sábado, 3 de julho de 2010

Aspect Ratio Police


Encontrei novos amigos!

Lembram-se de quando partilhei convosco o desespero que passo sempre que vejo filmes "trucidados" na TV em vez de os ver no seu formato original?

Pois bem, este site Aspect Ratio Police dedica-se a isso mesmo.


É bom ver que não estou sozinho nesta luta inglória!

11 comentários:

  1. É necessário compreender os dois lados. Por um, perdem-se pontos chave do filme e desvirtua-se por completo a visão original do realizador, por outro, só nestes últimos anos as televisões têm começado a fugir ao formato 4x3 e a maioria das pessoas ainda terão as antigas e pequenas CRT (é por ex. o caso em minha casa. Ver um filme no formato original naquela TV é o equivalente a perder metade da área de visualização útil enquanto tentamos descobrir que actor é aquela formiguinha.

    ResponderEliminar
  2. ... ou seja, em vez de perderes metade da área da TV perferes perder metade do filme? :P

    ResponderEliminar
  3. A TV da minha sala não chega aos 50cm na diagonal, o meu monitor é bem maior

    ResponderEliminar
  4. Atenção que eu não estou a dizer que prefiro perder metade do filme, eu também prefiro ver todo o filme, só digo que entendo porque as transmissões optavam por cortar os filmes.
    Uma coisa que me irrita são os milhentos aspect ratios que existem: 16:10, 16:9, 1,85:1, 2,35:1, and so on... decidam-se caraças!

    ResponderEliminar
  5. E por isso que existe o canal Hollywood, onde os filmes passam todos a 16/9 com barras pretas em imagem 4/3.

    Depois eu no meu plasma de 50" recebe a imagem 4/3 do Hollywood e adiciona-lhes às barras pretas laterais, ficando o filmezinho a 16/9 num muito mais pequeno ecrã da televisão :(

    Isto tudo dava grande debate!!!

    ResponderEliminar
  6. Melhor do que referes, Nuno, são os canais TVCine que passam toda a emissão em verdadeiro 16:9 (e um deles em HD até). Na minha tv 4:3 do quarto tenho de usar o acomando para ligar o modo wide e ver a imagem em 16:9 direita mas na da sala, uma de 44" 16/9... é perfeito, tal como é a exibição em DVD. E os filmes mais "largos" que o 16:9, também são respeitadso no TVcine, pois imensos filmes tem ainda barras (em cima e em baixo).

    Esta questão será sempre um problema. As próprias estações não querem saber de aspect ratios, preferem encher o 4:3 com imagem.
    É por isso que admiro a enorme quantidade de canais HD que tenho na ZON, pois vejo as minhas séries (as que não descarrego) em 16:9.

    ResponderEliminar
  7. TVCine não tenho, mas voltando aos filmes 16/9 no Hollywood os filmes passam todos a 16/9 sem existirem cortes na imagem do filme, só que a imagem(Transmissão do Hollywood) é a 4/3.

    Numa TV 4/3
    Temos uma imagem 4/3 com barras pretas horizontais maiores ou menores (depende do formato do filme) para o filme passar a 16/9.

    Numa TV 16/9
    Temos uma imagem 4/3 com barras pretas além das horinzotais também nas laterais para podermos ver o filme com a imagem correcta (um rectangulo central na TV é onde passa o filme)
    Se nestas TVs não aparecerem as barras laterais, ENTÃO A IMAGEM DO FILME ENCONTRA-SE ESTICADA para as laterais provocando o que geralmente dizem pessoas mais gordas :)

    ResponderEliminar
  8. Nasp: também podes fazer Zoom e ter a imagem a encher a totalidade do ecran e direita. Só perderás é resolução da imagem... mas por vezes antes prefiro que ver um rectangulo perdido num ecrãn grande.

    Sinceramente, o Hollywood é um canal que não dou valor algum sequer. De vez em quamndo ainda páro por lá para rever algo antigo de interesse mas é raro... já os TVCines sou um viciado. É o dinheiro mais justo que pago. 24h x4 de cinema de todos os tipos + a box DVR ... enchem-me as medidas (e o disco da box!).

    também sou dos que acha esta questão dos aspect ratio um tristeza de todo o tamanho. tantas e nenhuma fica como standard final.
    Se tirarmos o 16:9 mais comum, o resto é aos montes... o cinema deveria igualmente apostar num único formato também (acho que é o 2,35:1). Quando passasse a home-cinema ficarai uma imagem com barras no 16:9 mas aceitava bem isso.

    Agora as atrocidades da foto do exemplo é que são de rir. E só de pensar que durante anos era tudo assim. Beta, VHS, Tv...Deus nos livre!
    O surgimento do DVD é ue ajudou a repor a verdade dos formatos ao anunciarem como uma feature o filme estar em widescreen original... ainda bem que o DVD resgatou a verdade!

    ResponderEliminar
  9. O Zoom pode tirar por exemplo às legendas... mesmo que não leias habitualmente às legendas elas podem ficar até meio tapadas e sinceramente não fica lá muito bem...

    A imagem/transmissão dos canais é que é a grande, GRANDISSIMA maioria a 4/3 (mesmo que depois transmitam os filmes a 16/9 dentro da transmissão 4/3. Isto é optimo para TV de imagem 4/3.

    Agora quem têm TV a 16/9 é que sai mais prejudicado por os canais teimam a passar tudo no formato 4/3....

    Os canais em HD, sinceramente tenho prai uns 5 ou 6 em cerca de 60 canais que tenho no MEO, e claro que só nesses é que aproveito totalmente a TV HD que tenho.

    Fico-me por aqui....

    ResponderEliminar
  10. encontrei uma imagem interessante: http://9gag.com/photo/29321_540.jpg

    ResponderEliminar
  11. nasp: Normalmente as TVs têm vários zooms. Há-de haver um que fique bom sem cortar as legendas.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails