segunda-feira, 31 de março de 2025

Trailers de 2ª [2025-03-31]

Temos nova ronda de trailers para vos mostrar, para ajudar a superar o início da semana: Final Destination Bloodlines, Bring Her Back, Freakier Friday, Avengers: Doomsday (teaser), One Battle After Another.











domingo, 30 de março de 2025

Immortals [curta]

Criado por uma equipa de quatro universitários durante o período de confinamento da Covid-19, este Immortals acompanha uma equipa de veteranos que tem que defender o planeta de um vilão extra-terrestre que pretende destruir a Terra.





sábado, 29 de março de 2025

Disney+ ganha remoção do "Continue Watching"

A Disney+ lembrou-se de adicionar a funcionalidade básica de remoção de conteúdos da lista "Continue Watching".

É ridículo que, com 25% do século XXI já passado, se tenha que continuar a noticiar coisas tão básicas, mas tão básicas, que seria assumido que já ninguém teria que as pedir ou falar delas. E no entanto, aqui estamos.

No caso da Disney, o seu serviço de streaming Disney+ não era muito amigo de quem gostasse de espreitar diferentes séries e filmes, já que todos eles acabariam por se juntar a uma interminável lista de "continuar a ver" que obliterava por completo as séries e filmes em que realmente se tinha interesse. Mas, finalmente, os clientes passam a ter acesso à opção de remover conteúdos da lista "Continue Watching" - algo que deveria ter sido disponibilizado logo desde o início do serviço.

Para tal, basta fazer um clique longo com o controlo remoto da Smart TV na série ou filme, e escolher remover. Na app, o mesmo pode ser feito através do botão "..." ao lado do conteúdo.
Infelizmente este ausência de funções tão básicas não é exclusivo da Disney. Também a app do Spotify, pelo menos na versão iOS, faz o desprazer de apresentar toda uma série de opções referentes aos conteúdos recentes que foram ouvidos (descarregar, partilhar, adicionar à colecção, etc.) , com a notável excepção de não disponibilizar qualquer opção para as remover - o que também é forte desincentivo para explorar músicas que não se deseja que fiquem a "poluir" o histórico recente. Era realmente assim tão difícil juntar a opção de remover esse conteúdo!?!

quinta-feira, 27 de março de 2025

Estreias da semana

A Working Man - Um Trabalhador Implacável
Realizador: David Ayer
Actores: Jason Statham, David Harbour, Michael Peña


The Kiss - O Beijo
Realizador: Bille August
Actores: Esben Smed, Clara Rosager, Lars Mikkelsen


Arthur's Whisky - O Milagre do Whisky
Realizador: Stephen Cookson
Actores: Diane Keaton, Patricia Hodge, Lulu


Diamant Brut - Diamante Bruto
Realizador: Agathe Riedinger
Actores: Malou Khebizi, Idir Azougli, Andréa Bescond




Outras Estreias
  • Diplodocus, O Pequeno Dinossauro
  • On Falling
  • Misericórdia
  • Wake Up - A Caça

segunda-feira, 24 de março de 2025

Trailers de 2ª [2025-03-24]

Temos nova ronda de trailers para vos mostrar, para ajudar a superar o início da semana: Andor Final Season, Materialists, Doctor Who Season 2, Devil May Cry.










domingo, 23 de março de 2025

Spiral [curtas]

No seguimento da 3ª Guerra Mundial, uma mulher australiana tenta salvar um cosmonauta perdido no espaço, mas enfrenta os preconceitos das pessoas em terra.



sábado, 22 de março de 2025

Plex aumenta preços e acaba com streaming gratuito

Após uma década sem alterações, a Plex aumenta drasticamente os preços e deixa de permitir o streaming remoto gratuito.

A Plex anunciou as alterações, que passam pelo aumento da subscrição Plex Pass, de $39.99 para $69.99 por ano (ou $4.99 para $6.99 por mês) - um aumento de 75% e 40% respectivamente. Para os que confiam no pagamento vitalício, o valor passa de $119.99 para $249.99 - um aumento de 108%.

As alterações entram em vigor a 29 de Abril, pelo que os actuais clientes e novos interessados ainda têm tempo de aproveitar o preço vitalício antigo; embora seja sempre acompanhado do grau de risco de confiar em qualquer serviço que promete algo "para sempre".
Adicionalmente, embora a Plex tenha removido a taxa de "desbloqueio mobile", que era necessária para ter acesso ao streaming remoto em smartphones e tablets, também aplica novas regras, que incluem o fim do streaming remoto gratuito. Para tal, será preciso subscrever o serviço Plex Pass ou, em alternativa, o novo plano Watch Pass, destinado a quem só quer ter acesso a conteúdos (de amigos ou familiares que não tenham subscrição paga), e que custará $1.99 por mês ou $19.99 por ano.

Sem dúvida que irá haver muitos fãs de longa data do Plex que se sentirão traídos com o fim do streaming remoto gratuito, mas por outro lado há que relembrar que as empresas precisam de sobreviver e ter lucro. Caberá a cada um decidir se a facilidade de acesso aos conteúdos justifica o preço de dois cafés por mês, ou se irá fazer com que surjam novas alternativas gratuitas para ocupar o espaço livre deixado pelo Plex.

quinta-feira, 20 de março de 2025

Estreias da semana

Locked - Sem Saída
Realizador: David Yarovesky
Actores: Bill Skarsgård, Anthony Hopkins, Ashley Cartwright


Snow White - Branca de Neve
Realizador: Marc Webb
Actores: Rachel Zegler, Gal Gadot, Andrew Burnap


In The Lost Lands - Nas Terras Perdidas
Realizador: Paul W. S. Anderson
Actores: Milla Jovovich, Dave Bautista, Arly Jover


Dear Paris - Tudo Acontece Em Paris
Realizador: Marjane Satrapi
Actores: Monica Bellucci, André Dussollier, Roschdy Zem




Outras Estreias
  • Girls Will Be Girls
  • Atack On Titan: O Último Ataque
  • Monsieur Aznavour

quarta-feira, 19 de março de 2025

Irmãos Russo acolhem AI no cinema

Numa altura em que muitos estúdios tomam posição contra as tecnologias AI, os irmãos Russo fazem o oposto, dizendo que estão a criar um novo estúdio que quer aproveitar todas as tecnologias AI para auxiliar na produção de filmes.

O seu mais recente trabalho chegou recentemente à Netflix, o filme Electric State, com Millie Bobby Brown e Chris Pratt, baseado no livro de Simon Stålenhag, e onde não faltam personagens digitais.


segunda-feira, 17 de março de 2025

Trailers de 2ª [2025-03-17]

Temos nova ronda de trailers para vos mostrar, para ajudar a superar o início da semana: Black Mirror: Season 7, Lilo & Stitch, F1, DROP.









domingo, 16 de março de 2025

Space Ryder: A New Bounty [curta]

Em Space Ryder: A New Bounty, acompanhamos um caçador de prémios que persegue um misterioso monstro num planeta distante, que tem conseguido escapar a todas as suas tentativas para o apanhar.




sábado, 15 de março de 2025

WB reconhece DVD defeituosos de 2006-2008

Muitos coleccionadores estão a descobrir que os seus DVDs mais antigos estão a apodrecer.

Apesar de agora vivermos numa era em que grande parte dos conteúdos está disponível via streaming (com as vantagens e desvantagens que isso tem), há muitas pessoas que ainda guardam com apreço os seus filmes em formato físico como os DVDs. Mas, apesar de empresas como a Sony prometem que os DVDs vendidos poderão manter-se por mais de 100 anos, há outros que afinal podem nem sequer durar duas décadas.

Múltiplos coleccionadores têm relatado problemas nos DVDs da Warner Bros fabricados entre 2006 e 2008, que se estão a deteriorar e ficam inutilizáveis. Um problema que, finalmente, a Warner Bros reconheceu.

Embora a WB promete substituir os DVDs afectados, o problema é que muitos destes filmes nem sequer estão disponíveis em formato digital moderno, deixando os coleccionadores sem qualquer opção (que não seja o recurso a soluções "não-oficiais"). Para esses casos, a WD apenas dá a opção de trocar os filmes por outros de valor idêntico, o que é uma proposta totalmente idiota para quem colecciona estes filmes nestes formatos.

Mas, há o risco deste problema ser bastante mais generalizado do que este caso específico. Não faltam pessoas que descobrem que os seus CDs e DVDs, com décadas, se tornaram inutilizáveis. E, à medida que os anos vão passando, torna-se inevitável que esses casos se multipliquem. Será bem provável que, para as gerações seguintes, as rodelas plásticas que foram cuidadosamente coleccionadas pelos seus pais e avós, se tornem em meras relíquias plásticas decorativas, destinadas a serem atiradas para o contentor da reciclagem. Quanto aos estúdios e editoras, terão todo o gosto em continuar a cobrar novamente por conteúdos que já tinham sido comprados no passado.

quinta-feira, 13 de março de 2025

Estreias da semana

Vitória
Realizador: Andrucha Waddington
Actores: Fernanda Montenegro, Linn da Quebrada, Alan Rocha


Black Bag
Realizador: Steven Soderbergh
Actores: Cate Blanchett, Michael Fassbender, Regé-Jean Page


Novocaine
Realizador: Robert Olsen, Dan Berk
Actores: Jack Quaid, Amber Midthunder, Ray Nicholson


Sound of Hope: The Story of Possum Trot - O Som da Esperança
Realizador: Joshua Weigel
Actores: Demetrius Grosse, Nika King, Elizabeth Mitchell




Outras Estreias
  • Confidência
  • O Segredo dos Perlimps
  • Os Infanticidas
  • Preguiças & Companhia
  • Siga a Banda!

segunda-feira, 10 de março de 2025

Trailers de 2ª [2025-03-10]

Temos nova ronda de trailers para vos mostrar, para ajudar a superar o início da semana: YOU: Season 5, MobLand, The Bondsman, The Last of Us Season 2.









sábado, 8 de março de 2025

Netflix ganha streaming HDR10+

Boas notícias para quem tiver televisores Samsung. A Netflix vai finalmente começar a fazer streaming de conteúdos com HDR10+, a versão melhorada do HDR "normal", e que na prática permite que os televisores Samsung (que representam a maior parte dos televisores que se recusam a pagar a taxa Dolby) tenham acesso a HDR com qualidade equivalente ao Dolby Vision. Mais tecnicamente, o HDR10+ permite que a gama dinâmica do HDR seja ajustada cena a cena, ou até frame a frame, em vez de ter que ter um único mapeamento HDR constante para todo o filme.

Claro que, para além de ter uma Smart TV (ou box) com suporte para HDR10+ e AV-1, também será necessário subscrever a modalidade mais cara da Netflix, pois só essa é que dá acesso aos streams com HDR - o que é uma verdadeira vergonha, já que provavelmente seria bastante mais benéfico, para os consumidores, ter acesso a algo como resolução FHD 1080p com HDR (ou até 720p HDR), do que propriamente dar o salto da resolução para os 4K ou eventualmente 8K.


Netflix aplica upscaling AI a séries antigas

A Netlflix começou a disponibilizar algumas séries dos anos 80 com upscaling AI, mas os resultados não são perfeitos.

A questão da qualidade de imagem quando se trata de séries de TV (e também de filmes) é um poço sem fundo de opiniões diversas. E desta vez, é a Netflix que se lança de cabeça nesse tema, com a disponbilização da série "A Different World" dos anos 80.

Já seria suficientemente polémica a questão da Netflix ter feito o "corte" do formato original 4:3 para um formato 16:9 que enche os ecrãs actuais, mas o que está mesmo a dar que falar é o facto de ter optado por tecnologias AI para fazer o upscaling da reduzida resolução original para a agora indispensável resolução HD. A ideia até poderia parecer boa no papel, mas na prática, revela-se um desastre.

Embora à primeira vista os espectadores possam ficar entusiasmados por reverem a série com uma qualidade idêntica à das suas memórias, um olhar mais atento depressa revela coisas estranhas. Há elementos que não são bem como deveriam ser, e o caso mais notório faz-se notar em todas as cenas onde exista texto presente, e que quando não é suficientemente legível, dá origem a verdadeiros hieroglifos HD.
@shanselman They used artificial intelligence #AI upscaling on #ADifferentWorld and it…sucks. #Netflix ♬ original sound - Scott Hanselman
Embora eu seja todo a favor do uso de tecnologias para melhorar a qualidade de imagem, neste caso estamos perante efeitos que se revelam demasiado penalizadores, e que deveriam ter sido detectados e tratados pela Netflix.

E o mais ridículo é que este tipo de coisa tem uma solução extremamente simples: os serviços de streaming não estão limitados pelo "tempo de emissão", pelo que muito facilmente poderiam disponibilizar estas versões remasterizadas a par das versões no seu formato original - esta mesma série é disponibilizada em formato original 4:3 na Max e Amazon Prime Video. Assim, agradavam a todos: quem preferisse a qualidade melhorada, mesmo com ocasionais artefactos estranhos e hieróglifos ocasionais, e quem preferisse ver a série tal como era, na sua gloriosa versão original low-def.

quinta-feira, 6 de março de 2025

Estreias da semana

Midas Man e Os Quatro de Liverpool
Realizador: Joe Stephenson
Actores: Jacob Fortune-Lloyd, Eddie Marsan, Emily Watson


Mickey 17
Realizador: Bong Joon Ho
Actores: Robert Pattinson, Steven Yeun, Michael Monroe


One Of Them Days - Um Dia Para Esquecer
Realizador: Lawrence Lamont
Actores: Keke Palmer, SZA, Joshua David Neal


Enea
Realizador: Pietro Castellitto
Actores: Pietro Castellitto, Giorgio Quarzo Guarascio, Benedetta Porcaroli




Outras Estreias
  • Brincar Com o Fogo
  • Emma - A Grande Aventura
  • Peaches Goes Bananas
  • Romance de Jim
  • Noite Sem Fim

terça-feira, 4 de março de 2025

Hulu cortou Oscares antes do fim

Parece que, não importa o quanto a tecnologia evolui, há erros dos quais não nos conseguimos livrar. Para quem assistiu à cerimónia dos Oscars via Hulu/Disney, o final da cerimónia foi um balde de água fria, pois a Hulu deu por terminada a emissão antes da cerimónia ter efectivamente terminado - faltando ainda algumas das categorias mais aguardadas, como melhor filme e melhor actriz.

A culpa do erro foi a habitual programação estática dos horários, com a Hulu a ter atribuído o slot de emissão de acordo com o horário programado, mas não acautelando os habituais atrasos e prolongamentos da cerimónia ao vivo. Faz recordar as - ainda agora - gravações agendadas de programas de TV, que invariavelmente fazem com que os espectadores gramem com dezenas de minutos de publicidade no início, e se arrisquem que o final do programa ou filme que queriam gravar, também tenha ficado cortado antes do fim.


segunda-feira, 3 de março de 2025

Trailers de 2ª [2025-03-03]

Temos nova ronda de trailers para vos mostrar, para ajudar a superar o início da semana: Doctor Who, A Minecraft Movie, Andor Season 2, Death Of A Unicorn, Havoc.












Vencedores dos Óscares 2025

O grande vencedor dos Oscars 2025 foi "Anora", proporcionando um recorde a Sean Baker, que ganhou quatro Óscares na mesma edição com um único filme.

Sean Baker fez história ao conquistar quatro Óscares numa única noite: Melhor Realizador, Melhor Argumento Original, Melhor Montagem, e Melhor Filme. Adrien Brody venceu o de melhor actor com "O Brutalista", e Mikey Madison o de melhor actriz em "Anora". Também em destaque, o merecido Óscar de Melhor Filme de Animação para "Flow", o incrível filme de animação de Gints Zilbalodis que nos chega da Letónia.

Vencedores dos Óscares 2025
MELHOR FILME - "Anora"
REALIZAÇÃO - "Anora" – Sean Baker
ATRIZ - Mikey Madison em "Anora"
ATOR - Adrien Brody em "O Brutalista"
ATRIZ SECUNDÁRIA - Zoe Saldaña em "Emilia Pérez"
ATOR SECUNDÁRIO - Kieran Culkin em "A Verdadeira Dor"
FILME INTERNACIONAL - "Ainda Estou Aqui" (Brasil)
FILME DE ANIMAÇÃO -"Flow-À Deriva" Gints Zilbalodis, Matīss Kaža, Ron Dyens e Gregory Zalcman
DOCUMENTÁRIO - "No Other Land" Basel Adra, Rachel Szor, Hamdan Ballal e Yuval Abraham
CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO - "In the Shadow of the Cypress" Shirin Sohani e Hossein Molayemi
CURTA-METRAGEM DOCUMENTAL - "The Only Girl in the Orchestra" Molly O'Brien e Lisa Remington
CURTA-METRAGEM DE AÇÃO REAL - "I'm Not a Robot" Victoria Warmerdam e Trent
ARGUMENTO ORIGINAL - "Anora" Escrito por Sean Baker
ARGUMENTO ADAPTADO - "Conclave" Argumento de Peter Straughan
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA - "O Brutalista" – Lol Crawley
MONTAGEM - "Anora" – Sean Baker
SOM - "Dune: Parte Dois" Gareth John, Richard King, Ron Bartlett e Doug Hemphill
BANDA SONORA ORIGINAL - "O Brutalista" – Daniel Blumberg
CANÇÃO ORIGINAL - "El Mal" de "Emilia Pérez" Música de Clément Ducol e Camille, Letra de Clément Ducol, Camille e Jacques Audiard
CENOGRAFIA - "Wicked" Direção de arte: Nathan Crowley, Decoração de cenários: Lee Sandales
EFEITOS VISUAIS - "Duna: Parte Dois" Paul Lambert, Stephen James, Rhys Salcombe e Gerd Nefzer
MAQUILHAGEM E CABELOS - "The Substance" Pierre-Olivier Persin, Stéphanie Guillon e Marilyne Scarselli
GUARDA-ROUPA - "Wicked" – Paul Tazewell

domingo, 2 de março de 2025

Friends of Sophia [curta]

Num futuro distópico, o estado persegue cidadãos que crirem relações com os androides que fabricam para serem enviados para uma guerra distante; mas há quem continue disposto a violar essas regras.



sábado, 1 de março de 2025

Dark Horse encerra app iOS

Servindo como mais um exemplo para os riscos das compras de conteúdos digitais, a Dark Horse anunciou que irá encerrar a sua app iOS e serviço digital, com os utilizadores a terem até 30 de Março para descarregarem os livros de banda desenhada que tiverem comprado.

Embora por agora ainda seja possível criar uma conta e aceder a estes livros através do site da Dark Horse, mesmo esse meio só está assegurado até ao Verão de 2025, podendo ser removido posteriormente. A Dark Horse também relembra que os clientes não são verdadeiramente donos dos livros comprados, mas apenas das licenças para acederem aos mesmos - que aparentemente podem ser revogadas sempre e quando uma empresa desejar, deixando os clientes pagantes em modo "desenrasquem-se".


Related Posts with Thumbnails