Lembram-se de vos ter falado daquela iniciativa do Mar Shopping, com cinema drive-in ao estilo americano?
Quando estava a sair de uma sessão do cinema (lá dentro) estava a dar o Dark Knight cá fora.
As fotos foram tiradas da estrada e não do local apropriado... mas fica a referência. :)
sexta-feira, 31 de julho de 2009
Mar Shopping Drive-In
Cinema City
Este Cinema City parece ser um local interessante para quem gosta de cinema, aparentando apostar na qualidade em vez da quantidade.
Se o conseguem ou não... não o posso dizer, uma vez que por enquanto estão localizados apenas na zona centro - Lisboa e Leiria.
Dizem também que apostam em programação alternativa que não passa nas restantes salas...
Se alguém já teve oportunidade de os experimentar, que diga nos comentários que tal é que estes se comparam os multiplexes "normais."
Dailies
Ridley Scott vai voltar a Alien
Ai ai... não sei no que isto vai dar.
Ridley Scott vai realizar o quinto filme da saga Alien. Ao contrário dos anteriores - e à semelhança do que tem acontecido com outras séries - este filme narrará os acontecimentos que ocorreram antes do primeiro filme - imagino que sobre a colónia que foi estabelecida em LV-426.
Por um lado é Ridley Scott... por outro lado... é voltar a remexer em coisas que provavelmente deveriam ficar quietas...
Brüno - ou melhor dizendo, Sascha Baron Cohen - pode ser muito irreverento no ecrã, tendo até entrevistado um grupo terrorista no seu último filme; no entanto na vida real as coisas são mais complicadas que na ficção. Sascha teve que reforçar as suas medidas de segurança quando o grupo terrorista com que gozou no filme o marcou como alvo a abater.
G.I. Joe vai ser - espera-se - o filme de acção deste Verão, e neste clip vemos Stephen Sommers a mostrar como foi feita uma das cenas que se pode ver no trailer, de uma perseguição alucinante nas ruas de Paris.
G.I. JOE - Stephen Sommers in Paris from PPC Interactive on Vimeo.
Preview de The Prisoner
E para terminar fiquem com um clip de nove minutos do novo The Prisoner com James Caviezel.
Posted by
Carlos Martins
at
11:45
1 comments
Labels: Alien, Bruno, Dailies, G.I. Joe, Ridley Scott, The Prisoner
The Book of Eli Trailer
Parece que os filmes apocalípticos estão de novo na moda (provavelmente depois do sucesso de I Am Legend) e depois do The Road temos agora o trailer de The Book of Eli, que nos apresenta Denzel Washington num futuro não muito risonho, onde é responsável pelo livro que guarda os segredos que podem salvar a humanidade.
Children of the Corn
Numa altura em que o remake televisivo está para breve, decidi vasculhar os arquivos para repescar um filme de 1984 que curiosamente ainda tinha tido oportunidade de ver: o clássico Children of the Corn de Stephen King.
Com uma Linda Hamilton ainda jovem e Peter Horton nos principais papéis, e realizado por um estreante Fritz Kiersch, este filme trazia novamente Stephen King para a ribalta depois de Christine e The Dead Zone terem sido lançados no ano anterior.
Como não o vi na altura, olhar para trás depois de ter visto muito dos seus outros filmes desde então (The Stand, The Mist, etc.) faz lembrar um pouco de déja-vu. Ou seja... é efectivamente uma história à Stephen King, com muitos dos elementos a que ele nos habituou: o lado religioso, um deus "demoníaco", as crianças... a solidão, o desespero...
Ou seja... nada de "novo", conhecendo-se a sua obra (no entanto, terá sido esta talvez a verdadeira origem, já que precede os outros filmes.)
Vale a pena ver, nem que seja pelo motivo "histórico" de ser um filme de Stephen King - mas não esperem muitas surpresas.
Stan Helsing Trailer
Se pensavam que as sagas de "stupid movies" não podiam ficar mais estúpidas... preparem-se... aqui está...
Escrito e realizado por Bo Zenga, que deve ter ficado traumatizado ao produzir o Turistas.
quinta-feira, 30 de julho de 2009
20 Melhores Filmes de Ficção Científica de Horror
O site Bloody Disgusting compilou uma lista com os 20 melhores filmes de ficção científica de horror.
E... apenas posso dizer que tenho que concordar, e ainda me recordo perfeitamente da primeira vez que vi estes filmes.
20. Event Horizon (1997)
Odiado por muito, adorado por outros, este filme tem todos os ingredientes para quem gosta de um boa história de terror nas profundezas do espaço.
Está na minha lista de "essenciais" (como aliás, a maioria -ou totalidade- dos outros títulos aqui mencionados.)
19. Species (1995)
Como seria possível esquecer Natasha Henstridge no papel de uma das alienígenas mais atraentes/repulsivas (conforme a fase) em busca de um companheiro para a sua prole? Daí para a frente os filmes que se seguiram foram sempre a descer...
18. They Live (1987)
Um clássico de John Carpenter com “Rowdy” Roddy Piper no papel principal. Os aliens estão entre nós... mas só os vemos com uns óculos especiais! A não perder.
17. Bad Taste (1987)
Muito antes de ser admirado em Hollywood, Peter Jackson inspirava-nos com outro tipo de filmes bem diferentes e menos consensuais. Este Bad Taste é um desses exemplos, que poderá ser visto logo seguido de Braindead, por exemplo. :)
16. It Came from Outer Space (1953)
A década de 50 foi uma maravilha para filmes de sci-fi. Este é um dos clássicos que transportava a paranóia da Guerra Fria para o grande ecrã.
15. Invaders from Mars (1953)
Tal como o filme anterior, este leva o medo do comunismo nos EUA da década de 50 ao extremo, com uma verdadeira ameaça "vermelha" vinda de Marte.
14. Lifeforce (1985)
Ainda bem que este filme tantas vezes esquecido é aqui mencionado. Um dos meus filmes favoritos, que vi e revi inúmeras vezes em VHS. Uma missão espacial que acaba por dar um novo twist à história dos vampiros e que até se pode dizer ter servido de inspiração para filmes como 28 days later.
13. The Blob (1988)
Estes filmes dos blobs sempre foram interessantes... é pena que os métodos de exterminação sejam sempre... previsíveis.
12. The Invisible Man (1933)
A primeira adaptação do clássico de H.G. Wellspara o cinema fez o público delirar em 1933 com os seus avançados efeitos especiais. Desde então temos assistido a inúmeros remakes, que embora com melhores efeitos, em nada retiram o ambiente que este clássico criou.
11. Them! (1954)
Formigas gigantes... Um delírio. Durante anos tentei descobrir o nome do filme (quando o vi pela primeira vez, era ainda novo demais para me preocupar com coisas como o "nome" dos filmes.) Mas, ficou-me na memória, e sabia que era o "filme com formigas gigantes" - embora não houvesse internet nem google para me ajudarem na altura.
10. Dr. Jekyll & Mr. Hyde (1931)
Muito antes de termos o Hulk, já o Dr.Jekyll tentava a todo o custo controlar o seu monstro interior.
9. Scanners (1981)
Como se poderia falar neste género de filmes sem falar no incontornável David Cronenberg? Com um elenco de "luxo" este Scanners tornou-se instantaneamente um filme de culto obrigatório.
8. Videodrome (1983)
E continuando com Cronenberg, Videodrome continua com a loucura visual neste Videodrome que quebra as barreiras entre a realidade e ficção.
7. Gojira (1954)
O filme que deu origem aos filmes de monstros... Godzilla serviu para criticar os efeitos da guerra nuclear, com este famoso lagarto mutante capaz de destruir tudo à sua passagem.
6. Altered States (1980)
Mais um dos filmes que vi e revi dezenas de vezes. Com um William Hurt ainda jovem a testar os limites da ciência.
5. Invasion of the Body Snatchers (1956)
Outro dos filmes que vi às escondidas, e que para sempre me ficou na memória. A partir daí, adormecer nunca mais teve o mesmo significado.
4. The Fly (1986)
Em plena década de 80, quando a ida ao cinema era uma actividade bem diferente da pipoquice actual, Jeff Goldblum surpreendeu o mundo ao transformar-se em mosca...
3. Frankenstein (1931)
Um das primeiras obras de ficção científica literária, a obra de Mary Shelley é aqui adaptada para o cinema de uma forma que influenciou praticamente todos os restantes filmes desde então.
2. The Thing (1982)
Mais um clássico de Carpenter, que num ambiente claustrofóbico nos faz repensar quem é quem.
1. Alien (1979)
E em primeiro... o incontornável Alien. Este sim, um filme que leva a claustrofobia ao limite, numa nave espacial sem fuga possível, com uma tripulação que vai desaparecendo face a uma ameça que agora todos conhecem.
Têm outras sugestões? Deixem nos comentários! :)
Jack Bauer para Adultos [24]
Que Jack Bauer (o célebre protagonista da série 24) é uma força do Universo que rivaliza e -quem sabe? talvez até supere Chuck Norris - isso já todos sabíamos...
O que provavelmente não sabiam é que isso faz com o Media Markt até coloque os seus DVDs na secção para adultos!
Será para tentar cativar os adultos, insinuando que Jack Bauer oferece mais entretenimento?
Ou será para tentar cativar os jovens, dizendo que há alternativas a tanta violência? humm?...
[photos by @naovouporai]
Cinema Digital 2k via BitTorrent
Aos poucos as companhias lá vão percebendo as vantagens da distribuição digital, e o dinheiro que podem poupar utilizando o protocolo bit torrent.
Utilizando o Tribler (um cliente de torrents optimizado para vídeo) um cinema estreou um filme digital que foi enviado via bit torrent.
(E não pensem que se tratava de um filme de baixa qualidade - estamos a falar de filmes de cinema digital, com 2K de resolução - o melhor que actualmente temos nos nossos cinemas; já que os 4k estão por enquanto reservados para uns poucos sortudos.)
Isto permitirá baixar os custos de distribuição - já que cada cópia tradicional em película custa uma fortuna - e até os modernos filmes digitais transportados em discos rígidos custam cerca de $2000 por cópia.
Isto permitirá distribuir e exibir filmes que de outra forma não teriam a possibilidade de serem exibidos em cinema... e certamente demonstrará aquilo que a MPAA quer realmente, que é o "controlo" total e absoluto sobre o que as pessoas vêem.
Estreias da Semana
Nothing But The Truth - A Verdade e Só a Verdade
Realizador: Rod Lurie
Com: Kate Beckinsale, Matt Dillon, Angela Bassett
Two Lovers - Duplo Amor
Realizador: James Gray
Com: Joaquin Phoenix, Gwyneth Paltrow, Vinessa Shaw, Isabella Rossellini
Hannah Montana: The Movie
Realizador: Peter Chelsom
Com: Miley Cyrus, Billy Ray Cyrus, Emily Osment
The Uninvited - Os Indesejados
Realizador: Charles Guard, Thomas Guard
Com: Emily Browning, Arielle Kebbel, David Strathairn
Posted by
Carlos Martins
at
07:18
0
comments
Labels: Estreias, Hannah Montana, Nothing But The Truth, The Uninvited, Two Lovers
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Back to the Future
Um interessante vídeo que permite comparar a sequência final de Regresso ao Futuro com o início de Regresso ao Futuro 2.
Devido à mudança da actriz que interpretava a namorada de Marty McFly (no primeiro filme foi Claudia Wells, no segundo Elisabeth Shue) a sequência teve que ser recriada num "remake" o mais aproximado possível.
Divirtam-se e relembrem este mítico Back to the Future:
via [A Cinematic Vision]
Max Manus
Melhor que qualquer filme "inventado", este filme reconta-nos alguns dos episódios verídicos da vida de Max Manus, herói da resistência norueguesa.
Para todos os que pensam que os bons filmes de guerra só nos chegam do outro lado do Atlântico, este filme noruguês demonstra que o cinema europeu pode aliar a qualidade que lhe é reconhecida ao sucesso de um filme feito para os espectadores.
Altamente recomendado.
Movie Mistakes
Tal como há sites que nos dizem se devemos ficar até ao fim dos créditos, e sites que nos dizem qual a melhor altura para dar uma escapadinha até à casa de banho, este Movie Mistakes revela todos os erros e problemas vistos nos filmes, divididos em várias categorias: áudio, erros de continuidade, factos errados, equipa de filmagem visível, etc.
Como no famoso filme Commando de Arnold Schwarzenegger onde um Porsche amassado milagrosamente recupera a forma original:
Podem ver muitas mais fotos de erros aqui. Divirtam-se! :)
The Uninvited (2009)
Este The Uninvited tem um título complicado. É que irá certamente causar confusão com todos os outros The Uninvited que já existem, alguns com sinopses semelhantes.
Talvez fosse mais simples dizer que se trata do remake americanizado e ocidentalizado do A Tale of Two Sisters, vencedor da edição 2004 do Fantasporto.
Realizado pelos irmãos Guard (Charles e Thomas) este filme tem a grande vantagem de não pretender ser uma cópia fiel do original - que se tornou o filme de horror coreano mais lucrativo até à data.
Muitos outros remakes têm tentado trazer os filmes orientais para o ocidente, e falhado miseravelmente. Mas neste caso, o filme funciona bastante bem para o público ocidental, e até tem espaço para meter alguns "elementos" orientais, mas sem deixar afectar a sua própria identidade.
Ou seja, é um bom filme de horror, que vos irá manter atentos até ao fim.
Depois de 10 meses numa instituição psiquiátrica, para recuperar de um terrível acidente que vitimou a sua mãe, Anna regressa a casa para descobrir que a sua família já não é aquilo que ela esperava. Para além disso a aparente presença do fantasma da sua mãe torna as coisas ainda mais complicadas...
Para quem já viu o "original" ou estiver atento, peca apenas por se perceber onde aquilo vai parar (e poderia dizer aqui o nome de um filme que rapidamente estragaria a piada.) fazendo com que o twist final não supreenda. Mas, é o que dá usar fórmulas já usadas...
No entanto isso não tira o mérito ao filme, que mesmo para quem já estiver à espera "daquilo", mantém o interesse para descobrir o que afinal se terá passado.
terça-feira, 28 de julho de 2009
Avião Cabriolet - Kerosene Cowboys
Para quê gastar dinheiro em efeitos especiais quando se pode pedir a uns russos malucos para voarem num avião "descapotável"?
Parece mentira mas foi mesmo verdade. Nas filmagens para um filme, estes malucos levantaram vôo num Su-35 "ao ar livre", sendo o passageiro ejectado a meio do vôo.
O piloto ainda aproveitou para se divertir um pouco, voando a mais de Mach 2.0 com a "janela aberta"; e dizendo que ainda tentou colocar os dedos (com as luvas) uns centímetros de fora... mas que aqueciam muito rapidamente com a fricção do ar.
... agora só nos falta desobrir em que filme poderemos ver isto! :)
[Actulização]
O filme é o Kerosene Cowboys (imdb)
Ninja Assassin Trailer
Os Ninjas estão de volta... e de que maneira!
Com John Gaeta (especialista em efeitos especiais, do Matrix e Speed Racer) a servir de consultor, este Ninja Assassin de James McTeigue (V for Vendetta) vai trazer os ninjas de volta à moda.
Race to Witch Mountain
Embora Race to Witch Mountain não seja um filme com muita tradição por cá... é certamente merecedor da oportunidade de encantar um público juvenil sedento de ficção científica.
No seguimento de Escape to Witch Mountain e Return from Witch Mountain da década de 70, este filme apresenta o mesmo conceito adaptado aos nossos dias.
Dois jovens extra-terrestres aterram no nosso planeta e têm que cumprir a sua missão e regressar à sua nave espacial, ao mesmo tempo que são perseguidos por um perigoso assassino alienígena e pelos sempre presentes "homens de negro" governamentais.
Como aliados contam apenas com um "simples" condutor de taxi (Dwayne 'The Rock' Johnson) e com uma professora de astro-física (Carla Gugino.)
Para todos aqueles que outrora se deliciaram com filmes deste tipo (o célebre Gato que veio do espaço nunca me sairá da cabeça) este filme torna-se obrigatório... Para ser visto e apreciado, por uma mente jovem que não tente analisar profundamente todas as falhas do filme. :)
Um bom filme para a toda a família, ideal para um domingo à tarde.
Introdução a Bollywood
Como há gente que ainda não conhece o fenómeno Bollywood, aqui ficam algumas sugestões do site MotherJones para se aventurarem no cinema indiano
1) Chak De! India (2007)
2) Dil Se (1998):
3) Sholay (1975):
4)Dilwale Dulhania Le Jayenge (1995):
5) Deewar (1975).
E outras sugestões:
Taare Zamine Par (2007)
Amar Akbar Anthony (1977)
Bombay (1995)
Rab Ne Bana Di Jodi (2008)
Veer-Zara (2004)
Sree 420 (1954)
Mission Kashmir (2000)
Bobby (1973)
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Doubt
Escrito e realizado por John Patrick Shanley (sim sim, o mesmo de Joe versus the Volcano) e com um trio de luxo constituído por Meryl Streep, Philip Seymour Hoffman e Amy Adams. A curta aparição de Viola Davis também merece destaque, pela sua intensidade.
A história é simples, passado em 1964, uma freira começa a duvidar da relação que o padre tem com um jovem de raça negra, achando que esta é imprópria.
Mesmo sem qualquer prova, e perante as explicações do Padre, este conflito vai crescendo de intensidade até se tornar insustentável por ambas as partes.
As interpretações chegam até a ser incomodativas (no bom sentido, de tão reais e sentidas que são)... o que poderá ser o maior elogio que se pode fazer aos actores e à realização.
Se ainda não viram... acrescentem-no à lista de filmes a ver obrigatoriamente.
Tron Legacy
Podemos ver neste Tron Legacy algumas experiências fantásticas com as motas de luz, e um Jeff Bridges barbudo e com cara de mau.
Vejam aqui o vídeo desta maravilha que deve estar para estrear em 2011 :D
domingo, 26 de julho de 2009
My Bloody Valentine vs Friday the 13th
Hoje o dia estava reservado para uma dose dupla, e curiosamente com os dois protagonistas de Supernatural, Jensen Ackles e Jared Padalecki.
My Bloody Valentine

Com Jensen Ackles e Jaime King, e realizado por Patrick Lussier (Dracula 2000) este My Bloody Valentine, traz-nos um filme ao estilo de quase todos os outros slasher movies (e querendo dar início a uma nova saga de continuações periódicas?)
Depois de ter acidentalmente causado um desastre numa mina, com consequências que se revelatam desastrosas - com um mineiro psicopata a despedaçar corpos por onde passasse - Jensen desaparece da sua cidade natal, regressando dez anos depois.
Este filme teve alguma "pompa" por ter sido filmado e exibido em 3D... e como tal estando sujeito às tradicionais cenas para maximizar o efeito.
Ponto positivo para a não censura do filme, assistindo-se a cenas sangrentas sem qualquer pudor e até - imagine-se só; num filme americano - cenas de nudez integral! oh oh!
De resto, o filme não sobressai particularmente... a certa altura começamos a suspeitar do que se trata, e o final confirma-o; pelo que, nesse aspecto não há grandes surpresas.
Depois foi tempo de ver que tal o seu "irmão" Jared Padalecki se safou em...
Friday the 13th
Com Jared Padalecki, Danielle Panabaker (filha de Shark), Amanda Righetti (agente no The Mentalist) e realizado por Marcus Niespel (The Texas Chainsaw Massacre, Pathfinder, e brevemente um novo Conan) novamente revisitamos Jason e o campo de férias em Lake Crystal.
Não há muitas novidades, e tirando uma ou outra cena... todo o filme decorre sobre carris, sem nenhum sobressalto ao algo inesperado.
Conclusão, apenas "mais um" na longa saga de filmes Friday the 13th que parecem nunca acabar.
Não é que seja mau... e poderá servir de introdução a uma nova geração que não tenha crescido a acompanhar o percurso de Jason, mas... para todos os outros, não esperem nada de novo.
Posted by
Carlos Martins
at
15:35
0
comments
Labels: Friday the 13th, Jared Padalecki, Jensen Ackles, My Bloody Valentine, Review
sábado, 25 de julho de 2009
Joy Ride
Vou explicar-vos o que me chamou a atenção: Steve Zahn, Paul Walker e Leelee Sobieski... num filme escrito por J.J.Abrams? Como podia eu ainda não ter visto isto?
Realizado por John Dahl (Rounders, Unforgettable) - que depois deste filme parece ter-se virado unicamente para a TV, é um filme aconselhado para os fãs do cinema de terror rodoviário.
Ao fazerem uma road trip para irem buscar uma amiga, dois irmão começam a brincar com o rádio CB fazendo-se passar por uma mulher, e acabando por marcar um encontro com um camionista num motel.
Como seria de prever, meteram-se com o camionista errado, e a brincadeira irá sair-lhes cara.
Algumas das cenas com o camião estão brutais, parecendo um veículo saído do Inferno.
E já deu origem a uma continuação: Joy Ride: Dead Ahead
Trailer de Joy Ride 2:
sexta-feira, 24 de julho de 2009
Dailies
... infelizmente, quase todos os vídeos têm vindo a ser removidos, ou então têm o embedding disabled.
Cliquem na imagem para verem o trailer em excelente alta-definição no YouTube (se ainda estiver a funcionar.)
Depois de ter andado entretido com o Homem-Aranha (aliás, um novo Spider-Man está previsto para 2011, assim como muitos outros projectos entre os quais se incluem um remake do Evil Dead, e até um novo 20000 léguas submarinas) Sam Raimi parece ter mais um grande projecto em mãos: trazer o popular jogo online que conta com milhões de jogadores, World of Warcraft, para o cinema.
Vamos lá ver qual será o resultado... e se conseguirá superar o que um tal de Peter Jackson fez com o Lord of the Rings.
E se vos dessem uma caixa que, ao ser aberta vos tornaria ricos... mas que isso mataria alguém que não conhecessem?
É essa a história de The Box, que nos chega do escritor/realizador Richard Kelly, o mesmo que nos trouxe Donnie Darko e Southland Tales.
O super-mega-hiper aguardado Avatar de James Cameron que chega às nossas salas em Dezembro vai começar a abrir o apetite dos fãs já no próximo mês, com o lançamento dos primeiros trailers neste Avatar Day.
Este seria um daqueles filmes que justificaria a existência de um IMAX em condições em Portugal... Mas parece que vamos ter que nos ficar pelos sistemas tradicionais de projecção (embora aconselha a que façam mais uns Km - caso necessário - para o irem ver a um cinema com projecção digital.)
Posted by
Carlos Martins
at
10:49
2
comments
Labels: Alice in Wonderland, Avatar, Dailies, Sam Raimi, The Box, Tim Burton, World of Warcraft
Formatos Panorâmicos
Lembram-se daquele post em que falei do crime que muitas editoras cometem ao cortar filmes para que caibam no formato 4:3 das televisões?
Pois bem... fui dar com este artigo que demonstra exemplarmente a gravidade da situação.
Em "guerra" estão os diferentes formatos
(E nem se está a falar no caso do Ben-Hur com o seu formato 2.76:1 em formato anamórfico em filme de 65mm.)
Mas já nestes casos mais comuns, de filmes Panavision/Cinemascope, podemos ver o resultado da sua passagem para o formato 1.33:1 da TV.
Esta cena de Blade Runner, passa disto para isto:
E no caso de vários outros filmes bem conhecidos, vejam o que sucede:
(caso não reconheçam este... é o Black Hole. :)
Ainda vão continuar a querer ver filmes sem ser no seu formato original - mesmo quando isso obriga a terem umas barras pretas no ecrã?






























































