sábado, 6 de julho de 2013

Pacific Rim [Kaiju Featurette]


Com o Pacific Rim quase a chegar às nossas salas, temos mais uma featurette que nos dá a conhecer mais alguns detalhes dos gigantescos Kaiju - os monstros que vêm do fundo do mar e destroem tudo à sua frente.

Olhando para aquela tabela de escalas, continuo a suspeitar que tomaram alguma liberdade artística naquela cena que podemos ver no trailer em que um dos jaegers (os robots gigantes) usa um navio como "espada". Bem sei que temos navios para todas as dimensões, mas aquilo parece ser um navio "dos grandes", e no entanto parece ter metade da dimensão do robot.


Mas talvez seja essa a surpresa final... um super-mega-jaeger maior que os outros... ou então, foi mesmo algo adulterado para se conseguir ter a sensação de escala pretendida. (Considerando que também se tratam de robots que apenas são possíveis transportar por helicópteros devido à magia do cinema... temos que dar um desconto. :)

3 comentários:

  1. Transportar de helicóptero? Nem os monstros nem os robots seriam possíveis sem a tal magia do cinema!
    https://www.youtube.com/watch?v=2zsKu12kY1g

    ResponderEliminar
  2. Um robô Jaeger Gipsy Danger mede 75 metros de altura na escala real . Se fosse construir uma máquina dessa em realidade mesmo . seriam gastos cerca de 5 bilhões de reais ( em moeda brasileira mesmo ), somente na sua estrutura anatômica . A tecnologia de controle poderia-se acrescentar mais uns 2 bilhões de reais , num total de 7 bilhões de reais investidos por cada robô gigante desse . Só que , para um robô desse pegar um navio cargueiro como uso de espada , ele tem que ser 10x maior que um navio cargueiro ( o maior até hoje teve cerca de 450 metros de comprimento sendo um petroleiro já desmontado ). Resumindo : 10x450=4500. 4,5 km de altura de robô! Então temos de 75 metros para 4500 metros de altura,a diferença é estratosférica ! Se trata de 60x o tamanho possivel de se construir economicamente em realidade uma máquina dessas. A não ser que exista alguém endinheirado com 420 bilhões de reais para construir um robô desses .......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 7 mil milhões de reais são menos de 2 mil milhões de dólares americanos. É o custo aproximado de um bombardeiro furtivo B-2. Os EUA construiriam 21 B-2 nos anos 90.

      E porque um robô teria de ser 10 vezes maior para pegar num cargueiro? O problema é o peso, não o comprimento/altura. Na idade média foram usadas espadas até 1,5 metros de comprimento, e os homens não tinham 15 metros de altura!

      Nessa questão tenho dúvidas é que um cargueiro aguentasse ser levantado daquela forma. A estrutura não está pensada para isso. Um navio é suposto ter o seu casco todo apoiado na água, ou em vários suportes ao longo de todo o seu comprimento quando em doca seca. Por exemplo o Titanic partiu a meio quando metade do casco foi levantada para fora de água quando começou a afundar. Se um robô gigante pegasse num cargueiro por uma das pontas do casco, acho que aconteceria algo parecido. Um submarino militar, que tem uma estrutura mais resistente, e a toda a volta, talvez desse para levantar e usar dessa forma. Um navio normal não.

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails