segunda-feira, 6 de junho de 2016

4:3 em 16:9 em 4:3 na RTP


Seja no cinema ou na televisão, nada mais irritante há do que ver filmes a serem exibidos no formato errado, e agora que os nossos canais já emitem em 16:9 torna-se ainda mais ridículo continuarem a existir coisas como a que se puderam ver na exibição do filme "O Fugitivo" - como conta o meu amigo Pedro Afonso:
Já muitas vezes me queixei da RTP por exibir bons filmes em formato pan&scan, em que os filmes são cortados dos lados para caber nos televisores 4:3, quando já praticamente todos são 16:9 e a própria RTP já só transmite neste formato, fazendo com que vejamos filmes diminuídos e com faixas pretas dos lados. Agora, conseguem fazer pior. Estão a transmitir "O Fugitivo" no antigo formato 4:3, em que preservaram o aspecto original do filme, colocando faixas pretas em cima e em baixo. Mais as laterais por ser em 4:3, e temos o filme a ser exibido dentro dum rectângulo, com faixa preta a toda a volta, quando está no formato certo para preencher todo o ecrã. Mais uma vez, para fazerem esta #$%#@ mais vale estarem quietos

... Pedro, estou completamente solidário... e relembro o recente caso, idêntico, que se passou comigo numa sala de cinema!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails