terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Avatar no Topo da Lista

Pronto, é oficial, Avatar está no topo da lista dos filmes que mais facturaram, destronando o Titanic (também de James Cameron) que permanecia imperturbável nesse lugar desde o seu lançamento.



Por mim, acho que posso dar o meu trabalho por concluído, já que foi o primeiro (e único filme) que, por vários motivos, fui ver 6 vezes ao cinema (5 das quais ao Nun'Álvares) e que... não vos quero estar a enganar mas... parece-me que ainda lá nos iremos ver de novo. ;)

Mais novidades em breve, mas preparem-se: este filme épico merece uma despedida igualmente épica, e para a qual irei querer contar com a vossa participação! ;)

[via Cria o Teu Avatar]

10 comentários:

  1. Consegues dobrar o numero de vezes que eu vi o Avatar (vi 3 vezes).... mas também acho que o vou ver ainda outra vez :)

    Afinal não sei se chegarei a ver outro filme deste no cinema, eles aparecem só de 30 em 30 anos, sinto-me um privilegiado nesse aspecto.... completamente!!

    Epá tenho muitas cenas favoritas.... mas aquela da destruição da hometree "inunda-me" os sentidos, no meio da sala só oiço é passar os misseis :)

    Ganda Big Record, e os 2 Biliões estão mesmo ao virar da esquina!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Essa cena é mesmo "a abrir". E só superada pelo "momento de viragem" na batalha final, quando a bicharada aparece. :)
    oops.. spoiler! :)

    Quanto às vezes que vimos o filme, acho que vou mandar fazer umas T-Shirts a dizer: "Eu já vi o Avatar X vezes. E tu?" :))))

    ResponderEliminar
  3. descobri hoje o blogue mas ja estou pesaroso. Num blogue de cinema anuncias a morte dele. Vai ver o Avatar em 2D e depois falamos. É um blockbusterzinho à la cameron, dialogos clichezados, historia ripada de trinta mil sítios, e o bom é a acção e os efeitos. Portanto, o filme presta pelo 3D, pela fantastica experiencia visual. Ou seja, não é cinema, é tecnologia... Se vires todos os filmes com uma fantastica mistura de 70 mm, IMAX, 3D, aqueles buraquinhos que deitam cheiro que tentaram nos anos 50 e cadeiras a abanar, então até o Plano 9 dos vampiros zombie te vai parecer uma obra prima. 6 vezes... tristeza. Gostos são gostos claro, e quem sou eu, não é, mas a loucura do avatar é tecnologica, nao tem nenhuma base filmica por trás... portanto, cinema, morre morre, desde que atiremos areia para os olhos (literalmente, agora com o 3d podem!) peço desculpa o desabafo, mas isto enerva, e muito :)

    ResponderEliminar
  4. Ola @Mike, bem vindo - e desabafa à vontade.

    É assim... eu não sou de "extremos", e acho que todos os estilos podem/devem conviver lado a lado sem problemas.

    Como já disse por várias vezes: os filmes em 3D *nunca* me atrairam anteriormente, e sempre olhei para qualquer novo lançamento com desconfiança...
    Este Avatar 3D foi o primeiro que me convenceu (e pelas receitas que tem tido, não fui o único :)

    Quanto ao cinema e tecnologia, quer se queira ou não, estão profundamente ligados - desde o tempo em que o cinema eram as "fotos animadas" e uma mera curiosidade tecnológica.

    E desde então tem evoluído, desde 35/70mm, IMAX, digital, etc. etc.

    Agora: não é por haver marcos tecnológicos, que o cinema enquanto "arte" vai deixar de existir; ou fazer com que deixe de apreciar os velhos clássicos, ou uma boa história filmada com uma handycam de 8mm a P/B.

    Portanto, não concordo nem vejo qualquer sentido em associar o Avatar e o 3D à "morte" do Cinema.
    (De outra forma, acho que podes imaginar comentários semelhantes ao teu aquando da introdução do cinema sonoro - "Ah, agora a ouvirmos os actores isto vai distrair as pessoas da imagem e tal! É a morte do cinema! O cinema é só a imagem!" ;)

    Mas o que é certo é que, quando entro numa sala de cinema, espero sair de lá "maravilhado" - ou pelo menos *mais* maravilhado do que se estivesse a ver o filme em casa. Quer seja pela história, pela dimensão da imagem, pelo som, pelo ambiente... ou pelos artifícios tecnológicos que vão permitindo tornar essa experiência cada vez mais marcante.

    O cinema está cá para ficar, sempre em evolução, e recomenda-se! :)

    ResponderEliminar
  5. :) eu nao seou nenhum puritano. Nao gosto de, sei lá Hanake ou Antonioni, e , por exemplo, adorei o 1º Transformers. Agora um gaijo sabe para o que vai, e quer maravilhar-se e entreter-se às vezes e cultivar-se noutras, e nao está a espera de que o filme ganhe grandes prémios, embora saiba que a bilheteira vai disparar. O avatar está a ser proclamado como o inicio do novo cinema. BLockbusters sim, mts, para entreter, evolução, sim, amen, recomenda-se. Não vou ver Felini no saturday night com os amigos. Agora se isto é que são os nossos grandes filmes modernos cuidado. Só não podemos esquecer que o cinema não é só isto. Avatar soma e segue, fixe para ele, tambem fui ver. Mas fico enervado quando dizem que aquilo é bom. O Terminator 2, grande filme, bue de inovação, não ganhou o globo de ouro. O Avatar é fantastico, mas é cinema do mauzinho com inacreditaveis effects. Um filme bom que ganha prémios deve ser uma soma de partes. Falado, mudo, CGI, 3D, sao só contexto, o filme em si deve dar o resto. E o avatar não dá. Portanto temo a mudança de valores. E temo muito. Fiquem bem e não liguem a um gaijo que o problema que tem é ter demasiado tempo para pensar nestas coisas :)

    ResponderEliminar
  6. Eu dou "desconto" ao Avatar por gostar deste tipo de história.
    Ok, pode ser uma cópia da Pocahontas, ou dos três mosqueteiros, ou da bela e do monstro, ou lá do que for: mas entre as mesmas histórias, prefiro uma que metas naves espaciais, aliens, etc. etc.

    De resto, o cinema vai sendo um reflexo da sociedade (tirando aquelas partes das críticas que vão contra toda a maioria só para serem "diferentes".)

    É verdade que há umas décadas seria impensável que um filme "só com efeitos e /enfeites/" pudesse ganhar prémios a sério.
    No entanto, agora estamos perante este caso...

    E relembro que foi com especial prazer que vi o nosso amigo Peter Jackson a mandar a boca quando foi buscar o oscar do Lord of the Rings... Para quem estava "queimado" em Hollywood por fazer filmes como Braindead e The Feebles! ehehhe ;)

    ResponderEliminar
  7. (Desculpa lá tem que ser em anónimo)

    Foste ver o Pocahontas ao cinem... er.. Avatar ao cinema 6 vezes?

    Epá.. I feel sorry for you. Don't you have a life?

    É só por causa disso que esse filme ganhou esse estatuto, porque milhares de pessoas o foram ver mais do que 2 ou 3 vezes.

    ResponderEliminar
  8. ehehe

    Avatar é o Casablanca e o Citizan Kane dos "Geeks" pá... :)

    Eu vou ter que o ver ainda mais uma vez também :)

    ResponderEliminar
  9. @Anónimo

    Fui ver 6x e provavelmente vão acabar por ser 7x.

    Não é que "fizesse questão" de o ver tantas vezes: 2 ou 3x chegariam perfeitamente.
    Mas tenho falado tanto do filme a amigos, que depois acabo por os "levar" a ver o filme; e daí as visualizações extra.

    Porque até que tenhamos ecrãs gigantes 3D em casa, *este* é um daqueles filmes que vale por toda a tecnologia envolvida... e vê-lo num ecrã de 30 ou 40" em 2D... Aí sim... poderá passar a ser um bocadinho mais do tal "pocahontas" a que tanto o comparam.

    Dito isto, não tenho qualquer problema em ter plena consciência de que contribui para que o filme chegasse ao topo da tabela. Aliás, relembro-te que já o Titanic sofreu de efeito semelhante, com montes de gente a irem ver aquilo *dúzias de vezes* (conheceço pelo menos 2 pessoas que o viram mais de 10x no cinema - e eu estranhamente, esse filme vi-o apenas 1x - e sem ser no cinema - e chegou-me! :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails