quarta-feira, 31 de julho de 2013

Oblivion

Não se pode dizer que Joseph Kosinski tenha começado mal ao sentar-se na cadeira de realizador pela primeira vez para nos trazer o remake de Tron. Desta vez o trabalho era mais simples, não por ser algo novo e sem o "fantasma" de um filme anterior... como também por ser uma história baseada numa sua própria graphic novel (por publicar). Refiro-me a Oblivion, um filme que volta a contar com grandes nomes de Hollywood, como Tom Cruise e Morgan Freeman, sem esquecer as caras bonitas de Olga Kurylenko e Andrea Riseborough.

Começamos com um casal num posto futurista sobre o nosso planeta destroçado após uma guerra com uma raça alienígena que destruiu a nossa lua, fazendo com que a raça humana terá procurado refúgio em Titan. Cabe-lhes a eles proteger dos "scavs" a maquinaria que está a armazenar energia usando o que resta dos oceanos. Com o fim da sua missão a poucas semanas de distância, Jack (Tom Cruise) continua a ter alguns sonhos e memórias estranhas - mesmo tendo sido sujeito a um apagar das memórias cinco anos antes por motivos de segurança.

Obviamente que rapidamente nos apercebemos que as coisas não são o que parecem, e que algo de muito estranho se passa quando os "scavs" ficam empenhados em capturá-lo.

A história é bastante previsível mas capaz de entreter os fãs da ficção científica pós-apocalíptica (eu!) A única coisa que, para mim, estraga um pouco o filme acaba por ser um acontecimento central para toda a história e que é absolutamente e ridiculamente descabido. Spoilers ahead: a certa altura uma nave americana despenha-se nas coordenadas enviadas pelos scavs. Ora... vamos lá ver: como é que uma raça alien super avançada permitia que uma nave terrestre andasse ali pelo espaço durante décadas; como é que, despenhando-se de órbita os seus ocupantes permaneciam vivos (ok, aqui dou alguma tolerância por estarem nos "pods" - mas ainda assim, deveriam ter-se desintegrado na queda); e por último, porque é que no meio de tudo aquilo, o único que sobrevive é precisamente a pessoa de quem jack tinha memórias? É mesmo esticar as possibilidades ao limite... mas pronto, não é por isso que o filme deixa de ser engraçado.

Junte-se a tudo isto umas paisagens fantásticas (Islândia) e efeitos especiais de topo... e temos um filme obrigatório para ficar na colecção de filmes de scifi de qualquer fã que se preze. Uma única nota final: por razões monetárias, mesmo tendo sido filmado em resolução 4K, o filme acabou por ser distribuído em 2K (contra a vontade do realizador). Seria de imaginar que hoje em dia o peso dos pixeis já não se fizesse sentir... mas aparentemente ainda há quem ache que o cinema merece apenas uma resolução quase igual ao FullHD.

Por este andar vamos ter melhor qualidade nas nossas salas em casa do que nos ecrãs gigantes do cinema.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Dailies

Unforgettable está de regresso 


Não é uma série de zombies, mas quase poderia ser. Depois de ter sido cancelado, o Unforgettable está de regresso para uma segunda season que promete mais acção e diversão que a primeira - e também um ambiente mais "light", com o cenário a ter passado de Queens para New York, e Carrie a estar agora integrada numa equipa high-profile de "Major Crimes Unit" (não confundir com a série Major Crimes, spinoff de The Closer). A série tinha sido inicialmente cancelada, não por falta de espectadores mas sim por excesso de séries onde as outras alternativas estavam melhor posicionadas. Felizmente, a situação foi reconsiderada e - surpreendendo tudo e todos - foram chamados para uma nova season.

Embora não seja das séries que coloco no topo da lista quando está na altura de decidir o que ver, é uma série que continua a fazer parte da lista, e espero que esta season 2 continue essa tradição.


... E outro que está de regresso é o Suits, mas esse ainda é mais "inesquecível" e nem precisa que vos relembre disso, certo?


Under the Dome renovado para season 2


Parece que a ideia de ter uma pequena povoação metida dentro de um aquário resulta, pois Under The Dome já viu aprovada a renovação para uma segunda temporada. Parece-me bem, mas temo que a série comece a arrastar-se ao bom estilo de Stephen King, onde nunca nada é revelado e depois simplesmente acaba sem qualquer explicação.

Para já, continua a irritar-me o facto de com tanta tecnologia, nem sequer ainda se viu qualquer tipo de comunicação com o exterior (ou sequer estarem preocupados com isso)... Mas, também confesso que tenho para aí 3 episódios em atraso. Ver no fim-de-semana consigo por a coisa em dia...


Remake de Oldboy novamente adiado


Parece que o Oldboy 2.0 de Spike Lee (que agora também se aventurou no Kickstarter para arranjar financiamento para o seu próximo projecto) está azarado. Depois de um ligeiro adiamento inicial da data de estreia (de 21 para 25 de Outubro) o filme foi agora empurrado para 27 de Novembro.

Embora me pareça impossível superar o original... não será por isso que deixarei de aguardar com ansiedade este remake ocidental pela mão de Spike Lee e com Josh Brolin como protagonista.




Curtas do Cinema e TV

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Justice League: The Flashpoint Paradox

Os fãs dos comics da DC não não querer perder este Justice League: The Flashpoint Paradox. E sendo eu um fã do Flash, o nosso super herói mais rápido de sempre, nem será preciso acelerarem até ao final para adivinharem o resultado... :)

Flash vai ter que enfrentar uma armadilha montada pelo seu igualmente veloz arqui-inimigo Professor Zoom que alterou eventos no passado que afectam toda linha temporal do planeta e que o colocam em risco - já que uma terrível batalha entre as Amazonas e o reino subaquático de Aquaman não olha a meios para garantir a vitória sobre os seus inimigos, levando toda a humanidade como danos colaterais.

Alienado numa realidade que não é a sua, e onde os seus companheiros da Justice League têm percursos bem diferentes, Flash vai ter que arranjar forma de salvar o mundo ao mesmo tempo que tem que lidar com alguns dos seus demónios interiores.

Altamente recomendado... e pelo menos aqui não há receio de mostrar mortes e cenas violentas que noutras adaptações de comics para a televisão seriam impensáveis. Obrigatório para os fãs do universo DC.

domingo, 28 de julho de 2013

Os Interfaces Futuristas dos Filmes


Em tempos, a ideia de ter um monitor capaz de apresentar informação em texto (mesmo que fosse num CRT de fósforo verde) seria algo capaz de fazer delirar um fanático da tecnologia, representando um enorme avanço face a luzes que piscavam, mostradores numéricos, ou impressoras que iam matraqueando nas folhas de papel perfurado de forma barulhenta.

Mas a imaginação dos artistas está sempre a trabalhar em coisas que eventualmente se tornarão realidade (ou pelo menos, que inspirarão outros a que as tentem tornar realidade), e não há melhor exemplo disso do que os interfaces futuristas que nos são apresentados em filmes, séries, e até documentários.


Este KIT FUI é um site que compila informação sobre este tipo de interfaces futuristas, de forma a que seja bastante simples pesquisar pelos interfaces apresentados - um pouco à semelhança do IMDB, mas aqui dedicado em exclusivo a este aspecto dos efeitos visuais que nos fazem antever o que poderá ser o futuro da interacção com as máquinas e computadores.




[Artigo republicado do Aberto até de Madrugada]

sábado, 27 de julho de 2013

Zero Hour


Finalmente pude terminar a série Zero Hour, que inicialmente não me tinha inspirado grande confiança mas que, misturando temas religiosos e tecnológicos, e estranhas conspirações históricas misturadas com nazis, tinha os ingredientes certos para manter o "bichinho" de quer ver de que se tratava. Tal como tinha referido inicialmente, acho que o casting não terá sido o mais adequado - especialmente no caso do protagonista - mas que ao longo dos episódios lá se vai "entranhando".

Melhor está o resto da equipa, particularmente o vilão de serviço que acaba por ser um personagem bastante mais interessante do que inicialmente se imaginaria. Aliás, a série funciona bastante bem quando o enigma inicial com que nos pesca a atenção é resolvido a meio da série - deixando-nos a pensar: "mas... e agora?" E o que é certo é que é a partir daí que acontecem coisas tão ou mais interessantes que (pelo menos a mim) nos fazem apreciar melhor esta série que foi rapidamente cancelada e que está a ser exibida me modo "póstumo".

Não me tendo convencido no início, no final já dava por mim a imaginar como facilmente esta série se poderia ter expandido nas seasons futuras a muitas outras conspirações e mistérios da antiguidade (ou até de períodos mais recentes)... sendo que não seria por aí que haveria falta de inspiração. Agora, sujeita-se a ficar apenas na lista de séries canceladas que poderá cativar um maior número de fãs... depois de ter deixado de existir.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Estreias da Semana

The Wolverine
Realizador: James Mangold
Argumento: Mark Bomback (screenplay), Scott Frank (screenplay)
Actores: Hugh Jackman, Famke Janssen, Will Yun Lee


Arthur Newman - As Vidas de Arthur
Realizador: Dante Ariola
Argumento: Becky Johnston (screenplay)
Actores: Emily Blunt, Colin Firth, Anne Heche



Grown Ups 2 - Miúdos e Graúdos 2
Realizador: Dennis Dugan
Argumento: Fred Wolf, Adam Sandler, 3 more credits »
Actores: Adam Sandler, Kevin James, Chris Rock


Les Kaïra - Porno Caseiro
Realizador: Franck Gastambide
Argumento: Franck Gastambide
Actores: Medi Sadoun, Franck Gastambide, Jib Pocthier


Only God Forgives - Só Deus Perdoa
Realizador: Nicolas Winding Refn
Argumento: Nicolas Winding Refn
Actores: Ryan Gosling, Kristin Scott Thomas, Yayaying Rhatha Phongam

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Seeking a Friend for the End of the World

A premissa de um fim do mundo iminente é sempre um bom ponto de partida para um devaneio sobre como as pessoas iriam reagir, e é precisamente sobre isso que trata este Seeking a Friend for the End of the World. Com um asteróide em rota de colisão com a Terra e que irá aniquilar toda a raça humana, acompanhamos um pacato pesonagem chamado Dodge (bem ao estilo de Steve Carell) nos seus últimos dias, que tem que lidar com os seus amigos, colegas de emprego, empregada doméstica, vizinhos, e todo um conjunto de situações surrealistas que acabam por demonstrar a verdadeira natureza da raça humana.

As coisas mudam quando o seu caminho se cruza com Penny (Keira Knightley), que perdeu o último voo para Inglaterra para se encontrar com os seus pais; e que faz da sua missão levar Dodge até um dos seus amores de infância que lhe tinha escrito uma carta a revelar que ele tinha sido o seu único e verdadeiro amor). E claro, durante a aventura de chegar ao destino - e no qual se vão cruzando com outros personagens surreais, como um polícia que insiste em cumprir as regras, s poucos dias do apocalipse final - ambos vão descobrir que aquilo que procuram está afinal bem mais perto do que julgavam.

Um filme bastante simpático, que poderá fazer repensar no "sentido da vida". (Eu sou suspeito, pois o filme parece ter sido inspirado numa curta que li numa qualquer antologia de história de ficção, e que abordava precisamente o cenário da "última noite antes do fim do mundo", e sobre as opções que cada um tomaria - e que depois de muitas deliberações, termina com o casal a ir para a cama à hora do costume, como se fosse um qualquer outro dia normal.  :)

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Cena Icónica de Children of Men foi um "Erro"


Uma das melhores partes de um filme - para quem aprecia cinema - é não só aquilo que vemos na tela, como também ficar a conhecer um pouco mais sobre tudo o que se passou nas bastidores e que permitiu obter aquele resultado. No caso de Children of Men há uma famosa cena passada dentro de um carro, que durante alguns longos minutos nos atira para uma verdadeira aventura que irá fazer coçar a cabeça quem estiver a tentar imaginar como foi possível fazerem tal cena.

É que não só temos uma cena de acção intensa que é filmada em contínuo sem cortes, como temos a filmagem a ser feita dentro de um carro cheio de pessoas, e no qual a câmara vai passeando como se as pessoas nem lá estivessem. Ver como tal foi possível é uma verdadeira inspiração, mas mesmo assim podemos imaginar as dificuldades para fazer com que tudo batesse certo. E na verdade... não bateram certo.

Alfonso Cuorón confessou que esta cena estava a causar enorme desespero na equipa de produção, pois depois de dias de treino e com o prazo a terminar, continuavam a não conseguir filmar a cena como era pretendida. No último dia, novamente algo correu mal, com um salpico de sangue a ir parar à câmara e ele a dizer "corta" - só que felizmente ninguém o ouviu (ou quis ouvir) e a filmagem prosseguiu, resultando na cena que foi incluída no filme.

domingo, 21 de julho de 2013

Snowpiercer [Trailer]


Já temos tido uma boa dose de filmes pós-apocalípticos que fazem com que a população se refugie em estações espaciais... mas este Snowpiercer apresenta-nos um cenário idêntico, mas mais próximo do solo - e sempre em movimento: um futuro onde os sobreviventes da raça humana vivem a bordo de um comboio que percorre o mundo ininterruptamente à custa de um motor de "movimento perpétuo".

É melhor prepararem-se para um ressurgir de todos aqueles que dizem ter conseguido criar tal tecnologia. (Mesmo se até ao momento nunca ninguém tenha sido capaz de o demonstrar em condições cientificamente controladas... mesmo aqueles que agendaram mediáticas revelações públicas, mas onde depois acaba sempre por falhar qualquer coisa, adiando-se o evento para uma data posterior "a anunciar".)

O filme é realizado por Joon-ho Bong, que já nos trouxe o espectacular Memories of Murder, The Host (não o da Stephenie Meyer), e Mother.

sábado, 20 de julho de 2013

R.I.P.D. [Trailer]



Se estão com saudades de um filme "despreocupado" que nos faz lembrar a dupla de Men in Black, está para breve a chegada de R.I.P.D. uma adaptação de banda desenhada que junta Ryan Reynolds e Jeff Bridges como polícias ao serviço do "além".

Depois de morrer em serviço, a personagem de Ryan Reynolds é novamente recrutada para regressar ao serviço... mas agora contando com algumas particularidades especiais relativamente aos polícias "vivos".

Mais um filme "light" para este Verão, que previsivelmente irá contar com um RIPD 2 e RIPD 3 nos próximos anos.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Pacific Rim

Já chegou o Pacific Rim, um dos filmes mais aguardados do ano e que nos traz uma aventura de proporções verdadeiramente épicas. Como já devem saber (pela quantidade de posts que já cá coloquei sobre este filme), este filme do nosso caro Guillermo del Toro lança-se no mundo dos mechs gigantes versus monstros igualmente sobre-dimensionados. É um tema bastante popular na cultura oriental, mas que infelizmente no ocidente não tem grande expressão.

Mas, talvez com este filme a coisa mude, já que Pacific Rim traduz em imagem real aquilo que os fãs deste género apenas costumam ver em séries e filmes "anime". Aliás, teria que recuar até 1989 para vos falar do último (único?) filme que me lembro de ter visto com robots gigantes: o "foleirito" (mas ainda assim apreciável) Robot Jox. Claro que as décadas que separam estes filmes fazem com que agora o Pacific Rim nos possa apresentar robots imensos com um realismo infinitamente superior (em Robot Jox usavam-se modelos à escala altamente notórios).

O filme é simples: um portal transdimensional vai atirando monstros cada vez maiores e com mais frequência para o nosso planeta, e a última esperança de sobrevivência são os Jaegers - os majestosos e imponentes robots, os últimos que restam - e os seus pilotos que têm que estar em sintonia cerebral para os poderem pilotar.

As cenas de acção (felizmente, muitas) são de cortar a respiração, e com dimensão verdadeiramente descomunal - pena é que del Toro não tenha seguido Peter Jackson na opção de filmar a 48/96fps, para que melhor se pudesse apreciar todos os detalhes.

Há também alguns aspectos que parecem fora do contexto, mesmo num filme de Guillermo del Toto, a dupla de cientistas "totós" poderá pretender servir de comic relief mas fá-lo de forma exageradamente caricatural que não me parece estar em linha com o resto do filme.

Por fim, resta-nos esperar que este Pacific Rim sirva como rastilho para despoletar o interesse sobre o universo dos "mechs" e kaiju no Ocidente, e fazer com que se sigam outros filmes nos próximos anos. Guillermo del Toro colocou a fasquia da imponência bastante alto, vamos ver quanto tempo demorará até que alguém a supere.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Estreias da Semana

Pacific Rim - Batalha do Pacífico
Realizador: Guillermo del Toro
Argumento: Travis Beacham, Guillermo del Toro (screenplay)
Actores: Charlie Hunnam, Idris Elba, Rinko Kikuchi


Le magasin des suicides - A Loja dos Suicídios
Realizador: Patrice Leconte
Argumento: Patrice Leconte, Jean Teulé (novel)
Vozes: Bernard Alane, Isabelle Spade, Kacey Mottet Klein



At Any Price - A Qualquer Preço
Realizador: Ramin Bahrani
Argumento: Ramin Bahrani (screenplay), Hallie Elizabeth Newton
Actores: Dennis Quaid, Kim Dickens, Zac Efron


Turbo
Realizador: David Soren
Argumento: Darren Lemke (screenplay), Robert D. Siegel (screenplay)
Vozes: Ryan Reynolds, Paul Giamatti, Maya Rudolph

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Dailies

Suits está de Regresso


Suits tem sido uma das mais entusiasmante séries dos últimos tempos, que nos apresenta uma série de advogados como nunca vimos antes, e no início da sua 3ª season demonstra que todos os elementos que têm conquistado o público permanecem bem vivos. Muitas voltas e reviravoltas logo no primeiro episódio que fazem prever que esta série continue por muitos e longos anos... desde que mantenha o nível a que nos tem habituado. A não perder! :)

(Se preferem algo com espiões à mistura, Covert Affairs também já começou a sua 4ª season.)


Cory Monteith morre aos 31 anos


Os fãs de Glee reconhecerão imediatamente Cory Monteith, um dos seus rostos principais - e que na vida tal, tal como na série que o popularizou, namorava com Lea Michele. As complicações com os "vícios" eram já bem conhecidas, com o actor a ter dado entrada numa clínica de reabilitação há poucos meses atrás; mas infelizmente o tratamento parece não ter tido efeito duradouro, com Cory a ter sido encontrado morto no seu quarto de hotel, aparentemente vítima de mistura de drogas e álcool.

Mais um triste caso que nos relembra que aquilo que vemos nos ecrãs em nada nos dá a conhecer as verdadeiras pessoas por trás dos personagens.


Nova TAKE já disponível


Bem a tempo do período de férias, temos mais uma edição da TAKE, que nos chega com um visual renovado e edições temáticas que mantêm a tradição de elevada qualidade a que já nos habituou. Não se esqueçam de a "carregar" para os vossos tablets e/ou smartphones para vos acompanhar nestas férias.


Curtas do Cinema e TV

terça-feira, 16 de julho de 2013

Would You Rather

Este Would you Rather não esconde as suas pretensões, e nem seria preciso ler a sinopse para descobrirmos o que estaria para vir assim que descobrimos um Jeffrey Combs como anfitrião de um grupo de pessoas que aceita participar num jogo para ganhar dinheiro suficiente para resolver os problemas nas suas vidas.

O jogo consiste em várias rondas em que os participantes são obrigados a decidir entre duas opções, opções que inicialmente colocam à prova o seu carácter, mas que rapidamente escalam para opções "impossíveis" onde nenhuma das propostas será muito recomendável.

Tirando uma pequeno devaneio que é inserido lá pelo meio do filme de forma algo despropositada (e que tal como se fazia prever, fica posteriormente resolvida num "instante"), é daqueles filmes que decorre precisamente como se espera. Se gostam de filmes ao estilo "Saw", vão gostar de espreitar este, sempre com a curiosidade de saber que desafio maquiavélico irá surgir a seguir para atormentar os desgraçados convidados.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Evil Dead [2013]

Ninguém escapa à onda de remakes que temos visto nos últimos anos (bem... se formos a ver, os remakes já vêm desde há muito tempo, não faltando sequer exemplos de remakes de remakes ao longo das décadas) mas desta vez trata-se de um dos clássicos dos horror movies: o icónico Evil Dead de Sam Raimi de 1981, responsável por ter tornado Bruce Campbell num queixo rosto mundialmente reconhecido. Neste novo Evil Dead, a história é basicamente a mesma: um grupo de amigos vai até uma cabana no meio do bosque (desta vez com o objectivo de livrarem uma das moças do vício da droga) e vão ter que enfrentar uma entidade demoníaca que vai possuindo e matando cada um deles.

É um daqueles filmes que será "estranho" de ver para quem for fã do original (e que certamente terá bem presentes todas as cenas memoráveis do original). O filme tenta prestar homenagem a muitas dessas cenas (não faltando o cortar de braços e mãos, a motoserra, nem sequer a "violação florestal") mas embora até aceite que o filme sirva para dar a conhecer o tema "Evil Dead" a uma nova geração deste novo século, continua a faltar aquele "algo" que estava presente no original.

Talvez seja culpa de agora estarmos "vacinados" contra este tipo de horrores, e já não nos surpreender. Mas o que é certo é que mesmo depois de se ter visto o Evil Dead (o original) por uma dúzia de vezes, o filme continua sempre a causar aquela estranha sensação que se deseja num filme deste tipo - coisa que não acontece neste remake. Talvez quem vir este novo Evil Dead primeiro depois não consiga compreender como será possível haver quem goste de um filme de baixo orçamento como o original... Mas, só um ficará para a história como sendo o primeiro.

Ainda assim, não achei que o este Evil Dead 2013 fosse "mau", pelo contrário, até se safa bastante bem. É apenas aquela questão de não ser fácil competir com um filme de culto com o estatuto do Evil Dead.

domingo, 14 de julho de 2013

R'Ha [Curta]


Preparem-se, pois este R'Ha de Kaleb Lechowski vai dar que falar. Esta curta foi suficientemente impressionante para que vários realizadores se sentissem interessados em ajudar a transformá-la numa série ou longa metragem, e em que o próprio Rick McCallum (antigo chefe da Lucasfilm e produtor da recente trilogia Star Wars trilogy) se disponibilizou para ser produtor da mesma - sendo o seu primeiro projecto sci-fi depois do encerramento da Lucasfilm.

Mais uma vez, o talento e dedicação de um jovem (Kaleb tem apenas 22 anos), permitem-lhe ser catapultado para mais altos voos com o apoio de alguns veteranos do cinema - e com uma história de ficção científica pura, onde nem sequer temos humanos à mistura. :)

Ora espreitam, e vejam porque motivo está tudo interessado em ajudar o rapaz...


R´ha [short movie] from Kaleb Lechowski on Vimeo.

sábado, 13 de julho de 2013

Sharknado [Trailer]


Se pensavam que a falta de imaginação tinha limites... a Asylum volta a demonstrar-nos o contrário, com mais um filme a juntar aos seus clássicos como Transmorphers, Mega Shark vs Giant Octopus, Mega Shark vs Crocosaurus, e o 2-Headed Shark Attack. Desta vez voltamos aos tubarões... mas que agora já não se limitam a ficar debaixo de água: em Sharknado os tubarões aliam-se aos tornados para voarem pelos ares e levarem o ridículo a níveis nunca antes vistos - conforme comprovado nesta entrevista com o seu escritor.

Arrisca-se a ser um daqueles filmes que corre o sério risco de ser tão mau que dá a volta à escala e passa a ser bom. :)

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Alan Moore recorre ao Kickstarter para Finalizar "His Heavy Heart"


O Kickstarter e o crowdfunding tem atraído cada vez mais artistas bem conhecidos como forma de financiarem os seus projectos sem que fiquem sujeitos às visões dos produtores traficionais, e agora é a vez de Alan Moore fazer o mesmo. Se estão a pensar "humm... já ouvi este nome em qualquer lugar" têm toda a razão, pois este senhor é somente o criador de graphic novels icónicas, muitas das quais já foram transpostas para o grande ecrã, como é o caso de Watchmen, V for Vendetta, From Hell, League of Extraordinary Gentlemen, e outras.

Agora, ele e Mitch Jenkins estão no kickstarter para poderem terminar o ciclo de curtas "Jimmy's End" com a quinta parte chamada His Heavy Heart.

Por apenas 10£ já ficam com direito a receber as cinco curtas em versão digitial, sendo que por 20£ ficam também com direito a um poster exclusivo, e indo por aí acima até às 5000£ que vos dará direito a figurar como produtor executivo, visitar o set de filmagens, conhecer a equipa completa, DVD personalizado, e muito mais.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Estreias da Semana

After Earth - Depois da Terra
Realizador: M. Night Shyamalan
Actores: Will Smith, Jaden Smith, Sophie Okonedo


Passion - Paixão
Realizador: Brian De Palma
Actores: Rachel McAdams, Noomi Rapace, Karoline Herfurth, Paul Anderson, Rainer Bock, Benjamin Sadler


The Oranges - A Vida em Oranges
Realizador: Julian Farino
Actores: Leighton Meester, Hugh Laurie, Catherine Keener, Alia Shawkat, Adam Brody


Flypaper - Amor à Prova de Roubo
Realizador: Rob Minkoff
Actores: Patrick Dempsey, Ashley Judd, Tim Blake Nelson, Mekhi Phifer, Matt Ryan, Jeffrey Tambor


Cloclo - My Way
Realizador: Florent-Emilio Siri
Actores: Jérémie Renier, Benoît Magimel, Monica Scattini, Sabrina Seyvecou, Ana Girardot, Joséphine Japy

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Os Zombies de World War Z


Se já viram o World War Z (ou simplesmente o trailer) terão visto zombies com velocidade e em volume nunca antes visto, que nos fazem repensar o conceito de "zombies". Mas, para tornar isto possível, não se podia recorrer aos sistemas de animação tradicional onde cada elemento é cuidadosamente manipulado por um artista... Por isso o World War Z recorreu a tecnologia de inteligência artificial como a que é usada em jogos de computador.

E empresa responsável pelos efeitos do WWZ deu a cada zombie uma inteligência individual, com a definição do seu comportamento e qual o seu objectivo; e que permitiram que os zombies agissem como entidades independentes. Para além disso, uma sistema mais evoluído, chamado "Alice" que permitia fazer uma melhor gestão de todo o sistema como um todo, e que se encarregava de direccionar a acção para aquilo que era pretendido - facilitando imenso a vida aos artistas humanos, que só depois tinham que dar os retoques finais, sem se preocuparem com a animação dos milhares de zombies individualmente.


[via Wired]

terça-feira, 9 de julho de 2013

Dailies

Pacific Rim - Man, Machines & Monsters


Se são daquelas pessoas que mesmo antes de verem o filme já sabem que vão adorar o Pacific Rim (e todas os filmes que vierem a seguir - pois está visto que é um universo que tem muito por onde se explorar), não vão querer perder a oportunidade de espreitar os bastidores e ver como tudo isto se tornou possível, neste livro Pacific Rim - Man, Machines & Monsters


Ficamos a conhecer mais sobre o processo de criação de todos os elementos; de como Guillermo del Toro tentou fazer as filmagens de forma realista (como se fossem feitas sempre a partir de locais "possíveis", como um barco, helicópteros, pessoas na rua), sem iluminação "milagrosa" que aparece por magia - embora, noutras áreas se tenham tomado liberdades cinematográficas quanto à física (como a velocidade a que os robots se movimentam, a deslocação da água nas cenas no mar, e até o "aumento da gravidade" nas batalhas nas cidades, para que os destroços não fossem projectados a quilómetros de distância como aconteceria caso fosse "real",)

E se são mesmo fãs... aproveitem e comprem também a graphic novel Pacific Rim: Tales from Year Zero que serve de prequela à história.

... Os meus já vêm a caminho. :)


Neill Blomkamp prepara próximo projecto "Chappie"

Neill Blomkamp não pára, e depois de Elysium parece estar interessado em manter-se próximo do tema que tão bem conhece e tem abordado nos seus filmes. Em Chappie Neill parece querer repescar uma ideia que lhe tinha surgido há alguns anos sobre uma força policial robótica criada para patrulhar as zonas pobres e problemáticas.

De regresso estará o protagonista de District 9, mas que desta vez deverá interpretar o papel de "robot", com Dev Patel (Slumdog Millionaire) - ainda em conversações para - ser uma das pessoas desses bairros degradados.




Peter Jackson e The Desolation of Smaug

Peter Jackson partilha connosco mais alguns aspectos da produção de The Hobbit: The Desolation of Smaug. Ainda temos que esperar até Dezembro para ver este épico, mas... certamente vai valer a pena esperar. (E vamos lá ver se é desta que o resto da indústria se actualiza e se converte aos 48fps.)




segunda-feira, 8 de julho de 2013

The Host

Stephenie Meyer largou os vampiros e loisomens por uns tempos, e aventurou-se no mundo dos extra-terrestres com inspirações repescadas no clássico Invasion of the Body Snatchers de 1956 para o seu The Host. Desta vez não temos pessoas a serem clonadas dentro de vagens gigantes, mas sim pequenas criaturas extra-terrestres luminosas que se apoderam dos nossos corpos... mas que por vezes têm que lutar contra a consciência do hospedeiro, que mesmo sem controlo do corpo consegue "falar" com o invasor.

Com a realização (e argumento) a ficar a cargo de Andrew Niccol - que já nos trouxe o excelente Gattaca - estava com boas esperanças para este filme. No entanto Stephenie Meyer mostra que mesmo mudando de género se mantém fiel ao seu estilo; o que aqui se traduz numa jovem "hospedeira" que para além de tudo o resto, tem também que se preocupar com os seus "dois amores": o interesse amoroso da hospedeira... que não é o mesmo da sua invasora parasita extra-terrestre.

Ainda assim, é engraçado imaginar as considerações de um mundo invadido onde as pessoas podem não ser o que parecem - mas sem atingir o "terror" do body snatchers (nem sendo esse o objectivo) onde não existiam olhos luminosos para facilitar a vida aos espectadores ou aos personagens. Se bem que ter uma raça extra-terrestre com capacidade tecnológica para percorrer milhares de anos luz, e que depois nem sequer é capaz de localizar um grupo de refugiados (e cuja tecnologia na terra se parece limitar a ter veículos cromados)... é daquelas coisas que é sempre um pouco estranha.

domingo, 7 de julho de 2013

The Wolverine [Featurette]


Estamos prestes a rever o nosso herói temperamental com garras de adamantium no grande ecrã, e como tal é o momento ideal para descobrirmos um pouco mais sobre a história do filme. Hugh Jackon está de regresso como mutante em The Wolverine, e desta vez as coisas vão ser diferentes... pois parece que o nosso herói vai perder o seu poder regenerativo.

Não que isso fizesse qualquer diferença num filme em que teremos ninjas com fartura (será que moda dos filmes de ninjas vai regressar depois deste Wolverine? Com tantos reboots e remakes, e se até já o Karate Kid teve direito a isso, seria tempo de fazerem o mesmo com o American Ninja e todos os outros filmes de ninjas dos 80's. ;)

Fiquem com a featurette... e marquem o dia 25 de Julho no calendário, pois todos os caminhos vão levar às salas de cinema.




sábado, 6 de julho de 2013

Pacific Rim [Kaiju Featurette]


Com o Pacific Rim quase a chegar às nossas salas, temos mais uma featurette que nos dá a conhecer mais alguns detalhes dos gigantescos Kaiju - os monstros que vêm do fundo do mar e destroem tudo à sua frente.

Olhando para aquela tabela de escalas, continuo a suspeitar que tomaram alguma liberdade artística naquela cena que podemos ver no trailer em que um dos jaegers (os robots gigantes) usa um navio como "espada". Bem sei que temos navios para todas as dimensões, mas aquilo parece ser um navio "dos grandes", e no entanto parece ter metade da dimensão do robot.


Mas talvez seja essa a surpresa final... um super-mega-jaeger maior que os outros... ou então, foi mesmo algo adulterado para se conseguir ter a sensação de escala pretendida. (Considerando que também se tratam de robots que apenas são possíveis transportar por helicópteros devido à magia do cinema... temos que dar um desconto. :)

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Fast & Furious 6

Quem poderia imaginar que um simples filme "The Fast & The Furious" viria a tornar-se numa série de sucesso que já vai no seu sexto filme (e provavelmente sendo seguido por um sétimo, oitavo, e por aí fora?) Este Fast & Furious 6 não corre grandes riscos e segue a mesma fórmula já testada, apenas com ligeiras variações... Afinal, em fórmula ganhadora não se mexe.

Ao "volante" voltamos a ter Justin Lin, que volta a ser o realizador pela quarta vez nesta série; e nos actores... junta-se a família toda, Vin Diesel, Paul Walker, Dwayne Johnson, e todo o resto "da malta" dos filmes anteriores. Continuando longe de casa, a equipa volta a ser recrutada por Hobbs (Dwayne Johnson) para apanhar um perigoso criminoso que usa os veículos como ferramenta preferida para roubar as peças que precisa para construir uma perigosa arma que poderá desestabilizar o mundo.

Como se poderia esperar, estamos perante uma autêntica batalha automobilística que leva a acção e adrenalina a novos níveis, e com alguns novos "truques" na manga para tentarem surpreender o público.

Quem vai ver um filme F&F já sabe o que o espera, e por isso mesmo não há muito a dizer: quem gosta deste tipo de filmes vai continuar a gostar; quem não gosta não será por este Furious 6 que passará a gostar. Diga-se que o filme falha completamente a nível de desenvolvimento ou aprofundamento de qualquer um dos personagens; sendo que até os momentos que poderiam ser mais "pesados" são tratados de forma bastante light... Mas afinal, o que queremos é ver as cenas de acção e os carros, certo?

Para além das cenas exageradas e altamente ficcionadas, há no entanto uma que será capaz de incomodar até o mais ferrenho fã do género: a cena final é passada numa pista de um aeroporto militar, por onde os automóveis se vão debatendo e também com um avião à mistura. E tudo vai indo muito bem, até às tantas repararem que a cena já se aproxima dos 15 minutos, sempre com os carros a acelerar e o avião a andar... e que a brincar a brincar quereria dizer que pista teria que ter mais de 30Km de extensão... o que não é lá muito realista. Mas pronto... dá-se o devido desconto da magia cinematográfica.


quinta-feira, 4 de julho de 2013

Pacific Rim [Trailer]


Já saiu o quarto e último trailer de Pacific Rim, que está prestes a chegar às salas de cinema (12 de Julho nos EUA, 18 de Julho em Portugal).

Não há elementos novos que se possam ver neste trailer, que novamente se centra principalmente nas cenas épicas de combate entre os monstros e robots (há featurettes que nos dão a conhecer um pouco mais da história dos diferentes elementos do filme - se bem que não sei até que ponto seja melhor esperamos pelo filme para o vermos sem "preconceitos".)

Se este filme não for suficiente para vos obrigar a fazer uma visita a uma sala IMAX, não sei o que o poderá fazer. (Então ZON Lusomundo, para quando uma sala IMAX cá mais para cima?)


Estreias da Semana

Redemption - Redenção
Realizador: Steven Knight
Actores: Jason Statham, Lee Asquith-Coe, Benedict Wong


Correcção: o After Earth estreia na próxima semana (dia 11 de Julho) e não hoje como tinha sido indicado. Pedimos desculpa pelo erro.


The Sweeney - Em Força Contra o Crime
Realizador: Nick Love
Actores: Ray Winstone, Ben Drew, Hayley Atwell


Shadow Dancer - Dança de Sombras
Realizador: James Marsh
Actores: Clive Owen, Andrea Riseborough, Gillian Anderson


Despicable Me 2 - Gru o Maldisposto 2
Realizador: Pierre Coffin, Chris Renaud
Actores: Steve Carell, Jason Segel, Elsie Kate Fisher


Outras Estreias
  • Post Tenebras Lux
  • 3096 Tage - 3096 Dias
  • Hysteria - Boas Vibrações

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Dailies

Dexter está de Regresso


Já está de regresso o nosso assassino favorito para a sua última season: Dexter. O primeiro episódio mostra-nos um Dexter cada vez mais fora de controlo, com a sua irmã Morgan a estar igualmente em estado caótico - e com a chegada de uma nova personagem que desde logo se antevê que vá dar que falar: uma especialista em psicopatas que... rapidamente revela conhecer o segredo de Dexter.

Muita confusão, como se gosta... e vamos lá ver que tal é que Dexter se irá safar (ou não) no final desta série que se irá tornar clássica para a posteridade.


Terminator vai ter Reboot com nova Trilogia


Vamos ter mais filmes do Terminator, com o primeiro de uma nova trilogia a chegar em Junho de 2015. Seguindo a tendência actual, vai ser um "reboot", embora Schwarzenegger vá regressar de novo.

Vai ser uma série em "contra-relógio" pois em 2019 os direitos sobre o universo Terminator passam para as mãos de James Cameron... e será mais que provável que surja novo reboot. (Daqui por mais uns anos ainda temos um crossover Terminator-Avatar, ao estilo do Alien vs Predator. ;)


Captain Planet a caminho do cinema


Se por cá andavam na década de 90, certamente lembrar-se-ão de um dos super-heróis mais ecológicos de sempre, o Captain Planet. (Não deixa de ser curioso de que depois de tanto se apostar na preservação do ambiente, duas décadas depois se continue a assistir às coisas que vemos diariamente, e a todas as nações que "dizem que sim"... mas depois "fazem que não".) Talvez por isso mesmo este super-herói bem precise de maior tempo de antena.

E já que estão numa de "capitões" daquela época, porque não um reboot do Captain Power? (Isso é que era! :)


Novo Sapo Cinema


O SAPO Cinema foi remodelado e tem agora um aspecto mais moderno. Como sempre, as alterações não serão apreciadas por todos (e eu pessoalmente acho que a nova forma de apresentação dos filmes em estreia, embora tenha "mais estilo", é muito menos prática, obrigando a que se clique continuamente para circular pelos filmes em vez de serem apresentados numa lista. Mas, a equipa está sempre a melhorar o site, e pode ser que em breve surja uma nova opção de visualização ao estilo "antigo".


Curtas do Cinema

  • Carrie Fisher e Mark Hamill vão regressar no Star Wars  episode VII mas têm que ficar "em forma"
  • Resident Evil 6 chegará em Setembro de 2014
  • Transformers 4 vai ter a China como parte integrante da acção
  • Lex Luthor de Smallville (Michael Rosenbaum) quer ser o Lex em Man of Steel 2

terça-feira, 2 de julho de 2013

A Evolução do Aspect Ratio no Cinema


Curiosos por saber porque motivo tivemos televisores em formato 4:3, e porque motivo os ecrãs actuais são 16:9? O seguinte vídeo acompanha a evolução das imagens no cinema (e na televisão), e revelando o facto curioso de que os televisores adoptaram o formato 4:3 porque era o formato mais comum nos cinemas - tendo como efeito a redução do número de espectadores (que optavam por ficar em casa) - e que obrigou a que os cinemas se diferenciassem optando por formatos mais panorâmicos... e que décadas depois foi igualmente imitado pelos televisores 16:9 (e até 21:9, para quem os desejar.)


The Changing Shape of Cinema: The History of Aspect Ratio from FilmmakerIQ.com on Vimeo.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Under the Dome


Baseado no livro de Stephen King (e não no último filme dos Simpsons ;) esta série Under the Dome é sobre uma pequena cidade rural norte-americana que se vê isolada do mundo quando um misterioso campo de forças surge sobre ela.

O primeiro episódio serve para nos dar a conhecer os personagens que iremos acompanhar ao longo dos próximos tempos - e em que praticamente todos têm os seus próprios segredos; a par de um mistério/conspiração sobre um estranho "acumular" de reservatórios de gás... Temos também direito às previsíveis cenas de uma parede invisível com camiões a chocarem contra ela, casas (e vacas) que ficam cortadas ao meio, e... vamos lá ver como é que as coisas correm nos episódios seguintes.

... Esperemos que a opção não seja esticar indefinidamente a história para fazer render os episódios... pois não sei até que ponto o público estará disposto a esperar para começar a ter respostas e explicações. (E nem quero imaginar que depois seja algo inexplicável que simplesmente "aconteceu"!)

Related Posts with Thumbnails