sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Fantasporto 2012 - Dia 5

Hoje, sexta-feira, 24 de Fevereiro, podem ver:


Grande Auditório do Teatro Rivoli


15.00h - L´Homme Qui Ment - Alain Robbe Grillet - Fra - 95 min RETRO ROBBE-GRILLET v.o. leg. ingl.


Alain Robbe-Grillet é um dos mais importantes realizadores de todos os tempos. No âmbito da sua programação para 2012, o Festival Internacional de Cinema do Porto, Fantasporto vai realizar com o apoio do Instituto Frances uma retrospectiva da sua obra.






17.00h – Ward nº 6 – Karen Shakhnazarov – Rus - 83 min RETRO SHAKHNAZAROV v.o. leg. port.

Em 2010 Shakhnazarov foi premiado no Fantasporto pelo filme «Ward Number 6», que nos mostra como é fácil tornarmo-nos naquilo que mais tememos. Agora, o Festival Internacional de Cinema do Porto presta-lhe a devida homenagem exibindo um lote de filmes escolhido pelo próprio realizador.







21.15h – Sessão de Abertura Fantasporto 2012
Shame - Steve McQueen- GB – 101 min SR/AE v.o. leg, port.

Antecedido por… Ingrid Pitt: Beyond the Forrest- Kevin Sean Michaels - EUA – 6 min PP/AE Curtas v.o. ingl.

“Shame” ganhou os Prémios Fipresci, Volpi Cup e “CinemAvenire” do Festival de Cinema de Veneza. “Shame” de Steve McQueen é um drama sobre um viciado em sexo, com Carey Mulligan, a britânica nomeada para Óscar de Melhor Actriz no filme “Uma Outra Educação” e o alemão Michael Fassbender (“Sacanas Sem Lei” e “300”). Se o primeiro filme de Steve McQueen (“Hunger”) era sobre um homem sem liberdade, “Shame” é exactamente o oposto.




23.15h - Bag of Bones (parte 1) - Mick Garris – EUA - 79 min PP/AE v.o leg. port. (antestreia europeia)

O norte-americano Mick Garris, Prémio Carreira do Fantasporto 2011, e realizador de, entre outros, “Sonâmbulos” baseado em Stephen King”, “A Mosca 2” e das séries TV “Contos Assombrosos” e “Masters of Horror” dirige agora Pierce Brosnam (“GoldenEye”, “007 – Morre Noutro Dia”) na adaptação para cinema de uma mini série de terror, adaptada a filme para ser exibido nos cinemas, e de novo, baseada numa obra de Stephen King.



01.15h - Bag of Bones (parte 2) - Mick Garris – EUA - 83 min PP/AE v.o leg. port. (antestreia europeia)

O escritor de sucesso Mike Noonam é incapaz de deixar o luto pela morte repentina da mulher Jo. Durante um dos seus bloqueios de inspiração, um sonho leva-o à casa de campo onde passou momentos felizes em família. Na vida real, Mike decide seguir o sonho e vai para o Maine onde conhece uma atractiva viúva, Mattie, e a sua filha.





Pequeno Auditório do Teatro Rivoli


15.15h – L’Éden et Après - Alain Robbe Grillet - Fra/Checoslováquia – 93 min RETRO ROBBE-GRILLET v.o. leg. ingl.

Alain Robbe-Grillet é um dos mais importantes realizadores de todos os tempos. No âmbito da sua programação para 2012, o Festival Internacional de Cinema do Porto, Fantasporto vai realizar com o apoio do Instituto Francês uma retrospectiva da sua obra.


17.15h – Vanished Empire – Karen Shakhnazarov – Rus – 105 min RETRO SHAKHNAZAROV v.o. leg. port.

Um dos mais importantes realizadores russos da actualidade é homenageado na edição 32 do Fantasporto. O argumentista, produtor e realizador Karen Shakhnazarov é, ainda, director do maior estúdio de cinema russo – a Mosfilm. «The Vanished Empire» é um filme nostálgico sobre a juventude russa dos anos 1970.


21.00h - Plan 9 From Outer Space – Ed Wood – EUA – 79 min – RETRO ED WOOD v.o. leg.port.

Juntamente com “Glenn or Glenda”, “Plan 9 from Outer Space” é indicado como um dos “piores filmes da história do cinema”. Conta a história de uma invasão alienígena. Os extraterrestres tentam conquistar a terra ressuscitando os mortos. Mas o que faz de “Plan 9” um filme tão divertido são as falhas de “raccord” contínuas, os diálogos bizarros e os artesanais efeitos especiais.


23.00h – Blade Runner (Final Cut) – Ridley Scott – EUA – 117 min - v.o.leg.port
30 ANOS DE BLADE RUNNER
ENCERRAMENTO DO FÓRUM O FUTURO AGORA

Para que um filme genial se transforme num filme de culto, não basta que seja uma obra prima. É preciso que desencadeie uma paixão intensa e duradoura e esse estado de graça é raro. Mas há filmes que entram no nosso imaginário e marcam definitivamente a memória cinéfila. ”Blade Runner” é um desses raros filmes. Em 2019, um futuro não muito longínquo, a humanidade está à beira do fim. Os andróides, ou replicantes modelo Nexus 6, são quase tão humanos como os humanos, demasiado humanos mesmo. Quatro deles fugiram ao controlo e vagueiam pela Terra, misturados nas caóticas metrópoles futuristas. Um detective privado - um caçador de robots – é contratado para os destruir.


01.00h – Bride of the Monster – Ed Wood – EUA – 69 min – RETRO ED WOOD v.o.leg.port

“Tão mau que é bom” é a frase que define o trabalho de Ed Wood. Considerado o “o pior cineasta de todos os tempos” Edward Davis Wood Jr. vai ter no Fantasporto 2012 uma retrospectiva do seu trabalho. O mítico Bela Lugosi é o protagonista deste “Bride of the Monster” – o doutor Varnoff rapta dez homens para uma experiência: quer tornar homens simples em super homens, usando energia atómica. A jornalista Lawton vai investigar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails