quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Netflix esquece legendas em Português no Das Boot

Depois de muita espera, eis que o épico Das Boot chega à Netflix, mas com a enorme frustração de não disponibilizar legendas em português (mas incluir legendas e dobragem em espanhol).

O Das Boot de Wolfgang Petersen é um dos melhores filmes de submarinos de todos os tempos, com o qual inicialmente tive contacto através da sua versão em mini-série (de 1985) e só muitos anos mais tarde consegui ver na versão filme. É um filme que há muito tenho vontade de rever, e que muito fiquei agrado por ver surgir na lista dos conteúdos que iriam chegar à Netflix, tendo desde logo marcado-o para visualização. Mas agora que o filme chegou, eis que chega a inesperada surpresa da Netflix o disponibilizar apenas com legendas em espanhol e sem legendas em português - e no áudio as opções a serem entre o alemão original e a dobragem em espanhol!

Confesso que o caso me irritou um pouco mais do que deveria, porque recentemente passei pela também péssima experiência da nova série Das Boot (2018) ter aparecido no Amazon Prime Video, mas também apenas em espanhol. Irritante, mas compreensível uma vez que se estava a aceder ao serviço Prime Video Espanha. Aparentemente, desde então a Amazon já separou o catálogo do Prime Video Espanha e Portugal - fazendo com que o Das Boot nem sequer esteja disponível (o que sempre é melhor do que aquelas séries que nos apresenta em frente aos olhos, mas quando se tenta ver dão indicação que estão indisponíveis!)

No entanto a Netflix não tem essa desculpa. É um serviço fornecido oficialmente em Portugal, e não imagino como é que alguém terá aprovado o lançamento de um filme clássico como este, sem que fossem incluídas as legendas em Português. E neste caso nem sequer é apresentado o aviso que já apareceu noutros conteúdos Netflix, a dizer que por conta do Covid-19 poderia haver legendagens ou dobragens que estivessem atrasadas - não que isso fosse desculpa, já que estamos a falar de um filme com quase 40 anos. Esperemos que tenha sido um mero lapso e que rapidamente seja rectificado, e que não seja um sinal que a Netflix Portugal vai começar a aprender os maus hábitos e vícios do Prime Video da Amazon.

Nota: Estranhamente, o Das Boot só aparece a quem tiver a linguagem da app definida para inglês, nem sequer aparecendo a quem a tem em Português.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails