Se levam a sério a religião e não apreciam discutir esses assuntos ou que outras pessoas tenham opiniões diferentes, façam já o favor de parar por aqui - poupando-vos tempo e paciência (a vossa e a minha). Para todos os outros... este The Unbelievers é um documentário obrigatório, embora não vos vá dizer nada de novo.
Embora eu ache piada a estes temas - e tenha chegado à mesma conclusão "por mim" - confesso que gostei de ficar a conhecer a dupla de destaque deste documentário, Richard Dawkins (que escreveu The God Delusion) e Lawrence Krauss (A Universe From Nothing). A prova de que eu não exploro suficientemente este tema é o facto de nunca sequer ter ouvido falar deles até ao momento (embora tenha ficado agora a saber que Lawrence Krauss escreveu também um livro que já tenho há muiiiito tempo: The Physics of Star Trek :). Estes dois cientistas percorrem o mundo a debater as questões da ciência e religião - mais concretamente, do absurdo que a mesma é (ou pelo menos, da forma como é praticada/implementada).
Como se pode imaginar, é um tema polémico, e cuja resposta habitual dos grupos religiosos é a de insultos, ameaças, e tudo o demais em que estes "sacrilégios" se enquadrem...
Pelo meio, muitas coisas curiosas que certamente farão pensar todas as pessoas, independentemente do seu grau de "religiosidade". Como a questão da moralidade, que tem sido usada como "refém" pela religião, mas que na verdade não deveria estar sob a alçada de uma ameaça contínua pendente sobre as cabeças dos fiéis (se te portas bem vais para o céu; se te portas mal vais para o inferno); ou ainda da "vida após a morte"... ao qual alguém responde de forma magistral... "Se a religião já falhou de forma tão flagrante ao tentar explicar a origem da vida, será que deveremos acreditar no que ela nos diz quanto ao seu fim?"
segunda-feira, 30 de junho de 2014
The Unbelievers [Documentário]
domingo, 29 de junho de 2014
Once Upon a Candle [Curta]
Não há como não ficar surpreendido com as formas que algumas pessoas encontram para nos contar uma história. Se me dissessem que uma simples vela se poderia tornar no protagonista de uma história, eu poderia torcer o nariz... mas de depois de ver este Once Upon a Candle, irão certamente concordar comigo de que o resultado final está muito bem conseguido.
Uma simples vela dá corpo a um personagem que serve para nos contar uma verdadeira história de vida... luminosa até ao fim.
sábado, 28 de junho de 2014
Fury [Trailer]
Com saudades de ver um filme de guerra - da 2ª Grande Guerra, entenda-se - como os velhos clássicos do século passado? Eu também, e felizmente pareço não ser o único. David Ayer escreveu e realizou este Fury, que conta com um elenco de luxo encabeçado por Brad Pitt.
Se ainda não é desta que tenho a minha dose de um novo filme de submarinos, tenho algo que se aproxima disso... em terra. Fury leva-nos para o interior de um tanque de guerra onde para além da guerra contra os alemães na europa central, a tripulação tem também que se desenrascar com um soldado novato que lhes foi parar às mãos.
Guerra, tanques de guerra... não seria preciso dizer mais nada! Venha ele!
sexta-feira, 27 de junho de 2014
Transformers: Age of Extinction
Os acontecimentos deste filme passam-se alguns anos após o filme anterior, numa altura em que o Governo pede aos humanos que reportem todo o tipo de actividade ou artefactos alienígenas e trata os Autobots igualmente como inimigos a abater. Um inventor algo peculiar, e em risco de perder a sua quinta, vai descobrir por acidente um Optimus Prime desiludido com a raça humana e isso vai colocar a sua família (filha) na mira do governo que procura a todo o custo encontrar o líder dos Autobots para obter uma misteriosa peça de outro Transformer mais tenebroso com quem fizeram um pacto secreto.
Ora bem, com mais de duas horas e meia de filme, este Transformers enquadra-se na verdadeira definição de "blockbuster de Verão". Seria um filme que muitos outros não hesitariam em partir em dois (como está na moda), mas felizmente aqui a coisa é feita de uma só vez - e desta vez de forma mais equilibrada que o filme anterior (onde até "cansava" o excesso de acção.)
Sim, continuamos a ter muita acção, mas agora ligeiramente mais contida e pausada, e o facto de termos um Optimus Prime amargurado e desiludido com os humanos ajuda também a dar outro "tom" a tudo o que se passa. (Continuamos também a ter alguns planos excessivamente "americanizados", e que por vezes parecem ter sido metidos "à pressão", só porque "tinha que ser" - mas pronto... Michael Bay, que se poderia esperar?)
Enfim... considerando o preço que actualmente se paga pelos bilhetes de cinema, este Transformers: Age of Extinction dá precisamente o tipo de espectáculo que nos faz dizer que tivemos exactamente aquilo por que pagamos.
quinta-feira, 26 de junho de 2014
Poster de Gremlins tem "easter egg" de ET
Gremlins e ET podem ser filmes que pouco dizem aos jovens nascidos nas décadas mais recentes; mas para aqueles que passaram pelos 80 a ir ao cinema sempre que podiam, são filmes inesquecíveis com lugar cativo nas suas memórias. Hoje trago-vos uma curiosidade sobre algo que está no poster do filme Gremlins... e que provavelmente nunca repararam.
Embora não seja perceptível na maioria das imagens, um olhar mais atento sobre o botão das calças no poster oficial do Gremlins revela um símbolo que será imediatamente reconhecido por todos os que viram o E.T. - a famosa silhueta da bicicleta a voar em frente à lua, e que se viria a tornar no símbolo da Amblin Entertainment de Steven Spielberg.
E agora desculpem-me... pois fiquei com vontade de rever ambos os filmes! :)
[via SlashFilm]
Estreias da Semana
Transformers: Age of Extinction - Transformers: Era da Extinção
Realização Michael Bay
Com Frank Welker, Miguel Ferrer, Jeffrey Combs
Locke
Realização Steven Knight
Com Tom Hardy, Ruth Wilson, Andrew Scott
Words and Pictures - Por Falar de Amor
Realização Fred Schepisi
Com Clive Owen, Juliette Binoche, Keegan Connor Tracy
Mon Âme Par Toi Guérie - Minha Alma Por Ti Liberta
Realização François Dupeyron
Com Grégory Gadebois, Céline Sallette, Jean-Pierre Darroussin
Outras Estreias
- Cativeiro
- Yama No Anata - Para Além das Montanhas
Posted by
Carlos Martins
at
08:19
0
comments
Labels: Age of Extinction, Estreias, Locke, Transformers, Words and Pictures
quarta-feira, 25 de junho de 2014
Winter's Tale
Depois de se ter aventurado na realização de alguns episódios em séries como Fringe, Akiva Goldsman - produtor e argumentista de filmes como I Robot, I Am Legend, A Beautiful Mind, entre muitos outros - dá agora o salto para a realização de uma longa metragem. E o resultado é este Winter's Tale.
Com um elenco recheado de caras conhecidas - Colin Farrell, Russell Crowe, Jennifer Connelly, Will Smith, Jessica Brown Findlay - poderia antecipar-se que fosse um sucesso imediato. Em vez disso, o filme foi mal recebido pela crítica, dizendo que não estava à altura do livro... mas penso que serão comentários talvez demasiado injustos.
Winter's Tale é um verdadeiro "conto de fadas", em que o nosso protagonista, ao tentar escapar de um demónio que o criou, encontra uma rapariga em estado terminal por quem se apaixona imediatamente. Só que os problemas não deixam de o perseguir, e quando ela morre, ele perde a memória e as décadas passam por ele sem efeito... até que os acontecimentos novamente se alinham para que possa retomar o seu destino.
Mesmo não sendo o meu tipo de filme favorito, não deixei de ser transportado para o mundo de fantasia que nos é apresentado em Winter's Tale - onde até temos direito a cavalos voadores e tudo.
Se não foram ver o filme baseado nas críticas negativas, recomendo que reconsiderem e lhe dêem uma hipótese:
terça-feira, 24 de junho de 2014
Dailies
The Last Ship
Já estreou (nos EUA) uma das séries mais aguardadas deste ano, The Last Ship. Uma série de Michael Bay onde uma epidemia global dizimou praticamente todo o mundo, deixando algumas centenas de soldados e um par de cientistas com uma potencial cura, a bordo de um navio da Marinha que tinha estado em missão secreta no Ártico.
A ideia é engraçada e "promete", mas este primeiro episódio pouco ou nada faz para nos convencer disso - assemelhando-se a muitos outros episódios piloto de muitas outras (tentativas) de séries. Esperemos que os próximos episódios tragam novidades... pois se as coisas continuarem por este caminho... estamos mal.
O White Walker de Game of Thrones
Na maior parte das vezes não aparecem em cena por mais que alguns segundos, mas necessitam de "sofrer" horas de maquilhagem para poderem aparecer. Refiro-me às pessoas que são mundialmente famosas, mas poderiam passar em qualquer local sem serem reconhecidos: pessoas como Ross Mullan, que passam a vida atrás de máscaras nos filmes e séries em que entram. Ross Mullan será talvez melhor identificado como sendo o "White Walker" de Game of Thrones, e deu um entrevista onde explica um pouco do que o seu trabalho exige.
FEST 2014 já arrancou em Espinho
Se estiverem por perto, não deixem de dar um salto ao FEST 2014 em Espinho, um festival dedicado aos novos cineastas, e onde poderemos ver bem de perto muitas obras de pessoas que, daqui por uns anos, certamente tornar-se-ão nomes bem mais sonantes e conhecidos do grande público.
Este ano o FEST chega à sua 10ª edição, que terá lugar entre os dias 24 e 30 de Junho de 2014.
O evento procura criar um espaço onde jovens e promissores cineastas possam mostrar e promover o seu trabalho, assim como desenvolver os seus conhecimentos, partilhar oportunidades e criando novos públicos para o cinema independente.
O festival divide-se em várias categorias, competitivas e não competitivas, com duas categorias principais: curtas- metragens, por realizadores até aos 30 anos (Competição Lince de Prata); e longas-metragens de realizadores na sua primeira ou segunda produção, independentemente da sua idade (Competição Lince de Ouro).
O festival também compreende secções não competitivas: NEXXT, Flavours of the World, Be Kind Rewind e FEST Sound.
The Expendables 3 [Trailer]
Em 2010 Sylvester Stallone juntou um grupo de velhos heróis das décadas passadas (e não só) para criar um épico de acção. Quatro anos depois, já estamos a caminho do terceiro filme - The Expendables 3 - e a este ritmo parece-me que não terão fim à vista, continuando a dar ao público de agora um gostinho do que eram os grande "action movies" dos anos 80. :)
Trailer de Star Wars ao estilo Guardians of the Galaxy
Por muito que apreciemos os clássicos, é evidente as diferenças de edição e montagem que separam filmes com várias décadas dos actuais. Como ficaria um trailer de Star Wars re-editado segundo critérios mais recentes? É o que podemos ver já a seguir... e o resultado convence! :)
Posted by
Carlos Martins
at
10:44
0
comments
Labels: Dailies, FEST, Game of Thrones, Star Wars, The Expendables, The Last Ship, Trailers
segunda-feira, 23 de junho de 2014
Um Fim de Semana de Luxo... em 1984
Olhem-se para as estreias deste fim-de-semana, e torna-se mais que evidente que neste início de Verão de 2014 não está presente nenhum block-buster ou filme realmente apetecível. Algo que poderemos usar para comprovar o nosso bem conhecido "no meu tempo é que era", olhando para o incrível rol de estreias que este fim-de-semana nos trouxe no agora distante ano de 1984.
É que há 30 anos atrás, chegavam ao cinema, neste fim de semana, filmes como:
- Ghostbusters
- Gremlins
- Indiana Jones - Temple of Doom
- The Karate Kid
- Star Trek III
- Police Academy
- The Natural
- Top Secret!
domingo, 22 de junho de 2014
Mis-drop [Curta]
Já vos tenho trazido curtas que se destacam especialmente - e este Mis-drop será certamente uma das que merece figurar no top 5 das melhores que já por cá passaram. Nesta curta escrita e realizada por Ferand Peek temos um soldado espacial que é largado de uma nove para combater num planeta. A diferença é que a curta é passada quase na sua totalidade com a câmara apontada para o seu rosto, e onde apenas vamos conseguindo vislumbrar o que se passa através dos reflexos no seu capacete.
Vale mesmo a pena ver... é para isto mesmo que as curtas existem, demonstrando que nem todas as histórias têm que ser "esticadas" para longas-metragens.
sábado, 21 de junho de 2014
Nos bastidores do Escape From New York
É difícil passar por um filme dos anos 80 que hoje em dia não se tenha tornado num "clássico" (deve ser da idade), mas depois temos aqueles casos que se destacam dos demais, como é o caso de filmes como Escape From New York de John Carpenter.
Há sempre histórias curiosas sobre o processo de criação dos filmes, e este filme que nos deu a conhecer Snake Plissken não é excepção. Este filme foi inspirado pelo Planet of the Damned, que Carpenter viu alguns anos antes, levando a pensar numa história onde colocasse um herói numa situação "impossível de ganhar". Para interpretar o nosso herói (ou anti-herói, como preferirem) foram inicialmente considerados nomes como Chuck Norris e Tommy Lee Jones, que eram preferidos pelos estúdios uma vez que Kurt Russel já era "demasiado conhecido". Só que Carpenter achou que Norris era demasiado velho para o papel; e depois o facto de Russel já ter trabalhado com Carpenter num filme anterior, ajudaram a que fosse o seleccionado. (Também foram considerados Clint Eastwood e Charles Bronson - dá que pensar se este filme tivesse sido com algum destes actores! :)
O que é certo é que o personagem de Snake era intimidativo mesmo fora do estúdio, Russel conta que uma vez teve que que ir à baixa em St.Louis (onde o filme foi filmado), e não tendo ninguém disponível para o levar até lá, resolveu caminhar os três quarteirões até ao destino - indo completamente "equipado" com as armas e todo o aparato que usava no filme. Ao virar numa esquina deu de caras com um grupo de indivíduos de aspecto duvidoso que teria aterrorizado qualquer "turista"... só que bastou olharem para ele, e foram eles a ficar aterrorizados. :)
Fiquem com o trailer deste clássico, e com uma das cenas que deveria ter sido usada no início do filme mas que foi cortada por ser considerada demasiado confusa.
E já agora... sabem quem dá voz ao computador e à narrativa? A nossa igualmente bem conhecida (e presença habitual nos filmes de Carpenter) Jamie Lee Curtis! :)
sexta-feira, 20 de junho de 2014
Guardians of the Galaxy [Trailer]
A data de estreia de Guardians of the Galaxy vai-se aproximando, e por isso sucedem-se também novos trailers que nos permitem ir espreitando um pouquinho mais do que a Marvel nos reserva para esta aventura intergaláctica e com heróis um pouco menos conhecidos que os X-Men e Vingadores.
Não tendo acompanhado esta vertente da Marvel nos "comic books", vai ser um filme que irei ver sem grandes expectativas (a não ser as que são criadas automaticamente ao vermos as imagens que se seguem, e que fascinarão imediatamente qualquer apreciador de sci-fi "de acção".)
quinta-feira, 19 de junho de 2014
Dawn of the Planet of the Apes [Trailer]
Já temos o trailer final para Dawn of the Planet of the Apes, um filme que nos mostra o mundo 10 anos após os acontecimentos do último filme (Rise of the Planet of the Apes) e onde a raça humana vai sobrevivendo a custo, vítima de uma "gripe dos macacos".
Uma década depois do último contacto (leia-se: confronto), os humanos vão ter que se aventurar na floresta onde Cesar e a sua tribo têm estado durante todo esse tempo... e vão descobrir o quanto as coisas mudaram em 10 anos.
Dawn of the Planet of the Apes tem estreia agendada para o nosso país a 17 de Julho.
Estreias da Semana
Enemy - O Homem Duplicado
Realizador: Denis Villeneuve
Actores: Jake Gyllenhaal, Mélanie Laurent, Sarah Gadon
The Love Punch - Golpe de Amor
Realizador: Joel Hopkins
Actores: Pierce Brosnan, Emma Thompson, Louise Bourgoin
The Fault in Our Stars - Culpa É das Estrelas
Realizador: Josh Boone
Actores: Shailene Woodley, Ansel Elgort, Willem Dafoe
Ahí Va El Diablo - Aqui Vem o Diabo
Realizador: Adrián García Bogliano
Actores: Francisco Barreiro, Giancarlo Ruiz, Laura Caro
Outras Estreias
- Tom à La Ferme - Tom na Quinta
- Yves Saint Laurent
Posted by
Carlos Martins
at
08:25
0
comments
Labels: Enemy, Estreias, The Fault in Our Stars, The Love Punch
quarta-feira, 18 de junho de 2014
The 100 [Season 1 Finale]
Já chegou ao fim a primeira season de The 100, uma série onde 100 jovens delinquentes foram enviados para o solo depois de várias gerações terem sobrevivido em órbita numa estação espacial quando a Terra foi devastada por uma guerra nuclear.
Rapidamente este grupo vai descobrir que embora a Terra tenha voltado a ser habitável, existem também por cá outras pessoas (tribos) que sobreviveram, e com quem as relações têm sido bastante complicadas - de uns animalescos reapers, aos violentos grounders, e... como ficamos a descobrir no final desta temporada, os misteriosos Mountain Men - que encerram com chave de ouro o último episódio.
Embora se esteja perante uma "teenage series", felizmente não somos confrontados de forma exagerada com as questões amorosas e relacionamentos complicados - que existem, mas de forma bem mais suportável do que noutras séries sci-fi, como por exemplo, Starcrossed (que por acaso também teve um final da primeira season engraçado... mas não vai regressar para uma segunda season, nem irá deixar saudades). Em The 100 (spoilers ahead) depois do nosso grupo de sobreviventes conseguir derrotar os grounders, e enquanto os habitantes da estação espacial se lançam em direcção ao solo com poucas chances de sobrevivência - mas onde a alternativa será a morte certa, se permanecerem em órbita sem oxigénio - a coisa fica bem mais misteriosa, pois chegam um novo grupo de militares com tecnologia avançada que lança um gás que os adormece e os leva para Mount Weather, um bunker onde supostamente terá sobrevivido a elite durante todo este tempo: maioritariamente constituída por políticos e militares.
Vai ser engraçado ver de que forma a série irá progredir na 2ª season (ainda sem ter sido divulgado quantos episódios iremos ter), e este "confronto" entre um grupo de cientistas que sobreviveu em órbita, e um grupo que representa "o velho mundo" e que terá contribuído para o holocausto nuclear que se verificou.
Só pela sinopse, esta série tinha sido uma daquelas que me tinha deixado com vontade de a ver... e ainda bem que até agora a coisa tem decorrido dentro do que seria esperado.
terça-feira, 17 de junho de 2014
Lone Survivor
O filme conta-nos a história de uma equipa de Navy Seals que se infiltra em território inimigo para tentar capturar ou liquidar um líder Taliban, mas onde as coisas rapidamente saem fora do planeado quando são descobertos por um grupo de pastores.
Embora seja evidente que um filme militar deste tipo "apele" ao patriotismo norte-americano, achei que esse aspecto nem sequer foi muito exacerbado (face, por exemplo, a outros filmes de guerra) - e mais do que louvar os Navy Seals pelos seus processos de treino "arrasadores", isso acaba por ser feito mais para mostrar o espírito de equipa e grupo que une estes soldados do que propriamente as suas capacidades sobre-humanas. Aliás, não faltam situações em que os "erros" dos norte-americanos mostram que a realidade é bem diferente do que se vê nos filmes - a começar pelas comunicações, onde este grupo de tropas especiais tem que recorrer a um vulgar telefone satélite comercial (e que mesmo assim funciona mal).
Se metade do filme se centra nas tropas americanas, a outra metade mostra-nos que estas situações de conflito são bastante mais complexas do que muitas vezes se prefere pensar, e que nem todos os que andam de "toalhas enroladas" na cabeça são automaticamente terroristas. Como fica demonstrado pelo facto de ter restado um sobrevivente para contar a história, e que apenas resistiu graças a um aldeão que fez valer a tradição milenar da sua tribo, de proteger e prestar auxílio aos seus hóspedes.
Um filme de guerra que poderá servir para nos dar uma pequena ideia dos horrores da guerra vistos do terreno, e quanto o resto do mundo - que se preocupa com os impostos a o facto da loja do lado ter um preço de um produto 5 cêntimos mais barato - parece fazer parte de uma dimensão completamente diferente.
segunda-feira, 16 de junho de 2014
Que é feito de Geena Davis
Hoje em dia um pouco mais afastada dos cinemas, Geena Davis não teve falta de exposição na década de 80 e 90, em que entrou em inúmeros filmes icónicos - a começar pela sua estreia no Cinema com Tootsie. Naquela altura a sua aparição num episódio do Knight Rider terá passado certamente despercebida... mas depois de aparecer em filmes como The Fly, Beetlejuice, The Accidental Tourist, e claro... Thelma e Louise, o seu rosto passaria a fazer parte daquele rol de estrelas que todos identificam facilmente e imediatamente.
Neste novo século Geena Davis tem estado mais ausente, tendo tentado um programa próprio na TV "The Geena Davis Show" em 2000/2001, e ter feito de presidente na série "Commander in Chief" (2005/2006). Mais recentemente podemos vê-la no filme "In a World...", e no próximo ano poderemos vê-la num novo filme "Me Him Her" de Max Landis (escritor de Chronicle).
Actualmente com 58 anos, esperemos que Geena Davis ainda apareça em muitos e bons filmes pela décadas que se seguem.
domingo, 15 de junho de 2014
The Last Game [Curta]
Em época de mundial, a Nike não deixou passar a oportunidade de nos mostrar que tal os craques do futebol se comportariam quando uma organização maléfica os tenta substituir por jogadores cyborg que nunca cometem erros nem nunca se cansam.
Será esta curta uma premonição do que poderá vir a acontecer de verdade daqui por alguns anos? Quem sabe - o que sabemos é que por agora, o tempo é de diversão... e de futebol! :)
sábado, 14 de junho de 2014
Os 10 melhores efeitos especiais "reais"
Hoje em dia é inevitável que em qualquer filme se recorram aos efeitos digitais para tornar realidade algo que não deveria ser possível; mas, há efeitos especiais que são feito "na realidade", e que para além de terem tornado possíveis filmes icónicos bem antes do tempo em que os computadores poderiam dar uma ajuda, continuam a ser usados hoje em dia para dar a dose de realismo que apenas a realidade consegue dar... embora por vezes se possam considerar autênticas loucuras, como acontece no filme que ocupa a 2ª posição desta lista.
10. The Lord of the Rings Trilogy (2001-2003)
9. An American Werewolf in London (1981)
8. The Thing (1982)
7. The Ten Commandments (1956)
6. Star Wars: A New Hope (1977)
5. Jason and the Argonauts (1963)
4. 2001: A Space Odyssey (1968)
3. Royal Wedding (1951)
2. The Dark Knight Rises (2012)
1. Terminator 2: Judgement Day (1991)
sexta-feira, 13 de junho de 2014
The Messengers com Diogo Morgado [a sério]
Diogo Morgado tem dado que falar - particularmente quando alguém se lembrou de inventar que ele entraria na próxima temporada de Game of Thrones e a notícia se espalhou por todo o lado sem que ninguém se preocupasse em verificar a fonte da mesma - mas isso não invalida que brevemente o vejamos numa série que também merece a nossa atenção: The Messengers.
Um estranho enviado vindo do espaço chega à terra de forma "explosiva", ao mesmo tempo que um grupo de pessoas aparentemente aleatórias "morrem"... para depois regressarem à vida com a missão de impedirem um apocalipse que estará para se abater sobre o nosso planeta. Um início misterioso quanto baste para nos prender a atenção... esperemos que depois não se torne numa série cancelada a meio da primeira season. :P
Poderão ver as primeiras imagens desta série aqui (não permitem fazer o embed do vídeo.)
quinta-feira, 12 de junho de 2014
Great Horror Campout coloca-te no meio de um filme de terror
Gostas de filmes de terror em que um grupo de insuspeitos teenagers tem que enfrentar um grupo de zombies, canibais, aldeões psicopatas ou assombrações? Ris-te das suas decisões e achas que eras capaz de fazer melhor? Então este Great Horror Campout é a forma ideal de o demonstrares.
O Great Horror Campout é um acampamento onde os visitantes serão confrontados com todo o tipo de situações que habitualmente vemos neste tipo de filmes, e que desafia os participantes a "sobreviverem" até ao nascer do sol. Claro que ninguém estará verdadeiramente em risco... mas imagino que com o ambiente correcto, não será difícil que até o mais "corajoso" dos participantes fique em risco de dar uns valentes saltos com os sustos que serão pregados.
... Alguém quer adaptar a ideia e fazer algo idêntico por cá? :)
Constantine [Trailer - Série TV]
Já vos tinha trazido o primeiro trailer deste Constantine em versão televisiva - que felizmente vai ser mesmo em versão série e não apenas um "tele-filme" - e pelo que podemos continuar a ver, e esperemos que seja para durar por várias seasons.
E neste segundo trailer vemos também que a DC não deixa de mandar umas indirectas a potenciais ligações ao resto do seu universo de personagens, com uma breve aparição do capacete do Dr. Fate (faltando agora saber se aparecerá apenas como "easter egg" ou se irá mesmo ser usado para ir apresentando novos personagens aos espectadores televisivos.) Seja como for... venham de lá esta série, que (quase) até nos faz desejar que o Verão passe mais rapidamente.
Estreias da Semana
Brick Mansions - Bairro 13
Realização Camille Delamarre
Com Paul Walker, David Belle, RZA
Only Lovers Left Alive - Só os Amantes Sobrevivem
Realização Jim Jarmusch
Com Tom Hiddleston, Tilda Swinton, Mia Wasikowska
How to Train Your Dragon 2 - Como Treinares o Teu Dragão 2
Realização Dean DeBlois
Com Francisco Areosa, Virgílio Castelo, Paula Lobo Antunes
Outras Estreias
- Diamantes Negros
- Les Garçons et Guillaume, à Table - A Mamã, os Rapazes e Eu!
Posted by
Carlos Martins
at
08:17
0
comments
Labels: Brick Mansions, Estreias, How to Train Your Dragon, Only Lovers Left Alive
quarta-feira, 11 de junho de 2014
Trailer "honesto" de Top Gun desfaz as nossas memórias de criança
O filme Top Gun é um dos mais míticos exemplos do cinema dos anos 80, fazendo com que todos nós quiséssemos ser pilotos de caças de combate... e ser melhor que todos os outros claro; ao mesmo tempo que tínhamos uma grande mota e uma Kelly McGillis para as curvas; mas... será que tudo o que o filme prometia era realmente verdade? Nada como espreitar que tal o filme se comporta depois de se sujeitar a um "Honest Trailer".
E o resultado final... poderá destruir todas as boas memórias que tinham deste filme - mas ao menos fá-lo com uma boa dose de humor à mistura! ;)
terça-feira, 10 de junho de 2014
Como foi feito o anúncio da Old Spice a cavalo
O anúncio da The Old Spice com o homem a cavalo fez furor quando foi lançado, e a maioria das pessoas poderia imaginar que o mesmo teria sido feito com recurso aos efeitos de computador. Mas a verdade é que quase tudo se tratou de filmagens reais, como agora podemos ver.
... Até nos faz apreciar mais o trabalho de todos os que passam a vida nos bastidores fora do campo de visão da câmara, não é? :)
segunda-feira, 9 de junho de 2014
The LEGO Movie
Mesmo sendo um fã de filmes de animação - e obviamente dos LEGO - não tinha este The LEGO Movie no topo da lista de prioridades para ver, pelo que só agora é que lhe decidi dar uma oportunidade.
... E ainda bem que o fiz!
O filme conta-nos a história de um pequeno construtor num mundo LEGO, que se preza por seguir todas as regras e instruções - até que a chegada de uma estranha personagem vem virar todo o seu mundo de pernas para o ar, com a profecia de que ele é "especial" e o destino do mundo está nas suas mãos.
Ora bem... por onde começar?
O filme tem tantas vertentes, que não é simples falar dele. Para começar, temos um filme com LEGO que será sempre fascinante para os mais pequenos. Depois, vemos surgir no ecrã modelos LEGO nostálgicos para todos aqueles que já passaram por eles há algumas décadas. Temos ainda a dose hiper-condimentada de referências a dezenas (ou mais?) de outros filmes, séries, e demais cultura "pop-geek". E por fim, temos a vertente humana, que volta a centrar-se sobre aquilo que os LEGO são, podem ser, e deveriam ser.
Enfim: um filme obrigatório para pessoas de todas as idades, e ainda mais para todos aqueles que alguma vez sentiram a magia de criar mundos imaginários com estes pequenos blocos de plástico coloridos!
domingo, 8 de junho de 2014
A Rather Lovely Thing [Curta]
Se algumas curtas têm por objectivo nos divertir, outras acabam por nos fazer pensar em mil e uma coisas, sobre nós próprios e todos os que nos rodeiam. Esta "A Rather Lovely Thing" será uma das que pertence à segunda categoria, e de certeza que a vão adorar.
sábado, 7 de junho de 2014
Star Wars em versão "original"
Já sabemos que o processo criativo não é algo que aparece do nada. Todos os criadores têm algo que lhes serviu de base e de inspiração para criarem as suas obras, e o mítico Star Wars não é excepção.
Michael Hellman está a preparar um trabalho (Kitbashed) sobre as inspirações e influências que levaram George Lucas a criar o Star Wars da forma que todos conhecemos, e agora apresenta-nos uma versão do filme onde algumas das suas cenas foram substituídas pelas "originais" que lhes serviram de inspiração.
Por agora esta é apenas uma versão inicial da edição final que ele pretende fazer, contendo bastante mais cenas "originais", mas... já dá para ficar com uma ideia do projecto.
sexta-feira, 6 de junho de 2014
The Strain [Trailer]
Sóá falta pouco mais de um mês para estrear uma das mais aguardadas séries deste ano - The Strain - criada por Guillermo del Toro. E depois do curto teaser e trailer (de duranças bastante reduzida), chega-nos agora um trailer mais prolongados e onde se começa a revelar a ameaça que está para chegar.
Um avião onde misteriosamente morreram centenas de passageiros e sobreviveram apenas quatro pessoas; uma ameaça que parece vir de tempos imemoriais; e está dado o pontapé de partida para uma série que muito provavelmente me irá "obrigar" a ler a trilogia em livro que tenho em casa mas ainda não consegui ler! :)
Nos EUA o The Strain estreia a 13 de Julho, esperemos que não se tenha que esperar muito para que chegue ao nosso país.
300: Rise of an Empire
Depois do sucesso de 300 e da transposição do estilo gráfico de Frank Miller para o grande ecrã, era inevitável que os produtores quisessem continuar a facturar, e por isso... lá surgiu este 300: Rise of an Empire, que pretende dar continuação aos acontecimentos do primeiro filme, assim como explicar um pouco as origens do "malvado" Xerxes.
Desta vez, temos um desconhecido Noam Murro a sentar-se na cadeira de realizador (Zack Snyder continua a participar no projecto, como argumentista) e em vez da acção se centrar no Rei Leonidas e os seus 300 soldados, acompanhamos o comandantes das forças gregas, Themistocles, na sua luta contra o avanço aparentemente imparável dos imensos exércitos de Xerxes.
Quem tiver gostado do 300 pela acção irá também gostar desta continuação... mas a verdade é que sem o factor novidade, e com uma história que parece ter sido rematada à pressa, este filme está a "300 milhas" de distância do primeiro - e onde nem sequer a presença de figuras fortes como Eva Green são capazes de compensar a diferença. Sim, ficamos a conhecer as origens de Xerxes, de forma bastante apressada e resumida; mas de resto, tudo se limita à receita habitual de intercalar cenas de conversa com cenas de acção com violência q.b. e muito sangue 3D a saltar em direcção ao ecrã (e com o excesso de cenas em "slow-motion" a já acusar o peso da idade deste efeito... especialmente quando usado de forma exagerada, como aqui acontece.)
É pena... mas este 300: Rise of an Empire vai juntar-se aos muitos filmes que servirá de exemplo de como as sequelas são (quase) sempre piores que os originais.
quinta-feira, 5 de junho de 2014
I'll Follow You Down [Trailer]
Curiosos por saber o que anda a fazer o miúdo que via "dead people" e que tentava encontrar uma alma em A.I.? Então só têm que esperar por este I'll Follow You Down, um filme que junta Haley Joel Osment a Rufus Sewell e Gillian Anderson para uma história com viagens no tempo.
O filme é de 2013, mas parece que já tem estreia oficial marcada para Agosto deste ano nos EUA (falta saber quando é que chegará ao nosso país).
Estreias da Semana
Maleficent - Maléfica
Realização Robert Stromberg
Com Elle Fanning, Angelina Jolie, Jude Law
A Million Ways to Die in the West - Mil e Uma Maneiras de Bater as Botas
Realização Seth MacFarlane
Com Seth MacFarlane, Charlize Theron, Liam Neeson
Fading Gigolo - Quase Gigolo
Realização John Turturro
Com Liev Schreiber, Sofía Vergara, Sharon Stone
The Quiet Ones - Experiência Sobrenatural
Realização John Pogue
Com Jared Harris, Sam Claflin, Olivia Cooke
Charlie Countryman - Uma Morte Necessária
Realização Fredrik Bond
Com Shia LaBeouf, Evan Rachel Wood, Mads Mikkelsen
Outras Estreias
- A Vida Invisível
- Mistaken for Strangers
Posted by
Carlos Martins
at
08:15
0
comments
Labels: A Million Ways to Die in the West, Charlie Countryman, Estreias, Fading Gigolo, Maleficent, The Quiet Ones
quarta-feira, 4 de junho de 2014
As reviravoltas de Game of Thrones
O Game of Thrones é conhecido pelas suas reviravoltas inesperadas e pela implacável eliminação de personagens quando menos se espera - como se pode ver por uma célebre decapitação na primeira season que serviu logo de demonstração. Desde então têm surgido mais alguns episódios com acontecimentos que deixam os fãs de queixo caído, e no episódio The Mountain and the Viper (8º episódio da 4ª season) isso volta a acontecer.
Se acompanham o Game of Thrones e ainda não viram este episódio, fiquem já por aqui. Mas se já viram ou não se preocupam com spoilers, espreitem o seguinte vídeo onde vemos algo que ainda se torna mais interessante que os próprios acontecimentos do episódio: a reacção de um grupo de espectadores à inesperada cena final de combate entre "The Red Viper" e "The Mountain"... um combate que decidirá o futuro de Tyrion Lannister, que pediu um "julgamento por combate" para tentar escapar à morte certa.
... Este é um daqueles episódios que realmente merece ser visto com amigos e uma câmara a gravar as suas reacções, como acontece no vídeo a seguir. :)
terça-feira, 3 de junho de 2014
Os erros de Gravity - por Neil deGrasse Tyson
Há uma fina linha que separa o realismo dos filmes de ficção científica do realismo dos filmes de ficção correctamente científica; e por muito que os criadores dos filmes queiram manter o máximo de realismo, por vezes as necessidades artísticas fazem com que seja necessário dobrar um pouco as regras da realidade.
Gravity foi um dos filmes de ficção que muito se esforçou por manter as coisas correctamente científicas, chegando ao ponto de nos fazer ouvir o som apenas quando sentido pelas vibrações transmitidas por objectos físicos - já que no vácuo do espaço "ninguém nos ouviria gritar". Mas nem Gravity está isento de erros... como Neil deGrasse Tyson (que podemos acompanhar semanalmente na nova série Cosmos) nos explica.
Fiquem com as suas explicações, e não percam os seus episódios do Cosmos, que nos dão a conhecer bastante episódios da ciência que infelizmente não têm o destaque que mereciam.
segunda-feira, 2 de junho de 2014
Cloverfield com imagem estabilizada
O filme Cloverfield deu muito que falar na altura em que chegou às salas de cinema, e trouxe-nos a uma mistura de filme de monstros com filmagem à Blairwitch Project, na qual a acção era filmada por um dos personagens com a sua handycam. Como tal, isso faz com que grande parte das cenas sejam uma verdadeira "confusão" de movimentos - e foi algo que foi agora corrigido com uma versão que aplicou um sistema de estabilização de imagem que nos permite ver a acção tal como muitos desejariam ter podido vê-la.
Obviamente, quando o movimento é demasiado, o processo de estabilização faz com que a imagem acabe por adquirir um novo efeito "artístico", mas... considerando que esta versão apenas irá ser vista por quem já viu o original (ou quem tentou vê-lo e desistiu precisamente por se ter fartado de olhar para as filmagens com excesso de movimento), o resultado é sempre interessante.
Não me parece que o filme se vá manter online durante muito mais tempo (pelo menos em serviços "oficiais" de streaming) pelo que, aproveitem enquanto dura.
domingo, 1 de junho de 2014
Ghost in the Shell em imagem real
O Ghost in the Shell é um clássico da animação "anime" e que muito tem inspirado outras obras (o próprio Matrix começou por ser uma tentativa de fazer este filme em imagem real). Agora, um grupo de artistas quer fazer a coisa mais literalmente, e em jeito de homenagem recriar fielmente a sequência inicial do filme em imagem real... e parecem estar bem encaminhados.
... Agora só falta o resto do filme. :)


.jpg)
.jpg)
.jpg)


























.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)







