sábado, 20 de maio de 2017

Okja e Netflix vaiados em Cannes


O Festival de Cinema de Cannes tem sido palco de uma batalha contra as plataformas de streaming, e a exibição do filme Okja produzido pela Netflix foi um ponto alto para a contestação.

As associações de cinema francesas não apreciaram que o Festival de Cannes tenha seleccionado um filme produzido por uma plataforma de streaming e que nem será exibido nos cinemas franceses. Ainda por cima, o filme Okja (podem espreitar o trailer aqui), realizado por Bong Joon Ho (Snowpiercer, The Host) e que conta com Tilda Swinton e Jake Gyllenhal, teve o azar adicional de ter problemas ao ser exibido num formato errado, dando origem a mais vozes de protesto (para além do "vaianço" inicial quando surgiu a referência à produção Netflix).

Se calhar, os cinemas franceses, em vez de se preocuparem com a forma como os espectadores preferem ver os filmes, melhor fariam em se modernizar e actualizar. É que será preciso ter em conta que um dos motivos pelo qual o Okja não será exibido em França se deve a uma lei francesa que exige que os filmes exibidos nos cinemas só possam ser lançados nas plataformas de streaming 36 meses após a sua estreia! Sim, estão a ler bem... os franceses só poderão ver (legalmente) esses filmes três anos após terem passado nos cinemas...

Acho que não será preciso ser um génio para que se perceba que, por muito que se aprecie o cinema (e sendo eu um grande fã, que no mínimo vou ao cinema praticamente uma vez por semana) será uma batalha perdida tentar impedir que as pessoas tenham acesso a esses mesmos conteúdos nas plataformas de streaming. Quem quer ir ao cinema vai, para ter a "experiência cinematográfica" (embora arriscando-se a levar com projectores desfocados ou com lâmpadas gastas, ou pessoas a atirar pipocas umas às outras ou a falar ao telefone durante o filme todo)... não é por o filme chegar à internet 2 ou 3 meses depois (ou até logo na data de estreia) que deixarão de o fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails