sábado, 19 de dezembro de 2020

Disney Research cria rostos CGI que ultrapassam o "uncanny valley"

A Disney desenvolveu uma técnica que permite animar rostos gerados por computador de forma bastante natural, ultrapassando o chamado uncanny valley.

O uncanny valley descreve o fenómeno e a dificuldade em se recriar digitalmente algo que passe como sendo "real" - e onde recriar um rosto humano, digitalmente, representa um grande desafio. É que, enquanto humanos, somos o culminar de um processo evolutivo onde estamos optimizados para detectar qualquer anomalia nas expressões faciais, e é isso que faz com que, mesmo que existe tecnologia para criar rostos CGI que desafiam a detecção de serem falsos ou reais, quase sempre se detecta que são CGI quando os vemos a mexerem-se com animação.

Mas, ao longo dos anos tem sido demonstrado que seria apenas uma questão de tempo até que a tecnologia permitisse começar a superar a curva do "vale desencantado", e a Disney Research poderá ser uma das empresas mais bem posicionadas para o fazer, com um novo sistema que torna as animação do rosto bastante mais realista e natural do que era possível até ao momento.


Mais um par de anos, e poderemos deixar de ser capazes de distinguir um rosto humano feito via CGI, de um real.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails