terça-feira, 29 de abril de 2008

Dailies

Zero-G

E aqui está mais um de uma tendência que se deverá intensificar nos próximos tempos: em vez de fazerem um vídeo-jogo baseado num filme, é a vez de mais um filme que é baseado num vídeo-jogo.

A 20th Century Fox comprou os direitos para o filme baseado em Zero-G, um jogo onde uma cidade é devastada por uma arma desconhecida.


Natasha Henstridge em Impact


Natasha Henstridge (Species), James Cromwell e David James Elliott vão entrar em Impact, um filme de ficção científica em duas partes para a TV.

Para quem gostar de "disaster movies", então este filme em que uma estrela anã choca com a Lua vai ser obrigatório. (Embora, logo à partida, me pareça que estão a "regar" demasiado... uma estrela? Bem... já vimos coisas piores...)


Até Homens de Ferro levam cortes


Terrence Howard, que interpreta James "Rhodey" Rhodes em Iron Man, disse que o seu papel no filme foi drasticamente reduzido.

No filme a certa altura ouve-se uma "boca": "Robin might get to ride in the Batmobile one day," que antecipa a sua transformação em War Machine numa possível continuação. Numa altura em que Tony Stark luta contra o alcoolismo, é Rhodey que começa a usar o fato do Iron Man, tornando-se depois em War Machin, um aliado do Iron Man.

O actor diz que aceitou entrar no filme já a contar com um segundo filme, onde possa finalmente ter "tempo de antena", uma vez que a maioria das suas cenas acabaram por ser cortadas.

"Recebi um chamada do Jon [Favreau], e ele disse ' Tivemos que fazer uns corte, todos foram afectados, mas o Rhodey levou mesmo um grande corte, um grande corte mesmo.' E eu, 'Quanto? Se eu tivesse 2m de altura no início, quanto é que mediria agora?' E ele disse, 'Agora estás do tamanho de um boneco de brincar, e cabes numa prateleira.'"

A vida de actor é difícil... esperemos que muitas destas cenas venham nos extras do DVD.

Iron Man estreia esta quinta-feira..

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Dailies

Fim de semana comprido... foi aproveitado para sair de casa, porque nem só de filmes se vive. :)

E enquanto não chega o Iron Man... eis que as notícias do dia são:


Favreau Já Pensa na Continuação de Iron Man

Jon Favreau, realizador de Iron Man diz que já tem ideias para um próximo filme com este super-herói. Segundo ele, o primeiro capítulo deste tipo de filmes é sempre mais restrictivo, pois tem que se apresentar o herói aos espectadores, enquanto no segundo filme já se mais liberdade de acção e podem fazer-se mais coisas.

Favreau disse ainda que Robert Downey Jr. é o actor perfeito para representar Tony Stark, pois tal como ele, está habituado a lidar com a fama e a exposição pública - ao mesmo tempo que enfrenta os seus próprios problemas pessoais.


Del Toro Confirmado para Hobbit

Tal como já era esperado, Guillermo del Toro finalmente confirmou que vai realizar os filmes de The Hobbit para os produtores Peter Jackson e Fran Walsh.

Del Toro vai mudar-se para a Nova Zelândia durante os próximos quatro anos para trabalhar com Peter Jackson e as equipas de produção da Wingnut e Weta. Os dois filmes serão realizados em sequência, tal como sucedeu com a trilogia do Senhor dos Anéis, com o segundo filme a tratar os 60 anos de intervalo entre o The Hobbit e The Fellowship of the Ring.

No entanto, antes de partir para Nova Zelândia Del Toro tem ainda trabalho a fazer pois está nas fase final da pós-produção de Hellboy II: The Golden Army, que tem estreia agendada para Julho.

A propósito de Hellboy, Del Toro disse ainda que gostaria de fazer um terceiro filme para terminar a saga - caso o Hellboy II tenha sucesso nas bilheteiras - mas que seria definitivamente o último.


The Fury - mais um remake?

Brian McGreevy e Lee Shipman deverão escrever um novo thriller inspirado no clássico de Brian De Palma The Fury (1978).

A nova versão deverá centrar-se num homem com poderes psíquicos que é raptado pelo governo para usarem os seus dons especiais.

O original, com Kirk Douglas e John Cassavetes foi baseado no livro com o mesmo nome de 1976 de John Farris.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Dailies

Ricci Anime-ada em Speed Racer

Depois de anos a ouvir que tinha um aspecto "anime", Christina Ricci, vai finalmente poder interpretar um papel baseado numa personagem animada no filme dos irmãos Wachowski Speed Racer.

"Tenho os olhos grandes e um queixo pequeno," disse Ricci durante uma entrevista de promoção do filme. "As pessoas dizem-me que eu pareço anime, " portanto, sempre quis entrar no Speed Racer e fazer o papel de Trixie - com quem dizem que eu sou parecida.

Speed Racer está para chegar a 2 de Maio.


Hulk abre caminho para Avengers

Os produtores de The Incredible Hulk, disseram que vários elementos no filme abrem explicitamente caminho para um filme baseado na saga da Marvel The Avengers (os Vingadores).

Os produtores também confirmaram o rumor de que Robert Downey Jr., que interpreta Tony Stark no Iron Man, pode aparecer em Hulk; mostrando uma cena num bar com William Hurt (Gen. Ross) e Robert Downey (Tony Stark) num bar.

Quando os Marvel Studios anunciaram que iriam passar a produzir os seus próprios filme, abriu-se a possibilidade de fazer estas "visitas" de vários super heróis num único filme, que é o factor primordial em The Avengers. "

Marvel Studios têm Zak Penn contratado para escrever The Avengers, para uma estreia em 2010. The Incredible Hulk chega a 13 de Junho.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

007 Quantum of Solace Mete Água

As filmagens do 22ª filme do Agente 007 James Bond, Quantum of Solace, andam a provocar estragos. Que o diga o duplo que conduzia o Aston Martin DBS durante uma cena, que perdeu o controlo do carro e deu um grande mergulho num lago italiano, tendo praticamente destruído o veículo.

Felizmente, não teve ferimentos de maior... mas... é caso para dizer... o Q anda a perder qualidades é que... se fosse um Lotus Esprit não tinha problemas em andar debaixo de água! :)



Entretanto, já depois disso houve outro acidente automobilístico nas filmagen, em que um dos duplos teve que ir para o tratamente intensivo no hospital. Só posso dizer... se os duplos andam a espetar-se a torto e a direito, o raio do filme deve ter umas cenas fenomenais.

De qualquer maneira, desejo as melhoras para os duplos, e que o resto das filmagens decorram sem incidentes deste tipo.

Estreias da Semana

Meet the Spartans - Espartanos do Pior
de Jason Friedberg
com Carmen Electra e Diedrich Bader

Paródia aos filmes épicos (300, Troia, etc.)


Semi-Pro
de Kent Alterman
com Will Ferrell e Woody Harrelson


Things We Lost in the Fire - Tudo o que Perdemos
de Susanne Bier
com Halle Berry e Benicio Del Toro


27 Dresses - Vestida para Casar
de Anne Fletcher
com Anne Fletcher e Katherine Heigl


Boarding Gate
de Olivier Assayas
com Asia Argento e Michael Madsen


Blade Runner - Perigo Iminente: Versão Final
de Ridley Scott
com Harrison Ford e Daryl Hannah


One Night with the King - Uma Noite com o Rei
de Michael O. Sajbel
com Tiffany Dupont e Peter O’Toole

A vida de uma jovem rapariga, Hadassah, que se irá tornar na personagem Bíblica Esther, a Rainha da Pérsia, e que salva a nação Judaica da aniquilação total ao mesmo tempo que conquista o coração do Rei Xerxes.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Butterfly on a Wheel

Butterfly on a Wheel veio-me parar às mãos por acidente... e ainda bem. Afinal, não é todos os dias que podemos ver um filme que junta Pierce Brosnan, Maria Bello, e Gerard Butler.

De início pensei que se tratasse de mais um filme na onda de Trapped, mas todas as semelhanças depressa se desfazem. Um casal "perfeito" com uma vida desafogada vê a sua vida virada de pernas para o ar quando um estranho toma a sua filha como refém, dando início a uma sequência imprevisível de acontecimentos.

Rapidamente o filme se descola do vulgar rapto, quando o raptor queima todo o dinheiro do resgate... afinal, que será que este psicopata quer?

A resposta está à vossa espera... no fim do filme.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Zombie Strippers

Palavras para quê?



Não, não é tanga: Zombie Strippers. :)

Dailies

Sarah Connor Renovada

Ainda agora estreou na TV nacional, e já está confirmado: Sarah Connor Chronicles vai ter direito a uma segunda temporada. Ainda bem!


Lost Regressa com final explosivo

Os últimos cinco episódios de Lost, que recomeçam dia 24 de Abril, prometem ser explosivos. É o que diz Matthew Fox, que interpreta o conhecido Dr. Jack Shephard da série. Vão acontecer coisas que ninguém vai acreditar.

(Um dos rumores é que: BIG SPOILER AHEAD, cuidado!!! É que Sawyer não é um dos passageiros do vôo que se despenhou! Oh oh, essa vou gostar de ver!)


Silver Surfer ainda à espera

Doug Jones, que fez de Silver Surfer em Fantastic Four: Rise of the Silver Surfer, disse que um filme centrado no seu personagem é, neste momento, ainda e apenas um rumor.

Por enquanto, poderemos vê-lo em Hellboy II onde faz três papéis: o anfíbio Sapien, Chamberlain e Angel of Death.


Piranha 3-D

Numa altura em que eu já andava com saudades dos filmes foleiros dos 70s, eis que Alexandre Aja está a tratar de fazer um remake do clássico Piranha de 1978.
E para primar pela diferença, o filme será em 3-D e irá dar uma nova dimensão ao gore.
(Vamos lá ver se cumpre!)

O filme será o primeiro filme para adultos em 3-D, e terá sido essa a razão para que Aja (The Hills Have Eyes) tenha decidido aceitar o projecto.Em Piranha, um tremor de terra vai libertar um cardume de piranhas pré-históricas num lago onde um grupo de jovens passam umas férias.

Aja promete bater o recorde na quantidade de sangue usado.

Piranha tem estreia prevista para Julho de 2009, bem a tempo da época balnear de Verão. :)

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Juno

Juno é, antes de mais, mais um filme onde Ellen Page demonstra o seu à vontade neste tipo de personagens. E se por um lado, ela é espectacular a desempenhar essa função, por outro lado temo que comece a ficar "colada" à imagem que tem tido desde sempre.

Mas, a rapariga é ainda uma criança e tem muito tempo e muitos outros filmes pela frente. :)

A primeira vez que a vi nos ecrãs, foi na série Re-Genesis, e Juno bem que poderia ser quase uma continuação daquela personagem.
Não é que o filme seja mau - longe disso - mas com tudo o que foi dito sobre este filme de Jason Reitman (filho de Ivan Reitman - que todos conhecem de filmes como Ghost Busters e muitos outros) estava à espera de um filme que sobressaísse mais de todos os outros que já abordaram este tema.

Penso que estava à espera de uma pérola como American Beauty, ou Miss Sunshine... e não penso que este Juno chegue lá. É um bom filme, e não me importarei de o rever novamente daqui a algum tempo... mas... não me "tocou" daqula forma que todos queremos que os filmes nos toquem.
(Se calhar é também culpa de o ter visto pouco tempo após o Love in the Time of Cholera - o que complica a apreciação)

domingo, 20 de abril de 2008

Love in the Time of Cholera

Love in the Time of Cholera, não e propriamente o meu estilo de filme favorito, mas como qualquer apreciador de cinema poderá confirmar: um bom filme é sempre um bom filme.

Trata-se de uma adaptação de um livro de Gabriel García Márquez, realizada por Mike Newell (Four Weddings and a Funeral) e com um magnífico Javier Bardem, que depois de No Country For Old Men, demonstra mais uma vez toda a sua plenitude enquanto actor.

Depois de um encontro casual, um jovem telégrafo apaixona-se por uma rapariga e escreve-lhe incessantemente. No entanto o pai da jovem tem outros planos para a sua filha, e interrompe a sua relação. Qual é o prazo de validade do amor? Será real ou uma ilusão, ou até mesmo uma doença ou loucura? É esta a palete de "cores" que poderão ver representadas neste filme.

Não li o livro, mas quem o leu diz que a adaptação ao grande ecrã está excelente e que o filme retrata perfeitamente todas as nuances que se podem ler nas páginas de García Márquez - algo que não me custa nada a acreditar.

No entanto, mesmo uma obra destas não está isenta de pontos menos bons. Se a caracterização de e representação de Bardem e Bratt estão excelentes, transmitindo-nos o peso dos anos; a dos personagens femininos fica um pouco aquém do que seria de esperar. No entanto é um pormenor que facilmente perdoamos face ao enredo e toda a atmosfera do filme.

Altamente recomendado!



E os fãs da Shakira não se vão importar de ver o filme apenas pela banda sonora...

sábado, 19 de abril de 2008

Os Cinco

Os Cinco... tempos houve em que estas simples palavras eram sinónimo das mais espantosas aventuras. Para além dos livros, também a série de TV (a de 1978, já que há outra mais recente de 1996) era garantia de tempo bem passado em frente ao televisor.

Se são de uma geração mais recente, que pensa que "os sete", ou "os quatro" - ou lá que número for - são uma invenção original, então aconselho-vos a dar uma vista de olhos por estes cinco: Julian, Dick, Anne e George - e claro, o cão, Timmy.



Como o tempo passa... o_O

sexta-feira, 18 de abril de 2008

A Morte dos Cinemas Tradicionais

Mais uma notícia que mostra de forma clara a "evolução" (se é que assim se pode chamar) dos cinemas: os cinemas Cidade do Porto, uns dos últimos resistentes no centro da cidade e que também exibiam o chamado cinema "alternativo", estão prestes a fechar.

Não posso dizer que fosse fã deste espaço - afinal, eles próprios são já um cinema de "shopping", embora seja de salientar a maior variedade de filmes - no entanto, é assustador ver em como algumas dezenas de anos passamos da exuberância (e alguma decadência também, é certo) das salas de cinemas tradicionais, para... a realidade dos multiplexes nos shoppings.

Lembro-me perfeitamente, quando era chavalo e durante as férias ia com o meu pai para o trabalho dele na baixa, de que "num pulinho" me punha num qualquer cinema: Lumiére, Carlos Alberto, Trindade, Batalha, Coliseu, Passos Manuel, S.João, Águia D'Ouro. Actualmente, a pergunta é: qual é o shopping mais perto?

Obviamente que tudo isto não é exclusivo do cinema; vejam-se os problemas relativos à desertificação da cidade, e à morte anunciada do comércio tradicional.

De qualquer forma, entristece-me ver todos esses monumentos gigantes do cinema a irem por água abaixo, e particularmente: que seja praticamente impossível assistir a um filme fora de um shopping.

Diary of the Dead

Pois... lá fui eu a correr para ver o Diary of the Dead, chego em cima da hora ao cinema, compro dois bilhetes... e quando vou a entrar, tinha-me dado bilhetes para o filme errado. Era já um prenúncio do que estava para vir... antes tivesse ido ver o "88 Minutos", que era o filme para o qual me deram os tickets.

Assunto dos bilhetes resolvido, lá fui ver o Diário dos Mortos, o último filme do mestre George A. Romero que desde 1968 nos tem trazido vários dos mais iconográficos filmes de zombies, numa sala completamente vazia.

Dito isto... não percebi porque razão o homem foi na onda dos filme feitos em vista subjectiva, visto através da câmara de um dos personagens (ou neste caso, várias câmaras e tudo.) É mesmo caso para dizer: não havia necessidade.

O filme perde-se completamente em frases pseudo-metafísicas que pretendem dar uma razão de existir ao próprio filme, misturado com pseudo-sequências cinematográficas que mais se preocupam em explicar como foi possível juntar aquelas imagens à edição... e... mais nada!

Profundidade dos personagens? Inexistente.
Lógica do enredo? Mas qual enredo!?!

As coisas acontecem aleatoriamente, vindas do nada, e pronto...
Perdoava-se se isto fosse o primeiro filme de um estreante nestas coisas; mas não vindo de Romero.

Há uma ou duas sequências que até se aproveitam (a do fazendeiro Amish, por exemplo) mas nada mais. O filme nem sequer dá para assustar, nem consegue criar um segundo que seja de suspense ou tensão - e assim sendo... volto a interrogar-me: mas qual é o objectivo deste filme?

E depois acaba, como se alguém se tivesse fartado de gramar com mais cenas destas e simplesmente carregasse no stop.

... que arrependido estou por não ter ido antes ver o 88 Minutos... Romero, isto não se faz...

Querem ver um bom filme de zombies? Fiquem-se pelo Dawn of the Dead ou pelo "original" Night of the Living Dead.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Estreias da Semana

We Own the Night - Nós Controlamos a Noite (imdb)
de James Gray
com Joaquin Phoenix e Mark Wahlberg




Miss Pettigrew Lives for a Day - A Vida Num Só Dia (imdb)
de Bharat Nalluri
com Frances McDormand e Amy Adams




The Eye - O Olho (imdb)
de David Moreau
com Jessica Alba e Alessandro Nivola




California Dreamin' (Nesfarsit) (imdb)
de Cristian Nemescu
com Armand Assante e Jamie Elman




88 Minutes (imdb)
de Jon Avnet
com Al Pacino e Amy Brenneman




Donkey Xote (imdb)
de Jose Pozo
com Andreu Buenafuente e José Luis Gil




Dan in Real Life - O Amor e a Vida Real (imdb)
de Peter Hedges
com Steve Carell e Juliette Binoche




Diary of the Dead - Diário dos Mortos (imdb)
de George A. Romero
com Shawn Roberts e Megan Park




Pars vite et reviens tard - Sob o Signo da Morte (imdb)
de Régis Wargnier
com José Garcia e Lucas Belvaux

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Dailies

Dreamworks interessada em Atlantis

A DreamWorks comprou os direitos para fazer uma adaptação em imagem real do comic book da Platinum Studios' Atlantis Rising que será escrita por Alex Kurtzman e Roberto Orci (Star Trek).

Atlantis é uma mini-série de cinco livros, publicados pela Platinum Studios Comics em Novembro. O quinto e último captítulo, escrito por Scott O. Brown e desenhado por Tim Irwin e Andy Elder, deverá chegar às bancas em fim de Abril.

Em Atlantis Rising, perturbações sísmicas no fundo do mar levam a que sejam iniciadas explorações nas partes mais profundas do nosso planeta, de onde uma civilização subterrânea emerge para para lutar contra o planeta.

Atlantis é a segunda compra da DreamWorks à Platinum. A DreamWorks e a Universal já tinha comprado os direitos de Cowboys and Aliens o ano passado, que também será desenvolvido por Kurtzman, Orci e a Imagine Entertainment.

Kurtzman e Orci are estão actualmente a trabalhar em Transformers 2 e também fizeram equipa com o realizador de Star Trek, o conhecido J.J. Abrams, para produzir o episódio piloto de 2h de Fringe.



Airbender chega em 2010

A Paramount e a Nickelodeon Movies vão lançar a adaptação ao grande ecrã em imagem real de Avatar: The Last Airbender, realizada por M. Night Shyamalan a 2 de Julho de 2010.

O filme será chamado simplesmente "The Last Airbender" para evitar confusões com o épico 3D de James Cameron Avatar, que estreará em Dezembro de 2009.

Portanto, Airbender é o primeiro filme agendado para essa data de 2010.

A série é bastante influenciada pelo estilo gráfico do popular cineasta japonês Hayao Miyazaki,e centra-se nas aventuras de um jovem herói com a capacidade de manipular os elementos e que tenta impedir que uma nação sem escrúpulos destrua três outras nações.

Shyamalan, que vai realizar a adaptação escrita por si, diz que Miyazaki é um dos maiores contadores de histórias do mundo.


Stan Lee lança Legion Of 5

A última criação de Stan Lee está prestes a ser lançada; trata-se de Legion of 5, uma nova série de filmes animados.

Para além dos filmes, espera-se a habitual invasão de merchandising, assim como livros, jogos, etc.

Pormenores de Legion of 5 têm sido mantidos no mais absoluto segredo. O co-criador de Spider-Man Stan Lee vai receber o prémio New York Comics Legend Award na Comic Con de Nova Iorque este fim-de-semana.


Goldsmith Scores Stone's War


O conhecido compositor Joel Goldsmith acabou de musicalizar Stone's War, um filme de guerra zombie de um realizador finlandês sobre um inimigo que parece não morrer.

Stone's War, escrito e realizado por Marko Makilaakso, centra-se num pelotão de soldados americanos e finlandeses que repetidamente matam os mesmos soldados Nazis.


Para se inspirar, Goldsmith estudou a banda sonora de Call of Duty 3, assim como obras do seu pai (o famoso Jerry Goldsmith - The Omen, Planet of the Apes, Star Trek: The Motion Picture), que faleceu em 2004.

O "novo" Goldsmith escreveu a música para Stargate: The Ark of Truth e a continuação Stargate: Continuum, que será lançada este Verão.



Warbirds mistura Guerra e Ficção

Warbirds, um filme produzido pelo canal SCI FI, passado durante a segunda grande guerra, mistura vários elementos.

Krause (Charmed) interpreta o papel de um coronel da força aérea que está a voar sobre o oceano Pacífico numa missão secreta quando o seu avião é forçado a atterar numa ilha remota por um ataque de pterodáctilos.

"Nessa ilha, encontramos os Japoneses, que têm sido aterrorizados por um réptil pré-histórico e pterodáctilos," disse Krause numa entrevista. Do lado oposto, o actor Tohoru Masamune faz o papel do capitão Japonês: "Assim, todos temos que trabalhar juntos -- Japoneses, Americanos -- para conseguirmos sobreviver e sair daquela ilha."

Warbirds tem emissão marcada para 10 de Abril.



Ghost vai ser visto em 3-D

A DreamWorks comprou os direitos para o filme manga-anime Ghost in the Shell e tem planos para o adaptar para um filme de imagem real em 3-D.

Criado por Masamune Shirow, Ghost in the Shell foi lançado em 1989, dando origem a mais duas edições manga, três filmes anime, uma série televisiva, e três video-jogos.

Avi Arad, Ari Arad e Steven Paul da Seaside Entertainment estão na produção, e Jamie Moss deverá ser a escritora responsável pela adaptação.


Del Toro a caminho de Hobbit

Director Guillermo del Toro disse aos fãs que tem havido "bastante movimento" nas conversações para que ele realize The Hobbit, produzido por Peter Jackson, mas que nada está ainda decidido.

Del Toro disse: "Ainda não. Mas tem havido bastantes diálogo nas últimas semanas, sobre o design criativo/elenco/equipa/efeitos, e temos feitos grandes progressos em áreas que não posso revelar."

Del Toro revelou ainda: "Estou ansioso por vos dar mais detalhes, mas tenho que ser paciente e esperar que tudo esteja no papel."


Cronocrimenes a caminho dos EUA

United Artists contratou Timothy J. Sexton para escrever Timecrimes, a adaptação do filme espanhol Los Cronocrimenes de Nacho Vigalondo.

Steven Zaillian e Agnes Metre vão produzir o filme, um thriller sobre um homem que regressa 30 minutos ao passado para evitar um crime.

A UA comprou os direitos para o remake em Janeiro, quando o filme original passou no Sundance Film Festival.

Sexton trabalhou anteriormente em Children of Men, que foi nomeado para os óscares.



Virtuality

A Fox aprovou Virtuality, um episódio piloto de 2h que nos chega de Ronald D. Moore, o cérebro por trás da nova edição de Galactica.

O filme/série passa-se a bordo de uma nave espacial, a Phaeton, numa viagem de 10 anos a caminho de um sistema solar longínquo. Para ajudar os 12 tripulantes a resistir à longa viagem, a NASA equipou a nave com módulos avançados de realidade virtual, que lhes permitem assumir identidades diferentes e viverem aventuras em qualquer local que desejem. E tudo funciona bem... até que um bug é descoberto no sistema.


Knight sem cortes

Depois dos rumores que a
Warner Brothers iria cortar uma cena de The Dark Knight onde se via Heath Ledger como Joker a fazer de morto dentro de um "body bag", uma fonte anónima veio revelar que nenhuma das cenas de Ledger será cortada,

The Dark Knight, estreia a 18 de Julho.


X-Files com DVDs para abrir caminho

A Fox Home Entertainment vai lançar The X-Files: Revelations a 8 de Julho, um DVD com uma compilação de episódios da série que supostamente estarão relacionados com o filme que estreia a 25 de Julho.

A edição com 2 DVDs inclui oito episódios seleccionados pelos criador da série, Chris Carter, com uma introdução de Carter e Frank Spotnitz dizendo porque os escolheram e como se relacionam com o filme.

Os oito episódios são: "Pilot," "Beyond the Sea," "The Host," "Clyde Bruckman's Final Repose," "Memento Mori," "The Post-Modern Prometheus," "Bad Blood" e "Milagro."



MGM acredita em Bobism

E para terminar, uma notícia relacionada com blogs. :)

A MGM comprou Bobism, um argumento de Ben Wexler' sobre um estudante envergonhado que descobre que, daqui 1000 anos, a vida será baseada no seu blog.

É a primeira comédia a ser lançada pela MGM desde que Mary Parent assumiu a presidência.

TAKE 2 - Cinema Magazine

E cá está o tão esperado número 2 da Revista Take, este grande marco da literatura cinéfila em Portugal!

Tenham atenção que há passatempos, e críticas, e análises, e entrevistas e reportagens... E até umas páginas dedicadas ao Fantasporto (página 41)!

Só falta mesmo passar filmes, e em Alta Definição, que está na moda! ;)

E já agora, para quem não viu, e até tem curiosidade de saber mais alguma coisa sobre esta grande revista online, ou mesmo conhecer alguns dos responsáveis pela sua existência, aqui fica o vídeo de quando foram ao CurtoCircuito na Sic Radical:

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Black Sheep

Black Sheep, poderá ser literalmente considerado a ovelha negra dos filmes de pseudo-terror. Trazendo à memória filmes como o Braindead the Peter Jackson - ele próprio considerado uma ovelha negra durante muito tempo (como as coisas mudam!) - e também outros filmes animalescos como The Mad.

Neste filme escrito e realizado por Jonathan King, também responsável por The Tattooist que pudemos ver neste Fantas, assistimos a uma verdadeira vingança das ovelhas. Quando um defensor dos direitos dos animais deixa cair uma garrafa contendo o resultado de uma experiência genética, vai ser um descalabro total. Não pensem que se trata de um filme para aterrorizar alguém: é mais na onda do terror cómico, com personagens caricaturais.

(não deixando de ter algumas cenas que podem chocar os mais sensíveis, como seria de esperar :)



Portanto, se gostam de filmes de "terror" onde podem dar umas gargalhadas valentes... não deixem de ver estas ovelhinhas. :)

domingo, 13 de abril de 2008

Split Second

Como disse ontem, fui mesmo rever o Split Second, de 1992, com Rutger Hauer (que dispensa apresentações) e Kim Cattrall (que também dispensa apresentações! :)

Em primeiro lugar devo avisar para um perigo crónico deste tipo de filmes: fica-se com vontade de rever todas as outras dezenas de filmes de Rutger Hauer que marcaram uma geração!
Desde o Blade Runner, a filmes como Blind Fury, Omega Doom, Wedlock, Flesh+Blood, Lady Hawk, The Hitcher, etc. etc. etc. etc.

Aliás, se há alguem que dava "pano" mais que suficiente para encher um Blog, é definitivamente Rutger Hauer. :)

Quanto a este Split Second, lembro-me perfeitamente que na altura só o vi porque era com o Rutger Hauer... e deparo-me com um fantástico filme de ficção que não estava à espera.
Com evidentes inspirações "alienígenas" ;) é um filme quase série "B" mas que é um hino aos filmes deste género.
Fico supreendido com a quantidade de pessoas que nunca ouviu falar deste filme e não sabe o que perde.

Tem umas linhas que nunca ninguém vai esquecer na vida. Ainda hoje me lembro perfeitamente do "We need to get bigger guns!" :)

E deixo-vos com a trailer de Split Second:



E não prometo que consiga ficar afastado dos filme dos 80/90! :)

Ai... estou a lembrar-me que por acaso até já revia o Remo: Unarmed and Dangerous, e o Blind Fury... e o Critters!!! :)

sábado, 12 de abril de 2008

C.H.U.D.

Parece que ando numa de nostalgia...

Deu-me para ir ver/rever filmes antigos, do ido século passado, mais concretamente dos loucos anos 80, com as suas bandas sonoras inconfundíveis.

E a escolha recaiu sobre C.H.U.D. um filme 1984 que curiosamente ainda não tinha visto (sendo eu um fanático por filmes deste tipo, não percebo como este passou por mim despercebido.)

Actores que todos vão reconhecer (ainda no seu estado rejuvenescido) e uma história que não vai surpreender ninguém e que teve direito a uma continuação cinco anos mais tarde com C.H.U.D. II.
Algo anda à solta nos subterrâneos de Nova Iorque, e... o resto vejam na trailer.

Esta não é daqueles filmes para se levar muito a sério, mas que merece o seu lugar na prateleira ao lado de filmes como o Mimic, e Split Second.

(Por falar em Split Second... acho que o vou ver outra vez, já que estou numa de nostalgia... :)

Fiquem com a trailer de C.H.U.D. ao fabuloso estilo 80's!

sexta-feira, 11 de abril de 2008

The Ferryman

Finalmente pude ver o The Ferryman, um dos filmes que infelizmente perdi no Fantas.

Trata-se de um filme com óbvias limitações de orçamento, mesmo contando com John Rhys-Davies no papel principal (embora todos os outros personagens acabem por partilhar todo o "tempo de antena" - o que considerando que o filme é 90% passado num barco, também não dá para fugir muito.)

O filme pega na mitologia do "Ferryman", como sendo o responsável por levar as almas dos mortos para o outro mundo - com a tradicional moeda que era colocada na boca dos mortos, para que pudessem pagar a "viagem".

Dois casais embarcam numa viagem a bordo de um pequeno iate, e a partir daí... vai ser sempre a descambar. Este filme neo-zelandês segue um pouco as pisadas de Fallen, no que respeita à passagem do "espiríto" de um corpo para o outro, mas consegue não se tornar demasiado previsível.

Embora não seja filme para "assustar", é um filme que não vai defraudar as expectativas de quem o vir.

Tem apenas uma ou duas cenas que pecam por se terem prolongado por tempo demais - mesmo que uma delas seja uma cena de masturbação feminina... :P

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Estreias da Semana

[REC] (imdb)
de Jaume Balagueró
com Javier Botet e Manuel Bronchud

Filme que tivemos oportunidade de ver no Fantas e que não desiludiu - tendo ganho o Grande Prémio Fantasporto 2008. É bom vê-lo chegar ao circuito comercial.




The Bank Job - O Golpe de Baker Street (imdb)
de Roger Donaldson
com Jason Statham e Saffron Burrows




Fool's Gold - O Tesouro Encalhado (imdb)
de Andy Tennant
com Matthew McConaughey e Kate Hudson




Youth Without Youth - Uma Segunda Juventude (imdb)
de Francis Ford Coppola
com Tim Roth e Alexandra Maria Lara

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Jessica Alba em Sin City 2


Jessica Alba está de volta à cidade preta, branca, vermelha e amarela de Frank Miller, no papel de Nancy Callahan em "Sin City 2", filme que se prevê que esteja pronto em 2010.

Fala-se também em nomes como o de António Banderas, Johnny Depp e Rachel Weisz para integrarem o elenco desta película que volta a ter Robert Rodriguez como realizador.

Eu sou fã da obra de Frank Miller, e para quem não viu ainda "Sin City", ou "300", recomendo vivamente que o faça. Já hoje por favor! Obrigado. ;)

Fiquem aqui com a trailer do "Sin City" que é sempre bonito recordar:



( in PortugalDiário )

Disney Aposta no 3D

Parece que o 3D está aí para ficar.

Os Walt Disney Studios anunciaram dez longas metragens de animação, da Disney e da Pixar, a serem lançadas até 2012 - todas elas em 3D.

A lista consiste em seis filmes da Pixar e quatro da Walt Disney Animation Studios. Os restantes quatro filmes serão lançadados directamente para o mercado DVD.

Todos os filmes de cinema serão exibidos no formato Disney Digital 3-D.
Para além disso, novas versões em 3D de êxitos como Toy Story e Toy Story 2 serão também lançados em 2009 e 2010.

Para 2008 temos filmes como WALL•E, Bolt, Tinker Bell.

Em 2009 veremos Up, a primeira obra da Pixar em 3-D, The Princess and the Frog, e Tinker Bell North of Never Land (working title).

Para 2010 será altura de Toy Story 3, Rapunzel, e Tinker Bell A Midsummer Storm (working title).

Em 2011, é a vez de newt, The Bear and the Bow, e Tinker Bell A Winter Story.

Finalmente, em 2012 veremos Cars 2, e King of the Elves, uma adaptação de uma curta de Philip K. Dick.

John Cleese manda bitaites por Barack Obama

John Cleese, esse grande grande grande Monty Python, esse grande peixe chamado wanda, ofereceu-se para escrever os discursos de Barack Obama se este ganhar as primárias democratas para a presidência norte-americana.

O nosso amigo John acha que as suas piadas poderão ser o ponto chave para a conquista da Casa Branca, e eu não posso discordar. Mas falo por mim, claro, não sei se o humor refinado e aparvalhado do John Cleese será de facto para todos os ouvidos e todos os olhos... mas isso são apenas pormenores sem significância.

O que importa aqui, é que, seria de facto mais suportável, o ano de eleições norte-americano, se pudéssemos assim todas as semanas, ouvir o Barack Obama a largar algumas pérolas saídas da mente do John Cleese. Ia ser bem animado concerteza.

Para quem não conhece, aqui fica um sketch com John Cleese e Michael Palin, em que se vê claramente (como numa noite Londrina carregada de nevoeiro) o brilhantismo deste Senhor! (e do Michael Palin, que é outro Senhor claramente brilhante.. como o sol... de noite...) ;D




( li algures no Portugal Diário )

terça-feira, 8 de abril de 2008

The Last Legion

The Last Legion é mais um filme que nos leva aos idos tempos do fim do Império Romano, e à mitológica história de Excalibur.

A queda de Roma faz com que o jovem César, Romulus Augustus, tenha que fugir para as langínquas terras de Britannia onde está estacionada a sua última Legião, a sua única esperança de defesa contra os seus perseguidores.

No entanto, para um filme que conta Colin Firth e Ben Kingsley, a produção fica bastante longe do que se esperaria de uma longa metragem cinematográfica. Quando muito, parece mais um filme "straight-to-DVD" semelhante a todos aqueles filmes de aventuras low-budget que se podem assistir aos fins-de-semana na TV quando as emissoras têm que "encher chouriços". E nem mesmo a fotogenia de Aishwarya Rai é suficiente para salvar o filme.

Dito isto, e tendo lido e ouvido inúmeras críticas muito más ao filme, acabei por achar que o filme também não era assim *tão* mau.

É certo que não vai ficar na memória de quem o vir, mas também não irá chocar ninguém que queira entreter-se durante os minutos de duração do filme - desde que não seja um fanático dos factos históricos - que o filme parece atropelar "a-torto-e-a-direito" (pelo que dizem; que eu não sou especialista na área.)

Se o tivesse visto no cinema, provavelmente teria saído da sala sentindo-me defraudado da experiência que estaria à espera; vendo-o em casa... já não é tão grave.

Iron Man: We Have Lift Off

E eis mais um clip, dando a conhecer mais em pormenor o Iron Man no seu vôo inaugural, entitulado "Run before you can walk".



Também em quicktime na página oficial.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Wall-E Preview

Andrew Stanton, a escritor/realizador responsável pela mais recente produção da Pixar WALL•E, disse que o filme se baseia num conceito muito simples: "E se a humanidade abandonasse a Terra e alguém se esquecesse de desligar o último robot?"

Neste preview, foram mostrados cerca de 35 minutos do filme.

A câmara aproxima-se da terra vinda do espaço, sobre uma cidade mergulhada num nevoeiro poluído, a passar sobre edifício enormes.... que acabam por não ser edifícios, mas sim pilhas de lixo gigantescas que foram abandonadas, e estradas vazias por onde uma pequena criatura circula. É WALL•E, diminuitivo de "Waste Allocation Load Lifter Earth-Class." Uma máquina gasta, em forma de cubo, e que continua a desempenhar as suas funções diárias, como sempre fez ao longo de sete séculos: compactar lixo em pequenos cubos, coleccionando pequenas preciosidades, e tentando não pisar o sua barata de estimação, indiferente à cidade que se desmorona à sua volta.

Percebe-se que o mundo foi abandonado por uma raça humana onde o excesso de consumo os obrigou a fugir para as estrelas, deixando as máquinas a limpar todo o lixo que criaram.



Este filme tem algumas novidades: é a primeira vez que a Pixar se lança num filme de ficção científica, é o primeiro filme que utiliza imagens reais misturadas com animação, e também é a primeira longa metragem com diálogos quase inexistentes (coisa que é mais habitual nas suas curtas.)

Por mim, posso prever desde já, que este WALL-E vai ser um dos grandes sucessos deste Verão, para miúdos e graúdos. :)

domingo, 6 de abril de 2008

Charlton Heston R.I.P.

Este ano não tem perdoado a Hollywood, e desta vez é Charlton Heston que deixa este mundo, mas continuando bem presente - para sempre - na história do cinema.

Será para sempre imortalizado e relembrado por filmes como The Ten Commandments, Ben Hur, Major Dundee e obras primas da ficção científica como Planet of the Apes, Omega Man, Soylent Green, entre muitas outras obras que jamais serão esquecidas.


Charlton Heston : 4 Outubro 1924 - 5 Abril 2008

Jaws, 1, 2, 3... e 4

Já andava há algum tempo com vontade de rever o clássico Jaws (O Tubarão) mas depois de ter lido este post no CinemaNotebook, foi da maneira que não deixei para amanhã o que podia fazer hoje. E lá foi maratona... todos os tubarões: 1, 2, 3, e 4. :)


Jaws de Steven Spielberg (1975)

Sobre este não há muito a dizer... Roy Scheider num papel inesquecível como Sheriff de Amity. É um daqueles filmes que nunca se esquece. Mesmo depois de anos sem o ver, ainda me lembrava perfeitamente de todas as cenas. Simplesmente genial (e um dos filmes que catapultou Spielberg para uma série de sucessos, nos anos seguintes viriam filmes como Close Encounters of the Third Kind, Indiana Jones and the Raiders of the Lost Ark, e o incontornável E.T.)




Jaws 2 de Jeannot Szwarc (1978)

Se pensavam que as continuações eram uma invenção recente, aqui está a prova de que não são. Feito exclusivamente para capitalizar no enorme sucesso de Jaws, esta continuação é o exemplo perfeito de tudo o que não se deve fazer.
Este filme leva-nos exactamente até ao mesmo local do original, e não traz nada de novo - muito pelo contrário - é um filme com a profundidade de um charco de água. Quanto muito, parece um episódio foleiro de uma série de TV algo a que Jeannot Szwarc, realizador, estaria habituado. Demonstrou que o melhor mesmo é manter-se na TV (o que tem feito, pois tem realizado episódios para séries como Ally Mcbeal, JAG, Smallville, Heroes, etc.)




Jaws 3 de Joe Alves (1985)

Como é habitual em Hollywood, nada fica morto durante muito tempo. E depois do "fiasco" de Jaws 2, nada como introduzir algo de novo; e o que introduziram foi uma nova dimensão: o Jaws em 3-D.
Joe Alves tinha sido designer e realizador assistente nos filmes anteriores - e admito que, depois de ter visto a tristeza que foi Jaws 2, decidiu dar o seu melhor para recuperar a credibilidade do tema.

Para além do 3D, que obriga a algumas cenas de "demonstração" do efeito, com objectos a pairar em frente ao nariz dos espectadores (mas que felizmente não são em demasia) o filme acompanha os filhos do sheriff Brody, agora já adultos.

Surpresas: ver o nome de Richard Matheson lá no meio.
Outra surpresa: Dennis Quaid! Já não me lembrava que o filme era com ele!

Ao ver o filme, é impossível não pensar nas semelhanças com outro filme que surgiria muitos anos depois: Jurassic Park.

Neste Jaws 3, um milionário abre um parque temático sub-aquático, algo que - como seria de esperar - não vai correr muito bem.

O filme decorre de forma bastante lenta, acelerando gradualmente para um culminar que não me parece ter funcionado de forma satisfatória, mas pronto - depois de ver o 2, este sempre parece um pouco melhor: ao menos foi uma mudança de ambiente. Também não podemos esquecer que é um filme de 1985 e que mostra bem a sua idade.




Jaws 4 de Joseph Sargent (1987)

Lá voltamos nós ao mesmo... mais um remake feito à pressa para capitalizar no "sucesso" relativo de Jaws 3-D. Novamente, mais um realizador saído da TV, e que logo regresou ao seu ambiente natural depois deste desastre cinematográfico.

Desta vez, o tubarão vai atrás de Ellen Brody, a mulher do Sheriff. Para isso segue-a até onde for preciso, uma vez que está em busca de vingança!
Para além da presença de Michael Caine (outra coisa que já não me lembrava) rapidamente percebi porque tinha apagado este filme da minha memória. O filme é muito mau... mau... mau... mau! Mais vale rever o primeiro 30 vezes, do que perder tempo a ver este filme. Fujam como o diabo da cruz. Ainda estou para perceber como a "velha" teve flashbacks de cenas em que nem estava presente - mas acho que podemos considerar que ela foi ver o filme ao cinema, e assim já podia lembrar-se delas....


Notas finais: é interessante verificar que os escritores decidiram manter vivo o ditado "pela boca morre o peixe".

SPOILERS (com muitos anos - mas mesmo assim - spoliers!)
Aqui ficam os momentos finais de cada tubarão:

Jaws - um tanque de oxigénio de mergulho na boca, um tiro - kaboom!
Jaws 2 - um cabo submarino de alta tensão. Tubarão frito na hora.
Jaws 3 - um braço decepado na boca do tubarão com uma granada à espera de ser utilizada. (felizmente o tubarão cooperou, para que alguém conseguisse enfiar um ferro lá para dentro, acertar na argola da granada, e puxá-la) - resultado: kaboom em 3D.
Jaws 4 - Estoura sem se perceber como, com o regresso milagroso do filho que tinha sido comido (eu sei, é estúpido, mas é mesmo assim! o_O)

Short-Circuit Remake

Era inevitável. Com toda a pompa e circuntância que tem rodeado Wall-E, a confirmação do remake de Short Circuit era apenas uma questão de tempo. E eis que ele aí está.

O remake vai ficar a cargo dos criadores e autores dos dois primeiros filmes: S.S. Wilson e Brent Maddock.

Vamos lá ver que novidades eles vão introduzir no Number 5 versão século 21! :)

sábado, 5 de abril de 2008

Dead Silence

Confesso que fiquei surpreendido com este Dead Silence.
Mais uma vez, estava à espera de ver um filme que me desse vontade de fazer "fast-forward", mas... não. O filme até está bem jeitoso (embora não seja nada de completamente inovador.)

Trata-se de um filme de James Wan, que nos trouxe o Saw, e que aqui aborda um dos pontos base dos filmes de "terror": os gritos. Ou melhor... a ausência deles.

Como os gritos e o silêncio não eram suficientes, nada como trazer outro dos mais icónicos elementos arrepiantes deste género cinematográfico: os bonecos e bonecas.

E pronto, temos todos os elementos necessários a fazer com que o filme decorra sem problemas - embora tenha o fim previsível e que já se esperava.



Destaque ainda para algumas cenas de fotografia muito bem conseguidas. Vocês vão notar: a cena do funeral, quando ele visita o teatro abandonado, etc.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Over There

Como já tinha dito, aproveitei esta "pausa" nas minhas séries habituais para pôr em dia algumas séries que tinha em lista de espera.

Foi o caso de Shark, sobre o qual já falei noutros posts; e também o Over There.

Trata-se de uma série de 2005 sobre a guerra do Iraque, onde acompanhamos um pelotão de soldados, simultaneamente com o que se vai passando em casa com as suas famílias.

Os seus criadores não são estranho a estas andanças: trata-se de Steven Bochco (responsável por séries míticas como o Hill Street Blues, Doogie Houser, L.A. Law, NYPD Blues, entre muitas outras) e Chris Gerolmo (que escreveu Mississippi Burnin - e que compôs e interpretou a música da série, que de certeza ficará a ecoar na vossa cabeça durante muito tempo! :)


Se já viram o The Unit e pensam que isto tem alguma coisa a ver, com os "super-americanos" capazes de tudo e mais alguma coisa... esqueçam!

Aqui não vemos os soldados americanos como super-heróis, nem nada dessas tretas. Quando muito, serão "super-heróis" num sentido diferente e bem mais realista.

A série também não perde tempo a criticar ou justificar se a guerra foi justificada ou não; fica-se em quem realmente tem que lidar com as ordens que vieram "lá de cima."

Justa ou injusta, certa ou errada, para estes soldados, o que interessa é tentarem manter-se vivos enquanto vão cumprindo as suas missões, ao mesmo tempo que assistimos ao demoronamento das suas relações com os seus familiares, para quem a vida continua a decorrer quase inalterada em casa.

Ao longo dos 13 episódios (que sabem a pouco,) deparamos com episódios que retratam as cenas "típicas" que se esperam nestas circunstâncias: a infidelidade, a morte de inocentes, as injustiças, os conflitos.

O que é certo, é que passados uns episódios, começamos a sentir-nos parte daquele pelotão de homens completamente diferentes, mas que dependem uns dos outros numa relação que apenas será verdadeiramente compreendida por quem passou por lá.

Se estão farto das guerras americanizadas, não deixem de ver esta série que oferece uma perspectiva diferente das demais.

Dailies

Warner Brothers prepara Hyperion

Os livros da saga Hyperion de Dan Simmons vão virar filme.

O primeiro livro, Hyperion, ganhou o Hugo Award em 1990, enquanto o segundo, The Fall of Hyperion, foi nomeado para o Nebula Award.

Hyperion é sobre um guerra espacial, com a maior parte da acção a decorrer num planeta chamado - imagine-se - Hyperion, conhecido não só pelas suas árvores geradoras de electricidade mas também pelos seus Túmulos Temporais, artefactos que podem viajar no tempo. Esses locais são guardados por um monstro chamado Shrike, que empala as pessoas em árvores de metal.


Heroes Regressa; mas sem Origins

Heroes vai regressar aos ecrãs a 15 de Setembro com uma sessão de avertura expandida, mas lamentavelmente, a hipótese da série que se tinha falado Heroes:Origins, está oficialmente posta de lado.

Seria muito difícil manter a qualidade na série se os escritores tivessem que se dividir entre a série "oficial" e a "origins", pelo que preferiram concentrar todos os seus esforços numa abertura em grande, com um episódio de abertura logo seguido de um episódio-filme de 2 horas. Serão efectivamente três horas quase seguidas, para que os fãs voltem a viciar-se na série.


NBC Aposta em Força na Ficção Científica

A NBC revelou o seu programa para a época 2008-'09 que é dominado por séries de ficção. E que contemplam o regresso de séries míticas, como o novo Knight Rider.



Com início a 29 de Maio:

Fear Itself. Uma antologia de terror dos criadores de Masters of Horror, que vai demonstrar os talentos de realizadores consagrados, como Brad Anderson, Mary Harron, Ernest Dickerson, Ronny Yu, John Carpenter e Stuart Gordon.

Para o Outono de 2008 início de 2009:

Chuck

Heroes

My Own Worst Enemy. Christian Slater estreia-se na televisão como Henry Spivey, um especialista em eficiência, casado e pai de dois filhos, que descobre que tem um alter ego chamado Edward Albright, um agente que fala inúmeras línguas e que pode matar com os seus dentes. Um descrição sucinta é algo do género "Jekyll and Hyde meets Jason Bourne."

Knight Rider. Depois do recorde de audiência atingido pela episódio piloto/filme, era mais que esperado que a série viesse logo de seguida - e aqui está ela.


Para o Inverno de 2009:

Merlin. Uma série de fantasia passada em Camelot, mas contada ao estilo séc. 21, que explora as vidas destes famosos personagens antes de eles se terem tornado lendas.

Kings. Uma adaptação moderna à lenda do Rei David.


Para o Verão de 2009:

The Listener, Toby Logan (Craig Olejinik de Thirteen Ghosts) é um paramédico e telepata de 24 anos que sempre ignorou a sua capacidade para ouvir os pensamentos das pessoas... até agora.


Mini-séries para 2009:

The Last Templar. Mini-série de 4 horas. Quando quatro cavaleiros irrompem pelo New York Metropolitan Museum durante uma exposição de tesouros do Vaticano e roubam um descodificador medieval, dão início a uma corrida em busca dos segredos dos templários. Com Mira Sorvino, Scott Foley, Victor Garber e Omar Sharif.


Brad Pitt em Busca da Cidade Perdida

A Paramount Pictures comprou Lost City of Z, uma história de David Grann sobre a busca de uma cidade perdida na Amazónia.

O livro é sobre o caso verídico do explorador britânico Col. Percy Harrison Fawcett, que despareceu com toda a sua expedição em 1925, quando tentava encontrar a Cidade de Z. Durante 70 anos, dúzias de exploradores tentaram em vão repetir o percurso seguido por Fawcett's, incluindo uma expedição brasileira em 1996.

Quando Pitt demonstrou interesse em produzir o filme, assim como interpretar o papel principal, a Paramount não hesitou em fazer negócio.



Tubarões Textuais

The Raw Shark Texts é um livro diferente de todos os outros. O autor, Steven Hall, diz que o conceito começou como um "jogo".

"Comecei a dar contar que inúmeras palavras que usamos para descrever a linguagem e o pensamento têm um elemento 'aquático': stream of consciousness, flow of conversation, depths of the unconscious," disse Hall numa entrevista. "Comecei a pensar: Que tipo de animais habitaria estas paragens?"

E o resultado é o Ludovician, "um tubarão conceptual, que nada nas profundezas da interacção humana."

O livro começa com o protagonista, Eric Sanderson, acordando sem ter qualquer ideia de quem é ou onde está. Encontra um papel que diz para entrar em contacto com uma Dr. Randle, que lhe pode explicar tudo e ajudá-lo. A médica diz-lhe que ele tem uma amnésia recorrente causado pelo trauma da morte da sua namorada. Ela também lhe diz que, no passado, ele deixou cartas escritas para si mesmo, e que - caso as encontre - não as deve ler, sob nenhuma circunstância.

Claro está, Eric descobre uma dessas cartas e, sem pensar, lê-a.

A carta diz-lhe imediatamente que não deve acreditar em nada que a médica lhe tenha dito, porque ele não perdeu a memória; ela foi comida."

Podem ler alguns excertos do livro, assim como ver um "video-book clip" no Hall's Web site.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Blade Runner Final Cut 2008


Com a aproximação da data de "re-estreia" do clássico Blade Runner (imdb) de Ridley Scott nas nossas salas de cinema, acho que é uma boa altura para falarmos um pouco do percurso que este filme teve ao longo dos anos.

Contrariamente ao que se possa pensar, o filme não teve grande sucesso nos Estados Unidos quando estreou, embora posteriormente se tenha tornado num filme de culto e um dos mais famosos filmes de ficção científica - como se sabe.

Embora tenham existam 7 versões de Blade Runner, podemos resumir ao seguinte:

Basicamente, havia duas versões, uma para o mercado internacional (a International Cut ou Uncut version,) e a versão americana (U.S. Theatrical Release,) com algumas cenas violentas censuradas.

Posteriormente, foi feita uma versão para exibição na TV que reduziu o filme de 116 para 86 minutos, retirando ainda mais cenas.

Em 1992 surge finalmente a versão Director's Cut, que embora tenha esse nome, não foi feita por Ridley Scott, embora tenha tido a sua aprovação (pelo menos inicialmente, porque há quem diga que ele não ficou muito contente com o tratamento que deram ao filme.)
Esta foi a primeira versão a introduzir alterações significativas no filme. A narração final de Decker foi retirada, foram introduzidas cenas com um unicórnio, e o "final feliz" também foi alterado.

Em 2007, surge a Final Cut, que é a única versão em que Ridley Scott pôde finalmente fazer tudo à sua vontade.

É esta a versão que poderemos ver em breve nas nossas salas de cinema, numa acção que permitirá a muitos "jovens" ver este fantástico filme tal como ele é suposto ser visto: no grande ecrã!

Related Posts with Thumbnails