segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Stranger Things em VR 360º


O Stranger Things é uma das mais recentes e excelentes séries da Netflix, e que agora se torna ainda mais memorável ao nos transportar para o interior do seu ambiente sombrio e assustador, num pequeno trailer/experiência em vídeo em 360°.

Os vídeos a 360° (normalmente descritos como vídeos "VR") são uma das novas fronteiras cinematográficas que muitos têm explorado, e que obrigam a repensar do zero muitas das técnicas instituídas no cinema tradicional.  No cinema tradicional vemos o mundo através de uma janela que apenas nos deixa ver aquilo que o realizador quer que se veja; nos vídeos a 360º, o espectador poderá estar a olhar para qualquer coisa em seu redor, não necessariamente para onde se desenrola a acção e para onde seria desejável que olhasse.

No caso deste Stranger Things a 360º, a técnica utilizada é a de simplesmente atrair o olhar do espectador para a área de interesse usando um foco de luz, que funciona perfeitamente tendo em conta a cena em que nos encontramos. O vídeo pode ser visto no monitor de um computador, usando-se o rato para olharem em redor, mas obviamente que a verdadeira experiência só pode ser sentida ao usarem uns óculos VR (podem ser uns simples e baratuchos óculos VR de cartão como os do Google Cardboard). Só aí é que o vídeo deixar de ser algo que estamos a ver, para ser algo no qual "estamos".

São dois simples minutos que nos dão um pequeno aperitivo do que será possível fazer com estes vídeos VR, e que - no caso de ainda não o terem feito - deverão servir para logo de seguida darem um salto ao Netflix para verem a série, que é altamente recomendada. :)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails