domingo, 4 de março de 2012

Fantasporto 2012 - Dia 14 - Vencedores

Hoje, domingo, 4 de Março, podem ver:


Grande Auditório do Teatro Rivoli




15.00h – Melhores Efeitos Especiais - Secção Oficial do Cinema Fantástico

Eva – Kike Maíllo - Esp - 94 min AE/CF v.o. leg. port.


Menção Especial do Júri do Festival de Cinema de Veneza, Prémio Melhor Efeitos Especiais do Festival de Sitges. 12 nomeações para os Goya, os prémios do cinema espanhol. Este encantador conto de ficção científica, cheio de romantismo, tem um elenco internacional. O alemão Daniel Bruhl (“Goodbye Lenin” e “Sacanas Sem Lei”) é Alex Garel, um famoso programador informático que ao fim de 10 anos regressa à sua terra natal para trabalhar na Universidade local.




17.00h – Prémio Especial do Jurí

A Moral Conjugal - Artur Serra Araújo -Port – 95 min SR/AE v.o. port. leg ingl.

Do realizador de “Suicídio Encomendado”, Prémio Especial do Júri Fantasporto 2007. “A Moral Conjugal” é a segunda longa metragem de Artur Serra Araújo.
Manuela é uma sensual delegada de propaganda médica. Vive habituada a trilhar os caminhos da infidelidade, envolvendo-se inconsequentemente com médicos.



19.00h – Melhor Realizador


Chinese Take Away – Sebastián Borensztein – Arg/Esp 93 min SR/AE v.o. leg. port.

Uma comédia agridoce e inteligente sobre a solidão, camaradagem e vacas que caem do céu! O protagonista é Ricardo Darín, o argentino que conhecemos de filmes como “O Segredo dos Seus Olhos”, “Carancho” ou “XXY”. Jun, um chinês que acaba de chegar à Argentina sem saber falar uma palavra de espanhol, é “adoptado relutantemente por Roberto, um solitário excêntrico.






21.15h – Melhor Filme - Secção Oficial do Cinema Fantástico

Hell - Tim Fehlbaum – Alem – 89 min CF/AE v.o. leg. port.

Produção executiva de Roland Emmerich. Prémios Melhor Fotografia e Menção Especial da 44ª edição do Festival de Sitges e Melhor Realização do Festival de Cinema de Munique. Ficção científica pura. Numa altura em que Hollywood nos inunda com efeitos especiais, “Hell” vai mais longe e junta uma produção gigantesca a um argumento exímio e cuidado. Num futuro próximo, o mundo que conhecemos deixou de existir. Violentas tempestades solares secaram a Terra.








23.15h – Prémio do Público

antecedido Lizard Girl (Coreia do Sul) e Colour Bleed (UK)

Juan de los Muertos - Alexandro Bruguès - Esp/Cuba – 94 min CF/AE v.o. leg. port. 



O New York Times escreve: “Vacas sagradas do socialismo sofrem ataque zombie”, o Washington Post prefere: “filme de zombies irreverente”. A BBC relembra que este é o primeiro filme de zombies cubano. Fidel Castro viu e gostou… Juan tem 40 anos, grande parte deles vividos em Cuba. A sua maneira de estar na vida é descontraída e a fazer nenhum. O seu único elo à realidade é a filha Camila, uma bela jovem que nada quer ter a ver com o pai, porque a única coisa em que ele é bom é a arranjar problemas.






Pequeno Auditório do Teatro Rivoli




15.15h – Melhor Filme - Semana dos Realizadores

Avé - Konstantin Bojanov - Bulgária - 84 min SR/AE v.o. leg. port.

Filme multipremiado nos festivais de cinema europeus, foi candidato à Camera D’Or do Festival de Cannes. À boleia de Sofia para Roussé, uma pequena cidade na fronteira búlgara com a Roménia, Kamen, um estudante de arte conhece Avé, uma jovem de 17 anos que fugiu de casa. Curiosamente, Avé também vai para Roussé, pelo que decidem ir juntos.







17.15h – Prémio do Júri

Lobos de Arga- Juan Martinez Moreno- Espanha- 100 min CF/AE v.o. leg. port.

Uma comédia bestial (de: besta, brutal, grosseiro, feio, repugnante e imoral) de terror que ganhou o Prémio do Público do Festival de Cinema de Terror de San Sebastian, o primeiro filme espanhol a conseguir este galardão nos 22 anos daquele festival. Depois de 15 anos passados fora, Tomás, um não muito bem sucedido escritor, regressa à sua terra natal, Arga, na Galiza aparentemente… para ser homenageado pela população local!






19.15h – Menção Especial do Júri


Bellflower - Evan Godell – EUA - 115 min CF/AE v.o. leg. port.

“Uma mistura de John Hughes e “Mad Max”. Desde “The Fight Club” que nenhum filme colocava a nú a confusão e idiossincrasias de ser jovem adulto. “Bellflower” é intenso e deslumbrantemente negro”. É desta forma que o crítico da MSN classifica o filme independente do ano. Um dos melhores críticos de cinema de todos os tempos, o mítico Roger Ebert, acrescenta que “Bellflower apresenta a estreia de um realizador único, com uma energia natural a fazer lembrar Tarantino”.






21.00h – Melhor Actriz

Lena - Christophe van Rompaey – Bélgica – 114 min SR/AE v.o. leg. port. 

Produção de Els Vandevorst, o mesmo de “Dancer in the Dark” e “Dogville”. “Lena” é um drama tocante sobre uma jovem que vê a vida mudar do Inferno para o Céu no dia em que se apaixona. De Christophe Van Rompaey, vencedor da Semana da Crítica de Cannes e do Fantasporto com “Moscow, Belgium”.







23.00h – Melhor Realização


The Holding - Susan Jacobson - GB- 93 min CF/AE v.o. leg. port.

O reconhecido capataz de Hogwarts de Harry Potter, David Bradley, a próximo estrela do cinema britânico Vincent Regan, que vimos em “300” e “Clash of Titans”, e a jovem Kierston Wareing, também destinada ao sucesso depois de “It’s a Free World” de Ken Loach, são os protagonistas do “melhor filme de terror britânico em anos”, para a Talk Film. Cassie Naylor tem um segredo. Agora, ela dirige a quinta sozinha, com a ajuda das duas filhas. Contudo, os tempos são difíceis e ela vê-se obrigada a vender






2 comentários:

  1. Terminado o Fantas, os meus óscares vão para:

    Um conto Chinês, simples, mas muito eficaz.
    The Kill List,pela intensidade.
    Guilty of Romance, onde " The tale of two sisters" me voltou à lembrança.
    Hell, pela produção.
    Juan de los Muertos, por tudo.
    Fantas 2013, cá te espero.

    Desilusão: Shame
    Meat.

    Hotel Lux, também merece um aplauso.
    Senti falta da marca espanhola com algo que ficasse na retina como um " O orfanato" ou " Lá Habitacion de Fermat, por exemplo.
    Bons filmes
    José Carlos

    ResponderEliminar
  2. Senti falta da marca espanhola com algo que ficasse na retina como um " O orfanato" ou " Lá Habitacion de Fermat, por exemplo.O Eve não me chegou ( Faltou dizer isto )

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails