segunda-feira, 24 de março de 2008

Cinema na TV

Ontem, dei por mim - mais uma vez - a desesperar com os filmes passados na TV.

Como é habitual nesta época do ano, tratava-se de nada mais nada menos que o clássico de William Wyler Ben-Hur.

Ora, como épico que se trata, o filme foi filmado em 65mm, no formato 2.76:1 - ou seja, é quase 3 vezes mais largo do que alto.
Refira-se também que poucos filme houve a usar este formato, sendo a maioria dos filme filmado no mais tradicional 2.35:1 (que na realidade é 2.39:1) que vemos habitulamente nos cinemas.

Ora comparemos o que se vê num filme 2.39:1 com o que se vê numa TV normal 4:3.




Humm... não encaixa bem, pois não?

Portanto, imaginem o caso ainda pior de um filme tipo Ben-Hur, que é 2.76:1 e tem mais do dobro da largura do que é possível num ecrã 4:3!

Se alguém assistiu ao filme ontem e pensou que viu o Ben-Hur, está bem enganado! Apenas viu metade do filme.

Vejam este gif animado que demonstra o que sucede quando se passa de um formato "largo" para o 4:3 da TV - um processo conhecido como pan&scan.



Como se pode ver, metade da imagem "desaparece" da emissão de TV - e não estamos a falar de um filme 2.76:1!

No caso de Ben-Hur:



Infelizmente não consegui arranjar frames no formato original de 2.76:1 (se já assim é como é, imaginem como seria com o formato original ainda mais largo!) nem cenas como as que se puderam ver ontem, com personagens a falar sozinhas no ecrã (porque o outro personagem ficava completamente cortado da imagem.)

Bem sei que muita gente não gosta de ver as barras pretas em cima e em baixo da imagem... mas... será melhor ver metade de um filme, na aberrante versão pan&scan?

Por mim, dou-me por feliz ao ver que as minhas preces começam a ser ouvidas! Philips, tu estás quase lá! :)

8 comentários:

  1. Pan&Scan consegue estragar mesmo alguns filmes :\ Os meus pais fartos disso (e também a tv antiga já tem uns quantos anos =p) compraram tv com erca largo...

    ResponderEliminar
  2. Pois já sabia que havia filmes que passavam assim e por isso tb comprei ecran largo :)

    ResponderEliminar
  3. ao pensar, porque não podiam os cinemas a passar classicos como o ben-hur?
    e assim já nao se viam em 4:3!

    mas também era preciso motivação para ver ao cinema ver o clássico, mas também como na época que estavamos era uma motivação de levar a família ao cinema.

    depois pensei no custo da exibição do filme, comprar o direito do filme, preços dos bilhetes.

    ResponderEliminar
  4. (nao tenho opiniao, mas..) interessante :)

    ResponderEliminar
  5. excelente esse pequeno vídeo de pan&scan.

    o mal dos televisores "largos" é que engordam toda a gente na generalidade dos programas, séries e filmes, que são transmitidos em 4:3

    ResponderEliminar
  6. Sim, é inadmissível, numa altura em que praticamente só se vendem TV 16:9, as emissões sejam ainda no formato 4:3.

    A mim nao me faz muita diferença, porque, como já disse - já dependo exclusivamente dos DVDs e downloads para ver o que vejo.

    Quanto a ver as pessoas gordas, isso depende muito dos modelos - nos modelos médios/topo-de-gama, muitas vezes tens opções "inteligentes" que distorcem a imagem de forma progressiva, para manter as proporções correctas no centro do ecrã, e irem esticando para os lados. Embora, o resultado dependa sempre do conteúdo, e muitas vezes não seja nada agradável ver as coisas a encolher e esticar conforme passam pelo ecrã.

    ResponderEliminar
  7. É de facto estranho os canais de TV deste país ainda não terem acordado para isto.

    Que os programas de produção própria sejam em 4:3, ainda vá... Mas andarem a cortar os filmes e séries americanas todas??? Numa altura em que quase todas as TVs novas vendidas devem ser 16:9?

    Onde pára o PAL Plus?? A TVI começou com isso em meados dos anos 90, quando quase ninguém tinha TVs 16:9 e agora só a RTP dá umas coisas de vez em quando.

    Um filme q me irritou profundamente ver assim na TV foi o Pearl Harbor. Aquilo foi filmado creio que em 2,35:1 e cheio de grandes planos a aproveitar a largura toda. Na TV acaba-se por ver pr'aí 1/3 da imagem. Há uma cena onde está o Ben Affleck e o outro lado a lado a falar com o general. Em 4:3 vê-se metade de cada um! A imagem vai mais ou menos de nariz a nariz!

    É isto e os intervalos enormes q me fazem muitas vezes começar a ver um filme num canal qq, e acabar por ir buscar o DivX para ver o resto.

    ResponderEliminar
  8. Eu bem que tentei arranjar um desses famosos frames, onde se pode assistir a um diálogo entre dois narizes! :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails