terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O Meu Primeiro Filme - Cria o Teu Avatar

Inspirado pela nostalgia com que relembrei algumas das memórias mais marcantes que tenho das primeiras idas ao cinema (como contei aqui,) achei que seria interessante pegar neste conceito e desafiar algumas pessoas a que fizessem o mesmo e recordassem o início da sua atracção pelo cinema nesta rubrica O Meu Primeiro Filme.

Pelo que... preparem-se para conhecer um pouco das origens das paixões cinematográficas de vários elementos que mantêm blogs sobre cinema ou que de qualquer outra forma nutrem um especial carinho por esta arte.

Hoje, vamos ficar a conhecer "O Meu Primeiro Filme" do Nuno Pereira (mais conhecido nestas andanças como 'Nasp') responsável pelo Cria o Teu Avatar.



As minhas memorias não me dizem qual foi realmente o primeiro filme que vi.......certamente algum filme na minha TV a preto e branco ainda antes de colocar o acrílico colorido por cima do ecrã :)

No cinema ou tela comecei cedo demais porque vi filmes que a minha idade não permitia, claro que sempre acompanhado pelo meu Pai que foi quem me inicializou e pegou este vicio de ver filmes. Explicando melhor e dizendo que sou natural de Arraiolos uma vila perto de Évora, esses filmes que vi inicialmente e lembro-me hoje que eram sobretudo westerns, filmes de Hong Kong, e filmes do Charles Bronson (gostos do meu Pai) eram vistos numa sala dos Bombeiros Voluntários aqui da Vila sempre ao Sábado à Noite! A tela estava sempre montada de semana para semana e tinhamos cerca de 100 a 200 cadeiras de madeira que enchiam sempre, e o homem do cinema trazia sempre o projector e as bobines todas as semanas debaixo do braço, na outra mão trazia a caixa dos trocos, e eu sempre a espera da sua chegada; é disto que me lembro. No Verão as sessões passavam para a varanda :)

Isto estou a falar no longínquos anos de 1981 a 85, não sei bem porque a minha memoria era muito jovem (nasci em 1975). No meio destes anos lembro-me também mais a serio de um filme que vi em Lisboa no cinema Império. Nesse tempo as ferias do Verão eram em Lisboa com as minhas primas, e foi num dia desses que o meu Pai me levou pela primeira vez a um cinema a sério na capital... sei perfeitamente que o filme em exibição era o Super-Homem 3 e lembro-me de sair do cinema só a falar do combate entre os dois Super-Homens; isto no Verão de 1983 ou 84 - tinha visto o meu primeiro filme de verdade!!



Recordo negativamente que antes de ver o Super-Homem 3 tive que “papar” com um filme-documentário de bastante tempo sobre a Antárctica e sobre barcos no gelo... :( que dava antes das sessões do Super-Homem... foi a parte chata :)



Em jeito de conclusão e para completar a historia, já nos anos de 1986/87 com um cinema novo criado em Arraiolos, foi lá que todos os fim-semana até aos anos de 1993/94 passei a ver tudo o que era filmes, claro que com atrasos de 4 e 5 meses após a estreia, mas era bom, e hoje cerca de metade dos meus alltime movies são deste período.

Quando comecei a ver os filmes estreados na hora foi depois nos cinemas Alfa Duplex em Évora (já tinha carro e scooter), isto a partir dos anos de 1994/95 até 2008 ano em que infelizmente este cinema fechou as portas :(

Hoje em dia tenho que me deslocar cerca de 90 a 100kms para ir a uma boa sala de cinema (Montijo).... é uma tristeza.... salva-se só as tardadas de 2 ou 3 filmes que vejo sempre que lá vou :)


Obrigado ao Carlos pelo convite que me fez para relatar o meu primeiro filme.

5 comentários:

  1. @ Nasp: Foi mesmo um belo começo... logo com o Superman 3!
    Eu teria adorado ter começado com um desses assim.

    @ Carlos: ainda não está esquecido o assunto... assim que eu possa já sabes, ele aparece-te aí.

    ResponderEliminar
  2. @ArmPaulo

    Já sabes que isto não tem data marcada. Todas as participações são bem vindas. E eu é que agradeço a disponibilidade. :)

    ResponderEliminar
  3. O tempo para escrever sobre filme e cinema é lixado... ainda nem sequer terminei o meu próximo cinedupla com o Avatar (também isto de escrever reviews no iPhone em pleno café na hora de almoço... é fodid... é lixado)
    Se ainda fosse um belo iTablet... oops...!

    ResponderEliminar
  4. Hoje acho que o filme de inicio até que não é grande coisa..... :)

    Em relação ao acrilico da TV o que me lembro foi que uma certa noite acordamos com o barulho do acrilico a cair no chão, tinha se soltado e partido no chão :) E pimba TV a preto e branco outra vez...

    ResponderEliminar
  5. Teres falado no acrilico inspirou-me a escrever um artigo nostalgico sobre o percurso da TV desde esses tempos... :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails