sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

The Hunger Games: Catching Fire


Os nosso heróis esfomeados estão de regresso em The Hunger Games: Catching Fire. Depois de terem vencido a 74ª edição dos jogos, e inspirarem os distritos a revoltarem-se de forma cada vez mais aberta contra a opulência e brutalidade com que o Capitólio os trata, as regras são alteradas de forma a acabar com estes símbolos de esperança.

Desta vez os jogos passam a ter como concorrentes os diversos vencedores das edições anteriores, e onde o único propósito é garantir que Peeta e (especialmente) Katniss não saiam vivos da arena de jogo. Por isso mesmo torna-se mais importante que nunca fazer algumas alianças... mas a grande questão é saber em quem confiar, e até que ponto é que essa confiança poderá ser levada até ao final, onde apenas um poderá sobreviver.

Mas... há também alguns planos de bastidores que vão apanhar os nossos heróis de surpresa, e marcar o ponto de partida para o filme que se seguirá e onde a guerra aberta será inevitável.

Depois do filme anterior, este "Catching Fire" faz precisamente aquilo que o seu nome indica: a temperatura está a subir cada vez mais, e as críticas sociais mostram que o ponto da insustentabilidade já foi ultrapassado. Como não li os livros, não faço ideia de como isto irá acabar... mas espero ansioso pelo próximo filme - ou melhor dizendo, filmes: pois o próximo The Hunger Games: Mockingjay também seguiu a fórmula recente de ser dividido em duas partes (enquanto não são três, já não é mau!)

... Agora é esperar por Novembro, para ver no que resulta todo este "fogo"...

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Cinemas querem trailers mais curtos e sem spoilers


A Associação Nacional de Donos de Cinemas nos EUA quer limitar a duração dos trailers dos filmes a um máximo de dois minutos (cortando 30 segundos ao que é habitual) e que só possam ser exibidos a menos de cinco meses da sua data de estreia.

Os donos dos cinemas dizem que isto surge em resposta às críticas dos espectadores, que têm que lidar com trailers demasiado longos e que muitas vezes revelam "tudo" sobre o filme (algo com que concordo plenamente - mas não penso que isto esteja directamente relacionado com o tempo do trailer mas sim com o que nos é apresentado no mesmo). A associação quer também que os cinemas deixem de ter cartazes e material promocional dentro dos cinemas relativos a um filme se este não for estrear a menos de quatro meses dessa data.

Não sei bem qual é a diferença que tem fazer promoção a um filme que está a seis meses de distância e é mais "mediático" do que poder fazê-lo apenas a quatro meses... se bem que... dentro de cada cinema, acho muito bem que seja cada um dos donos a decidir o que quer fazer e pronto.

A minha única questão é saber se o interesse desta associação em reduzir o tamanho dos trailers se deve mesmo a proteger os espectadores de spoilers... ou de simplesmente ganhar mais tempo para nos apresentar publicidade nas salas.

Estreias da Semana

Jack Ryan: Shadow Recruit - Jack Ryan: Agente Sombra
Realizador: Kenneth Branagh
Argumento: Adam Cozad, David Koepp,
Actores: Keira Knightley, Chris Pine, Kevin Costner


I, Frankenstein - Eu, Frankenstein
Realizador: Stuart Beattie
Argumento: Stuart Beattie, Kevin Grevioux
Actores: Aaron Eckhart, Bill Nighy, Miranda Otto


Saving Mr. Banks - Ao Encontro de Mr. Banks
Realizador:  John Lee Hancock
Argumento: Kelly Marcel, Sue Smith
Actores: Tom Hanks, Emma Thompson, Colin Farrell


Nymphomaniac (Volume II) - Ninfomaníaca (Parte II)
Realizador:  Lars von Trier
Argumento: Lars von Trier
Actores: Charlotte Gainsbourg, Stellan Skarsgård, Shia LaBeouf





Outras Estreias
  • Tu Xia Chuan Qi - Legend of Kung Fu Rabbit - Coelho Kung Fu
  • Thérèse Desqueyroux

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Aprende a ser um artista com os melhores da indústria de jogos


Querem aprender a criar aquelas fantásticas imagens que vemos em jogos e filmes mas não sabem por onde começar? Agora já não há desculpas, alguns dos melhores artistas da área, responsáveis pelo design de alguns dos jogos mais conhecidos dos últimos, juntaram-se para partilhar alguns dos seus segredos que foram agregadas nesta série de livros chamada VERTEX.

E por esta altura - tal como eu - já devem estar a imaginar: pois... era fixe mas deve ter um preço proibitivo... Mas "lamento" informar-vos que não é o caso. Este livros estão disponíveis para download GRATUITAMENTE, embora possam - e devam - fazer um donativo via PayPal do valor que acharem justo.

Os dois primeiros livros já estão disponíveis e podem ser vistos e descarregados no site.



terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Escape Plan

Serei altamente suspeito para falar deste filme, uma vez que sou fã especial de filmes sobre a fuga de prisões futuristas (ou até não futuristas, pois até a fuga de prisões como Alcatraz se tornam num bom tema.) Em Escape Plan temos o reencontro de dois pesos-pesados do cinema da década de 80 e que querem demonstrar que ainda estão para as curvas: Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger.

Na cadeira de realizador temos Mikael Håfström (1408, The Rite) que parece ter tirado folga do tema sobrenatural para se aventurar na ficção "prisional".

Stallone é Ray Breslin, um especialista de segurança que é capaz de escapar de todas as prisões onde se tem infiltrado de forma incógnita como parte do seu trabalho. Mas em breve vai receber uma proposta que irá pôr à prova todas as suas capacidades - numa prisão construída com base nos seus próprios relatos, de forma a ser verdadeiramente à prova de fugas.

O filme não vai merecer nenhum óscar, mas como disse logo desde o início, eu sou fã deste tipo de filmes. Portanto, para mim estava praticamente garantido que iria gostar - a não ser que se esforçassem bastante para o arruinar. O filme tem muitas cenas à "80's" e também muitas pontas soltas e inexplicadas sobre as quais não nos deveremos sequer debruçar... pois senão o filme desmorona-se como um castelo de cartas. Mas, enquanto entretenimento pipoqueiro para (re)ver estes dois velhos oponentes agora a trabalhar lado a lado... cumpre perfeitamente.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Programa Fantasporto 2014 no Google Calendar


Como manda a tradição, cá estamos nós novamente a fazer "serviço público" e a disponibilizar o programa do Fantasporto 2014 em versão digital e para que possam facilmente adicioná-lo ao Google Calendar ou a outros programas e dispositivos que tenham.

Quero lembrar-vos que, como é tradição, o programa do Fantasporto pode sofrer alterações de última hora, pelo que... não deixem de o confirmar no átrio do Rivoli.

No caso de ainda terem o calendário adicionado dos anos anteriores, não necessitarão fazer nada (só reactivá-los se for caso disso), pois o programa para os filmes deste anos deverá aparecer-vos automaticamente.


Para adicionarem o programa do Fantas aos vossos calendários, basta irem à vossa página do Google Calendar e, nos "outros calendários" escolherem "adicionar por URL", e introduzirem os links que se encontram ali em cima.

Para os possuidores de iPhones e Android, podem também fazê-lo, permitindo-vos aceder ao programa comodamente a partir do vosso smartphone, com todas as actualizações a serem feitas de forma automática.



[click here for the English Version on livejournal]

domingo, 26 de janeiro de 2014

Junk Head 1 [Curta]


Já tínhamos falado desta curta de animação chamada Junk Head 1, mas agora temos a possibilidade de a ver na íntgra, pois o seu criador -Takahide Hori - disponibilizou-a na Internet e está a angariar fundos para fazer um Junk Head 2.

Esta curta de animação stop-motion foi feita apenas por ele, tendo demorado quatro anos a ficar concluída. E agora, todos podem ver os 30 minutos que resultaram desse trabalho e dedicação. Acham que seriam capazes de dedicar todos os vossos tempos livres ao longo de todo este tempo para fazerem algo assim? :)

sábado, 25 de janeiro de 2014

Efeitos Visuais do The Wolf of Wall Street


Que a grande maioria dos filmes de ficção recorre a efeitos visuais para nos transportar para o espaço e/ou planetas distantes, isso já todos sabemos - mas o que poderá não ser tão conhecido é que a redução de custos que este tipo de efeitos possibilita com os potentes computadores da actualidade faz com que a eles se recorra até em filmes que à partida se imaginaria não ser necessário.

Veja-se o caso do The Wolf of Wall Street. A maioria dos espectadores poderá ver o filme pensando que tudo aquilo que está a ver foi filmado directamente pela câmara. Mas a verdade é bem diferente, como o seguinte vídeo demonstra. Mesmo cenas tão simples como uma conversa no jardim ou à porta de uma casa são completamente fabricadas digitalmente.

Sem dúvida que os produtores gostarão de evitar umas viagens para os diferentes locais, e fazer todas as filmagens dentro de um estúdio em frente aos ecrãs verdes - mas... não deixa de ser algo que nos relembra que muitas vezes o cinema se limita a ser uma "fachada ilusória".

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Fantasporto 2014


Como em qualquer edição do Fantasporto que se preze, o programa está sempre sujeito a alterações de última hora, mas para quem se dirigir ao Rivoli a partir do póximo dia 28 de Fevereiro - já poderá usar o programa oficial para ir marcando as suas preferência (isto para quem não optar pela nossa solução... de ir a tudo! :)

Em breve também teremos o programa disponível em versão calendário digital, para que possam facilmente seguir o festival de  forma mais cómoda.



34th OPORTO INTERNATIONAL FILM FESTIVAL| FANTASPORTO 2014

Sexta,28 de Fevereiro

Grande Auditório
  • SESSÃO DE ABERTURA OFICIAL FANTASPORTO 2014
    21.00- Vampire Academy de Mark Waters (EUA) - P&P – VO ingl leg. port.
    Rose Hathaway, uma dhampir, meio-vampira e meio-humana, está em formação para ser Guardiã, com muitos outros candidatos. A sua missão será proteger os vampiros bons (os Moloi) dos maléficos Strigoi…
  • HOMENAGEM A VICTOR FLEMING
    23.15– Fantas Classics: The Wizard of Oz de Victor Fleming (EUA) – 102 min -FC – VO ingl. leg. port.
    Nesta nova secção do Fantas, uma homenagem a um dos grandes senhores do cinema mundial, Victor Fleming. “The Wizard of Oz”,estreado há 75 anos, deu a conhecer uma das maiores estrelas do cinema, alindíssima Judy Garland, e foi um dos filmes candidatos aos Óscares. Seráexibido em versão restaurada em suporte digital 2D.


 Pequeno Auditório
  • 21.00- La Casa del Fin de Los Tiempos de Alejandro Hidalgo (Venezuela) – 100 min - CF (ANTESTREIAMUNDIAL)– VO leg. ingl.
    Uma mãe de família regressa à sua velha casa onde testemunha estranhas aparições que concretizam uma profecia já com 30 anos. Asenhora procura decifrar o mistério e a tragédia que tanto atormentaram a suavida…Arrepios vindos de um país até agora inédito no Fantas.
  •  23.00– Industry Screenings - Jinga Films - Deranged de Neil Jones (Espanha) - VO ingl.


Sábado,1 de Março

Grande Auditório

  • 14.00– Bloodlustde Richard Johnstone (GB) [ANTESTREIA MUNDIAL] – 78 min - CF – VO ingl leg.Port
    Esta nova produção da Raven foi concluída há poucos dias. Será o primeiro filme em competição. Tenham arrepios. Tragam roupa quente!
  • 15.45– Cheatin’ deBill Plympton (EUA) - 76 min - CF – VO ingl leg. port
    Um casal de apaixonados com uma longa e exemplar relação, encontra uma perversa mulher que concebe uma teia de acontecimentos que faz crescer a suspeita, o ciúme e o ódio entre o marido e mulher… É um prazer voltar a ter Bill Plympton no Porto.
  • 17.00– The Crypt de Mark Murphy (GB) [ANTESTREIA MUNDIAL] – 83 min - CF - VO ingl leg.port
    A Igreja encarrega um grupo de investigadores de inquirir as circunstâncias da morte de um grupo de jovens na cripta de um convento.
  • 19.00– O Espinho da Rosa de Filipe Henriques (Portugal/Guiné Bissau) [ANTESTREIA MUNDIAL] – 97min - CF/PCP – VO port leg. ingl
    O procurador do Ministério PúblicoDavid Lunga é ameaçado pelos terríveis segredos de Rosa, uma bela e misteriosa mulher pela qual está apaixonado. Que mistérios esconde a bela mulher?Antecedido por... Project Gideon de Fabrício de Carvalho (Portugal) [ANTESTREIAMUNDIAL] – 2 min - CF Curtas/PCP
  •  21.15– Sugar Kisses de Carlos Cuarón (México) [ANTESTREIA EUROPEIA] - SR - VO leg.ingl|port
    Um amor juvenil numa metrópole mexicana, com bairros deteriorados, altares à Santa Morte e todos os acontecimentos que podem contaminar uma família, desde os maus tratos injustificados até à violência sexual…
  •  23.15– Haunter deVincenzo Natali (Canadá/França) 97 min - SR – VO ingl leg. port
    Um thriller de terror em que o fantasma de uma teenager morta há vários anos regressa ao mundo dos vivos. Natali está de volta ao Porto... Para ganhar o festival pela terceira vez?
    Antecedido por... Anger of the Dead de Francesco Picone (Itália) - 15 min - CFCurtas + Blind Date de Claudia Clemente (Portugal) – 9 min - CFCurtas/PCP


Pequeno Auditório
  • 15.15– Johnny Christ de Mark Maggiori (EUA) -99 min - P&P – VO ingl
    Larry Dagger é um antigo piloto de corridas desempregado que, uma noite, encontra um homem deitado na estrada, ferido e nu, com uma estranha semelhança física com Cristo. Esse incidente acabará por mudar a vida da Larry e da sua família para sempre… Uma das surpresas deste Fantas.
  • 17.15 – Curtas da Catalunha - 99 min - FS – VO leg. ingl:
    The Disorganized Crime deStephan Hofmann – 15 min
    The Olive Tree deFrederic Menchón - 16 min
    Mundane Interests Bar Mut de Christian Molina e Ramses Albiñana – 16 min
    Distopia de Jeffrey Frigula - 13 min
    You Are a Terrorist de Antoni Solé – 11 min
    Blue Division deSergi Marti Maltas – 13 min
    Scuffle de Alex Brendemühl - 14 min
  • 21.00 – Viral de Lucas Figueroa (França) [ANTESTREIA MUNDIAL] - 95 min - SR - VO leg. ingl
    Uma comédia deacção e suspense em que um jovem é seleccionado para ser a imagem de uma grande superfície no centro de Madrid (uma loja FNAC) durante uma semana. Só que aloja é palco de estranhos fenómenos .
  • 23.00 – Industry Screenings – Cyclope Vision - Preaching to the Prevert (Remastered) de Stuart Urban(GB) - 100 min - VO ingl



Domingo, 2 deMarço

GrandeAuditório
  • 14.30 – Sparks de Todd Burrows e Christopher Folino (EUA) [ANTESTREIA EUROPEIA] – 97 min - CF - VO inglleg. port
    Sparks é um justiceiro mascarado que descobre o lado obscuro do heroísmo. A perseguição ao mais notório criminoso da nação deixa a vida e a reputação de Sparks em ruínas… Mais uma adaptação do super-herói da BD ao cinema.
    Antecedido por... Drunker Than a Skunk de Bill Plympton(EUA) 4 min - CF Curtas
  •  16.30 – Kung Fu Divas deOnat Diaz (Filipinas) [ANTESTREIA EUROPEIA] – 115 min - CF/OE - VO leg.ingl|port
    Comédiade acção filipina em que a protagonista Charlotte, a única de uma família de rainhas de beleza que ainda não tem um título, trata de o conseguir num concurso que será a sua última chance, com ajuda de sua mãe… Divertido, pleno de acção e lindíssimo.
  • 18.30 – Pecado Fatal deLuís Diogo (Portugal) [ANTESTREIA MUNDIAL] – 90 min - SR/PCP – VO port leg. ingl
    Um rapaz e uma rapariga apaixonam-se. O homem leva-a para uma noite de sexo rápido na casa de um amigo. Dado que a rapariga ainda dorme, ele sai de casa, deixando-a ao cuidado do amigo. Mas os acontecimentos precipitam-se e quando o amigo se apaixona pela mulher, as coisas complicam-se ainda mais...
  •  21:15 – ColdComes The Night de Tze Chun (EUA) – 90 min - SR – VO leg. port
    A dona de um motel e a filha são raptadas por um criminoso com largo cadastro que está quase cego e procura utilizá-las como forma de recuperar o dinheiro que lhe foi roubado por um polícia corrupto… Um thriller à"Fargo".
  • 23:15 – Shield Of Straw deTakashi Miike (Japão) - 124 min – CF – VO leg. ingl|port
    Miike é um dos filhos do Fantas. Desde “Fudoh”, o seu primeiro filme para cinema, que têm passado pelo Porto com muitos dos seus filmes. Esteve em Cannes na Selecção Oficial. Neste enredo, o psicopata Kunihide Kyomaru entrega-se à polícia depois de ter assassinado uma menina de sete anos, mas o riquíssimo pai da vítima oferece uma recompensa a quem matar Kunihide.
    Antecedido por... Honeymoon Suite de Zao Wang (China) - 14 min - CF Curtas + Rabbitland de Ana Nedeljkovic e Nichola Majdak (Sérvia) – 8 min - CF Curtas


Pequeno Auditório
  • 15:15– Curtas Francesas  1– Unifrance - 92min - FS – VO fra
    As it used to be de Gonzalez Clement – 8 min
    Batz de Max Maled –8 min
    Blue Me Up de Estelle Charrié – 3 min
    EveFait de la Resistance de Cléo Biasini – 4 min
    I’m a Sharpener de Mahdi Lepart – 14 min
    Je Veille sur Vous de Elodie Fiabane – 18 min
    L’Usine, l’Autre Nuit de Nathalie Giraud e Timothée Corteggiani – 16 min
    La Boîte de Bruno Richaud – 15 min
    La Femme en Rouge de Greg Soussan – 4 min
  • 17:15– Especial Cineclube de Avanca (Portugal) - 84 min – FS – VO port
    Só de Nuno Fragata –6 min
    Palui de Carlos Silvae Pedro Carvalho de Almeida – 4 min
    X&Y de João Costa –15 min
    Razão paraZebras de João Costa – 26 min
    Fiosde Tempo de Joaquim Pavão – 31 min
  • 21.00– Hors Saison de Daniel Schmid (França, Suiça, Alemanha) - 95 min -RETROSPECTIVA HENRIQUE ESPÍRITO SANTO– VO leg. ingl
  • 23.00– Industry Screenings – Cyclope Vision - May I Kill U? deStuart Urban (GB) – 87 min - VO ingl


Segunda,3 de Março

Grande Auditório
  • 14.30– The Human Race de Paul Hough (EUA) – 90 min - CF - VO leg. port
    Uma horripilante e surreal maratona com oitenta participantes, todos arrancados aos respectivos quotidianos normais. As regras são simples: quem for ultrapassado morre; quem sair da pista, morre…Ficção científica nada "friendly". Uma das obras mais premiadas de 2013 nos festivais de cinema fantástico realizados por todo o mundo.
    Antecedido por... Le Dernier Homme de Alex Courtière, 15’ (França), CF Curtas
  •  16.30– Soulmate de Axelle Carolyn (GB) – 104 min - CF – VO leg. port
    Audrey, uma viúva recente retira-se para uma casa isolada após a trágica morte do seu marido. Ruídos estranhos na casa alarmam-na e levam-na a suspeitar de uma presença paranormal…
    Antecedido por... Dark Side of The Earth de Acim Vasic (França) – 5 min - CF Curtas
  • 18.30- Matei Child Miner de Alexandra Gulea (Roménia) – 80 min - SR – VO leg.ingl|port
    Quando um pré-adolescente de uma zona mineira volta de uma viagem a uma grande cidade, enfrenta um duro golpe, a morte do seu avô, o que marca o fim da inocência própria da sua idade.A vitalidade do melhor cinema romeno. Selecção do Festival de Roterdão.
  • 21.15- What Maisie Knew de Scott McGehee e David Siegel (EUA) – 99 min - SR – VOleg.
    Pais divorciados e irresponsáveis usam a sua filha Maisie como arma de arremesso na relação de ódio que os separa. O aparecimento de uma perceptora contratada para cuidar de Maisie vem mudar substancialmente a situação… Julianne Moore numa das suas mais envolventes interpretações.
     
  • 23.15– Big Bad Wolves de Aharon Keshales e Navot Papushado (Israel) - 110 min -CF – VO leg. ingl|port
    Uma série de homicídios coloca três homens em rota de colisão. Depois de “Rabbies”,vencedor do Prémio da Crítica no Fantas, chega este novo filme dos israelitas considerado por Quentin Tarantino um dos melhores de 2013.
    Antecedido por... Pass de Lampros Gergopoulos (Grécia) – 7 min - CF Curtas +Beasts in the Real World de Sol Friedman (Canadá) – 8 min - CF Curtas


Pequeno Auditório

  • 15.15– Curtas Francesas 3– Unifrance – 113 min - FS – VO fra
    Obsession de JéremieDuvall e Óscar Dorby – 11 min
    Ogre de Jean-Charles Paugan – 14 min
    Suzanne de  Meance Wilfried – 10 min
    Vehicule École de Benjamin Guillard – 16 min
    Tulkou de Sami Guellai, Mohamed Fadera – 11 min
    Un Bébe dans le Dos de Olívia Weemaes – 15 min
    Zoo-Nicholas Pleskof -26’ – Fra
    Zygomatiques-Stephen Cafiero – 18’ 56’’ – Fra
     
  • 17.15– Curtas Francesas 2– Unifrance – 107 min - FS – VO fra
    La Femme qui Flottait- Thibault lang-Willar- 18’ – Fra
    La Maison de Poussière – Jean-Claude Rozec – 11’ 35’’ – Fra
    Le Dernier Homme- Alex Courtière- 15’ – Fra
    Mars de DouaireMartin – 20 min
    Mauvaise Tête de Camille Vidal-Naquet – 28 min
    Mecs Meufs de Liam Engle – 13 min
     
  • 21.00– O Bobo de José Álvaro Morais (Portugal) – 120 min - RETROSPECTIVA HENRIQUE ESPÍRITO SANTO– VO port
     
  • 23.30- Industry Screenings – Jinga Films - Para Elisa de Juanra Fernandez(Espanha), VO ingl


Terça,4 de Março

Grande Auditório

  • 14.30- Viral de Lucas Figueroa (França) [ANTESTREIA MUNDIAL] – 95 min - SR - VOleg. ingl|port
    Uma comédia de acção e suspense em que um jovem é seleccionado para ser a imagem de uma grande superfície no centro de Madrid (uma loja FNAC) durante uma semana.Só que a loja é palco de estranhos fenómenos …
     
  • 16.30– Stalled de Christian James (GB) – 80 min - CF – VO leg. port
    Um encarregado de manutenção e limpeza de um edifício de escritórios fica acidentalmente preso na casa de banho das senhoras durante uma festa de Natal  e é objecto de um ataque em massa de zombies.
    Antecedido por... 5 Ways 2 Die de Daina Papadaki (Chipre) - 16 min - CF Curtas
  • 18.30- The Red Robin de Michael Z. Wechsler (EUA) [ANTESTREIA EUROPEIA] - SR –VO leg. port
    Uma reunião de família complica-se quando o filho mais velho acusa o pai no leito da morte, famoso psiquiatra que trabalhou para a CIA, que os seus filhos são todos fruto de adopções destinadas a experiências psicológicas.
     
  • 21.15- Love me de Maryna Gorbach e Mehmet Bahadir (Ucrânia, Turquia) – 90 min -SR – VO leg. ingl|port
    Numa saída nocturna um casal apaixona-se, mas o seu relacionamento encontra dificuldades inesperadas, uma vez que ambos têm compromissos prévios difíceis de desfazer…Uma surpreendente história de amor. Selecção do Festival de Montreal.
     
  • 23.15- Witching and Bitching de Alex de la Iglesia (Espanha, França) - CF – VO leg.ingl|port
    Um trio de ladrões espanhóis foge da polícia depois de um assalto a uma ourivesaria. Na atribulada fuga escondem-se no convento na vila de Zugarramurdi, em Navarra. Mas na realidade trata-se de um refúgio de bruxas canibais… O regresso de outro filho do Fantas, Alex de la Iglésia de quem exibimos, entre outros, o seu primeiro filme ”O Dia da Besta”. Selecção do Festival de Toronto.
    Antecedido por... Protocolo de Rodrigo Hernandez Cruz (México) – 15 min - CF Curtas


Pequeno Auditório

  • 15.15- O Espinho da Rosa de Filipe Henriques (Portugal, Guiné Bissau) [ANTESTREIAMUNDIAL] – 97 min - CF/PCP – VO port leg. ingl
    O procurador do Ministério Público David Lunga é ameaçado pelos terríveis segredos de Rosa, uma bela e misteriosa mulher pela qual está apaixonado. Que mistérios esconde a bela mulher?
     
  • 17.15- Pecado Fatal de Luís Diogo (Portugal) [ANTESTREIA MUNDIAL] – 90 min -SR/PCP – VO port leg. ingl
    Um homem leva uma mulher para uma noite de sexo rápido na casa de um amigo. Dadoque a rapariga ainda dorme, ele sai de casa, deixando-a ao cuidado do amigo.Mas os acontecimentos precipitam-se e quando o amigo se apaixona pela mulher,as coisas complicam-se ainda mais...
     
  • 21.00– Sparks de Todd Burrows e Christopher Folino (EUA) – 97 min - CF – VO ingl
    Sparks é um justiceiro mascarado que descobre o lado obscuro do heroísmo. A perseguição ao mais notório criminoso da nação deixa a vida e a reputação de Sparks em ruínas… Mais uma adaptação do super-herói da BD ao cinema.
     
  • 23.00- Industry Screenings – Cyclope Vision - Tovarisch, I’m not dead de Stuart Urban (GB) - VO ingl


Quarta,5 de Março

Grande Auditório

  • 14.30- The Eternal Return of Antonis Paraskevas de Elina Psykou (Grécia)– 88 min - SR – VO leg. ingl|port
    Um jornalista televisivo muito conhecido desaparece de um momento para o outro.Trata-se de um golpe publicitário encenado para aumentar as audiências do canal. Mas as coisas acabam por se complicar… Vencedor dos prémios de cinema grego de 2013. Selecção do Festival de Toronto.
     
  • 16.30- LFO de Antonio Tublen (Suécia, Dinamarca) – 94 min - SR –VO leg. ingl|port
    LFO é uma comédia negra dramática com contornos de ficção científica sobre um homem que descobre que pode hipnotizar através da manipulação do som, o que pode trazer graves consequências para a humanidade… Uma grande surpresa vinda da Suécia.
     
  • 18.30– Chimères de Olivier Beguin (Suiça) – 80 min - CF – VO leg. ingl|Port
    O elemento masculino de um casal de apaixonados é infectado por num vampiro e enfrenta um processo de enlouquecimento, ao ver comprometido o seu relacionamento com a amada. Tenham medo… Enfim, já sabem… Muito medo!

    Antecedido por... Dentro del Tunel de Sergio Roman (Espanha) - 15 min - CF Curtas
  • 21.15- The Strange Colours of Your Body’s Tears de Hélène Cattet e BrunoForzani (Belgica, França e Luxamburgo) – 102 min - SR – VO leg. ingl|port
    Dan Kristensen regressa a casa um dia e descobre que a sua mulher Edwige desapareceu. Ao investigar o desaparecimento, Dan repara nas estranhas e misteriosas pessoas que habitam no seu prédio. Terá Edwige fugido? Estará morta?...Dos vencedores de dois prémios no Fantas, um filme espantosamente belo.
  • 23.15- Miss Zombie de Hiroyuki Tanaka (Japão) – 85 min - CF/OE – VO leg.ingl|port
    Mais um regresso de um “filho” do Fantas. Sabu, como também é conhecido, esteve no Fantasporto, sendo dado a conhecer à Europa com o seu primeiro filme “Dangan Runner”. Uma sátira social repleta de humor negro passada num Japão do futuro,onde os zombies são ao mesmo tempo animais de estimação e empregados domésticos.
    Antecedido por... Premier Automne de Carlos de Carvalho e Aude Danset (França) – 11min - CF Curtas + On/Off de Piotr Ludwik (Polónia) – 6 min - CF Curtas


Pequeno Auditório

  • 15.15– Escolas – Soares dos Reis (Porto) – 71 min - PCP – VO port
    Moon Kissing Mountain Tale de Bernardo Estevinho – 7 min
    Saving Dafne de Catarina Silva – 4 min
    Cuidado Com Aquilo Que Desejas de Tiago Manuel Braga – 8 min
    Fio de Nylon de Ana Patrícia Moreira – 6 min
    10/06/13 de Rita Costa Marinho – 5 min
    Persephone de João Luís Ribeiro – 7 min
    Revejo-me de João Pedro Costa Pinto – 6 min
    Um Peixe Fora de Agua, Dentro de um Aquário de João Pinto Seabra – 5min
    Escolas- ESAP – Escola Superior Artística do Porto – 57 min - PCP – VO port
    Monstro de Alex Barone– 10 min
    Liberdade Condicional dePedro Crispim – 17 min
    Lázaro de Miguel Pinho – 15 min
    OFilho da Mãe de Gonçalo Loureiro – 14 min
  • 17.15– Escolas - Escola Superior de Teatro e Cinema (Amadora) –100 min - PCP – VO port
    UmConto de Inverno de Alexandra Côrte-Real de Almeida – 22 min
    UmCadáver Chamado Alfredo de João Estrada – 12 min
    TantoPara Andar até Dormir de Rui Esperança – 21 min
    Forade competição: Estranhamento de Pedro Cabeleira – 45 min – VO port
     
  • 21.00- O Recado de José Fonseca e Costa (Portugal) – 110 min - RET – VO port
     
  • 23.00- Industry Screenings - Jinga Films - On Tender Hooks deKate Shenton (GB) – 70 min - VO ingl


Quinta,6 de Março

Grande Auditório

  • 14:30- Love Eternal de Conor Barry (Irlanda, Luxamburgo, Holanda e Japão) - 74min - SR/OE – VO leg. ingl|port
    Um jovem obcecado pela morte que tenta encontrar um sentido para o mundo e para asua existência. Mas a única forma como o consegue é aproximando-se cada vezmais da morte…
     
  • 16.30- Heavenly Shift de Márk Bodsár (Hungria) – 110 min - SR – VO leg.ingl|port
    Um jovem refugiado da Guerra da ex-Jugoslávia, junta-se à equipa de uma ambulância mas, inadvertidamente envolve-se no negócio dos funerais para conseguir financiar o resgate da namorada, retida na ex-Jugoslávia…Truculento.
     
  • 18.30– Rough Play de Yeon-Shick Shin (Coreia do Sul) [ANTESTREIA EUROPEIA] - SR/OE -VO leg. ingl|port
    Com argumento de Kim Ki-Duk, um dos tradicionais do Fantas, “Rough Play” será umadas grandes surpresas do festival. Um actor principiante Oh Young, reconhecido nos seus pequenos papéis pelo seu profissionalismo e carisma, sobe rapidamente ao estrelato. O público adora a jovem promessa, mas a popularidade não tarda a subir-lhe à cabeça.
     
  • 21.15– Houston de Bastien Günther (Alemanha) – 107 min - SR – VO leg. ingl|port
    Um caçador de talentos para grandes empresas viaja para Houston, Texas, EUA, com o objectivo de contratar um gestor de alto nível da indústria petrolífera. Mas deum momento para o outro vê a sua vida pessoal ruir fragorosamente… Um dos “5 estrelas” do Festival de Sundance que tem feito uma carreira invejável em todo o mundo.
     
  • 23.15- Why Don’t You Play in Hell? de Shion Sono (Japão) – 126min -CF/OE – VO leg. ingl|port
    Uma equipa cinematográfica pouco convencional mete-se sem querer no meio de uma guerra entre dois chefes Yakusa, a temível máfia japonesa. De Shion Sono, um dos grandes e mais criativos realizadores da nossa geração. Selecção do Festival de Veneza.
    Antecedido por... Intus de Gary Seghers (Bélgica) – 12 min - CF Curtas 


Pequeno Auditório

  • 15.15– Escolas 2 - Universidade Católica do Porto – 70 min - PCP – VO port
    José,Combustão dos Porcos de José Magro – 18 min
    Manifesto dos Danados deJoão Niza Ribeiro – 18 min
    Aquário de Paulo Próspero – 18 min
    Nunca Gostei de Dizer Adeus de Alexandra de Oliveira – 16 min
     
  • 17.15– Escolas - RESTART- Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias(Lisboa) – 51 min - PCP – VO port
    Kuchukua de Francisco  Noras e João Leandro – 4min
    My Sister de Inês Guerra – 4 min
    I Ride Because... de Carlota Mendes – 1 min
    Rio Turvo de Tiago Brito – 17 min
    Limbo de Raquel Palermo – 13 min
    Fragmentos da Memória de Pedro Moleiro – 4 min
    Luz de Tiago Brito –1 min
    Project Gideon de Fabricio de Carvalho – 2 min
    Escolas– Universidade do Minho – 50’- PCP – VO port
    Compadrio de Luis Lobato e Bruno Cavalcanti – 10 min
    Invictus de Vasco Ferreira– 4 min
    Find Me de Bruno Ferreira – 4 min
    Psicose de Nuno Nascimento – 8 min
    Encurralados de Joana Jorge,Raquel Miranda, Sandra Vaz e Vanesssa Bouça – 5 min
    OTempo de Bernardo Lima, Carmo Marinho, Miguel Faria, Rita Vilaça e Tiago Leite – 12 min
    Never Forget de Francesca Sonsolo e Jade Verwich – 7 min
     
  • 21.00 – Veredas de João César Monteiro (Portugal) –120 min –RETROSPECTIVA HENRIQUE ESPÍRITO SANTO– VO port
     
  • 23.30 - Industry Screenings – Cinemavault – Heart Land de Fred Holmes (EUA) – 90 min - VO ingl


Sexta,7 de Maio

GrandeAuditório

  • 14.00- Fantas Classics : Gone With The Wind de Victor Fleming(EUA) remastered- – 102 min - FC - VO leg. Port
    Na homenagem que este ano realizamos a Victor Fleming não podia faltar uma das suas obras primas que foi o filme vencedor do maior número dos “Óscares” de há75 anos. Assim poderemos ver em grande écran uma das maiores produções cinematográficas de todos os tempos, agora em versão digital remasterizada.Clark Gable e Vivien Leigh vivem relação atribulada em plena Guerra Civil.
     
  • 18.30- La Casa del Fin de Los Tiempos de Alejandro Hidalgo (Venezuela)[ANTESTREIA MUNDIAL] – 100 min - CF – VO leg. ingl|port
    Uma mãe de família regressa à sua velha casa onde testemunha estranhas aparições que concretizam uma profecia já com 30 anos. A senhora procura decifrar o mistério e la tragédia que tanto atormentaram a sua vida…Arrepios vindos de um país, até agora inédito, no Fantas.
    Antecedido por... Lonely Bones de Rosto (França, Holanda) – 10 min - CF Curtas
     
  • 21.15- Violet & Daisy de Geoffrey Fletcher (EUA) – 88 min - P&P – VO leg. port
    Duas teenagers, assassinas a soldo, aceitam o que lhes parece ser um trabalho fácil e rápido, mas a vítima troca-lhes as voltas e constantemente lhes escapa… Kill Bill meets Thelma & Louise. Fabuloso.
     
  • 23.15- Eclipse em Portugal de Alexandre Cebrian Valente (Portugal) – 92 min - PCP[Fora de Competição] - VO port
    A bomba do cinema português deste ano no Fantas. Tó Quim matou os pais e é preso.Tudo o que fez foi por amor a Anita, que segue as leis do “demo”. Quando sai daprisão, o padre da aldeia aloja-lo na igreja. Mas a noite do eclipse está próxima e Tó Quim decide colocar em acção o seu plano demoníaco...
     
  • 1.15- Hansel & Gretel Get Baked de Duane Journey (EUA) – 86 min -P&P – VO leg. port
    MollyQuinn, a Alexis das série TV  “Castle”, protagoniza um dos filmes mais diveridos e arrepiantes deste Fantas. Mais uma versão de uma história clássica que aqui mete bruxas ao barulho. Hansel e sua irmã Gretel lutam com uma bruxa que atrai teenagers para a casa nos subúrbios através de uma variedade especial de marijuana,de forma a manter a sua juventude e beleza.


Pequeno Auditório

  • 15.15– Escolas - EPI/ETIC (Lisboa) - 62 min - PCP – VO port
    Do Outro Lado de Artur Maurício – 12 min
    Love in Film de José Maria Júdice – 15 min
    Mind Map de Daniela Ascensão – 9 min
    O Conflito de Diogo Pereira – 14 min
    Segunda Porta à Direita de José Nogueira – 14 min
    Escolas- Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha do Instituto
    Politécnico de Leiria – 48 min - PCP – VO port
    Plateia de Ricardo Neves– 7 min
    Quadro de Óscar Faria –5 min
    Ermo de Rafael Calisto – 5 min
    Cabra Cósmica de Bruno Martins – 15 min
    Dentes e Garras de Francisco Lacerda – 14 min
     
  • 17.15– PRÉMIO CINEMA PORTUGUÊS – MELHOR FILME – 108 min - PCP – VOport ANTESTREIAS MUNDIAIS
    Blind Date de Claudia Clemente – 9 min
    Walking Dead Infrared de Luís Miranda – 3 min
    Salomé de Sofia Beirão – 16 min
    O que Eu Entendo por Amor de Ricardo Martins – 14min
    Lado Nenhum de Rui António – 12 min
    Esquizophonia de André Miranda e Diogo Leitão – 13 min
    Navegar de Carlos Silva e Pedro Carvalho de Almeida – 5min
    José, Combustão dos Porcos de José Magro – 18 min
    Project Gideon de Fabrício de Carvalho – 2 min
    Joaquim,o Abóbora de José Pando Lucas – 10 min
     
  • 21.00– Cerro maior de Luís Filipe Rocha (Portugal) – 90 min – RETROSPECTIVA HENRIQUEESPÍRITO SANTO– VO port
  •  
  • 23.00- Industry Screenings – Cinemavault – Roadie de Michael Cuesta (EUA) –95 min - VO ingl



Sábado,8 de Março

GrandeAuditório

  •  13.30- The Fake de Sang–Ho Yeon (Corea do Sul) – 110 min - CF/OE – VO leg.ingl|port
    No seu segundo filme, o realizador de animação Sang-ho Yeon, um dos mais fantásticos realizadores de animação asiáticos, conta-nos uma história passada numa aldeia rural onde um sacerdote manipulador defrauda sistematicamente o seu rebanho de fiéis, numa ácida crítica à religião organizada. Selecção do Festival de Totonto.
     
  • 15.30- Johnny Christ de Mark Maggiori (EUA) - 99 min - P&P – VO leg. port
    Larry Dagger é um antigo piloto de corridas desempregado que uma noite encontra um homem deitado na estrada, ferido e nu, e com uma estranha semelhança física com Cristo. Esse incidente acabará por mudar a vida da Larry e da sua família para sempre… Uma das surpresas deste Fantas.
     
  • 17.15– Savaged de Michael S. Ojeda (EUA) – 95 min - CF – VO leg. port
    O corpo de uma jovem surda, brutalizada e assassinada por um gang de criminosos,é habitado pelo espírito de um guerreiro Apache que inicia a perseguição aos assassinos… Arrepie-se!
     
  • 19.00– Scintilla de Billy O’Brien (GB) [ANTESTREIA MUNDIAL] – 95 min - CF – VOleg. port
    Um operacional de alto nível dirige um grupo durante uma incursão numa ex-república soviética.Terão de entrar num bunker subterrâneo e resgatar um cientista obrigado a trabalhar num projecto secreto…Moderna ficção científica misturada com muita acção.
  • 21.00– The Railway Man de Jonathan Teplitzky (EUA) – 116 min - P&P – VO leg.port
    Nicole Kidman e Colin Firth. Uma dupla de peso num dos grandes filmes do ano. Eric Lomax, um dos milhares de prisioneiros de guerra forçados pelos japoneses atrabalhar na construção do caminho-de-ferro entre a Tailândia e a Birmânia durante a II Guerra Mundial, encontra-se com um dos seus torturadores. Conseguirá perdoar?...
     
  • 00.15– Filme premiado. VO ou leg. Ingl|leg port


PequenoAuditório

  • 15.15– Festival Black&White 2013 - 79 min - FS – VO leg. ingl
    Hermeneuticus de Alexei Dmitriev (Rússia) – 3 min
    Warmth de Viktor Asiluk (Rússia) – 20 min
    Andersartig de Dennis Stein-Schomburg (Alemanha) – 4 min
    1949 de Paul Florian Muller (Alemanha) – 17 min
    Fonte longa de Luís Costa(Portugal) – 14 min
    The Final Bell de Lionel Michaud (França) – 19 min
     
  • 17.15– Cinanima 2013 - 86 min - FS – VO leg. ingl
    Brincar do Colectivo de crianças e Jovens de Guimarães (Portugal) – 8 min
    Três Semanas em Dezembro de Laura Gonçalves (Portugal) – 6 min
    Ana-Um Palíndrome de Joana Toste (Portugal) – 5 min
    Bole de Spela Cadez (Eslovénia) – 12 min
    Gernika de Angel Sandinas (Espanha)  - 13 min
    My Mum is an Airplane de Yulia Aronova (Rússia) – 6 min
    Hearth de Bálint (Hungria) - 6 min
    Baths de Tomek Ducki (Polónia) – 4 min
    Ziegenort de TomaszPopakul (Polónia) – 19 min
    Plug& Play de Michael Frei (Suiça) – 6 min
     
  • 21.00- The Human Race de Paul Hough (EUA) – 90 min - CF -  VO ingl
    Uma horripilante e surreal maratona com 80 participantes, todos arrancados aos respectivos quotidianos normais. As regras são simples: quem for ultrapassado morre; quem sair da pista, morre… Uma das obras mais premiadas de 2013 nos festivais de cinema fantastico realizados por todo o mundo.
     
  •  23.00 – Kung Fu Divas deOnat Diaz (Filipinas) – 115 min - CF/OE - VO leg. ingl
    Comédia de acção filipina em que a protagonista Charlotte, a única de uma família de rainhas de beleza que ainda não tem um título, trata de o conseguir numconcurso que será a sua última chance… Divertido, pleno de acção.


Domingo,9 de Março

GrandeAuditório
Filmesexibidos em VO leg ingl ou falados em ingl|leg port
  • 14.30– Filme premiado
  • 16.30– Filme premiado
  • 18.30– Filme premiado
  • 21.15– Filme premiado
Pequeno Auditório
Filmesexibidos em VO leg. ingl, falados em ingl
  • 15.00– Filme premiado
  • 17.00– Filme premiado
  • 19.00– Filme premiado
  • 21.00– Filme premiado

[via Fantas FB]

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Estreias da Semana

American Hustle - Golpada Americana
Realizador: David O. Russell
Argumento: Eric Warren Singer, David O. Russell
Actores: Bradley Cooper, Jeremy Renner, Christian Bale


The Book Thief - A Rapariga Que Roubava Livros
Realizador: Brian Percival
Argumento: Markus Zusak (novel), Michael Petroni (adaptation)
Actores: Geoffrey Rush, Emily Watson, Sophie Nélisse



quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

The Babadook [Trailer]


É cada vez mais difícil a um filme assustar os espectadores já vacinados com décadas de filmes de sustos e terror, e que já vêem os habituais clichés a quilómetros de distância assim que o filme apenas lhes dá "um cheirinho"; mas há sempre esperança que alguém o consiga fazer, e este The Babadook parece estar a fazê-lo.

Trata-se de mais um filme de monstros no armário, com uma mãe traumatizada com a morte do marido enquanto a levava para dar à luz o seu filho... e que tanto poderá descambar em "apenas mais um" filme do género ou sobressair dos demais. Em Sundance, este Babadook impressionou os críticos, e nem que seja só por isso já valerá a pena mantê-lo debaixo de olho para ver se chega às nossas salas.

Fiquem com o trailer para se recordarem do tempo das histórias assustadoras e monstros nos armários. :)

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Dailies

Extant


As séries de ficção científica parecem estar na moda e em breve iremos ter mais uma que conta com nomes bem conhecidos. Em Extant - sobre o qual ainda não se sabem grandes detalhes - teremos Halle Berry no papel de uma astronauta que regressa à Terra e cujas experiências no espaço irão "alterar o destino da Humanidade".

Com Steven Spielberg na lista de produtores executivos, vamos lá ver o que sairá daqui. A primeira temporada terá 13 episódios e começará a ser exibida no início de Julho (nos EUA.)




Barbarella vai dar origem a série de TV


Barbarella é um daqueles filmes de culto que marcou várias gerações, ao apresentar-nos uma super-sexy heroína espacial em busca do sempre presente vilão e de uma arma que coloca em risco a segurança do universo. Agora, está prestes a regressar aos ecrãs em forma de série de TV. Para quem ainda não viu o filme, é uma excelente oportunidade para o fazer! (E confesso que é um dos que tenho na lista para rever, para ver até que ponto é que as memórias que tenho dele ainda são fiáveis... ou se desde então o filme passou de "icónico" a "palhaçada"...)


Magic the Gathering vai chegar ao cinema


Não me perguntem o que é que irá sair daqui, mas depois de tantas adaptações entre diferentes meios (filmes para séries, séries para filmes, jogos para cinema, cinema para jogos, etc), também Magic the Gathering vai ter direito a uma adaptação para o grande ecrã. Embora eu tenha passado muito tempo em duelos de Magic the Gathering (e até alguns torneios) e seja um fã do jogo... sinceramente não estou a ver que tipo de filme poderá sair daqui. Claro que, não podemos esquecer que o principal propósito será certamente servir apenas como veículo de merchandising para ajudar a vender mais umas cartas e baralhos...


Fight Club sem Tyler Durden

Por esta altura já não será spoiler nenhum dizer-se que Tyler Durden não passava de uma alucinação do personagem de Edward Norton. Portanto... como seria o filme se fosse visto por alguém que estivesse a assistir à versão "realista" dos acontecimentos... e onde Tyler Durden não existe? O resultado pode ser visto já a seguir:




Robocop Field Test

Enquanto continuamos em contagem decrescente para a chegada de Robocop às salas portuguesas (a 13 de Fevereiro), fiquem com mais um curto clip que nos mostra o nosso heróis em "testes" para demonstrar as suas capacidades melhoradas.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Insidious: Chapter 2

Se já no primeiro Insidious tinha referido as aproximações a Poltergeist, neste Insidious: Chapter 2 a coisa não só se aproxima como replica completamente aquilo que já vimos nas sequelas dessa saga que amedrontou os espectadores na década de 80.

Tal como em 1986 tivemos Poltergeist II: The Other Side, neste Insidious 2 temos igualmente o caso dos espíritos presos "no outro lado", enquanto no mundo real os seus corpos são possuídos pelas entidades malignas.

Talvez o filme funcione bem para quem não tiver visto os Poltergeist e olhe para estes Insidious como sendo "novidade" - mas para quem não deixou escapar esses clássicos do cinema, isto acaba por parecer apenas mais uma pálida tentativa de imitação do que propriamente um filme que faça nome à sua própria custa.

Mas dito isto, e considerando que não é um género que surge com frequência, não deixem de lhe dar uma oportunidade - quanto muito poderá reavivar-vos a vontade de fazer uma maratona de Poltergeist para darem a conhecer esses velhos clássicos aos vossos amigos (de preferência com alguns daqueles que se assustam mesmo ao ver este tipo de filmes! :)

domingo, 19 de janeiro de 2014

Descendants [Curtas]


Com a voz da nossa bem conhecida Woopie Goldberg este Descendants é uma curta de animação CGI que nos apresenta uma história onde os personagens são flores, e onde uma jovem e curiosa flor tem estado sob a protecção de uma flor mais velha e experiente. Mas... será que há interesses escondidos nesta relação?

Uma visita inesperada vai mudar completamente as suas vidas...

Como sempre, não percam o making-of, que nos mostra a trabalheira que é fazer algo como isto (para quem pensar que com os computadores tudo fica mais simples. :)


sábado, 18 de janeiro de 2014

Efeitos especiais de Pacific Rim


Se há filme que não "engana" quanto à necessidade absoluta de utilizar efeitos especiais, é Pacific Rim - um filme que só se torna possível precisamente graças aos pixeis criados por computador.

Mas para que se tenham uma noção da escala a que isso é feito, nada como espreitarmos as explicações da ILM (Industrial Light and Magic) sobre como se conseguiu fazer a cena do combate entre um Jaeger e um Kaiju no meio de Hong Kong, e onde pelo meio das imagens digitais também se recorreu a uma tradicional maquete à escala acompanhada por mais modernos objectos impressos em 3D.

É a prova de que no cinema é perfeitamente possível coexistirem a tradição e a modernidade - e enquanto o resultado final estiver ao nível de um Pacific Rim... venham de lá mais alguns! :)

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Dailies

24: Live Another Day chega a 5 de Maio


Jack Bauer já tem data de regresso aos ecrãs. A nova série 24: Live Another Day estreará na Fox a 5 de Maio, com um episódio duplo a servir como ponto de partida para mais uma aventura onde todos os segundos contam - e desta vez ainda mais, pois em vez dos 24 episódios em tempo real a que a série nos habituou, desta vez teremos apenas 12 episódios, onde as coisas terão que ser mais condensadas (e ainda mais frenéticas, espera-se). Ainda assim, cada episódio continuará a decorrer em tempo real, sendo o tempo "em falta" passado entre os episódios.


Cosmos chega em Março


Quanto ao novo Cosmos - a mítica série popularizada por Carl Sagan - também já temos data marcada para Março. Agora apresentado por Neil deGrasse Tyson espera-se que este novo reboot consiga inspirar as novas gerações para as maravilhas da física e do universo tal como a série original o fez na década de 80.

É certo que agora não conseguirá ter a magia que as séries de televisão tinham naquele tempo (não havia internet que nos permitisse ir investigar as coisas com alguns toques num ecrã! :) e embora tenha uma presença simpática, também não se pode comparar a postura de Neil deFrasse Tyson ao carisma do saudoso Carl Sagan.

Ainda assim... a não perder, obviamente!


From Dusk Till Dawn: The Series

Nem preciso dizer o quanto o clássico "Aberto até de Madrugada" de Robert Rodriguez é um dos meus filmes favoritos; e mesmo depois de ter sofrido com uma série de sequelas a afundar o conceito cada vez mais, isso não evitou que agora fosse repescado para uma série de TV. Não posso dizer que esteja especialmente ansioso para ver esta (potencialmente desastrosa) adaptação para a televisão, mas considerando que Robert Rodriguez continua a estar ligado ao projecto (a série vai estrear na sua rede El Rey em Março)... vamos lá ver o que dali sai.



"Chewie" revela fotos dos bastidores de Star Wars


Poderão não conhecer o nome Peter Mayhew, mas se vos disser que é o actor que deu vida ao Chewbacca nos filmes Star Wars, saberão imediatamente de quem estou a falar. Passadas algumas décadas, Peter resolveu partilhar com o mundo algumas das fotos dos bastidores na rodagem desta mítica trilogia (sim, porque não vamos incluir os filmes seguintes na mesma categoria... :P



... E agora fiquei com vontade de rever os filmes... Ainda bem que o fim-de-semana está à porta! :)

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Bebé diabólico assusta pessoas em promoção ao Devil's Due


Os filmes de terror parecem estar a optar por tácticas de promoção que causam alguns sobressaltos. Depois dos sustos pregados por Chucky nas paragens de autocarros é a vez do filme Devil's Due recorrer a fórmula idêntica para apanhar os beneméritos que se preocupem com os bebés.

Como reagiriam se vissem um carrinho de bebé abandonado na rua? Provavelmente iriam ver se o bebé estava bem, certo? Só que neste caso arriscar-se-iam a ter um ataque cardíaco, pois o que lá está dentro é um bebé demoníaco (robotizado, pois claro) capaz de gesticular e até lançar jatos de vómito ao estilo "Exorcista".

Vejam o vídeo para descobrirem como quase todos se assustaram... sim, porque como sempre, temos uma excepção à regra. :)

Estreias da Semana

Empire State - O Assalto
Realizador: Dito Montiel
Argumento: Adam Mazer
Actores: Dwayne Johnson, Nikki Reed, Liam Hemsworth


Nymphomaniac (Volume I) - Ninfomaníaca (Parte I)
Realizador: Lars von Trier
Argumento: Lars von Trier
Actores: Charlotte Gainsbourg, Stellan Skarsgård, Shia LaBeouf


Dallas Buyers Club - O Clube de Dallas
Realizador: Jean-Marc Vallée
Argumento: Craig Borten, Melisa Wallack
Actores: Matthew McConaughey, Jennifer Garner, Jared Leto




Outras Estreias
  • Make Your Move - Mostra o Que Vales
  • Eyjafjallojökull - Dupla Catástrofe
  • Silent House - Casa Silenciosa

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Captain Phillips

Tom Hanks já esteve abandonado numa ilha, mas em Captain Phillips é o capitão de um imenso porta-contentores onde vai ter que lidar com piratas bem actuais.

É uma história que adquire outra profundidade por retratar acontecimentos reais, sendo que o realizador Paul Greengrass está perfeitamente à vontade neste tipo de ambientes - até já tendo abordado situações de reféns em United 93.

Neste caso não há spoilers porque todos saberão o desfecho da história: com o capitão a ter conseguido manter a sua tripulação a salvo e depois ter passado por uma situação complicada como refém do pequeno bando de piratas; sendo que também se refere que a maioria destes "piratas" apenas o é por imposição de facções armadas que a isso os obrigam.

Esta passagem para o cinema consegue manter a dose de tensão que continuamente nos faz pensar no que faríamos se fossemos nós a estar numa situação onde a vida e a morte estão "no fio da navalha" e a qualquer instante tudo poderá mudar. E para além disso mostra que Tom Hanks ainda é um grande actor - particularmente na cena final, depois de já estar tudo resolvido e em que vemos um personagem em estado de choque por tudo o que atravessou.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Helix [Série TV]


Já começou uma das mais aguardadas séries sci-fi deste ano: Helix. Uma série onde uma equipa de investigadores do CDC é enviada para um laboratório no Ártico onde um estranho vírus tem infectado várias pessoas de forma bastante estranha.

Em primeiro lugar, é sempre bom ter mais uma série de sci-fi nos nossos ecrãs (e aqui de forma mais que apropriada, pois é uma série produzida pelo canal SyFy), e o ambiente tem todos os ingredientes necessários que nos remetem para filmes como The Thing e Alien e onde não falta as teorias da conspiração sobre as experiências biológicas "proibidas" que estão a ser realizadas nestas instalações.

Mas, há também alguns elementos que me fazem temer pelo futuro da série... e começa com coisas tão simples como o pouco realismo de uma série que supostamente é passada no Ártico: nem por uma única vez vemos a respiração dos personagens a "condensar" no ar; o que - pelo menos para mim - estraga logo o "ambiente". Depois, temos actores como Billy Campbell e Hiroyuki Sanada que pelo menos durante os três primeiros episódios ainda não tiveram oportunidade de mostrar o que valem. Hiroyuki Sanada pouco tem aparecido, e Billy Campbell tem-se limitado a uma interpretação pouco natural que não tem feito muito para nos "puxar" para o interior da série (melhor têm estado as representantes femininas).

Com um vírus mutagénico à solta nas instalações e os ocupantes a começarem já a dividir-se quanto às formas como deveriam lidar com o assunto - e não faltando alguns "infiltrados" que têm por missão manter as experiências em segredo; há muito que poderá acontecer ao longo desta temporada... Esperemos que façam bom uso dos episódios que têm disponíveis para recuperar deste início algo morno.


segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

4ª Season de Game of Thrones [Trailer]


Ainda temos que esperar até Abril para voltarmos a ver as aventuras e desventuras pelos jogos de poder de Game of Thrones, mas pelo menos já podemos começar a ver um pequeno aperitivo sobre o que está para chegar com este primeiro trailer da 4ª season de Game of Thrones.

Vencedores Globos de Ouro 2014


Já são conhecidos os vencedores da 71ª edição dos Globos de Ouro, referentes aos filmes e séries de 2013 e considerados por muitos como sendo uma autêntica rampa de lançamento para os Oscars.


Melhor filme (drama) - 12 Anos Escravo
Melhor actor (drama) - Matthew McConaughey, Dallas Buyers Club
Melhor actriz (drama) - Cate Blanchett, Blue Jasmine

Melhor realizador - Alfonso Cuaron, Gravity
Melhor argumento (cinema) -Spike Jonze, Her

Melhor filme (musical, ou comédia) - American Hustle
Melhor actor (musical, ou comédia) - Leonardo DiCaprio, The Wolf of Wall Street
Melhor actriz (musical, ou comédia) - Amy Adams, American Hustle

Melhor filme de animação - Frozen
Melhor filme de língua estrangeira - La Grande Bellezza (Itália)

Melhor actor secundário (cinema) - Jared Leto, Dallas Buyers Club
Melhor actriz secundária (cinema) - Jennifer Lawrence, American Hustle
Melhor banda sonora (cinema) - All Is Lost - Alex Ebert
Melhor canção original (cinema) - "Ordinary Love", Mandela: Long Walk to Freedom

Melhor série de televisão (drama) - Breaking Bad
Melhor actriz (televisão | drama) - Robin Wright, House of Cards
Melhor actor (televisão | drama) - Bryan Cranston, Breaking Bad

Melhor série de televisão (comédia) - Brooklyn Nine-Nine
Melhor actriz (televisão | comédia) - Amy Poehler, Parks and Recreation
Melhor actor (televisão | comédia) - Andy Samberg, Brooklyn Nine-Nine

Melhor minissérie ou filme para televisão - Behind the Candelabra
Melhor actriz (minissérie ou filme para televisão) - Elisabeth Moss, Top of the Lake
Melhor actor (minissérie ou filme para televisão) - Michael Douglas, Behind the Candelabra
Melhor actriz secundária (minissérie ou filme para televisão) - Jacqueline Bisset, Dancing on the Edge
Melhor actor secundário (minissérie ou filme para televisão) - Jon Voight, Ray Donovan

domingo, 12 de janeiro de 2014

The Awareness [Curta]


Se já se entreteram a considerar as possibilidades de um computador se tornar consciente - ao estilo Skynet na saga Terminator - então vão adorar este The Awareness. Uma curta que é um pouco longa (17 minutos) mas que valerá cada minuto do vosso tempo.

Um empregado de limpeza e um engenheiro deparam-se com intrigante dilema: quando descobrem um computador que se torna auto-consciente, será que o devem deixar "viver"?

A coisa começa bem devagar... mas o final compensa amplamente esse início lento. :)

sábado, 11 de janeiro de 2014

Efeitos do The Lone Ranger


Se forem como a maioria das pessoas, não terão achado grande piada à transposição do The Lone Ranger para o grande ecrã. Mas independentemente de terem gostado do filme, certamente irão olhar para ele com outros olhos assim que se aperceberem do fantástico trabalho que foi feito pelas equipas de efeitos digitais.

Como se pode ver no vídeo que se segue, não há praticamente nenhuma cena de acção que não tenha sido completamente "retrabalhada" digitalmente para inserir os nossos personagens no cenário do filme (ou pensavam que eles estavam mesmo a fazer aquelas coisas com comboios reais em andamento? :)

É certo que há vários anos que vamos tendo efeitos especiais pelos quais nem damos conta... mas este The Lone Ranger relembra-nos que é cada vez mais difícil detectar quais são as partes reais e quais são as partes "digitais".

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Gravity

Um filme sobre um astronauta que fica perdido em órbita seria algo que até há pouco tempo poderia parecer uma loucura (embora não faltem exemplos de filmes que não deixam que isso os impeça de serem produzidos) mas para Alfonso Cuarón essa era uma ideia que há muito tinha na sua cabeça... e que finalmente a magia dos efeitos digitais permitia concretizar da forma como o imaginava... e o resultado é Gravity.

Embora seja um filme onde muitas centenas de pessoas terão trabalhado, por outro lado é daqueles filmes onde o eleco se resume a uma mão cheia de pessoas - e onde alguns nem sequer aparecem (como é o caso de Ed Harris, que apenas empresta a sua voz). No ecrã temos essencialmente e apenas Sandra Bullock e George Clooney, no papel de dois astronautas que em breve se verão na ingrata situação de ficarem abandonados no espaço quando uma tempestade de destroços destrói completamente o seu Space Shuttle.

Resta-lhes tentar chegar à estação espacial internacional para tentarem apanhar uma "boleia" de regresso à Terra, mas o problema é que os destroços que destruíram a sua nave continuam a circular o planeta e a fazer estragos...

Não há que enganar... Gravity é um dos filmes visualmente mais espectaculares de todos os tempos - e daqueles que nos faz ter vontade de telefonar para a ZON Lusomundo a perguntar porque é que ainda não temos uma sala IMAX no Porto. :P Só a cena inicial são mais de 10 minutos de filmagem contínua sem interrupções e transporta-nos imediatamente para o espaço... e mesmo sabendo que o "desastre" está para acontecer, é impossível não ficar hipnotizado (e surpreendido) por ele quando efectivamente chega.

E sem querer entrar em mais detalhes... ide ver! É obrigatório!



!!!SPOILERS AHEAD!!!

Pondo de lado o pressuposto de que é um filme que adorei - confesso que estava à espera que o filme acabasse "mal". Não gostei muito que Sandra Bullock conseguisse regressar à Terra (e ainda estava com esperança que depois morresse com uma "morte estúpida", como o afogamento ao ter caído na água).

Mas logo de seguida revela-se a verdadeira mensagem do filme, com uma sequência que imediatamente nos remete para todos os documentários sobre a evolução da vida na Terra, com os primeiros animais a arrastarem-se para fora da água... e eventualmente a darem o primeiro passo. Uma cena que funciona como um renascimento ou talvez uma re-evolução para uma nova etapa da humanidade, uma humanidade melhor e mais humana que a actual. Enfim... um final para cada um pensar e decifrar como bem entender, como se pretende num bom filme!

E agora... deixem-me ir, que estou com vontade de o (re)ver novamente! :)


quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Estreias da Semana

The Wolf of Wall Street - O Lobo de Wall Street
Realizador: Martin Scorsese
Argumento: Terence Winter (screenplay), Jordan Belfort (book)
Actores: Leonardo DiCaprio, Matthew McConaughey, Margot Robbie


Lovelace
Realizador: Rob Epstein, Jeffrey Friedman
Argumento: Andy Bellin
Actores: Amanda Seyfried, Wes Bentley, James Franco


(E é só - se há semanas em que temos quase uma dúzia de estreias, desta vez acho que foi a semana em que tivemos menos; é da maneira que podem por em dia algum filme que tenham falhado das semanas anteriores... ;)


quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

30 Filmes que fazem 30 anos em 2014


O ano de 2014 é o momento perfeito para espreitar alguns filmes que celebram agora o seu 30º aniversário. Isso faz com que se regresse ao "distante" (relativamente falando, dependendo da vossa idade) de 1984 - um dos melhores anos para a produção cinematográfica e que nos trouxe incontáveis clássicos que ainda hoje permanecerão bem presentes nas memórias de quem por lá passou. :)

Em 1984 tivemos filmes como Dune, Ghostbusters, Terminator, Gremlins, Top Secret, Police Academy... e tantos tantos outros. Foi também o ano em que assistimos ao "nascimento" de Freddy Krueger no Nightmare on Elm Street, rimo-nos com as "estupidezes" de Top Secret! e Police Academy, vimos Spock regressar à vida em Star Trek III, acompanhamos uma pequena  Drew Barrymore a incendiar tudo à sua volta em Firestarter e... vimos 1984 chegar ao cinema no mesmo ano do seu título (não há muitas hipóteses para que isso aconteça com frequência. :)

Eis uma selecção de 30 filmes que deverão ver ou rever durante este ano de 2014, em jeito de celebração deste aniversário - nem que seja para verem algumas das caras que agora poderão ser bem mais conhecidas dos espectadores numa altura em que ainda eram "chavalos"!

  1. Karate Kid
  2. The NeverEnding Story
  3. Ghostbusters
  4. Footloose
  5. Purple Rain
  6. Breakin'
  7. Gremlins
  8. The Natural
  9. Romancing the Stone
  10. The Muppets Take Manhattan
  11. Revenge of the Nerds
  12. Spinal Tap
  13. Repo Man
  14. Bachelor Party
  15. Sixteen Candles
  16. Splash
  17. Red Dawn
  18. The Terminator
  19. Indiana Jones and The Temple of Doom
  20. Amadeus
  21. Beverly Hills Cop
  22. Police Academy
  23. Top Secret!
  24. Dune
  25. Star Trek III: The Search for Spock
  26. The Last Starfighter
  27. A Nightmare on Elm Street
  28. Children of the Corn
  29. Firestarter
  30. Nineteen Eighty-Four

Qual é vosso preferido desta lista?

Related Posts with Thumbnails