domingo, 31 de março de 2013

Game of Thrones está de Regresso [Resumo da S1 e S2]


A terceira season de Game of Thrones recomeça hoje (nos EUA), e por isso nada melhor do que perder 9 minutos para reavivar os acontecimentos das seasons anteriores neste resumo da Slate.

The Winter is Coming... e vamos lá ver se é desta que... que... bem, é melhor não fazer nenhum pedido, pois nesta série está mais que visto que ninguém está a salvo. :) Fico intrigado é até que ponto, depois de estarmos habituados aos twists maquiavélicos de George R. R. Martin, qualquer outra série "épica" terá hipóteses de surpreender os espectadores/leitores.

Por agora... é esperar mais uma horas até vermos como arranca esta season 3 de Game of Thrones.


sábado, 30 de março de 2013

Dose Dupla: Sam Neill [Event Horizon e In The Mouth of Madness]


Hoje estreamos um nova rubrica - Dose Dupla - em que iremos sugerir algumas preciosidades que já poderão ter ficado esquecidas pelo tempo, tendo como figura central uma "cara conhecida". (Acaba por ser um pouco em homenagem a uma brincadeira que o meus primos - mais "velhotes" - faziam como passatempo, quando me levavam ao cinema com eles quando eu era "pequenito"; e onde para passar o tempo me iam contando filmes que tinham visto com os actores do filme que íamos ver na altura. Naquela altura não havia publicidade em vídeo a passar na tela do cinema... a única publicidade eram cartazes pendurados nas cortinas da tela enquanto não abriam para passar o filme! :)

Começamos a rubrica com Sam Neill, figura que terá ficado "gravado" na memória de todos os que viram os Jurassic Park, mas cujo longo currículo conta já com mais de uma centena de trabalhos, e que... dispensa apresentação.

Sam Neill é também um dos actores que entra em dois filmes que estão na minha "lista" de filmes a rever de tempos a tempos, e que aqui deixo como sugestão para que os espreitem:


In The Mouth of Madness de 1994 - um filme de John Carpenter e que nos vai levar num estranha viagem que mistura a realidade com a imaginação... num ambiente que parece ter saído directamente de um livro de H.P. Lovecraft (mas que não é o caso)




Event Horizon de 1997 - Ficção científica no seu melhor, sobre uma nave que regressa após ter passado por um buraco negro... e que parece ter trazido "algo" de volta.

sexta-feira, 29 de março de 2013

G.I. Joe: Retaliation

Os G.I. Joe estão de regresso, num filme que dá continuação ao filme anterior e que nos tinha deixado com um presidente do EUA impostor. Em G.I. Joe Retaliation, o mote do filme é a retaliação do Cobra Commander - que foi capturado e encontra-se numa prisão de super-alta-segurança - e a sua vingança contra os "Joes".

Contando com elenco de luxo que a par da passagem de testemunho de Channing Tatum para Dwayne "The Rock" Johnson, tem veteranos como Ray Stevenson e Bruce Willis; este filme acaba por ser um pouco... estranho.

De certa forma este filme é menos "épico" que o primeiro, no sentido de nos apresentar uns G.I.Joe mais "terra a terra" e sem toda aquela maquinaria e engenhocas especiais. Poderemos dizer que é um filme mais "a sério", e que até tenta dar alguma profundidade aos personagens... Mas não se preocupem pois continuamos a ter muitas e boas sequências de acção (mas que acabam por não supreender).

A única cena onde parecem ter levado o conceito do exagero bem a sério é a da (spoiler ahead!!!) destruição de Londres, mas que para além do impacto visual de ficar "bonito" no filme... nem sequer tem consequências de maior no desenrolar do filme (a morte de uns milhões de pessoas... que interessa isso, certo?)

Não saí desiludido, mas sinceramente esperava mais.



quinta-feira, 28 de março de 2013

Estreias da Semana

G.I. Joe: Retaliation - G.I. Joe: Retaliação
Realizador: Jon M. Chu
Argumento: Paul Wernick, Rhett Reese
Actores: Adrianne Palicki, Bruce Willis, Channing Tatum, Dwayne Johnson, Elodie Yung


The Host - Nómada
Realizador: Andrew Niccol
Actores: Bokeem Woodbine, Diane Kruger, Frances Fisher (I), Jake Abel, Max Irons, Saoirse Ronan, William Hurt


The Deep Blue Sea - Profundo Mar Azul
Realizador: Terence Davies
Actores: Ann Mitchell, Harry Hadden-Paton, Jolyon Coy, Karl Johnson, Rachel Weisz, Tom Hiddleston


Promised Land - Terra Prometida
Realizador: Gus Van Sant
Argumento: John Krasinski, Matt Damon
Actores: Frances McDormand, John Krasinski, Matt Damon


Outras Estreias

  • Safe Haven - Um Refúgio Para a Vida
  • A Woman, a Gun and a Noodle Shop

quarta-feira, 27 de março de 2013

Straczynski e Wachowskis aliam-se para o Sense8


Mostrando o poder que os novos gigantes da "televisão" vão ganhando, a Netflix avança para a criação de uma nova série que irá fazer salivar os fãs da ficção.

Sense8 é uma nova série que deverá estrear no final de 2014, e que conta com a participação dos irmãos Wachowskis (Matrix, Cloud Atlas) e o igualmente reconhecido J. Michael Straczynski (criador do Babylon 5). Uma combinação explosiva, que para ser melhor só se metesse o quase "omnipresente" J.J.Abrams também ao barulho.

Ainda não há grandes detalhes sobre o tema da série, sabendo-se apenas que terá a ver com a forma "como a tecnologia simultaneamente nos liga e nos separa"... mas vindo de quem vem, eu arrisco-me a dizer desde já que será uma série imperdível.

Mas antes disso, os Wachowskis ainda vão ter alguns projectos pela frente, sendo que no próximo mês começará a produção do Jupter Ascending, com o Channing Tatum e a Mila Kunis.

... Quanto querem apostar que "daqui a nada" estamos no final de 2014, e a pensar "o tempo passa depressa"?

terça-feira, 26 de março de 2013

Dailies

Bem... já deviam estar com saudades dos "dailies"... e para que a rubrica não fique ausente por mais tempo, deixem-me ficar com o ponto da situação das séries que já consegui por em dia depois do Fantasporto. :)

Revolution


Revolution está de regresso depois do seu interregno e... finalmente as coisas começam a mexer. (Spoiler ahead!) Depois de aquilo andar a enrolar, a série decidiu dar uso a uma táctica recorrente - e que tem sido bem sucedida no Game of Thrones - matar personagens!

Ao menos aqui não se poderá dizer que é um dos personagens indispensáveis, mas... é uma morte que vem em boa altura, pois a série estava a precisar de limpar um pouco o seu elenco - que já é bastante numeroso - e agora que o nosso grupo de heróis passa a contar com um "refugiado" extra... já temos teenagers que cheguem.

Esta morte, aliada ao aparecimento em cena de um novo "vilão" que alia esforços com o vilão já conhecido faz também antever que os próximos episódios sejam bem mexidos. Esperemos que sim!


Castle
Depois de um episódio histórico em que ficamos a conhecer o pai de Castle (e que levou ao limite a "credibilidade" que uma série como esta poderia ter), o mais recente episódio deu um merecido tempo de antena a um personagem (e actor) que tem estado muito sub-aproveitado: Kevin Ryan, interpretado por Seamus Dever.

Neste episódio, e vindo "do nada", este agente pacato vai mostrar uma faceta desconhecida dos seus companheiros, ao revelar que trabalhou como agente infiltrado... e terá que voltar a encarnar o seu personagem de "bandido" para conseguir resolver o caso. Um episódio merecido, nesta série que já conta com cinco temporadas...


The Walking Dead

The Walking Dead aproxima-se do final da season (já no próximo domingo) e depois de muitos episódio novamente a "encher chouriços" finalmente nos aproximamos do confronto inevitável. Felizmente, neste penúltimo episódio também recorreram à táctica "Game of Thrones", matando um dos personagens que - na minha opinião, até poderia ser interessante manter - e que tem uma morte inglória.

Vamos lá ver se no próximo episódio a sede de vingança, de ambos os lados da batalha, entre o nosso grupo de sobreviventes e os combatentes a cargo do "governador", nos dá direito a um episódio que nos satisfaça até ao regresso da série na próxima season.

... Pena é que estas duas últimas temporadas tenham passado mais tempo a "arrastar" a coisa do que propriamente a andar com a história para a frente. Isto com jeito, dava para condensar estas duas últimas seasons num único filme de 2h... e se calhar ainda sobrava tempo. :P

segunda-feira, 25 de março de 2013

Star Trek Ilumina o Céu de Londres


A Paramount esteve muito bem a aproveitar a oportunidade de uma Londres às escuras (devido à "Earth Hour" da WWF) para promover o mais recente filme da série Star Trek... mais que apropriadamente chamado "Into Darkness".

Para tal, recorreu a uma frota de pequenos quadcópteros que formaram o logo da federação no céu nocturno numa escala nunca antes vista (medindo quase 100 metros de altura), e que também se apagaram em sintonia com a "Earth Hour", voltando a iluminar-se e a formar o emblema no final do evento.
(Como curiosidade, até as baterias que foram utilizadas foram carregadas usando apenas fontes de energias renováveis... embora tenham sido transportadas da Áustria para o efeito... o que não me parece ser lá muito amigo do ambiente... mas pronto.)

Fica também a chamada de atenção para que... da próxima vez que virem luzes estranhas no céu... não se esqueçam de adicionar uma frota de quadcópteros à lista das possibilidades.

domingo, 24 de março de 2013

Legacy [Curta]


Eis uma curta de animação CGI que nos chega de Grzegorz Jonkajtys, realizador que já em 2008 nos tinha surpreendido com o seu Ark (curta que passou no Fantasporto), e que nos apresenta um futuro onde uma raça extra-terrestre envia uma missão de pesquisa ao nosso planeta.

Uma história com final que não será lá muito feliz, mas que servirá para nos fazer pensar...

(E mais um exemplo de que um filme não tem que demorar duas ou três horas para transmitir a sua mensagem).

sábado, 23 de março de 2013

Os Efeitos Especiais do The Avengers


Ao vermos um filme como o The Avengers, é fácil descobrir que muito daquilo que vemos no ecrã só é "real" graças à magia dos efeitos digitais. O que é mais difícil é detectar onde é que a realidade acaba e os pixeis criados por computador começam.

O seguinte vídeo mostra que na maior parte das vezes, até aquilo que se poderia pensar ser real... acaba afinal por ser tão ilusório quanto as imagens que vemos num jogo de computador.


quinta-feira, 21 de março de 2013

Star Trek Into Darkness [Trailer]


Star Trek Into Darkness tem novo trailer, e apresenta-nos 2 minutos de antecipação altamente aguardada para um confronto que ninguém irá querer perder. Agora expliquem-me lá porque motivo, agora que não há a desculpa do custo das cópias em celulóide, e em que os filmes digitais estão a um "download" de distância, por cá temos que esperar até ao dia 6 de Junho para ver este filme, que na Alemanha estreia quase um mês antes (9 de Maio)?

Estreias da Semana

Seven Psychopaths - Sete Psicopatas
Realizador: Martin Mcdonagh
Actores: Christopher Walken, Colin Farrell, Harry Dean Stanton, Michael Pitt, Michael Stuhlbarg, Sam Rockwell, Woody Harrelson


Bullet to the Head - Bala Certeira
Realizador: Walter Hill
Actores: Christian Slater, Jason Momoa, Sarah Shahi, Sylvester Stallone


21 and Over - A Idade da Loucura
Realizador: Jon Lucas, Scott Moore
Actores: Bonnie Bentley, Jonathan Keltz, Justin Chon, Miles Teller, Sarah Wright, Skylar Astin


Night Train to Lisbon - Comboio Noturno para Lisboa
Realizador: Bille August
Actores: Adriano Luz, August Diehl, Beatriz Batarda, Bruno Ganz, Charlotte Rampling, Jack Huston, Jeremy Irons, Mélanie Laurent, Nicolau Breyner


The Croods - Os Croods
Realizador: Chris Sanders, Kirk DeMicco
Vozes: Catherine Keener, Chris Sanders, Clark Duke, Cloris Leachman, Emma Stone, Kirk DeMicco, Nicolas Cage, Ryan Reynolds


Outras Estreias

  • En kongelig affære - Um Caso Real
  • L'enfant d'en haut - Irmã

quarta-feira, 20 de março de 2013

Mama

Vencedor desta edição do Fantas, não podia deixar passar despercebido este Mama que os irmãos Andrés e Barbara Muschietti tiveram a honra de apresentar pessoalmente no auditório do Rivoli (sempre com muita boa disposição).

Inspirado pela curta que fizeram em 2008 (com o mesmo nome, e que também passou no Fantasporto), este duo encheu-se de coragem e aventurou-se na sua adaptação para uma longa-metragem - que ainda por cima nos chega com o aval de Guillermo del Toro, e com caras bem conhecidas: como Jessica Chastain e Nikolaj Coster-Waldau (para quem vir o Game of Thrones).

Quanto à história: duas crianças que ficam perdidas na floresta após um acidente de automóvel, mas cujo tio nunca deixou de as procurar, são finalmente descobertas após cinco anos... e com comportamentos algo estranhos.

Depressa se descobre que afinal há algo que as ajudou a sobreviver na floresta, e que não está disposto a deixá-las partir.

Mesmo sem grandes surpresas ou reviravoltas, o filme consegue criar ambiente e tensão suficiente para nos apresentar momentos "arrepiantes". Há um par de cenas que certamente passará a figurar na "top" das cenas mais memoráveis de filmes do género (a começar logo pela cena em que as duas pequenas miúdas são descobertas numa cabine na floresta.)


Há algumas coisas que me irritaram no filme, e que - quanto a mim - estragaram a consistência do filme como um todo; quando a meio do filme todo o filme se passa a focar noutro personagem que ali parece cair de para-quedas (e que felizmente rapidamente "desaparece"); assim como depois o tempo que o tio passa na floresta, para depois aparecer milagrosamente no local certo à hora certa. Fazem parte das liberdades cinematográficas, mas que me parece serem aspectos que poderiam ter sido melhor "limados" para um resultado final mais conexo. A parte final peca também por cair no exagero de "mostrar" demasiado, e com isso perder parte da mística que conseguiu criar ao longo da parte inicial. Mas, mesmo com estas falhas, é um filme que certamente recomendo que vejam, de preferência numa sala às escuras com uma tempestade do lado de fora da janela... e já agora, acompanhados por um par de amigos(as) que se aterrorizem facilmente! :)


terça-feira, 19 de março de 2013

Los Insensibles

Filme que passou nesta edição do Fantasporto (2013), Los Insensibles é mais um excelente exemplo do que - mesmo em tempo de crise - se faz no país vizinho. Uma história de ficção que se aventura por meandros obscuros que muitos gostariam de apagar da memória, e da história, de Espanha.

O filme conta-nos duas histórias em óbvia rota de colisão. No presente, um médico que devido a um acidente descobre que tem cancro e precisa de um transplante de medula óssea; na distante década de 30, um estranho grupo de crianças de uma aldeia com a assustadora capacidade de não sentirem dor - e que prontamente são confinados para "sua protecção".

Quando o médico recorre aos seus pais para lhes pedir a medula, descobre um segredo que o fará regressar a um passado que todos tentam esconder e esquecer - e que passa por uma misteriosa cela da qual ninguém quer falar.

O filme é bastante interessante (foi injusto não ter ganho nenhum prémio neste Fantas), e será sem dúvida ainda mais para o público espanhol - nem que seja para não deixar esquecer as fases conturbadas da guerra civil que atravessou. O único "problema" é que a parte final poderá estar um bocadinho desproporcionada e descabida... mas, sendo um filme de ficção (quase) tudo se admite.

Um filme que nos faz relembrar que seria bom que os cineastas nacionais também apostassem um pouco mais na ficção nacional.

segunda-feira, 18 de março de 2013

James Cameron diz que "está em Pandora"


Os próximos filmes do Avatar serão certamente na lista dos filmes mais aguardados da história do cinema; e numa entrevista James Cameron explica que realizar os dois filmes em simultâneo é uma tarefa monumental.

Cameron chega até a referir que numa conversa com Peter Jackson lhe disse que ele teve a vida bastante facilitada quando fez os Lord of the Ring em simultâneo, uma vez que já tinha os livros por onde se guiar; já no caso de Avatar, ele tem que imaginar todo o mundo e universo de Pandora na sua cabeça, antes de transcrever as ideias para o papel. Algo que ele diz só ser possível quando na sua mente se sente como se estivesse a "viver em Pandora".

Esperemos que a sua imaginação esteja de boa saúde para nos trazer dois novos Avatar que superem o primeiro... e que ele não fique meio azulado por estar a viver em Pandora.

... Desesperante vai ser esperar até 2015 para podermos ver o "Avatar 2", assumindo que não irão haver atrasos.

domingo, 17 de março de 2013

O Matrix em 60 Segundos


É preocupante apercebermo-nos de que já lá vão quase 14 anos desde que o mundo se reuniu em peso para assistir à estreia de um misterioso filme que nos fazia uma pergunta a que ninguém sabia responder na altura: what is the Matrix?

Hoje em dia já todos saberão a resposta, mas The Matrix continua a ser um filme incontornável que marca o fim do séc. XX. (para pôr as coisas em perspectiva bastará dizer que foi o primeiro filme em DVD que tive! :)

Mesmo se todos já terão visto a trilogia Matrix (ou disso terão a obrigação), hoje trago-vos uma versão altamente condensada da história, para quem não tiver mais que 60 segundos para ficar a par dos acontecimentos do primeiro filme.

sábado, 16 de março de 2013

Um Crítico de Cinema... Cego


Os críticos de cinema são uma "espécie" bastante variada, e que em muitos casos parecem ter gostos que são completamente opostos ao da maioria dos espectadores. E não critico isso, está tudo muito bem, desde que fundamentem devidamente os seus gostos/opiniões e - acima de tudo - respeitem igualmente as opiniões divergentes (algo que nem sempre acontece).

É precisamente por essa abrangência de opiniões diferentes que hoje vos trago um caso caricato, de um crítico de cinema que é... cego. Tommy Edison (não confundir com Thomas Edison) será mais conhecido no meio como sendo o Blind Film Critic.

Sempre com uma boa dose de boa disposição e humor, as suas críticas aos filmes não deixam de ser completamente válidas, e oferecer uma perspectiva bem diferente e desprendida da componente visual que tantas vezes se torna no ponto essencial para todos os outros críticos.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Filme da Veronica Mars bate Recorde no Kickstarter


A moda do crowdfunding está a contagiar tudo e todos, e a fazer ressuscitar projectos que se considerariam impossíveis de concretizar caso dependessem do financiamento dos estúdios tradicionais. Desta vez, é a nossa bem conhecida Veronica Mars que se prepara para ter um filme - e tudo graças ao apoio dos fãs através do site Kickstarter - que atingiram o valor pretendido de 2 milhões em apenas 10h.

Este novo formato de financiamento (que tem os seus riscos, como em tudo - pois ninguém pode garantir a 100% que o projecto se concretize como o esperado) vem libertar muitos criadores e artistas das "garras" dos produtores habituais, permitindo que sejam os próprios fãs a financiar directamente as suas obras, mantendo total controlo sobre o que pretendem fazer.

Depois da Veronica Mars... quantas mais séries e/ou filmes poderão ser "ressuscitados"? Será desta que o Firefly terá hipótese de regressar? ;)

quinta-feira, 14 de março de 2013

Estreias da Semana

Jack the Giant Slayer - Jack O Caçador de Gigantes
Realizador: Bryan Singer
Actores: Ewan McGregor, Ian McShane, Nicholas Hoult, Stanley Tucci

Robot & Frank - Robô e Frank
Realizador: Jake Schreier
Actores: Frank Langella, James Marsden, Liv Tyler, Peter Sarsgaard, Susan Sarandon

Snitch - Infiltrado
Realizador: Ric Roman Waugh
Actores: Barry Pepper, Benjamin Bratt, Dwayne Johnson, Harold Perrineau, Jon Bernthal, Michael Kenneth Williams, Susan Sarandon

The Tall Man - O Homem das Sombras
Realizador: Pascal Laugier
Actores: Eve Harlow, Janet Wright, Jessica Biel, Jodelle Ferland, Samantha Ferris, Stephen McHattie

Identity Thief - Vigarista à Vista
Realizador: Seth Gordon (I)
Actores: Amanda Peet (I), Genesis Rodriguez, Jason Bateman, John Cho, Jon Favreau, Melissa McCarthy, Robert Patrick


Outras Estreias
  • A Última Vez Que Vi Macau
  • Alvorada Vermelha
  • Las aventuras de Tadeo Jones - As Fantásticas Aventuras de Tad
  • De rouille et d'os - Ferrugem e Osso

quarta-feira, 13 de março de 2013

Zero Dark Thirty

Zero Dark Thirty, o filme de Kathryn Bigelow que conquistou a América e que contava com várias nomeações para os Oscars - incluindo o de melhor filme e melhor actriz. De certa forma é fácil perceber-se o fascínio que rodeia este filme, que aborda os muitos anos de perseguição ao inimigo número um dos EUA: Osama Bin Laden; e que termina com a sua morte (espero não seja necessário relembrar que não é "spoiler" contar o final deste filme! ;P

No entanto, não posso dizer que faça parte da maioria... Não consegui ver neste filme nada que o fizesse merecer o destaque ou mediatismo de que foi alvo. Para filme sobre "aventuras secretas" dos EUA, muito melhor penso estar o Argo.

Aqui temos a questão da tortura, e que na verdade apenas serve para demonstrar que quando toca à "guerra/terrorismo", os EUA são afinal... iguais a todos os outros países que recorrem a essas tácticas - e que ainda por cima aqui parecem querer validar os resultados obtidos sob tortura; quando na realidade se sabe que alguém sob tortura será bem capaz de dizer tudo aquilo que os seus interrogadores quiserem ouvir.

Melhorzito (para os fãs da "acção") está a parte final, dedicada à recriação da operação responsável pela morte de Bin Laden.

No final... uma estranha sensação de que Bin Laden apenas está morto graças a uma agente da CIA mais teimosa que os outros agentes (e aparentemente sem vida própria).

Agora é só imaginarmos o que seria possível fazer-se caso a raça humana tivesse um pouco de juízo, e direccionasse os milhares de milhões de dólares que anualmente gasta em armas e material bélico para fins mais produtivos, como o promover um mundo mais justo para todos, em vez de apenas se preocuparem com alguns poucos países que tenham a sorte (ou o azar) de ter recursos cobiçados.

terça-feira, 12 de março de 2013

Dailies

Ridley Scott vai Produzir 12 Curtas Sci-Fi com o Machinima


Os canais online vão ganhando cada vez mais proeminência, e depois de serviços como o Netflix se aventurarem na produção das suas próprias séries (de qualidade) é vez do Machinima se associar a Ridley Scott para produzirem 12 curta de ficção científica que serão realizadas pelos diversos realizadores com quem a sua companhia de produção tem trabalhado, e que incluem veteranos como Sam Mendes (Skyfall), e Neil Blomkamp (District 9).

A ideia é explorar novas áreas, neste formato mais económico de produção - mas com a intenção de capitalizar naquelas que se tornarem mais bem sucedidas, podendo dar origens a longas metragens ou séries.


Fim do Clone Wars prenuncia nova série Star Wars?



Após cinco seasons, a LucasFilm anunciou que chegou ao fim a série de animação Star Wars: The Clone Wars, com a desculpa de que tal é necessário para que se possa "dedicar a outros títulos"; títulos esses que incluem uma nova série do universo Star Wars que será passada num período de tempo ainda não abordado nas séries e filmes já feitos (considerando que já percorremos todo o período do nascimento dos nosso heróis... o que se seguirá, uma prequela sobre os seus antepassados; ou iremos vê-los na reforma e a passarem o testemunho aos seus descendentes?)

Com os direitos do StarWars a estarem agora na mão da Disney... tudo é possível.

Danny Boyle prepara continuação de Trainspotting

Danny Boyle diz que sempre teve intenções de regressar a Trainspotting, e que finalmente as coisas estã bem encaminhadas para a produção de um filme a dar-lhe continuação, com rodagem agendada para 2016 e onde deverão regressar todos os principais actores do primeiro filme.

... Será mesmo que se deveria voltar a mexer no que está bem feito? Claro que cá estaremos para ver o resultado, e Danny Boyle tem provas dadas de que sabe o que faz... mas não deixa de ser sempre "arriscado" mexer em clássicos.


SyFy confirma Helix de Ron Moore

Ron Moore, responsável pelo "remake" da Galactica neste novo século, já poderá respirar de alívio depois do canal SyFy ter confirmado a produção da sua nova série Helix.

Esta série será sobre um grupo de cientistas do CDC (Center for Disease Control) que é enviado para o Ártico para investigar uma possível epidemia, mas que rapidamente descobrem que afinal... há por lá mais qualquer coisa.

Não será coincidência que Moore tenha trabalhado num projecto que não se concretizou, e que seria uma prequela do The Thing de John Carpenter. Esse não foi para a frente, mas pelo resumo parece-me que poderemos ver algumas dessas ideias "recicladas" neste Helix.


Novo Trailer Star Trek Into Darkness

Temos novo trailer de Star Trek Into Darkness... e a coisa parece-me muito bem encaminhada.




Cinema Bloggers Awards 2013


É já amanhã, dia 13 de Março, que se irá realizar a 1ª Edição dos Cinema Bloggers Awards na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro (Lisboa) numa parceria com o Cineclube de Telheiras.

Esta iniciativa foi criada em 2012, e tem como objectivo distinguir o melhor cinema estreado no decorrer de um ano completo em Portugal, em 18 categorias diferentes, sendo que os Nomeados e Vencedores são votados por bloggers nacionais, cujo espaço online se dedique maioritariamente à sétima arte.

A primeira cerimónia dos Cinema Bloggers Awards (CBA) será aberta ao público, e qualquer pessoa poderá realizar a reserva de bilhetes através do e-mail cinetelheiras@gmail.com, sendo que cada bilhete terá o valor de 4€ para não-sócios do Cineclube de Telheiras, e será gratuito para qualquer sócio do mesmo.

Serão exibidas cinco curtas-metragens portuguesas durante a cerimónia, sendo elas “Eu, Martim” de Luciano Sazo, “Aqui Jaz a Minha Casa” de Rui Pilão, “Posfácio nas Confecções Canhão” de António Ferreira, “Noite” de Flávio Pires e “Black Mask” de Filipe Coutinho. Para além destes visionamentos, irá realizar-se um sorteio de filmes (DVD’s) nomeados aos Óscares® da Academia a três pessoas da audiência, aleatoriamente. A apresentação da cerimónia ficará ao cargo de Bruno Duarte.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Rescaldo Fantasporto 2013


O Porto despede-se uma vez mais de um glorioso Fantasporto, que lamentavelmente parece também aproximar-se cada vez mais perigosamente da sua derradeira edição - com a habitual falta de apoios, alguns hipocritamente prometidos por alguns altos dignitários, ao vivo, perante uma sala cheio no Rivoli. Mas... adiante, que essas são daquelas coisas que rapidamente nos dão volta à barriga e nos fazem ir a correr para outro lado.

O Fantasporto 2013 esteve em grande, mesmo se longe das "espampanantes" edições do 25º ano, que para sempre ficarão marcadas na memória dos que por lá passaram. Sem a "cidade do cinema" montada na praça, o Fantas esteve mais modesto, mas ainda assim repleto de iniciativas e convidados, nacionais e estrangeiros. Pelo que me disseram, foi também o Fantas com maior número de entrevistas - e onde mais uma homenagem a Manoel de Oliveira e ao seu Aniki Bóbó foi ponto marcante e comovente para todos.


Nesta edição, o filme vencedor foi Mama. Poderia não ter sido a minha escolha, mas estaria sem dúvida no top 3 dos candidatos a esse galardão, pelo que não me choca nada que assim tenha sido. (Apenas critico o filme por ter lá pelo meio algumas partes que parecem ter sido "cosidas à pressão", e mais para o final cair no erro de começar a mostrar demasiado daquilo que se pretendia que fosse misterioso). Mas, sem dúvida que irá arrancar uns sobressaltos e arrepios dos que o virem, e é isso que se pretende.


Os filmes deste Fantas foram muitos e variados, e acho que posso dizer que a nível de qualidade estiveram "no ponto". Não quero com isto dizer que tenha gostado de todos - há uma tendência crescente para fazer filmes excessivamente looooongos - mas mesmo que eu os tenha achado desesperantes, não é por isso que deixam de ser bons filmes (embora nada perdessem se fossem vistos em velocidade acelerada! ;P)

Como surpresa inesperada saliento apenas o Face to Face, do qual pouco ou nada esperava (um filme australiano com uma dúzia de pessoas enfiadas numa sala onde tentam resolver os seus conflitos), e que acabei por achar bastante engraçado.

No mais tradicional espírito "sanguinário" do Fantas tivemos também filmes como Sawney: Flesh of Man, que não sendo propriamente original ou inovador (pensem num "Hills Have Eyes", passado nas Highlands Escocesas) sempre deu para "matar a fome" neste género sempre apreciado pelos habitués do Fantas.


Em jeito de resumo ultra-resumido e simplista, os pontos altos desta edição: ter havido um Fantas; e com número bastante generoso de convidados estrangeiros que genuinamente parecem ter passado um excelente tempo na nossa cidade. Quanto aos pontos a rever: penso que se tratando de um festival com 33 anos de existência, já se poderia exigir uma melhor e mais atempada reacção às questões da projecção (sem as desculpas que é a variedade de formatos que causa problemas), e que também o facto do Fantas ser conhecido pelo seu ambiente "terra-a-terra" que lhe é característico (e que o distingue de todos os demais festivais) não deverá servir de justificação para algumas coisas que se poderão considerar "desleixo".

Fiquei triste com o sentimento que parecia pairar no ar durante este Fantas... retratado na perfeição por um painel em branco que habitualmente é pintado e desenhado de forma efusiva por todos os participantes com dotes (ou sem eles) para o desenho; e que este ano permaneceu intocado durante grande parte do festival, e só no final recebeu algumas poucas frases desinspiradas.


Para o próximo ano, talvez seja tempo do Fantas começar a olhar mais para aqueles que ao longo dos anos (décadas) vão permanecendo fiéis e vão angariando mais e mais amigos para que se juntem a esta festa do cinema, única na cidade, única no país, única no mundo. Certamente não seremos número suficiente para que, só com a nossa ajuda monetária (ainda para mais em tempo de dificuldades) se possa fazer um Fantasporto digno desse nome... mas... sendo-se maltratado noutras fontes de rendimento, talvez soubesse bem - por uma vez que fosse - ter alguns poucos euros a entrar no festival que sejam dados por vontade própria, com amor e carinho.



São 33 anos de Fantas, são mais de três décadas de luta e (muito) desgaste; a que se soma também o inevitável cansaço e peso da idade a que ninguém é imune. Felizmente, está também demonstrado que o Fantas tem excelentes membros com "sangue fresco" que poderão estar mais em sintonia com as novas gerações e que se torna necessário cativar (e educar? - cinematograficamente falando). O Fantas não pode sucumbir devido à falta de apoios; mas tem também que ter em atenção que não se pode tornar num espelho de uma sociedade envelhecida como acontece em Portugal e na Europa.

Acima de tudo, embora o Fantasporto esteja - e sempre estará - indissociavelmente ligado ao Mário (Dormisnky), Beatriz (Pacheco Pereiro) e ao António (Reis), talvez seja tempo de começar a dar um pouco mais de protagonismo aos "mais novos", para que possam ser eles a carregar a tocha nas décadas vindouras com o mesmo vigor e entusiasmo com que este trio tem feito até ao momento. Talvez até possa ser da maneira que um pouco mais de "tempo livre" permita encontrar formas originais e inspiradas de tornar possível não só as próximas edições do Fantas, como até de as tornar em edições que "eclipsem" todas as anteriores!

No que depender de nós... cá estaremos para ajudar no que for possível!

domingo, 10 de março de 2013

Fantasporto 2013 - Vencedores - 10/03


Grande Auditório do Teatro Rivoli





15.00h - S.OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO- PRÉMIO DO PÚBLICO

Thale – Aleksandre Nordaas – Nor – 80 min – CF – leg. port.


A história de uma criatura mística. Chama-se Huldra e é um bem parecido ser da floresta que tal como as sereias seduz as suas presas. São jovens extremamente bonitas mas escondem uma cauda. Dizem as lendas que defendiam os mineiros, vigiando os seus fornos de carvão enquanto eles descansavam.










17.00h – S.O.CINEMA FANTÁSTICO- PRÉMIO EFEITOS ESPECIAIS

Iron Sky – Timo Vuorensola – Fin/Alem /Australia – 93 min – CF – leg. port.


Prémios Méliès de Prata e de Audiência do Festival de Cinema de Fantástico de Bruxelas. Nos últimos momentos da Segunda Guerra Mundial, o muito secreto programa espacial nazi evita a destruição, fugindo os seus responsáveis para o lado negro da Lua.











19.00h – S.OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO- PREMIO ESPECIAL DO JURI

O Apóstolo – Fernando Cortizo – Esp – 80 min – CF – leg. port.


A melhor da animação digital com música original de Philip Glass. Um condenado que fugiu da prisão dirige-se para uma vila remota de forma a recuperar um tesouro antigo que foi escondido muitos anos antes.













21.15h – S.OFICIAL SEMANA DOS REALIZADORES- PRÉMIO DA CRÍTICA

The Seasoning House - Paul Hyett- 90’- GB – 90 min – SR - leg. port.


Uma órfã muda vive numa casa onde jovens mulheres são compradas e vendidas para o prazer de homens sem escrúpulos. O responsável pelos efeitos visuais e pela caracterização de “The Descent” (2005) e “Woman in Black” (2012), Paul Hyett, aventura-se na sua primeira realização. No papel principal está Kevin Howarth (“The Last Horror Movie” 2003).










23.15h - S.OFICIAL SEMANA DOS REALIZADORES- PRÉMIO MELHOR FILME-PRÉMIO MANOEL DE OLIVEIRA

Pietá – Kim-Ki-Duk-Coreia do Sul- 104 min – SR – leg. port.


Pietá conta a misteriosa relação entre um homem violento que trabalha para agiotas e uma mulher de meia idade que diz ser sua mãe. Kim-ki-Duk no seu melhor neste filme premiado com o Leão de Ouro do Festival de Veneza.









Pequeno Auditório do Teatro Rivoli




15.15h – S.OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO- PREMIO MELHOR ARGUMENTO

Forgotten – Alex Schmidt – Alem – 102 min – CF – leg. port.


Selecção oficial do Festival de Cinema de Veneza.
Quando eram crianças, Hanna e Clarissa eram as melhores amigas.













17.15h - S.OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO- PRÉMIO MELHOR ACTOR

Berberian Sound Studio – Peter Strickland – GB – 92 min – CF – leg. port.


Um engenheiro de som a trabalhar para uns estúdios cinema de terror italiano decide imitar a arte com a realidade. Realizador do Discovery Award nos Baftas.











19.15h - S.OFICIAL SEMANA DOS REALIZADORES- PRÉMIO ESPECIAL DO JURI, PRÉMIO MELHOR REALIZADOR, PRÉMIO MELHOR ACTOR

White Tiger – Karen Shaknazarov – Rússia – 104 min – SR – leg. port.


Baseado em factos reais e realizado por Karen Shaknazarov, um dos mais importantes realizadores russos no activo. A Segunda Guerra Mundial está a chegar ao fim. Quanto mais destruidora e decisiva a armada russa se torna, mais vezes aparece no campo de batalha o apelidado “White Tiger”, um indestrutível tanque de guerra nazi.









21.00h - S.OFICIAL ORIENT EXPRESS- PRÉMIO MELHOR FILME ORIENT EXPRESS

The Grand Heist – Kim-Joo-Ho – Coreia do Sul – 121 min – OE – leg. port.


Um thriller dramático de época a fazer lembrar “Ocean’s Eleven”. Há cerca de 250 anos, na Coreia do Sul, as pessoas lutavam contra a tirania do primeiro ministro Cho que tomou o poder pela força e mantém uma supremacia comercial com o “gelo”, o bem mais valioso daquela altura, mais do que ouro.







23.00h - S.OFICIAL CINEMA FANTÁSTICO /S. O.ORIENT EXPRESS

Ace Attorney – Takashi Miike – Jap – 135 min – CF/OE – leg. port.


A mais recente produção do polémico Takashi Miike (“Audition” e “Ichji the killer”). “Ace Attorney “é um conhecido jogo de vídeo japonês, onde o jogador assume o papel de um advogado de defesa num tribunal fictício, baseado no sistema legal japonês.









Para mais pormenores podem visitar o site do Fantasporto, ou adicionar o calendário em versão digital que preparamos para vocês.

sábado, 9 de março de 2013

Fantasporto 2013 - 09/03


Grande Auditório do Teatro Rivoli




15.00h - The Aryan Couple - John Daly - GB/EUA – 120 min – AE – leg. port.


O oscarizado Martin Landau (“Ed Wood” – Tim Burton, 1994) é o protagonista deste drama intenso passado na Segunda Grande Guerra. Um casal de judeus alemães sofre na pele a ira do Nazismo de Adolf Hitler. “O Casal Ariano” arrecadou cinco prémios para a realização de John Daly, em vários festivais de
cinema norte-americanos. Daly, que ganhou 13 Óscares pela produção de filmes como “Platoon” ou “O Último Imperador”, agarra aqui as rédeas da realização.








17.00h - Midnight Son - Scott Leberecht – EUA – 90 min – P&P – leg. port.


Uma história de vampiros? Jacob é um jovem confinado a uma vida de isolamento, por causa do seu problema de pele que não o deixa expor-se à luz do sol. Do realizador Scott Leberecht , especialista de efeitos visuais (“The Legend of Sleepy Hollow”).










21.00h – Sessão Oficial de Encerramento e de Entrega de Prémios do Fantasporto 2013

Robot & Frank – Jake Schreier – EUA – 89 min P&P – leg. port.


Num futuro próximo, Frank, um ladrão de automóveis reformado, recebe em casa um Robot que vai cuidar dele. Com Susan Sarandon, (Óscar em “Dead Man Walking”), Frank Langella (“Frost/Nixon) e Liv Tyler ("The Lord of the Rings”, 2001).









00.15h – Grande Prémio Cinema Fantástico 2013

Mama – Andrès Muschietti – Esp/Can – 100 min - CF – leg. port.

Produção de Guillermo del Toro (“O Labirinto do Fauno”). “Mama” tem no principal papel uma das melhores actrizes da actualidade, a ruiva Jessica Chastain (nomeada para Óscar por dois filmes: “The Help” e “00.30 Hora Negra” e vencedora do Globo de Ouro). O sonho e a fantasia num filme de puro horror
baseado na curta-metragem “Mama”, apresentada no Fantasporto em 2008.













Pequeno Auditório do Teatro Rivoli


15.15h - Sans Toît Ni Loi – Agnès Varda – Fra – 105 min – 1985 – Retro Stars – vers. orig. leg. ingl.

Com Sandrine Bonnaire. No Inverno, no sul de França, uma mulher é encontrada gelada, caída numa valeta. Da grande realizadora e documentarista Agnès Varda (As Praias de Agnès).


17.15h - Quai des Brumes - Marcel Carné – Fra – 91 min – 1938 – Retro Stars – vers. orig. leg. Ingl.

Com Jean Gabin, Michel Simon e Michèle Morgan. De Marcel Carné. Menção Especial do Festival de Cinema de Veneza. Um desertor descobre o amor, problemas e um pequeno cão num pequeno porto francês.



19.15h - Casque D’Or - Jacques Becker – Fra – 96 min – 1952 – Retro Stars – vers. orig. leg. ingl.

Com Simone Signoret. Uma história de amor, morte, amizade e inveja durante a “Belle Epoque”.



21.00h - Closed Circuit – Giorgio Amato – Ita – 94 min – CF – fal ingl

Um jovem casal arromba a casa de um homem suspeito de ser um assassino em série e instalam câmaras de vídeo para gravar os seus crimes.



23.00h - Ace Attorney – Takashi Miike – Jap – 135 min – CF/OE – leg ingl

A mais recente produção de Takashi Miike (“Audition” e “Ichji the killer”). “Ace Attorney “é um conhecido jogo de vídeo japonês, onde o jogador assume o papel de um advogado de defesa num tribunal fictício, baseado no sistema legal japonês.



01.00h - Codependent Lesbian Space Alien Seeks the Same – Madeleine Olnek – EUA – 76 min – CF –
v.o. ingl

As aventuras de três extraterrestres lésbicas no planeta Terra. Hilariante filme que foi selecção oficial de Sundance.



Para mais pormenores podem visitar o site do Fantasporto, ou adicionar o calendário em versão digital que preparamos para vocês.


sexta-feira, 8 de março de 2013

Fantasporto 2013 - 08/03


Grande Auditório do Teatro Rivoli




15.00h - Feed Me With Your Words - Martin Turk – Eslovénia – 88 min – P&P – leg. port.

A fim de aperfeiçoar a sua pesquisa, Robert viaja para Itália onde encontra um “sem abrigo” fora do comum. O primeiro filme do premiado realizador de curtas metragens Martin Turk.










17.00h - Slice and Dice: The Slasher Film Forever - Calum Waddell – EUA – 75 min – P&P – leg. port.


Um documentário notável sobre filmes de horror ao longo dos tempos, numa celebração deste tipo de cinema. Dos inícios, a "Psyco" de Alfred Hitchcock até ao presente.










19.00h - La Planète Sauvage – René Laloux – Fra/ Checoslováquia – 72 min – 1973 – Homenagem René Laloux – vers. orig- leg ingl – versão restaurada.


Celebração dos 40 anos da estreia do mítico filme de ficção científica do realizador francês de cinema de animação René Laloux.










21.15h - The Tall Man - Pascal Laugier- 106’- EUA/Can/Fra – 106 m,in – P&P – leg. port.


O realizador de um dos mais assustadores filmes franceses de horror dos últimos anos, “Martyrs”, Pascal Laugier, regressa trazendo Jessica Biel no principal papel. Júlia Denning é uma enfermeira que vive com a filha depois da morte do marido, numa cidade chamada Cold Rock...









23.15h - Tulpa - Federico Zampaglione – Itália - 90 min – P&P - leg. port.


A Fangoria diz que é "o filme que os fãs do cinema de terror estavam à espera há anos" e o Film 4 acrescenta que é "um filme imperdível para os fãs do género". "Tulpa" é uma produção italiana a fazer lembrar os célebres "giallo", uma homenagem ao género. A produção da actriz Maria Grazia Cucinotta.










01.15h - Sawney : Flesh of Man - Ricky Wood Jnr – GB – 95 min – P&P – leg. port. (CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES)


Sawney é um religioso assassino psicopata que conduz o táxi negro do demónio.










Pequeno Auditório do Teatro Rivoli


9.30h - Prémio Cinema Português - Escola Superior de Teatro e Cinema - Amadora

10.30h - Prémio Cinema Português - Escola Artística de Soares dos Reis - Porto

11.30h - Prémio Cinema Português - Universidade Católica do Porto

12.30h - Prémio Cinema Português- RESTART- Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias – Lisboa

15.15h - Cinema Português Prémio - Escolas

17.15h - Prémio Cinema Português - Filmes


21.00h - Face to Face – Michael Rymer – Austrália – 90 min – SR – leg. port.

Num acesso de raiva por ter sido despedido, um trabalhador da construção civil abalroa a traseira do Jaguar do patrão. Do multi-premiado realizador Michael Rymer (Battlestar Gallactica”e “Flash Forward”).


23.00h - Tenth Day – Vassilis Mazomenos – Grécia – 83 min – SR - leg. ingl.

Numa altura em que Grécia e Portugal vivem um dos momentos piores da sua história, chega-nos um filme sobre emigração e os sonhos daqueles que vão à procura de uma vida melhor. De Vassilis Mazomenos, Prémio Carreira Fantasporto 2001.


01.00h - Modus Anomali – Joko Anwar – Indonesia – 87 min - OE – leg. ingl

Um homem, a mulher e dois filhos estão de férias numa floresta, quando são surpreendidos por um estranho. Sem contar, o homem perde a noção do tempo real.



Para mais pormenores podem visitar o site do Fantasporto, ou adicionar o calendário em versão digital que preparamos para vocês.


Related Posts with Thumbnails