O Fantas continua a bom ritmo, aproximando-se cada vez mais do seu inevitável encerramento, e eis que venho deixar-vos umas breves palavras sobre os filmes que temos visto.
É certo que não se pode/deve "julgar" um festival com centenas de filmes apenas com base em meia-dúzia deles, mas não posso deixar de partilhar que o Fantas este ano está particularmente "sexual".
Ok, é certo que o amor/sexo é um dos principais elementos em grande parte dos filmes... mas não deixa de ser curioso que com uma sessão de abertura com um filme dedicado aos vícios sexuais, tenhamos depois filmes como The Slut (sobre uma mulher igualmente viciada em sexo), Guilty of Romance (três mulheres procuram prazer sexual de maneiras pouco convencionais), para não falar do polémico Bunny Game onde também é usar e abusar de uma mulher.
Mas, isso em nada invalida que os filmes sejam bons. Por exemplo, The Slut é um filme que coloca questões bastante interessantes, e quando os papéis se invertem - com o homem a ser o elemento estabilizador de um lar, e a mulher a ser o elemento que procura prazer sexual fora de casa. E onde depois se assiste a um desfecho que se poderia dizer chocante... se não fosse já previsível no que iria dar.
Também Rose se revelou um grande filme, sobre o final da segunda Guerra Mundial, numa terra alemã que passa para controlo polaco, mas onde as feridas da guerra continuam a fazer com que as atrocidades continuem. Um filme marcante e que nos faz repensar até que ponto o "bicho Homem" será verdadeiramente social... ou se apenas assim se comporta sob a ameaça da lei e ordem constante. Um ex-soldado chega aqui em busca de paz e refugia-se em casa da esposa de um seu camarada de armas... mas depressa descobre que terá que se empenhar para manter este seu refúgio a salvo de muitos e variados inimigos.
E porque nem só de dramas vive o Fantas, destaque igualmente especial para Lobos de Arga, filme espanhol que preenche na íntegra todos os requisitos de quem quiser ver o que seria esperado de um verdadeiro filme "Fantas". Numa pequena aldeia espanhola, uma maldição centenária vai colocar à prova a sobrevivência dos nossos heróis. Muita dose de acção e humor, com lobisomens pelo meio. Um pré-candidato a prémio do público!
E por fim, apenas uma palavra para Attack the Block, um filme que contou com apresentação pelo seu realizador (Joe Cornish) que nos falou da inspiração de filmes de monstros da década de 80 (como o Critters que eu na altura referi), misturando também os filmes de gangs de que ele gostava. Um curto discurso onde também abordou a questão da total palhaçada da "tradução/adaptação" dos títulos, e que fazem este seu Attack the Block passar a ser comercializado em Portugal como: "ETs in da Bairro"!
Se é para ser assim, ele sugeriu que "Avatar" deveria também passar a chamar-se "Blue guys against Army"... e outras coisas do género.
P.S. Caro Fantas... alguém ir dar de caras com um site do http://www.fantasporto.pt/ parado no ano de 2011 não é lá muito abonatório para a imagem do festival. (É só redireccionar para o site fantasporto.com, que não dá assim tanto trabalho e já resolve o problema. :)
quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
Rescaldo Fantas 2012 - Parte 3
Posted by
Carlos Martins
at
17:32
0
comments
Labels: Attack the Block, Fantasporto, Fantasporto 2012, Lobos de Arga, Rose, The Slut
Fantasporto 2012 - Dia 10
Hoje, quarta-feira, 29 de Fevereiro, podem ver:
Grande Auditório do Teatro Rivoli
15.00h - Calibre 9 - Jean-Christian Tassy - Fra - 91 min CF/AE v.o. leg. port.
Muito estilo e acção num thriller sangrento e com uma edição sonora frenética.
A vida de uma prostituta é feia e desgastante. Quando Sarah decide deixar a profissão, depois de ter acumulado um bom pé-de-meia, o seu proxeneta, Frank, não gosta da ideia. Uma luta corpo a corpo entre os dois termina com ferimentos fatais em…
17.00h - El Artifício - José Enrique March – Esp – 87 min SR/AE v.o. leg. port.
Um tema cada vez mais actual, a velhice e a doença. A difícil maneira de as encarar, sem as conseguir vencer. Um filme que nos apresenta problemas bem reais. E se a mente de um realizador de cinema começa a traí-lo? E se ele deixa de distinguir a realidade e a ficção?
21.15h – Chinese Take Away – Sebastián Borensztein – Arg/Esp 93 min SR/AE v.o. leg. port.
Uma comédia agridoce e inteligente sobre a solidão, camaradagem e vacas que caem do céu! O protagonista é Ricardo Darín, o argentino que conhecemos de filmes como “O Segredo dos Seus Olhos”, “Carancho” ou “XXY”. Jun, um chinês que acaba de chegar à Argentina sem saber falar uma palavra de espanhol, é “adoptado relutantemente por Roberto, um solitário excêntrico.
23.15h – Hell - Tim Fehlbaum – Alem – 89 min CF/AE v.o. leg. port.
Antecedido por… Pristine in Torment - Carlos Dittborn - Chile - 29 min CF/AE v.o.
Produção executiva de Roland Emmerich. Prémios Melhor Fotografia e Menção Especial da 44ª edição do Festival de Sitges e Melhor Realização do Festival de Cinema de Munique. Ficção científica pura. Numa altura em que Hollywood nos inunda com efeitos especiais, “Hell” vai mais longe e junta uma produção gigantesca a um argumento exímio e cuidado. Num futuro próximo, o mundo que conhecemos deixou de existir. Violentas tempestades solares secaram a Terra.
01.15h – Gandu – Q – India - 85 min PP/AE v.o. leg. port.
CONTÉM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES
Uma viagem alucinante entre “Trainspotting” de Danny Boyle e “Enter the Void” de Gaspar Noé. Mais um retrato de uma sociedade em declínio. Apesar de ser indiano, este não é um típico filme Bollywood, bem pelo contrário! Gandu em português quererá dizer algo como imbecil, numa tradução livre, e é a alcunha do protagonista - um jovem que odeia a vida e sem amor próprio.
Pequeno Auditório do Teatro Rivoli
15.15h – SESSÃO ESPECIAL AGÊNCIA DA CURTA-METRAGEM v.o.port
Afonso Henriques, o Primeiro Rei - Pedro Lino - Port/GB – 5’
North Atlantic - Bernardo Nascimento - Port/EUA-15’
Maybe - Pedro Resende, Port/EUA - 9’
O Inferno - Carlos Conceição – Port - 20’
Peixe Azul - Tiago Rosa-Rosso – Port - 15’
A Viagem - Simão Cayate - Port/EUA - 30’
17.15h – SESSÃO ESPECIAL CURTAS-METRAGENS COMPETIÇÃO v.o.*
* filmes com legendas em inglês
Amor Sacro - Javier Yañez - Esp – 19’50’
Lizard Girl - Choi Si-Young- Coreia do Sul - 16’
Ctin! - Cyrille Drevon - Fra - 14’
Blinky. TM - Ruairi Robinson - Irlanda - 12’
Flower of Battle/Cvijet Bitke - Simon Bogojevic Narath – Croácia - 19’ 40’’
Colour Bleed - Peter Szewczyk - GB - 5’
19.15h – PROGRAMA SCI-FI 1 FANTASPORTO 2012 v.o.*
*maioria dos filmes com legendas em inglês
Blinky TM- Ruairi Robinson - Irlanda - 12’
Cortina de Humo - Daniela de Angel – Esp - 13’
Hellville - Laurent Durieux e outros – Fra - 3'51''
Memories from the Future - Huseyin Mert Ervedi – Turquia - 6’ 40’’
Paradisiaque - Igor Pejic – Fra - 3’30’’
Por qué desaparecieron los Dinosaurios? - Mar Delgado, Esaú Dharma - Esp - 3 ‘
Psychomorph - Brank O Farac – Croácia - 7’
The Diary of the Last Man - Jorge Caballero - Esp - 13’35’’
The Light of the World - Fernando J. Martinez – Esp - 16’15’’
21.00h – A Gentle Rain Falls for Fukushima - Atsushi Koratsu - Jap - 94 min PP/AE v.o. leg. ingl. (Antestreia Mundial)Uma “entrada” fulgurante” de última hora no Fantas. Uma peculiar reunião familiar. O único problema é que cada um deles renasceu apos vidas diferentes e, obviamente, têm questões para resolver.
23.00h – Day of Full Moon – Karen Shakhnazarov – Rus – 90 min RETRO SHAKHANZAROV v.o. leg. port.Em 1998 Karen Shakhnazarov lançou aquele que muitos acham ser a sua obra prima – «Den polnoluniya» (Day of the Full Moon) – uma narrativa peculiar marca este trabalho. A realidade é intercalada com recordações românticas, fazendo do filme uma viagem poética no tempo e no espaço.
Posted by
Bruno Ramalho
at
10:00
0
comments
Labels: A Gentle Rain Falls for Fukushima, Calibre 9, Chinese Take Away, Day of Full Moon, El Artificio, Fantasporto, Fantasporto 2012, Gandu, Hell
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
Fantasporto 2012 - Dia 9
Hoje, terça-feira, 28 de Fevereiro, podem ver:
Grande Auditório do Teatro Rivoli
15.00h – Cherry - Quinn Saunders - EUA- 96 min SR/AE v.o. leg. port.
Um drama carregado de suspense e erotismo, que nada mais é que um “Sexo, Mentiras e Video” alternativo. “Cherry” é um conto rebuscado sobre o lado negro da natureza humana. A vida do jovem e imberbe Brian vai mudar completamente quando ele conhece Jules, uma bonita mas louca e eléctrica rapariga.
17.00h - The Holding - Susan Jacobson - GB- 93 min CF/AE v.o. leg. port.
O reconhecido capataz de Hogwarts de Harry Potter, David Bradley, a próximo estrela do cinema britânico Vincent Regan, que vimos em “300” e “Clash of Titans”, e a jovem Kierston Wareing, também destinada ao sucesso depois de “It’s a Free World” de Ken Loach, são os protagonistas do “melhor filme de terror britânico em anos”, para a Talk Film. Cassie Naylor tem um segredo. Agora, ela dirige a quinta sozinha, com a ajuda das duas filhas. Contudo, os tempos são difíceis e ela vê-se obrigada a vender
21.15h – Rose - Wojciech Smarzowski – Pol – 95 min SR/AE v.o. leg. port.
Antecedido por… Le Jour où le Fils de Rainer S’est Noyé - Aurélien Vernhes – Lermusiaux - Fra- 15 min PP/AE v.o. leg.ingl
Um drama poderosíssimo passado no final da Segunda Guerra Mundial. Com uma brilhante reconstituição histórica, “Rose” é um tocante conto sobre sobrevivência nas mais difíceis condições. Verão de 1945. Tadeusz, um soldado polaco a quem a guerra tirou tudo, chega a Masuria, uma terra alemã antes do conflito, mas oferecido depois aos polacos. É neste lugar perdido que ele encontra Rose.
23.15h - Attack the Block - Joe Cornish- GB/Fra – 88 min CF/AE v.o. leg. port.
Antecedido por… Le Vivier - Sylvia Guillet - Fra - 18 min CF/AE Curtas v.o. leg ingl
O argumentista de “As Aventuras de Tintin – O Segredo do Licorne” de Steven Spielberg, o comediante britânico Joe Cornish, estreia-se na realização com este “Attack the Block”. Com o cognome de “Subúrbios versus Espaço Sideral”, esta aventura de ficção científica apresenta um grupo de miúdos disposto a fazer o que for preciso para salvar o seu prédio de apartamentos de uma invasão de extraterrestres cabeludos e com dentes luminosos. A revista britânica Empire diz que “este é o melhor filme que John Carpenter nunca fez”. Já a “Variety” recorda que este filme pode ser comparado a “Shaun of the Dead”, onde o próprio Joe Cornish faz uma aparição.
01.15h - Zombie’s Ass - Noboru Iguchi – Jap – 84 min PP/AE v.o. leg. port.
CONTEM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES
“O mais fantástico filme de zombies dos últimos anos”. Série Z, escatológica e muito, muito divertida. Este filme é para aqueles que têm um estômago fortíssimo. Da mente retorcida de “The Machine Girl” e “Robo Geisha”, Noboru Iguchi volta a atacar com “Zombie Ass - Toilet of the Dead”. O nome diz quase tudo, mas…não mostra nada…
Pequeno Auditório do Teatro Rivoli
15.15h – SESSÃO BLACK & WHITE v.o.*
* maioria dos filmes com legendas em inglês
The Homogenics - Gerard Freixes – Esp - 4’
Roncos do Diabo - Tiago Soares - Portugal - 3’
Negative - Yoav Hornung – Israel - 16’
Half Tone - Hamideh Javadi - Irão - 6’
Alfama - João Viana – Port - 15’
Encontro - Mariana Castro – Port - 9’
Anna Blume - Vessela Dantcheva – Alemanha - 9’
Piton - André Guiomar – Port - 20’
17.15h – SESSÃO ESPECIAL CINECLUBE DE AVANCA v.o.port
Noite Gélida em Castelo Branco - Luís Diogo - Port -15’
Noite Fria em castelo Branco - Luís Diogo - Port -15’
Estátua - Carlos Silva, A. Valente – Port - 5’
Mulher Sombra - Joana Imaginário – Port - 7’ 39’’
Bruxas - Francisco Lança- Port - 9’43’’
Brincarolas - Luís Diogo – Port - 3’
O Circo ( episódio 1) – Graça Gomes- Colectivo de crianças - Port - 4’
Shlager - Xavier Almeida - Port - 5’
19.15h – SESSÃO ESPECIAL CURTAS-METRAGENS COMPETIÇÃO v.o.*
*filmes com legendas em inglês
Striptease Volcanique - Régine Cirotteau – Fra -10’ CF/AE Curtas
Le Lac Noir - Victor Jaquier - Suiça - 19’ 12’’ CF/AE Curtas
Aalterate - Christobal de Oliveira- Fra/Hol - 9’ 44’’ CF/AE Curtas
Sonic Birth (Accouchement Sonique) – Jérome Blanquet – Fra - 16’55’’ CF/AE Curtas
+
Douglas Trumbull – Masterclass 30 ANOS BLADE RUNNER
21.00h – Zero City – Karen Shakhnazarov – Rus – 103 min RETRO SHAKHANZAROV v.o. leg. port.A filmografia de Karen Shakhnazarov é diversificada. Os filmes dramáticos estão no topo da preferência do autor, mas todos eles têm toques de fantasia que os diferencia do habitual filme do género. Um bom exemplo é «Gorod Zero» (Zero City) de 1988 com Leonid Filatov no principal papel.
23.00h – The Maiden Danced to Death - Endre Hules - Hung – 106 min PP/AE v.o. leg. ingl.Com um elenco internacional onde se destaca Deborah Kara Hunger, Stevie (Istvan) é um empresário que chega dos Estados Unidos a Budapeste e reata a sua relação com a irmã Gyula, e a cunhada Mari que tem uma companhia de dança húngara. Afastado da família durante décadas, Istvan tem dificuldade em regressar ao seu passado. Tendo conseguido que a companhia do irmão fizesse uma digressão pelo mundo, Istvan procura dominar essa companhia, acabando por desestabilizar. Ver este filme é uma experiência fascinante.
9.30h – FANTAS IN SHORTS - Filmes Turquia 3 – 55 min
10.30h – FANTAS IN SHORTS - Filmes Croácia 6 – 45 min
11.30h – FANTAS IN SHORTS - Filmes Irlanda 1 – 57 min
12.30h – FANTAS IN SHORTS - Filmes França 3 – 58 min
Posted by
Bruno Ramalho
at
10:00
0
comments
Labels: Attack the Block, Cherry, Fantasporto, Fantasporto 2012, Rose, The Holding, The Maiden Danced to Death, Zero City, Zombie´s Ass
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Nazismo Digital Encrava o Fantas
A 32ª edição do Fantas melhor teria sido chamada de 13ª edição face à quantidade de atropelos que têm acontecido, e que fazem com que não haja um único dia em que não aconteça "algo".
E nem refiro ao nazismo anti-fotográfico que me fez ficar de boca aberta quando um segurança no átrio do Rivoli veio ter comigo dizer-me que não podia estar a tirar fotografias - isso por si só seria motivo para um post a isso dedicado. Não... desta vez a encrenca foi mesmo a não cooperação do disco bluray durante a exibição do filme Hotel Lux - uma comédia com Hitler e Estaline nos papeis centrais - e que para cúmulo, contava com a presença do realizador na sala.
A certa altura começaram a ver-se aqueles "artefactos" digitais que vemos em streams ou cópias corrompidas, e que foram piorando até ao ponto de ficarmos a ver alguns frames parados tipo slideshow.
Sim, desta vez foi um problema imprevisível e que não tem a ver com a organização... que no entanto deveria estar preparada para lidar com este tipo de situação, e ter sempre um protocolo de emergência caso estes "impensáveis" aconteçam.
Aqui, a reacção foi lenta... e a primeira tentativa consistiu em novamente tentar passar o filme... (recuando alguns minutos - poderiam ter colocado logo no momento "crítico" para ver se ia dar ou não)... mas que logo se viu que não iria ter bom resultado pois os sintomas dos pixeis digitais fizeram-se notar desde logo, tal como anteriormente.
Só então a organização subiu ao palco para pedir desculpas pelo sucedido - e bem - relembrando a "guerra" dos formatos digitais, que aqui no Fantas obriga a muitos malabarismos devido aos múltiplos formatos em que os filmes são disponibilizados, e que aumentam a probabilidade de "problemas".
Foi então que se passou para a solução de recurso... sendo o resto do filme passado em versão DVD de "amostra", com um bem proeminente logo visível no canto superior esquerdo, e um logotipo ainda maior no centro do ecrã que ia aparecendo a intervalos regulares. (E novamente, recuando ainda mais minutos desnecessários.)
Para alguns espectadores, foi o suficiente para que abandonassem a sala e fossem exigir o dinheiro dos seus bilhetes de volta (o que é compreensível).
São incidentes a que ninguém está imune, e espero apenas que sejam daqueles erros com que se possa aprender lições para o futuro. Por exemplo, ter sempre uma cópia de cada filme noutro formato, de preferência sempre pronta a entrar em qualquer momento (podiam tê-la a correr em paralelo, para estar "quase sincronizada" com a cópia em exibição).
A maioria das pessoas terá compreendido e desculpado o sucedido... e afinal é a prova perfeita de que o Fantas continua a ser "humano" (talvez até um pouco humano demais nesta edição ;) - e este será apenas mais um dos muitos episódios que permanecerá nas nossas memórias.
(E para quem estiver a amaldiçoar os problemas do digital, relembro que numa edição passada do Fantas também tivemos direito a um filme em película a ser passado ao contrário e de pernas para o ar... Pois... acontece! ;)
Oscares 2012
Melhor Filme: The Artist (Thomas Langmann, Producer)
Melhor Actor: Jean Dujardin (The Artist)
Melhor Actriz: Meryl Streep (The Iron Lady)
Melhor Realizador: The Artist (Michel Hazanavicius)
Melhor Argumento Original: Midnight in Paris
Segue-se a lista completa dos oscarizados:
- Melhor Filme: The Artist
- Melhor Realizador: Michel Hazanavicius por The Artist
- Melhor Argumento Adaptado: The Descendants
- Melhor Argumento Original: Midnight in Paris
- Melhor Actor: Jean Dujardin em The Artist
- Melhor Actor Secundário: Christopher Plummer em Beginners
- Melhor Actriz: Meryl Streep em The Iron Lady
- Melhor Actriz Secundária: Octavia Spencer em The Help
- Melhor Filme de Animação: Rango
- Melhor Documentário: Undefeated
- Melhor Filme Estrangeiro: A Separation (Irão)
- Melhor Montagem: The Girl with the Dragon Tattoo
- Melhor Fotografia: Hugo
- Melhor Direcção Artística: Hugo
- Melhor Som: Hugo
- Melhor Mistura de Som: Hugo
- Melhor Guarda-Roupa: The Artist
- Melhor Banda Sonora Original: Ludovic Bource por The Artist
- Melhores Efeitos Visuais: Hugo
- Melhor Maquilhagem: The Iron Lady
- Melhor Canção Original: Man or Muppet, de The Muppets
- Melhor Curta-metragem Documental: Saving Face
- Melhor Curta-metragem de Animação: The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore
- Melhor Curta-metragem: The Shore
Fantasporto 2012 - Dia 8
Hoje, segunda-feira, 27 de Fevereiro, podem ver:
Grande Auditório do Teatro Rivoli
15.00h - Code 37: The Movie - Jakob Verbruggen – Can – 96 min CF/AE v.o, leg. port.
Produzido pelo belga Dirk Impens (nomeado para Óscar de Melhor Filme Estrangeiro por “A Oposição” de Stijn Coninx), “Code 37” é a adaptação para cinema de uma série televisiva de muito sucesso na TV belga. Este policial dramático tem, no papel principal, uma jovem mulher polícia que combate os crimes urbanos, sobretudo os sexuais, tendo também que lidar com os seus próprios demónios.
17.00h – Immaturi - Paolo Genovese – Ita - 110 min SR/AE v.o. leg. port.
Uma comédia sobre um dos maiores pesadelos de qualquer adulto e uma lição de vida: a maturidade é difícil de alcançar! Há 20 anos, quando andavam no liceu, Giorgio, Lorenzo, Piero, Luisa, Virgilio e Francesca formavam um grupo cheio de energia e vontade de viver. No fim do curso integraram-se na sociedade, perdendo o contacto. Um dia, recebem uma carta do Ministério da Educação dizendo-lhes que devem voltar a fazer os exames do 12º ano! Delirante.
21.15h - The Slut - Hagar Ben Asher – Israel - 77 min SR/AE v.o. leg. port.
Antecedido por… The Lost Town of Switez - Kamil Polak – Pol, Can, Fran, Sui, Din - 20 min PP/AE Curtas
Semana da Crítica do Festival de Cinema de Cannes. Estreia da jovem realizadora israelita Hagar Ben Asher com um tema, ainda, tabu em grande parte das sociedades – uma mulher viciada em sexo. Além da realização, Hagar é responsável pelo argumento e é a protagonista. Tamar é uma bonita mulher de 35 anos. Vive sozinha com os seus dois filhos. Não consegue controlar o seu desejo sexual e, por isso, entrega-se a vários homens da vila onde vive.
23.15h - Lobos de Arga- Juan Martinez Moreno- Espanha- 100 min CF/AE v.o. leg. port.
Antecedido por… Hope - Pedro Pires- Canadá – 11 min CF/AE v.o.
Uma comédia bestial (de: besta, brutal, grosseiro, feio, repugnante e imoral) de terror que ganhou o Prémio do Público do Festival de Cinema de Terror de San Sebastian, o primeiro filme espanhol a conseguir este galardão nos 22 anos daquele festival. Depois de 15 anos passados fora, Tomás, um não muito bem sucedido escritor, regressa à sua terra natal, Arga, na Galiza aparentemente… para ser homenageado pela população local!
01.15h - The Bunny Game - Adam Rehmeier – EUA - 76 min PP/AE v.o. leg. port.
CONTÉM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES
“The Bunny Game” promete ir longe, sendo mais polémico que muitos filmes com o mesmo tema. Até agora os americanos tinham algum pudor com aquilo que produziam. Perto da violência dos “snuff movies”, este é um ensaio sem remorsos sobre o mal que é possível fazer quando não se tem nada a perder. Uma visão doentia da tortura, da morte e do renascimento.
15.15h – Aqui D’El Rei! 1 – António Pedro Vasconcelos – Port – 75 min RETRO APV v.o. fra.Um realizador que foi capaz de atrair mais de 1 milhão de espectadores às salas de cinema para ver filmes portugueses merece uma homenagem no Fantasporto 2012. António-Pedro Vasconcelos é o único realizador que se pode gabar deste feito e o Festival Internacional de Cinema do Porto escolheu-o como a personalidade portuguesa em destaque na edição 32.
17h – Aqui D’El Rei! 2 – António Pedro Vasconcelos – Port – 75 min RETRO APV v.o. fra.
Nas palavras do próprio António Pedro Vasconcelos: “Uma série ambiciosa, que me levou cinco anos de teimosia a montar, e que deve muito a uma ideia inicial do Vasco Pulido Valente e ao talento do Carlos Saboga, que a reescreveu num francês brilhante, ao longo de anos e anos de trabalho a dois, até encontrarmos a forma que nos satisfizesse e convencesse os produtores franceses e espanhóis a financiá-la.”
18.30 - Aqui D’El Rei! 3 – António Pedro Vasconcelos – Port – 75 min RETRO APV v.o. fra.
Ainda, segundo António Pedro Vasconcelos: “Foi a primeira obra em que me afastei do lado confidencial dos meus filmes anteriores, das histórias de itinerário com um alter ego, e em que passei a trabalhar sistematicamente com um argumentista, porque passei a dar uma importância obsessiva à estrutura do argumento, à construção de histórias com intrigas complexas e vários sub-plots.”
21.00h – Glorious 39 - Stephen Poliakoff – GB – 129 min PP/AE v.o. inglUm drama histórico com o carimbo de qualidade da BBC Films, um épico que antecede uma das grandes guerras com um elenco de luxo. Romola Garai (“Expiação”, “Dirty Dancing 2”) é a protagonista. A seu lado estão o veterano Christopher Lee (“Drácula”, “O Senhor dos Anéis”, “Star Wars”), Bill Nighty (“O amor Acontece”, “Harry Potter”) e David Tennant (“Doctor Who”, série tv), entre muitos outros. No Verão de 1939, Anne, uma actriz de algum sucesso e seguidora da aristocracia da época, é apanhada na conspiração silenciosa que irá desaguar na Segunda Guerra Mundial.
23.00h – PROGRAMA SCI-FI 3 FANTASPORTO 2012 v.o.*
*na maioria dos filmes com legendas em inglês
Arena- Jota Aronak- 2009- Esp-18’
Lesbos Invaders from Outer Space-Victor Conde- Esp-14’
Cíclope- Carlos Morett- 2009- Esp- 11’ 31’’
Babylon 2084- Christian Schleisiek- 2009- Esp- 30’
Bonsai- Oscar Martin- Esp- 14’32’’
Coming of Age- Ben Goodger- 2010-UK- 15’
Rosa- Jesus Orellana- Esp- 10’
01.00h - Glen or Glenda – Ed Wood – EUA – 74 min RETRO ED WOOD v.o. ingl.
Depois da Segunda Guerra Mundial Ed Wood foi para Hollywood convencendo o produtor de filmes série B, George Weiss, que era capaz de fazer um filme sobre a mudança de sexo de Christine Jorgensen. Nasceu “Glen Or Glenda” e criou-se uma lenda!
Programação Espaço do Cinema (Pequeno Auditório)
v.o. ingl ou leg ingl. na maioria dos filmes
9.30h – FANTAS IN SHORTS - Filmes Croácia 7 – 55 min
10.30h – FANTAS IN SHORTS - Filmes Holanda 2 – 56 min
11.30h – FANTAS IN SHORTS - Filmes Espanha (Pais Basco) 1 – 54 min
12.30h – FANTAS IN SHORTS - Filmes Turquia 12 – 79 min
Posted by
Bruno Ramalho
at
10:06
0
comments
Labels: Code 37, Fantasporto, Fantasporto 2012, Glorious 39, Immaturi, Lobos de Arga, The Bunny Game, The Slut
domingo, 26 de fevereiro de 2012
Rescaldo Fantas 2012 - Parte 2
Cá estou de regresso para vos contar que tal tem sido este Fantas 2012, em que o cinema Português está de regresso em força e merecendo todo o destaque possível. Refiro-me, obviamente, a A Moral Conjugal, escrito e realizado por Artur Serra Araújo (que já nos tinha trazido o fabuloso Suicídio Encomendado).
Um filme que volta a recorrer (e bem) ao José Wallenstein, com interpretação excelente (como sempre), e muito bem acompanhado por Maria João Bastos, São José Correia, e pela sua sobrinha Catarina Wallenstein.
É um filme sobre a infidelidade e as suas consequências, pautado pelas situações inesperadas e improváveis, e que só se torna um pouco "estranho" de digerir porque em vez de um único fio condutor do início ao fim, temos um "passagem de testemunho" que faz com que pareça um filme em duas metades. Mas, vale a pena ver.
Palavra rápida para o filme de abertura do Fantas, Shame... um filme sobre o vício do sexo, que certamente se tornará mais famoso pela nudez frontal do protagonista do que propriamente pela história que aborda; seguido de Bag of Bones, mais uma adaptação de uma história de Stephen King (sempre igual a si próprio e sem grande originalidade), que nos chega de Mick Garris - que novamente está cá presente no Fantas.
Já no sábado, para além de A Moral Conjugal, tivemos outros filmes bem à Fantas, como foi o caso de Eddie (o sonâmbulo canibal), e Bellflower (um filme sobre a amizade, os sonhos de criança, e o "distúrbio" das paixões amorosas).
Mas... o momento alto foi mesmo o fantástico Juan de los Muertos!
Um filme que serve de resposta à altura (e até supera, em certa medida) o Shawn of the Dead, em versão cubana, onde o espírito latino está muito bem representado. A não perder! :)
Um dia que seria em pleno se, mais uma vez não se assistisse a uma falha monumental e inadmissível a fechar a noite. É que durante praticamente toda a exibição do filme Some Guy Who Kills People, foi isto que a plateia do Rivoli pode ver.
Sim.... uma vez mais as cortinas intrometem-se no Fantas... tapando as partes laterais do filme; e que aqui, não se limitaram a ser apenas temporariamente por alguns minutos... mas sim durante todo o filme!
Verdadeiramente inacreditável. Será assim tão difícil ter alguém da organização (ou a ela associada) que se digne a estar a olhar para os filmes que são exibidos para se evitarem estas "figuras tristes" de um festival de renome internacional e que conta com mais de 30 anos de existência?
Esperemos que tenha servido de lição... embora este pareça ser um erro que ao longo dos anos vai perseguindo o Fantas.
Fantasporto 2012 - Dia 7
Hoje, domingo, 26 de Fevereiro, podem ver:
Grande Auditório do Teatro Rivoli
15.00h – Madonna’s Pig - Frank van Passel – Bélgica – 110 min CF/AE v.o. leg. port.
Uma comédia deliciosa e repleta de fantasia de uma confirmação do cinema belga do Frank Van Passel, um realizador já galardoado no prestigiado Festival de Cinema de Cannes. O vendedor ambulante, Tony Roozen, tem 25 anos e uma missão – vender o seu novo produto, o inovador gadget – Porky. Este porco robô produz sons, vibrações e exala aromas que fazem com que os porcos de carne e osso sintam o desejo de se reproduzir.
Produção de Els Vandevorst, o mesmo de “Dancer in the Dark” e “Dogville”. “Lena” é um drama tocante sobre uma jovem que vê a vida mudar do Inferno para o Céu no dia em que se apaixona. De Christophe Van Rompaey, vencedor da Semana da Crítica de Cannes e do Fantasporto com “Moscow, Belgium”.
19.00h – H.P. Lovecraft’s The Whisperer in the Darkness - Sean Barney – EUA – 90 min CF/AE v.o. leg. port.Um fantástico filme de terror e ficção científica. Escrito em 1931, o icónico conto de suspense e terror alienígena de H. P. Lovecraft é adaptado para o cinema como se tratasse de um filme clássico de terror dos anos 1930, tal como Frankenstein, Drácula ou King Kong. Este é um dos mais estranhos contos de Lovecraft, um autor tantas vezes adaptado para cinema. “The Whisperer in Darkness” faz jus ao criador.
“Hotel Lux” consegue aligeirar acontecimentos negros e assustadores da história Mundial, como são os regimes nazi e estalinista. Com um argumento cheio de voltas e reviravoltas o filme é produzido pelo homem que tornou possível “The Never Ending Story” e “The Boat” – Gunter Rohrbach. Berlim, anos 1930. O comediante e estrela do cabaret Hans Zeisig nunca falha quando apresenta o seu espectáculo sobre Hitler e Stalin.
Antecedido por… The Monster of Nix - Rosto - Fra/Belg/Hol – 30 min PP/AE Curtas v.o.ingl.
A italiana Isabella Rossellini (“Veludo Azul” e “Death Becomes Her”) volta a trabalhar com Guy Maddin, depois de “A Canção mais Triste do Mundo”. Juntam-se a ela o alemão Udo Kier (“Blade” e “A Sombra do Vampiro”) e o norte-americano Jason Patric (Speed 2: Perigo a Bordo). O canadiano da comédia “My Winnipeg” conta a agora a história de um criminoso à procura de sua própria identidade.
15.15h – SESSÃO ESPECIAL CINANIMA v.o.*
*na maioria dos filmes com legendas em inglês
Plume- Barry Purves – Fra - 14’
Tides To and Fro - Ivan Maximov - Rússia - 9’50’’
The Blackwater Gospel - Bo Mathone – Dinam - 9’ 31’’
Romance - Georges Schwizgebel - Suíça - 7’
La Fille du Chasseur - Jadwiga Kowalska – Suiça - 5’ 23’’
Akerbeltz: The Witches and the Inquisitor - Ángel Urbina Vitoria - Esp - 10’29’’
Bisclavret - Emilie Mercier – Fra - 14’
La Nuit de l’Ours - Alexis Fradier, Pascal Giraud, Julien Rognard - Bélgica - 7’47’’
Danny Boy - Marek Skrobecki - Pol - 10’
17.15h – The Rider Named Death – Karen Shakhnazarov – Rus – 106 min RETRO SHAKHANZAROV v.o. leg. port.
Um dos mais importantes realizadores russos da actualidade é homenageado na edição 32 do Fantasporto. O argumentista, produtor e realizador Karen Shakhnazarov é, ainda, director do maior estúdio de cinema russo – a Mosfilm.
«The Rider Named Death» aborda o tema do terrorismo nos finais do século XX.
Um thriller psicológico com muita acção e sangue. Um grupo de estranhos é forçado a abrigar-se numa quinta quando uma inundação por causa do mau tempo isola a região. À medida que o nível das águas vai subindo, também a tensão entre este conjunto de pessoas vai tomando conta do seu dia-a-dia. O perigo dentro da casa é bem maior que as ameças externas.
21.00h – Exit Humanity - John Geddes - Can - 113 min PP/AE v.o. ingl.
Um épico de zombies passado no pós-guerra civil norte-americana. A narração é do magnífico Brian Cox (“Tróia”, “Identidade Desconhecida”, “Braveheart”). No elenco estão Stephen McHattie (“300”, “Watchmen” e “Uma História de Violência”) e Bill Moseley (“O Exército das Trevas”, “Halloween” e “Os Renegados do Diabo”). A história é a de um soldado chamado Edward Young que regressa da guerra para a família. Com ele chega uma praga que começa a varrer o país.
23.00h – Shiver – Julian Richards – USA– 92 min PP/AE v.o. ingl. (Antestreia Mundial)
Companheiro de há já longos anos, Julian Richards volta ao Porto com um seu novo filme, desta feita em Antestreia Mundial. Vencedor de diversos prémios no Festival, em particular com os seus “Darklands”, “Summer Scars” ou “The Last Horror Movie” traz-nos agora, numa produção com o Canadá, a violenta história de um psico-killer que tem um particular prazer por pescoços de mulheres....
Posted by
Bruno Ramalho
at
10:00
0
comments
Labels: Fantasporto, Fantasporto 2012, Hotel Lux, Key Hole, Lena, Madonna's Pig, The Whisperer in the Darkness
sábado, 25 de fevereiro de 2012
Fantasporto 2012 - Dia 6
Hoje, sábado, 25 de Fevereiro, podem ver:
Grande Auditório do Teatro Rivoli
15.00h – Eddie, The Sleepwalking Cannibal - Boris Rodriguez - EUA – 76 min CF/AE v.o. leg. port.
Antecedido por… Nuru - Michael Palmaers – Bélg. - 14 min CF/AE Curtas v.o.leg ingl.
“Eddie, The Sleepwalking Cannibal” segue um caminho muito original dentro do género de comédia de horror. Com uma história que mistura amizades retorcidas, amor e, claro, canibalismo sonâmbulo com muito, muito, gore.
Esta comédia negra tem nos principais papéis Thure Lindhart (“Angels and Demons”, “Into the Wild”), Dylan Smith (“300”) e Georgina Reilly (“Pontypool”).
“Uma mistura de John Hughes e “Mad Max”. Desde “The Fight Club” que nenhum filme colocava a nú a confusão e idiossincrasias de ser jovem adulto. “Bellflower” é intenso e deslumbrantemente negro”. É desta forma que o crítico da MSN classifica o filme independente do ano. Um dos melhores críticos de cinema de todos os tempos, o mítico Roger Ebert, acrescenta que “Bellflower apresenta a estreia de um realizador único, com uma energia natural a fazer lembrar Tarantino”.
Uma simples e bela história de amor, com toques fantásticos e com uma premissa pouco usual, mas também uma apurada reflexão sobre a importância do tempo. E se vivesse a sua vida inteira em apenas um dia? E se só tivesse uma oportunidade para apreciar todos os sentimentos que estamos habituados a repetir ao longo dos anos? Um beijo, ir à escola, crescer, fazer amor – apenas uma vez e em 24 horas.
21.15h - A Moral Conjugal - Artur Serra Araújo -Port – 95 min SR/AE v.o. port. leg ingl. (antestreia mundial)Do realizador de “Suicídio Encomendado”, Prémio Especial do Júri Fantasporto 2007. “A Moral Conjugal” é a segunda longa metragem de Artur Serra Araújo.
Manuela é uma sensual delegada de propaganda médica. Vive habituada a trilhar os caminhos da infidelidade, envolvendo-se inconsequentemente com médicos.
Antecedido por… 8 - Raul Cerezo - Esp – 13 min CF/AE Curtas v.o.leg. ingl.
O New York Times escreve: “Vacas sagradas do socialismo sofrem ataque zombie”, o Washington Post prefere: “filme de zombies irreverente”. A BBC relembra que este é o primeiro filme de zombies cubano. Fidel Castro viu e gostou… Juan tem 40 anos, grande parte deles vividos em Cuba. A sua maneira de estar na vida é descontraída e a fazer nenhum. O seu único elo à realidade é a filha Camila, uma bela jovem que nada quer ter a ver com o pai, porque a única coisa em que ele é bom é a arranjar problemas.
Juntando o horror slash, a comédia com superheróis delirantes e uma reunião familiar disfuncional, “Some Guy Who Kills People” tem o dedo de John Landis na produção. Nos principais papéis estão Kevin Corrigan, o norte-americano que vimos em “The Departed”, Barry Bostwick, o protagonista da velhinha série televisiva “Era Uma Vez uma Família”, e a nossa conhecida Karen Black, nomeada para Óscar no filme “Five Easy Pieces”.
15.15h – Get Carter – Mike Hodges – GB - 107 min v.o.ingl.
CELEBRANDO 40 ANOS DE “GET CARTER”
HOMENAGEM A MIKE HODGES
Vencedor no Fantasporto de 1990 com "Black Rainbow" nas categorias de melhor filme e melhor actriz (Rosanna Arquette) da Secção Oficial de Cinema Fantástico, Mike Hodges, um dos mais importantes cineastas britânicos, vem ao Fantasporto 2012 receber o Prémio por uma Carreira. Em “Get Carter” Michael Caine é um gangster que regressa a Londres para investigar a morte repentina do irmão. Cópia em 35mm restaurada pelo BFI
Antecedido por… Guard Dog: Global Jam - Bill Plympton - EUA – 6 min v.o.
Um documentário sobre Bill Plympton, o norte-americano realizador de animação nomeado duas vezes para Óscar pelos filmes “Your Face” (1988) e “Guard Dog” (2005) e vencedor do Fantasporto 2009 com a longa-metragem “Idiots and Angels”. Este é o retrato do animador, com entrevistas à família, amigos e colegas, críticos e fãs. De Moby a “Weird Al” Yankovic, passando pelos actores Keith Carradine e Martha Plimpton, ao realizador do “The Simpsons Movie”, David Silverman e à voz de “SpongeBob” , Tom Kenny, são muitos os testemunhos sobre este verdadeiro artista que já nos visitou duas vezes.
19.15h – Jail Bait – Ed Wood – EUA – 72 min RETRO ED WOOD v.o.ingl.
Em português “O Rosto Escondido”. Mais uma “obra prima” de Ed Wood. Vic Brady alicia o jovem Don Gregor para o mundo do crime. Segue-se uma chantagem ao pai de Gregor, um cirurgião plástico, para que ele lhe altere a cara de maneira a que ele fuja à polícia.
21.00h – Afro Samurai: Resurrection - Fuminori Kizaki – Jap - 101 min ANIMÉ v.o. leg.port
Afro tem um coração de pedra e uma atracção incontrolável por vingança. O seu caminho é longo e violento. A saga iniciada em “Afro Samurai” encontra o seu auge em “Afro Samurai: Resurrection”, filme galardoado com um Emmy de “Outstanding Individual Achievement in Animation”, em 2009. Aqui o nosso herói, a quem Samuel L Jackson (que é também co-produtor) empresta a voz, é forçado a entrar novamente no “jogo” por uma bonita e letal mulher (voz de Lucy Liu) que conheceu no passado.
23.00h – Poisons – Karen Shakhnazarov – Rus – 106 min RETRO SHAKHANZAROV v.o. leg. ingl.
Em 2010 Shakhnazarov foi premiado no Fantasporto pelo filme «Ward Number 6», que nos mostra como é fácil tornarmo-nos naquilo que mais tememos. Agora, o Festival Internacional de Cinema do Porto presta-lhe a devida homenagem exibindo um lote de filmes escolhido pelo próprio realizador. «Poisons or World History of Poisoning» é outro ponto de paragem obrigatória. Uma comédia negra sobre os desejos mais secretos de cada um de nós.
01.00h - Monster Brawl - Jesse T. Cook - Can - 89 min PP/AE v.o. ingl
Os fãs do Wrestling vão dar saltos de alegria. “Monster Brawl” junta no ringue o que nunca outro realizador conseguiu unir em filme. Um festim de monstros vão combater entre eles até à morte. E não são uns monstros quaisquer… são eles: “Cyclops”, “Swamp Gut”, “Werewolf”, “Lady Vampire”, “The Mummy”, “Frankenstein” e “Zombie Man”.
Posted by
Bruno Ramalho
at
10:00
0
comments
Labels: A Moral Conjugal, Bellflower, Eddie - The Sleepwalking Cannibal, Fantasporto, Fantasporto 2012, Get Carter, Juan de los Muertos, Life in One Day, Someguy Who Kills People
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
Fantasporto 2012 - Rescaldo da 1ª Semana
O Fantasporto 2012 continua em crescendo, sendo hoje o dia da sua abertura oficial depois da habitual semana de pré-Fantas.
Venho portanto dar-vos um resumo do que já vimos por lá... entre as coisas boas... e menos boas.
Vamos começar pelos filmes que merecem destaque.
Hell foi uma agradável surpresa. Mesmo não sendo verdadeiramente inovador, consegue agregar elementos de vários filmes (Hills Have Eyes; Texas Chainsaw Massacre; com uma pitada de filmes pós-apocalípticos...) e ter um resultado engraçado.
Ja por outro lado, Meat foi uma grande desilusão, onde a promessa de humor negro e do prazer carnal passado num talho, acaba por se transformar numa... como dizê-lo... valente seca - pontuado apenas por um ou outro momento melhor conseguido.
Voltando aos destaques positivos, EVA é sem dúvida um filme a não perder. Um filme espanhol que nos mostra o bom estado da produção cinematográfica no país vizinho; com uma boa história, boa produção, e onde até os efeitos especiais estão ao nível do que melhor se faz em hollywood (sendo no entanto usados apenas como complemento da história e não como uma "muleta" no qual o filme se apoia.)
Também o Life in one Day foi uma boa surpresa: num filme que aborda a ideia de a vida ser vivida num só dia; nascendo de manhã, e morrendo ao pôr-do-sol. E de um casal apaixonado disposto a viver no "inferno" da repetição diária do nosso mundo. Um filme que decorre quase na totalidade em split-screen, acompanhando ambos os protagonistas em paralelo; e que o faz de forma muito bem conseguida. História excelente, execução igualmente à altura.
Quanto às curtas, a dose tem sido tal que se torna difícil estar aqui a falar delas individualmente... Muitas boas histórias - que me fazem perguntar porque motivo não se passa a tornar "normal" a passagem de curtas antes das exibições nos cinemas ditos "comerciais". Seria uma excelente forma de dar visibilidade a novos artistas e criadores; e sempre seria mais atractivo do que ser bombardeado com minutos intermináveis de publicidade. ;P
Por fim, apenas uma crítica à organização do Fantasporto, que nesta 32ª edição deveria já ter mais que estudadas as lições anteriores e estar isenta de falhas básicas como as que já infelizmente pude assistir.
Nos primeiros dois dias foram pelo menos duas as falhas de projecção no pequeno auditório: desde filmes cortados a meio, a segmentos de filmes repetidos, ao já tradicional esquecimento do formato de projecção adequado que fez com que num dos casos cerca de 1/4 da parte lateral de um filme ficasse desaparecida; e noutro dos casos, tivessemos 10 minutos de filme com as partes laterais projectadas em cima das cortinas. Num festival de cinema dito internacional e que se assume como o melhor do país... penso que são falhas que já não se podem desculpar.
Igualmente sem desculpa é o facto de um festival desta dimensão e gabarito não ter um responsável da organização sempre disponível durante o período de exibição dos filmes. O "secretariado" encerra às 19h, fazendo com que os participantes que lá chegarem depois dessa hora estejam sujeitos a coisas tão caricatas como... se arriscarem a não poder entrar na sala, sendo-lhes dito que "têm que esperar para ver se a sala não enche". Isto, depois de no dia anterior nos terem dito que não era necessário requisitar bilhetes (para os portadores dos cartões de participante) durante esta primeira semana.
Confusões que não podem ser resolvidas logo na altura pois... sendo 21h, já não está lá niguém da organização.
Claro que para a maioria dos participantes que pagaram pelo seu livre trânsito (como eu), a paixão pelo Fantas é suficiente para nos fazer esquecer este tipo de coisas, e a maioria das pessoas até aceita com (talvez demasiada?) compreensão estes deslizes organizativos. Mas seja como for, é coisa que a mim - pessoalmente - me dá pena ver.
Bem sei que as dificuldades são muitas, e longe vai o tempo de um Fantas a festejar a sua 25ª edição com grande pompa e circunstância - e que nos fazia sonhar com edições futuras ainda mais "em grande"! - mas, mesmo sem os apoios prometidos, e com os fundos a gravitarem continuamente para os festivais na capital, há que não deixar que o Fantas se auto-destrua; e isso pode ser conseguido sem grandes custos, limando estas pequenas arestas como ter sempre alguém da organização disponível durante o tempo de exibição dos filmes no festival.
Logo é tempo de sessão de abertura, com Shame, seguido de Bag of Bones; dois filmes a não perder!
Vemo-nos por lá! :)
E não se esqueçam que têm os programas para os filmes do Fantas em versão digital aqui, para os poderem adicionar facilmente aos vossos calendários.
Fantasporto 2012 - Dia 5
Hoje, sexta-feira, 24 de Fevereiro, podem ver:
Grande Auditório do Teatro Rivoli
15.00h - L´Homme Qui Ment - Alain Robbe Grillet - Fra - 95 min RETRO ROBBE-GRILLET v.o. leg. ingl.
Alain Robbe-Grillet é um dos mais importantes realizadores de todos os tempos. No âmbito da sua programação para 2012, o Festival Internacional de Cinema do Porto, Fantasporto vai realizar com o apoio do Instituto Frances uma retrospectiva da sua obra.
Em 2010 Shakhnazarov foi premiado no Fantasporto pelo filme «Ward Number 6», que nos mostra como é fácil tornarmo-nos naquilo que mais tememos. Agora, o Festival Internacional de Cinema do Porto presta-lhe a devida homenagem exibindo um lote de filmes escolhido pelo próprio realizador.
21.15h – Sessão de Abertura Fantasporto 2012Shame - Steve McQueen- GB – 101 min SR/AE v.o. leg, port.
Antecedido por… Ingrid Pitt: Beyond the Forrest- Kevin Sean Michaels - EUA – 6 min PP/AE Curtas v.o. ingl.
“Shame” ganhou os Prémios Fipresci, Volpi Cup e “CinemAvenire” do Festival de Cinema de Veneza. “Shame” de Steve McQueen é um drama sobre um viciado em sexo, com Carey Mulligan, a britânica nomeada para Óscar de Melhor Actriz no filme “Uma Outra Educação” e o alemão Michael Fassbender (“Sacanas Sem Lei” e “300”). Se o primeiro filme de Steve McQueen (“Hunger”) era sobre um homem sem liberdade, “Shame” é exactamente o oposto.
23.15h - Bag of Bones (parte 1) - Mick Garris – EUA - 79 min PP/AE v.o leg. port. (antestreia europeia)O norte-americano Mick Garris, Prémio Carreira do Fantasporto 2011, e realizador de, entre outros, “Sonâmbulos” baseado em Stephen King”, “A Mosca 2” e das séries TV “Contos Assombrosos” e “Masters of Horror” dirige agora Pierce Brosnam (“GoldenEye”, “007 – Morre Noutro Dia”) na adaptação para cinema de uma mini série de terror, adaptada a filme para ser exibido nos cinemas, e de novo, baseada numa obra de Stephen King.
01.15h - Bag of Bones (parte 2) - Mick Garris – EUA - 83 min PP/AE v.o leg. port. (antestreia europeia)
O escritor de sucesso Mike Noonam é incapaz de deixar o luto pela morte repentina da mulher Jo. Durante um dos seus bloqueios de inspiração, um sonho leva-o à casa de campo onde passou momentos felizes em família. Na vida real, Mike decide seguir o sonho e vai para o Maine onde conhece uma atractiva viúva, Mattie, e a sua filha.
15.15h – L’Éden et Après - Alain Robbe Grillet - Fra/Checoslováquia – 93 min RETRO ROBBE-GRILLET v.o. leg. ingl.
Alain Robbe-Grillet é um dos mais importantes realizadores de todos os tempos. No âmbito da sua programação para 2012, o Festival Internacional de Cinema do Porto, Fantasporto vai realizar com o apoio do Instituto Francês uma retrospectiva da sua obra.
Juntamente com “Glenn or Glenda”, “Plan 9 from Outer Space” é indicado como um dos “piores filmes da história do cinema”. Conta a história de uma invasão alienígena. Os extraterrestres tentam conquistar a terra ressuscitando os mortos. Mas o que faz de “Plan 9” um filme tão divertido são as falhas de “raccord” contínuas, os diálogos bizarros e os artesanais efeitos especiais.
23.00h – Blade Runner (Final Cut) – Ridley Scott – EUA – 117 min - v.o.leg.port30 ANOS DE BLADE RUNNER
ENCERRAMENTO DO FÓRUM O FUTURO AGORA
Para que um filme genial se transforme num filme de culto, não basta que seja uma obra prima. É preciso que desencadeie uma paixão intensa e duradoura e esse estado de graça é raro. Mas há filmes que entram no nosso imaginário e marcam definitivamente a memória cinéfila. ”Blade Runner” é um desses raros filmes. Em 2019, um futuro não muito longínquo, a humanidade está à beira do fim. Os andróides, ou replicantes modelo Nexus 6, são quase tão humanos como os humanos, demasiado humanos mesmo. Quatro deles fugiram ao controlo e vagueiam pela Terra, misturados nas caóticas metrópoles futuristas. Um detective privado - um caçador de robots – é contratado para os destruir.
“Tão mau que é bom” é a frase que define o trabalho de Ed Wood. Considerado o “o pior cineasta de todos os tempos” Edward Davis Wood Jr. vai ter no Fantasporto 2012 uma retrospectiva do seu trabalho. O mítico Bela Lugosi é o protagonista deste “Bride of the Monster” – o doutor Varnoff rapta dez homens para uma experiência: quer tornar homens simples em super homens, usando energia atómica. A jornalista Lawton vai investigar.
Posted by
Bruno Ramalho
at
10:00
0
comments
Labels: Bag of Bones, Blade Runner, Bride of the Monster, Fantasporto, Fantasporto 2012, L Eden et Apres, L Homme Qui Ment, Plan 9 from Outer Space, Shame, Stephen King, Vanised Empire, Ward N6
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
Fantasporto 2012 - Dia 4
Hoje, quinta-feira, 23 de Fevereiro, podem ver:
Grande Auditório do Teatro Rivoli
21.15h – NOSFERATU E DRACULA (Sessão Dupla) - Nosferatu – F. W. Murnau – Ale – 79 min v.o. leg. port. - Bram Stoker’s Dracula – Francis Ford Coppola – EUA – 128 min v.o. leg. port.
18.30h – FILMES TEATRO DE MARIONETAS DO PORTO v.o.port
Nada ou o Silêncio de Beckett – Port - 7’ 19’’
Wonderland - Port - 9’ 50’’
Paisagem Azul com Automóveis – Port - 55’
21.00h - Zombie’s Ass- Noboru Iguchi- Jap- 84 min PP/AE v.o. leg. ingl.CONTÉM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES
O mais fantástico filme de zombies dos últimos anos. Série Z, escatológica e muito, muito divertida. Este filme é para aqueles que têm o estômago fortíssimo. Da mente retorcida de “The Machine Girl” e “Robo Geisha”, Noboru Iguchi volta a atacar com “Zombie Ass - Toilet of the Dead”. O nome diz quase tudo, mas não mostra nada…
Uma simples e bela história de amor, com toques fantásticos e com uma premissa pouco usual, mas também uma apurada reflexão sobre a importância do tempo. E se vivesse a sua vida inteira em apenas um dia? E se só tivesse uma oportunidade para apreciar todos os sentimentos que estamos habituados a repetir ao longo dos anos? Um beijo, ir à escola, crescer, fazer amor – apenas uma vez e em 24 horas.
Posted by
Bruno Ramalho
at
10:00
0
comments
Labels: Dracula, Fantasporto, Fantasporto 2012, Life in One Day, Nosferatu, Zombie´s Ass
Estreias da Semana
Realizador: Steven Spielberg
Argumento: Lee Hall, Richard Curtis
Actores: David Thewlis, Emily Watson, Jeremy Irvine, Niels Arestrup, Peter Mullan
This Means War - Guerra é Guerra
Realizador: McG
Argumento: Timothy Dowling
Actores: Abigail Spencer, Chris Pine, Reese Witherspoon, Tom Hardy
Bel Ami
Realizador: Declan Donnellan, Nick Ormerod
Argumento: Rachel Bennette
Actores: Christina Ricci, Kristin Scott Thomas, Natalia Tena, Robert Pattinson, Uma Thurman
La guerre est déclarée - Declaração de Guerra
Realizador: Valérie Donzelli
Argumento: Valérie Donzelli
Actores: Brigitte Sy, César Desseix, Gabriel Elkaïm, Jérémie Elkaïm, Michèle Moretti, Valérie Donzelli
Albert Nobbs
Realizador: Rodrigo García
Argumento: Glenn Close
Actores: Antonia Campbell-Hughes, Glenn Close, Mia Wasikowska, Pauline Collins
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
Fantasporto 2012 - Dia 3
Hoje, quarta-feira, 22 de Fevereiro, podem ver:
Grande Auditório do Teatro Rivoli
21.15h - The Theatre Bizarre - Richard Stanley, Buddy Giovinazzo, Tom Savini, Douglas Buck, Karim Hussain, David Gregory - EUA/ Fra/Can – 115 min AE/CF v.o. leg. port.
O alemão Udo Kier, protagonista de filmes como “Blade”, “A Sombra do Vampiro”, “Ondas de Paixão” e da série televisiva “Borgia” é o fantoche humano que durante uma noite vai actuar para a jovem Enola Penny. Ela vive obcecada com um teatro que acha estar abandonado. Quando arranja coragem e entra no decrépito auditório, vai descobrir seis contos de horror e bizarria. Filme em episódios, quatro dos quais realizados por grandes fãs do Fantas e de quem já vimos vários dos seus filmes
Menção Especial do Júri do Festival de Cinema de Veneza, Prémio Melhor Efeitos Especiais do Festival de Sitges. 12 nomeações para os Goya, os prémios do cinema espanhol. Este encantador conto de ficção científica, cheio de romantismo, tem um elenco internacional. O alemão Daniel Bruhl (“Goodbye Lenin” e “Sacanas Sem Lei”) é Alex Garel, um famoso programador informático que ao fim de 10 anos regressa à sua terra natal para trabalhar na Universidade local.
18.30h - Adventures in Plymptoons! - Alexia Anastasio – EUA – 85 min PP/AE v.o. ingl.Antecedido por… Guard Dog: Global Jam - Bill Plympton - EUA – 6 min v.o.
Um documentário sobre Bill Plympton, o norte-americano realizador de animação nomeado duas vezes para Óscar pelos filmes “Your Face” (1988) e “Guard Dog” (2005) e vencedor do Fantasporto 2009 com a longa-metragem “Idiots and Angels”. Este é o retrato do animador, com entrevistas à família, amigos e colegas, críticos e fãs. De Moby a “Weird Al” Yankovic, passando pelos actores Keith Carradine e Martha Plimpton, ao realizador do “The Simpsons Movie”, David Silverman e à voz de “SpongeBob” , Tom Kenny, são muitos os testemunhos sobre este verdadeiro artista.
21h – PROGRAMA SCI-FI 3 FANTASPORTO 2012 v.o.*
* maioria dos filmes com legendas em inglês
Arena- Jota Aronak- 2009- Esp-18’
Lesbos Invaders from Outer Space-Victor Conde- Esp-14’
Cíclope- Carlos Morett- 2009- Esp- 11’ 31’’
Babylon 2084- Christian Schleisiek- 2009- Esp- 30’
Bonsai- Oscar Martin- Esp- 14’32’’
Coming of Age- Ben Goodger- 2010-UK- 15’
Rosa- Jesus Orellana- Esp- 10’
CONTÉM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES
O cruzamento da série televisiva “Lei e Ordem: Unidade Especial” com o “pink cinema” japonês. Quem não conhecer o trabalho do controverso poeta e realizador Sion Sono vai ficar chocado com o que vai ver, e aqueles que já estão familiarizados são desafiados com uma das suas mais perturbadoras obras.
Três mulheres de estratos sociais diferentes procuram prazer sexual de maneiras pouco convencionais.
FANTAS IN SHORTS
Programação Espaço do Cinema
v.o. ingl ou leg ingl. na maioria dos filmes
09.30h – FANTAS IN SHORTS - Filmes Holanda 2 – 56 min
10.30h – FANTAS IN SHORTS - Filmes Turquia 4 – 47 min
11.30h – FANTAS IN SHORTS - Filmes França 4 – 56 min
12.30h – FANTAS IN SHORTS - Filmes Turquia 9 – 67 min
15.30h – FANTAS IN SHORTS - Filmes Croácia 3 – 60 min
16.30h – FANTAS IN SHORTS - Filmes França 2 – 52 min
Posted by
Bruno Ramalho
at
14:00
0
comments
Labels: Adventures in Plymptoons, Eva, Fantasporto, Fantasporto 2012, Guilty of Romance, The Theatre Bizarre
























