segunda-feira, 30 de junho de 2014

The Unbelievers [Documentário]

Se levam a sério a religião e não apreciam discutir esses assuntos ou que outras pessoas tenham opiniões diferentes, façam já o favor de parar por aqui - poupando-vos tempo e paciência (a vossa e a minha). Para todos os outros... este The Unbelievers é um documentário obrigatório, embora não vos vá dizer nada de novo.

Embora eu ache piada a estes temas - e tenha chegado à mesma conclusão "por mim" - confesso que gostei de ficar a conhecer a dupla de destaque deste documentário, Richard Dawkins (que escreveu The God Delusion) e Lawrence Krauss (A Universe From Nothing). A prova de que eu não exploro suficientemente este tema é o facto de nunca sequer ter ouvido falar deles até ao momento (embora tenha ficado agora a saber que Lawrence Krauss escreveu também um livro que já tenho há muiiiito tempo: The Physics of Star Trek :). Estes dois cientistas percorrem o mundo a debater as questões da ciência e religião - mais concretamente, do absurdo que a mesma é (ou pelo menos, da forma como é praticada/implementada).

Como se pode imaginar, é um tema polémico, e cuja resposta habitual dos grupos religiosos é a de insultos, ameaças, e tudo o demais em que estes "sacrilégios" se enquadrem...

Pelo meio, muitas coisas curiosas que certamente farão pensar todas as pessoas, independentemente do seu grau de "religiosidade". Como a questão da moralidade, que tem sido usada como "refém" pela religião, mas que na verdade não deveria estar sob a alçada de uma ameaça contínua pendente sobre as cabeças dos fiéis (se te portas bem vais para o céu; se te portas mal vais para o inferno); ou ainda da "vida após a morte"... ao qual alguém responde de forma magistral... "Se a religião já falhou de forma tão flagrante ao tentar explicar a origem da vida, será que deveremos acreditar no que ela nos diz quanto ao seu fim?"


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails