sábado, 21 de junho de 2014

Nos bastidores do Escape From New York


É difícil passar por um filme dos anos 80 que hoje em dia não se tenha tornado num "clássico" (deve ser da idade), mas depois temos aqueles casos que se destacam dos demais, como é o caso de filmes como Escape From New York de John Carpenter.

Há sempre histórias curiosas sobre o processo de criação dos filmes, e este filme que nos deu a conhecer Snake Plissken não é excepção. Este filme foi inspirado pelo Planet of the Damned, que Carpenter viu alguns anos antes, levando a pensar numa história onde colocasse um herói numa situação "impossível de ganhar". Para interpretar o nosso herói (ou anti-herói, como preferirem) foram inicialmente considerados nomes como Chuck Norris e Tommy Lee Jones, que eram preferidos pelos estúdios uma vez que Kurt Russel já era "demasiado conhecido". Só que Carpenter achou que Norris era demasiado velho para o papel; e depois o facto de Russel já ter trabalhado com Carpenter num filme anterior, ajudaram a que fosse o seleccionado. (Também foram considerados Clint Eastwood e Charles Bronson - dá que pensar se este filme tivesse sido com algum destes actores! :)

O que é certo é que o personagem de Snake era intimidativo mesmo fora do estúdio, Russel conta que uma vez teve que que ir à baixa em St.Louis (onde o filme foi filmado), e não tendo ninguém disponível para o levar até lá, resolveu caminhar os três quarteirões até ao destino - indo completamente "equipado" com as armas e todo o aparato que usava no filme. Ao virar numa esquina deu de caras com um grupo de indivíduos de aspecto duvidoso que teria aterrorizado qualquer "turista"... só que bastou olharem para ele, e foram eles a ficar aterrorizados. :)

Fiquem com o trailer deste clássico, e com uma das cenas que deveria ter sido usada no início do filme mas que foi cortada por ser considerada demasiado confusa.

E já agora... sabem quem dá voz ao computador e à narrativa? A nossa igualmente bem conhecida (e presença habitual nos filmes de Carpenter) Jamie Lee Curtis! :)





Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails