terça-feira, 19 de março de 2013

Los Insensibles

Filme que passou nesta edição do Fantasporto (2013), Los Insensibles é mais um excelente exemplo do que - mesmo em tempo de crise - se faz no país vizinho. Uma história de ficção que se aventura por meandros obscuros que muitos gostariam de apagar da memória, e da história, de Espanha.

O filme conta-nos duas histórias em óbvia rota de colisão. No presente, um médico que devido a um acidente descobre que tem cancro e precisa de um transplante de medula óssea; na distante década de 30, um estranho grupo de crianças de uma aldeia com a assustadora capacidade de não sentirem dor - e que prontamente são confinados para "sua protecção".

Quando o médico recorre aos seus pais para lhes pedir a medula, descobre um segredo que o fará regressar a um passado que todos tentam esconder e esquecer - e que passa por uma misteriosa cela da qual ninguém quer falar.

O filme é bastante interessante (foi injusto não ter ganho nenhum prémio neste Fantas), e será sem dúvida ainda mais para o público espanhol - nem que seja para não deixar esquecer as fases conturbadas da guerra civil que atravessou. O único "problema" é que a parte final poderá estar um bocadinho desproporcionada e descabida... mas, sendo um filme de ficção (quase) tudo se admite.

Um filme que nos faz relembrar que seria bom que os cineastas nacionais também apostassem um pouco mais na ficção nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails