quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Avatar


Chegou o dia mais aguardado dos últimos meses: Avatar está aí, prestes a estrear nas nossas salas. O mais recente épico de James Cameron que o traz de volta à ribalta cinematográfica com este projecto que foi sendo adiado ao longo das décadas até que estivesse disponível a tecnologia necessária à sua realização.

E qual o resultado?... Simplesmente fabuloso! :)

Claro que seria muito melhor poder assistir a este filme num cinema IMAX 3D, mas... temos que nos contentar com as nossas salas digitais.

Deixem-me falar já sobre o 3D. Como já disse várias vezes, não é fácil fazer  funcionar o 3D deste tipo quando projectado numa tela. No entanto... se querem continuar a tentar fazê-lo, então que o façam como Cameron fez neste Avatar! Foi das poucas vezes que não senti "fadiga" nos olhos num filme 3D, e em que, em vez de meros artifícios com as tradicionais cenas 3D a passar-nos à frente dos nossos olhos, a técnica serve mesmo para nos ajudar a ficar "dentro" do filme. (A minha "teoria" é a de que James Cameron terá mantido o ponto focal sempre no plano correcto na maior parte do tempo, e deixando os planos "3D" para criar a profundidade da cena - algo que era facilmente perceptível quando nos surgiam cenas "desfocadas" mesmo perto de nós... - E destaque também para umas cenas onde nos apontam uma lanterna para os olhos, alternando a luz entre os olhos esquerdo e direito. :)



Quanto ao filme em si... fiquei contente por descobrir que ainda tinha muito para oferecer (havia o medo de já muito ter sido revelado e de se ter estragado a história.)

Avatar começa no verdadeiro estilo de introdução a uma qualquer grande saga, com todo um novo mundo a nos ser apresentado... e que neste caso nos maravilha com toda a fauna e flora de Pandora, um mundo criado detalhadamente por James Cameron, e que inclui a nossa "apresentação" aos nativos Na'vi.

Embora os temas e contextos possam ser facilmente reconhecidos de muitos outros filmes (afinal, os filmes andam sempre à volta da mesma meia-dúzia de conceitos recorrentes) as escolhas de Cameron funcionam perfeitamente: e percebe-se o quanto ele terá "sofrido" por ter tido que esperar todos estes anos para conseguir partilhar connosco aquilo que lhe ia na cabeça.


Tecnicamente, demonstra também que estamos bastante perto do ponto em que os actores poderão ser dispensados (afinal, com uma biblioteca de movimentos "motion-captured", passa a ser possível colocar os actores virtuais em qualquer situação... algo que os videojogos já têm demonstrado.)


Ou seja, é um filme que satisfaz completamente os fãs de aventuras de ficção científica, e que é certo irá dar início a uma saga ao estilo Star Wars (como era intenção de Cameron - que já vai falando de um Avatar 2 e 3.)

Portanto... deixem-se lá de piratices e de esperarem por este filme nos torrents: este é um filme que merece ser visto e revisto numa sala de cinema! Este fim-de-semana lá estarei, para rever o filme novamente.

P.S. Ponto negativo para as legendas, que num filme deste tipo se tornam ainda mais intrusivas e que - para provar isso mesmo - a certa altura começam a "passear" pelo ecrã, aparecendo mesmo no meio da imagem, e depois no topo, e depois sei lá onde!

16 comentários:

  1. Nem mais, filme fabuloso, muito rico em pormenores e história. Tiraste-me as palavras da boca, o 3D nota-se de facto que está quase sempre dentro da tela, para nos transportar mais facilmente para aquele mundo, e não com técnicas sencionalistas de terem objectos a passear em frente do nosso nariz que não tem lógica nenhuma. :D

    ResponderEliminar
  2. Caramba.. fui o unico que nao achei nada de especial o filme? A historia nao apresenta nada de novo? Tem todos os cliches que seriam de esperar e mais alguns. So me surpreendeu nao usarem as trancas para terem sexo!
    Sim, os efeitos especiais estao muito bons, mas isso apenas o poe no nivel de 2012. o 3D nao chega especialmente quando ficam a doer os olhos e se perde poermenor nas cenas: é preciso estar sempre a andar à procura do ponto focal e tudo o resto não é para se ver.

    Ahh e já agora: gostava de ver o filme gravado com um telemovel. O 3D deve ficar muito bem desfocado.

    ResponderEliminar
  3. @ups

    A mim, à saída do filme, tive direito a receber um iPhone 3GS! Aquelas "rifas" que eles entregavam à entrada compensaram! :)

    ResponderEliminar
  4. Esta foi valente: "deixem-se lá de piratices e de esperarem por este filme nos torrents"
    Épá... tenho de admitir isso realmente.

    Sendo assim... De Gaia em diante, qual a melhor sala com equipamento digital para ver o Avatar nos próximos dias?
    O MarShopping? Já ando a reunir a minha comitiva para irmos ver esse filme ao cinema... assim como se fosse o filme de Natal...

    ResponderEliminar
  5. Os cinemas Lusomundo em geral estão todos bem equipados para ir ver o filme em 3D. E no Arrábida também se pode ir ver muito bem, que eles já equiparam aquilo com projector digital, exactamente para poderem passar os filmes 3D. :)

    ResponderEliminar
  6. No sábado devo ir espreitá-lo ao Gaia Shopping.
    A única questão, mais que a qualidade da sala... é a "qualidade" do resto do público que estiver a ver o filme.

    Basta meia-dúzia de palhaços, ou alguém que passa o filme a falar ou a chocalhar as pipocas, para estragar logo a experiência... :/

    ResponderEliminar
  7. Por acaso a "minha" sala de cinema do costume desde que abriu foi sempre as do Arrábida.
    Mas fiquei a entender pelas palavras do Carlos Martins ao longo do tempo que seria a do Mar Shopping a mais valente de todas. Recordo-me disso quanto a respeito da estreia do Transformers 2 (esse nojo de filme)... mas se no Arrábida está fixe e recomenda-se... melhor.

    ResponderEliminar
  8. Eu também sempre fui fã do Arrábida, até eles começarem a descurar a qualidade...
    A certa altura não havia filme que tivesse problemas de focagem, ou som, ou etc...

    As telas estiveram "cagadas" durante *meses* sem que nada fizessem (e agora "remendaram" montando novas telas à frente das antigas.)
    Para além disso, as próprias cadeiras já mereciam uma revisão... e uma lavagem ao piso que em certas partes parece "cola" também não faria mal.

    É pena... porque poderiam realmente tornar aquilo em cinemas de referência, mas esses "abandalhamentos" apenas servem para afastar clientes.
    (Eu costumava lá estar batidinho todas as semanas e recomendá-lo a todos os amigos, e agora só lá ponhos os pés muito raramente.)

    ResponderEliminar
  9. Voçês falam numa abundançia de cinemas que me deixa logo "nervoso"

    O cinema bom mais proximo da minha casa esta há 100kms (Lusomundo Montijo)!!!! :(

    Tinhamos 2 salas bem razoaveis em ÉVORA, sempre com as estreias mas os belos patrões da cidade tiveram a "bondade" de fechar.... e nem querem ouvir falar na abertura de Foruns e etc, para não arruinar os pequenos comerciantes..... nem um VOTO apanham do NASP :)

    chiça..... amanhã vou ver o filme.

    ResponderEliminar
  10. Se por acaso te enganares na saída e fizeres mais 300km, avisa que vou ver o filme contigo. :)

    ResponderEliminar
  11. Pois vou lá tantas vezes que dificilmente me vou enganar na saida...... mas obrigado pelo "convite"

    Por acaso até vou bem cedinho, não vá querer vê-lo uma segunda vez :)

    ResponderEliminar
  12. Escrevi estas 10 razões para visualizarem o AVATAR :

    http://cria-o-teu-avatar.blogspot.com/2009/12/10-razoes-para-verem-avatar.html

    ResponderEliminar
  13. As 20 salas do Arrábida desde que mudaram da Americana AMC para cinemas ECI (El Corte Inglés) perderam muito... Acho que vou experimentar o Mar Shopping caso não tenhas nada a dizer para evitar ir a esse...

    @Nasp: o artigo das estreias de cinema já foi reeditado para acomodar as tuas interessantes boas 10 razões... good work!

    ResponderEliminar
  14. Neste filme James Cameron recorre a uma série de novidades tecnológicas, sendo uma delas o recurso a um novo "stage" chamado "The Volume". Também usou 120 câmaras estáticas para apanhar ao "sub-milímetro" os movimentos e expressões dos actores e os transpor para as animações CGI.
    Um texto interessante sobre o assunto aqui:
    http://classemedia.biz/blog/paginamum/ultimas/avatar-novo-filme-tecnologia/

    ResponderEliminar
  15. Vi o filme no dia do meu 46º aniversário. Foi um grande presente que recebi !!
    Me senti literalmente dentro do filme e do fantástico mundo de Pandora. A experiëncia em 3D e a fantástica qualidade gráfica me deixaram estupefato.
    Detalhes como a fauna baseada em seres de 3 patas, inclusive refletido na evolução dos seres alados é mais um mérito para equipe de JIM.

    ResponderEliminar
  16. ... 3 patas, de "cada lado", num total de 6. :)

    Se estiveres por perto e o quiseres/puderes rever, estás convidado para a "nossa" sessão no Nun'Álvares

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails