Duncan Jones, que já nos trouxe o fantástico Moon (e também o Source Code e Warcraft), tem um novo filme que chega no final de Fevereiro à Netflix: Mute.
quarta-feira, 31 de janeiro de 2018
Mute [trailer]
terça-feira, 30 de janeiro de 2018
Phillip K. Dick's Electric Dreams
Os fãs de Black Mirror que já devoraram os episódios disponíveis poderão querer espreitar este Philip K. Dick's Electric Dreams, disponível na Amazon Video, e que nos traz algumas adaptações de histórias deste autor que dispensa apresentações.
Embora as comparações com Black Mirror sejam inevitáveis, as mesmas seriam igualmente aplicáveis a histórias que se encaixariam perfeitamente em episódios do Twilight Zone, e quase sempre com uma forte componente de ficção científica. Mais importante talvez, é que muitos destes episódios acabam e deixam-nos a pensar naquilo que acabamos de ver (mesmo se os estilos variados possam nem sempre ser aqueles mais ao nosso gosto).
Felizmente, dos 10 episódios disponíveis, a grande maioria encaixava perfeitamente no estilo de histórias que gosto; motivo pelo qual recomendo que espreitem estes "Electric Dreams" imaginados por Phillip K. Dick.
segunda-feira, 29 de janeiro de 2018
Deep Blue Sea 2 [trailer]
O célebre Deep Blue Sea de 1999 vai ter continuação (que mais parece um remake) e embora se trate de um título "direct-to-video" (que desde logo aconselha cautela quanto ao que dele se deverá esperar) o trailer parece prometer a mesma boa dose de entretenimento que se teve com o original.
Desculpem se tenho uma atracção especial por este filme, foi - a par do The Matrix - um dos primeiros DVDs que tive, e vi o filme dezenas de vezes por conta disso! :)
domingo, 28 de janeiro de 2018
Méli Métro [curta]
Uma menina viaja no metro com o pai e fica maravilhada ao ver um poster com um pónei; com os seus pedido incessantes a tornarem-se em fonte de incómodo e discussão entre os outros passageiros, com o assunto a ficar cada vez mais fora de controlo....
sábado, 27 de janeiro de 2018
Ready Player One - See The Future
O mundo aguarda impacientemente para ver o mais recente trabalho de Steven Spielberg; mas enquanto aguardamos a estreia de Ready Player One, podemos espreitar mais alguns momentos do filme e também de outras influências de outros filmes de Spielberg que se poderão fazer notar neste filme.
sexta-feira, 26 de janeiro de 2018
The Open House
The Open House é um filme sobre uma mãe e filho que, depois de um incidente traumático, se retiram para uma remota casa na montanha para "recuperarem"; com a condição de que aos domingos (dia de "Open House") têm que sair de casa para permitir que os potenciais interessados em comprá-la a possam visitar.
O filme tem todos os ingredientes necessários para um excelente filme neste género de "casa misteriosa" em que se vão passando coisas cada vez mais estranhas, com a presença de alguém desconhecido. Infelizmente, depois de misturar todos esses ingredientes, o resultado é um completo desastre que, no final do filme, até me deixou a pensar "será que adormeci algures pelo meio e perdi meia hora essencial para perceber o que acabei de ver?" O pseudo twist final não tem qualquer efeito em mudar isso... e a única coisa positiva é a de nos demonstrar que a Netflix é "humana" e também falha.
Dito isto... escolham qualquer outra coisa para ver durante estes 90 minutos, que ficarão muito melhor servidos.
quinta-feira, 25 de janeiro de 2018
Pacific Rim: Uprising [trailer]
Sendo um mega fã de "mechs", a saga Pacific Rim é daquelas que automaticamente salta para uma categoria especial (e espero que venha a dar origem a muitos filmes, spinoffs, séries, etc.) Por agora, temos que nos ir contentando com mais um trailer do próximo Pacific Rim: Uprising, que volta a dar-nos um vislumbre dos mech com mais que dois pilotos, e revelando que desta vez não teremos apenas que combater os kaiju mas também teremos Jaegers (os mechs) "maus".
Estreias da semana
Realizador: Wes Ball
Actores: Dylan O'Brien, Thomas Brodie-Sangster, Kaya Scodelario
Den of Thieves - Covil de Ladrões
Realizador: Christian Gudegast
Actores: Gerard Butler, Pablo Schreiber, Dawn Olivieri
Kedi - Gatos
Realizador: Wes Ball
Actores: Bengu, Deniz, Duman
The Post
Realizador: Steven Spielberg
Actores: Tom Hanks, Meryl Streep, Alison Brie
Outras Estreias
- Faithfull
Posted by
Mário Ferreira
at
08:30
0
comments
Labels: Den of Thieves, Estreias, Kedi, The Maze Runner The Death Cure, The Post
quarta-feira, 24 de janeiro de 2018
Bad Investigate [trailer]
Se são fãs da saga Balas e Bolinhos e o correspondente tipo de humor "do Norte", poderão em breve ver o novo filme que nos chega dos mesmos criadores: Bad Investigate.
terça-feira, 23 de janeiro de 2018
Black Lightning chega hoje à Netflix
Se estão com saudades de séries de super-heróis (não que haja falta delas actualmente), eis que a partir de hoje têm mais uma que podem ver na Netflix. Black Lightning acompanha o regresso à acção de um super-herói que tinha deixado essa actividade, mas que se vê forçado a "tirar o pó" ao seu fato de super-herói quando a sua família é ameaçada por um gang.
... Bastará não quererem inventar demasiado, que é logo sucesso garantido.
segunda-feira, 22 de janeiro de 2018
Flixable facilita descobrir conteúdos no Netflix
O Netflix é um serviço excelente - e indispensável para quem quiser tirar partido do seu televisor 4K - mas há aspectos em que ainda deixa a desejar, como saber que novos filmes e séries ficam disponíveis. Algo que levou à criação deste Flixable, que nos auxilia nessa tarefa.
O Netflix já é companhia diária de milhões de pessoas por todo o mundo, mas o problema é que a partir de certa altura começa a ser bastante complicado (diria mesmo "impossível") saber que novos conteúdos estão disponíveis neste serviço. Sim, temos direito a destaque para os grandes lançamentos, e de tempos a tempos lá se recebe um email com sugestão de novas séries ou filmes que se poderão gostar com base naquilo que já vimos anteriormente... mas as coisas ficam-se por aí. Se quisermos saber que novas coisas chegaram esta semana, ou o mês passado... não temos forma de o saber (e eu que o diga, que ainda recentemente descobri por acaso que a primeira parte do Godzilla Monster Planet já estava no Netflix!)
É precisamente isso que este Flixable faz, permitindo ver os novos lançamentos por data, mas também realizar pesquisas por nome do filme, por actores, e até ordenar os resultados pela sua classificação no IMDB, que é sempre uma forma prática de filtrar imediatamente algumas coisas "sem interesse".
Há apenas o ligeiro problema deste Flixable ainda não estar disponível numa versão pensada para o mercado nacional (por agora tem apenas versões para os EUA, Reino Unido, Canadá e Finlândia) pelo que haverá diferenças nos conteúdos que surgem como disponíveis. Mas, pode ser que com adesão suficiente o site comece a adicionar mais e mais países à lista, e Portugal seja um deles. Até lá, sempre dará para ficar a par do que vai saindo lá fora - sendo que no caso das produções Netflix, também ficam quase sempre disponíveis por cá também em simultâneo.
domingo, 21 de janeiro de 2018
First Date [curta]
O "drama" dos primeiros encontros e do problema das aparências nem sempre corresponderem à realidade é posto à prova nesta curta de animação "First Date".
sábado, 20 de janeiro de 2018
Criadores do The Man From Earth colocam novo filme no Pirate Bay
Nem todos os produtores têm a mesma reacção a descobrirem o seu filme no The Pirate Bay - alguns até chegam ao ponto de serem eles próprios a partilhá-lo lá, como aconteceu com o novo filme dos criadores do The Man From Earth.
O The Man From Earth é um espectacular filme sci-fi com muito pouco sci-fi visual. O que temos é uma excelente história que nos coloca perante o caso de uma pessoa aparentemente normal ser afinal um homem imortal que por cá permanece desde o início dos tempos. É um filme independente de 2007 que ganhou popularidade precisamente à custa da "pirataria" na internet, e cujos criadores desde logo reconheceram - e agradeceram - por terem ajudado a dar ao filme uma visibilidade que foi para além de tudo o que imaginavam.
Uma década depois, temos a continuação do filme: Man From Earth: Holocene e desta vez eles nem sequer esperaram para verem alguém partilhar o seu filme no Pirate Bay... foram eles próprios que fizeram questão de colocar lá o seu filme, seguramente esperando que isso contribua para um sucesso idêntico (ou superior) ao do original.
Como eles muito bem referem, mesmo que não colocassem o filme no Pirate Bay seria apenas uma questão de tempo até que o seu novo filme lá surgisse, pelo que assim sempre ficam mais "bem vistos" e com muito mais moralidade para pedirem que, quem apreciar o filme, possa dar um salto ao seu site para deixar um donativo de qualquer valor que possa.
... E ao contrário do que acontece habitualmente com os filmes no cinema, não têm que pagar antecipadamente por algo que depois pode não ser aquilo que imaginavam! ;P
sexta-feira, 19 de janeiro de 2018
"Obrigado, Internet – O Melhor do Ano" no São Jorge
No dia 28 de janeiro às 17h00 os “amigões” vão apresentar a 2ª edição do Obrigado, Internet – O Melhor do Ano. Depois de terem esgotado a sala 2 do Cinema São Jorge no ano passado, esta equipa, acompanhada por convidados muitos especiais, celebra os melhores conteúdos internáuticos de 2017, na Sala Principal do emblemático Cinema São Jorge.
Nuno Dias, Pedro Paulos e Fernando Alvim conheceram-se há dois anos e desde aí tornaram-se amigões. Amigões de verdade, que semanalmente na rádio e também em podcast analisam os fenómenos da internet no programa “Obrigado, Internet”.
Obrigado, Internet – O Melhor do Ano é o evento de atribuição de prémios aos conteúdos digitais portugueses mais fortes de 2017. Serão atribuídos prémios para todos os estilos, de virais e personalidades online a blogs e vídeos do ano, com especial atenção aos acontecimentos nas plataformas Facebook, Twitter e Instagram e muito mais! Haverá espaço para entretenimento, com muito humor e amizade à mistura.
O evento conta com a presença de Luís Severo, um dos músicos do ano, que atuará no simbólico palco do Cinema São Jorge. O espetáculo terá também a participação especial do Jovem Conservador e de Carolina Torres, assim como alguns convidados do programa que os acompanharam ao longo destes últimos dois anos.
Local: Cinema São Jorge
Bilhetes: Ticketline a 8€ / À porta a 10€.
Para mais informações consulta a página do Evento
quinta-feira, 18 de janeiro de 2018
Estreias da semana
Realizador: Jaume Collet-Serra
Actores: Liam Neeson, Vera Farmiga, Patrick Wilson
Bad Investigate
Realizador: Luis Ismael
Actores: Francisco Menezes, Luis Ismael, Enrique Arce
Mudbound - As Lamas do Mississipi
Realizador: Dee Rees
Actores: Garrett Hedlund, Carey Mulligan, Jason Clarke
Basmati Blues
Realizador: Dan Baron
Actores: Brie Larson, Donald Sutherland, Scott Bakula
Call Me by Your Name - Chama-me Pelo Teu Nome
Realizador: Luca Guadagnino
Actores: Timothée Chalamet, Armie Hammer, Michael Stuhlbarg
Outras Estreias
- Uma Mulher Não Chora
Posted by
Mário Ferreira
at
08:30
0
comments
Labels: Bad Investigate, Basmati Blues, Call Me By Your Name, Estreias, Mudbound, The Commuter
quarta-feira, 17 de janeiro de 2018
Travelers (Season 2)
Séries sobre viagens no tempo são sempre complicadas de manter, mas felizmente Travelers pode ir para a categoria das que não só o soube fazer por uma temporada... como conseguiu que a sua segunda temporada fosse ainda melhor.
Em Travelers, acompanhamos um grupo de viajantes no tempo que regressou ao passado (ao nosso tempo) usando um método pouco convencional: a consciência desses viajantes do futuro é transmitida para a mente de pessoas poucos instantes antes da sua morte, passando a assumir a sua identidade.
Ao longo da primeira temporada descobrimos que eles foram enviados para prevenir uma catástrofe que iria matar milhões de pessoas; mas ao longo da segunda temporada vamos lidando com uma maior diversidade de factores que abordam o impacto que as alterações no vão tendo no futuro - e de uma facção que acha que as coisas deveriam ser feitas de outra forma, a par de um novo "vilão" que se vai revelar bastante mais perigoso do que se poderia imaginar.
Nesta segunda temporada o elenco habitual ganha dois pesos pesados: Amanda Tapping e Enrico Colantoni; e lá pelo meio ainda há tempo de experimentar alguns formatos diferentes (como o episódio em que todos morrem e vamos assistindo a tentativas de outros "travelers" para evitar esse desfecho. Temos também a decência de não assumir que a humanidade é "parva" e de reconhecer que as agências governamentais estarão atentas a todos os fenómenos estranhos que se têm passado... e isso acaba por servir de mote ao desfecho desta temporada, que nos deixa cheios de vontade para ver oficializada a aprovação para uma terceira season de Travelers. Venha ela, quanto antes!
terça-feira, 16 de janeiro de 2018
Dailies
Cosmos aprovado para 2ª temporada
Boas notícias para os fãs de Cosmos - a nova versão, com Neil deGrasse Tyson a tomar o papel que Carl Sagan tomou no original - a National Geographic e a Fox aprovaram uma segunda temporada desta série, que nos garantirá mais algumas horas fascinantes a explorar o nosso Universo e a inspirar as novas gerações.
... Pelo menos, gosto de pensar que assim seja, já que ainda relembro com muito carinho os momentos passados à frente do televisor a ver o Cosmos (original) e a ouvir as palavras de Carl Sagan, e que indiscutivelmente tiveram forte impacto no meu apetite pela curiosidade científica!
Spinoff de John Wick a caminho da TV
A saga de John Wick vai ganhando cada vez mais adeptos, e em breve poderemos vê-la na TV, mas em versão spinoff. A série The Continental irá ficar-se no hotel Continental que já vimos nos filmes, um local "neutro" onde os mais perigosos assassinos do mundo podem ter alguns momentos de tranquilidade...
Final de Major Crimes deixou algumas pessoas "incomodadas"
Com a série Major Crimes a ter chegado ao fim, há que não tenha apreciado o facto - SPOILERS AHEAD!!! - da protagonista ter sido morta vários episódios antes do fim, fazendo com que nesses últimos episódios o seu nome nem sequer aparecesse nos créditos; algo que se pode considerar uma injustiça para a actriz Mary McDonnell que, entre esta série e The Closer (que lhe deu origem) lhes dedicou 13 anos da sua vida.
... Talvez mais importante, penso eu, será garantir que todos estes actores que ficamos a conhecer tão bem por conta desta série, rapidamente encontrem novos trabalhos que lhes permitam regressar aos nossos ecrãs.
Hellraiser: Judgement trailer
Quando vos perguntarem por filmes que tenham chegado à bonita marca das dez "continuações", podem adicionar o Hellraiser à lista, pois este ano chega Hellraiser: Judgement.
Posted by
Carlos Martins
at
15:01
0
comments
Labels: Cosmos, Dailies, Hellraiser, John Wick, Major Crimes, The Continental, Trailers
segunda-feira, 15 de janeiro de 2018
The Terror [trailer]
A AMC pode ser associada ao The Walking Dead, mas também tem outras séries que nos fazem ficar curiosos, como é o caso deste The Terror.
The Terror acompanha a história de duas embarcações britânicas - HMS Erebus e HMS Terror - que procuram uma passagem pelo mar do norte e onde, para além do frio e todas as dificuldades, há "algo" que parece ser ainda pior que tudo isso.
(Nota: as embarcações eram reais, tendo ficado presas no gelo em 1845-1848 e tendo recentemente sido redescobertas em 2014 e 2016).
Estreia na AMC a 26 de Março, e esperemos que chegue até nós logo na mesma altura - ao contrário do trailer oficial, que a AMC decidiu bloquear apenas para os EUA. :P
domingo, 14 de janeiro de 2018
Bruce Lee reeditado com nunchuks lightsaber
Os populares lightsabers do Star Wars são um elemento que vemos frequentemente serem adicionados a vídeos; mas desta vez somos forçados a admitir que o resultado é deveras especial, pois pega numa das famosas sequências de combate de Fist of Fury de Bruce Lee e transforma-a numa batalha entre um lightsaber e... nunchucks lightsaber!
Bruce Lee é uma das lendas das artes marciais cuja carreira terminou tragicamente muito antes do que se esperaria, mas isso não impede que continue a fascinar e inspirar milhões de pessoas, incluindo algumas que tentam reimaginar o que poderia ser possível se ele ainda hoje estivesse a fazer filmes.
Adicionar os efeitos luminosos ao video foi feito de forma ultra-profissional - mesmo tendo sido feito por um fã - e conta com inúmeros detalhes que contribuem para o "realismo" (como um bastão de madeira a ficar em brasa na parte em que ficou cortado).
Enfim... absolutamente obrigatório ver, e esperemos que as tretas dos copyrights não façam este pequeno vídeo desaparecer do YouTube.
sábado, 13 de janeiro de 2018
Inuyashiki: Last Hero
A Amazon decidiu acabar com o seu serviço dedicado a anime e integrar esses conteúdos no Amazon Prime Video "normal", e isso quer dizer que, num pequeno instante, todos os que subscrevem o Amazon Video (ou sejam clientes Prime) ficam com um catálogo bem mais vasto de anime para ver.
Ontem fui dar, por mero acaso, com este Inuyashiki: Last Hero... e não resisti a fazer maratona dos seus 11 episódios. A série acompanha as vidas de Inuyashiki Ichiro, um homem já idoso que se sente ignorado pelo mundo e pela sua família, e de Shishigami Hiro, um estranho adolescente, que o destino colocou no "lugar errado à hora errada" - com uma misteriosa explosão de origem extra-terrestre no parque onde estavam a fazer com que os extra-terrestres tentassem minimizar as suas mortes recriando-os em versão robótica. O "problema" é que aparentemente já só tinham peças para criar modelos bélicos... ficando este par com um poder sobrehumano.
A partir daí entramos numa espiral de tentativa de perceberem como utilizarem os seus poderes, cada um à sua própria maneira. Se Inuyashiki vê esta situação como sendo a oportunidade para ajudar todas as pessoas que era incapaz de ajudar com o seu antigo corpo, para Shishigami a vida deixa de fazer sentido, matando praticamente todos os que lhe aparecem pela frente, na busca de algo que o faça sentir um pouco da sua humanidade perdida - se é que alguma vez a tinha tido.
Temos várias cenas fortes lá pelo meio (a primeira família que Shishigami decide matar apenas "porque sim" é um ponto marcante)... e inevitavelmente já sabemos que teremos que ter um confronto final, mas com espaço para explorar as muitas nuances das vidas e sentimentos de cada um dos personagens.
Vale a pena espreitarem.
Curiosamente, daqui por uns meses irá estrear uma versão "live-action", que também já marquei na lista "a ver".
sexta-feira, 12 de janeiro de 2018
Three Billboards Outside Ebbing, Missouri
Com interpretações de luxo por parte de Frances McDormand, Sam Rockwell e Woody Harrelson, entramos numa complicada espiral que não se esquece de tocar em muitos dos pontos sensíveis que atormentam o relacionamento dos cidadãos com as forças policiais nos EUA, passando pelos polícias com "excesso de zelo", racismo, e os extremos a que a busca pelo sentimento de "justiça" pode levar o cidadão comum.
Embora o filme seja uma delícia de ver, chegamos a um ponto em que se torna inevitável pensar "mas como é que o filme irá acabar para manter o nível que tem tido?" E efectivamente, será nessa parte final que o filme poderá deixar um pouco a desejar, mas acaba por ser o fim possível para deixar os espectadores a pensarem no filme após terem saído do cinema.
Posted by
Carlos Martins
at
15:16
0
comments
quinta-feira, 11 de janeiro de 2018
Estreias da semana
Realizador: Joe Wright
Actores: Gary Oldman, Ben Mendelsohn, Kristin Scott Thomas
Three Billboards Outside Ebbing, Missouri -
Três Cartazes à Beira da EstradaRealizador: Martin McDonagh
Actores: Frances McDormand, Peter Dinklage, Abbie Cornish
47 Meters Down - 47 Metros de Terror
Realizador: Johannes Roberts
Actores: Claire Holt, Mandy Moore, Matthew Modine
Man Down - A Guerra
Realizador: Dito Montiel
Actores: Shia LaBeouf, Kate Mara, Jai Courtney
Tadeo Jones 2 - Tad e o Segredo do Rei Midas
Realizador: Enrique Gato
Vozes: Adriana Ugarte, Michelle Jenner, José Corbacho
Outras Estreias
- Pop Aye
- Só Para Ter a Certeza
Posted by
Mário Ferreira
at
08:30
0
comments
Labels: 47 Meters Down, Darkest Hour, Estreias, Man Down, Tadeo Jones 2, Three Billboards Outside Ebbing Missouri
quarta-feira, 10 de janeiro de 2018
The Disaster Artist
Depois de Ed Wood ter tido direito a um regresso ao cinema para nos dar a conhecer o seu mau filme, é a vez do mesmo se aplicar a Tommy Wiseau a propósito do seu The Room.
O The Room é um daqueles filmes tão maus que "dá a volta à escala" e se torna "bom", tendo conquistado um estatuto de filme de culto complementado pelo seu misterioso criador Tommy Wiseau - um estranho personagem do mundo real socialmente desajeitado mas acesso a aparentemente infindáveis fontes de rendimento que lhe permitem fazer "o que bem entender".
Este The Disaster Artist é uma viagem aos bastidores da criação de The Room, abordando também a estranha amizade de Tommy Wiseau e do seu melhor amigo, que se torna num dos protagonistas do filme.
Para quem já viu o The Room, este é o filme pelo qual esperavam; para quem ainda não viu, sairá deste filme com vontade de o ver... e quem sabe, até talvez, "apreciar" (ou nem por isso). Caso decidam vê-lo, recomendo que o façam com um grupo de amigos para dele poderem desfrutar em conjunto... :)
terça-feira, 9 de janeiro de 2018
The Toys That Made Us
O catálogo da Netflix não é composto apenas por filmes e séries; temos também uma generosa selecção de documentários e este The Toys That Made Us é um dos que por lá podemos encontrar.
Ao longo de vários episódios, esta série documental vai-nos dando a conhecer as origens da criação de algumas das mais icónicas linhas de brinquedos das últimas décadas: como os brinquedos do Star Wars, a Barbie, os Gi Joe e He-Man; invariavelmente com grandes aventuras de bastidores que rivalizariam com as aventuras que miúdos (e graúdos) fariam com eles.
Uma viagem obrigatória ao interior das grandes empresas de brinquedos da actualidade, e também ao passado... sendo que, mesmo que não se passe por alguns brinquedos que se tenha tido, seguramente irão rever alguns daqueles que muito gostariam de ter recebido no Natal ou no aniversário.
Posted by
Carlos Martins
at
15:03
0
comments
Labels: Documentários, Netflix, Review, The Toys That Made Us
segunda-feira, 8 de janeiro de 2018
Globos de Ouro
Numa edição vestida de negro como forma de continuar a luta contra o abuso e discriminação contra as mulheres (em Hollywood e não só), a 75ª edição dos Globos de Ouro chegou com algumas surpresas (Guillermo del Toro como melhor realizador - merecido) pelo meio dos candidatos que já se esperavam ter vitória garantida.
Televisão
Melhor série – DramaThe Crown
Game of Thrones
*The Handmaid’s Tale*
Stranger Things
This Is Us
Melhor atriz – Drama
Caitriona Balfe, Outlander
Claire Foy, The Crown
Maggie Gyllenhaal, The Deuce
Katherine Langford, 13 Reasons Why
*Elisabeth Moss, The Handmaid’s Tale*
Melhor ator – Drama
*Sterling K. Brown, This is Us*
Freddie Highmore, The Good Doctor
Bob Odenkirk, Better Call Saul
Liev Schreiber, Ray Donovan
Jason Bateman, Ozark
Melhor série – Musical ou Comédia
Black-ish
*Marvelous Mrs. Maisel*
Master of None
SMILF
Will & Grace
Melhor ator – Musical ou Comédia
Anthony Anderson, Black-ish
*Aziz Ansari, Master of None*
Kevin Bacon, I Love Dick
William H. Macy, Shameless
Eric McCormack, Will and Grace
Melhor atriz – Musical ou Comédia
Pamela Adlon, Better Things
Alison Brie, Glow
Issa Rae, Insecure
*Rachel Brosnahan, The Marvelous Mrs. Maisel*
Frankie Shaw, SMILF
Melhor minissérie ou filme para televisão
*Big Little Lies*
Fargo
Feud: Bette and Joan
The Sinner
Top of the Lake: China Girl
Melhor ator – Minissérie ou filme para televisão
Robert De Niro, The Wizard of Lies
Jude Law, The Young Pope
Kyle MacLachlan, Twin Peaks
*Ewan McGregor, Fargo*
Geoffrey Rush, Genius
Melhor atriz – Minissérie ou filme para televisão
Jessica Biel, The Sinner
*Nicole Kidman, Big Little Lies*
Jessica Lange, Feud: Bette and Joan
Susan Sarandon, Feud: Bette and Joan
Reese Witherspoon, Big Little Lies
Melhor ator secundário em Drama, Comédia, Minissérie ou Filme para televisão
Alfred Molina, Feud
*Alexander Skarsgard, Big Little Lies*
David Thewlis, Fargo
David Harbour, Stranger Things
Christian Slater, Mr. Robot
Melhor atriz secundária em Drama, Comédia, Minissérie ou Filme para televisão
*Laura Dern, Big Little Lies*
Ann Dowd, The Handmaid’s Tale
Chrissy Metz, This is Us
Michelle Pfeiffer, The Wizard of Lies
Shailene Woodley, Big Little Lies
Cinema
Melhor filme – DramaCall Me by Your Name
Dunkirk
The Post
The Shape of Water
*Three Billboards Outside Ebbing, Missouri*
Melhor filme – Musical ou Comédia
The Disaster Artist
Get Out
The Greatest Showman
I, Tonya
*Lady Bird*
Melhor atriz – Drama
Jessica Chastain, Molly’s Game
Sally Hawkins, The Shape of Water
*Frances McDormand, Three Billboards Outside Ebbing, Missouri*
Meryl Streep, The Post
Michelle Williams, All the Money in the World
Melhor ator – Drama
Timothée Chalamet, Call Me by Your Name
Daniel Day-Lewis, Phantom Thread
Tom Hanks, The Post
*Gary Oldman, Darkest Hour*
Denzel Washington, Roman J. Israel, Esq.
Melhor atriz – Musical ou Comédia
Judi Dench, Victoria & Abdul
Margot Robbie, I, Tonya
*Saoirse Ronan, Lady Bird*
Emma Stone, Battle of the Sexes
Helen Mirren, The Leisure Seeker
Melhor realizador
*Guillermo del Toro, The Shape of Water*
Martin McDonagh, Three Billboards Outside Ebbing, Missouri
Christopher Nolan, Dunkirk
Ridley Scott, All The Money in the World
Steven Spielberg, The Post
Melhor ator – Musical ou Comédia
Steve Carell, Battle of the Sexes
Ansel Elgort, Baby Driver
*James Franco, The Disaster Artist*
Hugh Jackman, The Greatest Showman
Daniel Kaluuya, Get Out
Melhor atriz secundária
Mary J. Blige, Mudbound
Hong Chau, Downsizing
*Allison Janney, I, Tonya*
Laurie Metcalf, Lady Bird
Octavia Spencer, The Shape of Water
Melhor ator secundário
Willem Dafoe, The Florida Project
Armie Hammer, Call Me by Your Name
Richard Jenkins, The Shape of Water
Christopher Plummer, All the Money in the World
*Sam Rockwell, Three Billboards Outside Ebbing, Missouri*
Melhor banda sonora original
Three Billboards Outside Ebbing, Missouri
*The Shape of Water*
Phantom Thread
The Post
Dunkirk
Melhor canção original
Remember Me, Coco
*This is Me, The Greatest Showman*
Home, Ferninand
Mighty River, Mudbound
The Star, The Star
Melhor argumento original
The Shape of Water
Lady Bird
The Post
*Three Billboards Outside Ebbing, Missouri*
Molly’s Game
Melhor filme estrangeiro
A Fantastic Woman
First They Killed My Father
*In the Fade*
Loveless
The Square
Melhor filme de animação
The Boss Baby
The Breadwinner
Ferdinand
*Coco*
Loving Vincent
domingo, 7 de janeiro de 2018
Sentinel [curta]
O tema de se ser perseguido por máquinas num futuro pós-apocalíptico não é propriamente novidade, mas não é por isso que deixa de ser interessante. É precisamente sobre isso que trata este Sentinel, que nos deixa com vontade de saber mais sobre o que aqui se passa.
sábado, 6 de janeiro de 2018
Nightflyers de George R. R. Martin vira série SyFy e Netflix
A SyFy e a Netfix vão transformar a história sci-fi de George R. R. Martin - Nightflyers - em série.
Embora George R. R. Martin seja mais conhecido pelo seu épico Game of Thrones, a verdade é que conta com muitas outras histórias escritas ao longo da sua carreira. Nightflyers é uma história sci-fi que acompanha a aventura da tripulação de uma nave espacial que parte do nosso planeta para tentar descobrir a origem de uns misteriosos sinais que parecem indicar vida extra-terrestre... mas a própria viagem vai revelar-se mais problemática que os potenciais E.T.s.
A história já foi adaptada para um filme com o mesmo nome em 1987, mas parece que a "adaptação" alterou bastante a história original - algo que se espera ver rectificado nesta conversão para série.
Gretchen Mol (Boardwalk Empire) viverá a protagonista Dr. Agatha Matheson, ao lado de Eoin Macken (The Night Shift) como Karl D'Branin, David Ajala (Fast & Furious 6) como Roy Eris, Sam Strike (EastEnders) como Thale, Maya Eshet (Teen Wolf) como Lommie, Angus Sampson (Fargo) como Rowan, Jodie Turner-Smith (The Last Ship) como Melantha Jhirl e Brían F. O'Byrne (Million Dollar Baby) como Auggie.
Ficamos a aguardar pelo anúncio da data de estreia.
sexta-feira, 5 de janeiro de 2018
Featurette de Bright revela as origens do filme
Um dos problemas de Bright é o facto de não abordar alguns dos elementos que ajudariam a perceber a origem daquele mundo em que a fantasia e a magia são reais; mas isso é algo que pode ser parcialmente resolvido com esta pequena featurette que nos apresenta - precisamente - a história da magia nesse mundo.
Considerando a sua curta duração, quase que poderia ter sido apresentada como prólogo do filme...
quinta-feira, 4 de janeiro de 2018
Slender Man [trailer]
De "mito urbano" da internet para os ecrãs de cinema, eis que temos o primeiro trailer de Slenderman... que na sua versão cinematográfica se irá chamar Slender Man.
Estreias da semana
Realizador: James Franco
Actores: James Franco, Dave Franco, Seth Rogen
The Killing of a Sacred Deer - O Sacrifício de Um Cervo Sagrado
Realizador: Yorgos Lanthimos
Actores: Colin Farrell, Nicole Kidman, Alicia Silverstone
Insidious: The Last Key - Insidious: A Última Chave
Realizador: Adam Robitel
Actores: Lin Shaye, Javier Botet, Caitlin Gerard
Molly's Game - Jogo da Alta Roda
Realizador: Aaron Sorkin
Actores: Jessica Chastain, Idris Elba, Michael Cera
Outras Estreias
- O Amante de Um Dia
- Preciso de Casar Contigo, Pá
Posted by
Mário Ferreira
at
08:30
0
comments
Labels: Estreias, Insidious The Last Key, Mollys Game, The Disaster Artist, The Killing of a Sacred Deer
quarta-feira, 3 de janeiro de 2018
Final de The Last Jedi recriado em 16bits
Por esta altura já todos os fãs terão decidido se gostaram ou não do mais recente Star Wars: The Last Jedi; e assim sendo, torna-se apropriado apresentar esta excelente recriação da cena final, em estilo videojogo de 16 bits.
Se ainda não viram o filme será desnecessário dizer que o vídeo que se segue contém SPOILERS! :)
terça-feira, 2 de janeiro de 2018
2077 - 10 Segundos para o Futuro estreia hoje na RTP
Estreia hoje na RTP a série documental 2077 - 10 Segundos para o Futuro que aborda as questões de como poderá ser o mundo daqui por 60 anos. Fomos convidados para a apresentação desta série, e o meu amigo Manuel Reis conta-nos o que poderemos esperar dela.
Para muitas pessoas, as expressões “televisão”, “RTP” e “emissão linear” já são suficientes para causar arrepios. «Mas há quem ainda dê importância a isso?» «Isso não é um canal para velhos?» «Para quê esperar para ver uma coisa quando a posso ver quando quiser?» E eu compreendo-vos, a sério. A evolução das plataformas de streaming nos últimos anos permite-nos ir a um site ou a uma aplicação e, de forma mais ou menos legal, aceder aos conteúdos que queremos. No entanto, ao não vermos a tal emissão linear, a televisão como ainda existe hoje em dia, não só não vemos muita coisa boa que por cá é feita*, como também não percebemos que existem formas on demand de aceder a tais conteúdos.
* Ironicamente, as pessoas que se queixam de falta de conteúdos de qualidade cá e da constante aposta em futebol e novelas, são também as que não sabem, ou não procuram saber, o que a RTP tem transmitido no último par de anos, sobretudo em 2017. Mas adiante.
Porquê este primeiro parágrafo? Porque 2077 - 10 segundos para o Futuro, um novo documentário de quatro episódios que estreia na RTP1 no dia 2 de Janeiro às 21:00 (logo a seguir ao Telejornal) é um excelente produto, tanto do ponto de vista visual como no conteúdo, integrada na comemoração das bodas de diamante da TV em Portugal - e não se preocupem que também irá estar disponível na RTP Play, a plataforma de streaming da estação pública .
Como será o Mundo daqui a 60 anos? É esta a questão colocada a vários cientistas, investigadores e dirigentes em vários pontos do globo, incluindo Michio Kaku, Nick Bostrom, George Friedman, Elvira Fortunato e Manuela Veloso, entre muitos outros. Daniel Deusdado, director de programas da RTP1, referiu que este é um dos documentários mais avultados da história da RTP, existindo neste momento a forte possibilidade de este documentário ser vendido no estrangeiro.
A verdade é que este primeiro episódio (sobre Mutação) funciona, tanto no aspecto visual/sonoro como no conteúdo. Como me foi referido por Marta Loja Neves, editora executiva da RTP que supervisionou a criação deste documentário ao longo de um ano e meio, não se queria mostrar uma perspectiva nem demasiado negativa nem demasiado positiva. Enquanto via o primeiro episódio e ouvia algumas declarações e demonstrações de possibilidades para o futuro, confesso que pensava não apenas nas possibilidades da tecnologia mas também em possíveis storylines de Black Mirror à cabeça.
O estado actual do Mundo não ajuda a pensar que as tecnologias podem existir por bem. Questões como a implantação de memórias, o prolongamento da vida ou a inteligência artificial precisam do debate e que se lance a discussão sobre que uso dar a essas tecnologias, assim como os limites éticos das mesmas. E, nesta sociedade pré-distópica (ed. ou já mesmo distópica!) bem que precisamos de debates entre pessoas que percebam dos assuntos. Os episódios seguintes passam pela exploração dos recursos naturais, a sustentabilidade e os movimentos migratórios e, pegando no que já referi, as questões éticas.
Se não dão uma hipótese à RTP (ou à televisão generalista portuguesa) há uns anos, experimentem. Está aqui uma boa peça de televisão. E, se por acaso estiverem vivos em 2077, têm aqui um excelente programa para que, nessa altura, possam olhar para trás e ver até que ponto estas previsões foram acertadas!
por: Manuel Reis
Posted by
Carlos Martins
at
19:07
0
comments
Labels: 10 Segundos para o Futuro, 2077, Documentários, RTP
segunda-feira, 1 de janeiro de 2018
Bright já tem continuação assegurada
Sem grandes surpresas - e tal como tinha previsto - a Netflix já assegurou que Bright irá dar origem a mais filmes, com uma sequela a já ter sido aprovada.
Não será difícil justificar isso, já que mesmo com muitas críticas negativas, o filme foi visto por mais de 11 milhões de espectadores, só nos EUA, nos três primeiros dias, o que seria equivalente a uma receita nos cinemas superior aos 90 milhões de dólares que o filme custou a produzir - isto sem esquecer que a Netflix se queixa que as estimativas das visualizações na sua plataforma são sempre inferiores às "reais" (embora se recuse a dar números concretos).
Seja como for, Bright parece ter conseguido o seu propósito de dar o tiro de partida para este universo "de fantasia" passado nos dias de hoje... e sem dúvida que isso irá dar pano para mangas - que é como diz: filmes e mais filmes; ou até uma série concorrente do Grimm.































