que meter uma enorme escultura metálica ao barulho e pronto, aqui temos os ingredientes principais da história, onde não falta sequer um "long lost love" que regressa a casa.
Novamente somos presentados com todos os clichés que possam conseguir imaginar, desde o sheriff "campónio" até às destruições que não são finais, e terminando com o milagroso ingrediente que resolve sempre o assunto neste tipo de filmes.

terça-feira, 15 de março de 2011

Super 8 [Trailer]


O mais recente projecto de J.J.Abrams e Steven Spielberg já tem trailer "condigno", e que permite ficar com uma melhor ideia do que este Super 8 tem para nos oferecer.

É de mim, ou este filme arrisca-se a ser o ET/Goonies de uma nova geração? :)

Dailies

Porque é que a Apple tem trailers de Filmes?

Um curioso relato que explica as origens dos trailers de alta-qualidade no site da Apple.
Ao que parece, em 1998 aquando do lançamento do Star Wars Phantom Menace, o trailer colocado pela Lucasfilm no seu site era de tão fraca qualidade, em RealVideo, que o pessoal da Apple contactou-os, convencendo-os a criar uma nova versão em Quicktime, que ficou alojada na Akamai (na altura ainda um ilustre "desconhecido" - e que hoje é uma das maiores empresas de alojamento na Internet).
O resultado foi tão positivo, que outros filmes se seguiram... e o resto é história. Os trailers da Apple são agora um ponto de passagem obrigatória para quem quer ver trailers em alta-definição.


A Serbian Film pode dar Cadeia em Espanha

Não posso dizer que me surpreenda, vindo do país que nos trouxe a "Inquisição"... Mas o que é certo é que é vergonhoso usar uma obra cinematográfica para perseguir o director do festival de cinema Sitges em Espanha.
O filme é o polémico A Serbian Filme, que tivemos oportunidade de ver no Fantasporto.
É certo que o filme é bastante forte e polémico, mas daí a alegar que o filme contém ou incentiva a pornografia infantil vai um passo tão grande como alegar que qualquer episódio do Dexter nos incentiva a tornar assassinos em série!
Uma coisa é certa... a publicidade ao filme agradece...
(Embora a "garantia" de Mário Dorminsky de que ninguém saiu da sala durante a exibição não corresponda inteiramente à verdade. Eu estava lá, e várias pessoas abandonaram o grande auditório do Rivoli - antes sequer de se chegar às partes verdadeiramente "extremas".)


Depois de [REC] e [REC]2... vêm aí mais [RECs]

Pois é, estão a ler bem... vem aí não só mais um REC, mas sim dois: [REC] Genesis ainda este ano, seguido de [REC] Apocalypse em 2012.
Será que vão conseguir manter o nível do primeiro filme... ou nem valerá a pena ter muitas esperanças?


Steven Soderbergh diz Adeus à Realização

O realizador de filmes como Traffic, Sex Lies and Videotape, Che, Ocean's Eleven (entre muitos outros) vai dizer adeus à cadeira de realizador assim que terminar a rodagem dos seus dois últimos filmes: Liberace, com Matt Damon e Michael Douglas, e The Man From U.N.C.L.E, que terá George Clooney como actor principal.
Steven Soderbergh diz que quando o levantar de manhã para ir trabalhar se torna num suplício, e que o trabalho de cinema se torna rotineiro, é sinal que é melhor parar por aí e dar lugar aos mais jovens...

Curtas do Cinema e TV

segunda-feira, 14 de março de 2011

The Next Three Days

Russell Crowe está de regresso aos cinemas neste interessante filme de Paul Haggis, The Next Three Days.

Um casal igual a tantos outros vê a sua vida dar uma grande reviravolta quando a esposa é acusada de ter assassinado a sua chefe, indo para a prisão.

É esse o início de uma grande aventura que vai culminar com um plano de fuga organizado pelo seu marido... e onde raras são as vezes em que as coisas correm como planeadas.

Um bom filme, contado de forma bastante interessante com a mestria a que Paul Haggis já nos habituou, e que nos arrasta para dentro do filme deixando-nos a pensar: "E se fosse eu?..."

domingo, 13 de março de 2011

The Rite

Mais um filme que tive o prazer de assistir em ante-estreia no Fantasporto, este The Rite conta com a participação de nosso bem apreciado Anthony Hopkins.

Realizado por Mikael Håfström (1408, Evil, Derailed) o filme acompanha o percurso de um seminarista aparentemente sem rumo e sem fé, que é enviado para o Vaticano para frequentar um curso de exorcista, e onde se irá confrontar directamente com o "mal".

Anthony Hopkins está no seu meio ambiente favorito, e não desilude. Infelizmente, o mesmo não se poderá dizer do jovem Colin O'Donoghue, que parece continuar mais adaptado para o ambiente de séries televisivas e que deixa bastante a desejar ao lado de um grande veterano.

Recomendado para os que gostarem de ver/rever exorcismos no grande ecrã, mas não levem grandes expectativas.

sábado, 12 de março de 2011

Inside Job

Nem de propósito, estava eu no outro dia a perguntar-me porque razão não está Wall Street na cadeia (referindo-me aos grandes responsáveis pela "crise"), e eis que me surge este Inside Job para ver.

Embora seja narrado por Matt Damon, não esperem um filme de acção... trata-se simplesmente de um documentário que pretende revelar as causas que nos levaram à gigantesca palhaçada financeira que arrastou o Mundo inteiro para a crise que estamos a sentir.

É uma obra que recomendo a todos, e que de certa forma nos dá "volta à barriga" quase à semelhança do polémico A Serbian Film. É  vergonhoso assistirmos a estas situações, manipuladas por uma mão cheia de "notáveis" gestores de gigantescas instituições financeiras - alguns recebendo bónus anuais na ordem dos 500 milhões(!) de dólares - e que defraudaram e se aproveitaram do sistema, impossibilitando toda e qualquer medida que os impedisse de ter os seus astronómicos lucros fáceis e imediatos. Chegando ao ponto de recomendar produtos que sabiam ser "maus" aos seus clientes, e depois apostarem contra eles nos bastidores.

Vemos também a palhaçada das agências de ratings, que depois de terem metido a água que meteram, simplesmente se desculpam dizendo que as suas avaliações são apenas "opiniões" que não deveriam servir de base para nada! (E no entanto, essas mesmas agências de rating continuam a manipular as avaliações que ainda hoje servem de base para nos "chularem" nos empréstimos feitos a Portugal!)

Mais incrível ainda, é vermos que todos estes grandes tubarões passaram ilesos pela "crise" - isto é, ainda lucraram imensamente graças a ela! - e que hoje continuam a ocupar cargos de poder que lhes permitem manter os seus "esquemas" e impossibilitar qualquer tentativa de regulação estatal.

Vergonhoso! E assim se vê que realmente são os cifrões que mandam no mundo...

sexta-feira, 11 de março de 2011

Season of the Witch

Nicolas Cage está de regresso aos ecrãs, pela mão de Dominic Sena (Gone in 60 seconds, Swordfish) neste Season of the Witch.

A história é simples e sem grandes rodeios: Cage e Ron Pearlman são dois cruzados que estão fartos de lutar em nome de "Deus", depois de terem assistido - e cometido - atrocidades contra pessoas inocentes.

No entanto, são apanhados e obrigados a escoltar o transporte de uma bruxa, que será responsável pela peste negra, até um mosteiro.

O filme não tem grandes pretensões a ser algo mais que puro entretenimento, e nesse capítulo cumpre com o que promete. Todo o filme decorre "a 100 à hora", sem grandes espaços mortos ou de elaboração dos personagens.

É ver, disfrutar aquilo que se vê no ecrã... e mais nada. Não há muito mais para dizer...

quinta-feira, 10 de março de 2011

Dailies

Aluguer de Filmes chega ao Facebook

A Warner Bros deu o salto para a plataforma social mais utilizada em todo o mundo: o Facebook. Permitindo alugar o mediático do Batman, The Dark Knight através do Facebook, o estúdio passa a perna a muitos dos serviços de vídeo online que actualmente lutam para conseguir os melhores conteúdos ao melhor preço.

Se isto será uma medida com sucesso... só o tempo o dirá. Mas parece-me que será uma medida salutar... Desde que se lembrem que o mundo é mais vasto que os EUA!


The Chicago Code

Se gostam de séries policiais - ou até mesmo se "gostavam" mas têm-se mantido afastados por causa de serem sempre a mesma coisa - recomendo-vos fortemente que espreitem este Chicago Code por dois ou três episódios.

Esta série tem sido uma lufada de ar fresco neste género, e a cada novo episódio tem-me deixado surpreendido (pela positiva, claro.)

Recomendada!

The Cape cancelada?

Há quem já lhe chame a maldição de Summer Glau, mas o que é certo é que, numa altura em que por cá se começam a ver outdoors publicitários a esta série, The Cape parece já estar a caminho do cancelamento prematuro.
Não posso dizer que me surpreenda. A série até conseguiu criar o seu próprio ambiente "especial", que em certos aspectos até faz lembrar o clássico a Bela e o Monstro. Mas... também não me parece ter pernas para andar...
Mais vergonhoso seria manterem esta série, quando outras mais "sonantes" estão também em vias de ser terminadas, como é o caso de Stargate Universe.


Cópia pirata de Hurt Locker em Canal Nacional

Não deixa de ser curioso, que um filme que tanto perseguiu os piratas, foi exibido por um canal nacional da Bielorússia. Nada fazia suspeitar que o filme não fosse "oficial", até ao momento em que uma voz feminina anuncia, no fim do filme: "Esta release foi criada exclusivamente para a interfilm.ru", ou seja... um conhecido tracker de torrents "piratas".

Estreias da Semana

Season of the WitchÉpoca das Bruxas
Director: Dominic Sena
Writer: Bragi F. Schut
Stars: Nicolas Cage, Ron Perlman and Claire Foy

The Rite - O Ritual
Director: Mikael Håfström
Writers: Michael Petroni, Matt Baglio (book)
Stars: Colin O'Donoghue, Anthony Hopkins and Ciarán Hinds


The Extraordinary Adventures of Adèle Blanc-Sec
Director: Luc Besson
Writers: Luc Besson (screenplay), Jacques Tardi (comic books)
Stars: Louise Bourgoin, Mathieu Amalric and Gilles Lellouche

The Adjustment Bureau - Os Agentes do Destino
Director: George Nolfi
Writers: George Nolfi (screenplay), Philip K. Dick (short story "Adjustment Team")
Stars: Matt Damon, Emily Blunt and Lisa Thoreson


Made in Dagenham - Igualdade de Sexos
Director: Nigel Cole
Writer: William Ivory (screenplay)
Stars: Sally Hawkins, Bob Hoskins and Andrea Riseborough


Inhale - Em Último Recurso
Director: Baltasar Kormákur
Writers: Walter A. Doty III (screenplay), John Claflin (screenplay)
Stars: Dermot Mulroney, Diane Kruger and Sam Shepard

quarta-feira, 9 de março de 2011

The Reef

Na linha de filmes como Open Water, este The Reef volta a apresentar-nos um assustador relato baseado em acontecimento reais.

Um grupo de amigos que velejava num aparente cenário paradisíaco na costa Australiana depressa se vê a braços com uma enorme reviravolta quando o veleiro em que seguiam bate num recife. Pela frente um dilema que poderá ditar a diferença entre a vida ou a morte: ficar junto da embarcação, virada, que se afasta cada vez mais para o mar alto e que poderá afundar-se a qualquer momento; ou arriscar nadar as dezenas de quilómetros que os separam da ilha mais próxima.

... Para piorar as coisas, um enorme tubarão parece ter-se interessado pelo grupo que tenta a sua sorte na água...

O realizador Andrew Traucki parece querer fazer carreira com este género de filmes inspirados em casos reais (já nos trouxe Black Water em 2007).

Em The Reef, ao menos não somos confrontados com um fim à Open Water, aqui tivemos sobreviventes que ficaram efectivamente para contar a história - embora fique por determinar quais os eventos que terão sido "fantasiados" para efeitos cinematográficos.

O filme é interessante de seguir, embora falhe em criar um clima "aterrorizador" da água ao nível do que se consegue no mítico Jaws. Mas, perdoa-se, por ter o tal carimbo de "baseado em acontecimentos reais".

terça-feira, 8 de março de 2011

Dailies

Wikileaks no Cinema por Spielberg

Steven Spielberg está interessado em levar a saga Wikileaks para o cinema pela mão da Dreamworks.

O filme será baseado no livro "WikiLeaks: Inside Julian Assange's War on Secrecy" dos jornalistas do Guardian David Leigh e Luke Harding, sobre a vida de Julian Assange desde a sua infância até à criação do site WikiLeaks em 2006 e o polémico caso da divulgação dos documentos diplomáticos secretos.


Revista Empire chega a Portugal

Boas notícias para os fãs da Empire que a desejarem ler em Português. A partir de Abril a Empire vai surgir em Portugal numa edição de alta-qualidade totalmente adaptada e orientada para o nosso País.
A revista será editada pela Goody (responsável por revistas com a T3, B-Gamer, Playstation Revista Oficial, etc.) e terá como directora Sara Afonso. Esperemos que sejam bem sucedidos.

At the Mountains of Madness adiado?

Era uma das adaptações de H.P. Lovecraft mais esperadas de sempre, pelas mãos de Guillermo del Toro, e estava praticamente garantida que iria começar as filmagens já em Junho. No entanto, parece que os produtores mudaram de ideas à última hora, e o projecto fica novamente adiado até... sabe-se lá quando.
Aparentemente, não estão muito confiantes que um horror movie conseguisse fazer $500 milhões (o necessário para que o projecto "desse lucro".)
Ora bolas... ainda não é desta que vamos ver Lovecraft no ecrã em toda a glória que merece.


Novo filme de Riddick

Riddick está prestes a regressar aos ecrãs, e desta vez o filme voltará a ser mais parecido com o espírito original de Pitch Black.

E por falar em regresso às origens....


Arnold Schwarzenegger pondera Remakes

Arnold Schwarzenegger está a ponderar voltar a encarnar alguns dos seus personagens míticos, fazendo remakes de filmes como Predator, Running Man, e Terminator.
Hum... não sei não... Quanto a mim ele está a pensar fazer apenas o motion capture para que depois um personagem digital apareça no ecrã...


The Event está de Volta

Esta séries sobre - desculpem-me o mini-spoiler para quem ainda não viu - extra-terrestres "perdidos" no nosso planeta regressou com um episódio duplo que começa bastante bem, mas que termina de novo em ritmo de cruzeiro que promete arrastar a série durante o resto da temporada.
De qualquer forma, está bem encaminhada, e não se pode exigir mais, senão isto dava uma mini-série/tele-filme de 6 ou 8h em vez da série que se pretende...

Também de regresso está Stargate Universe, mas esse ainda não tive oportunidade de espreitar. Mas é o que vou fazer mal termine de escrever este post. :)


Mega Batalha Power Rangers

Se pensavam já ter visto tudo... deixo-vos com este clip de uma mega-batalha que parece meter todos os Power Rangers que alguma vez existiram, ao barulho!
Trata-se de Kaizoku Sentai Gokaiger, uma nova série japonesa.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Rescaldo Fantasporto 2011


Mais uma edição do Fantasporto que termina e que nos faz desejar o seu rápido regresso para 2012. Ao contrário da tradição de outros anos, nesta não terminamos com a apresentação do cartaz da próxima edição; talvez sinal simbólico de que o Fantasporto está em crise. Crise que se apresenta de forma bem clara face às edições anteriores, com destaque especial para o 25º Fantas "à grande e à francesa", e todas as edições posteriores onde pudemos ver a Cidade do Cinema montada na praça em frente ao Rivoli.

Foram edições que serviram para marcar ainda mais todos aqueles que este ano encontraram um Fantas despido de todos esses extras, e de novo reduzido ao seu essencial: o cinema.
Se alguns poderão achar que até os filmes foram fraquinhos, permitam-me discordar. Acho que tivemos novamente uma das melhores selecções de filmes que se poderia ter.
Sim, é inevitável que uns sejam melhores que outros; e que as escolhas não sejam consensuais.

Pegue-se por exemplo no filme vencedor deste Fantas 2011, o Two Eyes Staring. Filme que podendo ter os seus méritos (até Hollywood já está a preparar o seu remake) me passou completamente "ao lado"... Não achei que tivesse nada de especial, nem que fosse sequer assim tão original ou merecedor do prémio de melhor argumento. Mas... lá está, o cinema é assim mesmo e não tem que ser consensual.


Destaque ainda para a melhor curta nacional: Deadeye Jack in Bats in the Bellfry. Prémio definitivamente bem merecido e que servirá de inspiração para que João Alves nos traga mais e melhores trabalhos. Podem ter a certeza que iremos falar mais vezes dele no futuro. :)


Portanto, é isto... nem o Fantas está imune à crise que todos os Portugueses têm sentido, e tal como a grande maioria de nós, também o Fantasporto se indigna -não pelas dificuldades em si- mas pela forma como essas crise é distribuída pelo País.
Sem o desmérito de outros festivais, torna-se um pouco ridículo ver um Festival com a qualidade e tradição que o Fantasporto tem, obter apoios inferiores a outros... cuja única diferença (para além da total ausência de tradição), é terem umas coordenadas geográficas mais "atraentes"... talvez.

É triste quando até promessas proferidas pela própria Ministra, em pleno Rivoli, na edição anterior, ficam por cumprir... Mas é novamente prova de que a política actualmente se assenta em mentiras, e que desse lado já nada se pode esperar (a não ser que se tenha as coordenadas certas... talvez.)

Mas uma coisa é certa. O Fantasporto está connosco há mais de 30 anos; e não será fácil acabarem com ele.
É que mais que um espectáculo de uma única cidade, o Fantasporto é imagem de marca de todo Portugal - e consequentemente, de todos nós.

Até para o ano, e desejos de um Fantasporto 2012 melhor que nunca!

domingo, 6 de março de 2011

Efeitos Especiais ao Longo da História


A revista TIME compilou alguns dos momentos marcantes dos efeitos especiais na história do cinema, começando com as primeiras experiências de animação, e culminando nos fabuloso efeitos digitais possíveis actualmente.

Das miniaturas aos matte paintings, passando pelo stop-motion e sem esquecer as técnicas como o splitscreen ou as câmaras com motion control, a maquilhagem, os primeiros personagens digitais e animações feitas por computador, esta curta viagem permite-nos recordar o quanto o cinema se transformou... mesmo se a magia de maravilhar os espectadores continua a ser a mesma.




Fantasporto 2011 - Dia 14

Hoje, domingo, 6 de Março, podem ver:


Grande Auditório do Teatro Rivoli



15.00h – The Housemaid – Im Sang-Soo – Cor Sul – 106 min - (SO SR/OE)

Selecção Oficial da Competição do Festival Internacional de Cinema de Cannes 2010. O regresso do cinema sul-coreano ao suspense e à sensualidade. Uma divorciada de meia idade é contratada por uma família da classe alta.








17.00h - LA HERENCIA VALDEMAR - José Luis Alemán – Esp CF

Inspirado no universo mágico e esotérico de autores fundamentais do fantástico como H. P. Lovecraft, Bram Stoker e Alistair Crowley (o contacto de Fernando Pessoa com o paranormal), "La Herencia Valdemar" é uma luxuosa produção que reaviva o cinema gótico de tão populares tradições nos anos 40 e 50. O ultimo filme de Jacinto Molina.







19.00h – I Saw the Devil - Kim Jee-won – Cor do Sul - 144 min (SO CF/OE)

FILME COM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES

O mestre sul coreano Kim Woon Jee, vencedor do Fantasporto em 2004 com “A História de Duas Irmãs – A Tale of Two Sisters” regressa com um conto sobre vingança. O protagonista de “Old Boy”, o actor Choi Min-Sik, é agora um psicopata perigoso.







21.15h – Two Staring Eyes - Elbert Van Strien- Holanda- 107 min (SO CF)

Um sofisticado thriller psicológico com tons de horror sobre a maneira como nós formamos a realidade a partir daquilo que vemos. Com uma atmosfera surreal, rodeada de aparente normalidade, a fazer lembrar os filmes de David Lynch e Alfred Hitchcock.








23.15h – A Serbian Film - Srdjan Spasojevic – Sérvia – 104 min (SO CF)

FILME COM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES

Filme mais cortado pela censura britânica nos últimos dezasseis anos. Premiado no festival de San Sebastian com um prémio especial como símbolo da defesa da liberdade de expressão.







Pequeno Auditório do Teatro Rivoli





15.15h – Carancho - Pablo Trapero – Arg - 107 min (SO SR)

Selecção Oficial Un Certain Regard do Festival Internacional de Cinema de Cannes 2010. Uma genial história de amor, dura e sem redenção. Genialmente interpretado por Ricardo Darín que o publico do Fantas já viu em “Nueve Reinas”, “O Segredo dos Seus Olhos” (Oscar de Melhor Filme Estrangeiro) e em “El Hijo de la Novia”.








17.15h – Miyoko - Yoshifumi Tsubota – Japão - 86 min – (SO SR)

História de amores imperfeitos e de paixões intensas. Shinichi Abe era um jovem artista que se mudou para Tókio e se tornou célebre como criador de histórias das populares manga. Com um estilo muito pessoal e emotivo, tornou-se um dos mais famosos desenhadores.








19.15h – Rabies (Kalevet) - Aharon Keshales, Navot Papushado – Israel – 90 min (SO CF) FILME COM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES

O inesperado cinema de terror e gore israelita. Dois irmãos, rapaz e rapariga, fogem de casa. Encontram refúgio temporário numa reserva natural afinal muito frequentada. Quando a irmã cai numa armadilha de caça colocada por um assassino psicótico, o irmão corre contra o tempo para a salvar.







21.00h - Enemy at the Dead End - Park Soo- Young - Coreia do Sul – 93 min (SO OE) v.o. leg ingl.

Um homem hospitalizado tenta tantas vezes matar-se que os médicos são forçados a atá-lo à cama. Desde que presenciou a morte trágica da mulher que não consegue arranjar um sentido para a sua vida... até que um outro homem é internado a seu lado. Um fabuloso actor num filme coreano de grande nível.







23.00h – Bedevilled – Jang Cheol-so – Coreia do Sul – 115 min (SO CF/OE)

FILME COM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES

Selecção Oficial da Semana da Crítica do Festival Internacional de Cinema de Cannes 2010. O cinema sul-coreano não deixa de nos surpreender com um thriller cheio de suspense e violência psicológica.


Related Posts with Thumbnails