domingo, 6 de abril de 2008

Jaws, 1, 2, 3... e 4

Já andava há algum tempo com vontade de rever o clássico Jaws (O Tubarão) mas depois de ter lido este post no CinemaNotebook, foi da maneira que não deixei para amanhã o que podia fazer hoje. E lá foi maratona... todos os tubarões: 1, 2, 3, e 4. :)


Jaws de Steven Spielberg (1975)

Sobre este não há muito a dizer... Roy Scheider num papel inesquecível como Sheriff de Amity. É um daqueles filmes que nunca se esquece. Mesmo depois de anos sem o ver, ainda me lembrava perfeitamente de todas as cenas. Simplesmente genial (e um dos filmes que catapultou Spielberg para uma série de sucessos, nos anos seguintes viriam filmes como Close Encounters of the Third Kind, Indiana Jones and the Raiders of the Lost Ark, e o incontornável E.T.)




Jaws 2 de Jeannot Szwarc (1978)

Se pensavam que as continuações eram uma invenção recente, aqui está a prova de que não são. Feito exclusivamente para capitalizar no enorme sucesso de Jaws, esta continuação é o exemplo perfeito de tudo o que não se deve fazer.
Este filme leva-nos exactamente até ao mesmo local do original, e não traz nada de novo - muito pelo contrário - é um filme com a profundidade de um charco de água. Quanto muito, parece um episódio foleiro de uma série de TV algo a que Jeannot Szwarc, realizador, estaria habituado. Demonstrou que o melhor mesmo é manter-se na TV (o que tem feito, pois tem realizado episódios para séries como Ally Mcbeal, JAG, Smallville, Heroes, etc.)




Jaws 3 de Joe Alves (1985)

Como é habitual em Hollywood, nada fica morto durante muito tempo. E depois do "fiasco" de Jaws 2, nada como introduzir algo de novo; e o que introduziram foi uma nova dimensão: o Jaws em 3-D.
Joe Alves tinha sido designer e realizador assistente nos filmes anteriores - e admito que, depois de ter visto a tristeza que foi Jaws 2, decidiu dar o seu melhor para recuperar a credibilidade do tema.

Para além do 3D, que obriga a algumas cenas de "demonstração" do efeito, com objectos a pairar em frente ao nariz dos espectadores (mas que felizmente não são em demasia) o filme acompanha os filhos do sheriff Brody, agora já adultos.

Surpresas: ver o nome de Richard Matheson lá no meio.
Outra surpresa: Dennis Quaid! Já não me lembrava que o filme era com ele!

Ao ver o filme, é impossível não pensar nas semelhanças com outro filme que surgiria muitos anos depois: Jurassic Park.

Neste Jaws 3, um milionário abre um parque temático sub-aquático, algo que - como seria de esperar - não vai correr muito bem.

O filme decorre de forma bastante lenta, acelerando gradualmente para um culminar que não me parece ter funcionado de forma satisfatória, mas pronto - depois de ver o 2, este sempre parece um pouco melhor: ao menos foi uma mudança de ambiente. Também não podemos esquecer que é um filme de 1985 e que mostra bem a sua idade.




Jaws 4 de Joseph Sargent (1987)

Lá voltamos nós ao mesmo... mais um remake feito à pressa para capitalizar no "sucesso" relativo de Jaws 3-D. Novamente, mais um realizador saído da TV, e que logo regresou ao seu ambiente natural depois deste desastre cinematográfico.

Desta vez, o tubarão vai atrás de Ellen Brody, a mulher do Sheriff. Para isso segue-a até onde for preciso, uma vez que está em busca de vingança!
Para além da presença de Michael Caine (outra coisa que já não me lembrava) rapidamente percebi porque tinha apagado este filme da minha memória. O filme é muito mau... mau... mau... mau! Mais vale rever o primeiro 30 vezes, do que perder tempo a ver este filme. Fujam como o diabo da cruz. Ainda estou para perceber como a "velha" teve flashbacks de cenas em que nem estava presente - mas acho que podemos considerar que ela foi ver o filme ao cinema, e assim já podia lembrar-se delas....


Notas finais: é interessante verificar que os escritores decidiram manter vivo o ditado "pela boca morre o peixe".

SPOILERS (com muitos anos - mas mesmo assim - spoliers!)
Aqui ficam os momentos finais de cada tubarão:

Jaws - um tanque de oxigénio de mergulho na boca, um tiro - kaboom!
Jaws 2 - um cabo submarino de alta tensão. Tubarão frito na hora.
Jaws 3 - um braço decepado na boca do tubarão com uma granada à espera de ser utilizada. (felizmente o tubarão cooperou, para que alguém conseguisse enfiar um ferro lá para dentro, acertar na argola da granada, e puxá-la) - resultado: kaboom em 3D.
Jaws 4 - Estoura sem se perceber como, com o regresso milagroso do filho que tinha sido comido (eu sei, é estúpido, mas é mesmo assim! o_O)

5 comentários:

  1. não me lembro do 3 e do 4.. mas também não sei se quero lembrar... Do 2º ainda me lembro de assustar um pouco... Mas não há nenhum como o número uno!! :D

    ResponderEliminar
  2. Nunca vi o segundo e o terceiro, mas já apanhei o quarto pelo Hollywood uma vez. É MAU MAU MAU. E mesmo o Jaws original, tenho que confessar que, visionamento após visionamento, vou perdendo o gosto. Um grande abraço Carlos.

    ResponderEliminar
  3. Sim, também não é filme para ver e rever N vezes seguidas! :)

    Mas até voltar a febre dos remakes de filmes com tubarões, ainda é dos poucos bons filmes com estes "peixes" engraçados.

    ResponderEliminar
  4. Ao ler isto, deste-me vontade de ver o 3... Nunca o vi, penso que vale a pena para falar mal :P

    ResponderEliminar
  5. O Tubarão 1 é ótimo o Tubarão 2 é bom o Tubarão 3 é ruim que só o TUBARÃO A VINGANÇA é o melhor na minha opinião.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails