quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Rescaldo Fantas 2012 - Parte 3

O Fantas continua a bom ritmo, aproximando-se cada vez mais do seu inevitável encerramento, e eis que venho deixar-vos umas breves palavras sobre os filmes que temos visto.

É certo que não se pode/deve "julgar" um festival com centenas de filmes apenas com base em meia-dúzia deles, mas não posso deixar de partilhar que o Fantas este ano está particularmente "sexual".

Ok, é certo que o amor/sexo é um dos principais elementos em grande parte dos filmes... mas não deixa de ser curioso que com uma sessão de abertura com um filme dedicado aos vícios sexuais, tenhamos depois filmes como The Slut (sobre uma mulher igualmente viciada em sexo), Guilty of Romance (três mulheres procuram prazer sexual de maneiras pouco convencionais), para não falar do polémico Bunny Game onde também é usar e abusar de uma mulher.

Mas, isso em nada invalida que os filmes sejam bons. Por exemplo, The Slut é um filme que coloca questões bastante interessantes, e quando os papéis se invertem - com o homem a ser o elemento estabilizador de um lar, e a mulher a ser o elemento que procura prazer sexual fora de casa. E onde depois se assiste a um desfecho que se poderia dizer chocante... se não fosse já previsível no que iria dar.


Também Rose se revelou um grande filme, sobre o final da segunda Guerra Mundial, numa terra alemã que passa para controlo polaco, mas onde as feridas da guerra continuam a fazer com que as atrocidades continuem. Um filme marcante e que nos faz repensar até que ponto o "bicho Homem" será verdadeiramente social... ou se apenas assim se comporta sob a ameaça da lei e ordem constante. Um ex-soldado chega aqui em busca de paz e refugia-se em casa da esposa de um seu camarada de armas... mas depressa descobre que terá que se empenhar para manter este seu refúgio a salvo de muitos e variados inimigos.


E porque nem só de dramas vive o Fantas, destaque igualmente especial para Lobos de Arga, filme espanhol que preenche na íntegra todos os requisitos de quem quiser ver o que seria esperado de um verdadeiro filme "Fantas". Numa pequena aldeia espanhola, uma maldição centenária vai colocar à prova a sobrevivência dos nossos heróis. Muita dose de acção e humor, com lobisomens pelo meio. Um pré-candidato a prémio do público!


E por fim, apenas uma palavra para Attack the Block, um filme que contou com apresentação pelo seu realizador (Joe Cornish) que nos falou da inspiração de filmes de monstros da década de 80 (como o Critters que eu na altura referi), misturando também os filmes de gangs de que ele gostava. Um curto discurso onde também abordou a questão da total palhaçada da "tradução/adaptação" dos títulos, e que fazem este seu Attack the Block passar a ser comercializado em Portugal como: "ETs in da Bairro"!

Se é para ser assim, ele sugeriu que "Avatar" deveria também passar a chamar-se "Blue guys against Army"... e outras coisas do género.


P.S. Caro Fantas... alguém ir dar de caras com um site do http://www.fantasporto.pt/ parado no ano de 2011 não é lá muito abonatório para a imagem do festival. (É só redireccionar para o site fantasporto.com, que não dá assim tanto trabalho e já resolve o problema. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails